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Outras Temáticas de Defesa => Área Livre-Outras Temáticas de Defesa => Tópico iniciado por: Cláudio C. em Junho 01, 2009, 07:23:47 pm
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http://www.areamilitar.net/noticias/not ... ?NrNot=759 (http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?NrNot=759)
in Area Militar (acedido em 01-06-2009 às 19h15)
A FAP não poderia/deveria também ajudar nas buscas do referido avião? EM Face da área em que se presume o possível acidente?
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A FAP não poderia/deveria também ajudar nas buscas do referido avião?
Poderia, sim, temos bons aviões e helicópteros para missões de busca e salvamento.
Deveria, não, não temos qualquer obrigação neste caso, não foi na nossa área de responsabilidade.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg184.imageshack.us%2Fimg184%2F5142%2Flpfirglobalfg2.jpg&hash=46a29b3e50b4a75bdaba4ac7a2ee80ca)
EM Face da área em que se presume o possível acidente?
O que é que tem a área? É por ser muito grande?
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Obrigado pela resposta caro lightning.
Quando me referi à área presumível era pelo facto de essa mesmo ser relativamente próxima do arquipélago da Madeira.
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"Dois homens de sorte no meio da tragédia
O brasileiro João Marcelo Calaça, um psicanalista de 37 anos, é um homem de sorte: soube em cima da hora que teria de adiar a fatídica viagem a Paris, o que fez com que também um seu amigo, norte-americano, igualmente deixasse de viajar. Ele e o amigo, outro homem cheio de sorte, jamais esquecerão este dia, que para muitos outros foi trágico.
Logo ao acordar, na manhã de ontem, já tinha 25 mensagens no seu telemóvel. Eram amigos que sabiam da intenção inicial dele de embarcar no fatídico voo. "Ao ver a notícia do desastre, pela TV, senti um calafrio", diz Calaça aos jornalistas, no Rio de Janeiro.
Mesmo sem a divulgação oficial da lista de mortos, parentes das supostas vítimas acorreram desde o início da manhã ao aeroporto do Galeão, no Rio. Aos prantos, solicitavam informações sobre os familiares. Com a lista oficial por divulgar, ia-se sabendo por vias indirectas quem tinha perdido parentes ou empresas que haviam ficado sem os seus funcionários.
Da Guatemala, o Presidente Lula da Silva mandou dar prioridade imediata às acções de busca do avião. A Aeronáutica destinou cinco aviões e a Marinha três navios, um deles dotado de um helicóptero.
As rádios e televisões suspenderam a sua programação normal e passaram a dar informações e fazer entrevistas com ex-pilotos, especialistas em aviação, em meteorologia - já que se especula, dede o primeiro instante, com a hipótese de um raio ter precipitado o acidente. Também psicólogos e astrólogos eram escutados. Até especialistas em energia falaram sobre a possibilidade de os raios atingirem aviões. O brigadeiro reformado José Carlos Pereira, ex-presidente da estatal de aeroportos Infraero, afirmou que o provável causador do facto deve ter sido uma anomalia enorme no ar, como uma fortíssima tempestade, um raio ou até o choque com algo imprevisto, como um meteorito ou uma parte de detrito espacial.
O prefeito do Rio de Janeiro (equivalente a presidente da câmara), Eduardo Paes, perdeu o seu chefe de gabinete, Marcelo Parente, de 38 anos, que viajou acompanhado da esposa.
"O nosso grupo assumiu a Prefeitura do Rio em Janeiro último e Parente era um dos meus companheiros queridos, que estava envolvido no projecto de realizarmos um bom trabalho. Perco um grande amigo e colaborador", disse ao DN o autarca, visivelmente comovido, acrescentando: "A morte de tantas pessoas é uma tragédia, que atinge todos os brasileiros e envolve sobretudo os moradores do Rio, os cariocas, pois a sociedade local conhece muitos dos falecidos." À sua volta, dezenas e dezenas de pessoas, tão comovidas como ele."
Fonte DN
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É sempre triste ver noticias destas, condolencias a todos os familiares.
Segundo relatos visuais, o governo do Senegal ja informou o Governo Brasileiro que detectaram destroços ao que parecem ser de um aviao ao largo da sua costa, tento Portugal boas relaçoes com Cabo Verde, não poderiamos enviar um P3 para ajudar nas Buscas e Salvamento ou 2 Merlins??? Visto que nao zona não existe nenhum Pais com essas capacidades, nunca nos podemos esquecer que um dia podemos ser nos a precisar de ajuda externa, principalmente nesse ponto sensivel e de tao grande importancia para nos a costa ocidental africana.
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"Pista da tripulação da TAM não revelou destroços
A tripulação da TAM viu "pontos laranjas" que pareciam destroços em chamas, mas as equipas de busca não encontraram destroços. Pistas do Senegal também não revelaram vestígios.
09:09 A Air France divulgou mais informações sobre a tripulação do voo.
A companhia aérea TAM informou as autoridades brasileiras de que tinha avistado o que poderiam ser destroços do Airbus A330 da Air France desaparecido ontem, cerca de 40 minutos depois do último sinal transmitido pela aeronave aos radares.
Os possíveis destroços - "pontos laranjas" que pareciam chamas - estavam a cerca de 1300 quilómetros da ilha de Fernando de Noronha, onde o rasto do Airbus desapareceu dos radares.
Segundo a edição online da Folha de São Paulo, o navio mercante francês Douce France foi atrás da pista dos pilotos da TAM, mas não encontrou destroços do Airbus.
A Força Aérea Brasileira (FAB) passou a noite inteira em buscas, com aviões equipados para o efeito, mas também não encontrou nada.
A notícia tinha sido dada pelo Presidente em exercício do Brasil, José Alencar (que está a substituir Lula da Silva, em visita oficial a países da América Central), que esteve segunda-feira no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, para se solidarizar com os parentes das vítimas do avião desaparecido.
Alencar disse ter notícias "muito vagas" sobre o acidente."Há uma notícia muito vaga de que um avião da TAM teria visto alguma coisa a incendiar-se numa região do Atlântico. Foi um avião que chegou esta madrugada", afirmou Alencar, que está a substituir o Presidente Lula da Silva, em viagem oficial a países da América Central.
Em mensagem divulgada pela Presidência, Lula da Silva disse compartilhar a dor dos familiares e amigos das vítimas" e garantiu que o Governo brasileiro está a fazer "todo o esforço possível para encontrar o avião".
O Airbus A330-200 da Air France desapareceu ontem sobre o oceano Atlântico, quando fazia o voo Rio-Paris. Os problemas terão surgido depois de a aeronave atravessar uma zona de forte turbulência (Leia aqui a notícia relacionada).
Pista do Senegal infrutífera
As autoridades do Senegal disseram que foram encontrados destroços, mas não conseguiram confirmar se são do voo AF 447 da Air France. A notícia foi avançada pela edição online do jornal brasileiro O Globo.
O voo AF-447
A Air France divulgou hoje um novo comunicado em que dá mais algumas informações sobre o voo desaparecido e a sua tripulação:
- Avião Airbus A330-200
- 216 passageiros a bordo, dos quais 126 homens, 82 mulheres, 7 crianças e um bebé
- 12 tripulantes, três dos quais eram pilotos e nove assistentes de bordo
- O comandante do voo era francês, tinha 58 anos e 11 mil horas de voo, 1700 das quais em Airbus A330/A340. Trabalhava na Air France desde 1988
- Os dois co-pilotos eram franceses, tinham 37 e 32 anos. Entraram para a Air France em 1999 e 2004. Um dos co-pilotos tinha 6600 horas de voo, 2600 das quais em Airbus A330/A340; o outro tinha 3000 horas de voo, 800 das quais em Airbus A330/A340
- A tripulação de cabina era constituída por: chefe de cabina, francês, de 49 anos, que tinha entrado para a Air France em 1985; dois subchefes de cabina, franceses, de 54 e 46 anos, que tinham entrado para a companhia em 1981 e 1989; seis assistentes/comissários de bordo, cinco deles franceses e um brasileiro, entre os 24 e os 44 anos, tinham entrado para a Air France entre 1996 e 2007
- O avião, com motores General Electric CF6-80E, tinha voado 18870 horas desde a data em que entrou em circulação (18 de Abril de 2005)
- A última manutenção tinha sido feita a 16 de Abril de 2009"
Por DN
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http://www.flytap.com/Portugal/pt/Empresa/Frota/ (http://www.flytap.com/Portugal/pt/Empresa/Frota/)
Modelo Identico
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Deveria, não, não temos qualquer obrigação neste caso, não foi na nossa área de responsabilidade.
a Espanha está a colaborar...
oxalá não pensem todos assim se algum dia nos calhar a nós a desgraça...
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Deveria, não, não temos qualquer obrigação neste caso, não foi na nossa área de responsabilidade.
a Espanha está a colaborar...
Tal como a França e os EUA.
oxalá não pensem todos assim se algum dia nos calhar a nós a desgraça...
Eu disse que poderia (temos capacidade e é uma maneira de mostrar solidariedade), mas não deveria (não é uma obrigação), senão daqui a pouco sempre que se perdia um avião noutra qualquer parte do mundo eramos "obrigados" a enviar ajuda.
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"Não há dúvida" de que os destroços encontrados pertencem ao avião da Air France
O ministro brasileiro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou esta terça-feira que "não há dúvida" de que os destroços localizados pela Força Aérea Brasileira flutuando no oceano Atlântico pertencem ao avião da Air France, que desapareceu na madrugada de domingo para segunda-feira, com 228 pessoas a bordo.
Jobim fez este anúncio numa conferência de imprensa, após visitar os familiares das vítimas num hotel carioca, indicando que o Airbus A330 caiu de facto em águas brasileiras.
O ministro disse que os aviões da FAB detectaram na tarde desta terça-feira em alto mar "uma faixa de cinco quilômetros de pedaços de avião", e que isso "confirma que a aeronave caiu naquele local".
À pergunta de um repórter sobre se os destroços encontrados pertenciam ao Airbus A330 da companhia francesa, Jobim respondeu que "são do avião, não há dúvida".
O ministro destacou ainda que "há três navios mercantes na região, e um navio patrulha da Marinha que chegará na manhã de quarta-feira, que começarão os trabalhos para recolher os restos que foram avistados".
Caso sejam encontrados corpos, os barcos transportar-los-ão até um ponto a 250 milhas marítimas do arquipélago de Fernando de Noronha, onde helicópteros concluirão o seu transporte.
O arquipélago pernambucano está a ser utilizado como base pela Força Aérea para as operações de busca, explicou Jobim.
O primeiro anúncio da descoberta de eventuais destroços deu-se a partir de um avião R99 que participava das buscas nocturnas, cuja tripulação comunicou que havia detectado "vestígios e pequenos destroços de aeronave no oceano", a 650 km a nordeste do arquipélago de Fernando de Noronha e a 1.100 km do continente, como anunciou o coronel Jorge Amaral, porta-voz da Aeronáutica, em Brasília.
Um outro avião foi enviado para a área esta terça-feira, ao início do dia, e às 06h49, hora de Brasília, foi confirmada a descoberta dos materiais, espalhados em duas áreas com 59 km de distância entre si.
A indicação do local do acidente foi essencial para definir qual o país que se encarregará das investigações. No caso, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos brasileiro (Cenipa) deverá assumi-las.
As autoridades francesas reconheceram que são escassas as chances de encontrar sobreviventes, mais de 30 horas depois do acidente numa zona marítima de grande profundidade.
SAPO / AFP
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O nosso ROV Luso não seria um contributo excepcional na difícil tarefa de tentar encontrar as “caixas negras”?
http://forumdefesa.com/forum/viewtopic. ... 66dc03fb1b (http://forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=7438&sid=11d23715c1eaeb628c9cdd66dc03fb1b)
Só quando estas forem encontradas é que possivelmente teremos uma resposta para este mistério. Triste e infeliz mistério que interessa desvendar para evitar situações semelhantes no futuro.
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http://video.globo.com/Videos/Player/No ... AO,00.html (http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1047936-7823-AERONAUTICA+CONFIRMA+DESCOBERTA+DE+DESTROCOS+DE+UM+AVIAO,00.html)
http://video.globo.com/Videos/Player/No ... CE,00.html (http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1048050-7823-MARINHA+MOBILIZA+CINCO+NAVIOS+PARA+TENTAR+LOCALIZAR+AVIAO+DA+AIR+FRANCE,00.html)
http://video.globo.com/Videos/Player/No ... AL,00.html (http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1048379-7823-PRIMEIROS+DESTROCOS+SAO+ENCONTRADOS+GRACAS+A+AVIAO+COM+SENSOR+ESPECIAL,00.html)
http://video.globo.com/Videos/Player/No ... DO,00.html (http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1048634-7823-NELSON+JOBIM+CONFIRMA+QUE+DESTROCOS+ENCONTRADOS+SAO+DO+AVIAO+DESAPARECIDO,00.html)
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Esta história está cheia de más explicações...E não me agrada nada ainda nem sequer terem chegado meios ao local da possivel queda e já haver isto a circular...
"O Escritório de Investigação e Análise francês (BEA), responsável pela investigação oficial sobre o desaparecimento do Airbus 330 da Air France, afirmou que nenhum elemento leva a crer que o avião tinha um problema antes da descolagem do Rio de Janeiro.
O BEA acrescenta ainda que França acredita que as caixas pretas do A330 podem não explicar a tragédia e que não está muito optimista sobre a possibilidade de as encontrar."
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Pilotos do Airbus não seguiram altitude de plano de voo
Os pilotos do Air France 447 não cumpriram a altitude prevista no plano de voo quando a aeronave foi registada pela última vez pelo radar de Fernando de Noronha, avança o jornal Folha de São Paulo.
Segundo o jornal, o plano de voo previa que o Airbus deveria subir de 35 mil pés (10,7 km) para 37 mil pés (11,3 km) depois de passar pelo ponto virtual Intol (a 565 km a norte de Natal). No entanto, o avião manteve-se a 35 mil pés à frente do ponto, segundo informou a Força Aérea Brasileira (FAB) no dia do acidente. O motivo ainda é desconhecido.
Depois de deixar a área de controlo de Noronha, o que havia à frente do voo da Air France 447 era uma grande tempestade. A própria FAB havia alertado, na sua rede de meteorologia na internet, que a tempestade era forte e que o seu topo variava entre 37 mil e 38 mil pés (11,6 km), ou seja, acima do nível em que o Airbus estava quando deixou a cobertura de radar brasileira (35 mil pés).
A Folha de São Paulo avança ainda que especialistas acreditam que a companhia aérea Air France sabe mais do que aquilo que divulgou. Segundo especialistas, o avião que desapareceu no Atlântico tem um sistema que transmite por satélite à empresa aérea dados sobre os principais componentes da aeronave no decorrer do voo. Estas informações podem ajudar a entender as causas do acidente.
O jornal Estadão avança também que a tragédia ocorreu em apenas 4 minutos, de acordo com mensagens automáticas recebidas pela sede da Air France, em Paris. Uma sucessão de mensagens indicou uma série de avarias graves nalguns dos principais computadores da aeronave. O último alerta emitido indicou "cabin vertical speed" (cabine em velocidade vertical).
A informação final, dizem investigadores militares, pode ter duas leituras: queda livre ou uma brusca variação de pressão dentro da cabine, provocada por uma descida mais rápida do que o comum. Como a tripulação do A330 não fez nenhuma tentativa de comunicação via rádio e nem a companhia aérea recebeu outros alertas, é possível que esse seja um "indício técnico" de que o avião caiu no Oceano Atlântico.
Sapo / AFP
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Caixas negras podem não ser recuperadas
As caixas negras do Airbus A330-200 da Air France que caiu na madrugada da segunda-feira no Oceano Atlântico podem nunca ser encontradas, disse hoje Paul-Louis Arslanian, chefe da agência francesa de investigações sobre acidentes aéreos.
Arslanian disse não estar «optimista» sobre a possibilidade de as caixas pretas serem recuperadas.
Os primeiros destroços do avião foram localizados na terça-feira pela Força Aérea Brasileira a cerca de 650 quilómetros de Fernando de Noronha. Os primeiros destroços incluíam uma grande quantidade de materiais metálicos, mas nenhum corpo foi encontrado.
Em conferência de imprensa hoje de manhã em Paris, Arslanian disse que as circunstâncias do acidente tornam as investigações mais difíceis, mas afirmou que tudo será feito para esclarecer o que aconteceu ao avião, que desapareceu dos radares sem qualquer sinal a meio da rota entre o Rio de Janeiro e Paris.
Arslanian disse ainda que o primeiro relatório sobre as investigações deve ser publicado até ao fim de Junho.
As caixas negras são dispositivos que guardam informações sobre o vôo e sobre a comunicação entre os pilotos e são usadas para ajudar nas investigações sobre acidentes.
O resgate das duas caixas negras do avião da Air France pode ser dificultado pela profundidade do mar no local da queda, que poderá chegar a 4 mil metros. Mesmo submersas, as caixas negras emitiriam um sinal que ajudaria na sua localização, mas apenas durante um período de 30 dias.
As investigações sobre os motivos do acidente devem ser conduzidas pelo governo francês, com o apoio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), do governo brasileiro.
O vôo AF 447 tinha deixado o aeroporto internacional do Galeão no início da noite de domingo levando a bordo 216 passageiros e 12 tripulantes.
Segundo Arslanian, os dados já analisados sobre os serviços regulares de manutenção realizados no Airbus acidentado não indicam que o avião tivesse qualquer problema antes da descolagem.
O chefe dos investigadores disse que não haverá especulações sobre as causas do acidente e disse que «é essencial que se verifique tudo».
Lusa
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Air France sabe mais do que divulgou, dizem especialistas
O avião que desapareceu no Atlântico tem um sistema que transmite por satélite para a empresa aérea dados sobre os principais componentes da aeronave no decorrer do vôo, o que leva alguns especialistas a crer que a Air France tem mais informações do cenário da queda do A330 do que as que já divulgou, segundo a Folha de São Paulo.
Aqueles dados, porém, não substituem a caixa-negra do avião, uma vez a conversa entre os pilotos na cabine da aeronave, que fica gravada na caixa-preta, não é transmitida, e porque conjunto de dados sobre o avião não é tão completo quanto o que a caixa armazena.
No entanto, a companhia aérea tem condições de saber informações como consumo de combustível e de óleo, temperatura e potência dos dois motores e até a inclinação do avião, segundo disse à Folha Respicio do Espírito Santo, especialista em aviação da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Foi esse sistema, que existe nalguns aviões mais modernos, que transmitiu a informação de avaria eléctrica e de despressurização no avião.
O especialista em segurança de voo Jorge Barros disse também que esse envio de dados é feito em tempo real e que, por isso, «a Air France provavelmente já tem todas as informações».
Lusa
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O nosso ROV Luso não seria um contributo excepcional na difícil tarefa de tentar encontrar as “caixas negras”?
http://forumdefesa.com/forum/viewtopic. ... 66dc03fb1b (http://forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=7438&sid=11d23715c1eaeb628c9cdd66dc03fb1b)
Só quando estas forem encontradas é que possivelmente teremos uma resposta para este mistério. Triste e infeliz mistério que interessa desvendar para evitar situações semelhantes no futuro.
Sim defacto era uma mais valia, relembro que so existem sete submarinos deste tipo no mundo, um ja foi a caminho um frances, o nosso governo ja se disponibilizou para ajudar nas buscas caso assim fosse pedido, temos os P3 Orion, Merlins e navios de Pesquisa Oceanografica da Classe Andromeda e D. Carlos.
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EASA alertou para falha de equipamento dos Airbus
Na sequência do incidente com um voo da Qantas, em Outubro de 2008, a Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA), lançou um alerta aos pilotos dos aviões Airbus A330 e A340 sobre ocorrências anormais no equipamento Ecam dessas aeronaves.
Em Outubro de 2008, mais de 50 pessoas ficaram feridas quando o voo da Qantas, que fazia a ligação entre Singapura e Perth (Austrália), registou uma queda abrupta de vários metros quando viajava em velocidade de cruzeiro. Na sequência desse acidente, a Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA) emitiu, a 16 de Janeiro último, um alerta para os pilotos dos Airbus A330 e A340.
De acordo com o alerta em causa, esses dois tipos de aviões registam ocorrências anormais no equipamento Ecam (Electronic Centralised Aircraft Monitor) o que levaria a um comportamento anormal que provocaria, por exemplo, mergulhos em pleno voo.
A situação, recordada pelo jornal americano The New York Times, sublinha que o problema foi detectado no voo da companhia australiana Qantas e teria sido precedido do desligamento do piloto automático.
Onze aeronaves estão mobilizadas na Base Aérea de Natal e em Fernando Noronha para realizar os trabalhos de busca dos destroços do voo 447. Segundo a Força Aérea brasileira (FAB), outros cinco aviões militares - três C-130 Hérculos da FAB, um P-3 Orion da Força Aérea americana e um Falcon50 da França – partiram de Natal em direcção à àrea de buscas.
Desde que ocorreu o acidente que as buscas prosseguem dia e noite para encontrar os destroços do avião sinistrado e, em especial, as caixas negras que poderão elucidar o que de facto aconteceu. Durante a noite, os militares da FAB, cujos aviões têm radares e equipamentos de busca por infravermelhos, identificam as áreas onde há destroços e, na manhã seguinte, dois aviões – um francês e um americano – partem para fazer a visualização dos objectos. Até agora nenhum corpo foi localizado, na área que é duas vezes o tamanho do estado de Pernambuco.
DN
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Não duvido de ti André,mas essa noticia tem algo de mentira..
O ECAM(ECAM (Electronic Centralised Aircraft Monitor) is a system that monitors aircraft functions and relays them to the pilots. It also produces messages detailing failures and in certain cases, lists procedures to undertake to correct the problem)só monitoriza,logo não tem influencia nenhuma para estabilidade/movimentos do avião.
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FAB revela que destroços recuperados não são do aparelho da Air France
Os destroços recuperados esta quinta-feira pela Marinha do Brasil não pertencem ao Airbus da Air France que desapareceu sobre o Atlântico, revelou o brigadeiro Ramon Cardoso, director do departamento de Controle do Espaço Aéreo da Aeronáutica.
"Não havia paletes de madeira neste voo. Não faziam parte da aeronave", disse o brigadeiro sobre a peça de madeira (utilizada para acomodação de cargas) recolhida na tarde de hoje no mar.
"Até ao momento, nenhum pedaço da aeronave (da Air France) foi recuperado", destacou o brigadeiro Ramon Cardoso.
O brigadeiro afirmou ainda que o óleo encontrado hoje também não é do Airbus. "O óleo que encontramos hoje não é de avião, é de navio. Era óleo, não querosene".
Durante a manhã, o brigadeiro Cardoso tinha informado que a Marinha recuperara um fragmento do Airbus A330 utilizado para acomodar bagagens.
O voo AF-447 desapareceu no domingo passado, com 228 pessoas a bordo, quando realizava o trajecto Rio-Paris.
SAPO / AFP
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França envia submarino nuclear para procurar caixas-negras
A França vai enviar um submarino nuclear de ataque para participar nas buscas pelas "caixas negras" do avião da Air France desaparecido há cinco dias sobre o oceano Atlântico. anunciou hoje o ministro francês da Defesa, Hervé Morin.
"Graças aos seus sistemas de detecção o submarino poderá ajudar a recuperar as caixa negras", disse o ministro francês da Defesa, Hervé Morin aos jornalistas, numa altura em que, ao contrário do anteriormente anunciado pelas autoridades brasileiras, os destroços do Airbus A330 ainda não foram localizados.
O ministro francês reiterou que a hipótese de um atentado terrorista não pode ainda ser colocada de parte como motivo do desaparecimento do avião. "Não há qulquer elemento ou pista que nos permita afirmar essa hipótese, mas a investigação em curso nunca excluiu a possibilidade (de um atentado), porque a principal ameaça dos dias de hoje contra as democracias é o terrorismo", adiantou Hervé Morin.
O Airbus A330, que fazia o voo AF 447 entre o rio de Janeiro e Paris, desapareceu 650 quilómetros a norte do arquipélago brasileiro de Fernando de Noronha, com 228 pessoas a bordo.
Os primeiros dados recolhidos pela investigação sobre o desaparecimento do avião dão conta de uma série de avisos automáticos sobre problemas e contradições na leitura da velocidade do avião pos vários instrumentos e confirmam a existência de condições atmosféricas tempestuosas na zona da rota que o avião deveria seguir sobre o Atlântico.
Lusa
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O submarino em questão é o EMERAUDE que zarpou de Lisboa esta semana.
http://www.defense.gouv.fr/marine/base/ ... _de_l_a330 (http://www.defense.gouv.fr/marine/base/breves/l_emeraude_a_la_recherche_des_boites_noires_de_l_a330)
Cumptos
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Aeronáutica anuncia resgate de dois corpos de ocupantes do Airbus
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,, ... IRBUS.html (http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1185351-5598,00-AERONAUTICA+ANUNCIA+RESGATE+DE+CORPOS+DE+OCUPANTES+DO+AIRBUS.html)
Avião da Air France desapareceu no trajeto entre Rio e Paris.
Estavam a bordo 228 pessoas, entre passageiros e tripulantes
A Aeronáutica anunciou neste sábado (6), durante entrevista no Recife (PE), que encontrou dois corpos de ocupantes do Airbus da Air France que desapareceu na noite do último dia 31 no trajeto entre o Rio de Janeiro e Paris. Segundo a Aeronáutica, na manhã deste sábado foram resgatados na água peças e corpos de vítimas do voo 447 da Air France.
Segundo a Aeronáutica, os destroços foram avistados entre 5h e 6h da manhã por um avião da FAB. O primeiro corpo foi retirado da água às 9h30 pela tripulação de um dos navios que participam da busca e reconhecido como sendo do sexo masculino.
Uma poltrona azul com número de série 237011038331-0 também foi recolhida, mas a Aeronáutica informa que ainda aguarda a confirmação da Air France se ela corresponde à aeronave.
O local onde foram encontrados os corpos e os destroços fica a cerca de 69,5 km do ponto onde houve o ultimo reporte eletrônico automático de falha do Airbus e a cerca de 900 quilômetros de Fernando de Noronha.
Segundo informou à GloboNews, Marco Tulio Moreno, parente de um dos passageiros, também foram encontradas uma valise de couro com um bilhete da Air France e uma mochila de nylon. Antes de repassar as informações à imprensa, a Aeronáutica informa os parentes dos passageiros.
A aeronave transportava 228 pessoas de 32 nacionalidades, entre passageiros e tripulantes.
O voo 447 da Air France deixou o Rio de Janeiro às 19h30 (horário de Brasília) e fez o último contato de voz às 22h33. Às 22h48, o avião saiu da cobertura do radar de Fernando de Noronha. De acordo com investigadores franceses, em um intervalo de quatro minutos, o avião emitiu 24 mensagens automáticas com sinais de anomalias no voo, das quais 14 entre 23h10 e 23h11.
Toda a estrutura pra receber os corpos já foi montada na base da aeronáutica em Fernando de Noronha.
Na manhã deste sábado, peritos da Polícia Federal, especialistas em identificação humana, desembarcaram em Fernando de Noronha.
Vídeo:
http://video.globo.com/Videos/Player/No ... OS,00.html (http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1052296-7823-AIR+FRANCE+CORPOS+DE+VITIMAS+DO+ACIDENTE+COM+AIRBUS+SAO+ENCONTRADOS,00.html)
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Mais três corpos resgatados, e outros avistados
A Aeronáutica brasileira resgatou mais três corpos nas buscas relacionadas ao acidente com o avião da Air France, elevando para cinco o total até agora, e também avistou outros, informou neste domingo o porta-voz oficial Gilsemar Tabosa, indicando que os corpos chegarão ao arquipélago de Fernando de Noronha (nordeste) na segunda-feira.
"Outros três corpos foram localizados nesta madrugada e estão a ser transferidos para a fragata "Constituição", que já transportava os corpos de dois homens recuperados no mar ontem à tarde", indicou o porta-voz da Aeronáutica em entrevista à imprensa.
O sexo dos corpos recuperados neste domingo ainda não foi determinado.
"Outros corpos foram avistados pelos navios e devem ser recolhidos do mar nas próximas horas", acrescentou o porta-voz.
"Os corpos chegarão a Fernando de Noronha segunda-feira", concluiu.
No total, 14 aeronaves francesas e cinco navios participam na operação, que se concentra a cerca de 70km a noroeste do último ponto de contacto com o avião Airbus 330 da Air France que desapareceu na noite de domingo para segunda-feira com 228 pessoas a bordo, a 1.100 km da costa brasileira.
Os corpos e restos do avião começaram a ser recuperados no sábado e estão a ser levados para Fernando de Noronha (a 350 km de Recife), o local povoado mais próximo da zona do acidente.
Lá, os corpos e objectos serão catalogados e examinados por peritos, mas a identificação das vítimas será feita na cidade de Recife, disse a Aeronáutica.
Segundo a Aeronáutica, ainda não há data prevista para a chegada dos corpos e dos destroços a Recife.
O secretário de Estado francês dos Transportes, Dominique Bussereau, afirmou neste domingo que por enquanto "não se pode privilegiar nenhuma das hipóteses" na investigação desta catástrofe, mas o resgate de corpos pode ajudar muito nesta missão.
"Desintegração em voo, choque ou impacto contra a superfície do oceano, por enquanto, não existe nenhuma indicação que permita privilegiar uma ou outra hipótese", indicou Bussereau à emissora de rádio RTL.
O escritório francês de Investigação e Análise (BEA por suas siglas em francês), encarregado deste caso, está investigando um possível problema nos sensores de velocidade dos aviões A330, cuja substituição foi acelerada pelo fabricante Airbus.
"Imaginemos que houve uma falha desses sensores, não somente com esta falha podemos explicar o problema do desaparecimento do voo AF447", considerou a autoridade francesa.
"Na verdade, hoje ainda não sabemos nada. Então, por enquanto, não podemos privilegiar nenhuma hipótese", disse Bussereau.
"A novidade é que foram encontrados os destroços, o que nos permitirá, se for confirmado, investigar mais", acrescentou.
Sapo / AFP
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E se assim é esperemos que se consigam descobrir as caixas "negras".
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17 corpos e dezenas de partes do avião recuperados do mar
Um total de 17 corpos e "dezenas de componentes estruturais" do Airbus da Air France que desapareceu na última segunda-feira com 228 pessoas a bordo foram recuperados neste fim-de-semana no oceano Atlântico, informou um porta-voz oficial no Recife.
"Um total de 17 corpos foram resgatados na área de buscas, assim como dezenas de novos componentes estruturais da aeronave" entre sábado e domingo, indicaram a Força Aérea e a Marinha do Brasil.
O porta-voz da Força Aérea Brasileira (FAB), o tenente coronel Henry Munhoz, indicou numa entrevista colectiva na tarde deste domingo que nove corpos foram recuperados pela fragata brasileira 'Constituição' - dois deles tinham sido recolhidos antes por outro navio brasileiro no sábado - e oito pela fragata francesa 'Ventose'.
Os corpos resgatados no sábado são do sexo masculino, e entre os 15 encontrados neste domingo, pelo menos quatro são mulheres e quatro são homens. As autoridades indicaram que não conseguiram identificar o género de um dos corpos, e não há informações sobre os cadáveres recolhidos pela embarcação francesa.
A fragata 'Constituição' está a caminho do arquipélago de Fernando de Noronha, a 350 km da costa e 825 km a leste da área de buscas, onde deve chegar na terça-feira, informaram as autoridades.
A maior parte dos cadáveres e restos foram localizados em uma área a 1.150 quilômetros da cidade de Recife.
O Airbus A330 da Air France que fazia a rota Rio-Paris desapareceu na madrugada da última segunda-feira sobre o oceano Atlântico, por causas ainda não esclarecidas.
Sapo / AFP
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Airbus terá enfrentado condições piores que um furacão
Uma imagem de satélite revela que o voo 447 da Air France cruzou com uma tempestade de nuvens muito compactas e uma temperatura de 83°C negativos antes de se despenhar no Atlântico.
Os dados foram captados pelo satélite Meteosat-9 da Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos às 23 horas do dia 31 de Maio.
Catorze minutos depois da captação da imagem de satélite, o A330 da Air France enviou a última mensagem automática com indicação de despressurização.
Segundo o meteorologista Humberto Alves Barbosa, o coordenador da estação que analisou as imagens, estes elementos apontam para uma nova explicação para o acidente.
Humberto Alves Barbosa acredita que o avião pode ter enfrentado condições climáticas inéditas em rotas de voo.
"Alguns dos aglomerados de nuvens podem ter-se intensificado muito rapidamente durante a passagem do avião. As temperaturas de brilho nos topos das nuvens apresentaram valores de -83 ºC. Pode ter havido condições únicas encontradas pelo avião na passagem da região, que apresentava alta turbulência", explicou o especialista, citado pelo portal UOL.
"Isso leva à especulação de que turbulências nas proximidades das tempestades de rápido desenvolvimento podem ter desempenhado um papel no acidente", acrescentou, sublinhando que "é a primeira vez que vi uma situação destas numa rota de voo".
O perito nota ainda que o avião pode ter enfrentado condições mais adversas do que as de um furacão, caso tenha sido sujeito à temperatura calculada pela estação.
"Um furacão, em média, alcança 70°C negativos. Isto pode ter reduzido significativamente a velocidade do avião. Então, o piloto automático teria de corrigir esta perda de velocidade por meio dos sensores, que também podem ter entrado em colapso com a tempestade", afirmou.
A avaria dos sensores de velocidade já tinha sido confirmada pela comissão francesa que investiga as causas do acidente com o A330 da Air France.
O A330 tem três sensores de velocidade e pelo menos um deles mostrava uma velocidade diferente dos outros - uma diferença superior a 50 quilómetros por hora.
De acordo com os especialistas franceses, a incoerência desses dados pode ter feito com que alguns sistemas electrónicos deixassem de funcionar, como o piloto automático, e levado o avião a atravessar a tempestade com uma velocidade mais baixa do que o necessário.
Diário Económico
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Polícia francesa nega hipótese terrorista no voo 447
O Submarino nuclear Emeraude integra a "armada" que, há dez dias, tenta recuperar corpos e destroços do avião da Air France. Ao todo já foram resgatados 41 corpos, 16 dos quais são identificados hoje em Recife, enquanto os outros 25 serão objecto de uma primeira análise em Fernando de Noronha.
"Simples homónimos." Foi assim que a polícia francesa afastou, ontem, a hipótese de que dois dos passageiros do voo 447 tivessem ligações ao terrorismo islâmico. A hipótese fora avançada pelo L'Express online, citando fontes dos serviços secretos de França.
Desde a madrugada do passado dia 1, quando o Airbus 330 da Air France desapareceu no Atlântico com 228 pessoas a bordo, que todas as hipóteses têm sido avançadas para explicar a tragédia. Explicações que, afinal, só serão conseguidas quando encontradas as caixas negras do avião sinistrado.
Ontem, porém, a revista L'Express revelava que os serviços secretos franceses, ao verificarem a lista dos passageiros do voo 447 notaram que "dois nomes correspondiam a pessoas conhecidas pelas suas ligações com o terrorismo islamita". Mas, para que a identificação fosse completa, era necessário - avança a publicação - conhecer a data de nascimento, ou poderia estar-se perante homónimos. Situação, aliás, confirmada mais tarde pela polícia francesa. Embora, e como sublinhou o próprio ministro da Defesa de Nicolas Sarkozy, nenhuma hipótese está posta de parte. Nem a do atentado.
"Nunca excluí o terrorismo, embora nenhum elemento ou pista nos permite corroborá-lo, mas a investigação em curso nunca o excluiu", disse Hervé Morin , adiantando não ter sido informado de qualquer ameaça relativa ao voo em causa ou de qualquer reivindicação.
Mas, sublinhou o ministro francês, "na maior parte dos casos, quando houve actos terroristas em aviões, não houve reivindicação".
Enquanto isto, intensificam-se as buscas no local da tragédia onde o submarino nuclear francês Emeraude se juntou já a uma autêntica armada para tentar encontrar e resgatar as caixas negras da aeronave, os corpos que vão emergindo, assim como destroços do avião. Com 72 pessoas a bordo, o Emeraude - um dos cinco submarinos nucleares franceses - tem como programa diário "pesquisar uma área de 20 milhas náuticas sobre 20 milhas, ou seja, 36 km sobre 36 km", disse um porta-voz militar francês.
Ao todo, e para além do Emeraude, estão no local seis navios, entre os quais a fragata francesa Ventôse, 12 aviões e helicópteros brasileiros e dois aviões franceses. Foi graças ao seu esforço contínuo que, dez dias após a maior tragédia da história da Air France, foram resgatados 41 corpos das águas do Atlântico.
Dos 41 corpos resgatados, 16 encontram-se já em Fernando de Noronha, onde foram analisados por peritos e de onde serão transportados hoje para Recife para serem identificados no Instituto médico-legal da cidade. A Fernando de Noronha devem chegar hoje outros 25 corpos que foram resgatados e estão a bordo da fragata Bosísio da Marinha brasileira.
A França, que tem 400 militares envolvidos nas operações de resgate dos corpos e dos destroços da aeronave, enviou uma equipa de dois investigadores e cinco peritos para ajudar os técnicos brasileiros na identificação das vítimas do voo 447. Uma equipa da Interpol (polícia internacional) está também a colaborar na identificação dos corpos. Ronald Noble, secretário-geral da referida polícia, explicou a razão da cooperação: "Como as vítimas desta tragédia são originárias de diversas partes do mundo, a colaboração internacional será essencial para garantir que a sua recuperação e a sua identificação sejam feitas de forma confiável, digna e rápida."
Entretanto, prossegue a saga sobre a substituição das sondas de velocidade, suspeitas de serem uma das causas da tragédia. Ontem e em comunicado, a Airbus afirma ter enviado, na segunda-feira, uma nota a todos os seus clientes do A330 e A340, garantindo que os seus aviões são seguros mesmo com as sondas velhas.
DN