Quais é que são as opções de fragatas? É que as propostas têm sido feitas fora do olhar público, e as que se sabem são apenas boatos/alguma informação que pinga aqui, e uma ou outra notícia a mencionar as FDI e as FREMM.
A Damen fez alguma proposta? A Babcock fez? A TKMS? A HHI? A BAE
Systems? A MHI?
Até se saber todos os candidatos, basta dizer que qualquer modelo escolhido, devia ter 24-32 VLS, idealmente Mk-41. Se tiverem só 16 (principalmente Sylver), é preciso complementar com 12 ExLS, que proporcione aos navios um míssil mais barato e numeroso que os Aster.
Depois é analisar as propostas, como a questão do Alfeite, preços, prazos, se vêm com stock de munições ou não, etc.
Pois, aqui a questão para o nosso amigo dc é que as F-110 só tem 16 VLS (fala-se na possibilidade de 32 células, mas o facto é que nem a Espanha, nem a Navantia ainda vieram confirmar isso), as FDI e FREMM têm Sylver VLS, que ainda não tem a possibilidade de quad-packing), as Mogami ou coreanas não se enquadram no SAFE, as ASWF ainda não passaram do papel e não vão estar prontas a tempo, as Meko ainda não foram adotadas por nenhuma marinha europeia, nem estão em vias de o ser, portanto a questão dos dois países torna a elegibilidade para o SAFE suspeita, e as AH140 são inglesas, portanto a elegibilidade para o SAFE também é duvidosa. Resumindo, não há uma solução ideal, e alguma coisa terá que ser sacrificada… dc, acertei? Esqueci-me de alguma coisa? O que sacrificarias? Acho que o que o Lampuka está a perguntar é que te “chegues à frente” e digas qual preferes, dadas as condicionantes acima. Também estou curioso…
Imaginemos que todos os estaleiros que têm fragatas que obedecem aos requisitos da Marinha e que se enquadram nos requisitos SAFE foram
abordados e fizeram propostas. Como não é um concurso internacional nos moldes habituais, acho que não vamos saber os detalhes infelizmente.
Se os a Marinha de facto quer fragatas de 4000 a 6000 ton isto não exclui as FREMM italianas e as F110? Espero que não.. e que isto é apenas uma regra geral. Alguém pode confirma esta limitação de peso?
Outra pergunta muito relevante é qual o objetivo da Marinha?
Ter 6 fragatas da mesma classe?
3-4 ASW e 2-3 AAW?
6 GP (ASW com alguma capacidade AAW)
ou:
Compra agora uma classe de 3 ASW/GP apenas e outra classe de 3 (AAW) na próxima LPM?
Poderá ser o objetivo comprar agora as fragatas que obedecem aos requisitos da Marinha (e temos que reconhecer: da NATO!) com fundos SAFE (3 ), e outras mais tarde da mesma classe, nem que algumas possam ser usadas, numa compra de ocasião fora do SAFE.
Ou haverá outro cenário que não considerei?