ForumDefesa.com
Conflitos => Conflitos do Passado e História Militar => Tópico iniciado por: Ricardo Nunes em Junho 18, 2004, 11:13:48 pm
-
Aristides de Sousa Mendes
Aqui fica a minha sentida homenagem a este heroi português que, por esta altura, em 1940 começou a imitir centenas de visos a refugiados judeus. Calcula-se que tenha salvo cerca de 30000 pessoas dos campos de concentração.
Um grande heroi português que, pela sua própria conta e risco, sem nenhuma acção espectacular e sem qualquer intenção de reconhecimento, salvou milhares de pessoas. Um grande grande homem que ficará para sempre nos anais da história.
Para que não seja esquecido. Um grande bem haja e que descanse em paz.
Estes são os verdadeiros herois.
-
Obrigado por lembrar esse grande homem, Ricardo Nunes.
-
Também tinha ideia de começar um tópico sobre este assunto.
Um grande homem, um dos nossos heróis do século XX.
-
Um grande Herói cuja principal arma foi… a caneta. Um orgulho para o nosso país.
-
Um grande Herói cuja principal arma foi… a caneta. Um orgulho para o nosso país. 
Sem dúvida, são homens como ele que fazem o orgulho de uma nação.
A minha sentida homenagem e que a sua lembrança viva para sempre na nossa memória.
Na escola ensina-se quem ele foi e o que fez?!!!
Cumprimentos
JLRC
-
Heroís cuja arma é a caneta não há muitos infelizmente
Já agora, alguém consegue arranjar dados mais ou menos crediveis do total de população judia na alemanha e ex-império austro-hungaro nos anos 30? Obrigado.
-
Quando andava no ciclo ( já lá vão quase 10 anos) foi quando se começou a falar no assunto.
Acho que foi por volta dessa altura que se fez o documentário que passou outro dia na RTP2.
Lembro-me de a questão ter sido referida nas aulas, mas por iniciativa dos professores.
Acho que entretanto o assunto já foi incluído no programa de História do 9º ano.
-
Boa ideia lembrarem este grande homem. É incrível como Aristides Sousa Mendes foi esquecido em Portugal - raramente há um programa televisivo sobre ele e nas escolas é encarado como um aspecto relativamente marginal da 2ª Guerra Mundial e do Holocausto... Não me admirava que houvesse tantos ou mais israelitas do que portugueses a saberem quem foi Aristides Sousa Mendes... :(
-
Também se devem lembrar, outros diplomatas portugueses que também salvaram judeus. Concretamente, o meu pai teve um colega de liceu, um judeu de origem polaca, que conseguiu juntamente com a sua família, sair de França, graças ao auxílio do consul de Portugal em Toulouse.
Não consegui saber o nome deste diplomata, mas acho que não foi caso único. É pena que apenas o caso de Sousa Mendes tenha sido estudado e seja conhecido.
-
É pena que apenas o caso de Sousa Mendes tenha sido estudado e seja conhecido.
É verdade, fgomes, mas o facto é que mesmo o caso de Aristides Sousa Mendes foi pouco divulgado e estudado... Parece que hoje continuamos a querer fazer à sua memória o que o Estado Novo fez à sua pessoa, e aos corajosos membros do corpo diplomático que com ele colaboraram
-
Há tempos vi uma reportagem, numa televisão, sobre umas homenagens regulares que o Estado de Israel faz em honra de Sousa Mendes. Enquanto isto acontecer, a sua memória será recordada, é pena que na sua pátria o mesmo não aconteça com tanta intensidade — mas estamos no bom caminho.
Este é um herói cuja memória merece mais que algumas ruas com o seu nome. Merece uma grande avenida em Lisboa ou Porto (ou até em ambas as cidades), ou melhor ainda, um aeroporto ou porto, pois ironicamente os seus feitos até estavam relacionados com viagens.
-
A minha homenagem Aristides de Sousa Mendes !