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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por tenente em Hoje às 11:47:37 am »
Pequena nota sobre esta noticia (amplamente comentada neste tópico e que me veio á cabeça por conta do video feito por um qualquer Francês colocado mais acima):

https://cnnportugal-iol-pt.cdn.ampproject.org/v/s/cnnportugal.iol.pt/amp/fragatas/fremm-evo/fragatas-italianas-que-portugal-pondera-comprar-precisam-de-mare-especial-ou-de-obras-de-dragagem-para-entrar-no-alfeite/20251126/69272cb5d34e3caad84bbd2b?amp_gsa=1&amp_js_v=a9&usqp=mq331AQIUAKwASCAAgM%3D#amp_tf=De%20%251%24s&aoh=17657971676386&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&ampshare=https%3A%2F%2Fcnnportugal.iol.pt%2Ffragatas%2Ffremm-evo%2Ffragatas-italianas-que-portugal-pondera-comprar-precisam-de-mare-especial-ou-de-obras-de-dragagem-para-entrar-no-alfeite%2F20251126%2F69272cb5d34e3caad84bbd2b

A CNN nunca se deu ao trabalho de verificar as dimensões do NRP Bérrio e também não se apercebeu da assinatura do contrato para a aquisição do NRP Luis de Camões e NRP Dom Dinis, certo?


Sera que o autor deste artigo eh o mesmo especialista iluminado, ou familiar do que escreveu sobre as inCapacidades, nao refiro limitacoes, dos UH-60 operarem em missoes SAV ??

Os caes ladram e a caravana passa.

Abraco
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Marinha Portuguesa / Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Última mensagem por sivispacem em Hoje às 11:37:37 am »
Também não me parece que exista impedimentos a assinar contrato agora

A UE não tem de dar o OK final?
A Croácia já assinou dois contratos que vão ser pagos pelo SAFE, o dos Caesar e o dos Leo

Idem para a Lituânia com a recente compra de 30 Caesar

Os contratos são assinados pelos países, mas o 'cacau' vem da UE, se tudo estiver bem e de acordo com as regras do SAFE, que tem até ao final do 1Q 2026 para se pronunciar se o plano apresentado está conforme os requisitos e assim desbloquear o montante pré-aprovado.
Claro, se Portugal quiser desde já assumir a responsabilidade (leia-se vinculação contratual e financeira) desde já, é livre de o fazer a qualquer momento. Mas não sei se depois o SAFE poderia fazer o financiamento solicitado (na realidade, não haveria nada para financiar, uma vez que já teria sido celebrado um contrato).

Por isso, será mais prudente aguardar luz verde (espera-se) da UE para concluir os negócios.
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Marinha Portuguesa / Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Última mensagem por Drecas em Hoje às 11:27:26 am »
Também não me parece que exista impedimentos a assinar contrato agora

A UE não tem de dar o OK final?
A Croácia já assinou dois contratos que vão ser pagos pelo SAFE, o dos Caesar e o dos Leo

Idem para a Lituânia com a recente compra de 30 Caesar
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Exército Português / Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Última mensagem por LM em Hoje às 11:24:21 am »
Pandur II 8x8 "Recovery Vehicle", com grua, transporte carga humanitária da 17.ª QRF/MINUSCA, Força Nacional Destacada (FND) das Forças Armadas Portuguesas como Força de Reacção Rápida das Nações Unidas na Rep.ª Centro Africana (RCA), Dez2025. Mais info  https://espada-e-escudo.blogspot.com/2025/12/blindados-da-forca-nacional-destacada.html



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Armada Espanhola / Re: Notícias da Armada Espanhola
« Última mensagem por goldfinger em Hoje às 11:23:02 am »
La Armada Española  acelera Rota y Algameca con 300 M€ y nuevos muelles ocultos

La ampliación simultánea de la base Naval de Rota (Cádiz)  y La base Naval Algameca( Cartagena)  destapa un dato que la Armada había mantenido en reserva: la necesidad de crear más de 3 kilómetros nuevos de atraque operativo antes de 2030. Dos anteproyectos,que marcarán el ritmo de la mayor obra naval en España desde los años ochenta.

El movimiento responde a exigencias logísticas y a compromisos con la OTAN, pero también a un escenario en el que la Armada necesita absorber más buques, mayor calado y operaciones con aliados. El alcance final dependerá de la documentación que llegue en marzo de 2026.                                                                                                                             Ambos equipos tienen como fecha límite el 9 de marzo de 2026 para entregar la documentación técnica que definirá el alcance real de las obras.

La ampliación de Rota, cifrada en unos 300 millones de euros, permitirá ganar superficie al mar y elevar la capacidad de atraque de forma estructural. La documentación de la Armada incorpora requisitos de calado, maniobrabilidad y disponibilidad continua para buques aliados, un escenario alineado con las guías logísticas marítimas publicadas por la OTAN en 2024.



En amarillo lo nuevo a construir
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Força Aérea Portuguesa / Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Última mensagem por goncalobmartins em Hoje às 11:19:38 am »
E o P-3C CUP+ "14811" voltou a voar, após vários anos imobilizado.  :)

Crédito: André Carvalho


Esse não tinha já ido ao Canadá? Ou estou a fazer confusão?

Está agora a sair de Portugal com o callsign AFP79... A ver qual a rota que irá seguir:

https://globe.adsbexchange.com/?icao=497c9b

EDIT: Fiz uma pesquisa rápida em alguns sites de spotters e é possível que este não tenha voado desde 2017...
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