ForumDefesa.com
Conflitos => Conflitos do Passado e História Militar => Tópico iniciado por: Olhadura em Junho 03, 2009, 07:10:27 pm
-
Desculpem a intromissão para criar mais um tópico, mas queria tirar uma dúvida sobre uma suposta guerra que ocorreu em 1763, à qual aparece uma referência na obra "Restauração dos Algarves, ou heroes de Faro e Olhão: drama historico em tres actos" [sic], datada de 1809. Esta obra, que pode ser consultada integralmente na Biblioteca Nacional Digital: http://purl.pt/14353, é inspirada na revolta olhanense contra os franceses, no contexto da chamada primeira invasão francesa, revolta este que foi considerada pelo próprio príncipe regente (a quem os olhanenses foram contar a boa-nova, num caíque de reduzidas dimensões) como o primeiro exemplo que levou à expulsão dos invasores, motivo pelo qual o monarca outorgou ao lugar de Olhão o título de Vila de Olhão da Restauração. Quem estiver interessado em mais informação sobre esta revolta, pode consultar o sítio http://www.olhao.web.pt/Comemoracao200anos.htm.
Ora, voltando à obra citada, a certo passo diz um olhanense o seguinte (p. 155v):
"em tempo de guerra perco as estribeiras, e dou por paus e por pedras: é queixa da família, já meu pai assim foi na de sessenta e três".
Penso que o autor quis pôr o olhanense a referir-se a algum conflito que se tenha passado em 1763 (relembro que a obra foi publicada em 1809), talvez ocorrido no Algarve (?). Mas como não consigo encontrar informação que sustente esta hipótese, deixo aqui a dúvida, esperando que me saibam adiantar alguma coisa.
Edgar
-
Em 1763 Portugal estava a participar na guerra dos Sete Anos.
-
Em 1763 Portugal estava a participar na guerra dos Sete Anos.
Agradeço a resposta, mas nesse ano foi firmada a paz que findou essa guerra.
Também é verdade que pode tratar-se de um erro do autor, que poderia estar fazendo referência ao ano de 1793, ano em que Portugal enviou um corpo para a campanha do Rossilhão.