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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Exército Português => Tópico iniciado por: Duarte em Dezembro 08, 2008, 04:44:47 am
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Segundo esta fonte, temos 83 M-11?
Panhard M-11 76 + 7 - - - - - 83
Sempre pensei que eram 38? Que pasa?
http://www.mdn.gov.pt/NR/rdonlyres/A9F248AC-35FC-428E-8D25-5962D79525F4/0/Cap6_2006.pdf
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Duarte
Segundo esta fonte, temos 83 M-11?
Panhard M-11 76 + 7 - - - - - 83
Sempre pensei que eram 38? Que pasa?
É facil, simplemente, 83=38 c34x
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não sei se o erro foi esse. Mas também fiquei muito surpreendido com os números.
pelo anuário de 2005 temos na BLI 37 M11, ou seja, em 2006 foram compradas 46 M11
fonte:
http://www.mdn.gov.pt/NR/rdonlyres/BDA6 ... itulo6.pdf (http://www.mdn.gov.pt/NR/rdonlyres/BDA6D2E4-335C-4159-A360-5C2D262559B5/0/Capitulo6.pdf)
logo temos neste momento em veículos 4x4
83 M11
e
cerca de 40 Humvee
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e nenhum deles preenche os requisitos de uma VBL para um cenario tipo afeganistão (desenrascam, mas nem de longe se aprocimam do ideal).
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DuarteSegundo esta fonte, temos 83 M-11?
Panhard M-11 76 + 7 - - - - - 83
Sempre pensei que eram 38? Que pasa?
É facil, simplemente, 83=38 c34x
talvez, para licenciados em matemática pela Universidade Independente.. :?:
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Duarte
talvez, para licenciados em matemática pela Universidade Independente..
:lol: :?: :D
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não sei se o erro foi esse. Mas também fiquei muito surpreendido com os números.
pelo anuário de 2005 temos na BLI 37 M11, ou seja, em 2006 foram compradas 46 M11
fonte:
http://www.mdn.gov.pt/NR/rdonlyres/BDA6 ... itulo6.pdf (http://www.mdn.gov.pt/NR/rdonlyres/BDA6D2E4-335C-4159-A360-5C2D262559B5/0/Capitulo6.pdf)
logo temos neste momento em veículos 4x4
83 M11
e
cerca de 40 Humvee
Acho que as 37 viaturas blindadas na BLI em 2005 correspondem a um ERec com não só M-11, mas V-150 e Chaimite também
- 9 V-150 (3 por PelRec),
-12 VBL M-11, com 4 viaturas por pelotão (total de 12 viaturas),
-9 Chaimite V-200, com 3 viaturas por pelotão (total de 9 viaturas)
+ Chaimite porta-morteiros (4 ou 6 ?) no Pel. Morteiros.
+ 2 ou 3 M-11 na versão de Vig. do campo de batalha.
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Trata-se de uma publicação do Ministério da Defesa, merece toda a credibilidade da minha parte, no entanto, este quadro onde aparece a informação da existência de 83 M-11 tem mais alguns itens que me levantam reservas.
A compra de material de Defesa é, hoje em dia, pública.
Existe um número considerável de publicações internacionais que se dedicam a acompanhar estas compras, se Portugal tivesse comprado um número tão grande de viaturas M-11 isso seria público no momento de aquisição, provavelmente até antes.
Interpreto este número como o somatório de três tipos de viaturas blindadas de rodas, a M-11, a V-150 e o jeep Hummer com a blindagem Israelita (não sei se tem um nome especifico no Exército). Estas duas últimas viaturas não aparecem descritas no quadro.
Um item que merece algum cuidado é o do canhão sem recuo Carl Gustaf de 84mm - quantidade duas unidades.
Duas? :shock:
Outro facto de dificil compreenção é não estar descrita a Brigada de Intervenção.
Na FOPE fala na Brigada RR, na mecanizada, nos Açores, na Madeira e nas forças de apoio geral, da BrigInt nada.
Apesar de tudo estas publicações têm muita informação interessante e correcta, é uma boa forma de conhecer a Instituição Militar.
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(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi279.photobucket.com%2Falbums%2Fkk144%2FHSMW%2FAfeg%2Fnnn28.jpg&hash=220c9013aa9f580553dfd6f2cd39052c)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi279.photobucket.com%2Falbums%2Fkk144%2FHSMW%2FAfeg%2FPICT2226.jpg&hash=a15fd256523c972cc5b487460d117b9f)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi279.photobucket.com%2Falbums%2Fkk144%2FHSMW%2FAfeg%2FPICT2222.jpg&hash=f8260fc72f002d3e8d785a191673b71a)
Mais algumas fotos da M11 no Afeganistão com os Cmds e EPC
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(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi279.photobucket.com%2Falbums%2Fkk144%2FHSMW%2FAfeg%2FDSC00521.jpg&hash=f98dbd23e6dd4369ac6eaf2d2e09d524)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi279.photobucket.com%2Falbums%2Fkk144%2FHSMW%2FAfeg%2FDSC00633.jpg&hash=0b6a0dcb11b34c5d7bdfab2795ec2614)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi279.photobucket.com%2Falbums%2Fkk144%2FHSMW%2FAfeg%2FDSC00702.jpg&hash=454222b51be3a944185fec77d80e081c)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi279.photobucket.com%2Falbums%2Fkk144%2FHSMW%2FAfeg%2FDSC00757.jpg&hash=1d02c8187bd16515cf5a1a8f757d91dc)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi279.photobucket.com%2Falbums%2Fkk144%2FHSMW%2FAfeg%2FDSC00770.jpg&hash=f7ebe5213655b6602a02721d32bfbdbe)
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(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi279.photobucket.com%2Falbums%2Fkk144%2FHSMW%2FAfeg%2FDSC00771.jpg&hash=6b2989f7236ece8d3c4e845495a0cdd4)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi279.photobucket.com%2Falbums%2Fkk144%2FHSMW%2FAfeg%2FDSC00782.jpg&hash=99f79303652f49aac45e8fbe3f768b69)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi279.photobucket.com%2Falbums%2Fkk144%2FHSMW%2FAfeg%2FDSC00786.jpg&hash=416c9a881ab95cc12cfc01f89c08fe0f)
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(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi279.photobucket.com%2Falbums%2Fkk144%2FHSMW%2FAfeg%2FDSC00792.jpg&hash=a513749e71fd6fb34ca9d714a3613dae)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi279.photobucket.com%2Falbums%2Fkk144%2FHSMW%2FAfeg%2FDSC00835.jpg&hash=826b5cb65062306093c9dd05bddf3d60)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi279.photobucket.com%2Falbums%2Fkk144%2FHSMW%2FAfeg%2FDSC00939.jpg&hash=ae00e244735ec79110f6b5bf4e437ccd)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi279.photobucket.com%2Falbums%2Fkk144%2FHSMW%2FAfeg%2FDSC00940.jpg&hash=d057e36f27b5ee2a497557cb45209b95)
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(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi279.photobucket.com%2Falbums%2Fkk144%2FHSMW%2FAfeg%2FDSC01167.jpg&hash=7d76b33632eb550862f629e9310f7067)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi279.photobucket.com%2Falbums%2Fkk144%2FHSMW%2FAfeg%2FIMG_0133.jpg&hash=e9ac372db379d8b62ab4b49d9937aa3b)
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Estes são franceses...
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi279.photobucket.com%2Falbums%2Fkk144%2FHSMW%2FAfeg%2FDSC00792.jpg&hash=a513749e71fd6fb34ca9d714a3613dae)
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Quando fui ao dia da Defesa Nacional em 2004 salvo erro! Ao regimento de cavalaria em Braga, andei de Chaimite, e estive dentro de uma dessas viaturas anfíbias, e salvo erro, se a memoria não me fala, um oficial que la estava, disse que foram adquiridos 38 viaturas daquele tipo, mas não tenho certeza absoluta quanto ao numero!
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Estes são franceses...
Eu sei. Foi só para mostrar que eles também se tinham de desenrascavam com o que havia. Até correr mal... 
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi279.photobucket.com%2Falbums%2Fkk144%2FHSMW%2FAfeg%2FDSC01065.jpg&hash=65ca86527185bd3656a90c2a0e0aa82a)
E aqui fica a ultima.
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e nenhum deles preenche os requisitos de uma VBL para um cenario tipo afeganistão (desenrascam, mas nem de longe se aprocimam do ideal).
podia ser mais claro? quais seriao os requisitos de uma VBL e qual seria o ideal?
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Os requisitos tecnicos não os posso dar, mas poso dizer, que devem conferir um certo nivel de protecção contra IEDs (baseados em munições não detonadas, com uma carga nominal estimada que não vou mencionar) em condutas, em rails, enterrados (tipo minas anti carro), ao lado da estrada e EFPs, para alem de protegerem contra munições 7.62 perfurantes e RPG7.
existem varias viaturas que conseguem cumprir estes requesitos (umas melhor outras pior), mas a panhard m11, só satisfaz contra as munições 7.62, de resto é uma questão de sorte.
a categorização MRAP americana, contempla varias viaturas que conseguem fazer isto (com cada categoria a oferecer um nivel de protecção superior), mas esta categorização abrange muitas viaturas que ja existiam antes dela (o caso de algumas viaturas descendentes do Caspir ou da viatura Bushmaster são disso exemplo).
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Os requisitos tecnicos não os posso dar, mas poso dizer, que devem conferir um certo nivel de protecção contra IEDs (baseados em munições não detonadas, com uma carga nominal estimada que não vou mencionar) em condutas, em rails, enterrados (tipo minas anti carro), ao lado da estrada e EFPs, para alem de protegerem contra munições 7.62 perfurantes e RPG7.
existem varias viaturas que conseguem cumprir estes requesitos (umas melhor outras pior), mas a panhard m11, só satisfaz contra as munições 7.62, de resto é uma questão de sorte.
a categorização MRAP americana, contempla varias viaturas que conseguem fazer isto (com cada categoria a oferecer um nivel de protecção superior), mas esta categorização abrange muitas viaturas que ja existiam antes dela (o caso de algumas viaturas descendentes do Caspir ou da viatura Bushmaster são disso exemplo).
Uma dúvida então: quando o Panhard M11 foi planeado tinham o quê em mente, por outras palavras é melhor que os agora famosos MRAP em quê? E quem pergunta o M11 também pode colocar em causa veículos tipo Pandur, que não são também os correctos em cenários do tipo Afegão... apenas servem para cenários com inimigos mais "convencionais"?
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a Panhard, m11, não passa de uma viatura de reconhecimento aerotransportavel, estudada para conferir protecção contra disparos de armas automaticas e estilhaços de artilharia.
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Exacto, as pandur não são o ideal para um cenario tipo Afeganistão, não confere protecção adequada contra IEDs que arrebentem por debaixo do casco, mas tirando esse tipo de IEDs, acho que se desenrasca bem.
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visto o tamanho dos veículos, missões do VBL parecem impossível para os MRAP.
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exacto, as viaturas tipo MRAP actuais, não foram desenvolviadas com o objectivo de serem um sistema de reconhecimento, mas sim um sistema de transporte (que pode depois executar outras missões) com a maior segurança possivel para uma viatura de tamanho X contra o tipo de ameaças do TO quer do Iraque quer do Afeganistão
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a Panhard, m11, não passa de uma viatura de reconhecimento aerotransportavel, estudada para conferir protecção contra disparos de armas automaticas e estilhaços de artilharia.
Com capacidade de transporte de tropas VCB e anti-carro com o MILAN.
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Os requisitos tecnicos não os posso dar, mas poso dizer, que devem conferir um certo nivel de protecção contra IEDs
Será isto?
http://en.wikipedia.org/wiki/STANAG_4569 (http://en.wikipedia.org/wiki/STANAG_4569)
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não, não é isso! isso é o stanag sobre os niveis de protecção de uma viatura.
o MRAP, em primeiro lugar não é um stanag (mas nas capacidades de protecção de viaturas existentes na altura que foi efectuado), mas é um conjunto de requesitos, defenidos pelos americas, especificos para os teatros do Iraque e Afeganistão.
parte dos requesitos MRAP baseiam se nesse stanag, mas outros nem por isso.
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exacto, as viaturas tipo MRAP actuais, não foram desenvolviadas com o objectivo de serem um sistema de reconhecimento, mas sim um sistema de transporte (que pode depois executar outras missões) com a maior segurança possivel para uma viatura de tamanho X contra o tipo de ameaças do TO quer do Iraque quer do Afeganistão
E as MRAP vs as nossas Pandur...? A minha dúvida é a aposta global em MRAP e não entendo se os equipamentos tipo Pandur simplesmente têm outras funções em cenários diferentes ou se estão "desatualizadas"...
Em relação às M11 já entendi, têm outras funções e aí são boas.
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as pandur funcionam (exepto se o IN usar engenhos explosivos com uma certa potencia, que detonem por debaixo do casco), mas não são MRAP, pois para o serem teriam que ser mais altas e ter a parte inferior do casco redesenhado, mas ao fazer isso, perderiam qualquer utilidade num conflito convencional (pois se forem mais altas, tornam se alvos mais faceis de atingir, a capacidade todo o terreno seria muito prejudicada (pois o centro de massa tornarse ia mais elevado ou seja mais instavel) e mais dificeis de camuflar).
As viaturas extritamente mrap, fazem sentido para viaturas logisticas, de guerra de minas/CIED, patrulhas em cenarios contra-subversivos, etc... mas nunca como VBTP num conflito contra forças armadas convencionais.
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E as MRAP vs as nossas Pandur...?
Por um contra o outro? Penso que se for um Pandur MGS arrebenta com qualquer MRAP
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A minha dúvida é a aposta global em MRAP e não entendo se os equipamentos tipo Pandur simplesmente têm outras funções em cenários diferentes ou se estão "desatualizadas"...
Os veiculos tipo Pandur apareceram para substituir nas unidades de Infantaria que usavam camiões e outros veiculos de rodas não blindados para se deslocarem, (lembram-se dos BIMoto que Portugal já teve no passado?).
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as pandur funcionam (exepto se o IN usar engenhos explosivos com uma certa potencia, que detonem por debaixo do casco), mas não são MRAP, pois para o serem teriam que ser mais altas e ter a parte inferior do casco redesenhado, mas ao fazer isso, perderiam qualquer utilidade num conflito convencional (pois se forem mais altas, tornam se alvos mais faceis de atingir, a capacidade todo o terreno seria muito prejudicada (pois o centro de massa tornarse ia mais elevado ou seja mais instavel) e mais dificeis de camuflar).
As viaturas extritamente mrap, fazem sentido para viaturas logisticas, de guerra de minas/CIED, patrulhas em cenarios contra-subversivos, etc... mas nunca como VBTP num conflito contra forças armadas convencionais.
Obrigado, quem sabe... sabe!
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Os requisitos tecnicos não os posso dar, mas poso dizer, que devem conferir um certo nivel de protecção contra IEDs
Será isto?
http://en.wikipedia.org/wiki/STANAG_4569 (http://en.wikipedia.org/wiki/STANAG_4569)
Antes isto:
http://en.wikipedia.org/wiki/MRAP_%28armored_vehicle%29 (http://en.wikipedia.org/wiki/MRAP_%28armored_vehicle%29)
ou isto:
http://www.defense-update.com/products/m/mrap.htm (http://www.defense-update.com/products/m/mrap.htm)
ou ainda isto:
http://www.globalsecurity.org/military/ ... d/mrap.htm (http://www.globalsecurity.org/military/systems/ground/mrap.htm)
Cumprimentos,
bidas
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Showed for the first time at an international exhibition outside France, the French light armoured vehicles manufacturer Panhard Général Défense displayed at IDEX 2009 its 4x4 wheeled armoured vehicle VBR (Véhicule Blindé de Reconnaissance) featuring a Nexter Systems ARX-20 remotely controlled weapon station and Thales Land & Joint Systems communications systems coupled to a Barco NV rugged display unit used for command and control visualization.
With a gross vehicle weight of 11.5 Tonnes, the air transportable VBR is powered by a Tognum AG/MTU Friedrichshafen GmbH Series 106 diesel engine developing 325 hp coupled to a fully automatic transmission. The vehicle has a maximum road speed of about 110 km/h and an operating range at 60 km/h of 1000 km.
The VBR is seen as a complementary vehicle to the company widely sold Véhicule Blindé Léger (VBL), a light armoured vehicles ordered by France (1621), Greece (242), Portugal (38), Kuwait (20), Mexico (40), Niger (7), Gabon (12), Togo (2), Cameroun (5), Nigeria (72), Ruanda (16), Djibuti (7), Qatar (16), Oman (132), United Arab Emirates (24) and Indonesia (18). http://www.esdpa-org.eu/news/mar09/news_0903014.html (http://www.esdpa-org.eu/news/mar09/news_0903014.html)
um novo brinquedo para os panhard, claro se o governo quiser
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.esdpa-org.eu%2Fnews%2Fmar09%2Fimages%2Fnws_0903014-02.jpg&hash=edf73acdafc7d8acc921b57cc0e192a5)