ForumDefesa.com

Forças Armadas e Sistemas de Armas => Marinha Portuguesa => Tópico iniciado por: Sailor Girl em Agosto 21, 2008, 07:08:13 pm

Título: Desarmamento do NRP «VEGA»
Enviado por: Sailor Girl em Agosto 21, 2008, 07:08:13 pm
Tomei conhecimento, a partir da Ordem n.º 33, de 6 de Agosto, que, nos termos da Portaria n.º 714/2008, de 21 de Julho, publicada no D.R., 2.ª série, de 5 de Agosto, foi determinado o Desarmamento do NRP VEGA.

Refere a Portaria que, «tornando-se necessário passar o N.R.P. VEGA ao estado de desarmamento, com vista ao seu abate ao efectivo dos navios da Marinha (...), determina-se que o NRP VEGA passe ao estado de desarmamento para abate, a partir de 21 de Julho de 2008».

A minha questão reside nos fundamentos, que não vêm expostos na Portaria: por que razão se tornou necessário proceder ao abate deste navio? E qual será o destino do mesmo?
Título:
Enviado por: P44 em Agosto 22, 2008, 08:15:45 am
Acho que nunca são revelados os "fundamentos" para o abate, seja que navio fôr.

Corrijam-me se estiver enganado.
Título:
Enviado por: Lancero em Agosto 22, 2008, 11:22:55 am
Penso que foi substituído pelo veleiro Blaus VII - apreendido a rede de tráfico na Madeira.
Título:
Enviado por: SSK em Agosto 22, 2008, 02:14:15 pm
O Vega, um dos mais veleiros de cruzeiro do país, foi abatido devido ao seu estado de degradação do casco. O casco é todo em madeira e não é de todo fácil à marinha efectuar este tipo de reparação. Mais pormenores não sei, só sei que este é o principal problema.

Quanto ao seu substituto não certo que seja o Blaus VII, visto que este veleiro ainda não é da marinha. Está somente entre provisoriamente à marinha, podendo ficar em definitivo mas ainda não é garantido. Sendo este veleiro um navio muito diferente do Vega. O Vega é um veleiro de competição, o que não se passa com o seu possível sucessor.
Título:
Enviado por: Sailor Girl em Agosto 25, 2008, 07:18:38 pm
Obrigada a todos pela participação.

Parece que a decisão de passar o navio "Vega" à fase de desarmamento se prende mesmo com razões de idade do navio, o qual requereria mão-de-obra qualificada e dispendiosa, para além de ser um veleiro "lento" para efeitos das regatas em que participam os Cadetes da Escola Naval.

Assim, tudo indica que será substituído pelo veleiro "Blaus VII", feito em fibra (o que o tornará mais rápido e, sendo maior, levará também mais "guarnição").

Para não se perder a sua história, o N.R.P. "Vega" ficará afecto à área cultural da Marinha.