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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por aasg em Hoje às 11:47:17 am »
Para quem ainda tem dúvidas.. leitura interessante

https://www.newsweek.com/f-35-jet-strikes-iran-nuclear-sites-11105347?utm_medium=Social&utm_source=Threads%23Echobox%3D1764103965

https://www.airandspaceforces.com/air-force-sead-role-f-35s-midnight-hammer/?mc_cid=25cf42a7de&mc_eid=7f9ef3cbad

Depois de ler isto e de ver simulações em dcs e ler depoimentos de pilotos, a adquirir novo, a única aeronave que faz sentido é mesmo o f-35. Todas as outras será uma parvoíce, porque, para a capacidade operacional adquirida e a velocidade da obsolescência dessa capacidade face ao custo, mais vale ficar com o f-16 modernizado para Blk 72.
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Marinha Portuguesa / Re: Novos SSK da Marinha
« Última mensagem por Bubas em Hoje às 11:45:00 am »
Os preços entre A-26, 212CD e KSS-III não anda entre os 980M€ e os 1,3,M€?
É uma diferença muito grande?

De qualquer das formas, qualquer submarino que compremos, dificilmente será europeu pelos preços. A haver verba para novos subs, é quase certo que seriam sul-coreanos. A questão é em que modelo.
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Marinha do Brasil / Re: Força de Submarinos da MB
« Última mensagem por Vitor Santos em Hoje às 11:39:20 am »
Naval Group realiza cerimônia de entrega e lançamento do terceiro e quarto submarinos brasileiros da classe Scorpène


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O Tonelero, terceiro submarino brasileiro da classe Scorpène construído no Brasil com o apoio do Naval Group, foi entregue à Marinha do Brasil em 26 de novembro na base naval de Itaguaí. No mesmo dia, o quarto submarino Scorpène, o Almirante Karam, foi oficialmente lançado ao mar. Estes dois marcos importantes reforçam o avanço tecnológico da Marinha do Brasil e o fortalecimento de suas capacidades operacionais

Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2025 –  O primeiro submarino do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), o Riachuelo (S40), foi incorporado pela Marinha do Brasil em setembro de 2022. O segundo, o Humaitá (S41), seguiu em janeiro de 2024. Como parte de um amplo acordo de Transferência de Tecnologia, o Naval Group está apoiando a construção de quatro submarinos da classe Scorpène no estaleiro e base naval da Itaguaí Construções Navais (ICN).

“É uma honra contribuir para o fortalecimento da soberania marítima do Brasil. Mais do que entregar submarinos, nossa missão é construir, junto com o Brasil, um legado tecnológico e industrial de longo prazo. Nossa parceria com a Marinha do Brasil é um exemplo de cooperação estratégica entre nações que compartilham valores e objetivos comuns no cenário global”, afirma Pierre Éric Pommellet, Chairman e CEO do Naval Group.

Naval Group, parceiro estratégico de longo prazo para a soberania brasileira


A parceria estratégica entre a Marinha do Brasil e o Naval Group continua impulsionando a soberania nacional e o desenvolvimento tecnológico por meio do PROSUB.

O Naval Group contribuiu para o programa com transferência de tecnologia, fornecimento de equipamentos essenciais e assistência técnica à ICN. Além disso, equipes do estaleiro receberam treinamento em técnicas de construção de submarinos na França, dentro de um amplo programa de capacitação para soldadores, caldeireiros, encanadores e eletricistas brasileiros. Essa transferência de conhecimento permite que a ICN domine todo o processo produtivo, desde a conformação das chapas metálicas até a integração e testes dos sistemas de bordo.

Paralelamente, o Naval Group qualificou diversos fornecedores locais, integrando-os à sua cadeia de suprimentos não apenas para o PROSUB, mas também para futuras oportunidades de negócios. Essa abordagem permite que esses parceiros acessem novos mercados ao aproveitarem a expertise e a experiência adquiridas no programa.

Scorpène, referência em submarinos convencionais de ataque para marinhas

Os submarinos Scorpène são submarinos convencionais projetados e especialmente adaptados pelo Naval Group para atender aos requisitos operacionais da Marinha do Brasil. Robusto e multipropósito, cobre todo o espectro de guerra submarina, incluindo guerra antissuperfície, guerra antissubmarino e operações especiais. Submarino oceânico capaz de operar tanto em águas profundas quanto rasas, o Scorpène se destaca por sua superioridade acústica, autonomia e poderosa capacidade de combate.

Sobre o Naval Group

Como um ator internacional de defesa naval, o Naval Group é parceiro de países que buscam manter o controle de sua soberania marítima. O Naval Group desenvolve soluções inovadoras para atender às necessidades de seus clientes. O grupo está presente em todo o ciclo de vida dos navios. Ele projeta, produz, equipa, integra, apoia e moderniza submarinos e navios de superfície, assim como seus sistemas e equipamentos, até as fases finais de desconstrução e desmantelamento. O know-how único do Naval Group em sistemas autônomos, armamentos submarinos e drones o coloca em posição de liderança para se tornar o principal grupo europeu no setor. Como empresa de alta tecnologia, conta com expertise excepcional, recursos exclusivos de projeto e produção e capacidade de estabelecer parcerias estratégicas, especialmente no âmbito de transferências de tecnologia. O Naval Group também oferece serviços para estaleiros e bases navais.

Sempre atento às questões relacionadas à responsabilidade social corporativa, o Naval Group é signatário do Pacto Global das Nações Unidas. Presente nos cinco continentes, o grupo registra faturamento de 4,355 bilhões de euros e conta com 16.722 colaboradores em equivalência de tempo integral, com base nos números de 31 de dezembro de 2024.

 :arrow:  https://www.naval.com.br/blog/2025/11/26/naval-group-realiza-cerimonia-de-entrega-e-lancamento-do-terceiro-e-quarto-submarinos-brasileiros-da-classe-scorpene
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Portugal / Re: Sector Ferroviário
« Última mensagem por Cabeça de Martelo em Hoje às 11:38:26 am »
Comboio Português: O Primeiro 100% Made in Portugal! 🚄


Eu não posso ver agora o vídeo, mas desde os anos 50 que se fabricam comboios em Portugal.
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Exército Português / Re: Fotos Viaturas do Exercito Português
« Última mensagem por mafets em Hoje às 11:37:29 am »
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M32



Saudações
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Portugal / Re: Reformar e Modernizar as Forças Armadas
« Última mensagem por Cabeça de Martelo em Hoje às 11:30:32 am »
Facing Russia’s Threat, Portugal Gears Up Its Military and Ammo Output

Que fábrica é esta da Nammo? Benavente’s Nammo plant

Também achei isto curioso... 3 FDI + 3 ou 4 EPC?  8)
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Beyond munitions, Portugal’s shipyards in Viana do Castelo are bidding for a slice of the forthcoming European Patrol Corvette programme, which could keep local employment steady while modernising the navy.

https://theportugalpost.com/posts/facing-russias-threat-portugal-gears-up-its-military-and-ammo-output

A Nammo não tem qualquer fábrica em Portugal, mas não importava mesmo nada que fosse essa a empresa que viesse para cá através da PPP que o governo quer fazer. É material top.
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Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Imigração em Portugal
« Última mensagem por Cabeça de Martelo em Hoje às 11:28:10 am »
Portugal a caminho de ter das mais exigentes leis da nacionalidade da UE

Ainda antes das mudanças na lei, Portugal estava na média europeia quanto aos requisitos para obtenção de nacionalidade por naturalização. Vai disparar para o topo dos mais exigentes.

https://www.publico.pt/2025/11/26/politica/noticia/portugal-caminho-exigentes-leis-nacionalidade-ue-2155912?utm_content=manhas&utm_source=e-goi&utm_medium=email&utm_term=Governo%20trava%20no%20recrutamento%20de%20profissionais%20para%20o%20SNS&utm_campaign=55

Pena ser tão tarde, agora falta legislar de forma a resolver a situação dos ilegais.

Temos que dar tempo à UNEF fazer o seu trabalho.
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Armadas/Sistemas de Armas / Re: Fotos Internacionais (Armadas/Sistemas de Armas)
« Última mensagem por mafets em Hoje às 11:24:25 am »
Fragata Perry da Formosa



Saudações
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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Red Baron em Hoje às 10:46:02 am »
Se o f35 for escolhido acho que seria mais barato aproveitar estas sinergias criadas com a Itália para escolher o M-346 para caça de treino e segunda linha? Dado os pilotos que formamos 6 caças de treino chegavam e adquirimos mais uns 8 a 10 para fazer tarefas simples onde f35 era over kill?
Um caça europeu em segunda mão ficava mais caro de manter...

Para treino a FAP parece que ainda não desistiu do POWER BY TH HOUR.
Um M-346FA é mais caro que um F-16MLU.
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