ForumDefesa.com
Outras Temáticas de Defesa => Área Livre-Outras Temáticas de Defesa => Tópico iniciado por: Cabecinhas em Setembro 27, 2009, 03:44:31 pm
-
http://limparportugal.ning.com/
Já conta com o meu apoio, dia 20 de Março já está marcado na minha agenda
-
Então e quando é que agendam uma limpeza lá para os lados de São Bento?
-
Existe aqui uma oportunidade única de todos nós ajudarmos este nosso belo país e ninguém se pronuncia...
-
Endereço oficial da iniciativa:
http://www.limparportugal.org/
Explicar como se pode retirar coordenadas de locais com lixo, para quem não possui sistema de posição global (GPS) ou uma carta do local:
http://api.ning.com/files/fjCJhks0XLvdzGH6dZO6lbQIHK1fQuFOHI1CTPDdrs7*PN-6Cv199ULNgq2fOecwvM7bNGo1HGE8clbeMKxANu2r-1-3xiqX/Guia_coordenadas.pdf
Manual para registo e classificação de lixeiras:
http://www.limparportugal.org/index.php?option=com_remository&Itemid=65&func=startdown&id=8
-
http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?f=21&t=6351&start=75#p174024
Eu ainda acredito que vale a pena... tentar limpar Portugal, mesmo depois de ver esta reportagem. Nem que seja para ter o prazer de o ver minimamente limpo por uns instantes:)
-
Olá a todos,
Esta lista contem os Concelhos (por distrito) com menos de 10 membros e que portanto precisam do nosso empenho.
Vamos ser criativos e dinamizar esses grupos.
Conhecem alguém que lá viva ou trabalhe, recrutem-no.
Enviem mails para associações, juntas, câmaras, agrupamentos de escolas etc.
Quem tiver sugestões serão bem-vindas.
MÃOS À OBRA.
Abraços
http://limparportugal.ning.com/forum/topics/lista-grupos-concelhos-c-menos
-
-
Uma mensagem a todos os membros de LimparPortugal
TSF - TERÇA FEIRA, 24 NOVEMBRO - 15:00H ÀS 16:00H
Frequências: http://tsf.sapo.pt/programas/frequencias.aspx
Emissão online: http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/EmDirecto.aspx
A COORDENAÇÃO NACIONAL
-
Linhas Orientadoras do Projecto Limpar Portugal
Na reunião da Lousã, foram definidas algumas linhas orientadoras do Projecto Limpar Portugal:
----------
1) O Projecto LimparPortugal tem como objectivo limpar as lixeiras ilegais existentes no espaço florestal de Portugal no dia 20 de Março de 2010.
2) O Projecto LimparPortugal é um movimento cívico de pessoas em regime de voluntariado.
3) O Projecto LimparPortugal não aceita doações em dinheiro.
4) O Projecto LimparPortugal aceita e agradece doações de bens e serviços que possam contribuir para a prossecussão do seu objectivo (ex: luvas, sacos de lixo, disponibilização de transportes e/ou máquinas de remoção, etc..).
5) Como única contrapartida, o Projecto LimparPortugal permitirá a todas as pessoas e instituições que contribuam para o objectivo do mesmo, a utilização do logotipo do Projecto LimparPortugal na sua comunicação institucional, com a indicação de "Apoia o Projecto LimparPortugal".
6) O Projecto LimparPortugal funcionará com uma coordenação nacional e com tantas coordenações regionais (distritais e concelhias) quantas as necessárias.
7) O Projecto LimparPortugal ficará vinculado pelas decisões tomadas em reuniões presenciais, a realizar pelo menos uma vez por mês em locais a designar, abertas a todos os seus membros.
----------
É importante que todas as pessoas associadas ao Projecto observem estas regras, de forma a que falemos a uma só voz!
-
Sempre que vejo este tópico engano-me pensando que é um apelo à revolta.
-
Não caro Luso, simplesmente altruísmo
Abraço
-
Acho muito bem estas iniciativas, cada vez nós na nossa sociedade devemos contribuir pessoalmente para resolver ou ajudar, em determinadas acções,
a minha empresa perguntou-me acerca da minha disponibilidade, para pintar umas salas de aulas numa escola num fim de semana, mostrei disponibilidade falamos com a presidente da escola para acertar tudo, a determinada altura ingénuamente
perguntei quantos pais iriamos ter a ajudar-nos, a resposta foi nenhum numa escola onde estudam cerca de 400 crianças, fiquei fo...do, então eu ia dar o meu trabalho o meu tempo livre para pintar as salas de aulas, posto isto e perante a resposta, falei com a organizadora técnica da missão e disse que quando os paizinhos das crianças daquela escola se protificassem a ajudar eu estaria disponivel, os meus colegas disseram que eu era muito radical e que a minha atitude não coadunava com os tempos actuais, lá combinaram estar lá ás 09.00 para fazer a acção, a responsável da escola apareceu cerca das 09.45 para abrir as portas, entretanto 3 criticos da minha atitude só esperam até ás 09.30, é o respeito que têm por quem quer fazer algo de util para a sociedade.
Quanto á limpesa, devia ser reforçada com pessoas que recebem o RSI, para pelo menos verem que não existem refeições gratuitas, é a minha ideia peço desculpa se com ela feri alguém.
-
Quanto á limpesa, devia ser reforçada com pessoas que recebem o RSI, para pelo menos verem que não existem refeições gratuitas, é a minha ideia peço desculpa se com ela feri alguém.
Essa é a minha ideia para o Concelho de Odivelas...
-
Aqui em Massamá existe o parque Salgueiro Maia, deixou de ter vigilante pq não existe dinheiro, desde a abertura ao fecho não podia ser assegurada a vigilância e algum tratamento das instalações por uma pessoa que receba sub de desemprego ou RSI, nem que fosse 2 ou 3 horas/dia era o suficiente, mas não existe ninguém a junta não tem dinheiro, a CM deve estar ne mesma, existe malta que pode muito bem assegurar este serviço mesmo sem grandes qualificações, mas isto é muito para a frente
-
Movimento Limpar Portugal (PLP) é um movimento cívico ALTRUISTA cujo objectivo é promover a educação ambiental por intermédio da iniciativa de limpar a floresta portuguesa no dia 20 de Março de 2010.
Só participa quem quer... se é injusto para uns é, mas mais vale poucos com vontade do que nada fazer
-
Movimento Limpar Portugal (PLP) é um movimento cívico ALTRUISTA cujo objectivo é promover a educação ambiental por intermédio da iniciativa de limpar a floresta portuguesa no dia 20 de Março de 2010.
Só participa quem quer... se é injusto para uns é, mas mais vale poucos com vontade do que nada fazer 
Cabecinhas como está a correr o projecto?? Há muita adesão???
abraços
-
Boas caro Nelson,
Ainda agora cheguei de uma reunião a nível distrital (Lisboa) e parece que as coisas estão a ir a bom porto no que toca de organização e de adesão de entidades...
O sucesso do movimento só vai depender do número de pessoas que aparecerem no dia 20 de Março de 2010.
Algumas surpresas vão ocorrer, esperem para ver :twisted:
-
PROJECTO "LIMPAR PORTUGAL"
Na sintonia mais verde da televisão portuguesa.
Vai estar no programa Biosfera:
Quarta, 10 de Fev:
-> 19:00h, na RTP2
Quinta, 11 de Fev:
-> 02:15h, na RTP Internacional
-> 02:15h, na RTP África
Domingo, 14 de Fev:
-> 04:10h, na RTPN
-
Este slogan nunca esteve tão apropriado ao momento actual.
-
Está super actual
-
É pena o projecto não ser mais ambicioso
-
-
Já participei em coisas destas, a nível local, quando era jovem, ignorante e ingénuo.
Dei-me ao trabalho de andar a limpar propriedades dos outros que os vizinhos ou outros grunhos locais logo se encarregaram de fazer regressar ao estado... primitivo.
Aos prevaricadores apanhados ou negligentes nada acontece porque os tribunais são o que são e/ou porque as autarquias não queres perder votos.
Servem, no entanto, para acalmar as conciências pesadas de alguma gente urbana. E para fazer depertar muita gente para o verdadeiro estádio evolutivo cívico, filosófico e espiritual do português grunho que vê apenas a Natureza como mero lugar de passagem, de libertinagem e selvajaria.
-
Percebo o seu ponto de vista caro Luso... ainda não limpei nada e sinto já isso que vai ser um trabalho em vão, mas deixe-me aproveitar enquanto ainda sou ingénuo.
Abraço
-
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi121.photobucket.com%2Falbums%2Fo215%2FCabecinhas%2FPR.jpg&hash=05fd8e90d948091c19b93e33c8c1b6db)
Presidente da República recebeu coordenadores do Projecto “Limpar Portugal”
O Presidente da República recebeu, em audiência, os coordenadores do Projecto “Limpar Portugal”.
http://www.presidencia.pt/?idc=10
-
NOTA IMPORTANTE:
TIVEMOS CONHECIMENTO QUE EXISTEM À VENDA T-SHIRTS, BONÉS E OUTROS ARTIGOS DE MERCHANDISING ALUSIVOS AO PLP, E QUE NOS SÃO COMPLETAMENTE ALHEIOS.
COMO É DO CONHECIMENTO GERAL, O PLP NÃO ACEITA DINHEIRO, LOGO NÃO COLOCOU NENHUM ARTIGO PARA VENDA.
-
Comunicado do Exército a comunicar o seu apoio através do CEME: http://www.limparportugal.org/documentos/Outros%20Documentos/PLP_EXERCITO_Pub.pdf
Comunicado da Associação Nacional de Protecção Civil a confirmar o seu apoio:
http://www.limparportugal.org/documentos/Outros%20Documentos/PLP_ANPC-2.pdf
-
Envio para vosso conhecimento a portaria publicada HOJE pelo governo, relativa ao Projecto Limpar Portugal.
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=gmail&attid=0.1&thid=127665c7b92957aa&mt=application/pdf&url=https://mail.google.com/mail/%3Fui%3D2%26ik%3D05f0561b14%26view%3Datt%26th%3D127665c7b92957aa%26attid%3D0.1%26disp%3Dattd%26zw&sig=AHIEtbSd4BmV-GBIuktvFZfGBHjF2ZdGlg
-
Limpar Portugal: PSP destroi granada defensiva encontrada num descampado em Odivelas
Lisboa, 20 mar (Lusa) - Uma granada defensiva cravada no solo foi hoje encontrada num descampado em Odivelas por cidadãos que se associaram à operação "Projeto Limpar Portugal", tendo uma equipa de inativação de explosivos da PSP procedido à sua destruição.
Lusa
Lisboa, 20 mar (Lusa) - Uma granada defensiva cravada no solo foi hoje encontrada num descampado em Odivelas por cidadãos que se associaram à operação "Projeto Limpar Portugal", tendo uma equipa de inativação de explosivos da PSP procedido à sua destruição.
"Hoje, pelas 13:30, num descampado situado na Ramada, em Odivelas, cidadãos que se dedicavam à limpeza daquele local encontraram cravado no solo um engenho explosivo que se veio a apurar tratar-se de uma granada defensiva", disse à agência Lusa um porta-voz da PSP.
Os elementos da equipa de inativação de explosivos da PSP procederam "à sua destruição [da granada] no local", acrescentou, uma vez que a granada "não reunia as condições mínimas de segurança para ser transportada, devido ao seu adiantado estado de degradação".
http://aeiou.expresso.pt/limpar-portugal-psp-destroi-granada-defensiva-encontrada-num-descampado-em-odivelas=f572083
-
Limpar Portugal: PSP destroi granada defensiva encontrada num descampado em Odivelas
Lisboa, 20 mar (Lusa) - Uma granada defensiva cravada no solo foi hoje encontrada num descampado em Odivelas por cidadãos que se associaram à operação "Projeto Limpar Portugal", tendo uma equipa de inativação de explosivos da PSP procedido à sua destruição.
Lusa
Lisboa, 20 mar (Lusa) - Uma granada defensiva cravada no solo foi hoje encontrada num descampado em Odivelas por cidadãos que se associaram à operação "Projeto Limpar Portugal", tendo uma equipa de inativação de explosivos da PSP procedido à sua destruição.
"Hoje, pelas 13:30, num descampado situado na Ramada, em Odivelas, cidadãos que se dedicavam à limpeza daquele local encontraram cravado no solo um engenho explosivo que se veio a apurar tratar-se de uma granada defensiva", disse à agência Lusa um porta-voz da PSP.
Os elementos da equipa de inativação de explosivos da PSP procederam "à sua destruição [da granada] no local", acrescentou, uma vez que a granada "não reunia as condições mínimas de segurança para ser transportada, devido ao seu adiantado estado de degradação".
http://aeiou.expresso.pt/limpar-portugal-psp-destroi-granada-defensiva-encontrada-num-descampado-em-odivelas=f572083
REPOST ... :roll:
-
Peço desculpa... não tinha-me apercebido.
-
Parabéns a todos os que entraram na iniciativa e estiveram presentes no dia 20.
Infelizmente, à última da hora, não pude estar presente mas a minha cara-metade esteve por mim!
É de louvar este tipo de iniciativas mas peço apenas para que os coordenadores tenham mais calma...
Alguns pareciam ditadores! Por favor, não era preciso tanto! É que se isto foi apenas um movimento cívico, mais parecia uma seita!!!
-
Os meus pais queixaram-se do mesmo.
-
Também ouvi testemunhos semelhantes e não fico surpreendido. Neste tipo de eventos, aparecem sempre uns quantos aprendizes de ditadores. Pelo que ouvi, em alguns lugares apenas 1/3 das pessoas trabalhavam enquanto as outras se limitavam a olhar e mandar vir...
Ainda assim, parabéns a quem participou com boas intenções.
-
A mim ninguém se queixou... Se houve mandantes noutros grupos tenho pena.
-
Também ouvi testemunhos semelhantes e não fico surpreendido. Neste tipo de eventos, aparecem sempre uns quantos aprendizes de ditadores. Pelo que ouvi, em alguns lugares apenas 1/3 das pessoas trabalhavam enquanto as outras se limitavam a olhar e mandar vir...
Ainda assim, parabéns a quem participou com boas intenções.
Infelizmente isso acontece um pouco por todo o lado, ontem tive a minha 1ª reunião de condominio e havia cada ave rara...
-
O que eu vi no Concelho de Odivelas, onde eu fui o coordenador juntamente com outra pessoa, foi presidentes de junta de freguesia à ultima hora querer tomar as rédeas da coisa para mostrar serviço... sem nunca terem tipo uma reunião com a coordenação do grupo
-
Pois infelizmente há sempre quem queira brilhar sem mexer uma palha! Mas pronto não generalizemos quanto aos ditadores...eu só quero chamar a atenção de que o voluntariado conta com a boa vontade de todos sem nada pedir em troca...
-
Empresa aproveitou «Limpar Portugal» para despejar lixo
Tinham uma licença de gestão ambiental, mas optaram por descarregar 10 toneladas de resíduos para os voluntários limparem
Uma empresa com licença de gestão ambiental terá feito uma descarga de 10 toneladas de lixo, mesmo em vésperas da operação «Limpar Portugal», a acção que promoveu a limpeza das matas portuguesas.
De acordo com o jornal Público, a descarga de esponja utilizada na criação de bancos para automóveis aconteceu nas serras da Freita e de Mansores, no concelho de Arouca.
O caso já deu origem a duas queixas no Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR.
Uma delas foi feita pela vice-presidente da Câmara de Arouca, que diz ter confrontado a presidente da empresa em causa e que esta lhe terá admitido a descarga das 10 toneladas de resíduos.
«Esta descarga deve ter sido feita há cerca de dez dias. Dá a entender que as pessoas se aproveitaram da campanha para se livrarem do lixo», dizem no local.
http://www.tvi24.iol.pt/ambiente/limpar-portugal-lixo-empresa-arouca-serras-tvi24/1152279-4070.html
-
Que empresa é essa?
É preciso saber isso, caso contrário a notícia é quase irrelevante.
-
Pois, não faço ideia caro Luso... infelizmente o que você dizia é bem verdade!
abraço
-
Empresa com licença de gestão ambiental despejou resíduos na serra da Freita
As cerca de 10 toneladas de resíduos industriais que os voluntários do projecto Limpar Portugal retiraram, no passado dia 20, das serras da Freita e de Mansores, no concelho de Arouca, foram afinal entregues a uma empresa com licença de gestão para resíduos não urbanos, que foi declarada insolvente em Fevereiro último. O lixo era constituído essencialmente por sobras de esponjas sintéticas utilizadas na construção de bancos para automóveis produzidos por uma empresa de São João da Madeira.
Conforme o PÚBLICO teve oportunidade de testemunhar no passado dia 20, na serra da Freita, para além do esforço físico, os voluntários do Limpar Portugal também correram riscos para removerem as cerca de sete toneladas de resíduos da serra mais três toneladas de Mansores. Boa parte deste lixo tinha sido lançada para escarpas íngremes, de difícil acesso e, para complicar ainda mais a recolha, no passado dia 20 choveu com intensidade e o nevoeiro era muito cerrado.
Descarga recente
Conhecedores da serra da Freita, os voluntários notaram que aquelas 10 toneladas tinham sido ali colocadas pouco tempo antes da acção Limpar Portugal, alegadamente com o objectivo de aproveitar esta iniciativa ambiental. Enquanto um tractor com braço mecânico carregava fardos de esponjas para uma camioneta, na serra da Freita, José Cerca, de 60 anos, um professor de Português, que estava a orientar cerca de 200 alunos da escola onde lecciona na recolha de lixo, logo demonstrou a sua indignação.
"Esta descarga deve ter sido feita há cerca de dez dias. Dá a entender que as pessoas se aproveitaram da campanha para se livrarem do lixo", denunciou. Também Isabel Vasconcelos, vice-presidente da Câmara de Arouca e responsável pelo pelouro do Ambiente, relatou o seu desagrado ao PÚBLICO: "É uma situação absolutamente escandalosa e isto é uma parte negativa que ninguém imaginava: aproveitarem-se da limpeza de dia 20 para se livrarem de resíduos."
Depois de ter trabalhado décadas no Ministério do Ambiente, Isabel Vasconcelos não quis deixar este crime impune e foi, logo nesse sábado, apresentar queixa ao Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR. Porém, tal não foi necessário, uma vez que a Naturveredas, empresa que gere o Parque de Campismo Refúgio da Freita, já o tinha feito, no passado dia 8 de Março. Porém, a queixa não produziu resultados práticos nos 12 dias que decorreram entre a sua apresentação e a acção de recolha do lixo.
Isabel Vasconcelos decidiu então resolver o problema. Logo na segunda-feira seguinte (dia 22) descobriu e contactou a fábrica que produziu os resíduos e percebeu que esta pagou, em 2008, uma quantia entre dois mil e três mil euros para a empresa Transportes Pelariguense dar um destino aos resíduos.
A Transportes Pelariguense dispõe do alvará de licença n.º 84/2007/CCDRN2, válido até 3 de Outubro de 2012, que lhe permite gerir resíduos não urbanos, mas, entretanto, foi declarada insolvente em Fevereiro último.
Empresa admitiu despejo
Ainda assim, a vice-presidente da Câmara de Arouca conseguiu atrair Adelaide Oliveira, sócia da falida Transportes Pelariguense, aos paços do concelho, logo na terça-feira (dia 23). Adelaide Oliveira pensou que se tratava de algum interessado num BMW que colocara à venda.
Perante as acusações de Isabel Vasconcelos, Adelaide Oliveira terá ini- cialmente negado responsabilidades no aparecimento das 10 toneladas de resíduos no concelho, mas depois acabou por reconhecê-las. A autarca conseguiu, deste modo, que o lixo fosse recolhido logo na quinta-feira seguinte (dia 25), para ser colocado em aterro.
O PÚBLICO tentou, por diversas vezes, contactar Adelaide Oliveira, por telefone, mas tal não foi possível até ao fecho desta edição. Já o gabinete de comunicação da GNR informou que, após a queixa da Naturveredas, esteve no local no passado dia 16, "mas não foi identificada a origem dos fardos". Entretanto, a GNR acompanhou a limpeza de dia 20 e as diligências efectuadas por Isabel Vasconcelos, garantindo ainda que "serão levantados os respectivos autos".
http://www.arouca.biz/Noticias/Local/Em ... 004062414/ (http://www.arouca.biz/Noticias/Local/Empresa_com_licenca_de_gestao_ambiental_despejou_residuos_na_serra_da_Freita_201004062414/)