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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por Bubas em Novembro 17, 2025, 08:55:32 pm »
Uma ataque de saturação resolve-se com mísseis?
Um navio com 32 ou 64 VLS acaba com um ataque de 100 drones?
A guerra electrónica e os canhões com munições apropriadas ou até os sistemas cwis não são mais eficazes?

A parte das guarnições é ao menos, pois com navios novos e melhores condições de vida a bordo, não ficaria chocado que aumentassem as candidaturas.

Fico chocado é como é que depois das operações no Mar Vermelho, em que navios com muitos mais mísseis tinham dificuldade em lidar com ataques de saturação, por aqui a malta fica contente com fragatas com claras limitações nesse sentido.

Algo que era unânime, a necessidade das futuras fragatas terem mais capacidade de mísseis, passa a ser completamente ignorado assim que surge um rumor pelas FREMM ECO (economizaram no número de mísseis)?

Na pior das hipóteses, uma variante com 32 VLS, que mesmo assim deixa algo a desejar mas é menos mal. Menos que isto não faz sentido.

E se o SAFE desse para pagar 4 fragatas de 1000M, não tenho a mínima dúvida de que não compraríamos mais fragata nenhuma. Agora imaginem ficar com 4 FREMM, em que cada uma tem apenas 16 VLS.

E se forem 3 FREMM agora e mais tarde substituirem as BD for PPA versao full ?

Isso é uma opção de risco. Comprar agora 3 fragatas caras, com limitações óbvias, para empurrar com a barriga a substituição das BD por fragatas que tapem as lacunas das FREMM EVO. É um risco demasiado grande, a não ser que a segunda classe fosse contratualizada com o mesmo negócio.

Para serem PPA, fazia sentido serem os PPA EVO e não os Full. Não existe vantagem nenhum em ter PPA Full ao invés de FREMM EVO com 32 VLS.

A questão depois é que tudo o que podes fazer com as FREMM EVO, podes fazer com outras fragatas ASW que tenham o Mk-41, sem as limitações do Sylver.

E fazendo uma comparação directa, fragatas com 32 VLS Sylver, são sempre piores que outra fragata europeia com 32 VLS Mk-41. Este último poderá no futuro ter 32 ESSM (8 células, quad-packed) + 16 CAMM-MR (8 células, dual-packed) e 16 mísseis de grande dimensões para BMD ou ASW ou land-attack.

As Fremm Evo podem vir com 16 ou 32 VLS A50/70.

Sim, e mesmo assim pecam em comparação com fragatas com 32 Mk-41. O quad-pack e eventual dual-pack é muito valioso.
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Marinha Portuguesa / Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Última mensagem por PereiraMarques em Novembro 17, 2025, 08:33:50 pm »
Já fiz os printscreen, Cabeça, vou mandar o meu NIB...caso contrário  :mrgreen:
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Força Aérea Portuguesa / Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Novembro 17, 2025, 07:46:24 pm »
Ontem o Nuno Rogeiro disse que também vamos adquirir a versao M.

Deve ser, deve.  ::)

O flyaway cost de um Black Hawk Mike anda entre os 15 e 18M€, sem mais nada.
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Força Aérea Portuguesa / Re: O Super Tucano em Portugal
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Novembro 17, 2025, 07:41:15 pm »
No entanto, um detalhe que está a mais nessa montagem é a presença do sticker da EICPAC, porque, contrariamente às informações que têm circulado na net, os A-29Ns deverão ser operados pela Esq. 101 e não pela Esq. 103, ficando os "Roncos" com uma frota mista até 2027 (TB-30 + A-29N).

Curiosa opção, sem dúvida. Não que nunca tivesse sido falada, mas após tantas vozes adiantarem que os Super Tucas iriam afinal parar aos Caracóis, isso quase parecia ser um dado adquirido.

Então a 103 vai continuar sem aeronaves? Hummmmm, então ainda há esperança de um dia poder ver de novo um avião de treino a jato nas cores da EICPAC.  8)

Many thanks!  ;)
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por Duarte em Novembro 17, 2025, 07:27:03 pm »

E quem vai tripular esses navios todos? Vão começar a pagar 2000€ a cada tripulante?  ::)

As tripulações das FREMM (França: 145 e Itália: 199 GP  / 201 ASW ) não são muito dissimilares das VdG (180) e BD (154).
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por LM em Novembro 17, 2025, 07:05:51 pm »
Das opções possíveis sou adepto das FREMM Evo, pelo ASW... mas tenho de conceder que o VLS A50 é "problemático"; e o ASTER 15 pode ser excelente mas “a quantidade tem uma qualidade própria” e face aos ESSM / CAMM (/ VL-MICA ?)...  :-\
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por Lampuka em Novembro 17, 2025, 06:44:45 pm »
Citar
Fico chocado é como é que depois das operações no Mar Vermelho, em que navios com muitos mais mísseis tinham dificuldade em lidar com ataques de saturação, por aqui a malta fica contente com fragatas com claras limitações nesse sentido. 

No mar vermelho, no negro, no golfo pérsico , ou noutro sítio qualquer,  nenhum meio lida com ataques de saturação sozinho.

É só ver a concentração de navios militares que por lá navegam.

Mais uma vez desviamos as nossas missões para longe,  quando na realidade,  a verdadeira mais valia será aqui, a patrulhar e controlar convenientemente as nossas águas.  Sobretudo se o conflito se generalizar, e aí,  não tenho dúvidas,  a ASW será uma missão super importante.
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por P44 em Novembro 17, 2025, 06:41:17 pm »
Verdade, mas servir em topos de gama não é bem o mesmo que servir no que temos atualmente.

melhor ainda... eu estou a ver a FAP com poucos programas SAFE...  drones e stocks de mísseis talvez (mas é quase tido origem EUA...)?  Aeronaves novas, acho que não? Muitas precisam de MLU, mas isto não cabe no SAFE. Mais KC e ST ficam de fora também..

Suponhamos que a FAP fica apenas com 300 M a 400 M fundos SAFE. restam mais de 4,2 MM = 4 FREMM EVO.  :G-beer2:
Espero estar certo. Ficamos bem servidos.  As substitutas das BD ficam para mais tarde, na próxima LPM. Outras FREMM com mais VLS ou duma nova geração. Ou usadas?

E quem vai tripular esses navios todos? Vão começar a pagar 2000€ a cada tripulante?  ::)

Também é verdade, meios modernos são capazes de atrair mais pessoal mas não acho que seja em número suficiente. Oxalá que sim.
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Força Aérea Portuguesa / Re: O Super Tucano em Portugal
« Última mensagem por Nighthawk em Novembro 17, 2025, 06:36:23 pm »
Ilustração de Eduardo Cruz da mais que possível antevisão do A-29N da FAP, publicada originalmente na página de Facebook do Pássaro de Ferro.


Viva!

Curiosamente, o esquema de pintura desta ilustração é muito semelhante a uma das montagens presentes neste artigo publicado há mais de 2 anos: https://cannontwo.blogspot.com/2023/04/como-podera-parecer-o-29-super-tucano.html

Há alguns detalhes que são distintos, como, por exemplo, a camada anti-glare diante do cockpit, mas ainda assim, este artigo pode ter servido de inspiração para a escolha da pintura dos ST (inclusivamente, acertaram nas matrículas)... :P

No entanto, um detalhe que está a mais nessa montagem é a presença do sticker da EICPAC, porque, contrariamente às informações que têm circulado na net, os A-29Ns deverão ser operados pela Esq. 101 e não pela Esq. 103, ficando os "Roncos" com uma frota mista até 2027 (TB-30 + A-29N).

Cumps
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