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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Forças Aéreas/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: Rui Elias em Junho 18, 2004, 12:16:39 pm

Título: Helicópteros pesados - Uma proposta que vem tarde de mais
Enviado por: Rui Elias em Junho 18, 2004, 12:16:39 pm
Isto é apenas um pedido que faço a quem perceberá mais do que eu desta matéria, uma vez que tudo indica que os aparelhos que irão equipar a nossa FAP serão os EH 101, que parecem boas máquinas.

Mas o que me dizem destas que aqui vou pôr e que equipam Forças Aéreas de alguns países?

Gostaria de saber das vantagens e desvantagens destes Sikorsky's em relação aos previstos EH 101.

Obrigado

Para acções de combate e transporte (falta-nos a capacidade de reabastecimento no ar :cry:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.flygplan.info%2Fimages%2Fsikorsky_ch-53_lufttankning.jpg&hash=b696f1dea4ec3202499d56c4dd5a44f0)

Versão para combate aos incêndios: Porque não adquiir para o SNBPC 3 aparelhos destes?

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.wildlandfire.com%2Fpics%2Fheli8%2Fsikorsky.jpg&hash=157eaaea462dcdbe5d572e62974f1f39)

Sugestão para a nossa Marinha, para complementar os Lynx:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.ctrl-c.liu.se%2Fftp%2Fimages%2Faviation%2Fmilitary%2Fhelos%2Fsikorsky.&hash=a9b264982d52cd660f86343341133980)

Finalmente para transporte e resgate:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.f4aviation.co.uk%2Fairshow03%2Fhelitech%2Fsikorsky.jpg&hash=da452f60ebf82fa57e6cc51bead775ae)



Como nota de rodapé, temos em Sintra um Sikorsky mais antigo, que esteve ao serviço da FAP e que foi utilizado nos Açores e finalmente no Montijo.
Título:
Enviado por: JNSA em Junho 18, 2004, 12:25:47 pm
Rui, não me parece que seja uma proposta que venha tarde de mais... :wink:  Mas de qualquer modo, isso não tem nada a ver com a compra dos EH-101.

O Ricardo talvez possa fazer uma análise mais detalhada, mas de um modo geral, acho que a escolha dos EH-101 foi a mais acertada...
Título:
Enviado por: Rui Elias em Junho 18, 2004, 12:40:57 pm
A foto que quis inserir e não saiu era a de um Sea Hawk.

Imaginem 12 máquinas dessas a bordo do Porta-Helicópteros que eu preconizo para a nossa Marinha para daqui a muitos e muitos anos...

Com uma força dessas, até o Sharon se encolhia

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimages.google.com%2Fimages%3Fq%3Dtbn%3A4lruuq0uC68J%3Awww.wilsonsalmanac.com%2Ftoons%2Fsharon.gif&hash=9f35eca28d468e8d3a05154380486da8)

 :mrgreen:
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Junho 18, 2004, 12:43:44 pm
Citar
O Ricardo talvez possa fazer uma análise mais detalhada, mas de um modo geral, acho que a escolha dos EH-101 foi a mais acertada...


Sem dúvida João - o EH-101 foi a melhor escolha.
Na altura Rui, o EH-101 competiu com o S-92 e com o Cougar Mk2+ ( Eurocopter ). O Cougar revelou um desempenho bem abaixo dos seus concorrentes, enquanto que o EH-101 e o S-92 tiveram pontuações bastante semelhantes mas com o EH-101 a destacar-se pela positiva e com mais pontos. Logo foi essa a escolha, e ainda bem.

Quanto aos helis que refere, em termos de incêndios também não sou especialista mas penso que os Mi-8 utilizados pelo serviço nacional de bombeiros, são aqueles que possuem as horas de voo mais baratas, e basta instalar a manga de incêndio.

Em relação ao MH-53... é um bom helicópetro, porém tem várias desvantagens em relação ao EH-101. É bastante mais antigo, a plataforma é antiquada, é mais lento, tem capacidades diminuídas no que toca a electrónica, é mais barulhento e possui um custo de operação elevadíssimo. O EH-101 beneficia de todas as vantagens de ser um heli moderno de concepção recente.

O MH-53 nunca substituiria o EH-101, mas sim o contrário. De facto os Marines dos EUA começam a procurar um substituto para o MH-53 ( tal como a força aérea, que nunca recuperou a capacidade de CSAR e SAR a longas distâncias depois da retirada dos seus HH-53. O Pave Hawk deixa muito a desejar ). Um dos concorrentes é exactamente o EH-101, que é oferecido pela Lockeed Martin com o nome de US-101 sendo o outro o S-92.

PS:
O melhor para a marinha não seriam os Seahawks, mas sim o NH-90.  :wink:

Cumprimentos,
Título:
Enviado por: Rui Elias em Junho 18, 2004, 01:25:06 pm
Ricardo:

Então este MH 53 está  a entrar em "fim de vida" nos EUA?

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fttjstk.myrice.com%2Fwallpaper%2Flarge%2FMH-53.JPG&hash=a37e9e25eb4648fd607ad2aba8c6527c)
Título:
Enviado por: Spectral em Junho 18, 2004, 01:30:49 pm
A EADS anda a projectar um heli pesado, mas tb estão à procura de uma colaboração com os Americanos:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fforum.keypublishing.co.uk%2Fattachment.php%3Fattachmentid%3D24895%26amp%3Bstc%3D1&hash=d0bed9de097de3b0481c534c2c008eeb)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fforum.keypublishing.co.uk%2Fattachment.php%3Fattachmentid%3D24897%26amp%3Bstc%3D1&hash=bd91b875056dc522432ac9e018dfd5f9)

E mais informação aqui:

http://forum.keypublishing.co.uk/showthread.php?t=26010
Título:
Enviado por: Rui Elias em Junho 18, 2004, 01:39:48 pm
Até admito que sejam antiquados, já que foram concebidos no início dos anos 80, mas que são mais bonitos que esse protótipo, acho que são.

Reparem nesta beleza:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fmembers.aol.com%2Fmh53e%2F53hvr.jpg&hash=f2ae820e803624b1f16fb74897371282)
Título:
Enviado por: Spectral em Junho 18, 2004, 01:46:52 pm
Citar
Até admito que sejam antiquados, já que foram concebidos no início dos anos 80


O CH-53 Stallion apareceu nos '60, e o Super Stallion nos '70. Acho que teve origem no Sea King.

Para esclarecer algumas dúvidas quanto às versões (MH, CH):

http://www.globalsecurity.org/military/systems/aircraft/h-53.htm
Título:
Enviado por: Rui Elias em Junho 18, 2004, 01:48:55 pm
Ricardo:

Pelo que me foi dado ver o S-92 pode ter competido com o EH 101 e perdido, mas o que eu coloquei na foto, apesar de poder ter uma plataforma semelhante, parece-me ter funções diferentes.

O MH 53 parece ter outras capacidades que não se aplicam aos nossos futuros EH 101, a menos que se adapte como este que se segue:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fperso.wanadoo.fr%2Fmanuel%2Fimages%2Fle-bourget-2%2Faugusta%2520eh%2520101%25201.jpg&hash=27108081765684f91dae100cfc1c71e7)


Mas você é que é o especialista :wink:
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Junho 18, 2004, 01:50:28 pm
Citação de: "Rui Elias"
Até admito que sejam antiquados, já que foram concebidos no início dos anos 80, mas que são mais bonitos que esse protótipo, acho que são.


Caro Rui, versões da série H-53 ( nomeadamente o HH-53 Super Jolly Green Giant ) combateram na guerra do Vietname - 1ª missão em 1967 . São bem mais antigos. :arrow: http://www.globalsecurity.org/military/ ... mh-53j.htm (http://www.globalsecurity.org/military/systems/aircraft/mh-53j.htm)
 :arrow: http://www.aviation-central.com/helicopters/aha60.htm (http://www.aviation-central.com/helicopters/aha60.htm)
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Junho 18, 2004, 01:54:09 pm
Oh Spectral, colocamos os mesmos links!  :lol:

Rui, o MH-53 ( versão de momento utilizada pelos Marines ) tem apenas como função o transporte pesado de tropas. Devido à sua potência é capaz de transportar peças de artilharia, humves ou pequenos blindados através de um sistema de cabos. Interiormente tem um enorme porão de carga ( maior do que o do Chinook ).
O que diferenciou o Mh-53 de outras plataformas do seu tempo foi o seu alcance que para a altura em que foi desenvolvido era enorme. Não existe nada que um MH-53 faça que um EH-101 não consiga fazer melhor.
Aliás, o EH-101 tem a vantagem de poder ser adaptado para outras funções - tanto a marinha britânica como a italiana ( aeronave na sua foto ) o usam como plataforma ASW.

1 abraço
Título:
Enviado por: Spectral em Junho 18, 2004, 01:58:39 pm
:lol:

Mas atenção que o MH-53 é usado pelas forças especiais, e o CH-53 pelos Marines. Este último era para ser substituído pelo V-22, mas como este projecto está prestes a ser cancelado, o US-101 (EH-101 fabricado na América) poderá muito bem substituílo.

Uma combinação de EH-101 + o HTH ( o bicho que pus acima) seria interessante para os Marines.
Título:
Enviado por: Rui Elias em Junho 18, 2004, 02:02:11 pm
De que Sea King estão a falar?

deste:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fusers.chariot.net.au%2F%7Etheburfs%2Fimages%2Fr93sh2a3.jpg&hash=8dd5cce5ce19ccddc8d20b64f7675f80)

Ou deste?

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.primagraphics.net%2Fpr%2Fseaking.jpeg&hash=1e154a4325aa15f0e53fc3a956edcd24)
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Junho 18, 2004, 02:03:39 pm
Rui esses 2 Sea King´s são "iguais".

O 2º é, salvo erro, uma versão AEW&C da marinha britânica.
Título:
Enviado por: Rui Elias em Junho 18, 2004, 02:13:34 pm
Ricardo: :oops:  :oops:  :?
Título:
Enviado por: JNSA em Junho 18, 2004, 02:23:35 pm
Citação de: "Rui Elias"
É que eu estou agora a tentar entrar nestes mais aspectos mais técnicos, já que a minha "especialidade" é a análise política.

Mas obrigado pelas suas dicas.

Acho que vou estudar melhor isso durante o fim de semana.

Para a semana já aqui terá aqui um perito, tipo Nuno Rogeiro de trazer por casa: Eu mesmo


 :wink:  Se quiser, para além do site da GlobalSecurity, também pode dar uma vista de olhos em http://www.airforce-technology.com. Aí encontrará informação, não só sobre as aeronaves, mas também links para os sites dos fabricantes...

---

Já agora, Ricardo, sabes qual é o radar que a versão AEW do EH-101 vai usar? (creio que actualmente só os Italianos é que já os receberam; não sei se o RU já fez alguma encomenda ou não). Tens alguns dados sobre a performance desta versão?
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Junho 18, 2004, 03:23:09 pm
Citar
Já agora, Ricardo, sabes qual é o radar que a versão AEW do EH-101 vai usar? (creio que actualmente só os Italianos é que já os receberam; não sei se o RU já fez alguma encomenda ou não). Tens alguns dados sobre a performance desta versão?


Suponho que seja o mesmo escolhido para os 14 EH-101 Italianos - Telephonics Weather Avoidance Radar System.

Dá uma olhadela:
 :arrow: http://www.telephonics.com/news/news020306.shtml (http://www.telephonics.com/news/news020306.shtml)

Para o Rui Elias:
Aqui fica o link da "team US101" que comercializa o EH-101 nos Estados Unidos: http://www.teamus101.com/ (http://www.teamus101.com/)
Título:
Enviado por: Rui Elias em Junho 18, 2004, 03:42:38 pm
E este Pave Hawk, é inferior ao previsto NH 90?

Gostaria que algum dos colegas me dissesse quais os factores a favor e contra àcerca deste helicóptero, nomeadamente para uso no GALE.

Obrigado.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.martrad.com%2Fwallpaper%2Fmilitary%2Fair%2Fhh60_2.jpg&hash=706d49450a7b48448c9921d05a1c78bc)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fairshowpics.com%2Fpics%2Fasp01004.jpg&hash=0267b92f549ec2f67870dab4aaedcaec)

Acho-os estéticamente bonitos, mas concordo que esse não seja o critério para a avaliação das propostas.
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Junho 18, 2004, 03:55:42 pm
Rui o Pave Hawk é um BlackHawk com algum equipamento e electrónica especialmente instalada para cumprir os requesitos CSAR da força aérea dos Estados Unidos.
Esta aeronave cumpre de momento, nos EUA, as missões que o EH-101 irá cumprir cá.
Para transporte táctico o NH-90 é superior à família BlackHawk.
Título: EH-101 AEW
Enviado por: snakeye25 em Junho 18, 2004, 06:09:10 pm
Caro JNSA

Citação de: "JNSA"
Já agora, Ricardo, sabes qual é o radar que a versão AEW do EH-101 vai usar? (creio que actualmente só os Italianos é que já os receberam; não sei se o RU já fez alguma encomenda ou não). Tens alguns dados sobre a performance desta versão?


O EH-101 AEW usa o Eliradar APS-784. Para mais informação sobre o EH-101 vejam aqui :

http://www.aeroflight.co.uk/types/international/agwest/EH101/EH101.htm

O Reino Unido modernizou os seus Sea King AEW Mk2 ao padrão Mk 7 (dos quais dois foram perdidos numa colisão durante as operações no Iraque há 1 ano), pelo que até adquirir os seus novos porta aviões não deverá escolher um substituto.
Título:
Enviado por: JNSA em Junho 18, 2004, 06:59:11 pm
Ricardo e snakeye25, obrigado aos dois  :wink:
Título:
Enviado por: Spectral em Junho 18, 2004, 08:09:01 pm
O PAVE HAWK, como heli CSAR é uma grande *****.

A versão original era muito mais avançada, mas era demasiado cara e tiveram de recorrer a esta versão de recurso, com uma plataforma desadequada para este tipo de missões.
Não é por acaso que durante a Guerra do Golfo as equipas CSAR estavam equipadas com os MH-47 do "Special Forces Command", e não com os HH-60 dedicados a estas missões. Significativo ,não ?  :wink:

Este também vai ser um dos primeiros aparelhos a ir. Substituído pelo V-22 (cada vez menos provável), ou pelo EH-101.
Título:
Enviado por: FinkenHeinle em Junho 18, 2004, 10:18:32 pm
Citação de: "Spectral"
A EADS anda a projectar um heli pesado, mas tb estão à procura~de uma colaboração com os Americanos:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fforum.keypublishing.co.uk%2Fattachment.php%3Fattachmentid%3D24895%26amp%3Bstc%3D1&hash=d0bed9de097de3b0481c534c2c008eeb)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fforum.keypublishing.co.uk%2Fattachment.php%3Fattachmentid%3D24897%26amp%3Bstc%3D1&hash=bd91b875056dc522432ac9e018dfd5f9)

E mais informação aqui:

http://forum.keypublishing.co.uk/showthread.php?t=26010


Olá Spectral,


Sim, seria realmente um ótimo helicóptero. Aliás, pelo design limpo, mesmo sem saber seus possíveis dados técnicos, arrisco-me à dizer que poderá ser melhor do que o Mil Mi-26 Halo, russo, que hoje não tem sequer um concorrente em sua categoria, aliás, o que os russos sabem fazer bem...
Título:
Enviado por: NVF em Junho 19, 2004, 06:33:01 pm
Os Marines estão a pensar substituir os actuais CH-53E por novos H-53. Os V-22 nunca estiveram previstos para substituir os CH-53 mas os ainda mais antigos CH-46E.

A família H-53 deriva dos CH/HH-3, que por sua vez mais não eram que uma versão de carga dos Sea King.

http://www.fas.org/man/dod-101/sys/ac/h-53.htm (http://www.fas.org/man/dod-101/sys/ac/h-53.htm)
http://www.fas.org/man/dod-101/sys/ac/hh-3.htm (http://www.fas.org/man/dod-101/sys/ac/hh-3.htm)
http://www.fas.org/man/dod-101/sys/ac/h-3.htm (http://www.fas.org/man/dod-101/sys/ac/h-3.htm)
Título:
Enviado por: Luso em Junho 20, 2004, 11:58:03 am
"A EADS anda a projectar um heli pesado, mas tb estão à procura de uma colaboração com os Americanos"

Que belo aparelho!  :shock:

Seria bem melhor investir numa máquina assim que naquela coisa do Osprey!
Título:
Enviado por: Rui Elias em Junho 21, 2004, 03:21:34 pm
NVF:

É a estes H 53 que se está a referir?

O que os diferencia dos CH 53 de substancial?

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.prairieair.com%2Fh-53.gif&hash=e0d78e096f12fcf08ee777629386804e)
Título:
Enviado por: NVF em Junho 21, 2004, 05:32:15 pm
H-53 é a família, depois há os vários modelos, cuja designação está directamente relacionada com a missão principal do aparelho, de acordo com a nomenclatura americana.

Por exemplo, para carga temos os CH-53E (que foram precedidos pelos CH-53A, e por aí adiante)

Para luta anti-minas existiram os RH-53D e os MH-53E

Para SAR a USAF tinha os HH-53J.

Nos sites da Global Security ou da FAS têm estas informações mais detalhadas.
Título:
Enviado por: Spectral em Junho 21, 2004, 09:30:00 pm
Para todos os helis americanos, à letra -H adiciona-se um prefixo segundo a missão:

A- ataque
O-helis ligeiros de observação
U- helis médios de ligação
C- transporte táctico/carga
S- missões anti-submarino e anti-superfície
H- ( fica HH) missões CSAR
M- operações especiais

mas na US Navy, um MH também significa heli de guerra-antiminas. Além disso, tenha a impressão que os seus novos novos Seahawk também são MH-60, mas serão completamente multi-funções ( minas, ASW, ASuW,etc..)
Título:
Enviado por: Rui Elias em Junho 22, 2004, 01:22:48 pm
NVF:

Obrigado pelos esclarecimentos.

Quanto ao futuro desta família, segundo li acima, parece que está a entrar em "fim de vida".

Parece que os americanos não desdenham dos EH 101 da Agusta-Westland, que não me parecem maus.

No entanto, e ainda que com o risco de se "enfiar um barrete" para além da aquisição para a nossa FAP dos EH 101, não poderia Portugal apostar na aquisição de 5 destes para ataque os fogos florestais, mesmo que usados, já que segundo um colega deste forum, reservar 5 dos actuais Pumas da FAP, apesar de ter sido equacionado levantou o problema de que a sua manutenção seria mais cara que o aluguer da helicípteros MI russos para esses missões?

O que acham desta hipótese?