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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Armadas/Sistemas de Armas => Marinha do Brasil => Tópico iniciado por: Vitor Santos em Março 11, 2016, 12:32:02 pm

Título: NDM Bahia (G40)
Enviado por: Vitor Santos em Março 11, 2016, 12:32:02 pm
Marinha incorpora Navio Doca Multipropósito ‘Bahia’

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi2.wp.com%2Fwww.naval.com.br%2Fblog%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F03%2FNDM-Bahia-G40.jpg&hash=14f7a73be11d0c73765778e9a35eba13)

Conheça a mais recente aquisição da Marinha do Brasil. O Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia foi incorporado, nessa quinta-feira, em cerimônia realizada em Toulon, na França.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi2.wp.com%2Fwww.naval.com.br%2Fblog%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F03%2Ffb_img_1457645976057.jpg&hash=0f2ebd0245f4f906583f7fdc00620a45)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi0.wp.com%2Fwww.naval.com.br%2Fblog%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F03%2Ffb_img_1457645980906.jpg&hash=bf8197dac4ca721255b973c822fd02c7)

FONTE : Página da MB no Facebook
Título: Re: NDM Bahia (G40)
Enviado por: Vitor Santos em Março 16, 2016, 06:05:50 pm
Navio Doca Multipropósito ‘Bahia’ pronto para zarpar rumo ao Brasil

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1.wp.com%2Fwww.naval.com.br%2Fblog%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F03%2FNDM-Bahia-4.jpg&hash=93ad69b4885f3aa5469f25ddec4be781)

O Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia (ex-Siroco L9012 da Marinha Francesa) foi fotografado ontem (15.3.16) por Norbert Bourhis no porto de Toulon, na França. O navio está pronto para a viagem rumo ao Brasil, que deve começar amanhã, com chegada prevista a Salvador no dia 3 de abril.

O NDM Bahia é um navio de desembarque anfíbio dotado de doca alagável à popa, além de amplo convoo e hangar para a operação de helicópteros médios e outras facilidades que o classificam como multipropósito. Ele desloca 12.000 toneladas (a plena carga), tem 168 metros de comprimento, 23,5 metros de boca, calado de 5,2m, capacidade de atingir até 21 nós de velocidade máxima e com alcance de 11.000 milhas náuticas a 15 nós.

A classe “Foudre” (de dois navios, cujo líder também foi desativado da Marinha Francesa e comprado pelo Chile) tem acomodações para uma tripulação de aproximadamente 200 pessoas e mais de 450 fuzileiros navais para missões em operações de desembarque anfíbio (em situações emergenciais, pode acomodar mais de 1.500 pessoas). O hangar e convoo podem acomodar até sete helicópteros médios do porte do Super Puma, com pontos para pouso e decolagem de duas aeronaves no convoo e uma na cobertura junto à popa. A operação normal (com capacidade para apoiar e reabastecer simultaneamente, em operações contínuas) é de até 4 aeronaves.

A doca alagável, com cerca de 13.000 metros quadrados, permite operar diversas combinações de embarcações de desembarque de grande e médio porte. Essas características, somadas a instalações hospitalares com duas salas de cirurgia e 47 leitos, conferem ao navio uma capacidade multipropósito (para variadas operações militares e humanitárias).

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi2.wp.com%2Fwww.naval.com.br%2Fblog%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F03%2FNDM-Bahia-5.jpg&hash=2918bb4c317323e758de2a683c85ccbf)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi2.wp.com%2Fwww.naval.com.br%2Fblog%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F03%2FNDM-Bahia-6.jpg&hash=a8a35e92f187c6a35a2e036f6c679a5b)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi2.wp.com%2Fwww.naval.com.br%2Fblog%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F03%2FNDM-Bahia-7.jpg&hash=542ba91382455ef6792c7f04adc0b6c7)

FONTE: http://www.naval.com.br/blog/2016/03/16/navio-doca-multiproposito-bahia-pronto-para-zarpar-rumo-ao-brasil/
Título: Re: NDM Bahia (G40)
Enviado por: Vitor Santos em Março 18, 2016, 06:01:34 pm
Últimas imagens do NDM Bahia no porto francês antes de iniciar a travessia para o Brasil

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.planobrazil.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F03%2FPartidaenormeABREABREABRE.jpg&hash=95d925068d5a5f3bc61f7390e60c5641)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.planobrazil.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F03%2FPartidaoutrafotolindatamb%25C3%25A9m.jpg&hash=705c5b1bef499e8af27d604cf28e7159)

FONTE: http://www.planobrazil.com/lembrancas-de-toulon-veja-as-ultimas-imagens-do-ndm-bahia-no-porto-frances-antes-de-iniciar-ontem-17-03-a-travessia-para-o-brasil/
Título: Re: NDM Bahia (G40)
Enviado por: Vitor Santos em Março 22, 2016, 07:10:25 pm
NDM ‘Bahia’ inicia a travessia rumo ao Brasil; chegada em Salvador está prevista para a segunda semana de abril


(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.planobrazil.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F03%2FSaiuBahiadeixaToulonvistaa%25C3%25A9reapodeserABRE.jpg&hash=9ed4e4d16d60f49ec62cca9f03b6b166)

O navio-doca multipropósito Bahia (G40), ex-Siroco francês, deixou nesta segunda-feira (21.03), o porto francês de Toulon, com destino a Salvador.

Pelo cronograma original a partida aconteceria na quinta-feira, 17, mas só no sábado, 19, o navio pôde receber a bordo as três lanchas de desembarque também vendidas pela Marinha francesa à Força Naval brasileira: a EDCG Marambaia (20), ex-Hallebarde, de grande porte, e as pequenas EDVMs Icaraí (820) e Muriqui (821).

A chegada do G40 ao porto brasileiro de Salvador, originalmente planejada para a primeira semana de abril, ficou para a semana seguinte. O fim da viagem, no Rio de Janeiro, deve acontecer até a quinta-feira, 14 de abril.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.planobrazil.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F03%2FSaiuBahiadeixandooportomais-deperto.jpg&hash=aebd34ca512290213411f584890acd48)

FONTE: http://www.planobrazil.com/ndm-bahia-inicia-a-travessia-rumo-ao-brasil-chegada-em-salvador-esta-prevista-para-a-segunda-semana-de-abril/
Título: Re: NDM Bahia (G40)
Enviado por: Vitor Santos em Março 27, 2016, 04:59:49 am
NDM ‘Bahia’ (G 40) – Navegando pelo Estreito de Gibraltar

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi2.wp.com%2Fwww.naval.com.br%2Fblog%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F03%2F12722633_10208595484595444_1738089453_o.jpg&hash=088b1e0a530d1ae6a5a9237c55eadd78)

FONTE: http://www.naval.com.br/blog/2016/03/23/ndmbahia-g-40-navegando-pelo-estreito-de-gibraltar/
Título: Re: NDM Bahia (G40)
Enviado por: Vitor Santos em Março 28, 2016, 08:36:23 pm
Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia (G 40)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1.wp.com%2Fwww.naval.com.br%2Fblog%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F03%2FNDM-Bahia-4.jpg&hash=93ad69b4885f3aa5469f25ddec4be781)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi2.wp.com%2Fwww.naval.com.br%2Fblog%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F03%2FNDM-Bahia-5.jpg&hash=2918bb4c317323e758de2a683c85ccbf)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi2.wp.com%2Fwww.naval.com.br%2Fblog%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F03%2FNDM-Bahia-7.jpg&hash=542ba91382455ef6792c7f04adc0b6c7)
Título: Re: NDM Bahia (G40)
Enviado por: Vitor Santos em Abril 04, 2016, 08:52:37 pm
Excelente. Mais uma vez parabéns à armada brasileira.  ;)

Citar
Você conhece o Navio Doca Multipropósito Bahia? Trata-se da nova aquisição da Marinha, que chegou ao Brasil no último domingo. Assista ao vídeo e fique por dentro das principais características dessa embarcação.

https://www.facebook.com/marinhaoficial/?fref=nf (https://www.facebook.com/marinhaoficial/?fref=nf)

https://www.facebook.com/marinhaoficial/videos/1002231676514470/ (https://www.facebook.com/marinhaoficial/videos/1002231676514470/)

Cumprimentos

NDM G-40 'Bahia' no Porto de Salvador, capital do Estado da... Bahia:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fcdn1.defesaaereanaval.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2FNDMBahia_SSA_04.jpg&hash=cbb6f59fb776b3bc65f34ba5074530bb)

(https://cdn1.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/Bahia_03.jpg)

(https://cdn1.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/Bahia_01.jpg)
Título: Re: NDM Bahia (G40)
Enviado por: Vitor Santos em Abril 08, 2016, 07:01:44 pm
(https://c2.staticflickr.com/2/1471/25633578184_9d5ab48df2_b.jpg)

(https://c2.staticflickr.com/2/1507/26172053351_a5ee64190c_b.jpg)

(https://c2.staticflickr.com/2/1610/25965452970_a139dd5ec7_b.jpg)

(https://c2.staticflickr.com/2/1474/25965452690_69206a1768_b.jpg)

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(https://c2.staticflickr.com/2/1475/26238339325_590f064bf8_b.jpg)

(https://c2.staticflickr.com/2/1689/26238339905_e94a38974c_b.jpg)

(https://c2.staticflickr.com/2/1503/26145891692_1006ac76a6_b.jpg)

(https://c2.staticflickr.com/2/1451/25635662843_cdbce7d5b7_b.jpg)

(https://c2.staticflickr.com/2/1529/26145890402_d787373800_b.jpg)

(https://c2.staticflickr.com/2/1671/26145891102_f890312cf7_b.jpg)

(https://c2.staticflickr.com/2/1707/26212419226_bd82444926_b.jpg)

(https://c2.staticflickr.com/2/1456/26212419396_e624f15cbd_b.jpg)

 :G-beer2:
Título: Re: NDM Bahia (G40)
Enviado por: Vitor Santos em Abril 08, 2016, 07:05:43 pm
Título: Re: NDM Bahia (G40)
Enviado por: Vitor Santos em Abril 08, 2016, 07:14:54 pm
(https://cdn.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/2015/06/Bras%C3%A3o_Bahia.gif)

(https://cdn.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/NDM-Bahia-G-40.jpg)


Vídeo com cenas exclusivas feito pelo Defesa Aérea & Naval, que fez a viagem Toulon x Salvador embarcado no mais novo navio da Marinha do Brasil.

FONTE: http://www.defesaaereanaval.com.br/ndm-bahia-g-40-sua-missao-e-a-viagem-ao-brasil/
Título: Re: NDM Bahia (G40)
Enviado por: Vitor Santos em Maio 09, 2016, 10:17:37 pm
(https://c2.staticflickr.com/8/7304/26818408565_e79855d96b_o.jpg)
Título: Re: NDM Bahia (G40)
Enviado por: Johnnie em Maio 10, 2016, 12:40:50 pm
(https://c2.staticflickr.com/8/7304/26818408565_e79855d96b_o.jpg)

Bela foto, parabéns á MB
Título: Re: NDM Bahia (G40)
Enviado por: Vitor Santos em Outubro 28, 2016, 02:24:02 am
Navio Doca Multipropósito ‘Bahia’ é aprovado em inspeção operativa

Citar
No dia 14 de outubro, o Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” foi aprovado pela Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento (CIAsA), do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão. Durante a inspeção operativa foram realizados diversos exercícios, tais como: simulação de combate a incêndio, lançamento e recolhimento de Carros Lagarta Anfíbio (CLAnf) e de Embarcações de Desembarque e atuação com helicópteros.

A aprovação do navio pela CIAsA representa que o “Bahia” está pronto para operar com os demais meios da Esquadra em Grupo-Tarefa e, assim, atender com eficácia às tarefas que lhe forem atribuídas.

No período de 3 a 13 de outubro, alguns dias antes da aprovação do NDM “Bahia”, o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, empregando um helicóptero UH-15, participou do Programa de Adestramento no Mar III e Verificação de Eficiência do “Bahia”, realizado pela CIAsA.

A aeronave “Pégasus” N-7106 participou de uma série de exercícios, dentre os quais transporte de tropa de fuzileiros navais durante movimento navio para terra por helicóptero, operação de esclarecimento de alvos de superfície e qualificação e requalificação em pouso a bordo, tendo sido alcançada a qualificação de três aviadores navais. Outro fato de relevância foi a realização, após homologação, do primeiro pouso no SPOT 1, localizado mais avante no convoo.

A participação nesse tipo de missão contribui para a elevação operacional e melhoria no adestramento de todos os meios envolvidos durante a realização de operações embarcadas.

FONTE: MB
http://www.naval.com.br/blog/2016/10/26/navio-doca-multiproposito-bahia-e-aprovado-em-inspecao-operativa/

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi0.wp.com%2Fwww.naval.com.br%2Fblog%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F10%2FNDM-Bahia-G40-1.jpg&hash=b2b9237a6250d66a726e8ac982a2b4f1)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi0.wp.com%2Fwww.naval.com.br%2Fblog%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F10%2FCarro-Lagarta-Anf%25C3%25ADbio-preparando-se-para-ser-acolhido-pelo-NDM-Bahia.jpg&hash=31082a0b7f496589ea6b03420b31ecab)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1.wp.com%2Fwww.naval.com.br%2Fblog%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F10%2FHelic%25C3%25B3ptero-UH-15-operando-no-Navio-Doca-Multiprop%25C3%25B3sito-Bahia.jpg&hash=fa7d42187e4ccbbf53d15b371c280cbd)
Título: Re: NDM Bahia (G40)
Enviado por: Vitor Santos em Junho 09, 2017, 06:02:21 pm
Navio Doca Multipropósito “Bahia” realiza voo simultâneo pela primeira vez e transferência de óleo no mar

(https://3.bp.blogspot.com/-0ptOLU-l--A/WTmUReHr_sI/AAAAAAAARSg/DCfrWKEbeuUIhxbtD8WRWkndCfVsfoxTwCLcB/s1600/WhatsApp%2BImage%2B2017-06-05%2Bat%2B19.11.37.jpeg)

Citar
No dia 5 de junho, dois helicópteros UH-15 Super Cougar, pertencentes ao 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), decolaram simultaneamente pela primeira vez, dos convoos A e Z do Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia”. As aeronaves atuaram em prol da realização da projeção anfíbia em Itaóca (ES), durante a Operação “Sinal Vermelho”.

A nova capacitação do NDM “Bahia” poderá contribuir para a diversidade das operações aéreas desempenhadas pela Força Naval, como foi o caso do transporte de tropas e a retirada dos evacuados, no contexto de uma operação de evacuação de não combatentes. Dessa forma, a prontidão na atuação simultânea com duas aeronaves, de médio porte, elevou o grau de flexibilidade e versatilidade do navio.

Dando continuidade a Operação “Sinal Vermelho”, o Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” realizou, no dia 6 de junho, a transferência de óleo combustível no mar (TOM) para a Fragata “Liberal”. No total, foram transferidos 99.700 litros de óleo combustível, em pouco mais de uma hora. A realização da transferência demonstra o esforço da tripulação em aumentar as potencialidades de utilização do NDM “Bahia”, atuando como um possível reabastecedor dos demais navios da Esquadra.

Dessa forma, ao operar especialmente em grupo-tarefa, eleva o alcance, a flexibilidade e a capacidade de permanência dos navios na área de operações. A Esquadra passa a contar, agora, com mais um navio reabastecedor, importante fator de força durante o planejamento e execução das comissões e no adestramento de TOM para os navios subordinados.

FONTE: CCSM

https://orbisdefense.blogspot.com.br/2017/06/navio-doca-multiproposito-bahia-realiza.html

(https://2.bp.blogspot.com/-c-HMufc_tK0/WTmUj3rrZPI/AAAAAAAARSs/kwTb9Vqsk_82EpKOpjOcakY_w-GSc-nrACEw/s1600/aeronave_1_copy.jpg)

(https://1.bp.blogspot.com/-_fEzBfoVYQ0/WTmUj03B-gI/AAAAAAAARSo/QaeaKI23BB8C0nT_VLQ3h30f7NQsQ5WhACEw/s1600/aeronave_2.jpg)

(https://1.bp.blogspot.com/-V8oybKEJN4k/WTmUjofnQWI/AAAAAAAARSk/jfJcLSvcMGk2LCLAb2nAOL5kr_SrPZ9JQCEw/s1600/foto_tom_1.jpg)

(https://4.bp.blogspot.com/-Adm8qs3XM0M/WTmUlRnpzYI/AAAAAAAARS0/ui8-azKXCygtm89p1DEODBL6QodS8VUaQCEw/s1600/foto_tom_2.jpg)
Título: Re: NDM Bahia (G40)
Enviado por: Vitor Santos em Setembro 11, 2017, 10:01:09 pm
NDM G-40 "Bahia" recebe visitação pública em Santos-SP

(https://2.bp.blogspot.com/-tkAvTbe6fKo/WbYc_iH8ymI/AAAAAAAAVUI/2QX4TgxS3IQ70vkhKAaSXhgo0AIHqutMgCLcBGAs/s1600/Visita%25C3%25A7%25C3%25A3o%2BSantos%2BNDM%2BBahia%2Bby%2BYam%2BWandersYWX_4029.JPG)

Citar
Participando das atividades comemorativas ao 7 de setembro de 2017 e mantendo a tradição naval de oferecer aos cidadãos dos portos visitados, quando atracados, a Marinha do Brasil convidou à todos da população local e interessados, para a visita ao Navio Doca Multipropósito G-40 "Bahia", que ocorreu nesse final de semana dos dias 09 e 10 de setembro, no cais da Capitania dos Portos de Santos-SP.

Quando um navio da Marinha do Brasil atraca em algum porto, sempre que possível é organizada a abertura do mesmo para a visitação do público local, pois tão grande quanto a admiração dos brasileiros de bem pela sua Marinha é também grande a disposição e simpatia com que os militares se mobilizam para tornar essas visitações públicas um motivo de lazer saudável para crianças e fomentação de conhecimento para jovens, e, quem sabe também o despertar do nascimento de futuros integrantes da Marinha do Brasil. No caso do Porto da Cidade de Santos no Estado de São Paulo não foi diferente, e, aproximadamente cinco mil pessoas puderam conhecer um navio de grande porte da nossa Marinha de Guerra.

Bem, então vamos apreciar as belas imagens de mais uma visitação pública desse importante navio de nossa Marinha, navio esse que possui toda uma atração diferenciada pela sua versatilidade de ações como também pela modernidade e tamanho que impressionam à todos.

(https://1.bp.blogspot.com/-LW78dQ6AmLs/WbYHwUcz9mI/AAAAAAAAVQg/IkiZg7yuZCULszMQstkJejKHqtkKkm-mgCLcBGAs/s1600/Visita%25C3%25A7%25C3%25A3o%2BSantos%2BNDM%2BBahia%2Bby%2BYam%2BWandersYWX_3969.JPG)

(https://3.bp.blogspot.com/-FnTuTDEYszM/WbYI_R3-YNI/AAAAAAAAVQw/QTLVWpJIXowVm4D1dBU4WTur2P9o6_x0ACLcBGAs/s1600/Visita%25C3%25A7%25C3%25A3o%2BSantos%2BNDM%2BBahia%2Bby%2BYam%2BWandersYWX_3919.JPG)

(https://1.bp.blogspot.com/-LW78dQ6AmLs/WbYHwUcz9mI/AAAAAAAAVQg/IkiZg7yuZCULszMQstkJejKHqtkKkm-mgCLcBGAs/s1600/Visita%25C3%25A7%25C3%25A3o%2BSantos%2BNDM%2BBahia%2Bby%2BYam%2BWandersYWX_3969.JPG[/im]

[center][img]https://3.bp.blogspot.com/-FnTuTDEYszM/WbYI_R3-YNI/AAAAAAAAVQw/QTLVWpJIXowVm4D1dBU4WTur2P9o6_x0ACLcBGAs/s1600/Visita%25C3%25A7%25C3%25A3o%2BSantos%2BNDM%2BBahia%2Bby%2BYam%2BWandersYWX_3919.JPG)[/center]

(https://2.bp.blogspot.com/-m-5lFyf-zX4/WbYZ08upHVI/AAAAAAAAVSE/9nEL7Ghw2ZAYGhNzPfJshNmtsEsc6QWvQCLcBGAs/s1600/Visita%25C3%25A7%25C3%25A3o%2BSantos%2BNDM%2BBahia%2Bby%2BYam%2BWandersYWX_3920.JPG)

(https://3.bp.blogspot.com/-WsP6KVbDWBc/WbYaBehqtdI/AAAAAAAAVSQ/NumLR6q3VmI4doIVsEROWKv9T64_HACrQCLcBGAs/s1600/Visita%25C3%25A7%25C3%25A3o%2BSantos%2BNDM%2BBahia%2Bby%2BYam%2BWandersYWX_3922.JPG)

(https://3.bp.blogspot.com/-Kk87gMRFgLI/WbYZ4N6P7iI/AAAAAAAAVSM/RSIxC6qqdMITvCd7POA1zKFcy5wnR96qQCLcBGAs/s1600/Visita%25C3%25A7%25C3%25A3o%2BSantos%2BNDM%2BBahia%2Bby%2BYam%2BWandersYWX_3921.JPG)

(https://3.bp.blogspot.com/-UvJ4prix6rw/WbYaO8rGbDI/AAAAAAAAVSU/mnq7hnA6aHw72S4NwXqmM3M0i_Q8yFFKwCLcBGAs/s1600/Visita%25C3%25A7%25C3%25A3o%2BSantos%2BNDM%2BBahia%2Bby%2BYam%2BWandersYWX_3926.JPG)

(https://4.bp.blogspot.com/-Eyfj0m5GCGY/WbYaUqt7MmI/AAAAAAAAVSc/X6jCcZkciEIoOktjtHV81bGpcDs3Ue2RwCLcBGAs/s1600/Visita%25C3%25A7%25C3%25A3o%2BSantos%2BNDM%2BBahia%2Bby%2BYam%2BWandersYWX_3930)
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(https://3.bp.blogspot.com/-UlUV1IJyxlc/WbYafuGne3I/AAAAAAAAVSk/B7huL8WTMCkOiXnnznpDFbf43mnSnwYOACLcBGAs/s1600/Visita%25C3%25A7%25C3%25A3o%2BSantos%2BNDM%2BBahia%2Bby%2BYam%2BWandersYWX_3935.JPG)

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(https://3.bp.blogspot.com/-QacQzFRyRF0/WbYcGgPdb5I/AAAAAAAAVTk/3OvQ-VEgeEAn7yb9q2mW-ZOYHxHdCKRjQCLcBGAs/s1600/Visita%25C3%25A7%25C3%25A3o%2BSantos%2BNDM%2BBahia%2Bby%2BYam%2BWandersYWX_3978.JPG)

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(https://3.bp.blogspot.com/-n28nWVj_Jqk/WbYccltiCDI/AAAAAAAAVTw/peKXAjYvRmQ8nyUzy2F1cHXfja0H3EHJQCLcBGAs/s1600/Visita%25C3%25A7%25C3%25A3o%2BSantos%2BNDM%2BBahia%2Bby%2BYam%2BWandersYWX_3997.JPG)

(https://3.bp.blogspot.com/-t6MIEdNw_pY/WbYdQ7R9DlI/AAAAAAAAVUU/j-VwfKTQc1Yw-nqWtuU6VXBZ-9I1tv9FACLcBGAs/s1600/Visita%25C3%25A7%25C3%25A3o%2BSantos%2BNDM%2BBahia%2Bby%2BYam%2BWandersYWX_4035.JPG)

FONTE:   https://orbisdefense.blogspot.com.br/2017/09/ndm-g-40-bahia-recebe-visitacao-publica.html
Título: Re: NDM Bahia (G40)
Enviado por: Vitor Santos em Setembro 22, 2017, 03:12:11 pm
NDM "Bahia" com certificação operacional aérea "full" diurno e noturno

(https://3.bp.blogspot.com/-16Uz7xJzv3I/WcIP8TcAAAI/AAAAAAAAVkY/KcCovPyhnu40Q1QVCXtrm_c_pPpGLcuWQCLcBGAs/s1600/NDM%2BBahia%2BAir%2BOps%2Bby%2BYam%2BWanders%2B2017YWX_2971.JPG)

Citar
Yam Wanders

O NDM "Bahia" agora está com sua homologação operacional de vôo "plena" após uma semana de intensas operações aéreas diurnas e noturnas em alto mar, na região entre São Paulo e Rio de Janeiro, visando o exercício de suas capacidades operacionais com aeronaves de diferentes portes e modelos, para com isso obter a certificação da Vistoria de Segurança da Aviação (VSA) pela Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Comando da Força de Superfície.

(https://4.bp.blogspot.com/-lVW966t1l0g/WcIQnjPKyxI/AAAAAAAAVkg/v1JnosXpxew1oJvSkJOWRHfKzrr9qCh3ACLcBGAs/s1600/NDM%2BBahia%2BAir%2BOps%2Bby%2BYam%2BWanders%2B2017YWX_2969.JPG)
Já ao largo da costa do Rio de Janeiro, logo após a saída da Baia de Guanabara, chegaram as aeronaves.

Nas operações diurnas e noturnas foram empregadas aeronaves UH-15 Super Cougar (N-7201) do Esquadrão HU-2 e SH-16 Seahawk (N-3032) do Esquadrão HS-1, pois assim se demonstra a sua capacidade de operar aeronaves para diferentes tarefas e finalidades.

O NDM “Bahia” possui dois convoos e um hangar, sendo capaz de lançar e recolher até três aeronaves simultaneamente. Sua aprovação na VSA no ano passado representou o primeiro passo na busca da operação do navio no limite de suas possibilidades, o que levará a um expressivo incremento na capacidade de operações aéreas da Esquadra através de sua homologação para operações noturnas com mais de uma aeronave.

(https://4.bp.blogspot.com/-gBE7Q_kR-0o/WcIRZPgSQ0I/AAAAAAAAVko/tzGm8ai9sm4JhpwgtpqqrKCVSd5efR-agCLcBGAs/s1600/NDM%2BBahia%2BAir%2BOps%2Bby%2BYam%2BWanders%2B2017YWX_3111.JPG)
Oficial de Lançamento e Pouso, figura indispensável na coordenação de convôo.

Inspeções e vistorias de segurança de vôo são tarefas de grande complexidade para leigos em geral, pois demandam enormes requisitos de segurança que visam não só a preservação da segurança operacional das atividades ligadas direta e indiretamente às operações aéreas como também as que interagem com as operações navais da embarcação em questão.

Muitos dos requisitos e ítens são assunto restritos ao âmbito operacional da Marinha, mas muitos outros fazem parte de requisitos de homologação que seguem padrões internacionais regidos pela OACI e OMI, em seus respectivos "rolls" de legislações de segurança operacional.

Dentre os muitos ítens que compõe tais vistorias de segurança de vôo, são inspecionados principalmente os ítens que são indispensáveis para operações em qualquer ambiênte aeronáutico em terra, elevados em edificações ou plataformas/embarcações de grande porte, tais como sistemas de combate à incêndios, estanqueamentos de combustíveis de aviação, rotas de saídas de emergência para pessoal de convôo, movimentação de convôo, tempo de resposta de equipes de CAv, resitência de pisos e compartimentos, bem como toda a profeciência profissional das equipes de postos de vôo e tripulantes envolvidos.

Para os que desejarem saber em mais detalhes sobre as normas específicas, sugerimos uma consulta ao capítulo 06 da NORMAM 01/DPC, que é a legislação específica para embarcações de emprego em mar aberto.

(https://2.bp.blogspot.com/-4EDPcmNV1WA/WcIS3LLgHpI/AAAAAAAAVk0/hgMGrF_jgVIh0nT3JP4hmSgn8G9DbXPHACLcBGAs/s1600/NDM%2BBahia%2BAir%2BOps%2Bby%2BYam%2BWanders%2B2017YWX_3169.JPG)
Quem não está em ação ajuda efetuando registros em imagens para os debriefings posteriores.

Sobre a Segurança de Vôo na Marinha

Poucos sabem mas a Marinha foi a pioneira na operação de aeronaves militares no Brasil e sendo assim possui uma doutrina de segurança de vôo também muito antiga.

Sendo assim, em 18 de outubro de 1972, através da Ordem do Dia n° 0013, da Diretoria de Aeronáutica da Marinha, foi criado o Núcleo do Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Marinha.Em 18 de outubro de 1974, o Ministro da Marinha, em consonância com o Decreto 70.050 de 25 de janeiro de 1972, que aprovou o regulamento do SIPAER, e de acordo com a Diretriz Interministerial 01/74, aprovou as Instruções Reguladoras para o Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Marinha (SIPAAerM), com as tarefas de organizar, orientar e supervisionar as atividades de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos na Marinha, por meio do Ofício n° 1330.

À partir de então, inserido na estrutura Organizacional da Diretoria de Aeronáutica da Marinha, o SIPAAerM passou a atuar plenamente, ao mesmo tempo em que procurava implantar e difundir uma mentalidade de segurança de aviação nas unidades envolvidas nas operações aéreas na Marinha.

FONTE: https://orbisdefense.blogspot.com.br/2017/09/ndm-bahia-com-certificacao-operacional.html

(https://4.bp.blogspot.com/-gWlNHTAVGq8/WcIb0qRUcyI/AAAAAAAAVmg/x6tfyJYlPWk892P-5xgj5LpTGuq4zS9mgCLcBGAs/s1600/NDM%2BBahia%2BAir%2BOps%2Bby%2BYam%2BWanders%2B2017YWX_2818.JPG)
A inspeção de F.O.D. (foreing objects damage) ou, objetos estranhos que podem causar danos para aeronaves ou pessoal de operações. Não importa se é uma pena de ave ou cascalho que veio pelo calçado de algum visitante, nada pode "contaminar" a área de pouso e decolagem.

(https://4.bp.blogspot.com/-pu2iP7l3YH4/WcIUZczzDSI/AAAAAAAAVlI/C8CPv_-b-XIEkBqsR4TU-wtTtIzXyykywCLcBGAs/s1600/NDM%2BBahia%2BAir%2BOps%2Bby%2BYam%2BWanders%2B2017YWX_2734.JPG)
Ítem indispensável, as mangueiras de combate ao fogo, devem efetuar um jato sólido de água a pelo 8 menos  metros de distância para serem consideradas operacionais. Qualquer coisa a menos que isso evidencia problemas nas bombas ou na forma de posicionamento das mangueiras.

(https://3.bp.blogspot.com/-_wMpuhlXywI/WcIUyqNMIHI/AAAAAAAAVlM/JEgsajv-VvM94CJah7Rs6k0ppDUYHS7bgCLcBGAs/s1600/NDM%2BBahia%2BAir%2BOps%2Bby%2BYam%2BWanders%2B2017YWX_2838.JPG)
A central de CAv, o cérebro que vigia todo o navio através de um moderno sistema de sensores diversos e alarmes, ouro posto essencial para as operações de vôo que ocorrem no deck alguns andares acima e para todo o navio.

(https://4.bp.blogspot.com/-WnnZWPymLQs/WcIXCG74nPI/AAAAAAAAVlk/x9C-OkzkVqg0hpVrWz8ydYLK9vGD_MzGACLcBGAs/s1600/NDM%2BBahia%2BAir%2BOps%2Bby%2BYam%2BWanders%2B2017YWX_2853.JPG)
A dificil chegada das equipes de CAv ao local do incêndio após a descida de alguns lances de escadas.

(https://3.bp.blogspot.com/-d62My8UH6rs/WcIXsu8k63I/AAAAAAAAVls/kXdPMjQO9SEPwIjTPvPW5rFqgXAiW7UcwCLcBGAs/s1600/NDM%2BBahia%2BAir%2BOps%2Bby%2BYam%2BWanders%2B2017YWX_2897.JPG)
A preparação para movimentação da aeronave do convôo para o hangar do navio.

(https://3.bp.blogspot.com/-00fZ-ppNUeA/WcIYVfknXrI/AAAAAAAAVl0/AKkT8457fhwPBq2_nesiWG-Khnh0PbfiQCLcBGAs/s1600/NDM%2BBahia%2BAir%2BOps%2Bby%2BYam%2BWanders%2B2017YWX_2899.JPG)
O que para uns pareçe algo sem nexo, para outros é um jogo de movimentação bem estudado e efetuado com maestria.

(https://2.bp.blogspot.com/-X_Q3Rc-jryo/WcIZM2_1dUI/AAAAAAAAVl8/BqwLCXt-cbsj5l9dnUUOQl23VM2uJFhIgCLcBGAs/s1600/NDM%2BBahia%2BAir%2BOps%2Bby%2BYam%2BWanders%2B2017YWX_2901.JPG)
Um dos melhores escritórios para se trabalhar é um convôo...

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Como se fosse um jogo de futebol aonde mais de um time joga e todos ganham.

(https://3.bp.blogspot.com/-7Rk5BCeucr0/WcIaoBOUNkI/AAAAAAAAVmQ/CTml9BTpJSsbyHZ-RAxEdFWajtRnfL4-gCLcBGAs/s1600/NDM%2BBahia%2BAir%2BOps%2Bby%2BYam%2BWanders%2B2017YWX_2956.JPG)
Fiel de aeronave, o braço direito de pilotos em todas as manobras.

(https://4.bp.blogspot.com/-qZGhBXSnR_U/WcIc-v0icgI/AAAAAAAAVmw/rqZWMHNLHQ81ghPI8pLZINubx7iLSWDZQCLcBGAs/s1600/NDM%2BBahia%2BAir%2BOps%2Bby%2BYam%2BWanders%2B2017YWX_2912.JPG)
Mais uma fase da preparação para movimentação no convôo já com o push-back conectado à aeronave.

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O hangar do G-40 Bahia, que pode tranquilamente abrigar dois helicópteros com toda a segurança necessária.

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Tudo é verificado, não importa aonde, check é check bem feito "olhando tudo com as mãos" para a segurança de todos.

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Tudo "OK" vamos voar!

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A prevenção é sempre presente, o preparo é constante.

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Um hangar com todos os requisitos de segurança operacional, de equipamentos de primeiros socorros à mão até sistemas de chuveiros automáticos de combate ao fogo com espuma AFFF.

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Mesmo no hangar, a segurança com a fixação das aeronaves não é relaxada. São fixadas na mesma maneira como se estivessem no exterior.

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Aeronaves diferentes, missões específicas, mas todos do mesmo time, o time da Marinha do Brasil.

(https://3.bp.blogspot.com/-X8Nv6yaqWdg/WcIih8cIpxI/AAAAAAAAVn0/A-Xas-4s-sUZ_EC9ffTiVARlgLw9DA9IgCLcBGAs/s1600/NDM%2BBahia%2BAir%2BOps%2Bby%2BYam%2BWanders%2B2017YWX_3024.JPG)
A volta para casa, com a missão cumprida, BRAVO ZULU!
Título: Re: NDM Bahia (G40)
Enviado por: Vitor Santos em Dezembro 20, 2018, 05:28:59 pm
Jane’s: NDM Bahia receberá MAGE Defensor Mk3

(https://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2018/06/NDM-Bahia-G40-e1530207149349.jpg)

Citar
O jornalista português Victor Barreira noticiou no Jane’s que A Marinha do Brasil vai atualizar seu Navio Doca Multipropósito NDM Bahia (G40) com novos sistemas de navegação de superfície e de guerra eletrônica. O Bahia foi comprado da Marinha Francesa em 2015 e agora está sendo atualizado com novos equipamentos.

Um radar de navegação Northrop Grumman Sperry Marine VisionMaster FT250 substituirá o radar de navegação DRBN34A existente (designação francesa para o Decca 1229). O navio foi recebido da França com seus dois DRBN34A originais, um para navegação e outro para aproximação de helicóptero. O Bahia também é equipado com um único sistema de radar de busca DRBV21A que incorpora a capacidade de identificação de amigo ou inimigo (IFF).

O sistema de Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica (MAGE) Defensor Mk3 (ESM), desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa da Marinha do Brasil (IPqM), será instalado para identificar os emissores de radar em um dado ambiente eletromagnético. O sistema é composto por unidades de antena, unidade de processamento e interface do operador.

Dois reparos armados com Canhão Modèle F2 de 20 × 139 mm foram previamente substituídos por reparos de Oerlikon GAM-B01 de 20 mm armados Oerlikon canhão KAA disparando munição de 20 × 128 mm.

O Bahia também está armado com um reparo de canhão Modèle F2, dois lançadores de míssil superfície-ar SIMBAD para mísseis MISTRAL 1 VSHORAD e quatro reparos protegidos de metralhadora M2 HB de 12,7 mm.

O MAGE Defensor Mk3

(https://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2015/02/MAGE-Defensor.jpg)

O equipamento MAGE ET/SLR-1 é um sistema de Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica capaz de contribuir para o reconhecimento tático dos emissores radar de um dado ambiente eletromagnético. Este sensor tem a função de interceptar radiações de emissores, localizar sua marcação, registrar o tempo de chegada e medir os seus parâmetros (Frequência, Presença de Modulação Intrapulso, Largura de Pulso e Amplitude), separando-os em grupos associados a um determinado radar emissor, caracterizando a frequência, frequência de repetição e varredura, classificando o tipo e o modo de operação do radar envolvido e a provável plataforma associada segundo uma Biblioteca de Emissores.

O equipamento possui uma interface com Operador (IOL) que implementa um ambiente gráfico de operação tanto para visualização do cenário tático como para entrada de comandos e dados. A IOL utiliza o sistema operacional LINUX compatível com a arquitetura PC/AT, permitindo configurações de IOL que vão desde PCs comerciais até consoles específicas.

Acoplado a essa unidade pode existir um dispositivo de impressão para geração de relatórios baseados em eventos surgidos durante o funcionamento do sistema. A carga de bibliotecas e o salvamento dos históricos de eventos são feitos por intermédio de uma unidade de disco flexível 3 ½”, Memória FLASH tipo pen drive ou CD-ROM.

A visualização dos dados presentes no ambiente eletromagnético pode ser realizada através de diversas telas de operação. Apresentando telas no formato tabular e gráfico para visualização, acompanhamento e análise dos dados dos emissores radar detectados e plataformas associadas.

Além disto, o operador pode realizar operações de configuração do equipamento, tratamento e configuração de alarmes, acesso a dados e manutenção das bibliotecas MAGE e dos históricos gerados durante a missão.

Também são possíveis a impressão de informações relevantes ao sistema e a execução de comandos de diagnóstico e manutenção das diversas subunidades componentes (funções de BITE).

As bibliotecas principal e auxiliar servem de base de dados para a operação de classificação de emissores encontrados no cenário tático.

A IOL permite operações de criação, carga, importação e exportação de bibliotecas, bem como consulta, criação, alteração, exclusão e impressão de registros presentes nessas bibliotecas.

O equipamento possui interfaces com outros sistemas da plataforma: agulha giroscópica, radares de bordo (pulsos de supressão), sistema tático e de combate e equipamentos de contramedida.

O MAGE ET/SLR-1X também é dotado de sistema de ELINT, gravando os sinais presentes no ambiente eletromagnético, permitindo a realização de análise pós-missão. Os arquivos gravados podem ser executados no modo “playback”, de maneira a prover uma poderosa ferramenta de treinamento dos operadores utilizando cenários reais.

Composição do Equipamento

O equipamento MAGE está basicamente composto das seguintes unidades:

Unidade de Antena;
Unidade de Processamento;
Subunidade de RF;
Subunidade Processadora;
Subunidade de Alimentação;
Dispositivos de Controle Ambiental (Arrefecimento, Calefator e Sensor de Temperatura);
Unidade de IOL.

Características Gerais

Faixa de operação: 2 a 18 GHz

Parâmetros medidos: Frequência da portadora, frequência de repetição de pulsos, largura de pulsos, modulação intrapulso, direção do sinal;

Funcionalidades: Capacidade de interface com sistema de combate do navio, sistemas de contramedidas eletrônicas (CME), agulha giroscópica, sinais de blanking. Capacidade de coleta de dados ELINT, com gravação em disco rígido para análise pós-missão ou treinamento (playback).

FONTE: https://www.naval.com.br/blog/2018/12/19/janes-ndm-bahia-recebera-mage-defensor-mk3/