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Conflitos do Presente / Re: Invasão da Ucrânia
« Última mensagem por Kalil em Novembro 12, 2025, 09:10:22 pm »
A propósito de voluntários, há mais ucranianos em idade de mobilização a viver na Polónia que ucranianos na frente de batalha, onde a idade média já supera os 45 anos.
Era só isto.
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Força Aérea Portuguesa / Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Última mensagem por Lightning em Novembro 12, 2025, 08:48:01 pm »
Eu concordo com uma coisa que o MDN disse uma vez, os helicópteros da Força Aérea não são grandes demais para os heliportos dos hospitais, os heliportos é que são pequenos demais.

Por que raio é que construíram heliportos que só podem receber helicópteros ligeiros? Se existir uma grande catástrofe no país vão ser só os helis do INEM a operar? Os heliportos deviam ser muito mais versáteis e não planeados apenas com os helicópteros do INEM em mente.

Como pus antes, até o AW139 do INEM já não podia aterrar em diversos hospitais.
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Portugal / Re: Sector Ferroviário
« Última mensagem por Ghidra em Novembro 12, 2025, 08:46:17 pm »
O Henrique neto entende tanto de ferrovia como eu de física quântica... Basta ouvir o presidente da myway empresa privada em portugal. Um país tem uma ferrovia limitada e ficar com duas bitolas é estúpido. As novas linhas não vão ser feitas só para o TGV tb vão ter  serviços de intercidades. Para uma das principais empresas que leva mercadorias para a europa a bitola não é importante mas para certas pessoas não têm nada ver com meio é... Isso é mentira é preciso mudar de comboio por motivos de sistema de sinalização e calcula se até 2030 está resolvido o problema...
O Henrique Net pode nao perceber de ferrovia, mas percebe bem de corrupçao e compadrio, é ver como foi prejudicado durante o governo de Sócrates. Obviamente o Presidente da Medway (Creio que se refere a esta empresa) nao quer mudança de bitola, pois isso vai requerer da empresa um investimento em capex brutal e aumentará a concorrencia.

Pode-se ter as duas bitolas durante um periodo de transiçao, mas continuar com a bitola iberica apenas torna Portugal uma ilha ferroviaria dentro da Europa.

Já agora, 5 horas de Lisboa a Madrid é ridículamente demasiado tempo, fará apenas sentido para mercadorias.
Neste caso ele está ao lado do lobby das empresas de construção quando existe soluções 1000% mais baratas que mudar todo um sistema de linhas


O verdadeiro problema que existe no comboios entre Portugal e Espanha é o sistema Convel que é usado em Portugal e espanha é usado outro entretanto em vez de andarem ai choramingar varias empresas nacionais apresentaram uma solução.

Citar
Em Julho de 2025 foi apresentado no Poceirão um Módulo de Transmissão Específico que permitirá que material circulante moderno, equipado com ETCS, possa circular por linhas que apenas estão equipadas com o Convel. Este Módulo foi criado por um consórcio composto pela Critical Software, a Medway, a Stadler, a Hitachi e a Alpha Trains.

https://www.rtp.pt/noticias/pais/empresas-apresentam-novo-sistema-nos-comboios-por-sobrevivencia-e-para-liberalizar-mercado_a1669582

5 horas é um ótimo tempo tendo em conta o que está por agora e quando as obras finalizarem em 2034 será de 3 horas...

O problema real mais urgente em termos de linhas é a linha de sines têm uma pendente que impossibilita uso por comboios com 700 metros sem uso de duas locomotivas encarecendo o uso do porto de sines.. Isso sim é uma obra urgente e ninguém fala...
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Força Aérea Portuguesa / Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Última mensagem por yuwanko em Novembro 12, 2025, 08:40:12 pm »
Boa tarde

Heliportos.

Pelo que ouvii do Sr  Hélder Santinhos (Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil)  ao observador sobre a questão do heliportos, que alguns dos o que falta é mesmo o papelinho ( e pareceu ser uma maioria ) , outros faltam algumas intervenções ( nomeadamente ausência de obstáculos ).

Pelo que disse o MDN, há comunicação, social, isso é uma não questão, parece que a força área independentemente da questão da cerificação, o que tem feito é aterrar na mesma.

Compra de mais 4 heli.

Se confirmar que são 4 "novos" heli,  militares para a Força Área, que podem ter uso civil, com dinheiro vindo do orçamento "CIVIL",
é virar o bico ao prego, no " duplo uso", pelo que já tem aqui um  fã pelo menos nesta questão :)

Nota:
 Eu sou contra a filosofia do duplo uso existente em Portugal, seja nos meios aéreos ou marítimos etc.

O Sr. do sindicato (que na verdade estava mais preocupado em defender a empresa anterior e denegrir a atual, com razão ou não, não lhe ficou muito bem) não disse o que está a querer insinuar.

O facto de vários heliportos não terem o papelinho, não significa que quando tiverem o papelinho estejam certificados para BH.
Neste momento, já há 7 com papelinho, mas só 1 tem papelinho suficiente para BH.
O Sr. do sindicato especificou várias razões pelas quais os BH não são os mais adequados à emergência pré-hospitalar e pelas quais podem não ter heliportos adequados, como o tamanho, perímetro de segurança, luzes e, acrescento eu, peso.

Mais uma vez, o duplo uso muitas vezes é uso nenhum, fica um helicóptero civil nas forças armadas e com condições para apoiar em missões civis uma ou duas vezes ao ano.
Não há nada pior do que ficar a meio da ponte, nem dá para um lado, nem para o outro.
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Marinha Portuguesa / Re: Nomes para a nova geração de fragatas
« Última mensagem por P44 em Novembro 12, 2025, 08:07:59 pm »
Afonso de Albuquerque sem dúvida

É criminoso não haver nenhum navio com este nome
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Marinha Portuguesa / Re: Nomes para a nova geração de fragatas
« Última mensagem por sivispacem em Novembro 12, 2025, 07:57:32 pm »
Classe "Presidente"
NRP Marechal António de Spínola
NRP Marechal Costa Gomes
NRP General Ramalho Eanes
NRP Dr. Mário Soares
NRP Dr. Jorge Sampaio
NRP Professor Doutor Cavaco Silava  :mrgreen: :mrgreen: :-P

Se isso acontecesse seríamos nós com o NRP Cavaco Silva e os EUA num futuro próximo com um porta-aviões chamado Trump (deverá ter a âncora pintada de dourado....  :mrgreen:)
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Força Aérea Portuguesa / Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Última mensagem por PereiraMarques em Novembro 12, 2025, 07:47:23 pm »
Boa tarde

Heliportos.

Pelo que ouvii do Sr  Hélder Santinhos (Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil)  ao observador sobre a questão do heliportos, que alguns dos o que falta é mesmo o papelinho ( e pareceu ser uma maioria ) , outros faltam algumas intervenções ( nomeadamente ausência de obstáculos ).

Pelo que disse o MDN, há comunicação, social, isso é uma não questão, parece que a força área independentemente da questão da cerificação, o que tem feito é aterrar na mesma.

Compra de mais 4 heli.

Se confirmar que são 4 "novos" heli,  militares para a Força Área, que podem ter uso civil, com dinheiro vindo do orçamento "CIVIL",
é virar o bico ao prego, no " duplo uso", pelo que já tem aqui um  fã pelo menos nesta questão :)

Nota:
 Eu sou contra a filosofia do duplo uso existente em Portugal, seja nos meios aéreos ou marítimos etc.

Nem mais, porque a questão é com que fundos eles são adquiridos, PRR, é tudo com fins civis.

Querem comprar, para depois ter de devolver fundos, e passar uma vez mais por um País falcatrua....  sigam em frente

Com a tal "economia de guerra", o que a UE mais deve fazer é "defecar" para esses pormenores...de qualquer forma só daqui a uns meses iremos perceber os verdadeiros contornos e utilização efetiva dessas aeronaves.
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Portugal / Re: Sector Ferroviário
« Última mensagem por Lightning em Novembro 12, 2025, 07:40:10 pm »
Então vamos ter um TGV só para servir a linha Porto-Lisboa? Um percurso que já é feito actualmente em 2 horas e meia?
Então para si é normal mercadorias e passageiros serem descarregados na fronteira para entrarem num comboio da RENFE?
Também não interessa nada termos a mesma linha que toda a Europa, sendo financiada a 85%? Somos valentes e ricos!!!! Mais ricos ainda porque não vamos receber financiamento Europeu, vamos pagar praticamente tudo com os nossos impostos e ainda por cima vai ser feita em PPP!!!!!

Realmente há comboios que podem circular em várias bitolas, mas não são baratos e também não são de alta velocidade, por motivos óbvios! Talvez por causa disso praticamente ninguém usa várias bitolas!!!!

Se estivéssemos a apostar só nas linhas nacionais até lhe dava razão, mas levar essa ligação para a fronteira...... nem sei que diga!

Penso que os espanhóis estão a construir a linha entre Madrid e Badajoz também em bitola Ibérica.

Por isso vai dar para ir até Madrid e outras cidades espanholas em bitola Ibérica, não é preciso mudar de comboio na fronteira.
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Marinha Portuguesa / Re: Nomes para a nova geração de fragatas
« Última mensagem por PereiraMarques em Novembro 12, 2025, 07:39:11 pm »
Classe "Presidente"
NRP Marechal António de Spínola
NRP Marechal Costa Gomes
NRP General Ramalho Eanes
NRP Dr. Mário Soares
NRP Dr. Jorge Sampaio
NRP Professor Doutor Cavaco Silva  :mrgreen: :mrgreen: :-P
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Força Aérea Portuguesa / Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Última mensagem por Lightning em Novembro 12, 2025, 07:25:19 pm »
Pelo que disse o MDN, há comunicação, social, isso é uma não questão, parece que a força área independentemente da questão da cerificação, o que tem feito é aterrar na mesma.

Penso que temos de diferenciar "voos de teste aos heliportos", em que apenas vai a bordo a tripulação, de "voos reais para o INEM" em que também vai a bordo equipa médica e doente.

É claro que o helicóptero da Força Aérea pode aterrar em qualquer "canto" que o piloto ache que consegue, mas com doentes civis a bordo tem que se dar mais garantias de segurança.
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