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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Forças Aéreas/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: Rui Elias em Junho 18, 2004, 12:16:39 pm
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Isto é apenas um pedido que faço a quem perceberá mais do que eu desta matéria, uma vez que tudo indica que os aparelhos que irão equipar a nossa FAP serão os EH 101, que parecem boas máquinas.
Mas o que me dizem destas que aqui vou pôr e que equipam Forças Aéreas de alguns países?
Gostaria de saber das vantagens e desvantagens destes Sikorsky's em relação aos previstos EH 101.
Obrigado
Para acções de combate e transporte (falta-nos a capacidade de reabastecimento no ar
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.flygplan.info%2Fimages%2Fsikorsky_ch-53_lufttankning.jpg&hash=b696f1dea4ec3202499d56c4dd5a44f0)
Versão para combate aos incêndios: Porque não adquiir para o SNBPC 3 aparelhos destes?
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.wildlandfire.com%2Fpics%2Fheli8%2Fsikorsky.jpg&hash=157eaaea462dcdbe5d572e62974f1f39)
Sugestão para a nossa Marinha, para complementar os Lynx:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.ctrl-c.liu.se%2Fftp%2Fimages%2Faviation%2Fmilitary%2Fhelos%2Fsikorsky.&hash=a9b264982d52cd660f86343341133980)
Finalmente para transporte e resgate:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.f4aviation.co.uk%2Fairshow03%2Fhelitech%2Fsikorsky.jpg&hash=da452f60ebf82fa57e6cc51bead775ae)
Como nota de rodapé, temos em Sintra um Sikorsky mais antigo, que esteve ao serviço da FAP e que foi utilizado nos Açores e finalmente no Montijo.
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Rui, não me parece que seja uma proposta que venha tarde de mais... :wink: Mas de qualquer modo, isso não tem nada a ver com a compra dos EH-101.
O Ricardo talvez possa fazer uma análise mais detalhada, mas de um modo geral, acho que a escolha dos EH-101 foi a mais acertada...
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A foto que quis inserir e não saiu era a de um Sea Hawk.
Imaginem 12 máquinas dessas a bordo do Porta-Helicópteros que eu preconizo para a nossa Marinha para daqui a muitos e muitos anos...
Com uma força dessas, até o Sharon se encolhia
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimages.google.com%2Fimages%3Fq%3Dtbn%3A4lruuq0uC68J%3Awww.wilsonsalmanac.com%2Ftoons%2Fsharon.gif&hash=9f35eca28d468e8d3a05154380486da8)
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O Ricardo talvez possa fazer uma análise mais detalhada, mas de um modo geral, acho que a escolha dos EH-101 foi a mais acertada...
Sem dúvida João - o EH-101 foi a melhor escolha.
Na altura Rui, o EH-101 competiu com o S-92 e com o Cougar Mk2+ ( Eurocopter ). O Cougar revelou um desempenho bem abaixo dos seus concorrentes, enquanto que o EH-101 e o S-92 tiveram pontuações bastante semelhantes mas com o EH-101 a destacar-se pela positiva e com mais pontos. Logo foi essa a escolha, e ainda bem.
Quanto aos helis que refere, em termos de incêndios também não sou especialista mas penso que os Mi-8 utilizados pelo serviço nacional de bombeiros, são aqueles que possuem as horas de voo mais baratas, e basta instalar a manga de incêndio.
Em relação ao MH-53... é um bom helicópetro, porém tem várias desvantagens em relação ao EH-101. É bastante mais antigo, a plataforma é antiquada, é mais lento, tem capacidades diminuídas no que toca a electrónica, é mais barulhento e possui um custo de operação elevadíssimo. O EH-101 beneficia de todas as vantagens de ser um heli moderno de concepção recente.
O MH-53 nunca substituiria o EH-101, mas sim o contrário. De facto os Marines dos EUA começam a procurar um substituto para o MH-53 ( tal como a força aérea, que nunca recuperou a capacidade de CSAR e SAR a longas distâncias depois da retirada dos seus HH-53. O Pave Hawk deixa muito a desejar ). Um dos concorrentes é exactamente o EH-101, que é oferecido pela Lockeed Martin com o nome de US-101 sendo o outro o S-92.
PS:
O melhor para a marinha não seriam os Seahawks, mas sim o NH-90.
Cumprimentos,
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Ricardo:
Então este MH 53 está a entrar em "fim de vida" nos EUA?
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fttjstk.myrice.com%2Fwallpaper%2Flarge%2FMH-53.JPG&hash=a37e9e25eb4648fd607ad2aba8c6527c)
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A EADS anda a projectar um heli pesado, mas tb estão à procura de uma colaboração com os Americanos:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fforum.keypublishing.co.uk%2Fattachment.php%3Fattachmentid%3D24895%26amp%3Bstc%3D1&hash=d0bed9de097de3b0481c534c2c008eeb)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fforum.keypublishing.co.uk%2Fattachment.php%3Fattachmentid%3D24897%26amp%3Bstc%3D1&hash=bd91b875056dc522432ac9e018dfd5f9)
E mais informação aqui:
http://forum.keypublishing.co.uk/showthread.php?t=26010
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Até admito que sejam antiquados, já que foram concebidos no início dos anos 80, mas que são mais bonitos que esse protótipo, acho que são.
Reparem nesta beleza:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fmembers.aol.com%2Fmh53e%2F53hvr.jpg&hash=f2ae820e803624b1f16fb74897371282)
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Até admito que sejam antiquados, já que foram concebidos no início dos anos 80
O CH-53 Stallion apareceu nos '60, e o Super Stallion nos '70. Acho que teve origem no Sea King.
Para esclarecer algumas dúvidas quanto às versões (MH, CH):
http://www.globalsecurity.org/military/systems/aircraft/h-53.htm
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Ricardo:
Pelo que me foi dado ver o S-92 pode ter competido com o EH 101 e perdido, mas o que eu coloquei na foto, apesar de poder ter uma plataforma semelhante, parece-me ter funções diferentes.
O MH 53 parece ter outras capacidades que não se aplicam aos nossos futuros EH 101, a menos que se adapte como este que se segue:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fperso.wanadoo.fr%2Fmanuel%2Fimages%2Fle-bourget-2%2Faugusta%2520eh%2520101%25201.jpg&hash=27108081765684f91dae100cfc1c71e7)
Mas você é que é o especialista
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Até admito que sejam antiquados, já que foram concebidos no início dos anos 80, mas que são mais bonitos que esse protótipo, acho que são.
Caro Rui, versões da série H-53 ( nomeadamente o HH-53 Super Jolly Green Giant ) combateram na guerra do Vietname - 1ª missão em 1967 . São bem mais antigos. :arrow: http://www.globalsecurity.org/military/ ... mh-53j.htm (http://www.globalsecurity.org/military/systems/aircraft/mh-53j.htm)
:arrow: http://www.aviation-central.com/helicopters/aha60.htm (http://www.aviation-central.com/helicopters/aha60.htm)
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Oh Spectral, colocamos os mesmos links!
Rui, o MH-53 ( versão de momento utilizada pelos Marines ) tem apenas como função o transporte pesado de tropas. Devido à sua potência é capaz de transportar peças de artilharia, humves ou pequenos blindados através de um sistema de cabos. Interiormente tem um enorme porão de carga ( maior do que o do Chinook ).
O que diferenciou o Mh-53 de outras plataformas do seu tempo foi o seu alcance que para a altura em que foi desenvolvido era enorme. Não existe nada que um MH-53 faça que um EH-101 não consiga fazer melhor.
Aliás, o EH-101 tem a vantagem de poder ser adaptado para outras funções - tanto a marinha britânica como a italiana ( aeronave na sua foto ) o usam como plataforma ASW.
1 abraço
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Mas atenção que o MH-53 é usado pelas forças especiais, e o CH-53 pelos Marines. Este último era para ser substituído pelo V-22, mas como este projecto está prestes a ser cancelado, o US-101 (EH-101 fabricado na América) poderá muito bem substituílo.
Uma combinação de EH-101 + o HTH ( o bicho que pus acima) seria interessante para os Marines.
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De que Sea King estão a falar?
deste:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fusers.chariot.net.au%2F%7Etheburfs%2Fimages%2Fr93sh2a3.jpg&hash=8dd5cce5ce19ccddc8d20b64f7675f80)
Ou deste?
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.primagraphics.net%2Fpr%2Fseaking.jpeg&hash=1e154a4325aa15f0e53fc3a956edcd24)
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Rui esses 2 Sea King´s são "iguais".
O 2º é, salvo erro, uma versão AEW&C da marinha britânica.
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Ricardo: :oops: :oops: :?
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É que eu estou agora a tentar entrar nestes mais aspectos mais técnicos, já que a minha "especialidade" é a análise política.
Mas obrigado pelas suas dicas.
Acho que vou estudar melhor isso durante o fim de semana.
Para a semana já aqui terá aqui um perito, tipo Nuno Rogeiro de trazer por casa: Eu mesmo
:wink: Se quiser, para além do site da GlobalSecurity, também pode dar uma vista de olhos em http://www.airforce-technology.com. Aí encontrará informação, não só sobre as aeronaves, mas também links para os sites dos fabricantes...
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Já agora, Ricardo, sabes qual é o radar que a versão AEW do EH-101 vai usar? (creio que actualmente só os Italianos é que já os receberam; não sei se o RU já fez alguma encomenda ou não). Tens alguns dados sobre a performance desta versão?
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Já agora, Ricardo, sabes qual é o radar que a versão AEW do EH-101 vai usar? (creio que actualmente só os Italianos é que já os receberam; não sei se o RU já fez alguma encomenda ou não). Tens alguns dados sobre a performance desta versão?
Suponho que seja o mesmo escolhido para os 14 EH-101 Italianos - Telephonics Weather Avoidance Radar System.
Dá uma olhadela:
http://www.telephonics.com/news/news020306.shtml (http://www.telephonics.com/news/news020306.shtml)
Para o Rui Elias:
Aqui fica o link da "team US101" que comercializa o EH-101 nos Estados Unidos: http://www.teamus101.com/ (http://www.teamus101.com/)
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E este Pave Hawk, é inferior ao previsto NH 90?
Gostaria que algum dos colegas me dissesse quais os factores a favor e contra àcerca deste helicóptero, nomeadamente para uso no GALE.
Obrigado.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.martrad.com%2Fwallpaper%2Fmilitary%2Fair%2Fhh60_2.jpg&hash=706d49450a7b48448c9921d05a1c78bc)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fairshowpics.com%2Fpics%2Fasp01004.jpg&hash=0267b92f549ec2f67870dab4aaedcaec)
Acho-os estéticamente bonitos, mas concordo que esse não seja o critério para a avaliação das propostas.
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Rui o Pave Hawk é um BlackHawk com algum equipamento e electrónica especialmente instalada para cumprir os requesitos CSAR da força aérea dos Estados Unidos.
Esta aeronave cumpre de momento, nos EUA, as missões que o EH-101 irá cumprir cá.
Para transporte táctico o NH-90 é superior à família BlackHawk.
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Caro JNSA
Já agora, Ricardo, sabes qual é o radar que a versão AEW do EH-101 vai usar? (creio que actualmente só os Italianos é que já os receberam; não sei se o RU já fez alguma encomenda ou não). Tens alguns dados sobre a performance desta versão?
O EH-101 AEW usa o Eliradar APS-784. Para mais informação sobre o EH-101 vejam aqui :
http://www.aeroflight.co.uk/types/international/agwest/EH101/EH101.htm
O Reino Unido modernizou os seus Sea King AEW Mk2 ao padrão Mk 7 (dos quais dois foram perdidos numa colisão durante as operações no Iraque há 1 ano), pelo que até adquirir os seus novos porta aviões não deverá escolher um substituto.
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Ricardo e snakeye25, obrigado aos dois :wink:
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O PAVE HAWK, como heli CSAR é uma grande *****.
A versão original era muito mais avançada, mas era demasiado cara e tiveram de recorrer a esta versão de recurso, com uma plataforma desadequada para este tipo de missões.
Não é por acaso que durante a Guerra do Golfo as equipas CSAR estavam equipadas com os MH-47 do "Special Forces Command", e não com os HH-60 dedicados a estas missões. Significativo ,não ?
Este também vai ser um dos primeiros aparelhos a ir. Substituído pelo V-22 (cada vez menos provável), ou pelo EH-101.
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A EADS anda a projectar um heli pesado, mas tb estão à procura~de uma colaboração com os Americanos:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fforum.keypublishing.co.uk%2Fattachment.php%3Fattachmentid%3D24895%26amp%3Bstc%3D1&hash=d0bed9de097de3b0481c534c2c008eeb)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fforum.keypublishing.co.uk%2Fattachment.php%3Fattachmentid%3D24897%26amp%3Bstc%3D1&hash=bd91b875056dc522432ac9e018dfd5f9)
E mais informação aqui:
http://forum.keypublishing.co.uk/showthread.php?t=26010
Olá Spectral,
Sim, seria realmente um ótimo helicóptero. Aliás, pelo design limpo, mesmo sem saber seus possíveis dados técnicos, arrisco-me à dizer que poderá ser melhor do que o Mil Mi-26 Halo, russo, que hoje não tem sequer um concorrente em sua categoria, aliás, o que os russos sabem fazer bem...
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Os Marines estão a pensar substituir os actuais CH-53E por novos H-53. Os V-22 nunca estiveram previstos para substituir os CH-53 mas os ainda mais antigos CH-46E.
A família H-53 deriva dos CH/HH-3, que por sua vez mais não eram que uma versão de carga dos Sea King.
http://www.fas.org/man/dod-101/sys/ac/h-53.htm (http://www.fas.org/man/dod-101/sys/ac/h-53.htm)
http://www.fas.org/man/dod-101/sys/ac/hh-3.htm (http://www.fas.org/man/dod-101/sys/ac/hh-3.htm)
http://www.fas.org/man/dod-101/sys/ac/h-3.htm (http://www.fas.org/man/dod-101/sys/ac/h-3.htm)
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"A EADS anda a projectar um heli pesado, mas tb estão à procura de uma colaboração com os Americanos"
Que belo aparelho!
Seria bem melhor investir numa máquina assim que naquela coisa do Osprey!
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NVF:
É a estes H 53 que se está a referir?
O que os diferencia dos CH 53 de substancial?
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.prairieair.com%2Fh-53.gif&hash=e0d78e096f12fcf08ee777629386804e)
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H-53 é a família, depois há os vários modelos, cuja designação está directamente relacionada com a missão principal do aparelho, de acordo com a nomenclatura americana.
Por exemplo, para carga temos os CH-53E (que foram precedidos pelos CH-53A, e por aí adiante)
Para luta anti-minas existiram os RH-53D e os MH-53E
Para SAR a USAF tinha os HH-53J.
Nos sites da Global Security ou da FAS têm estas informações mais detalhadas.
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Para todos os helis americanos, à letra -H adiciona-se um prefixo segundo a missão:
A- ataque
O-helis ligeiros de observação
U- helis médios de ligação
C- transporte táctico/carga
S- missões anti-submarino e anti-superfície
H- ( fica HH) missões CSAR
M- operações especiais
mas na US Navy, um MH também significa heli de guerra-antiminas. Além disso, tenha a impressão que os seus novos novos Seahawk também são MH-60, mas serão completamente multi-funções ( minas, ASW, ASuW,etc..)
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NVF:
Obrigado pelos esclarecimentos.
Quanto ao futuro desta família, segundo li acima, parece que está a entrar em "fim de vida".
Parece que os americanos não desdenham dos EH 101 da Agusta-Westland, que não me parecem maus.
No entanto, e ainda que com o risco de se "enfiar um barrete" para além da aquisição para a nossa FAP dos EH 101, não poderia Portugal apostar na aquisição de 5 destes para ataque os fogos florestais, mesmo que usados, já que segundo um colega deste forum, reservar 5 dos actuais Pumas da FAP, apesar de ter sido equacionado levantou o problema de que a sua manutenção seria mais cara que o aluguer da helicípteros MI russos para esses missões?
O que acham desta hipótese?