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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Exércitos/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: Terraweb em Março 31, 2009, 02:48:37 pm
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Boa tarde, Caros Membros,
O meu nome é António Pires, um dos responsáveis pela manutenção do portal http://ultramar.terraweb.biz (http://ultramar.terraweb.biz), venho solicitar a vossa ajuda na identificação do veículo militar que se segue, cujas fotografias foram tiradas no princípio do ano corrente, nos arredores de Luanda (Angola), num sítio denominado "Benfica":
http://img161.imageshack.us/img161/5123/pva040.jpg (http://img161.imageshack.us/img161/5123/pva040.jpg)
http://img161.imageshack.us/img161/4134/pva041.jpg (http://img161.imageshack.us/img161/4134/pva041.jpg)
http://img161.imageshack.us/img161/7562/pva043.jpg (http://img161.imageshack.us/img161/7562/pva043.jpg)
http://img161.imageshack.us/img161/4444/pva044.jpg (http://img161.imageshack.us/img161/4444/pva044.jpg)
http://img161.imageshack.us/img161/8412/pva045.jpg (http://img161.imageshack.us/img161/8412/pva045.jpg)
http://img161.imageshack.us/img161/6381/pva046.jpg (http://img161.imageshack.us/img161/6381/pva046.jpg)
Peço imensa desculpa pelo exagero das dimensões das imagens, mas é uma forma de mostrar pormenores essenciais para a sua identificação.
Apresento desde já os meus agradecimentos pela vossa colaboração.
Os meus respeitosos cumprimentos a todo o fórum
António Pires
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Identificação de quê em especial?
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a mim parece-me um panhard
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Eu sei que não é igual:
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/T ... NN=53&P=77 (http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/TER.aspx?NN=53&P=77)
Talvez seja um veiculo da familia?
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É uma EBR-ETT, a versão de tranporte de tropas.
http://www.warwheels.net/PanhardEbrETTINDEX.html (http://www.warwheels.net/PanhardEbrETTINDEX.html)
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Identificação?
Talvez não me tenha expressado correctamente.
Identificação – Marca, modelo, país fabricante do veículo e que forças militares o utilizavam
António Pires
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Identificação?
Talvez não me tenha expressado correctamente.
Identificação – Marca, modelo, país fabricante do veículo e que forças militares o utilizavam
António Pires
Marca- Panhard
modelo - EBR ETT
País (constutor) - França
Para saber mais sobre o veiculo:
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/T ... NN=53&P=77 (http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/TER.aspx?NN=53&P=77)
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Identificação?
Talvez não me tenha expressado correctamente.
Identificação – Marca, modelo, país fabricante do veículo e que forças militares o utilizavam
António Pires
Acho que foi apenas utilizado pelo Grupo de Cavalaria 1 "Dragões de Angola" ( com Comando em Silva Porto) juntamente com as EBR-75, cujo 1o. Esquadrão (Luanda) seria o dono mais provável desta ETT.
Na metrópole equipou a EPC, e provavlemente algum regimento de Cavalaria que não me recordo.
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Auto Blindado TP14 E.T.T. Panhard 8x8 m/1959
Segunda, 11/19/2007 - 13:13 — Nuno Silva
Historial
Portugal recebeu esta viatura durante o ano de 1959, sendo distribuídos pelos Esquadrões de Reconhecimento do Regimento de Cavalaria 3; aos Dragões de Angola e à Escola Practica de Cavalaria. Características Gerais Viatura atribuída ao transporte de tropas, desloca-se em marcha para a frente e para a retaguarda. Dispõe de oito rodas motrizes, das quais as quatro das extremidades estão munidas de pneus à prova de furo e as quatro intermédias são de alumínio, semelhantes às rodas dos tractores agrícolas, são levantadas nas deslocações por estradas e podem baixar em terreno mau, para aumentar a aderência e diminuir a pressão unitária que é de 70 kg/m2 para um enterramento de 10 cm. Com um peso de 13 toneladas, tem as seguintes dimensões: comprimento: 5,21 metros; largura: 2,45 metros; altura: 2,33 metros (sobre quatro rodas) e 2,42 metros (sobre as oito rodas); a sua distância ao solo é de 0,33 metros e de 0,41 metros sobre oito rodas. Dispõe de um motor Panhard de 12 cilindros chato de 200 HP às 3.600 rotações por minuto e arrefecido por ar que lhe permite uma velocidade máxima de 105 km/h e em estrada de 55 a 75 km/h com um raio mínimo de viragem de 10 metros e uma autonomia de 600 a 700 km, conseguida com os 370 litros de combustível existentes nos depósitos com um consumo médio em estrada de 50/60 litros aos 100 km e de 20/30 litros por hora em todo o terreno. Quanto a blindagem conta com chapas frontais de 40 mm, laterais de 20 mm e no tecto de 10 mm. A guarnição é de três homens (chefe de carro, apontador das metralhadoras e radiotelefonista e dois condutores um em cada extremidade do carro). Com capacidade de transpor valas de paredes verticais com dois metros de largura, de vencer declives com inclinação de 60 %, de transpor obstáculos verticais com 0,40 metros de altura e de atravessar cursos de agua com 1,20 metros de profundidade.Armamento e Munições Por armamento dispunha de duas metralhadoras de 7,62 mm; uma, no compartimento de condução da frente; outra, na torreta com dotação de cinco carregadores dos quais dois na torreta e três no compartimento de condução num total de 800 cartuchos de 7,62 mm. Transmissões Estava equipada com um E/R ERM/212 com as seguintes características: Banda de 2 a 12 Mc/s; 6 canais pré-sintonizados; trabalha em grafia, fonia e intercomunicação. Esquemas de Pintura e Modelos disponíveis para montagem
As viaturas apresentavam uma camuflagem verde-oliva. Tanto quanto sei, este blindado não se encontra disponível no mercado, tendo de se optar pela construção integral do modelo.
Bibliografia: “Anotações para a Hístoria dos Blindados em Portugal”, Jornal do Exercito, Major Cavaleiro Salgueiro Maia, Março 1983.
http://www.ama.org.pt/?q=node/143 (http://www.ama.org.pt/?q=node/143)
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Os meus agradecimentos
António Pires
http://ultramar.terraweb.biz (http://ultramar.terraweb.biz)
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(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi279.photobucket.com%2Falbums%2Fkk144%2FHSMW%2FCavalaria%2FHPIM3157.jpg&hash=2daa1aedcf1831df2da57f44e017dc7f)
E aqui com as peças quase todas.
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a mim me parece que este carro é de fabrico sul africano e esta numa base de treinos...pelas escadas é isso que parece!!