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Força Aérea Portuguesa / Re: O Super Tucano em Portugal
« Última mensagem por JohnM em Dezembro 18, 2025, 02:56:44 pm »
Para já, é preciso perceber que a fábrica é uma intenção, não uma realidade definitiva. Eu acho, e sei que outros aqui discordam veementemente, que as perspectivas de exportação do A-29N para a NATO são bastante razoáveis, especialmente dada a sua adequação na vertente C-UAS, onde a sua baixa velocidade e custos de operação, quando combinados com armas como o APKWS II, lhe conferem um papel essencial numa defesa em camadas contra esse tipo de ameaça. Já disse aqui várias vezes que não me admirava nada que mandássemos uns 4 ou 5 para a Polónia ou Roménia, assim um misto de emprego operacional e destacamento para marketing. O A-29N armado com APKWS II é possivelmente o melhor vetor C-UAS tripulado para defesa de ponto de instalações estratégicas ou centros urbanos.

Como disse acima, vamos dar uns 5 anos para ver o que acontece, antes de comerciarmos já a arrancar cabelos sobre o quão estupido isto é, ou cantas hosanas sobre o quão inteligente é… deixemos as coisas desenvolverem-se naturalmente.
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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Lampuka em Dezembro 18, 2025, 02:39:50 pm »
Se não estão interessadas é simples... também não interessam. Ou fazem-nos um favor em vender aviões por MM€?
Por isso existem outras opções,  porque nem tudo é G5.
2 GLOBALEYE's e 40 GRIPEN's fazem um figurão...

Com as sobras AA de longo alcance e esperar pelo que nos trará o futuro.

Isso de mendigar para pagar é passado... espero eu.

De qualquer das formas,  acredito que a AIRBUS poderá ter uma forte posição neste negócio.
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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Pilotasso em Dezembro 18, 2025, 02:27:37 pm »
o meu receio é que esta historia do conceito de stop gap por algo da 4G ou 4.5G, sabendo como é a cultura da nossa liderança se pode transformar numa solução duradoura derrotando a nossa tentativa de substituir os nossos F-16 por algo da geração seguinte.

Aceitava aluguer Eurofighters até receber F-35. Todas as outras soluções intermédias de um mix Erocanard+F-35 que implique ter menos de 20 unidades de F-35 (não seria possível ter disponibilidade de unidades suficientes a qualquer momento) iria condenar-nos a uma situação em que apenas estávamos com um pé na 5G, uma vez que teoricamente tínhamos os aviões mas tal como aquele sketch do Raúl Solnado só os poderíamos utilizar de vez em quando aos fim-de-semanas.  :mrgreen:
Nem a Lockheed nem a AIRBUS terá interesse em contrapartidas significativas  se não encomendarmos uma quantidade minima. A situação de mix <20 un. cada é loose-loose.
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Força Aérea Portuguesa / Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Última mensagem por sivispacem em Dezembro 18, 2025, 02:22:45 pm »
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GASKET_SAMP_VALVE_AERONAVE_N/C_24817   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   ORION TECHNIK - Maintenance & Engineering   1.200,00 €   17-12-2025   

Preparativos para pôr o 24817 em serviço?

Serão 5 P-3C GER que irão ser postos ao serviço, por isso é natural que assim seja.  ;)


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Aquisição de equipamentos sobresselentes para as aeronaves P3-C Modernizadas no Bloco I e bloco I+   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   General Dynamics   415.093,80 €   11-12-2025

Bloco I e Bloco I+  :o

Os P-3C CUP+ Block I+ são os 4 CUP+ que já passaram pela modernização na GDMSC, em Hallifax. Se o cronograma for seguido à risca, no próximo ano iniciar-se-á então o upgrade para Block II.

Entretanto, o "60+03/24812" permanece "grounded" nas Bermudas. Ainda ontem vi uma foto do mesmo, e segundo se diz por terras germânicas os alemães terão desistido do aparelho, não tendo intenções de o fazer voar mais. Por isso a batata quente passará para Portugal, e até agora não é claro se a FAP deseja ou não contar com esta célula.

Obrigado pela informação, CJ!

E já agora, em que consistirá exactamente essa versão  Block II? E será comum a toda a frota (10 ou 11, logo se verá, em função das aventura caribenhas do último P-3 teutónico) ??

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Forças Aéreas/Sistemas de Armas / Re: Fotos Internacionais (Forças Aéreas/Sistemas de Armas)
« Última mensagem por Lusitano89 em Dezembro 18, 2025, 02:19:24 pm »
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Força Aérea Portuguesa / Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Dezembro 18, 2025, 02:18:09 pm »
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GASKET_SAMP_VALVE_AERONAVE_N/C_24817   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   ORION TECHNIK - Maintenance & Engineering   1.200,00 €   17-12-2025   

Preparativos para pôr o 24817 em serviço?

Serão 5 P-3C GER que irão ser postos ao serviço, por isso é natural que assim seja.  ;)


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Aquisição de equipamentos sobresselentes para as aeronaves P3-C Modernizadas no Bloco I e bloco I+   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   General Dynamics   415.093,80 €   11-12-2025

Bloco I e Bloco I+  :o

Os P-3C CUP+ Block I+ são os 4 CUP+ que já passaram pela modernização na GDMSC, em Hallifax. Se o cronograma for seguido à risca, no próximo ano iniciar-se-á então o upgrade para Block II.

Entretanto, o "60+03/24812" permanece "grounded" nas Bermudas. Ainda ontem vi uma foto do mesmo, e segundo se diz por terras germânicas os alemães terão desistido do aparelho, não tendo intenções de o fazer voar mais. Por isso a batata quente passará para Portugal, e até agora não é claro se a FAP deseja ou não contar com esta célula.
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Força Aérea Portuguesa / Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Última mensagem por Lampuka em Dezembro 18, 2025, 02:18:09 pm »
Estava de olho nele.

Pode também ir a caminho de Halifax para os P3...
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Força Aérea Portuguesa / Re: O Super Tucano em Portugal
« Última mensagem por Malagueta em Dezembro 18, 2025, 02:11:32 pm »
Boas,

Eu referi uma estimativa por alto para volume de negócios ( e não para lucros )  e ai que entra também o iva, o irs, o irc, imi, e tudo que é imposto etc..... ( importações, exportações etc )

È muito difícil calcular até porque depende do tipo de empresa/negócios.

Nem a IA me cria dar um valor  :mrgreen: mas quando eu insisti lá me deu essa estimativa por alto   :mrgreen:

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Força Aérea Portuguesa / Re: O Super Tucano em Portugal
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Dezembro 18, 2025, 02:10:45 pm »
Talvez 5 ou 6 para a 101 e outros 6 a 7 armados e blindados para a 103?  ???

Os A-29N servirão na Esq. 101 "Roncos". A 103 parece que irá continuar reservada para um possível futuro avião de treino avançado a jato, vamos ver.  ;)
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Força Aérea Portuguesa / Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Última mensagem por sivispacem em Dezembro 18, 2025, 02:04:55 pm »
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GASKET_SAMP_VALVE_AERONAVE_N/C_24817   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   ORION TECHNIK - Maintenance & Engineering   1.200,00 €   17-12-2025   

Preparativos para pôr o 24817 em serviço?

Se for o caso vai ficar baratinho  :)
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