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Força Aérea Portuguesa / Re: Substituiçao dos F-16's
« Última mensagem por P44 em Hoje às 02:05:28 pm »
O Bangladesh, essa potência, vai adquirir Eurofighter Typhoon muito provavelmente Tranche 4.  ::)

https://theaviationist.com/2025/12/09/bangladesh-loi-typhoon/


Ai se o Andrézinho das azias lê isto...  :mrgreen:
Na verdade eles são uma potência porque têm man power quase infinito. Têm tantos habitantes que a russia e a Ucrânia juntas

Só em Portugal devem ter duas divisões.  :mrgreen:

Podia montar-se uma BA no Martim Moniz 😈👀
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por P44 em Hoje às 02:03:59 pm »
A info que tenho é que a Marinha quer SH-60, mas poderá vir o NH-90 Sea Lion...AW-101, acho difícil... mas !

Sub,
Alguma novidade em relação ao plano de modernização das Meko? Sempre vai para a frente, após esta escolha de novas fragatas?
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Marinha Portuguesa / Re: NPC - Navios de Patrulha Costeira (2024)
« Última mensagem por P44 em Hoje às 02:02:38 pm »
Fartam-se de chorar que faltam meios de patrulha mas avançar com uma construção que seja é que coiso!
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por PTWolf em Hoje às 02:01:10 pm »
A info que tenho é que a Marinha quer SH-60, mas poderá vir o NH-90 Sea Lion...AW-101, acho difícil... mas !

Do ponto de vista da logística é o que faria mais sentido.
Do ponto de vista da estética o NH-90 é o meu favorito  c56x1
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por P44 em Hoje às 02:00:13 pm »
Se já entregou, está entregue . Finito.

Por muito que os lobbistas do NG esperneiem, ESPERO EU!

Agora a resposta virá em fevereiro

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Marinha Portuguesa / Re: NPC - Navios de Patrulha Costeira (2024)
« Última mensagem por PTWolf em Hoje às 01:55:24 pm »
O problema não é a falta de (bons) projectos.
O próprio projecto dos NPO se tivesse sido implementado na sua totalidade e a seu tempo teria servido bem o propósito para que foi desenhado (não sendo a melhor solução).

É preciso é tomar a decisão de avançar efetivamente com a construção e por o dinheiro na mesa!
Ah e depois de construidos serem efetivamente equipados na sua totalidade e não andarem desarmados como actualmente. Já para falar de ter que se fazer monitorização com binoculos:
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Forças de Segurança / Re: 👉 Vigilância sobre rodas: a nossa imagem em risco
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 01:50:12 pm »
72 mortes nas estradas portuguesas


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Brasil / Re: Economia do Brasil
« Última mensagem por PTWolf em Hoje às 01:49:00 pm »
Atingirá a marca de quase 5 milhões de barris/dia.


https://x.com/canalgov/status/1997983075691622892

Varia um pouco mas nos anos recentes os 5 maiores compradores de petróleo e derivados brasileiros são a China, EUA, Índia, Chile e (para vossa azia já que parece que comprar algo aos zucas é quase tão ruim quanto comprar aos ruzzos) Portugal.

 :snip:

AS vezes antes de publicar convem investigar um pouco para nos poupar certas figuras....
O Brasil é um dos países a que Portugal mais compra Petróleo: https://expresso.pt/economia/economia_energia/2023-04-29-Brasil-reforca-lideranca-no-fornecimento-de-petroleo-a-Portugal-que-deixou-de-importar-da-Arabia-Saudita-8f3d4d86#:~:text=Brasil%20refor%C3%A7a%20lideran%C3%A7a%20no%20fornecimento%20de%20petr%C3%B3leo,de%20importar%20da%20Ar%C3%A1bia%20Saudita%20%2D%20Expresso.
Naturalmente nunca irá aparecer no top 5 das exportações do Brasil (e não devia ser necessario explicar isto), tem uma dimensão e logo também necessidades, muito menores comparado com outros países.

Relativamente ao Gás: Os contratos são sempre de longa duração (geralmente a 10/20 anos) e a importação é via gasodutos ou gas liquefeito.
Os contratos que Portugal tem assumidos com a Nigéria (~50% das necessidades) e Argélia (~15% das necessidades) são altamente competitivos e de longo prazo.

Existindo produtores relativamente perto, naturalmente os custos de importação serão consideravelmente menores e portanto essas opções são priorizadas. Não está aqui em causa a origem dos produtos (exceto no caso da Rússia pela guerra em curso).
Do ponto de vista logistico o Brasil está a ~8.000-10.000 km de Portugal, ora o transporte de GNL requer navios especializados, aumentando os custos em ~10-20% do preço final. Comparado à Nigéria (distância ~3.000 km) ou Argélia (via gasoduto direto), o Brasil é menos eficiente. O terminal de Sines  já está otimizado para rotas atlânticas curtas.
Depois a estratégia da Petrobras passa pela expansão interna e em exportação para a Asia onde as margens de lucro são maiores (além do alinhamento politico).

Era fixe pararem com esse discurso de vitimização, já são independentes ha mais de 200 anos
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Brasil / Re: Economia do Brasil
« Última mensagem por MMaria em Hoje às 01:23:26 pm »
Citar
Voce é ignorante no assunto e a tragédia disto tudo, é que a ignorancia vem do facto de se tentar informar. É um dos problemas das sociedades actuais.

E tu que és tão sabido, precisa se actualizar:

...Na primeira década dos anos 2000, tivemos que fazer novas adaptações. Dessa vez, para o petróleo do pré-sal. Ele é mais leve do que o de Campos, mas ainda mais pesado que o do Oriente Médio, por exemplo.

“A Petrobras já fez os investimentos que eram necessários. Se a gente olhar para o tanto que a gente usa hoje de petróleo brasileiro, nós temos uma taxa bem alta.

Hoje, de tudo o que é refinado, 92% são de petróleo brasileiro. Em 2000, a gente usava só 75%, ou seja: 25% do petróleo refinado eram importados”

...
https://www.fecombustiveis.org.br/noticia/apesar-de-ser-produtor-brasil-precisa-importar-petroleo/249241

Sds
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Indústrias de Defesa / Re: Indústria de defesa da Turquia
« Última mensagem por Duarte em Hoje às 01:12:08 pm »
“A new philosophy of defence”: ASELSAN sets out ambitions for the future
In Conversation: Shephard’s Gerrard Cowan talks to ASELSAN CEO and President Ahmet Akyol about how the business has evolved and expanded over the past five decades, and its aim of becoming a top 30 global defence company by 2030.

https://www.shephardmedia.com/news/landwarfareintl/in-convo-a-new-philosophy-of-defence-aselsan-sets-out-ambitions-for-the-future/
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