ForumDefesa.com
Geopolítica-Geoestratégia-Política de Defesa => Portugal => Tópico iniciado por: Ideias em Outubro 01, 2008, 11:13:03 pm
-
Reserva Voluntária é um conceito antigo e em franca expansão na Europa e Estados unidos, especialmente nas Forças Especiais e de Operações Especiais.
Basicamente, são cidadãos que após completarem o serviço militar obrigatório, continuam ligados ás forças armadas com um vinculo contratual e são a 1.ª linha de reserva militar em caso de guerra ou catástrofe.
Os reservistas cumprem períodos de tempo variáveis nas suas unidades, mantendo-se actualizados.
De referir, que muitos estão ligados a forças e serviços de segurança.
Sendo oriundo das Op.Esp. no meu caso estaria disponível, e tenho discutido o assunto com outros elementos e tenho verificado bastante aceitação do conceito.
atenciosamente deixo o assunto a debate.
-
Ja houve uma força desse tipo em Portugal, chamava-se Legiao Portuguesa ... e por acaso tambem tinha uma componente "proteçao civil" .
-
No que à Legião Portuguesa diz respeito é melhor rever as suas fontes ... ou reconsiderar os seus conhecimentos.
Em Portugal há uma reserva. Todos os que cumpriram serviço militar recebem em casa - cerca de um ano depois de passarem à disponibilidade - um carta informando a que unidade de reserva ficam a pertencer. Julgo que essa condição se mantém até aos 45 anos.
Nao tenho conhecimento de que alguma vez alguém tenha sido chamado. Mas numa altura em que a TAP estava a ser esmagada por greves consecutivas houve quem aventasse na CS a possibilidade de re-militarizar os pilotos como forma de os condicionar! (uma discussão académico-legal, nao terá passado disso)
Uma espécie de Requisição Militar...
-
Chama-se a reserva de disponibilidade, agora com a nova lei do serviço militar não sei como anda.
-
E trata-se de uma reserva estruturada, não é só paleio e mais um papel mandado para casa.
É que quando tratei da burocracia referente à minha primeira diuturnidade tive que contactar e requerer ao comandante dessa (minha) unidade a contagem do tempo de serviço.
-
Nao tenho conhecimento de que alguma vez alguém tenha sido chamado.
Nos anos 80 os pára-quedistas chamavam regularmente reservistas para participar nos exercicios anuais Jupiter.
-
Sim, confirmo, não me recordava dessa!
Ouvi de facto falar nisso. Mas as razões que levavam à convocação desse pessoal não tinham essencial e prioritariamente a ver com intenções de manter uma reserva “activa”, outros esquemas se escondiam por detrás. Dizem que estão até na génese da passagem dos páras para o exercito.
O que aconteceu foi que por essa altura foi finalmente promovido a Brigadeiro um pára-quedista, e consequentemente as Tropas Pára-quedistas foram equiparadas a Brigada (pelo menos naquele tempo procurava-se dar sentido lógico às decisões, ser consequente).
O problema é que o pessoal na efectividade do serviço era insuficiente e para obter esse desiderato disfarçou-se recorrendo a reservistas. E as coisas não ficaram somente pelos papéis, como ficariam hoje em dia, essa reserva de conveniência foi mesmo convocada para alguns exercícios.
Mas justificada a promoção do Brigadeiro (e consequente alargamento do quadro de oficiais dessa tropa), cumprindo o seu propósito, rapidamente se abandonou essa pratica!
-
A Espanha têm esse tipo de Reserva Voluntaria.
No desfile do passado dia 12, esta Reserva desfilou com uniforme e armamento. Tambem estiveram presentes neste desfile os Veteranos das FA.
-
Este assunto já foi um pouco discutido por aqui, neste "thread": http://www.forumdefesa.com/forum/viewto ... a+nacional (http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=263&highlight=milicia+nacional) , e em mais uns outros.
Seria uma excelente inciativa se o país tivesse no mínimo uma cultura governamental semi-séria e competente, mas como não é esse o caso, acho que não vale a pena ter ilusões.