ForumDefesa.com
Outras Temáticas de Defesa => Área Livre-Outras Temáticas de Defesa => Tópico iniciado por: JLRC em Agosto 12, 2004, 08:31:41 pm
-
Iraque 4 - Portugal 2
Mas que grande tareia que levámos. Nunca vi Portugal jogar tão mal. Será que os nossos jogadores querem vir para casa depressa para voltarem para os seus clubes? Depois das afirmações de Queirós, Fergusson e Pinto da Costa, não me admiro.
Que falta de brio mostraram os nossos jogadores.
Cumptos
-
Sim, que humilhação
Já não é a primeira vez que o excesso de confiança nos mata...
-
É em inglês, desculpe
PATRAS, Greece, Aug. 12 (Xinhuanet) -- Iraqi soccer players brought some comfort to their war-torn country with an astonishing 4-2 victory over Portugal in their Group D opener at the Athens Olympic Games on Thursday.
The Iraqi eleven, who have been absent from Olympic soccer tournament for 16 years, went into the tournament as underdogs against their Portuguese peers, who boast a wealth of talent players including Manchester United's Cristiano Ronaldo.
"I am happy, my players are happy and the whole Iraq are happy," Iraqi head coach Majeed Adnan Hamad kept saying at the post-match press conference.
He added that his players did a good job, and "their victory made people back home forget about the problems, the bad situations in Baghdad."
Joseph Blatter, head of the sport's world governing body FIFA, hailed the victory, saying that "it is a great achievement for Iraq after all the catastrophe."
Iraq took the upper hand of the match against Portugal when the Europeans had Fulham's Luis Boa Morte sent off in the second-half with the scores locked at 2-2.
Iraq had fallen behind through a Haidar Jabar own goal before setting up the tempo for the upset thanks to Emad Mohammed and Hawar Mulla Mohammed.
Portugal found its equalizer thanks to Bosingwa before the match exploded in the second half when Boa Morte saw his second yellow card, which paved the way for Younis Mahmoud to score the third.
Substitute Salih Sadir wrapped up the famous upset win in injury time.
Portugal meanwhile was lucky not to have been reduced to 10 earlier in the match when Ronaldo escaped with a yellow card afterelbowing Younis Mahmoud, causing a deep cut on the Iraqi player's brow.
The Iraqis qualified for the Olympic soccer tournament for the first time since the 1988 Olympics, where they were eliminated in the first round. The team's best record of quarterfinal was in Moscow Games in 1980.
Iraq, reinstated by the International Olympic Committee in February, was drawn in a potentially tough group. Besides the European heavyweight Portugal, the Iraqis will play Costa Rica and Morocco.
The Iraq team gained its place in Athens after a 3-1 win over Saudi Arabia last month, sparking wild celebrations and gunfire in downtown Baghdad. Enditem
http://news.xinhuanet.com/english/2004-08/13/content_1772033.htm
*Sigh* Sorry Portugal...we love you...but congrats Iraq. This will most likely be a great morality booster for them. They really need it.
-
JESUS MARIA JOSÉ !!!!!!!!!!!!!!! :amazing: :bang: :bang:
Que degringolada geral.
-
Pois parece que se inauguran hoxe. Espero que lles vaia todo ben, despois das sospeitas de que non ían chegar a tempo, parece que poderon soluciona-los problemas nas obras.
En España fálase de conseguir sobre as 15 medallas, pero logo xa se sabe, sempre hai alguén mellor (citius, altius, fortius)...
En fin, sorte a todos, e a ver se podemos evitar comentarios do tipo "merda de...", como xa vimos no foro da Eurocopa.
-
Decididamente, não se aprende nada
-
Típico!
Então, no futebol nem se fala!
Mais BOCA que SUOR!
Eu gostaria, era de ver os meios de comunicação social, falarem mais nos atletas de outros desportos, para que estes tivessem oportunidade de crescer!
Cumps a TODOS.
-
Aqui está a nossa 1ª medalha, parabéns ao Sérgio Paulinho um corredor de grande futuro.
14/08/2004 ATENAS'2004
Ciclismo
Sérgio Paulinho conquista medalha de prata
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Finfordesporto.sapo.pt%2FImagens%2F161823.jpg&hash=d36e56cd6291ca495f313667fa07f712)
O português Sérgio Paulinho conquistou a medalha de prata da prova de fundo de ciclismo de estrada dos Jogos Olímpicos de Atenas2004, disputada ao longo de 224,4 quilómetros.
Paulinho, de 24 anos, que terminou atrás do italiano Paolo Bettini, conquistou a primeira medalha para Portugal em Atenas e a primeira para o ciclismo português em Jogos Olímpicos.
O campeão nacional de contra-relógio, que abordou na companhia de Bettini a última das 17 voltas ao circuito de 13,2 quilómetros desenhado no centro de Atenas, não conseguiu responder à ponta final do italiano.
Paulinho terminou a corrida a um segundo de Paolo Bettini, enquanto o belga Axel Merckx conquistou o bronze, concluindo a prova em terceiro lugar, a oito segundos do italiano.
Sérgio Paulinho: "A medalha não me passava pela cabeça"
O ciclista Sérgio Paulinho, que conquistou a primeira medalha para Portugal na presente edição dos Jogos Olímpicos, e logo uma de prata, para mais a primeira em toda a história do ciclismo, declarou aos jornalistas. "Ainda não acredito que conquistei uma medalha. Quando vim para os Jogos era um objectivo que não me passava pela cabeça. A minha função era ajudar o Cândido Barbosa, à partida o mais forte dos ciclistas portugueses. Quero dedicar a medalha à minha família. Acreditei que podia chegar ao pódio na última volta, quando eu e o Bettini alargámos a distância para o pelotão. Vinha a sentir-me muito bem e nem foi assim tão difícil. Porém, sabia que não seria capaz de bater o Paolo Bettini [no sprint final]. Para além de ser uma medalha importante para mim, também é muito importante para o ciclismo português".
Ouro: Paolo Bettini (Ita).
Prata: Sérgio Paulinho (Por).
Bronze: Axel Merckx (Bel).
-
Parabéns ao Sérgio Paulinho, que bem mereceu a medalha de prata.
Que sirva de exemplo para os outros atletas olímpicos.
-
As vedetas do futebol que ponham os olhos nos "desconhecidos" do desporto nacional.
-
Muitos parabéns ao "nosso" Sérgio Paulinho!
Muito bem!
-
Já se viu uma pequena melhora na selecção, vamos lá ver se ganham á Costa Rica no próximo jogo.
Portugal 2 - 1 Marrocos
Serviços mínimos
Portugal conseguiu cumprir aquilo que lhe era exigido: ganhar. Os quartos-de-final ficaram mais próximos, mas, para que essa meta seja atingida, será preciso vencer a Costa Rica. O empate também serve, desde que Marrocos não vença o Iraque.
FRANCISCO FREDERICO E AMÂNDIA QUEIRÓS, enviados Especiais em Heraklio, na Grécia
Depois da goleada impensável frente ao Iraque, a Selecção olímpica retomou o caminho da normalidade com uma vitória tangencial sobre a sua homóloga marroquina. O jogo reflectiu os receios de ambas as equipas de perder, sob pena de ficarem afastadas dos quartos-de-final, e foi, por isso, pautado pelo calculismo e pela extrema necessidade de não correr riscos. Portugal praticou uma espécie de navegação à vista, à semelhança dos primeiros descobridores lusitanos, que procuravam não se afastar muito da costa, para se precaverem de um eventual naufrágio. Dito de outro modo, tratou-se de um jogo de controlo, com a Selecção mais preocupada em não cometer erros - e ainda bem - , mas com dificuldades em sair com fluidez para o ataque e em impor, de forma inequívoca, o ritmo do encontro
José Romão decidiu voltar à fórmula inicial em termos tácticos - 3-4-3 -, colocando Danny no lugar do castigado Boa Morte e fazendo recuar Fernando Meira para a defesa, de modo a permitir a entrada de mais um médio de cobertura - Raul Meireles. A medida revelou-se acertada, uma vez que deu mais organização ao meio-campo português, mas voltou a colocar a nu a ausência de um jogador com capacidade para fazer a ligação entre o sector intermediário e o ataque. Danny assumiu por vezes esse papel, procurando flectir para o centro do terreno, e o mesmo aconteceu com Ronaldo. Só que a manta, quando é curta, não se pode esticar um pouco que seja: se os extremos têm de jogar pelo meio, depois não há quem aproveite as faixas. E quando se afunila assim o jogo, acaba-se sempre por facilitar a tarefa de quem defende. De certa forma, foi isso que aconteceu ontem.
Marroquinos ingénuos
A maior experiência dos portugueses também foi importante e contrastou com a ingenuidade dos marroquinos. O golo inaugural é exemplar: distraídos, os magrebinos deixaram Fernando Meira cobrar rapidamente um livre e, quando deram por isso, já estavam a perder. A vantagem deu tranquilidade aos jovens lusitanos, que souberam minimizar a reacção do adversário e mantiveram as rédeas do jogo, pese um assédio ligeiramente maior dos "Leões do Atlas" no início da segunda parte. Nessa altura, José Romão começou a gerir a equipa e operou algumas substituições directas, por forma a não alterar a estrutura da equipa. O segundo golo foi um bálsamo, que acabou por abrir definitivamente o caminho para a vitória. E mesmo quando Marrocos reduziu a desvantagem e ameaçou fazer algo mais, o conjunto lusitano manteve-se sereno e soube jogar longe da área.
Agora, para passar aos quartos-de-final, Portugal volta a estar obrigado a ganhar no próximo encontro, frente à Costa Rica, porque o empate poderá não chegar caso Marrocos vença o Iraque e termine com melhor "goal average" do que o seleccionado luso.
Ficha de jogo
Estádio Pankritio, em Heraklio | relvado: Bom | espectadores: 7 581 | árbitro: Carlos Batres [Guatemala] assistentes: Carlos Pastrana [Honduras] e Winston Reategui [Peru] | 4º árbitro: Athananassios Briakos [Grécia]
GOLOS [0-1] Ronaldo 39', [0-2] Ricardo Costa 73', [2-1] Bouden 84'
Marrocos
18 Nadir GR
2 Zerka LD 71'
16 Herbate DC
13 Souaidy DC
6 El Kaddouri LE
8 Kaissi MD
17 El Assas MO
7 Talhaoui AD
12 El Moubarki AV 46'
10 Bouden AV
11 Taouil AE 77'
T: Mustapha Madih
1 Charef GR
15 Sami DC 71'
3 Aqqal MO 77'
14 Ourahou MO 46'
4 Allaoui AV
5 Zemana AE
amarelos 20' El Assas, 48' Zerka, 85' Kaissi
2 [0+2] remates à baliza
7 [3+4] remates fora
20 [9+11] faltas cometidas
11 [5+6] pontapés de canto
3 [1+2] foras de jogo
Portugal
1 Moreira GR
12 Frechaut LD 72'
5 Ricardo Costa DC
6 Fernando Meira DC
4 Bruno Alves DC
11 Jorge Ribeiro LE
14 Bosingwa MD
3 Raul Meireles MD
7 Ronaldo AD
9 Hugo Almeida AV 57'
17 Danny AE 80'
T: José Romão
18 Bruno Vale GR
2 Mário Sérgio LD 72'
16 João Paulo DC
8 Hugo Viana MO
10 Carlos Martins MO 80'
15 Lourenço AV 57'
amarelos 8' Frechaut, 38' Bruno Alves, 54' Bosingwa, 90'+3' Ronaldo.
[3+3] 6 remates à baliza
[1+3] 4 remates fora
[10+10] 20 faltas cometidas
[0+4] 4 pontapés de canto
[2+0] 2 foras de jogo
-
Woo futebol!! Vai Portugal!! :D
-
PORTUGAL - COSTA RICA
Só me ocorre uma palavra, VERGONHA!!!!
-
É verdade.
Estou triste pelo meu país, mas foi muito justa a nossa eliminação.
-
Francis Obikwelu conquista a medalha de prata. Fenomenal. Impressionante. Digno de toda a minha profunda admiração.
Estou convicto que também nos 200 metros conseguirá uma grande marca.
Rui Silva também se qualificou, numa corrida espectacular, para as finais de 1500 metros.
Resta-me acabar dizendo: Francis, muito bem!
-
That's amazing. I'm so proud! Congrats Francis!!! :D
-
É verdade Ricardo, também estou convencido que vai ganhar os 200 m. A propósito, os 9,96 do Obikwelo não é recorde da Europa?
Parabéns Francis Obikwelo
-
É verdade Ricardo, também estou convencido que vai ganhar os 200 m. A propósito, os 9,96 do Obikwelo não é recorde da Europa?
Parabéns Francis Obikwelo
É sim senhor. Mas são 9.86 e não 9.96. O Francis foi o único europeu nesta final de 100 m. Vitória impressionante.
É normal que haja muita especulação devido à sua naturalização - pois ele era nigeriano - mas a verdade é que defendeu as nossas cores e correu no final com a nossa bandeira.
Para quem trabalhava nas obras em Lisboa, Francis atingiu, com muito mérito diga-se, o seu sétimo céu. Muito bem.
O único homem a conseguir destronar a invícel equipa americana que arrebatou 3 em 4 lugares cimeiros.
-
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fcache.gettyimages.com%2Fcomp%2F51205835.jpg%3Fx%3Dx%26amp%3Bdasite%3DMS_GINS%26amp%3Bef%3D2%26amp%3Bev%3D1%26amp%3Bdareq%3D771BD3E8B814D5CD77BD5629580340B2A9C30E9B9B114CE8&hash=ac1052a18f550d73b0ab8373ac35b6ce)
ATHENS, Greece: Portugal's Francis Obikwelu competes in the men's 100m final at the Olympic Stadium 22 August 2004. Gatlin won the gold. Obikwelu set a new European record and won the silver.
-
Ah Grande Obikwelo!
-
É sim senhora. Mas são 9.86 e não 9.96. O Francis foi o único europeu nesta final de 100 m. Vitória impressionante.
Tem razão Ricardo, eu é que, com a excitação da vitória, me enganei. Quanto à questão da naturalização, não é caso virgem, a americana que ficou em 2º num dos aparelhos, julgo que no salto de cavalo, também só é americana pelo casamento e já representou o seu país de origem, Cuba. E há mais casos. Há uma atleta que já representou 3 países. E foi com orgulho que o Francis Obikwelo passeou-se no Estádio Olímpico com a bandeira nacional.
Cumptos
-
É sim senhor
Não foi um lapsus linguae mas foi um lapsus de escrita. Acontece. E já está emendado.
-
Peço desculpa caro amigo.
Foi da minha escrita rápida. :oops: :)
-
E aquele português que se naturalizou italiano e agora ganhou uma medalha de bronze também deve estar contente em italiano...
-
E esse português do remo foi recusado pela nossa federação.
Mas, grande Francis !
Agora só falta o ouro nos 200m 8)
-
Entretanto, no site oficial dos JO...
Nos dados sobre o Comité Olímpico de Portugal e sobre o país
Anthem
Title: A Portuguesa [In The Portuguese Way].
Composer: Words by Henrique Lopes de Mendon
Inducted: 1910
-
Quanto ao hino ouvi, nos jogos, uma versão modernaça e que era bem porreira.
Já agora, viram no canal do Estado a entrevista abjecta ao Obikwelo em que o jornalista pergunta ao atleta o significado dos símbolos da bandeira nacional?
Grande mariconço!
Devia levar no nariz, o tótó! Porque é que ele não pergunta o mesmo aos bimbos do futebol que fizeram aquela vergonha?
-
Já agora, viram no canal do Estado a entrevista abjecta ao Obikwelo em que o jornalista pergunta ao atleta o significado dos símbolos da bandeira nacional?
Grande mariconço!
Devia levar no nariz, o tótó! Porque é que ele não pergunta o mesmo aos bimbos do futebol que fizeram aquela vergonha?
Bem verdade, pena q os futebolistas sejam considerados os meninos da mamã, e ainda foram aplaudidos à chegada ao aeroporto... quais heróis nacionais...
-
Ben, ben, ben. Por fin un ouro. Gervasio Deferr, no concurso de salto masculino, logrou o noso primeiro ouro. Xa temos 10 medallas, probablemente chegaremos ás prometidas 12-15. Esto marcha...
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.elmundodeportivo.es%2Fmundo-img%2F20040824a%2F9_archivo55_photo_10_1_1_20040824_YSU02F3.TIF.jpg&hash=0d60ed3077619b475a00bc34b47b5df7)
Un saúdo.
-
Ferrol!
E quando é que nos envia a bandeira da Galiza para a colocarmos neste fórum?:wink:
-
Rui Silva coquista brilhantemente a medalha de bronze nos 1500 metros. Muito bem!
-
Mais uma medalha. É de bronze mas sabe a ouro.
PARABÉNS RUISILVA
-
Awesome! This is wonderful
-
Aquele Rui Silva se não se tinha deixado ficar tão atrás até quase ao fim da prova, muito provavelmente teria conseguido uma medalha mais prateada, não acham?
-
Dourada, até, o tipo foi do último lugar até ao terceiro em 400 metros... Um desempenho brilhante. (e ao menos nem todo o metal que vem da Grécia é ganho por nigerianos importados
)
-
Ferrol! :)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fes.wikipedia.org%2Fupload%2F8%2F8d%2FBandera_Galicia.png&hash=04cbf24ca718e74956c84520b86abd64)
-
Muitos parabéns aos medalhados portugueses!! :shock: Só espero que ele consiga repetir o feito nos 200m... :evil: Pelo que ouvi/li a indisciplina e a irresponsabilidade na selecção de futebol foram incríveis... Quanto a muitos dos outros atletas, continuam a arranjar constantemente desculpas esfarrapadas para as suas más prestações. Os para-olímpicos, com muito menos apoios, conseguem uma quantidade de medalhas proporcionalmente muito maior... :evil: Por exemplo, hoje a atleta de 18 anos (ainda júnior) Vanessa Fernandes, ficou em 8º no triatlo. Pode parecer pouco, mas só com esta idade e ela ficou à frente da campeã do mundo... Em comparação, a Carla Sacramento, que tinha o melhor tempo entre as suas adversárias na série de apuramento, fez o que costuma fazer: correu por dentro, no meio da confusão, e quando foi preciso arrancar, não conseguiu. Teve que ficar à espera para a repescagem... Será que o treinador dela ainda não lhe ensinou como se corre??!!
Espero que ainda tenhamos mais alguma alegria nos próximos tempos...
-
Antes de mais parabéns aos atletas Portugueses !
Como já disseram aqui na prova de futebol Portugal foi uma vergonha, quando eu vejo um ciclista (Sérgio Paulinho) a realizar uma prova de 240 Km sobre mais de 40 graus de temperatura e quando vejo os jogadores portugueses de futebol a queixarem-se do calor e de estarem no inicio de época mas que ganham 5 vezes mais que o Sérgio Paulinho aínda me indigna mais. :roll: :roll:
Espero é agora pela medalha de ouro nos 200 m
-
As notas da ginástica foram, ao que parece, uma vergonha. Aquela cena da barra fixa, com o Nemov a ser nitidamente prejudicado e o público a protestar, foi brilhante. :D
-
A equipa de futebol merecia o tratamento que o filho do Sadam Hussein dava aos seus homólogos iraquianos quando perdiam...
Estou a brincar !!!! Mas o comportamento deles foi uma vergonha e não indicia nada de bom !
-
fgomes, já reparou que a bandeira da Galiza também tem as cores nacionais (heráldica verdadeira e não as cores da república)?
As cores de Portugal são o azul e prata (branco).
-
Realmente faz lembrar a bandeira anterior à actual, a da monarquia...
Até na bandeira a Galiza está próxima de nós !
-
Realmente faz lembrar a bandeira anterior à actual, a da monarquia...
Até na bandeira a Galiza está próxima de nós !
Sen dúbida, e como saian ben as cousas no remo e a vela estes días, estaremos parellos hasta nas medallas. Temos xa 3 finalistas galegos e pode medrar a oportunidade de medallas para os nosos.
A nosa bandeira representa ó noso pai Miño que cruza Galicia, xunto coa coroa real e as antigas 7 provincias galegas e como non, o caliz de Santiago no medio da bandeira. Como é ben sabido, Deus, Rei e Patria ¿Que máis se lle pode pedir a unha bandeira?
Por certo. Aquí levamos algúns días alucinados coa historia de Obiquelu(ou como se escriba). Parece ser que chegou a Portugal moi noviño e tivo que traballar de casi todo para gañarse o pan. Foi descuberto accidental mente e agora entrea e vive en Madrid cunha entrenadora especial da federación española, polo que tamén entra un pouco no medalleiro español.
De todos xeitos, hai que ver as voltas que da a vida para que un exiliado acabe sendo unha estrela do deporte.
Saúdos.
-
Encontrei uma história da bandeira galega que é um pouco diferente dessa. Supostamente, a bandeira (sem as armas) era a bandeira da capitania do porto da Corunha. Os emigrantes galegos pelo mundo fora terão começado a adoptar essa bandeira como símbolo da sua terra, porque era a última que tinham visto antes de ir embora. Quando se decidiu adoptar uma bandeira para a autonomia, escolheram essa.
Não sei se isto será verdade, mas não deixaria de ser uma grande marca de respeito pelas pessoas que tiveram que ir procurar melhores condições fora, mas mantiveram a ligação à sua terra.
-
E há mais
A bandeira da capitanía do porto da Corunha era composta por duas faixas, portanto uma cruz, como a bandeira da Escócia (em negativo). O problema é que era também a bandeira da marinha da Russia, no tempo dos Czares (que aliás voltou a ser utilizada). Daí, para evitar confusão, retirarou-se uma das faixas.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.photius.com%2Fblackseafor%2Fbs_fleet_files%2Frus-navy-flag.gif&hash=b80026d787592e258f40b0494dfdbeb6)
Mais tarde foi-lhe colocado o simbolo do cálice, e as várias cruzes, que têm vários significados, entre as quais o de representarem as cidades galegas.
Cumprimentos
-
A bandeira galega, como tantas outras ó longo da historia, ten unha orixe e foise modificando ó longo do tempo. Existe tamén a bandeira do antigo reino da Galicia, existe efectivamente a da antiga capitanía da coruña e que se usaba nas batallas nas que estabamos os galegos e existe a actual, unha creación recente, da época democrática, que recolle as partes máis importantes das outras e trata de reflectir o paso da Historia polas miñas terras.
Por certo, despois de desexar unha medalla para os galegos, hoxe cumpriuse con creces. ¡¡¡¡¡¡¡¡UN OURO!!!!!!!
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.lavozdegalicia.es%2Fgraficos%2F2004%2F08%2F27%2F091705.jpg&hash=a2b28e5afe2775d2ee0d4f7a523ca7fe)
David Cal, pontevedrés de Aldán e subcampeón do mundo de C-1 en 1.000 metros, foi hoxe á mañán o gañador da distancia nas Olimpiadas.
¡Noraboa, David!
Deste xeito, España xa leva 3 ouros nas Olimpiadas.
-
quadro de medalhas agora - sabado de manha aki no Brasil -
http://www.athens2004.com/en/OlympicMedals/medals (http://www.athens2004.com/en/OlympicMedals/medals)
é interressante resaltar que Canada Cuba e Brasil estão birgando medalha a medalha o posto de segundo melhor pais da America.
-
quadro de medalhas agora - sabado de manha aki no Brasil -
http://www.athens2004.com/en/OlympicMedals/medals (http://www.athens2004.com/en/OlympicMedals/medals)
é interressante resaltar que Canada Cuba e Brasil estão birgando medalha a medalha o posto de segundo melhor pais da America.
Pois a min o curioso paréceme o seu comentario, porque Cuba ten 20 medallas e Brasil só 8.
Por certo que o David Cal ven de gañar outra medalla, esta vez de prata en c1-500 metros, e outro fillo de galegos, José Antonio Hermida, tamén gañou a prata en Mountain Bike, polo que a estas alturas, Galicia ten as mesmas medallas que Portugal, curioso, curioso...
-
mas o que vem em primeiro é a medalha de ouro, não importa se vc tem 11 de pratas se eu tiver uma de ouro passo na sua frente - eu sei que é injusto - só corrijindo, o Brasil vai disputar sua ultima medalha de ouro amanha e mesmo que ele vença não irá ultrapassar Cuba.
-
29/08/2004 - 15h00m
Fanático acaba com sonho de ouro brasileiro na maratona
Esporte na Globo
ATENAS - Na última prova dos Jogos de Atenas, o Brasil sonhou, revoltou-se e vibrou com um novo herói do esporte nacional.
O paranaense Vanderlei Cordeiro de Lima, de 35 anos, assumiu a liderança da maratona entre o quinto e o 36º Km, quando foi derrubado por um torcedor que entrou na pista e o prejudicou. Mas agüentou firme até o fim dos 42,195 Km e conseguiu a medalha de bronze, inédita para o país na prova e a única do atletismo na Grécia. Na reta de chegada, ainda teve ânimo para comemorar fazendo 'aviãozinho' na corrida.
O italiano Stefano Baldini ganhou o ouro em 2h10min55s. O americano Mebrathon Keflezighi levou a prata, chegando 34 segundos depois. Vanderlei Cordeiro de Lima conquistou o bronze com o tempo de 2h12min11s. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) já entrou com um protesto no Comitê Olímpico Internacional (COI) e na Associação Internacional de Atletismo (Iaaf).
- Perdi a medalha de ouro naquele momento. Fiquei com medo. Não sabia se o homem que me atacou estava armado - disse Vanderlei Cordeiro de Lima.
Os outros dois brasileiros que participaram da maratona, Rômulo Wagner e André Luís Ramos, abandonaram a disputa pouco depois da metade do percurso.
O torcedor que prejudicou o brasileiro era o ex-padre irlandês Cornelius Horan, de 56 anos, com um cartaz nas costas onde estava escrito: "O pregador do Grand Prix. A realização da profecia de Israel, diz a Bíblia". É o mesmo que fez um protesto durante a disputa do GP da Inglaterra de Fórmula 1 de 2003, entrando na pista e atrapalhando a corrida. Na época, foi condenado a dois meses de prisão na época e libertado após sete semanas.
Foi a terceira participação de Vanderlei Cordeiro de Lima nas Olimpíadas. é bicampeão da maratona dos Jogos Pan-Americanos, de 1999 e 2003. Nos Jogos de Atlanta 1996, chegou em 41º e abandonou em Sydney 2000. O paranaense ganhou também as Maratonas de Reims, 1994, de Tóquio, em 1996, de São Paulo, em 2002, e de Hamburgo, em 2004.
Fonte: O Globo
-
O momento em que o "maluco" agarra o maratonista brasileiro.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Foglobo.globo.com%2Ffotos%2F040829_oli_maratona_01a.jpg&hash=c9689e38a4de16bf74a988491e9d50f4)
Fonte: O Globo
-
Como é possível que aquilo tenha acontecido!
Indesculpável, mas em todo caso foi bom ver subir a bandeira do grande Brasiu!
-
Hm, cá para mim à pala disto deviam começar a por atiradores nos telhados dos edifícios...
-
Poor Lima :roll:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg.photobucket.com%2Falbums%2F1003%2FMariaCaramela%2Fowned.jpg&hash=7f5bcec11ac1aac3776c5e173e77150d)
I didn't find it funny at all
-
Bom, fiquei triste pelo ocorrido, mas de qualquer forma bronze na maratona é historico. Parece que o COI poderia conceder duas medalhas de ouro uma pro Italitano e outra pro Brasileiro, mas acho muito dificil que isso ocorra.
-
O nosso grande António Chaiça conseguiu o maravilhoso 8º lugar. Muito bem.
Quanto ao incidente com um Valderlima acho repugnante. Para quem já treinou atletismo - como eu - nem que amadoramente sabe muito bem o esforço que representa uma longa distância e o importante que significa um ritmo constante - ou seja, não o quebrar através de uma paragem. Mais importante do que ter perdido 10 segundos foi o desgaste físico e psicológico que provém desta paragem.
Acho impressionante como é que alguém pode ter tanta falta de respeito por um atleta na prova mais exigente de todos os jogos.
Pessoalmente gostei de ver a restante plateia a "punir" o referido indivíduo com uns bons socos.
-
comecou as para-olimpiadas, acho que poderiamos usar este topico aki para comentar este evento.
-
Sem dúvida!
Hoje Portugal ganhou a primeira medalha: 10 000 metros, medalha de prata brilhantemente conquistada por Carlos Ferreira - atleta especialista na maratona.
Parabéns!
-
Paréceme ben que prestemos un pouco de atención ós esforzados, que superando as debilidades físicas teñen para mín moito máis valor que os super-deportistas con grandes patrocinios das outras olimpiadas. Un dez para eles, sí señor.
E ben, España coma sempre, mellora os resultados das outras olimpiadas. Levamos xa 35 medallas, pero apenas o poñen nas televisións. É unha magoa que non se lle preste máis atención a estes curiosos deportes. ¿Xa viron o baloncesto en silla de rodas?
Probeino onte, i é realmente difícil acada-lo aro. Non quero nin pensar como será xogar cego ó futbol, por moito que leven cascabeis as pelotas, sobre todo para o porteiro ten que ser tremendo.
En fin, un saúdo.
-
Cá em Portugal não fazemos discrminação no futebol. Exemplo disso é que os nossos árbitros da superliga são quase todos cegos. E tambem podia referir muitos jogadores como exemplo...
-
se nao me engano o Brasil ja consegui 7 de ouro 3ou 4 de prata e 2 de bronze, pela ultima informacao que tive do futebol de cegos o brasil estava na semi final, mas nao sei se ja ocorreu o jogo.
-
Cá em Portugal não fazemos discrminação no futebol. Exemplo disso é que os nossos árbitros da superliga são quase todos cegos. E tambem podia referir muitos jogadores como exemplo...
O que eu digo sempre, España e Portugal, nacións irmás. :D
-
Ouro, Prata e Bronze para Portugal
Domingo foi um dia de alegrias para Portugal nos Jogos Paralímpicos de Atenas 2004, pois os atletas lusos já conquistaram cinco medalhas, nomeadamente, uma de ouro, duas de prata e uma de bronze, em Boccia, e uma outra de prata na maratona.
( 15:25 / 26 de Setembro 04 )
João Paulo Fernandes conquistou a medalha de ouro no torneio individual de Boccia da classe BC1, ao derrotar o norueguês Roger Aandalen, por 4-2.
Pedro Silva, por seu turno, venceu a medalha de prata no torneio individual de Boccia na classe BC2. O atleta luso perdeu na final, por 7-3, com espanhol José Javier Curto.
Já Bruno Valentim, também em Boccia, mas na Classe BC4, conquistou a medalha de prata, depois de ter perdido, por 5-1, com Yuk Wing Leung, de Hong Kong.
Ainda na mesma modalidade outra medalha foi conquistada por Portugal, desta vez de bronze, por intermédio de Fernando Ferreira, na classe BC2.
O Boccia é um desporto exclusivo para atletas com deficiência (paralisia cerebral e doenças neuro-musculares) e assemelha-se à petanca, tendo como objectivo colocar pequenas bolas de pele, azuis ou vermelhas, o mais próximo possível de uma bola alvo.
Entretanto, Carlos Ferreira venceu a medalha de prata na maratona T11 (cegos totais), com o tempo de 2.45.07 horas.
O atleta já vencera em Atenas, logo no primeiro dia de provas dos portugueses, a medalha de prata nos 10 mil metros.
Carlos Ferreira fora campeão paralímpico da maratona em Sydnei, há quatro anos, onde cumpriu a prova em 2:38.27 horas.
Assim, e depois das cinco medalhas conquistadas pelos atletas paralímpicos este domingo, Portugal já soma oito nos Jogos de Atenas.
fonte: http://www.tsf.pt/online/desporto/interior.asp?id_artigo=TSF154440
Os meus sinceros parabéns aos atletas que estão a representar tão bem o nosso país! :Palmas:
-
E vão mais duas!!
Natação assegura dois bronzes para Portugal
Susana Barroso e João Martins alcançarem mais duas medalhas de bronze para as cores nacionais dos Paralímpicos de Atenas. A nadadora foi terceira nos 50 metros costas S3, ao passo que João Martins foi bronze na categoria de S1.
( 17:42 / 27 de Setembro 04 )
Susana Barroso e João Martins foram as «estrelas» portuguesas do dia nos Jogos Paralímpicos de Atenas, ao conquistarem mais duas medalhas de bronze para Portugal, elevando para dez o número de medalhas no evento.
A nadadora Susana Barroso foi terceira nos 50 metros costas S3 (deficiência locomotora), ao gastar 1.09,32 minutos para cumprir a distância, numa prova ganha pela alemã Annke Conradi, que gastou apenas 1.04,88 minutos.
«Se calhar eu gostava do ouro para completar o meu currículo, mas não consegui. Era quase impossível, mas vai ficar atravessado para o resto da vida», disse a nadadora.
Na mesma distância, Perpétua Vaza foi oitava na final, tendo considerado que atingiu os seus objectivos nestes Jogos: chegar a todas as finais em que participou.
João Martins foi o primeiro medalhado português do dia, ao ser terceiro também nos 50 metros costas, mas na categoria de S1 (paralisia cerebral), com o tempo de 1.47,19 minutos. O grego Christos Tampaxis foi medalha de ouro, com a marca de 1.22,20.
António Pitta, o técnico do nadador nacional estava com esperança que João Martins chegasse à prata, mas mesmo assim considera que «estão todos de parabéns».
Pior esteve o ciclista português Augusto Pereira que não foi além da última posição na prova de ciclismo de estrada da Divisão 3 para portadores de paralisia cerebral.
Depois de ter sido nono e último na prova de estrada, o ciclista nacional voltou a não conseguir ser melhor que nenhum dos seus adversários no contra-relógio individual.
O espanhol Javier Otxoa, antigo profissional da Kelme, foi segundo no contra-relógio, mas segurou a primeira posição na geral, com o tempo final de 1:17.59 horas, contra a 1:26.26 horas do português.
fonte: http://www.tsf.pt/online/desporto/interior.asp?id_artigo=TSF154478
-
É com profundo orgulho que congratulo os atletas que conseguiram estas mais recentes medalhas!
Muito bem!
-
O certo é que eu tamén estou contento polos resultados acadados. Máis de 70 medallas e a sensación de que estes sí son os verdadeiros deportistas. Xente con deficiencias, que impóndose á súa minusvalía, consigue records mundiais. Incrible.
Un dez para todos eles, incluso para os que non sacan medallas, porque si o importnte é participar, eles dannos o exemplo de que incluso nas peores circunstancias podemos sair do burato.
Coma sempre noraboa ós medallistas, noraboa ós participantes e norboa para todos aqueles que coa visión destes heroes consiguen mellora-la súa propia vida. Estou nelo.
Un saúdo.
P.D: Os próximos días 2, 3 e 4 de Nadal disputámo-la final da Copa Davis con EE.UU en Sevilla. Como se vai xogar no estadio olímpico da Cartuja, presúmese que se bata o record de asistencia a un evento tenístico. Así que haberá entradas desde apenas 15 euros. ¿Quen se apunta?
-
P.D: Os próximos días 2, 3 e 4 de Nadal disputámo-la final da Copa Davis con EE.UU en Sevilla. Como se vai xogar no estadio olímpico da Cartuja, presúmese que se bata o record de asistencia a un evento tenístico. Así que haberá entradas desde apenas 15 euros. ¿Quen se apunta?
Obrigado ferrol mas eu prefiro torcer pelos EUA desde casa. Mas obrigado na mesma.