ForumDefesa.com
Conflitos => Conflitos do Passado e História Militar => Tópico iniciado por: Miguel Silva Machado em Abril 01, 2010, 11:04:10 am
-
“Os Canhões da Castanheira em Ponta Delgada…” refere-se a um período muito interessante da nossa história militar - pouco falado, diga-se, talvez porque a guerra e todas as suas terríveis marcas foi evitada - no qual as Forças Armadas foram chamadas, mais uma vez, a desempenhar um papel de enorme relevo. Este episódio sobre uma bateria de artilharia de costa é um dos muitos que esta época ainda tem para contar.
http://www.operacional.pt/os-canhoes-da ... %E2%80%A6/ (http://www.operacional.pt/os-canhoes-da-castanheira-em-ponta-delgada%E2%80%A6/)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.operacional.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2010%2F03%2F4-pecas-4-copy.jpg&hash=d6b969701ac41c9eb2280145d90922c0)
-
Boa tarde!
Uma surpresa para mim. Desconhecia que existiram, ou que existam ainda, baterias de artilharia de costa com peças fixas, nos Açores. Sempre pensei que o extinto RAC, localizado em Oeiras e com várias baterias nos arredores de Lisboa era caso unico.
Cumprimentos
-
...e Funchal, Mindelo, Xefina...
Com o tempo e algumas boas-vontades pode ser que se venha a falar mais disto nas páginas do "Operacional".
-
Estes artigos da Operacional são excelentes. Que vazio imenso há para preencher...
-
Algum de vocês me sabe dizer se existem instalações deste tipo a proteger zonas portuárias ou maritimas na zona Norte de Portugal continental?
-
Interessantíssimo trabalho, que no entanto me deixa algumas dúvidas. Pelo que sei, as peças que ali foram instaladas, foram peças retiradas do cruzador D.Carlos I, mas é ali feita referência a peças Krup alemãs.
Na verdade, a marinha utilizou nos seus navios cruzadores (cruzador é a designação dada em Portugal) peças de 150mm e não de 152mm, mas o armamento do D.Carlos I era de origem britânica e não alemã.
Creio que também havia em depósito nos anos 30, as peças de 150mm que foram retiradas do cruzador-couraçado Vasco da Gama. As duas peças de 8" (203mm), também foram utilizadas para artilharia de costa, ou pelo menos houve planos para tal.
É sempre interessante ver este tipo de coisas, porque surgem sempre mais dúvidas e curiosidades.