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		Forças Armadas e Sistemas de Armas => Forças Aéreas/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: Rui Elias em Junho 18, 2004, 12:16:39 pm
		
			
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				Isto é apenas um pedido que faço a quem perceberá mais do que eu desta matéria, uma vez que tudo indica que os aparelhos que irão equipar a nossa FAP serão os EH 101, que parecem boas máquinas.
 
 Mas o que me dizem destas que aqui vou pôr e que equipam Forças Aéreas de alguns países?
 
 Gostaria de saber das vantagens e desvantagens destes Sikorsky's em relação aos previstos EH 101.
 
 Obrigado
 
 Para acções de combate e transporte (falta-nos a capacidade de reabastecimento no ar  
 
 (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.flygplan.info%2Fimages%2Fsikorsky_ch-53_lufttankning.jpg&hash=b696f1dea4ec3202499d56c4dd5a44f0)
 
 Versão para combate aos incêndios: Porque não adquiir para o SNBPC 3 aparelhos destes?
 
 (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.wildlandfire.com%2Fpics%2Fheli8%2Fsikorsky.jpg&hash=157eaaea462dcdbe5d572e62974f1f39)
 
 Sugestão para a nossa Marinha, para complementar os Lynx:
 
 (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.ctrl-c.liu.se%2Fftp%2Fimages%2Faviation%2Fmilitary%2Fhelos%2Fsikorsky.&hash=a9b264982d52cd660f86343341133980)
 
 Finalmente para transporte e resgate:
 
 (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.f4aviation.co.uk%2Fairshow03%2Fhelitech%2Fsikorsky.jpg&hash=da452f60ebf82fa57e6cc51bead775ae)
 
 
 
 Como nota de rodapé, temos em Sintra um Sikorsky mais antigo, que esteve ao serviço da FAP e que foi utilizado nos Açores e finalmente no Montijo.
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				Rui, não me parece que seja uma proposta que venha tarde de mais... :wink:  Mas de qualquer modo, isso não tem nada a ver com a compra dos EH-101.
 
 O Ricardo talvez possa fazer uma análise mais detalhada, mas de um modo geral, acho que a escolha dos EH-101 foi a mais acertada...
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				A foto que quis inserir e não saiu era a de um Sea Hawk.
 
 Imaginem 12 máquinas dessas a bordo do Porta-Helicópteros que eu preconizo para a nossa Marinha para daqui a muitos e muitos anos...
 
 Com uma força dessas, até o Sharon se encolhia
 
 (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimages.google.com%2Fimages%3Fq%3Dtbn%3A4lruuq0uC68J%3Awww.wilsonsalmanac.com%2Ftoons%2Fsharon.gif&hash=9f35eca28d468e8d3a05154380486da8)
 
   
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				O Ricardo talvez possa fazer uma análise mais detalhada, mas de um modo geral, acho que a escolha dos EH-101 foi a mais acertada... 
 
 Sem dúvida João - o EH-101 foi a melhor escolha.
 Na altura Rui, o EH-101 competiu com o S-92 e com o Cougar Mk2+ ( Eurocopter ). O Cougar revelou um desempenho bem abaixo dos seus concorrentes, enquanto que o EH-101 e o S-92 tiveram pontuações bastante semelhantes mas com o EH-101 a destacar-se pela positiva e com mais pontos. Logo foi essa a escolha, e ainda bem.
 
 Quanto aos helis que refere, em termos de incêndios também não sou especialista mas penso que os Mi-8 utilizados pelo serviço nacional de bombeiros, são aqueles que possuem as horas de voo mais baratas, e basta instalar a manga de incêndio.
 
 Em relação ao MH-53... é um bom helicópetro, porém tem várias desvantagens em relação ao EH-101. É bastante mais antigo, a plataforma é antiquada, é mais lento, tem capacidades diminuídas no que toca a electrónica, é mais barulhento e possui um custo de operação elevadíssimo. O EH-101 beneficia de todas as vantagens de ser um heli moderno de concepção recente.
 
 O MH-53 nunca substituiria o EH-101, mas sim o contrário. De facto os Marines dos EUA começam a procurar um substituto para o MH-53 ( tal como a força aérea, que nunca recuperou a capacidade de CSAR e SAR a longas distâncias depois da retirada dos seus HH-53. O Pave Hawk deixa muito a desejar ). Um dos concorrentes é exactamente o EH-101, que é oferecido pela Lockeed Martin com o nome de US-101 sendo o outro o S-92.
 
 PS:
 O melhor para a marinha não seriam os Seahawks, mas sim o NH-90.  
 
 Cumprimentos,
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				Ricardo:
 
 Então este MH 53 está  a entrar em "fim de vida" nos EUA?
 
 (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fttjstk.myrice.com%2Fwallpaper%2Flarge%2FMH-53.JPG&hash=a37e9e25eb4648fd607ad2aba8c6527c)
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				A EADS anda a projectar um heli pesado, mas tb estão à procura de uma colaboração com os Americanos:
 
 (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fforum.keypublishing.co.uk%2Fattachment.php%3Fattachmentid%3D24895%26amp%3Bstc%3D1&hash=d0bed9de097de3b0481c534c2c008eeb)
 
 (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fforum.keypublishing.co.uk%2Fattachment.php%3Fattachmentid%3D24897%26amp%3Bstc%3D1&hash=bd91b875056dc522432ac9e018dfd5f9)
 
 E mais informação aqui:
 
 http://forum.keypublishing.co.uk/showthread.php?t=26010
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				Até admito que sejam antiquados, já que foram concebidos no início dos anos 80, mas que são mais bonitos que esse protótipo, acho que são.
 
 Reparem nesta beleza:
 
 (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fmembers.aol.com%2Fmh53e%2F53hvr.jpg&hash=f2ae820e803624b1f16fb74897371282)
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				Até admito que sejam antiquados, já que foram concebidos no início dos anos 80 
 
 O CH-53 Stallion apareceu nos '60, e o Super Stallion nos '70. Acho que teve origem no Sea King.
 
 Para esclarecer algumas dúvidas quanto às versões (MH, CH):
 
 http://www.globalsecurity.org/military/systems/aircraft/h-53.htm
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				Ricardo:
 
 Pelo que me foi dado ver o S-92 pode ter competido com o EH 101 e perdido, mas o que eu coloquei na foto, apesar de poder ter uma plataforma semelhante, parece-me ter funções diferentes.
 
 O MH 53 parece ter outras capacidades que não se aplicam aos nossos futuros EH 101, a menos que se adapte como este que se segue:
 
 (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fperso.wanadoo.fr%2Fmanuel%2Fimages%2Fle-bourget-2%2Faugusta%2520eh%2520101%25201.jpg&hash=27108081765684f91dae100cfc1c71e7)
 
 
 Mas você é que é o especialista  
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				Até admito que sejam antiquados, já que foram concebidos no início dos anos 80, mas que são mais bonitos que esse protótipo, acho que são.
 
 
 
 Caro Rui, versões da série H-53 ( nomeadamente o HH-53 Super Jolly Green Giant ) combateram na guerra do Vietname - 1ª missão em 1967 . São bem mais antigos. :arrow: http://www.globalsecurity.org/military/ ... mh-53j.htm (http://www.globalsecurity.org/military/systems/aircraft/mh-53j.htm)
 :arrow: http://www.aviation-central.com/helicopters/aha60.htm (http://www.aviation-central.com/helicopters/aha60.htm)
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				Oh Spectral, colocamos os mesmos links!    
 
 Rui, o MH-53 ( versão de momento utilizada pelos Marines ) tem apenas como função o transporte pesado de tropas. Devido à sua potência é capaz de transportar peças de artilharia, humves ou pequenos blindados através de um sistema de cabos. Interiormente tem um enorme porão de carga ( maior do que o do Chinook ).
 O que diferenciou o Mh-53 de outras plataformas do seu tempo foi o seu alcance que para a altura em que foi desenvolvido era enorme. Não existe nada que um MH-53 faça que um EH-101 não consiga fazer melhor.
 Aliás, o EH-101 tem a vantagem de poder ser adaptado para outras funções - tanto a marinha britânica como a italiana ( aeronave na sua foto ) o usam como plataforma ASW.
 
 1 abraço
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 Mas atenção que o MH-53 é usado pelas forças especiais, e o CH-53 pelos Marines. Este último era para ser substituído pelo V-22, mas como este projecto está prestes a ser cancelado, o US-101 (EH-101 fabricado na América) poderá muito bem substituílo.
 
 Uma combinação de EH-101 + o HTH ( o bicho que pus acima) seria interessante para os Marines.
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				De que Sea King estão a falar?
 
 deste:
 
 (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fusers.chariot.net.au%2F%7Etheburfs%2Fimages%2Fr93sh2a3.jpg&hash=8dd5cce5ce19ccddc8d20b64f7675f80)
 
 Ou deste?
 
 (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.primagraphics.net%2Fpr%2Fseaking.jpeg&hash=1e154a4325aa15f0e53fc3a956edcd24)
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				Rui esses 2 Sea King´s são "iguais". 
 
 O 2º é, salvo erro, uma versão AEW&C da marinha britânica.
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				Ricardo: :oops:  :oops:  :?
			
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				É que eu estou agora a tentar entrar nestes mais aspectos mais técnicos, já que a minha "especialidade" é a análise política. 
 
 Mas obrigado pelas suas dicas.
 
 Acho que vou estudar melhor isso durante o fim de semana.
 
 Para a semana já aqui terá aqui um perito, tipo Nuno Rogeiro de trazer por casa: Eu mesmo
 
 
 :wink:  Se quiser, para além do site da GlobalSecurity, também pode dar uma vista de olhos em http://www.airforce-technology.com. Aí encontrará informação, não só sobre as aeronaves, mas também links para os sites dos fabricantes...
 
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 Já agora, Ricardo, sabes qual é o radar que a versão AEW do EH-101 vai usar? (creio que actualmente só os Italianos é que já os receberam; não sei se o RU já fez alguma encomenda ou não). Tens alguns dados sobre a performance desta versão?
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				Já agora, Ricardo, sabes qual é o radar que a versão AEW do EH-101 vai usar? (creio que actualmente só os Italianos é que já os receberam; não sei se o RU já fez alguma encomenda ou não). Tens alguns dados sobre a performance desta versão? 
 
 Suponho que seja o mesmo escolhido para os 14 EH-101 Italianos - Telephonics Weather Avoidance Radar System.
 
 Dá uma olhadela:
  http://www.telephonics.com/news/news020306.shtml (http://www.telephonics.com/news/news020306.shtml) http://www.telephonics.com/news/news020306.shtml (http://www.telephonics.com/news/news020306.shtml)
 
 Para o Rui Elias:
 Aqui fica o link da "team US101" que comercializa o EH-101 nos Estados Unidos: http://www.teamus101.com/ (http://www.teamus101.com/)
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				E este Pave Hawk, é inferior ao previsto NH 90?
 
 Gostaria que algum dos colegas me dissesse quais os factores a favor e contra àcerca deste helicóptero, nomeadamente para uso no GALE.
 
 Obrigado.
 
 (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.martrad.com%2Fwallpaper%2Fmilitary%2Fair%2Fhh60_2.jpg&hash=706d49450a7b48448c9921d05a1c78bc)
 
 (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fairshowpics.com%2Fpics%2Fasp01004.jpg&hash=0267b92f549ec2f67870dab4aaedcaec)
 
 Acho-os estéticamente bonitos, mas concordo que esse não seja o critério para a avaliação das propostas.
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				Rui o Pave Hawk é um BlackHawk com algum equipamento e electrónica especialmente instalada para cumprir os requesitos CSAR da força aérea dos Estados Unidos. 
 Esta aeronave cumpre de momento, nos EUA, as missões que o EH-101 irá cumprir cá.
 Para transporte táctico o NH-90 é superior à família BlackHawk.
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				Caro JNSA
 
 Já agora, Ricardo, sabes qual é o radar que a versão AEW do EH-101 vai usar? (creio que actualmente só os Italianos é que já os receberam; não sei se o RU já fez alguma encomenda ou não). Tens alguns dados sobre a performance desta versão? 
 
 O EH-101 AEW usa o Eliradar APS-784. Para mais informação sobre o EH-101 vejam aqui :
 
 http://www.aeroflight.co.uk/types/international/agwest/EH101/EH101.htm
 
 O Reino Unido modernizou os seus Sea King AEW Mk2 ao padrão Mk 7 (dos quais dois foram perdidos numa colisão durante as operações no Iraque há 1 ano), pelo que até adquirir os seus novos porta aviões não deverá escolher um substituto.
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				Ricardo e snakeye25, obrigado aos dois  :wink:
			
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				O PAVE HAWK, como heli CSAR é uma grande *****.
 
 A versão original era muito mais avançada, mas era demasiado cara e tiveram de recorrer a esta versão de recurso, com uma plataforma desadequada para este tipo de missões.
 Não é por acaso que durante a Guerra do Golfo as equipas CSAR estavam equipadas com os MH-47 do "Special Forces Command", e não com os HH-60 dedicados a estas missões. Significativo ,não ?  
 
 Este também vai ser um dos primeiros aparelhos a ir. Substituído pelo V-22 (cada vez menos provável), ou pelo EH-101.
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				A EADS anda a projectar um heli pesado, mas tb estão à procura~de uma colaboração com os Americanos:
 
 (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fforum.keypublishing.co.uk%2Fattachment.php%3Fattachmentid%3D24895%26amp%3Bstc%3D1&hash=d0bed9de097de3b0481c534c2c008eeb)
 
 (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fforum.keypublishing.co.uk%2Fattachment.php%3Fattachmentid%3D24897%26amp%3Bstc%3D1&hash=bd91b875056dc522432ac9e018dfd5f9)
 
 E mais informação aqui:
 
 http://forum.keypublishing.co.uk/showthread.php?t=26010
 
 
 Olá Spectral,
 
 
 Sim, seria realmente um ótimo helicóptero. Aliás, pelo design limpo, mesmo sem saber seus possíveis dados técnicos, arrisco-me à dizer que poderá ser melhor do que o Mil Mi-26 Halo, russo, que hoje não tem sequer um concorrente em sua categoria, aliás, o que os russos sabem fazer bem...
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				Os Marines estão a pensar substituir os actuais CH-53E por novos H-53. Os V-22 nunca estiveram previstos para substituir os CH-53 mas os ainda mais antigos CH-46E.
 
 A família H-53 deriva dos CH/HH-3, que por sua vez mais não eram que uma versão de carga dos Sea King.
 
 http://www.fas.org/man/dod-101/sys/ac/h-53.htm (http://www.fas.org/man/dod-101/sys/ac/h-53.htm)
 http://www.fas.org/man/dod-101/sys/ac/hh-3.htm (http://www.fas.org/man/dod-101/sys/ac/hh-3.htm)
 http://www.fas.org/man/dod-101/sys/ac/h-3.htm (http://www.fas.org/man/dod-101/sys/ac/h-3.htm)
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				"A EADS anda a projectar um heli pesado, mas tb estão à procura de uma colaboração com os Americanos"
 
 Que belo aparelho!  
 
 Seria bem melhor investir numa máquina assim que naquela coisa do Osprey!
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				NVF:
 
 É a estes H 53 que se está a referir?
 
 O que os diferencia dos CH 53 de substancial?
 
 (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.prairieair.com%2Fh-53.gif&hash=e0d78e096f12fcf08ee777629386804e)
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				H-53 é a família, depois há os vários modelos, cuja designação está directamente relacionada com a missão principal do aparelho, de acordo com a nomenclatura americana.
 
 Por exemplo, para carga temos os CH-53E (que foram precedidos pelos CH-53A, e por aí adiante)
 
 Para luta anti-minas existiram os RH-53D e os MH-53E
 
 Para SAR a USAF tinha os HH-53J.
 
 Nos sites da Global Security ou da FAS têm estas informações mais detalhadas.
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				Para todos os helis americanos, à letra -H adiciona-se um prefixo segundo a missão:
 
 A- ataque
 O-helis ligeiros de observação
 U- helis médios de ligação
 C- transporte táctico/carga
 S- missões anti-submarino e anti-superfície
 H- ( fica HH) missões CSAR
 M- operações especiais
 
 mas na US Navy, um MH também significa heli de guerra-antiminas. Além disso, tenha a impressão que os seus novos novos Seahawk também são MH-60, mas serão completamente multi-funções ( minas, ASW, ASuW,etc..)
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				NVF:
 
 Obrigado pelos esclarecimentos.
 
 Quanto ao futuro desta família, segundo li acima, parece que está a entrar em "fim de vida".
 
 Parece que os americanos não desdenham dos EH 101 da Agusta-Westland, que não me parecem maus.
 
 No entanto, e ainda que com o risco de se "enfiar um barrete" para além da aquisição para a nossa FAP dos EH 101, não poderia Portugal apostar na aquisição de 5 destes para ataque os fogos florestais, mesmo que usados, já que segundo um colega deste forum, reservar 5 dos actuais Pumas da FAP, apesar de ter sido equacionado levantou o problema de que a sua manutenção seria mais cara que o aluguer da helicípteros MI russos para esses missões?
 
 O que acham desta hipótese?