ForumDefesa.com

Outras Temáticas de Defesa => Área Livre-Outras Temáticas de Defesa => Tópico iniciado por: Hymy em Fevereiro 27, 2009, 03:33:18 pm

Título: A caça desportiva: éticamente aceitável?
Enviado por: Hymy em Fevereiro 27, 2009, 03:33:18 pm
¿É aceitavel desde um ponto de vista ético a caça desportiva?, ¿é ético matar animais por diversão?. E digo diversão porque entra dentro do lúdico, ja que hoje em dia não é necessário num pais minimamente avançado ir caçando animais pelo monte para ter alimento e poder sobreviver. Digo eu...

Saúdos cordiais.

PD: Há aberto um thread no que se fala da caça, mas não é exactamente o mesmo tema
Título:
Enviado por: nelson38899 em Fevereiro 27, 2009, 04:54:10 pm
Eu como sou contra as armas em mãos se civis, acho que não faz sentido matar por prazer.
Título:
Enviado por: tyr em Fevereiro 27, 2009, 04:56:46 pm
Se não houver caça desportiva, dentro de uns anos existirá caça para exterminar pragas ou ameaças, pois com o actual falta de predadores naturais, as populações de algumas especies, sofreriam um boom que poderia ameaçar a agricultura, a pequaria e inclusivamente a integridade fisica de pessoas que fossem para o campo.
ou seja, se acabarmos com a caça desportiva, dentro de uns anos, o estado teria que pagar, para eleminar pragas de coelhos e de javalis.

sou contra o abate de predadores, mas a caça desportiva (desde que devidamente controlada) não oferece prejuisos.
e o que é caçado serve para a refeição dos caçadores. E ai pergunto, qual a diferença entre comer um coelho caçado, ou um coelho de criação, ou a diferença entre uma febra de porco e uma de javali (a unica diferença que detecto é que os animais selvagens tiveram uma vida melhor até ao dia em que se tornaram a refeição de alguem).
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 27, 2009, 05:32:14 pm
A caça neste momento é um desporto de ricos e de uma geração que tem na caça um dos poucos divertimentos/vicios (as gerações mais velhas).

Quando o meu avô morrer, acaba-se com os caçadores na familia... :oops:
Título:
Enviado por: Edu em Fevereiro 27, 2009, 05:43:19 pm
Eu sou a favor da caça quando se respeitam as especies, ou seja, quando não se caça em demasia e nem animais ainda crias, por forma a manter a especie. Há algum tempo ouvi um caçador dizer isto: "Que animal tem uma existencia mais feliz, um que vive toda a sua vida em cativeiro em processo de engorda para depois ser morto para comer, ou um que é criado em liberdade e depois morto na mesma para ser comido?". Paa mim o animal que tem uma existencia mais feliz em sem duvida o que é criado em liberdade. Não sejamos hipocritas, a não ser que nos convertamos todos ao veganismo serão sempre mortos animais, se é para comer não tem mal nenhum caçar.

Cada vez observo mais que os militares, principalmente os de quadro permanente gostam sempre de ser os unicos a ter acesso a armas, não sei muito bem porque, mas a verdade é que observo isso...
Título:
Enviado por: jmosimoes em Fevereiro 27, 2009, 06:23:27 pm
Venho lembrar que se não fossem os caçadores responsáveis, certas espécies já tinham acabado.
Título:
Enviado por: Nuno Paixao em Fevereiro 27, 2009, 06:25:12 pm
Caros Companheiros

Sou algo silencioso neste forum, mas desta vez resolvi intervir um pouquinho, com a minha humilde opinião!!!

Sobre os caçadores controlarem pragas, sinceramente do ponto de vista científico, cinegético e controle de fauna, não é verdade!!! Não há necessidade de esse controle ser feito por "caçadores de diversão". Caso isso seja necessário, ha formas cientificas de se fazer. Há brigadas do ICN que sabem como fazer controle de população com metodos humanos e éticos!

A mim, o que me "choca" na caça, é a imagem que se transmite aos mais novos, o ser "aceitável" maltratar um animal por diversão, o ser "aceitável" matar um animal só porque me quero divertir! Os que acham que "ganharam" esse direito, de qualquer forma, ok, mas o transmitir aos mais novos, sim é o que me preocupa!

Sobre sermos vegetarianos, também não serve de argumento, uma vez que os animais abatidos para consumo Humano, devem ser abatidos, mesmo que o não aconteça em algumas vezes, de forma Humana, ética e com controle de salubridade e higiene! Para mim, a exposição de jovens e crianças a matadouros de animais não é significativa!

O sofrimento no abate, é um assunto muito importante e pertinente, na caça, sim alguns caçadores podem ser bons atiradores, há maiores probabilidades de o animal ficar em sofrimento até á sua morte!

Tenho que concordar que a vida de um animal selvagem, é mais feliz do que um animal de produção, entao temos é que mudar os metodos de produção... O facto de um animal viver melhor, não legitima uma morte mais violenta!!!

Sim o respeito das espécies, é fundamental e sei que muitos caçadores o fazem, mas também muitos não o fazem!! Não devem todos pagar por alguns que erram, mas também não é isso que legitima a caça! Ou seja, a caça, temos que admitir, é pura e simplesmente para diversão e deleite do caçador que se diverte, não tem qualquer utilidade "publica" de controle de espécies, caso contrario, digo isto em tom de brincadeira, deviamos abrir licenças de caça aos ratos e outras especies... Poderiam sempre abrir uma reserva de caça em "close combate quarters" nas caves do "calhau" ( Convento de Mafra)!

Isto é pura e simplesmente a minha opinião, com todo o devido respeito ás opiniões dos outros!!!

Muito obrigado pela atenção

Nuno Paixao
Título:
Enviado por: jmosimoes em Fevereiro 27, 2009, 06:29:02 pm
Citar
Cada vez observo mais que os militares, principalmente os de quadro permanente gostam sempre de ser os unicos a ter acesso a armas, não sei muito bem porque, mas a verdade é que observo isso...



medo :?:
Título:
Enviado por: jmosimoes em Fevereiro 27, 2009, 06:41:29 pm
Caro Nuno Paixão


A sua teoria também se aplica à pesca, ou só à caça, o peixe também sofre ou não ?, durante quanto tempo ?,

Deixemo-nos de hipócrisias, todos gostamos de carne, de peixe, já visitaram um aviário ou uma pecuária ?, um matadouro, então se visitassem nunca mais comiam carne, os peixinhos aos saltos na rede não impressiona ?, não têm familiares que criam animais e lhes cortam o pescoço ?.

O acto de caçar realmente é que impressiona, dá o sofrimento aos animais, os caçadores são bárbaros e frios, mas também são os que alimentam e criam condições para que eles vivam.
Título:
Enviado por: jmosimoes em Fevereiro 27, 2009, 06:54:41 pm
Citação de: "nelson38899"
Eu como sou contra as armas em mãos se civis, acho que não faz sentido matar por prazer.



Qual o seu fétiche neste fórum ?, armas nas mãos de militares para matarem civis e outros militares mas tudo sem prazer, ou então nas mãos dos mitras para matarem os cidadãos galinha, tudo pelo prazer.

Deve ter argumentos sólidos, para não gostar de armas na mão de civis, espero que não sejam semelhantes aos do BE, que defendeu em tempos os policias sem armas fora de serviço.
Título:
Enviado por: Nuno Paixao em Fevereiro 27, 2009, 06:59:11 pm
Não querendo prolongar muito este topico, pois se calhar já está a sair do motivo inicial, sim o meu argumento também se aplica a outros actos e sim a pesca também esta incluída. Apesar de haver sofrimento nos peixes, pois o há, sem duvida, o desenvolvimento cognitivo e neurológico de um peixe, é muito diferente do de uma ave, que por sua vez é muito diferente do de um mamifero!! O sofrimento fisico e emocional, vai sendo pelo menos mais perceptivel, maior, do peixe, depois da ave e depois de um mamifero!

Sobre a ser hipócrita, não o sou!! é da minha educação!

Sobre os caçadores serem barbaros e frios, nunca o disse nem o encontrará em texto nenhum meu. Sim é verdade que alguns caçadores e associações, fazem uma gestão cinegética e preocupam se em manter especies, mas o fim final será o mesmo, o de terem animais para se divertir!

Repare que não estou a condenar ninguem que diga que mata por diversão, até o poderia fazer e tenho direito á minha opinião, tal como todos, estou a afirmar que os cacadores devem assumir que o fazem por diversão e não por "amor" aos animais!!!


O abate fora de matadouros, salvo pequenas excepções, é ilegal!!! Por isso o "corte dos pescoço" por familiares, não é significativo! Se a discussão é se nos matadouros, todas as normas de ética, bem estar animal e abate sem sofrimento são cumpridas, não o sei, calculo que alguma coisa possa falhar, mas isso não serve para legitimar a caça!

Não estou numa discussão personalizada, por favor!!

Nuno Paixao
Título:
Enviado por: Edu em Fevereiro 27, 2009, 07:17:22 pm
Desculpem-me lé mas estes argumentos contra a caça não os consigo compreender. A morte e o sofrimento fazem parte da vida, essa teoria de não se caçar porque os animais sofrem não faz sentido. Na natureza, quando um animal mata outro o que morre não sofre? E será que nós nos podemos por na pele de um peixe para dizer se ele sofre ou não quando é pescado, ou só porque tem um sistema neurologico mais basico já pode sofrer à vontade. Isto é simples o homem para viver (tal como muitos predadores) tem de matar outros animais para comer, é a lei da vida, e para mim não há diferença entre matar num matadouro e matar na caça. O que eu sou contra é caçar por caçar, só por matar, ou caçar especies ameaçadas ou em perigo de extinção, isso sim sou contra. Agora caçar para comer sou totalmente a favor, porque o animal que se mata na caça é menos um que se mata num matadouro.

Já agora proibam os leões de matar gnus e zebras por axficciamento, acreditem sofrem os animais muito mais do que por um tiro de espingarda...
Título:
Enviado por: Hymy em Fevereiro 27, 2009, 07:49:17 pm
Na minha opinião:

- Matar animais para alimentar-nos não acho que seja moralmente incorrecto.

- Matar animais para defender-nos não acho que seja moralmente incorrecto.

- Matar por diversão, matar sem mais razão que fazer sofrer ao animal é moralmente incorrecto.

Devemos recordar, ademais, que nós temos a capacidade de decidir. Não actuamos por instintos, o que sim fazem os animais. Há pouco tempo saiu o caso de um adolescente norte-americano que tinha colocado no youtube um video no que se lhe via torturar a seu gato. Fazia-o por diversão.

Não sei se é totalmente comparable à atitude dos caçadores, mas sim manifesta quem actuava em pleno uso de suas faculdades; quem era consciente de que o que fazia era incorrecto, ainda que o ignorasse. Com respeito a pesque-pague, acho que é perfeitamente extensible a ela.

Quiçá é que Disney me tem ablandado muito  :wink:
Título:
Enviado por: André em Fevereiro 27, 2009, 09:59:17 pm
Mais do que a caça desportiva o mais dificil de compreender é a caça à foca no Canadá e à baleia pelo Japão que é autorizado por paises ditos civilizados ...  :roll:  :roll:
Título:
Enviado por: Lancero em Fevereiro 28, 2009, 12:38:57 am
Caça sim, desde que controlada e em zonas associativas/privadas onde os responsáveis criem condições para a sustentabilidade das espécies cinegéticas.
A caça livre (a dos pobres, infelizmente) já erradicou muita espécie de inúmeros locais.


Citação de: "jmosimoes"
Citação de: "nelson38899"
Eu como sou contra as armas em mãos se civis, acho que não faz sentido matar por prazer.


Qual o seu fétiche neste fórum ?, armas nas mãos de militares para matarem civis e outros militares mas tudo sem prazer, ou então nas mãos dos mitras para matarem os cidadãos galinha, tudo pelo prazer.

Deve ter argumentos sólidos, para não gostar de armas na mão de civis, espero que não sejam semelhantes aos do BE, que defendeu em tempos os policias sem armas fora de serviço.


Você precisa de uma dose de calmantes e de aprender a viver com opinões contrárias à sua. Tenham ou não razão.
Título:
Enviado por: jmosimoes em Fevereiro 28, 2009, 01:03:00 am
Já tinha tomado todos os calmantes que tinha quando escrevi, uma coisa é ter que viver outra é ter que aceitar, ai não existem calmantes que me valham.
Título:
Enviado por: nelson38899 em Fevereiro 28, 2009, 10:14:34 am
Citação de: "jmosimoes"
Citação de: "nelson38899"
Eu como sou contra as armas em mãos se civis, acho que não faz sentido matar por prazer.


Qual o seu fétiche neste fórum ?, armas nas mãos de militares para matarem civis e outros militares mas tudo sem prazer, ou então nas mãos dos mitras para matarem os cidadãos galinha, tudo pelo prazer.

Deve ter argumentos sólidos, para não gostar de armas na mão de civis, espero que não sejam semelhantes aos do BE, que defendeu em tempos os policias sem armas fora de serviço.


Eu fetiche não tenho nenhum, a experiência que tenho é de já ter sido ameaçado por caçadeira, de uma pessoa que era caçador e como não conseguiu mostrar a sua razão ameaçou-me a mim e à minha família, outra é de ter visto pessoas que só porque se passaram da cabeça começaram a disparar armas de caça contra casas, posso dar muitos exemplos não meus mas doutras pessoas, por essas e por outras que sou contra qualquer tipo de armas de fogo na mãos de civis.
Título:
Enviado por: jmosimoes em Fevereiro 28, 2009, 12:47:55 pm
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "jmosimoes"
Citação de: "nelson38899"
Eu como sou contra as armas em mãos se civis, acho que não faz sentido matar por prazer.


Qual o seu fétiche neste fórum ?, armas nas mãos de militares para matarem civis e outros militares mas tudo sem prazer, ou então nas mãos dos mitras para matarem os cidadãos galinha, tudo pelo prazer.

Deve ter argumentos sólidos, para não gostar de armas na mão de civis, espero que não sejam semelhantes aos do BE, que defendeu em tempos os policias sem armas fora de serviço.

Eu fetiche não tenho nenhum, a experiência que tenho é de já ter sido ameaçado por caçadeira, de uma pessoa que era caçador e como não conseguiu mostrar a sua razão ameaçou-me a mim e à minha família, outra é de ter visto pessoas que só porque se passaram da cabeça começaram a disparar armas de caça contra casas, posso dar muitos exemplos não meus mas doutras pessoas, por essas e por outras que sou contra qualquer tipo de armas de fogo na mãos de civis.




Foi ameaçado por um caçador e tem exemplos de outras pessoas que se passaram, são situações infelizes reconheço.

Bom temos um agente da PSP que na zona de Santarém, matou a mulher ou ex-mulher à frente dos filhos, recentemente um guarda prisional matou a companheira e o  ex-marido, deu na tv á cerca de 2 anos um militar na reserva que enfrentava os seus vizinhos com arma de fogo na mão, lembro-me também de um GNR que fazia assaltos com arma de fogo salvo erro o ano passado, e devem existir mais que não me lembro,
nunca defendi que os elementos das forças de segurança e militares tivessem arma só em serviço, as situações existem com a raça humana não com profissões ou outra qualquer categoria social, agora meter tudo no mesmo saco ?
Título:
Enviado por: nelson38899 em Fevereiro 28, 2009, 01:33:18 pm
não quero meter tudo no mesmo saco, apenas compreendo que se já existem esse tipo de situações em pessoas treinadas caso de policias e militares, muito mais grave é isso acontecer em civis. Na minha opinião acho que os civis deviam ter mais restrições na compra de armas de modo a poder controlar ou diminuir esse tipo de ocorrências. também sou a favor de exames psiquiátricos a quem tem armas pelo menos de dois em dois anos.
Título:
Enviado por: ajlgoncalves em Fevereiro 28, 2009, 07:39:09 pm
Citação de: "nelson38899"
não quero meter tudo no mesmo saco, apenas compreendo que se já existem esse tipo de situações em pessoas treinadas caso de policias e militares, muito mais grave é isso acontecer em civis. Na minha opinião acho que os civis deviam ter mais restrições na compra de armas de modo a poder controlar ou diminuir esse tipo de ocorrências. também sou a favor de exames psiquiátricos a quem tem armas pelo menos de dois em dois anos.



E para os detentores de Carta de Condução?
E para quem tem cães de raças perigosas?
E para quem é eleito para o Governo?
E para quem bate nos filhos?
Título:
Enviado por: nelson38899 em Fevereiro 28, 2009, 07:45:05 pm
Citação de: "ajlgoncalves"
Citação de: "nelson38899"
não quero meter tudo no mesmo saco, apenas compreendo que se já existem esse tipo de situações em pessoas treinadas caso de policias e militares, muito mais grave é isso acontecer em civis. Na minha opinião acho que os civis deviam ter mais restrições na compra de armas de modo a poder controlar ou diminuir esse tipo de ocorrências. também sou a favor de exames psiquiátricos a quem tem armas pelo menos de dois em dois anos.


E para os detentores de Carta de Condução?
E para quem tem cães de raças perigosas?
E para quem é eleito para o Governo?
E para quem bate nos filhos?


e porque não
Título:
Enviado por: tyr em Fevereiro 28, 2009, 08:24:48 pm
para quem conduz, concordo com uma avaliação periodica, não só psicologica, como psicomtora e medica.
 para quem é dono de cão grande (isso das raças perigosas é uma estupidez, pois um rotweiler não é mais perigoso que um são bernardo) deveria verificar, se o registo criminal e deveria bastar, pois os cães são perigosos, se forem treinados para o serem (e se o cão atacar alguem de ma forma ilegitima (que não seja para defender a integridade do dono ou da propriedade do dono) o dono deverá ser criminalmente responsabilizado).
 para o governo não vale a pena comentar.
 mas para quem bate nos filhos é uma questão preclitante, pois eu ja vi o resultado de homens adultos que nunca foram punidos por ninhuma das asneiras que fizeram na sua adolescencia ou infancia, e que quando são sujeitos a algum stress entram logo em parafuso e se houver um risco de uma ligeira dor corporal, então é o panico.

sou contra o espancamento ou bater sem razão, mas existem alturas em que uma palmada bem acente vale mais que um ano sem ver televisão.
Título:
Enviado por: Lancero em Março 02, 2009, 05:02:55 pm
Há sempre idiotas...

Citar
Ambiente: Abatido macho do único casal de águia-imperial que nidificou em

Portugal em 2008    

   Lisboa, 02 Mar (Lusa) - O macho do único casal de águia-imperial que  nidificou em Portugal no ano passado foi morto por chumbos de caçadeira,  anunciou hoje o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade  (ICNB), que vai apresentar uma queixa-crime ao Ministério Público.  

 

   "O animal foi encontrado morto junto ao seu ninho na passada semana,  na área do Vale do Guadiana, numa zona abrangida por uma zona de caça associativa",  refere em comunicado o ICNB.  

 

   A necrópsia revelou que a ave foi atingida por chumbos de caçadeira,  adianta o Instituto, estimando que a morte tenha ocorrido entre os dias  21 e 23 de Fevereiro.  

 

   De acordo com o ICNB, este era o macho do único casal desta espécie  protegida que nidificou com sucesso em 2008 em Portugal.    

 

   A cria já tinha abandonado o ninho, refere o instituto, sublinhando  que o abate desta águia configura "uma contra-ordenação ambiental muito  grave, em conformidade com o Regime Jurídico da Conservação da Natureza  e da Biodiversidade (Decreto-Lei nº 142/2008, de 24 de Julho)".  

 

   O ICNB já informou o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente  (SEPNA) da GNR sobre esta ocorrência e anunciou que vai apresentar uma queixa-crime  ao Ministério Público contra "incertos".  

 

   A águia-imperial (aquila adalberti) é uma das aves de rapina mais ameaçadas  do mundo, tendo o seu estatuto sido classificado como "Em Perigo de Extinção".  

 

 

   A nível europeu a espécie está considerada como "Globalmente Ameaçada".  

 

 

   Em Portugal o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal classifica-a  como "Criticamente em Perigo ".  

 

   Trata-se de uma espécie prioritária para a conservação da natureza,  no âmbito da legislação europeia (Decreto-Lei nº49/2005, de 24 de Fevereiro,  relativo à conservação das aves selvagens - Directiva aves - e à preservação  dos habitats naturais e da fauna e da flora selvagens - Directiva habitats).  

 

   Em Portugal, estima-se que existam menos de 10 aves desta espécie, confirmando-se  a sua presença no troço superior do rio Tejo e respectivos afluentes, na  bacia do rio Guadiana, nomeadamente nas Zonas de Protecção Especial (ZPE)  de Moura/Mourão/Barrancos, Vale do Guadiana e Castro Verde.
Título:
Enviado por: jmosimoes em Março 02, 2009, 06:17:58 pm
Sim é verdade existem caçarretas, não sabem que onde houver rapinas existe caça de qualidade, pois só os mais fracos são apanhados, é triste depois é o costume pagam todos por uma ovelha ranhosa