ForumDefesa.com
Forças de Segurança e Policiais de Elite => Forças de Segurança => Tópico iniciado por: Xerif3 em Março 02, 2009, 03:13:57 pm
-
Dois em cada três agentes da PSP e da GNR não têm o 12º ano de escolaridade, um quadro que o Estado quer alterar até 2010, disse esta segunda-feira a vice-presidente da Agência Nacional para a Qualificação, revela a Lusa.
De acordo com Maria do Carmo Gomes, que citou dados de 2006, os quadros da PSP e a GNR incorporam, no seu conjunto, 49 mil efectivos, dos quais 35 mil têm qualificação escolar inferior ao 12º ano.
A vice-presidente da Agência Nacional para a Qualificação, entidade que gere o programa «Novas Oportunidades», afirmou que o objectivo, ao nível da qualificação dos efectivos das forças policiais, é conseguir que todos os agentes das duas polícias tenham o 12º ano até 2010.
Maria do Carmo Gomes precisou que 550 polícias já obtiveram diplomas no âmbito do programa «Novas Oportunidades», estando mais 1.400 inscritos ou em formação.
A responsável, que falava aos jornalistas em Penafiel, à margem de uma cerimónia de entrega de certificações de nível secundário a 41 militares da GNR, afirmou que o défice de qualificação dos efectivos policiais é similar ao do conjunto da população activa portuguesa.
Do conjunto de militares certificados hoje, 28 obtiveram o diploma do nono ano de escolaridade e os restantes 13 o diploma do 12º ano.
A cerimónia foi presidida pelo ministro da Administração Interna, Rui Pereira, que, num breve discurso, defendeu a necessidade da formação contínua dos efectivos policiais ao longo da sua carreira.
Rui Pereira não se disponibilizou para esclarecer os jornalistas sobre as matérias de actualidade relacionadas com o seu ministério.
tvi24.iol.pt
-
mais uma prás estatisticas...
-
Realmente mais uma para as estatisticas, o governo devia preocupar-se mais a dar condições ao pessoal das forças de segurança que andam na rua e acabar com os tais serviços de impedidos, tais como cozinheiros , baristas, mecanicos, etc.
Cumprimentos
Frade
-
Com o 9.º ano e a ganhar €1.000 ou mais! E ainda se queixam...
-
O pessoal esquece-se que a maior parte das pessoas à uns anos atrás só tinham a 4ª classe. Ex: o meu pai tem a 4ª classe, a minha mãe tem o 7º ano, MAS porque estudou já era adulta.
A partir do momento em que entramos para a CEE é que as coisas começaram a melhorar a esse nível.
-
Mas não faz sentido apenas se exigir o 9.º ano para a GNR e para a Polícia Marítima, é ridículo!
Para a PSP exige-se o 11.º ano, para a Polícia Municipal o 12.º... Enfim!
Ah, têm menos formação, mas ganham mais! Então a Marítima... Só mesmo em Portugal!
-
Certamente haverá bons profissionais nas forças de segurança com poucas habilitações, mas hoje em dia para qualquer serviço, o que está a contar são as habilitações, sendo assim, já era altura da GNR aumentar este 9º ano.
-
Concordo plenamente! Devia-se exigir o 12º ano ou o 11º ano, como na PSP! Isto para não estar a exigir muito, porque a meu ver era no minímo o 12º ano!
Mas se formos analisar as provas de admissão, excluindo a fisica, a médica e a documental!
Será que alguém possuindo apenas o 9º ano entra, nos dias de hoje???
O ensino sofreu já várias reformas, o ensino de antigamente não é o actual!
-
Concordo plenamente! Devia-se exigir o 12º ano ou o 11º ano, como na PSP! Isto para não estar a exigir muito, porque a meu ver era no minímo o 12º ano!
Mas se formos analisar as provas de admissão, excluindo a fisica, a médica e a documental!
Será que alguém possuindo apenas o 9º ano entra, nos dias de hoje???
O ensino sofreu já várias reformas, o ensino de antigamente não é o actual!
Entra muita gente com o 9º ano na GNR. Ter o 9º ou o 12º ano nesta profissão acho irrelevante. E muitos deles passam a perna a licenciados nas provas escritas. Eu tenho 12º ano ciencias e tecnologias e não me acho superior a uma pessoa com o 9º ano, quanto mais essas porcarias de novas oportunidades e cursos de nivel 3 que se tiram com uma perna ás costas.
Enfim, país de estatisticas e show off
-
A diferença não é a sabedoria ou a inteligência pura e dura! A diferença nota-se no saber-estar, no saber comunicar com as pessoas... Aí é que se notam as diferenças!