ForumDefesa.com
Forças Armadas e Sistemas de Armas => Exército Português => Tópico iniciado por: Lightning em Outubro 26, 2008, 05:21:23 pm
-
Já muito se falou sobre este assunto e como parece que não vai haver modernização dos M113, o mais correcto seria a compra de um veiculo que acompanhe os Leopard sem ter vergonha.
Tentei por a lista mais completa possivel, além de novos também usados que possam-mos comprar em 2ºmão.
Marder Alemão
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.fas.org%2Fman%2Fdod-101%2Fsys%2Fland%2Frow%2Fmarder-001.jpg&hash=2faa75ebe25d7c1d6aeaa1b23d168204)
Puma Alemão
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.rommelkiste.de%2FFahrzeuge%2FPuma%2FFrank%2Fpuma9.jpg&hash=99289cd3ec2996d7d46e32e16f5d5179)
Warrior Britânico
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2F8%2F8a%2FWarrior_Infantry_Fighting_Vehicle.jpg&hash=a61e28ff27ad47eb5deaafe8bca90ffe)
M2/M3 Bradley Americano
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2Ff%2Ff7%2F1BFV01.jpg&hash=b64db8e03fa52266caca1e60fec058ce)
Ascod/Pizarro Austriaco/Espanhol
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.army-technology.com%2Fprojects%2Fascod%2Fimages%2Fnew1.jpg&hash=d365e6a21694d54533dc5efa28551bc0)
Dardo Italiano
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2F9%2F9a%2FDardo_2.jpg&hash=a75657b7ac5ebb6ca419188ccd82a0d1)
AMX-10P Francês
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2Fc%2Fca%2FAmx10p_23.jpg&hash=4a67a70ed01aed95a77276175f5fe328)
CV90 Sueco
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.military-page.de%2Fgross%2Fhaegglund%2Fcv90%2Fbild_cv90_02gr.jpg&hash=a36e32d7429b23405a84002e8aafc763)
-
Pergunto-me se algum desses alemães terá alguma mecânica em comum com o leopard? Seria uma interessante vantagem logística.
-
Pergunto-me se algum desses alemães terá alguma mecânica em comum com o leopard? Seria uma interessante vantagem logística.
O mesmo se pode questionar em relação ao Ulan/Pizarro com os Pandur
-
Seguindo a lógica minimalista da compra dos 37 Leopard, bastam 60 viaturas, novas ou em segunda mão.
As "novas" VCI, uma por secção de atiradores mec. dos 2 BIMec (54 no total). Algumas para a EPI e a EPS. As M-113 continuariam a ser utilizadas nas versões especializadas (porta-morteiro, A/C, PC, Ambulância, etc..).
Mais tarde poderia-se substituir as M-113 por um novo lote de VCI novas nas versões especializadas.
É claro, havendo vontade e dinheiro, pode-se construir sob licença, uma viatura em Portugal, 180-200 seriam ideal para substituir as M-113 nos BIMec, GCC e ERec.
-
O AMX10P deve ser retirado da votaçao é um blindado da geraçao do M113, que esta no fim de vida util.
Em França vai ser o equivalente do Pandur que vai substituir os AMX10P.
Largatas e Rodas juntos
-
O AMX10P deve ser retirado da votaçao é um blindado da geraçao do M113, que esta no fim de vida util.
Em França vai ser o equivalente do Pandur que vai substituir os AMX10P.
Largatas e Rodas juntos :lol: Mais uma razão para estarem na lista, se vão sair de serviço do pais original, vão para a lista dos que se podem comprar em 2ªmão
.
-
O AMX10P deve ser retirado da votaçao é um blindado da geraçao do M113, que esta no fim de vida util.
Em França vai ser o equivalente do Pandur que vai substituir os AMX10P.
Largatas e Rodas juntos 
Aquilo que eu já defendi noutros tópicos.
Venham PANDUR´s para Santa Margarida.
Logistica única com a BRIGINT e dinheiro que fica em parte na economia nacional......
-
O AMX10P deve ser retirado da votaçao é um blindado da geraçao do M113, que esta no fim de vida util.
Em França vai ser o equivalente do Pandur que vai substituir os AMX10P.
Largatas e Rodas juntos 
Aquilo que eu já defendi noutros tópicos.
Venham PANDUR´s para Santa Margarida.
Logistica única com a BRIGINT e dinheiro que fica em parte na economia nacional......
O mesmo acontece com Ulan construídos em Portugal, e não estamos a misturar rodas com lagartas..
-
Eu voto no no Ascod, pois a Fabrequipa adquiriu licença para construi-lo.
-
Logistica única com a BRIGINT e dinheiro que fica em parte na economia nacional......
Acho que a parte da logística única era desaparecerem com a BrigInt e dividirem os "despojos de guerra" entre a BrigRR e BrigMec :?
-
Logistica única com a BRIGINT e dinheiro que fica em parte na economia nacional......
Acho que a parte da logística única era desaparecerem com a BrigInt e dividirem os "despojos de guerra" entre a BrigRR e BrigMec :?
Tudo bem mas isso vai mexer com todo o sistema de forças nacional.
As 3 brigadas compõem um dos nossos corpos de Exército e só com duas...
Enfim podiamos dar inicio a mais um tema, mas para o que interessa aqui acho que esta ideia de equipar a BRIGMEC com Pandur´s não seria de toda descabida havendo já países querendo fazer o mesmo.
-
Aquilo que eu já defendi noutros tópicos.
Venham PANDUR´s para Santa Margarida.
Logistica única com a BRIGINT e dinheiro que fica em parte na economia nacional......
Mas se isso acontecesse, a tal ideia de 3 brigadas, a pesada, a média e a ligeira perdia o sentido, ficavamos com 2 médias e uma ligeira não é? Ou uma brigada com Leopard é sempre pesada
, independentemente do veiculo da infantaria?
-
Pergunto-me se algum desses alemães terá alguma mecânica em comum com o leopard? Seria uma interessante vantagem logística.
O mesmo se pode questionar em relação ao Ulan/Pizarro com os Pandur
Relativamente aos Leopard, não há nada de particularmente interessante.
O mais que há são alguns fabricantes em comum.
Puxando pela memória, as transmissões do Leopard 2, ASCOD/ULAN/Pizarro e do Puma são todas da Renk. Acho (mas não tenho a certeza) que as lagartas do Leopard 2 e do Puma também provém do mesmo fabricante.
Quando à relação Pandur vs ASCOD/ULAN/Pizarro a mecânica não tem nada a ver mas alguns dos sistemas podem ser comuns. Por exemplo, a torre é a mesma SP-30 que equipa alguns dos nossos Pandur.
-
Aquilo que eu já defendi noutros tópicos.
Venham PANDUR´s para Santa Margarida.
Logistica única com a BRIGINT e dinheiro que fica em parte na economia nacional......
Mas se isso acontecesse, a tal ideia de 3 brigadas, a pesada, a média e a ligeira perdia o sentido, ficavamos com 2 médias e uma ligeira não é? Ou uma brigada com Leopard é sempre pesada
, independentemente do veiculo da infantaria?
Com o rumo que os conflitos estão a tomar, por que não?
1 média+ com LEO
1 média
1 de reacção rápida.
-
Aquilo que eu já defendi noutros tópicos.
Venham PANDUR´s para Santa Margarida.
Logistica única com a BRIGINT e dinheiro que fica em parte na economia nacional......
Mas se isso acontecesse, a tal ideia de 3 brigadas, a pesada, a média e a ligeira perdia o sentido, ficavamos com 2 médias e uma ligeira não é? Ou uma brigada com Leopard é sempre pesada :roll:
Essa dos Corpos de Exército :?: A antiga organização de 1993-2006 é que tinha um "I Corpo de Exército" a levantar entre as três Brigadas (BAI, BMI e BLI) e as 3 Brigadas de Defesa Territorial a levantar/mobilizar por cada Região/Governo Militar 
-
Caro Pereira Marques o que eu queria dizer é que sugerir a extinção de uma Brigada não seria assim tão simples e que para o que interessa no tópico eu defendo que deveriamos adoptar o Pandur para a BRIGMEC.
-
Caro Pereira Marques o que eu queria dizer é que sugerir a extinção de uma Brigada não seria assim tão simples e que para o que interessa no tópico eu defendo que deveriamos adoptar o Pandur para a BRIGMEC. 
Se a ideia é acabar com a Brigada das lagartas, então o mais simples é acabar com a Brigada Mecanizada directamente, para quê é que se vai transferir os Pandur de uma Brigada para a outra e acabar com a Brigada de Intervenção?
-
Caro Pereira Marques o que eu queria dizer é que sugerir a extinção de uma Brigada não seria assim tão simples e que para o que interessa no tópico eu defendo que deveriamos adoptar o Pandur para a BRIGMEC. 
Se a ideia é acabar com a Brigada das lagartas, então o mais simples é acabar com a Brigada Mecanizada directamente, para quê é que se vai transferir os Pandur de uma Brigada para a outra e acabar com a Brigada de Intervenção?
Nada de transferências.
Ao realizar um novo concurso para substituição do M113, ponderar a aquisição de mais um lote de Pandur para equipar a BRIGMEC (o nome pouco importa, já teve tantos)
Simplesmente duas Brigadas com Pandur.
-
Nada de transferências.
Ao realizar um novo concurso para substituição do M113, ponderar a aquisição de mais um lote de Pandur para equipar a BRIGMEC (o nome pouco importa, já teve tantos)
Simplesmente duas Brigadas com Pandur.
Pronto já percebi a sua opinião, mas não coloquei blindados de rodas nas escolhas :wink: .
-
jmg: a mim parece bastante facil extinguir uma brigada, basta alterar meia dúzia de diplomas legais, a dizer que a brigada x foi extinta, que os regimentos a, b e c são extintos e que os regimentos d, e e f passam a estar integrados na brigada y...Aliás não esquecer que a BrigInt é a unica brigada atribuida exclusivamente à Defesa Territorial, as restantes estão atribuidas também à NATO...portanto considerando que apenas ainda temos Forças Armadas para cumprir os requisitos mínimos da NATO, a extinguir alguma brigada a prioridade iria sempre para BrigInt.
Lightning: quanto refere essa questão penso que seja apenas na questão da nomenclatura, não esquecer que a BrigMec é a brigada com melhor possibilidade de ser usada como um tudo, fruto de se encontrar totalmente aquartelada em Sta. Margarida e não dispersa pelo território nacional com as outras.
-
Lightning: quanto refere essa questão penso que seja apenas na questão da nomenclatura, não esquecer que a BrigMec é a brigada com melhor possibilidade de ser usada como um tudo, fruto de se encontrar totalmente aquartelada em Sta. Margarida e não dispersa pelo território nacional com as outras.
Não, eu estava só a pensar nos veiculos que compoe as duas Brigadas mas não pensei nas suas localizações nem na importancia que isso pode ter.
-
Em cima esta a listagem, como se vota?
-
Em cima esta a listagem, como se vota?
Quando abriu o tópico, deve ter aparecido a lista dos blindados com um espaço à frente para escolher qual prefere e em baixo escrito (votar).
-
Na realidade podiamos fazer isto:
-Manter e melhorar a BRR( 2 batalhoes de paras e 1 de comandos)
-Extinguir a BriInt e reforçar a BriMec ( 1 GCC e 2 BIMECs com pandurs)
-Constituir uma Brigada Ligeira com 2 batalhao de fuzileiros navais e 1 batalhao de infantaria de montanha 1 batalhao em Lisboa, 1 no Porto Norte o tal batalhao de montanha, 1 no Sul Faro por exemplo....
-Forças apoio geral
Passavamos a ter 1 brigada Media/Pesada e 2 Brigadas Ligeiras
-
Eu votei neste Ascod/Pizarro Austriaco/Espanhol, simplesmente porque a fabriequipa já dispõe da licença para fabricar cá e só por isso já vale a pena.
quanto aos outro modelos penso que os marder estão a ser comprados pelo chile e que eu saiba não se encontram disponíveis no mercado os puma alemão se não estou enganado é um modelo muito recente, logo não estou a ver Portugal a comprar esse modelo. Os Bradley parecem-me um bom modelo pois derivam da mesma família dos M113, logo se fossemos adquirir esse veículo mantendo a mesmo modo de operação os Bradley seriam os mais indicados.
A orgânica do nosso exercito na minha opinião é a mais indicada, pois faz falta uma brigada média que tanto possa apoiar a brigada de reacção rápida como ao mesmo apoiar a brigada mecanizada, basta ver um exemplo tendo nós apenas uma brigada ligeira e outra pesada. Gostava que me dissessem se a brigada mecanizada teria o mesmo tempo de resposta se fosse necessário apoiar a brigada ligeira, como tem uma brigada intermédia.
-
Uma questão, a fabrequipa tem licença de produção do Ascod/Pizarro Austriaco/Espanhol???
Cumprimentos
-
A Brigada Mecanizada é a unidade com maior operacionalidade para combater num nivel escalao Brigada.
Alem de ter a vantagem de todas as subunidades estarem todas no mesmo quartel, treinarem juntos etc...
-
Os Bradley parecem-me um bom modelo pois derivam da mesma família dos M113, logo se fossemos adquirir esse veículo mantendo a mesmo modo de operação os Bradley seriam os mais indicados.
Acho que em termos mecânicos são projectos/veículos totalmente diferentes
-
Os Bradley parecem-me um bom modelo pois derivam da mesma família dos M113, logo se fossemos adquirir esse veículo mantendo a mesmo modo de operação os Bradley seriam os mais indicados.
Acho que em termos mecânicos são projectos/veículos totalmente diferentes 
The Bradley is able to close with and destroy enemy forces in support of mounted and dismounted Infantry and Cavalry combat operations. The Bradley Fighting Vehicle family currently consists of two vehicles: the M2 Infantry Fighting Vehicle and the M3 Cavalry Fighting Vehicle. Just as with its predecessor, the M113 family, the Bradley will eventually be the platform for a wide range of support vehicles.
Unlike the M113 family of vehicles the Bradley replaces, this is not simply a "battle taxi". The Bradley is a sophisticated weapons platform capable of providing tremendous firepower in direct support of the Infantry it carries. The role of the Bradley is to
* Safely transport Infantry to critical locations on the battlefield
* Provide fire support to cover their dismounted operations, and
* Destroy enemy tanks and other vehicles that may threaten the Infantry it carries
http://www.fas.org/man/dod-101/sys/land/m2.htm (http://www.fas.org/man/dod-101/sys/land/m2.htm)
-
Qual o melhor veiculo para substituir o M113?
Para mim sem duvidas que será o PUMA.
Agora qual poderá ser o substituto do M113... aí já apostaria no MARDER.
Nos ultimos anos verifico q existe uma tendencia em optarmos por material europeu, mais concretamente alemão, isto acontece pq conseguimos ter mtas mais vantagens:
-Apesar de pertencer-mos á NATO cada vez se fala mais numa força Europeia... (sistema de armas combinadas)...
-Qualidade do material, na minha opinião principalmente do alemão...
-Ao nivel logistico... os americanos nunca conseguiram suportar as nossas necessidades...
-A nivel financeiro... o material americano mesmo q usado ficanos MT caro...
-As contrapartidas q poderemos conseguir como por exemplo q construir-mos em Portugal...
Em relação ao MARDER, a alemanha terá mts disponiveis assim que entrar ao serviço do exército alemão o PUMA, dps será tudo uma questão de preço..
Sobre a Brigada Mecanizada... Esqueçam de uma vez por todas a hipotese de as PANDUR puderem equipar essa brigada, ñ faz qualquer sentido!! Tentem só perceber pq a Brigada Mecanizada existe em determinado local... é um bom exercicio de estudo!!
-
Votei no Marder. É um veículo já com bastantes anos mas parece-me ainda relativamente actualizado quanto ao conceito de um VCI.
Como poderia também votar no AIFV se estivesse na lista.
Julgo que para os nossos queridos políticos, e a existirem planos para a substituição do M-113, seria também uma opção.
-
Não concordo com o marder.
Era comprar um veículo velho (tem cerca de 30 anos) e era comprar em segunda mão. :wink:
-
Concordo com o facto de o pizarro poder ser uma mais-valia para a indústria nacional, porém não correriamos o risco de ficarmos com os mesmos meios que o exército espanhol (CC e VCI) e desta forma o exército português ficar relegado para uma posição de mera extensão do exército espanhol na NATO? Não deveríamos apostar também em equipamentos que nos constituam como uma mais-valia no panorama NATO?
-
Para responder temos que ter em conta uma variável importante: devemos considerar a nossa realidade financeira/politica actual ou não?
Se sim (ie, o investimento será o que está na LPM em vigor, com talvez um reforço pontual) o material deverá ter que ser em 2ª mão... Marder ou uns M113 da Holanda, que julgo serem melhores que os nossos (digo eu...).
Se não, o céu é o limite e podemos sonhar...
Editado28/Out/08: Queria referir-me aos AIFV holandeses
-
Porque nao fazer como os gregos e comprar uns 100 BMP-3s?
-
Nada de material russo... a minha escolha caíu no ULAN/PIZARRO é um excelente veículo e ainda com o bonus de ser construido em Portugal e também ser exportado, uns 200 veículos eram suficientes.
1º Bimec: 88 Viaturas
3 CAT - 60 veículos;
1 CAC - 16 Veículos;
1 CCS - 12 Veículos;
2º Bimec: 88 Viaturas
3 CAT - 60 veículos;
1 CAC - 16 Veículos;
1 CCS - 12 Veículos;
RC4 e Erec: 24 Viaturas