Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial

  • 2419 Respostas
  • 933638 Visualizações
*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 10324
  • Recebeu: 4099 vez(es)
  • Enviou: 1302 vez(es)
  • +4174/-7030
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2415 em: Novembro 19, 2025, 10:35:29 am »
Nem um nem o outro me representam.

Prefiro um republicano, tipo o FHC (aquele cujo avô, quando do golpe da república, sugeriu fuzilar toda a família imperial, tipo os bolcheviques vieram a fazer uns trinta anos depois).

 ::)

Resolveu o problema. A Rússia está uma maravilha hoje.  :mrgreen:

Saudações  :mrgreen:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: MMaria

*

Vicente de Lisboa

  • Especialista
  • ****
  • 1095
  • Recebeu: 222 vez(es)
  • Enviou: 91 vez(es)
  • +79/-36
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2416 em: Hoje às 09:45:31 am »
Neste momento não tenho presente o tempo entre assinatura contrato / corte chapa / entrega 1° NPO3S; mas tenho ideia de um tempo mais longo do que esperava - até coloquei hipótese de ser devido ao projecto pormenor, deste necessitar tempo para ser "amadurecido"... talvez haja pouco para ver.
Começar a construir os NPOs sem ter o projecto fechado é na verdade uma especialidade de Ministros da Defesa do CDS.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1993
  • Recebeu: 312 vez(es)
  • Enviou: 108 vez(es)
  • +1162/-2043
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2417 em: Hoje às 09:57:58 am »
Neste momento não tenho presente o tempo entre assinatura contrato / corte chapa / entrega 1° NPO3S; mas tenho ideia de um tempo mais longo do que esperava - até coloquei hipótese de ser devido ao projecto pormenor, deste necessitar tempo para ser "amadurecido"... talvez haja pouco para ver.
Começar a construir os NPOs sem ter o projecto fechado é na verdade uma especialidade de Ministros da Defesa do CDS.


O primeiro NPO3S não deixa de ser um Primeiro da sua Classe.

Não será que o "projeto" só será "fechado" quando (ou mesmo depois de...) a construção desse primeiro exemplar terminar?
Ou até só depois dos testes de aprovação?

Eu não me admirava que só o terceiro a ser construído, começa a construção com o "projecto (mais ou menos) fechado".

Yá? 
 
 

*

Lampuka

  • Investigador
  • *****
  • 1668
  • Recebeu: 661 vez(es)
  • Enviou: 707 vez(es)
  • +422/-2017
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2418 em: Hoje às 11:40:27 am »
Os franceses fizeram isso com a primeira FDI.
Corrige-se o que for necessário e depois avança-se em ritmo de produção normal.
João Pereira
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1993
  • Recebeu: 312 vez(es)
  • Enviou: 108 vez(es)
  • +1162/-2043
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2419 em: Hoje às 12:18:31 pm »


Como as 5 fases se relacionam com a produção e aprovação do primeiro navio da nova classe

1. Conceção (Concept Design)
Objetivo: Definir o perfil de missão e os requisitos operacionais.
Impacto no primeiro navio: Estabelece a base para toda a classe. Ainda não há produção física, mas as decisões aqui determinam deslocamento, tipo de propulsão e sistemas de combate.
Marco de aprovação: Aprovação do Documento de Requisitos de Capacidade pelo governo ou pela Marinha.

2. Projeto Preliminar (Preliminary Design)
Objetivo: Traduzir os requisitos numa arquitetura naval viável.
Impacto no primeiro navio: Produz desenhos de arranjo geral e estimativas de desempenho que orientarão o protótipo.
Marco de aprovação: Revisão do Projeto Preliminar (PDR) – confirma viabilidade antes de avançar para o projeto contratual.

3. Projeto Contratual (Contract Design)
Objetivo: Congelar os parâmetros principais e preparar especificações técnicas para contratação.
Impacto no primeiro navio: Define a configuração que será construída primeiro. As propostas dos estaleiros baseiam-se neste projeto.
Marco de aprovação: Adjudicação do contrato e Revisão Crítica do Projeto (CDR) – garante maturidade do projeto antes do detalhe.

4. Projeto Detalhado (Detail Design)
Objetivo: Completar todos os desenhos, modelos 3D e documentação de produção.
Impacto no primeiro navio: Permite a construção efetiva. O primeiro navio normalmente incorpora alterações durante esta fase (atualizações “as-built”).
Marco de aprovação: Revisão de Preparação para Produção – autoriza o corte do aço e início da montagem.

5. Construção e Ensaios (Construction & Trials)
Objetivo: Construir, integrar sistemas e testar.
Impacto no primeiro navio: A primeira unidade serve como navio líder ou protótipo. Passa por:
Ensaios de Aceitação em Porto (HAT)
Ensaios de Aceitação no Mar (SAT)
Marco de aprovação: Aceitação Final pela Marinha após os ensaios. As lições aprendidas alimentam melhorias para a produção em série (upgrades de bloco ou lote 2).

Ponto-chave: O primeiro navio raramente é idêntico aos seguintes. Ele valida o projeto e revela problemas de integração. A produção em série só começa após os ensaios e incorporação das correções.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bubas