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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Exércitos/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: triton em Setembro 08, 2008, 09:32:58 pm
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o exército português tem jipes toyota Land cruiser
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg377.imageshack.us%2Fimg377%2F6836%2F3430161542002toyota1bipara5db.jpg&hash=54185998659491065ad4c4fb0627a349)
acham que foi uma boa aquisição
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Não
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Mauzinho!!!!
Para passear pela Avenida de Santa Guida é porreiro.....
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porque dizem que é mau??
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Porque para jipes militares gosto de jipes desenvolvidos para os militares ou que tenham dado provas.
Não gosto de jipes civis pintados de verde azeitona (e já está temos um jipe da tropa
).
Não é suficiente (a pintura, e um motor vitaminado) para ter um jipe militar.
São necessários outros pormenores (chassis reforçados, pneus adequados, interiores mais funcionais.....) para ser adequado.
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Porque para jipes militares gosto de jipes desenvolvidos para os militares ou que tenham dado provas.
Não gosto de jipes civis pintados de verde azeitona (e já está temos um jipe da tropa :?:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2Fthumb%2F5%2F5c%2FToyota-Land-Cruiser.jpg%2F800px-Toyota-Land-Cruiser.jpg&hash=87af73739a4e9bf1a27a5439378de7c7)
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nem lhe respondo.
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Oh Triton, veja o que os ingleses pensam dos Lénd Rouva que usam no Afeganistão...
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nem lhe respondo.
pensei que tivessem, aliás era muito bom se tivessem.
o meu avô tem um destes e diz que é uma maravilha, só o usou uma vez em todo o terreno num dia de chuva e diz que o carro se comporta muito bem nos caminhos de terra cheia de lama, mas tem um ponto muito negativo que é ser bom e caro demais para usar em Todo o terreno
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Por acaso temos, mas a nivel tatico não servem para nada, servem para os comandantes se deslocarem fora de estrada ou para levar equipes para missões (equipas EOD ou NBQ ou CIMIC ).
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E para jeep, a nivel militar o que eu (pessoalmente) acho mais adequado até é o UMM cornilo (pena é estarem todos velhos, maltratados e com falta de manutenção), pois é simples, robusto, aguenta porrada de 3 em penca, não tem electronica e não fica em lado nenhum (ao contrario do toyota, que é uma flor de estufa).
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hei de perguntar ao meu Pai se ele sabe a opinião dos mecânicos do quartel em relação ao landcruiser adquirido
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Tyr, quanto ao toyota ser uma flor de estufa, não posso concordar. durante o tempo em que estive no pelotão anti-carro da companhia de apoio de fogos dos fuzileiros, desde que estivesse nas mãos certas, não vi um unico toyota ficar onde fosse. agora que era necessário ter uns extras (blindagem,etc) isso é verdade...
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quando comparados com jeeps militares, os toyotas (pelo menos a versão que o exercito comprou) são muito inferiores que os jeeps militares, como os UMM ou os Land rover (e possivelmente só comparando no terreno se percebe a diferença).
Para dar um exemplo quem nunca viu uma Berliet tramagal fora de estrada, possivelmente pensa que uma DAF nunca atasca a não ser por azelhice, mas a verdade é que quando vieram para o exercito, as DAFs fartaram se de ser desatoladas por Berliets, pois o pessoal estava habituada as capacidades destas ultimas, ou seja as DAF são umas florzinhas quando comparadas.
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lá está... o problema não está na máquina em si, está sim no factor humano.
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Não!!! Esta no factor de se estar habituado a maquinas que têm um desempenho quase perfeito e passar se a operar com maquinas que têm um desempenho mediocre (ou seja inicialmente da se mal até conhecer as limitações da nova maquina).
Quem só conhece o mediocre, possivelmente não imagina que existem maquinas que conseguem suplantar a performance das maquinas que operam.
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Vamos lá falar sobre isto:
Há uma coisa que se chama DEFESA NACIONAL.
Há outra coisa, muito distinta, que se chama NEGÓCIOS DA DEFESA NACIONAL.
Pois bem.
No meu ponto de vista, que me querem a mim e a mais uns milhões de portugueses rotular de analfabeto, estúpido, quadrupede, boçal, etç, etç, muito boa gente, generais incluidos, dizem-me que estamos a falar do mesmo. Quem sabe são eles, os entendidos...
Não é bem assim. Acresce que eu até pago isto tudo.
Para a DEFESA NACIONAL, sem entrar noutros campos como a economia, etç, precisamos de:
1 - Homens;
2 - Equipamentos.
Quanto a homens ( mulheres agora incluidas ) não nos venham lixar porque a nossa história está repeleta de casos em que quem veio meter a pata em território continental levou que contar. E se alguém, no futuro, cá quiser vir não tenho dúvidas que não virá em passeio...
Quanto a equipamentos, é óbvio que Portugal e a generalidade dos países do mundo não têm know-how tecnológico para ser INDEPENDENTE.
Não estamos a ver Portugal a fabricar todos os aviões, os navios e os carros de combate que garantam a sua inviolabilidade territorial.
Nem o canadá, nem a espanha, nem a itália, nem a áfrica do sul o fazem.
Por isso, há equipamentos para a DEFESA NACIONAL que, necessáriamente, têm que ser comprados a países estrangeiros.
É óbvio que se comprarmos determinado tipo de missil aos americanos ( ressalvo comprar ) em quantidade x e, em determinada altura, o país y nos invadir com a benção dos americanos, mesmo que queiramos comprar mais, já não há. E toda a informação anti-missil secreta será facultada ao nosso invasor. Pagamos o equipamento, mas o antidoto será facultado ao amigo.
Mas isto são equipamentos tecnologicamente muito evoluidos e só acessíveis a 3 ou 4 países do mundo: os fabricantes. Todos os outros serão, em maior ou menor quantidade, compradores, Portugal incluido.
Pois bem: há outros equipamentos, que por não serem tecnologia de ponta, estão acessíveis à maioria dos países razoávelmente industrializados, tal como Portugal.
Era demasiado ridiculo se, hipoteticamente, tivessemos um qualquer conflito com o Japão e os jeeps toyota fossem gradualmente para o estaleiro por falta de peças de reposição.
Para mim, isto são os NEGOCIOS DA DEFESA NACIONAL. Chorudos, com comissões apetecíveis, mas extraordináriamente lesivos do País.
quando comparados com jeeps militares, os toyotas (pelo menos a versão que o exercito comprou) são muito inferiores que os jeeps militares, como os UMM ou os Land rover (e possivelmente só comparando no terreno se percebe a diferença).
Para dar um exemplo quem nunca viu uma Berliet tramagal fora de estrada, possivelmente pensa que uma DAF nunca atasca a não ser por azelhice, mas a verdade é que quando vieram para o exercito, as DAFs fartaram se de ser desatoladas por Berliets,
UMM/Nissan Patrol ( GNR )/Toyota
Berliet Tramagal/DAF.
Estamos perante exemplos da NEGOCIOS DA DEFESA NACIONAL.
Portugal será mais independente, quer territorial quer industrialmente, se fabricar por si estes equipamentos que tecnologicamente lhe estão acessiveis.
Só que isto dá trabalho ( e há quem não queira, deseja-se emprego ) e não dá comissão ( que é o que a maior parte dos entendidos procura ).
Não me venham com a questão dos preços finais porque aqui aplica-se aquilo que um amigo meu, piloto da TAP, diz: " O combustível no chão está caro, mas a acontecer a sua falta, em voo, não têm preço ".
Cumprimentos,
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Não!!! Esta no factor de se estar habituado a maquinas que têm um desempenho quase perfeito e passar se a operar com maquinas que têm um desempenho mediocre (ou seja inicialmente da se mal até conhecer as limitações da nova maquina).
Quem só conhece o mediocre, possivelmente não imagina que existem maquinas que conseguem suplantar a performance das maquinas que operam.
Se não é o factor humano mas o factor habituação está a querer dizer que a máquina é que se habitua às perfomances do condutor???
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Bem acho que toda a gente já percebeu que os toyotas não foram uma boa aquisição. É uma verdade .
Mas o pessoal diz que não e a meu ver ( sei do que falo porque pertenço há manutenção de uma unidade ) o que o pessoal está habituado é a fazer dos UMM "gato sapato" que o raio do bicho primeiro que arreie é dose .
Não comparem veículos totalmente diferentes . é um absurdo
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Só quero que o senhor Tyr perceba que me estou a referir à máquina Toyota landcruiser e que como viatura TT nao é de todo má. Pode ter sido um negócio para alguém? Isso não se discute, mas que são bons, pelo menos eu não tenho nenhuma razão de queixa a não ser o desconforto e a falta de elementos de protecção.
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Bem acho que toda a gente já percebeu que os toyotas não foram uma boa aquisição. É uma verdade .
Mas o pessoal diz que não e a meu ver ( sei do que falo porque pertenço há manutenção de uma unidade ) o que o pessoal está habituado é a fazer dos UMM "gato sapato" que o raio do bicho primeiro que arreie é dose .
Não comparem veículos totalmente diferentes . é um absurdo :twisted: 
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Depois de anos de produção do UMM, também me parece ter sido um grande erro não se ter aproveitado toda essa experiência e apostado no desenvolvimento de um nova geração.
Cumps
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Boas,
Epá comparar em qualquer aspecto um UMM com um destes Toyotas não tem o minimo cabimento.
O problema destes toyotas, reside no facto de serem demasiado complexos, pois contam com 3 bloqueios de diferencial, e para quem percebe de todo o terreno sabe bem o que isto significa, agora como é obvio há que saber usar as capacidades, andar com bloqueios ligados destroi qualquer transmissão, (o UMM conta apenas com um autoblacante traseio parcial), o motor destes Toyotas, um 4.2 de 6 cilindros, deve ser só o motor mais fiavel que alguma vez foi montado num jipe, e as transmissões Toyotas são de grande robustez.
Um amigo meu, Tenente de cavalaria em Santa Guida (esteve recentemente na holanda), diz isso mesmo, ninguem tem formação de como trabalhar com os bloqueios, e aquilo são apenas 3 botões que la estão. Quem pega no jipe não sabe bem ver se ficou com os bloqueios e redutoras ligadas, depois o jipe não anda, não vira, e basicamente não presta..
Para o tipo de jipe, estamos muito bem servidos. melhor que os UMM, Patrol e Land Rovers (aço manteiga, é a alcunha deles).
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A minha modesta opinião e porque passei por todos eles... willys, umm, toyota e hummvy:
Acho sinceramente, que estes toyotas são muito bons, para o uso funcional que lhe está atribuido.
Tal como ressalva o OPCOM: "o motor destes Toyotas, um 4.2 de 6 cilindros, deve ser só o motor mais fiavel que alguma vez foi montado num jipe, e as transmissões Toyotas são de grande robustez..." Não podia estar mais de acordo!! São verdadeiros bichos cheios de força...
Basta saber usar!!
Para nós, militares em missão na Bosnia ou no Kosovo, qualquer jeep é melhor do que os UMM:
-porque são mais confortaveis
-porque são mais fiaveis
-porque têm aquecimento
-porque estão em melhor estado de conservação que os UMM
-porque não têm a lona rasgada ou remendada com fita cola
-porque queimam menos CO2
-porque não neva/chove lá dentro...
-porque têm lonas e fechos novos
-porque NÃO ENVERGONHAVAM OS MILITARES, QUANDO EM COOPERAÇÃO COM OUTRAS TROPAS... esta é de todas a mais grave...
Não imaginam a vergonha que passei, quando fiz reserva do cmdo da NATO ao deslocar-me para outras UN estrangeiras, com um UMM com o volante nos arames... com a lona toda remendada com fita cola, com plastico e paus de vassoura a levantar a lona, com cobertores a tapar as pernas dos militares porque não tinha lona de fecho traseira, sem aquecimento, tive de meter a minha carta topografica por cima de mim e do meu condutor pra não ser-mos torturados com os pingos na testa... enfim... MAU DE MAIS!!
Em 1996 quando lá cheguei ainda estavam em bom estado, com excepção aos que foram vandalizados propositadamente pelos militares do BIAT que fui substituir... (mas não foram só os jeeps, foi tambem as chaimites e as instalações. Nem quero falar nisto.. mas estive lá e vi o que nos fizeram estes camaradas).
Aqui começou a degradação do material... aqui começaram as lonas cortadas ou rasgadas pelos ilhoses, aqui começou a falta de aquecimento, aqui começaram os bancos apunhalados e esventrados, aqui começaram os problemas de caixa, assim começaram os problemas eléctricos ...aqui... assim...começou o fim de vida dos UMM.
Com o tempo e com o uso, em 2001 quando lá voltei... Meu Deus... devem imaginar como estariam os "nossos" UMM.
Pelo frio que passei, desejei tanto aqueles toyotas que estavam apenas ao serviço do Estado Maior... e saiam apenas uma vez por semana pras compras a Sarajevo...
Enjeitando a "coisa"... também vos digo que nestas missões que por lá fiz, qualquer arma mais pequena e leve que a G3, faria as delicias da malta, por uma serie de razões também!!
Conta a função e não a razão.
Resumindo... os UMM estão em fim de vida e os toyota são em tudo superiores.
O post do João Oliveira Silva diz o resto...
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Tal como ressalva o OPCOM: "o motor destes Toyotas, um 4.2 de 6 cilindros, deve ser só o motor mais fiavel que alguma vez foi montado num jipe, e as transmissões Toyotas são de grande robustez..." Não podia estar mais de acordo!! São verdadeiros bichos cheios de força...
Basta saber usar!!
pois o problema é exactamente esse "saber usar" porque um UMM não tem que saber para o guiar,depois come todo o tipo de porrada e anda sempre,pneus furados,direcção avariada,e muito pouca gente tem cuidado com ele,ora os toyotas é preciso ter cuidado com eles,coisa que pouca gente tem.
Agora dizem que os toyotas são muito melhores que os UMM,pois são,mas não para o tratamento que recebem.
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Sobre este tema só tenho uma coisa a dizer :twisted:
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Meus senhores!
Comparar o UMM com o Toyota, é comparar a Chaimite com o Pandur.
Não se pode comparar jipes com 30 anos de diferença de desenvolvimento.
Por experiencia empírica, prefiro (em teatro de operações) o UMM 1000%, a qualquer outro jipe.
Simplicidade, robustez e durabilidade. Relembro que nenhum dos factos apresentados até aqui, menciona a má prestação mecânica ou operacional da viatura.
Desleixo, "vandalismo", maus tratos etc. etc. não são argumentos convincentes.
Tenho milhares de quilómetros de UMM, e nunca me deixou apeado. Já vi outros terem alguns percalços, mas nada que uma pequena mala de ferramentas mais básica não resolve-se. Poderemos sempre argumentar de mil e uma formas, nunca se poderá compara!
Um Abraço.
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Boa tarde caros Camaradas, como sabem fui militar em Santa Margarida no 2º Bimec 2º Sarg de posto, antes de falar deste tópico a avenida que vai desde a Porta de Armas da PE até ao largo da Igreja chama-se Avenida Nuno Alvares Pereira, ja agora Patrono da Brigada Mecanizada e não Avenida de "Santa Guida"
Relativamente à aquisição desta Viatura Tactica, muitas vezes a conduzi em TT e em estrada, é uma viatura confortável e fiavel, contudo não foi a melhor opção para a Brigada Mecanizada nos quais refiro alguns aspectos: embora a gasóleo este bichino tem um motor 4200CC Disel, pouco espaço atras para uma esquadra (5) homens devidamente equipados, bancos esponjosos o que qualquer descuido do militar com cinturao de combate posto rasga o estofo facilmente, penso que deveriam ter optado por uma viatura táctica mais robusta para andar no mato e não uma viatura citadina para fazer serviço em estrada, futuramente penso que o Exército deveria apostar numa viatura ligeiramente blindada que suportasse embates de munições de armas ligeiras tipo 7,62mm e 9mm, estas viaturas nem os militares estao seguros se alguem lhes atirar com um paralelo la para dentro, enfim resumindo é uma viatura bonita para desfiles militares e serviços administrativos mas muito pouco robusta e prática para missoes tacticas de combate.
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Camarada... sou do tempo em que nem havia sequer 2ºBIMec... Estava no BIMec e saí de lá em 2001... e deixa-me contrariar a tua opinião: Para a BMI foi sim a melhor opção, porque estas viaturas só têm que fazer a avenida de St Guida ou no mínimo passar na estrada junto á pista dos M´s, até ao D.Pedro ou no maximo até à estrada de Ponte de Sor.
Pra transportar esquadras tens o Panhard M11.
Se queres espaço tens os hummvys
Pro resto tens lagartichas...
Claro que não se comparam... UMM x TOYOTA
Mas de longe, e para aquilo a que se destinam; vivam os LAND CRUISER.
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Em 1996 quando lá cheguei ainda estavam em bom estado, com excepção aos que foram vandalizados propositadamente pelos militares do BIAT que fui substituir... (mas não foram só os jeeps, foi tambem as chaimites e as instalações. Nem quero falar nisto.. mas estive lá e vi o que nos fizeram estes camaradas).
Aqui começou a degradação do material... aqui começaram as lonas cortadas ou rasgadas pelos ilhoses, aqui começou a falta de aquecimento, aqui começaram os bancos apunhalados e esventrados, aqui começaram os problemas de caixa, assim começaram os problemas eléctricos ...aqui... assim...começou o fim de vida dos UMM.
Eh pá... esta é forte...
Se é assim, não há nada que resista.
Para estar ao nível de alguns bairros últimamente em voga dos arredores de Lisboa, só falta o carjacking e uns grafittis.
Não haverá para aí um bocadinho - mesmo que pouco - de exagero?
Quanto ao assunto em discussão:
O debate está inquinado porque a verdade é simplesmente esta:
Comparar o UMM com o Toyota, é comparar a Chaimite com o Pandur.
Não se pode comparar jipes com 30 anos de diferença de desenvolvimento.
A questão é: Portugal, em determinado momento e com o conhecimento existente à data, produziu ou não uma óptima viatura.
Se hoje, caso houvesse interesse, fizessemos o mesmo também tenho a certeza que, com o nosso know-how, produziriamos também um execelente veículo. A questão é querer.
Cumprimentos,
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Exagero???
Não...
O que há é coisas piores a somar a tantas como estas que lhe disse atraz...
Sacos se areia nos esgotos para entupir
Pratos partidos
Colchoes cortados
Mobílias queimadas mesmo á nossa frente numa grande fogueira...
Chaimites com tudo quanto um alicate de corte conseguiu cortar... (fios electricos e tubos de galoseo)
Selectores/manipulos de caixa partidos (tão rasos que nao conseguiram desengata-la)
Volantes empenados
Lonas/capotas de viaturas navalhadas
Plastico anti-estilhaços de cobrir as janelas queimado.
Exagero?? Mas qual exagero!!!
Lembro-me disto como se fosse hoje...
Há quem desminta??
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Exagero???
Não...
O que há é coisa piores a somar a tantas como estas que lhe disse atraz...
Sacos se areia nos esgotos para entupir
Pratos partidos
Colchoes cortados
Mobílias queimadas mesmo á nossa frente numa grande fogueira...
Chaimites com tudo quanto um alicate de corte conseguiu cortar... (fios electricos e tubos de galoseo) selectores/manipulos de caixa partidos (tão rasos que nao conseguiram desengata-la)
Volantes empenados
Lonas/capotas de viaturas navalhadas
Plastico anti-estilhaços q cobrir as janelas queimado.
Exagero?? Mas qual exagero!!!
Lembro-me disto como se fosse hoje...
Há quem desminta??
isso havia de acontecer no quartel onde o meu Pai está, esses gajos que se atrevessem a estragar o material, levavam logo com um berro e uns empurrões.
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berros e empurrões?
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o Markseia esta a referir se a um dos episodios que deixaram os paraquedistas muito mal vistos, inclusive tive um camarada paraquedista que deixou de usar boina e brevet em consequencia desta história.
mas tenho que discordar com o markseia relativamente ao toyota, pois em teatro de operações eu prefiro uma viatura que sem ser mecanico consiga pola a andar com fita cola, arame ou até com uma lareira (ja assisti a um UMM que ficou submerso, tendo como resultado que o filtro de ar ficou encharcado, a solução metelo sobre uma fogueira e no dia seguinte tinhamos um UMM 100% operacional).
o unico problema dos UMM em territorio nacional é estarem velhos, vandalizados e com falta de manutenção adequada.
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Se existem tais comportamentos no nosso exercito, o mínimo é a expulsão do militar e o pagamento dos estragos. Para quem lê este forum e é civil ficou com uma ideia má do exercito. Posso dizer que estes comportamentos vêm defender argumentos de alguns que defendem que não precisamos de exercito, pois não estamos em guerra.
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estamos a falar do tempo da tropa obrigatória .. secalhar influenciava alguma coisa nao ?

Muita gente obrigada outras nem por isso ...
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Camarada Markseia, voce deve estar a fazer confusao ou entao não percebe nada disto, se realmente este em Santa Margarida como diz que esteve e saiu em 2001 talvez deve-se abrir mais um pouco os olhos em seu redor, eu estive la desde 1998 a 2002 e acredite nessa altura existiam dois BIMecs o 1º e 2º, para quem usa esse lema de Mama Sumae mais respeito, ou realmente andou por la a fazer não sei o quê ou entao esse lema e boina foi um sonho nunca concretizado. Não queira me ensinar isso dos Land Cruiser para as necessidades específicas da Brigada Mecanizada nem Hummers e muito menos Land Cruisers, uns pecam porque são bebados e grandes outros pecam por nao terem blindagem nenhuma e serem pequenos para as necessidades, falar em M11 é ridículo esse veículo é uma viatura de reconhecimento usada por 3 a 4 elementos e também usada como Acar com o sistema lança Misseis Milan, agora na minha humilde opinião comparando a fiabilidade dos UMN e dos novos Land Cruiser é comparar agua para o vinho, embora muito mais recente e confortavel este Land Cruiser não chega as calcanhares dos UNN, agora o que eu gostava mesmo era que a Birgada fosse equipada com material Portugues neste campo uma modernização dos UMN ligeiramente blindada contra projecteis de 7,62 e 9mm. Apostar na Industria nacional é fundamental e que ja o projecto é portugues porque não moderniza-lo
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Olhe camarada instrutor...
Achei engraçado o seu reparo sobre a avª de St Guida, por isso lhe respondi, porque me pareceu uma repreensão.
Se não é assim peço-lhe já as mais saudosas desculpas, multiplicadas pelo nr de elos de uma lagarta de um M113 do lado Direito... pois sempre são mais que do lado Esquerdo.
Como lhe disse... "começei" em St Guida ainda não havia 2ªBIMec, logo, bem antes de VExa ser recruta e do senhor ser instrutor... só havia BIMec... só isto! Percebeu agora??
Mais uma vez desculpe lá, se eu não me fiz entender!
Sabe em que ano é que se fundou a sua UN pelo menos?? quando eu saí de lá, sim ja havia 2... mas isso já eu percebi que o senhor percebeu.
Como instrutor VExa não me dá lições de coisa alguma... Concerteza até fui eu quem lhe deu o curso de VBTP... o camarada é instrutor de quê????
Quanto ao sonho... só pode ser um sonho seu, e ressaibiado por nem sequer passar nas provas fisicas, para vir com essa ideologia pra aqui... para mim foi uma realidade...e com muito gosto servi lá o seu ex CMDT de UN. Não é o senhor instrutor do "arre-macho mecanizado" com 3 anos de tropa, que vem pedir respeito a um COMANDO. Respeite VExa, e será respeitado...
Falar numa brigada mecanizada em consumo de combustível é falar para não estar calado... sabe quanto "bebe" um M113 afinado?? então multiplique por 3 e tem o consumo de um M60. Agora responda-me lá: Acha que para a BMI o problema é se as viaturas consomem muito ou pouco???? Sinceramente.... eu é que ando a dormir.
Se calhar VExa é do tempo das secções á-la-pate, mas eu sou do tempo dos exercicios em Italia e das 1ªs missoes da BMI na Bosnia, dos grandes Orions e Rosa Brava, com enormes colunas mecanizadas por aquele campo fóra, das largadas de Paras, da FA bobardear a linha dos 1000m e das exfiltrações de C130, em exercícios da Chamusca a Ponte de Sor e Tramagal, e do tempo dos desfis mecanizados na pista de aviação.
É por isso acha que a BMI precisa de jeeps, porque já nao considera o seu BIMec uma UN mecanizada e não gostou de ir a pé até ao D.Pedro, Porco ou Rapazes??
Como sempre disse: para a "função"(=exercicio de um cargo) para o qual foram adquiridas, que como já percebi, o senhor não sabe.
Foram para Estado Maior, e para os "S" passearem na Avª NAlvares, assim sendo servem na perfeição na BMI. Se hoje em dia têm outra utilidade... isso não sei.
Quanto aos veiculos que lhe referi:
Sabe quantos militares formam uma esquadra normal?? ou só sabe quantos tem uma secção mecanizada?? Com o iniçio das missoes no BIMec, tivemos que alterar o efectivo de 11 para 8 sabe porquê??
Logo...
Está a ver um UMM no mato???
e Uma M11??
qual é a diferença tendo a mesma função??
O senhor instrutor só diz que é uma viatura de Rec e ACar porque foi isso que lhe ensinaram e não vê para alem disso. Mas como sabe os UMM tinham exactamente essas mesmas funções. Os UMM de Estado Maior é que foram alterados para servirem de transporte de secções... nas missões.
Qual preferia VExa para levar a sua sec dos depósitos para o Rapazes se não houvesse a estrada no eixo??
A necessidade aguça o jeito... a função das viaturas é a necessária ao corpo de tropas conforme a sua missão, e não somente a estipulada pela orgânica.
Então um M11 tambem é adptavel ás esquadras/equipas.. certo?? depois é blindada como o senhor quer, anfíbia, transporta uma .50...
Já agora: qual tem maior poder de fogo:
Uma sec num 113 ou montado em M11??
Criticar é fácil... por isso; fazer melhor... também!!
Eu que já não percebo nada disto, e saí de lá há 7 anos, acho que a BMI precisa é de uma frota bem renovada de "Lagartas" e não de jeeps, mas quem percebe de "necessidades especificas da BMI" é VExa...
O senhor afinal quer fazer o seu BIMec regressar ás suas origens?? Sabe quais são?? pois olhe.. fiz exercícios conjuntos com o progenitor da sua Unidade.. antes de 1998 claro...
Para substituir os UMM estão bem servidos... e há alternativas.
Como vê "o sonhador" não quer ensinar nada... ao "sr. instrutor" por isso lhe faço perguntas para aprender consigo... :idea:
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berros e empurrões? 
devia de ter posto empurrões entre aspas.
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Falando de Jeeps em Stª Margarida.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg65.imageshack.us%2Fimg65%2F4239%2Fabsmov3.th.jpg&hash=6987aa40f80fea4817e9aefe81c79727) (http://http)
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É por isso acha que a BMI precisa de jeeps, porque já nao considera o seu BIMec uma UN mecanizada e não gostou de ir a pé até ao D.Pedro, Porco ou Rapazes??
Tantas lembranças ao ouvir estes nomes.
O senhor afinal quer fazer o seu BIMec regressar ás suas origens?? Sabe quais são?? pois olhe.. fiz exercícios conjuntos com o progenitor da sua Unidade.. antes de 1998 claro...
BIMoto??
Markseia não leve a mal eu estimo muito o M mas ainda o outro dia eu propunha aligeirar a BrigMec e ficarmos antes com 2 Brigadas com PANDUR.
Quanto ao Toyota, já expliquei que para fins militares não basta pegar num (mesmo que seja bom) jipe civil e pintá-lo de verde azeitona.
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Saudoso ABSM... essa foto é bem antiga... de que ano é isso?
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Comprei esta foto no Mini Mercado de Stª Margarida quando ali cumpri o SMO em 91,por isso é anterior a essa data.
Os veiculos que se veem em 1º plano ,pelo que me disseram na altura pretenciam ao Reg. de Comandos.
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Viva a todos
Antes demais, na minha opinião, estamos a comparar o incomparável. Colocar um UMM perante um Land-Cruiser é completamente errado e incomparável. Reparem nas fotos:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg53.imageshack.us%2Fimg53%2F1372%2Frcmds0001tu6.th.jpg&hash=7eded34e894d5e80406cdee4fc186e3c) (http://http)
UMM dos Comandos no final da década de 80
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg185.imageshack.us%2Fimg185%2F5954%2F03ummmilandesfilexr8.th.jpg&hash=bffd558f406deae736c8688a07e15b32) (http://http)
UMM dos Páras, algures em 1995-96
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg150.imageshack.us%2Fimg150%2F6972%2F502p25yb6.th.jpg&hash=aa7bb66fd32712b9f86e1b75eb90a1c5) (http://http)
UMM, em 1996 (EPI em Mafra) equipado com canhão sem recuo M40A1 de 106mm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg150.imageshack.us%2Fimg150%2F3170%2Fss115jara9.th.jpg&hash=78531743d7cffe5ba559a8a09ff35619) (http://http)
UMM, 1983-84, com lançador de mísseis anti-carro SS11
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg185.imageshack.us%2Fimg185%2F445%2Fummambulnciajg9.th.jpg&hash=5786497de1ddf788156f6f87c053665d) (http://http)
UMM, na versão de evacuação sanitária
Na minha opinião, é injusto comparar um modelo com 30 anos, relativamente a um modelo com 10 anos. Talvez o UMM possa ser comparado ao M151A1/A2, enquanto que o Land-Cruiser seja equivalente ao Land-Rover 90/110. Reparem no Land-Cruiser:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg150.imageshack.us%2Fimg150%2F4116%2Fdsc02208ys1.th.jpg&hash=c77bf6bee2ec8d8ecebf661da1987b46) (http://http)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg150.imageshack.us%2Fimg150%2F1048%2Ffile02845udit7.th.jpg&hash=0b454a81d776a937c29b6a1cdb3ac7a7) (http://http)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg53.imageshack.us%2Fimg53%2F7286%2Fdsc02503kv0.th.jpg&hash=910737f453f2f449f83db65327f0bb62) (http://http)
Utilizados pelos "Páras", e:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg185.imageshack.us%2Fimg185%2F5442%2Fantcarro11lm9.th.jpg&hash=23e93c5685a4e8d9d5ba99a4d53a4fec) (http://http)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg150.imageshack.us%2Fimg150%2F7441%2Fantcarro12dr7.th.jpg&hash=f2c72a152799751bebdc48b4c70e8b1e) (http://http)
Utilizadas pelos Fuzos.
Há que fazer a distinção entre viaturas tácticas ligeiras 4x4 (UMM, Land-Cruiser, Land Rover, M151, etc) e viaturas blindadas ligeiras 4x4 (M11 Panhard, HUMWEE, etc). O conceito é diferente e a sua aplicação prática, também o é. Mas não se "deve" comparar um UMM a um Land-Cruiser. Seria injusto para o UMM! São viaturas com uma diferença de 20 anos, em que o desempenho prático e táctico, é obviamente vantajoso para os equipamentos mais recentes.
Relativamente aos BIMec's e/ou BIMoto's: até 1994 a orgânica da actual Brigada Mecanizada, consistia num Batalhão Mecanizado e outro Batalhão Motorizado (Abrantes); a partir desta data passou a ter dois Batalhões Mecanizados. Foi a transformação de 1ª Brigada Mista Independente (1ªBMI), para Brigada Mecanizaa Independente( BMI).
Cumprimentos
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por esperiencia falo, a nivel pratico o UMM não perde nada para o Toyota Landcruiser, o landcruiser não é uma viatura militar, é um jeep civil (com todas as desvantagens a nivel tatico que isso acarreta, apesar de ganhar a nivel de conforto) pintado de verde.
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...além de que o motor dos landcruiser não é nada brilhante, o que somado ao material que lhe instalam como é caso das viaturas de comunicações tácticas e afins.... se tivesse o V8 a diesel do HDJ80 ou do HDJ100 ainda teria argumentos. Além de que as carroçarias do ultimo post até que em conforto não difere muito do UMM (são quase cepos), algumas versões de mero transporte na versão 07 lugares com a carroçaria de 1998 é que já oferecem algum nível de conforto.
Mas nos três ramos há várias frotas desde UMM, Toyota LC, Nissan Patrol, Defender, etc. Não há uniformidade de critérios.
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Relativamente aos BIMec's e/ou BIMoto's: até 1994 a orgânica da actual Brigada Mecanizada, consistia num Batalhão Mecanizado e outro Batalhão Motorizado (Abrantes); a partir desta data passou a ter dois Batalhões Mecanizados. Foi a transformação de 1ª Brigada Mista Independente (1ªBMI), para Brigada Mecanizaa Independente( BMI).
E outro BIMoto em Tomar,quando cumpri o SMO em Stª Maragarida em 91 ,havia então 3 Bat. de Inf. : 1 BiMec e 2 BiMotos.
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por esperiencia falo, a nivel pratico o UMM não perde nada para o Toyota Landcruiser, o landcruiser não é uma viatura militar, é um jeep civil (com todas as desvantagens a nivel tatico que isso acarreta, apesar de ganhar a nivel de conforto) pintado de verde.
Pois é... mas o UMM é um jeep civil "agrícola" pintado de verde também...
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi140.photobucket.com%2Falbums%2Fr13%2FMARKSEIA%2FBosnia99.jpg&hash=58e8802e36f0b966e73c7285dbd49b59)
Exercicio de fogos reais UMM.50
Recordações da Bosnia 99
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Caro markseia!
Citando o Dr. Cunhal, "olhe que não, olhe que não".
Se recuar há génese do UMM, verá que o Bernard Cournil se baseou num mítico veículo (4x4) militar, para conceber o seu.
Um Abraço
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Caro markseia!
Citando o Dr. Cunhal, "olhe que não, olhe que não".
Se recuar há génese do UMM, verá que o Bernard Cournil se baseou num mítico veículo (4x4) militar, para conceber o seu.
Um Abraço
Por acaso tinha ideia disso, e até a ideia que era "franciu"
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Se não me engano, parece que chegou mesmo a ser proposto ao exército francês.
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vamos lá separar um bocadinho os temas. um toyota landcruiser sem blindagem serve perfeitamente para os militares que se encontram no nosso país, a policia do exército utiliza carros sem blindagem e serve-lhes perfeitamente.
mas em cenários de guerra, concord oque só se deveria utilizar viaturas blindadas, acham incorreta a utilização de jipes humvee blindados no afeganistão?
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Se em vez de humvee blindados tivessemos outro tipo de viatura blindada (tipo bushmaster ou um RG30 e qualquer coisa), o 1ºsargento Roma Pereira não teria morrido.
e relativamente aos toyotas, tenta apoiar um curso no inverno em santa guida com os toyotas em vez dos umm e diz me qualquer coisa.
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Se em vez de humvee blindados tivessemos outro tipo de viatura blindada (tipo bushmaster ou um RG30 e qualquer coisa), o 1ºsargento Roma Pereira não teria morrido.
:arrow: os umm já são mais velhos que a velhice velha com reumático, os umm são um pesadelo para os mecânicos, nem ar condicionado têm, aconselho-o se tiver opurtunidade, a perguntar a um mecânico a opinião que ele tem acerca de um Umm.
e quanto aos bushmaster acho que o nosso exército deveria possuí-las, mas isso não me cabe a mim decidir.
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Caro triton!
"Velhas são as estradas", diz o adágio!
Vou utilizar uma metáfora, para ver se entende o que é racionalização de meios, para não dizer outra coisa.
O senhor sabe quantas GMC estavam ao serviço do Exercito Francês em 1975?
Não... Talvez... Um palpite?
Consta que seriam na casa das 5000 e muitas.
O veículo data de antes da WWII, a França não o desperdiçou, antes pelo contrario tirou dele o máximo partido.
Qualquer coisa só se faz "velha" se nós quisermos.
E lembre-se, tudo em torno do UMM é sombrio, e com contornos políticos pouco claros.
Quanto há facilidade de manutenção das Viaturas UMM, elas são tão espartanas eu diria mesmo básicas, que até eu que só entendo a mecânica teórica, a ponho em prática com os UMM`s.
Um Abraço.
PS
Já me esquecia, a viatura em que o Eng.º Bernard Cournil se baseou, foi o mítico Willys Jeep 4X4.
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Caro triton!
"Velhas são as estradas", diz o adágio!
Vou utilizar uma metáfora, para ver se entende o que é racionalização de meios, para não dizer outra coisa.
O senhor sabe quantas GMC estavam ao serviço do Exercito Francês em 1975?
Não... Talvez... Um palpite?
Consta que seriam na casa das 5000 e muitas.
O veículo data de antes da WWII, a França não o desperdiçou, antes pelo contrario tirou dele o máximo partido.
Qualquer coisa só se faz "velha" se nós quisermos.
E lembre-se, tudo em torno do UMM é sombrio, e com contornos políticos pouco claros.
Quanto há facilidade de manutenção das Viaturas UMM, elas são tão espartanas eu diria mesmo básicas, que até eu que só entendo a mecânica teórica, a ponho em prática com os UMM`s.
Um Abraço.
PS
Já me esquecia, a viatura em que o Eng.º Bernard Cournil se baseou, foi o mítico Willys Jeep 4X4.
continuo a não perceber porque você pensa dessa maneira.
para que é que o exército quer umm se eles são velhos e tão bons para enfeitar a parada?
eles foram muito bons no seu tempo!
o mundo não para, infelizmente as nossas forças armadas ás vezes param no tempo e só depois é que avançam.
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Caro triton!
"Velhas são as estradas", diz o adágio!
Vou utilizar uma metáfora, para ver se entende o que é racionalização de meios, para não dizer outra coisa.
O senhor sabe quantas GMC estavam ao serviço do Exercito Francês em 1975?
Não... Talvez... Um palpite?
Consta que seriam na casa das 5000 e muitas.
O veículo data de antes da WWII, a França não o desperdiçou, antes pelo contrario tirou dele o máximo partido.
Qualquer coisa só se faz "velha" se nós quisermos.
E lembre-se, tudo em torno do UMM é sombrio, e com contornos políticos pouco claros.
Quanto há facilidade de manutenção das Viaturas UMM, elas são tão espartanas eu diria mesmo básicas, que até eu que só entendo a mecânica teórica, a ponho em prática com os UMM`s.
Um Abraço.
PS
Já me esquecia, a viatura em que o Eng.º Bernard Cournil se baseou, foi o mítico Willys Jeep 4X4.
continuo a não perceber porque você pensa dessa maneira.
para que é que o exército quer umm se eles são velhos e tão bons para enfeitar a parada?
eles foram muito bons no seu tempo!
o mundo não para, infelizmente as nossas forças armadas ás vezes param no tempo e só depois é que avançam.
Talvez porque o Nuno Calhau, o tyr e outros lidem com as viaturas quase numa base diária e assim podem fundamentar as suas opiniões.....
Como já referi por aqui, não tenho saudades da mecânica dos UMM. Uma cabeça de motor partida e bombas de água danificadas (veios....e nem valia recorrer às Peugeot 505).
Mas também tenho que dizer em abono da verdade que a viatura, uma ambulância igual às do Exército, convertida em auto-apoio, era o pau para toda a obra da corporação, com uns km's consideráveis. E para a orografia do Funchal, com inclinações consideráveis, ela chegava sempre lá acima.
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Caro Bravo Two Zero
"Só quem vive pode compreender!"
Um Abraço.
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Definição de chato:
Nós perguntarmos as horas e o indivíduo descrever o funcionamento do relógio.
Mas ainda assim cá vai.
Pode pela primeira vez contactar pessoalmente com os Toyota do Exercito. Pelo que pude averiguar, a grande mais-valia dos ditos face aos UMM é o motor, 6 cilindros em linha.
De resto são só entraves, recantos e mais recantos, pó acumulado e espartano o suficiente para, em abono da verdade nem parecer que tem 25 anos a mais de avanço tecnológico.
Para verem que talvez fosse possível ainda termos UMM com um motor peso/eficiência em condições, sugiro a passagem por:
http://forumm.forumco.com/topic~TOPIC_I ... page~1.asp (http://forumm.forumco.com/topic~TOPIC_ID~5680~whichpage~1.asp)
Um Abraço.
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Como sou membro daquele forum, lembrei-me de colocar o link para verem umas fotos do Land Cruiser.
De que ano são os Land Cruisers do Exército Português?
http://www.toyotistas.com/forum/arquivo-toyotistas-modelos-e-historia-da-toyota/5895-toyota-land-cruiser-hzj73-4x4-m-98-1-4-ton-versao-militar.html
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Aqui:
http://www.exercito.pt/portal/exercito/ ... log/1A.pdf (http://www.exercito.pt/portal/exercito/_specific/public/ueo/cmdlog/1A.pdf)
têm as características e alguma informação.
Desde o motor utilizado e as suas prestações até ao ano de fabrico.
Cumprimentos,
bidas
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O Ano dos Land Cruisers no Exército Portugues dita de 1998.
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Obrigado.
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ha 2 tipos de toyotas no exercito com motorizações diferentes, suspensão diferente e a estrutura metalica da capota tambem tem diferenças:
HZJ 73 e HZJ 74 são os motores respectivos