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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Forças Aéreas/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: lmsm21 em Maio 28, 2009, 11:02:03 pm
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Boas,
sabem onde é feita a manutenção dos aviões das fa dos palop? por ex Angola, Cabo Verde, Moçambique..tem infraestruturas e tecnicos no pais?
tentei googlar
mas n achei nada
obrigado
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Boas,
sabem onde e feita a manutencao dos avioes das fa dos palop? por ex angola,cabo verde,mocambique..tem infraestruturas e tecnicos no pais?
tentei googlar :twisted: .
http://www.emfa.pt/www/conteudos/destaq ... angola.htm (http://www.emfa.pt/www/conteudos/destaques/ctm/angola/ctmangola.htm)
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Boas,
sabem onde e feita a manutencao dos avioes das fa dos palop? por ex angola,cabo verde,mocambique..tem infraestruturas e tecnicos no pais?
tentei googlar :twisted: .
http://www.emfa.pt/www/conteudos/destaq ... angola.htm (http://www.emfa.pt/www/conteudos/destaques/ctm/angola/ctmangola.htm)
Moçambique?? Que avioes ou helicopteros possui Moçambique??
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http://en.wikipedia.org/wiki/Military_o ... #Air_Force (http://en.wikipedia.org/wiki/Military_of_Mozambique#Air_Force)
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Muito bem desconhecia completamente essa informação, obrigado P44
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http://en.wikipedia.org/wiki/Military_o ... #Air_Force (http://en.wikipedia.org/wiki/Military_of_Mozambique#Air_Force)
:?: :roll:
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Se em Moçambique houver cinco MiG-21 com capacidade para voar já será muito bom.
An-26 isso há alguns a voar de facto, pelo menos havia há um ano e meio, junto com uns quantos Mi-8.
Há uns anos quando houve inundações, praticamente nenhum dos Mi-8 voava, e entretanto alguns foram arranjados.
Eu posso estar a fazer confusão, mas as OGMA não chegaram a fazer qualquer tipo de intervenção em helicópteros russos Mi-24 ?
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(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi279.photobucket.com%2Falbums%2Fkk144%2FHSMW%2FAvioes%2FMIG-21BIS223MOZAMBIQUE.jpg&hash=973f44b0d6fb4c8d541d83f0746e92fa)
Por falar neles...
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Boas,
sabem onde é feita a manutenção dos aviões das fa dos palop? por ex Angola, Cabo Verde, Moçambique..tem infraestruturas e tecnicos no pais?
tentei googlar
mas n achei nada
obrigado
De acordo com o contracto original de fornecimento dos SU-27, a Bielorrúsia forneceria no "pacote", pilotos e equipas de manutenção enquanto pilotos e equipas angolanas seriam treinadas na bielorrusia.
mas actualmente nenhum destes aviões pode ser considerado como activo, só 2 estão dados como "operacionais" o que em Angola significa que de vêz em quando lá conseguem colocar um deles a voar, e os técnicos bielorrussos continuam no país
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foto de manutenção de um sukoi 27 da força aérea angolana
http://thietre-blogdothietre.blogspot.c ... ngola.html (http://thietre-blogdothietre.blogspot.com/2009/10/sukhoi-27-angola.html)
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Moçambique deverá receber brevemente dois FBT 337 de Portugal (ex-FAP).
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E valores? Não me digam que são de borla!!
Já agora porque é que retirámos o puxa-empurra de serviço?
Se estão bons para Moçambique também estavam bons para nós ou não?
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E valores? Não me digam que são de borla!!
Já agora porque é que retirámos o puxa-empurra de serviço?
Se estão bons para Moçambique também estavam bons para nós ou não?
Foram retirados de serviço porque o trabalho deles passou a ser feito por terra, o transporte de correio
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Outra função em que também eram usados era para os pilotos que estão fora das esquadras de voo (Estado-Maior por exemplo), mantarem as horas minimas de voo, mas devem fazer isso noutra aeronave como o Epsilon talvez.
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E valores? Não me digam que são de borla!!
Já agora porque é que retirámos o puxa-empurra de serviço?
Se estão bons para Moçambique também estavam bons para nós ou não?
Foram retirados de serviço porque o trabalho deles passou a ser feito por terra, o transporte de correio :twisted: 
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há papeis...que continuam a necessitar de seguir em formato papel...continua a a haver o dito correio militar! O FTB cessou actividade na FAP em 25 Julho de 2007, sendo que no final só estavam duas aeronaves em capacidade de vôo...e são essas duas as cedidas a Moçambique, das duas, só uma neste momento tem o "overhaul" concluído e penso que hoje já fez o 1º vôo. Deixou de voar porque manter uma frota activa com duas aeronaves que estavam em fim de potencial, para uma missão que se tornava onerosa porque implicava ir "roubar" pilotos à esq. 502 quando esta ainda operava o aviocar...a tal relação custo benefício. siga
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Cooperação Técnico-Militar com Moçambique
01-03-2011
No âmbito da Cooperação Técnico-Militar, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, acompanha o Ministro da Defesa Nacional, Augusto Santos Silva, a Moçambique, de 1 a 3 de Março.
A visita integra a cerimónia de entrega de uma aeronave CESSNA FTB-337G a Moçambique. Esta aeronave foi recuperada pela Força Aérea Portuguesa, na Base Aérea Nº1, e fará parte do dispositivo da Força Aérea Moçambicana para as missões de treino e transporte. A aeronave terá ainda como função a instrução de voo básico para alunos pilotos-aviadores e também o auxílio e apoio às populações.
A Força Aérea iniciou este projecto em Maio de 2010, com a recuperação de duas destas aeronaves e com a formação de pessoal técnico, de Moçambique, para trabalhos de manutenção e de apoio à actividade aérea.
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No âmbito da Cooperação Técnico-Militar (CTM), a Força Aérea iniciou um projecto ousado e de grande importância, em Maio de 2010, com a recuperação, na Base Aérea Nº1, em Sintra, de duas aeronaves CESSNA FTB 337G, que passarão a fazer parte do dispositivo da Força Aérea de Moçambique.
A primeira dessas aeronaves foi entregue no dia 3 de Março, pelo Ministro da Defesa Nacional, Augusto Santos Silva, que se fez acompanhar pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, numa visita oficial naquele país.
O CESSNA FTB 337G, destinado a operações aeromédicas, treino de pilotos e vigilância marítima, dispõe de tecnologias de última geração e pode voar em todas condições as meteorológicas. Tem capacidade para voar 500 horas por ano e poderá funcionar durante seis anos sem inspecção.
A entrega desta aeronave representa o culminar de uma etapa de um processo de trabalho que, no âmbito do CTM, envolve militares de várias especialidades da Força Aérea, que prestam apoio técnico em diversas áreas, nomeadamente, na formação de pilotos aviadores, na Academia Militar Marechal Samora Machel, em Nampula, e de sargentos, na Escola de Sargentos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, em Boane. Vários militares estão a fazer cursos de pilotagem e de mecânica. Outros estão a receber formação na área de electro-aviónica.
O projecto abrange ainda, o desenvolvimento de um mini-centro de medicina aeronáutica e a construção de uma biblioteca.
A formação de pessoal técnico para trabalhos de manutenção e de apoio à actividade aérea é parte fundamental do projecto, para o desenvolvimento futuro da Força Aérea de Moçambique que, e com a ajuda da Força Aérea Portuguesa, tem hoje mais meios e recursos para desenvolver a sua actividade.
FAP
Que tecnologias são essas???
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Estava tão bom para ser usado por nós...
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Estava tão bom para ser usado por nós... 
Então mas se nós temos os C-295, os P3 e os C-212, para quê mais aviões?
Além de que o armamento que ele transporta, para vigilância marítima, é pouco mais do que inútil.
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Vigilância marítima? O puxa-empurra?
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Vigilância marítima? O puxa-empurra?
Vôo a baixa altitude, lentamente para dar para observar e pôr um mano de cada lado a olhar pela janela com uns binóculos...dá!....ouve-se bem é a 5km de distância mas a ideia é mesmo só observar e não concerteza detectar actividades ilegais!
Mas realmente ficaram umas máquinas à maneira ficaram mesmo...um ronco que mete qualquer epsilon no saco (tou a falar do ruído melodioso dos motores mais nada)!
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Vigilância marítima? O puxa-empurra?
Era disso que o texto tratava. Pensei que se estava a referir a essa função.
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Encontrei este post no blog "Small Air Forces": Mozambigue recieve's FTB.337G's (http://http). Inclui duas (http://http) fotos (http://http) do agora designado FAM-457.
Cumprimentos,