Eu quero saber é que navios estão a ser vendidos? O único (ou talvez dois) operacional?
É altamente provável que os navios actualmente em estado inoperacional sejam os que estão a ser preparados para transferência.
É pouco provável que sejam totalmente reparados e modernizados apenas para serem vendidos?
O quinto navio, o HDMS Gribben, que já foi adquirido para peças de substituição, poderá ser utilizado para colocar os outros navios em condições de venda?
Como compradora, a República Dominicana seria responsável por quaisquer renovações e atualizações subsequentes após a aquisição.
Se estou errado, o que acontece aos navios inoperacionais?
A venda destes navios é uma oportunidade para a Marinha Portuguesa se desfazer de navios antigos e problemáticos.
Pessoalmente acho que o estado inoperacional de alguns navios da classe Tejo torna-os nos principais candidatos à venda, dado que Portugal precisa manter o(s ) pouco(s) navio(s) desta classe em operação até a sua substituição.
Quaisquer reparações necessárias serão provavelmente realizadas para tornar os navios suficientemente funcionais para venda e trânsito, com a Marinha Dominicana a realizar futuras revisões.
Ninguém sabe o atual estado dos navios inop? Se estão parados algures (no fundo do mar da palha?) ou nalgum estaleiro a serem postos em condições de venda?