Sector Aeroportuario/Aeronautica

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Lightning

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« Última modificação: Outubro 31, 2024, 06:13:50 pm por Lightning »
 

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Lusitano89

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Re: Sector Aeroportuario/Aeronautica
« Responder #391 em: Novembro 06, 2024, 04:11:50 pm »
Obras no Aeroporto Humberto Delgado arrancam já este mês


 

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Lightning

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Re: Sector Aeroportuario/Aeronautica
« Responder #392 em: Novembro 30, 2024, 02:07:37 pm »
 

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Viajante

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Re: Sector Aeroportuario/Aeronautica
« Responder #393 em: Fevereiro 21, 2025, 05:21:23 pm »
Com três aviões abandonados, ANA vê com bons olhos novos poderes para os remover

São dois os aviões no aeroporto do Porto e um em Faro que estão abandonados há anos. A concessionária considera a legislação que o Governo tem em preparação, para lhe dar poderes para os remover, como positiva para a operação e o ambiente.



A ANA – Aeroportos vê com bons olhos a alteração legislativa que o Governo tem em preparação no sentido de lhe dar poderes para remover aeronaves estacionadas abusivamente nos seus aeroportos, e de as declarar abandonadas e perdidas a favor do Estado, como noticiou esta sexta-feira o Negócios.

A concessionária adiantou que são atualmente três os aviões que estão neste momento abandonados nos aeroportos nacionais, um em Faro e dois no Porto.  Como o Negócios noticiou, no aeroporto algarvio está parado desde 2007 um Boeing 727, propriedade do antigo vice-presidente da República Democrática do Congo, Jean-Pierre Bemba, que foi retido à ordem do Tribunal Penal Internacional na sequência de acusações de crimes de guerra e contra a humanidade. Já no Porto, são dois os A319 da SonAir (na foto), a companhia aérea da Sonangol, que chegaram a ser operados pela White, e que estão parados no aeroporto Sá Carneiro.

Ao Negócios, a ANA disse ver com bons olhos que seja dado um enquadramento jurídico para poder atuar nestas situações, considerando que será positivo para a operação e para ambiente.

Neste momento, a concessionária está de "mãos atadas" para resolver este tipo de problemas que ocupação de espaço nos seus aeroportos, com aeronaves que estão a apodrecer e que podem constituir riscos ambientais a prazo.

No projeto de decreto-lei a que o Negócios teve acesso, o Executivo explica a intenção de atribuir estes poderes à ANA com "uma realidade cada vez mais premente nas infraestruturas aeroportuárias, a qual afeta o seu normal funcionamento em termos operacionais, pondo em causa a segurança das próprias infraestruturas aeroportuárias". Em vários países o abandono de aviões nas plataformas é um problema que está a ganhar dimensão, designadamente com a falência de companhias aéreas, com aeronaves penhoradas e a degradarem-se, acumulando também taxas por pagar.

No aeroporto de Lisboa não há atualmente nenhum avião abandonado - o Boeing 707 de Mobutu Sese Seko, que foi presidente do antigo Zaire, esteve 15 anos estacionado na Portela mas foi desmantelado em 2006 para sucata -, mas a intenção do Governo é encarada como uma forma de antecipação de eventuais agravamentos dos atuais constrangimentos, já que o estacionamento de aeronaves é crítico numa infraestrutura que está no limite da capacidade.

É que, como explicaram fontes do setor ao Negócios, uma aeronave com matrícula estrangeira, ainda que abandonada num aeroporto em Portugal, é considerada como sendo território do seu país, razão pela qual as autoridades nacionais não têm poderes para atuar.

O projeto de diploma do Governo vem assim atribuir à ANA novos poderes e prerrogativas do concedente, agora em matéria de remoção de aeronaves estacionadas abusivamente nos aeroportos e de declaração de abandono e perda a favor do Estado.

Segundo a proposta, que está em consulta até 6 de março, será considerada aeronave estacionada abusivamente a que estiver parada ininterruptamente durante mais de 90 dias para além do período autorizado pela gestora aeroportuária ou à qual seja devida uma taxa correspondente a 30 dias de utilização. Nessas situações, caberá à ANA proceder à notificação do proprietário, da transportadora aérea ou do operador para que retire a aeronave do aeroporto no prazo máximo de 60 dias, sendo que em caso de não ser possível a notificação poderá ser publicado um anúncio.

O projeto de decreto-lei prevê ainda que a ANA possa promover a remoção imediata de aeronave estacionada para um local adequado por razões de emergência ou de socorro que justifiquem a remoção, assim como por estacionamento abusivo quando, após a notificação, o proprietário não leve a cabo a remoção, ou por evidente perigo ou grave perturbação da operação, ou da segurança aeroportuárias. Neste último caso incluem-se situações em que seja impedido o normal acesso a outras aeronaves ou pontes telescópicas; o estacionamento em zonas destinadas a movimentação e estacionamento de aeronaves; razões ambientais e saúde pública influenciados pelo estado de conservação e tipologia dos materiais e conteúdos existentes na aeronave; e o risco de colisão de aeronaves com aves pelo aumento da atração devido, por exemplo, ao abrigo que proporciona um avião sem movimentação prolongada em áreas operacionais.

Segundo fica ainda previsto, serão da responsabilidade do proprietário, da transportadora aérea, ou do operador da aeronave todas as despesas decorrentes do estacionamento da aeronave e da sua remoção.

O projeto de decreto-lei estipula ainda que se a aeronave abusivamente estacionada não for retirada dentro dos prazos previstos considera-se abandonada, cabendo à gestora aeroportuária decidir provisoriamente se é passível de haver perda em favor do Estado, sendo a aeronave colocada à disposição da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

Nos casos de perda definitiva da aeronave a favor do Estado, a entidade gestora aeroportuária envia ao Fisco certidão da decisão de declarar a aeronave definitivamente perdida a favor do Estado e a AT procede à avaliação da aeronave para efeitos de determinação da sua venda, destruição ou desmantelamento.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/com-tres-avioes-abandonados-ana-ve-com-bons-olhos-novos-poderes-para-os-remover
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Sector Aeroportuario/Aeronautica
« Responder #394 em: Março 18, 2025, 05:07:47 pm »
ANA e empresa MESA assinam licença para novo hangar de 60 milhões de euros no Aeroporto de Beja
O novo hangar, que terá 11.000 metros quadrados, permitirá a manutenção de todas as aeronaves da família Airbus.
DN/Lusa

A ANA - Aeroportos de Portugal assinou recentemente com a empresa MESA, do grupo Hi Fly, a licença para construir um segundo hangar no Aeroporto de Beja, num investimento de 60 milhões de euros.

Em comunicado conjunto, a ANA e a MESA revelaram esta terça-feira que este novo investimento vai permitir "triplicar a capacidade de manutenção, reforçando o papel do aeroporto como polo de desenvolvimento aeroespacial e industrial na Europa".

O novo hangar de manutenção da MESA, com 11.000 metros quadrados, será construído junto às atuais instalações da empresa e permitirá a manutenção de todas as aeronaves da família Airbus, pode ler-se no comunicado.

A MESA "irá reforçar a sua capacidade de prestação de serviços, incluindo manutenção pesada e em linha, modernização de interiores, substituição de motores e trens de aterragem, testes hidráulicos, correção de avarias e inspeções baroscópicas de motores", precisou a empresa do grupo Hi Fly.

A ANA, detida pela VINCI Airports, salientou que "o crescimento de um aeroporto exige um planeamento estratégico ajustado ao seu potencial de mercado".

"No caso de Beja, a aposta tem sido no desenvolvimento de atividades aero-industriais, como a manutenção de aeronaves, reciclagem e operações de carga aérea especializada", até porque o aeroporto beneficia "da ligação ao Porto de Sines e do reforço da infraestrutura logística e do terminal de carga".

Outros segmentos estratégicos têm sido "a aviação de negócios e privada e os voos turísticos charter, especialmente no apoio a nichos de mercado, como os projetos turísticos e imobiliários na costa alentejana", acrescentou.

A ANA referiu também que "o trabalho conjunto" efetuado com a região tem sido "essencial para este desenvolvimento" do aeroporto, nomeadamente através do apoio a "negócios e atividades, como o crescimento da MESA" nesta infraestrutura, que resulta do aproveitamento civil da Base Aérea nº.11 de Beja.

Segundo o comunicado divulgado hoje, o acordo foi assinado em 03 de dezembro de 2024, na presença de representantes da ANA -- Aeroportos de Portugal e da MESA.

"A assinatura desta licença representa um passo importante para o crescimento do Aeroporto de Beja, reforçando o compromisso da ANA|VINCI Airports com o desenvolvimento das regiões onde opera", disse o presidente executivo (CEO) da ANA, Thierry Ligonnière, citado no comunicado.

Já o CEO da MESA, David Cruz, considerou que este passo "marca uma nova fase" para a empresa, que, desde a abertura do primeiro hangar no Aeroporto de Beja, em 2021, tem "registado um crescimento sólido".

"Com este segundo hangar, iremos triplicar a nossa capacidade e continuar a oferecer serviços de excelência aos nossos clientes", frisou o responsável.

https://www.dn.pt/economia/ana-e-empresa-mesa-assinam-licen%C3%A7a-para-novo-hangar-de-60-milh%C3%B5es-de-euros-no-aeroporto-de-beja
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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Lightning

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Re: Sector Aeroportuario/Aeronautica
« Responder #395 em: Março 29, 2025, 03:54:22 am »
« Última modificação: Março 29, 2025, 03:59:24 am por Lightning »
 
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Re: Sector Aeroportuario/Aeronautica
« Responder #396 em: Março 29, 2025, 04:17:21 pm »
Se fizerem metade disso aí, significaria um aumento muito substancial do PIB nacional.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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Re: Sector Aeroportuario/Aeronautica
« Responder #397 em: Março 31, 2025, 11:10:36 am »
Parece que o futuro do aeroporto Humberto Delgado já está decidido, uma espécie de "central Park".


https://www.dn.pt/economia/projeto-para-as-margens-do-tejo-prev%C3%AA-constru%C3%A7%C3%A3o-de-25-mil-casas-e-cria%C3%A7%C3%A3o-de-200-mil-postos-de-trabalho

A acontecer seria/será a maior obra nacional do nosso tempo.
O projecto está de resto muito bonito
 

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Lusitano89

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Re: Sector Aeroportuario/Aeronautica
« Responder #398 em: Abril 07, 2025, 10:02:17 pm »
Aeroporto de Faro estreia em maio ligação direta para os Estados Unidos


 

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Lusitano89

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Re: Sector Aeroportuario/Aeronautica
« Responder #399 em: Abril 14, 2025, 12:05:04 pm »
Inovação com Microturbinas Eólicas | Aeroporto da Madeira


 

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Viajante

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Re: Sector Aeroportuario/Aeronautica
« Responder #400 em: Junho 03, 2025, 10:28:05 am »
Lufthansa Technik Portugal começou a dar formação na Feira aos primeiros funcionários

A formação teórica hoje iniciada deverá prolongar-se por "duas a quatro semanas", após o que se seguirá uma fase de treino técnico prático que "pode durar de seis meses a dois anos".



 A direção da Lufthansa Technik Portugal, cuja fábrica anunciada para Santa Maria da Feira deverá entrar em funcionamento no final de 2027, começou esta segunda-feira a dar formação aos seus primeiros funcionários, revelou a própria empresa.

A informação foi dada à Lusa por Volker Magunna, presidente do conselho de administração da unidade que, no referido concelho do distrito de Aveiro e Área Metropolitana do Porto, se irá dedicar à reparação de peças de motores e outros componentes de aviação.

"Foi um dia muito emotivo porque abrimos o nosso centro de formação e recebemos os primeiros 18 funcionários da Lufthansa Technik Portugal", declara esse responsável, adiantando que 90% do grupo em causa é constituído por profissionais portugueses que ficarão afetos a áreas como engenharia, gestão de qualidade, logística, etc.

A formação teórica hoje iniciada deverá prolongar-se por "duas a quatro semanas", após o que se seguirá uma fase de treino técnico prático que "pode durar de seis meses a dois anos", consoante o grau de experiência que os envolvidos tenham já acumulado na indústria aeronáutica.

Além deste grupo de estreia, outros sete funcionários devem dar entrada nas próximas semanas no espaço que a Lufthansa Technik Portugal alugou para efeitos formativo no PERM -- Parque Empresarial de Recuperação de Materiais, na freguesia de Pigeiros. Seguir-se-á outro grupo de 20 profissionais no segundo semestre de 2025.

 A escolha desses recursos humanos não apresentou dificuldades até aqui, mas, segundo Volker Magunna, deverá complicar-se nos próximos anos, tendo em conta que, "até 2031 ou 2032", a expectativa da empresa é recrutar um total de 700 profissionais.

"Tivemos a vantagem de receber candidaturas de gente muito boa e a dificuldade maior foi escolher os melhores entre os melhores", explica o presidente da administração. "Mas nos próximos anos poderá tornar-se um desafio crescente encontrar na região todos os técnicos com experiência em aviação de que vamos precisar e teremos que alargar o âmbito geográfico dos nossos recursos humanos", antecipa.

Para lidar com essa dificuldade, a empresa de recrutamento que apoiou a Lufthansa Technik Portugal nas suas primeiras contratações -- em concreto o Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica -- já está a reforçar "o contacto com universidades portuguesas e empresas que estejam a reduzir os seus quadros" para melhor corresponder às necessidades de pessoal sinalizadas para o futuro.

Quanto à instalação da efetiva fábrica na zona industrial Feira Park, nas imediações do centro de congressos Europarque e portanto mais próxima das autoestradas A1 e A29, Volker Magunna diz que o processo está, até aqui, a decorrer dentro dos prazos previstos -- seguindo a programação de um "investimento global estimado em vários milhões, na casa dos três dígitos".

"Apesar de alguns altos e baixos, está tudo a correr muito bem e trabalhamos em grande proximidade com a Câmara Municipal da Feira", declara. "Estamos atualmente a trabalhar no projeto [de arquitetura] e mantém-se o plano de abrir a fábrica até ao final de 2027", conclui.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/lufthansa-technik-portugal-comecou-a-dar-formacao-na-feira-aos-primeiros-funcionarios

Para darmos uma referência da escala, a Embraer emprega em Portugal 300 pessoas, esta fábrica vai empregar 700!!!
 
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