ForumDefesa.com
Forças Armadas e Sistemas de Armas => Exército Português => Tópico iniciado por: Miguel Silva Machado em Dezembro 02, 2010, 10:08:07 am
-
Relembra-se aqui uma das etapas menos conhecidas do grande público sobre a participação portuguesa na Implementation Force da NATO na Bósnia. Um pequeno grupo de militares, de várias Armas e Serviços do Exército, o Destacamento de Ligação, avançou para o terreno em 5 de Janeiro de 1996. Com os pés bem assentes no chão, lidando com uma realidade por vezes cruel, quer no terreno quer na retaguarda em Lisboa, criaram as condições que permitiram a entrada atempada das forças portuguesas na Bósnia.
http://www.operacional.pt/bosnia-memorias-de-1996/ (http://www.operacional.pt/bosnia-memorias-de-1996/)
http://www.operacional.pt/wp-content/up ... ca_400.jpg (http://www.operacional.pt/wp-content/uploads/2010/11/vogosca_400.jpg)
-
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.operacional.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2010%2F11%2F2-dl-split-0jan96-copy.jpg&hash=5c3df43c43aab48d76ef41082c72493f)
Velhos tempos :oops: )
O Chefe Faria já estava em pânico quando lhe disse que estava uma foto dele na net
-
Exacto, o então Tenente Pinheiro foi gravemente ferido numa acção de desminagem e ficou com graves lesões, cegando de uma vista e danificando a outra. Foi submetido a inúmeras operações e tratamentos, em Itália, mas...infelizmente ficou assim.
O SChef Faria é uma máquina!
-
Boa tarde a todos.
Venho regularmente ao forum mas ainda não tinha escrito nada, nem sequer me tinha registado.
O, então, Tenente Pinheiro chegou a ser meu instructor na EPE, foi dos que me ficaram na memória, e já lá vão quase 20 anos. Boa pessoa, humilde e bom profissional.
Há poucos anos disseram-se que estava a dar aulas na Academia Militar.
Os meus parabéns ao Miguel Silva Machado, pelas suas iniciativas.
Cumprimentos.
-
BÓSNIA, MEMÓRIAS DE 1996: Um texto revelador no site operacional.
Uma estória para a história.
Ficamos a aguardar o relato da abertura de Timor-Leste (UNTAET), do Kosovo (KFOR), de Moçambique (ONUMOZ), de Angola (UNAVEM) .... Sempre a re-inventar a roda ... Mas de facto a IFOR foi especial.
Faltam também os relatos dos primeiros observadores da ex-Jugoslávia ... tanto para contar ... . e outras ... .
-
Antigos páras homenageiam soldados mortos na Bósnia
http://www.dn.pt/galerias/videos/?content_id=2236888&seccao=Pol%EDtica
-
Monumento em Doboj/Bósnia: A caminho da solução?
Acreditamos que sim! Cinco anos depois de termos alertado publicamente para a degradação do “Monumento de Doboj” e três anos depois do fim da presença militar na Bósnia, chegam-nos más e boas notícias.
[continua] (http://http)
Fonte: http://www.operacional.pt/monumento-em-dobojbosnia-a-caminho-da-solucao/
Cumprimentos,