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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Exércitos/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: Instrutor em Junho 13, 2008, 09:48:25 am
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Recentemente vi num programa num canal da Tv cabo turbo, onde falaram sobre maquinas militares, o apresentador referiu a superioridade do CC Abrans perante os principais adversários incluindo o nosso futuro Leo II A6, algum dos camaradas sabe dizer-me se realmente o CC Abrans é superior ao Leo II A6??? Algum especialista pode elaborar algum TOP TEN em termos de CC mundiais? Na minha modesta opinião e tendo em conta o conhecimento que tenho sobre CC fica aqui os meus tres CC preferidos:
- Leo II A6;
- M1 A2 Abrans;
- Merkava V;
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O TV turbo define o M1A2 como o + num programa do Discovery ou National Geographic (já não me lembro
) definia o nosso Leo IIA6 como o + e o M1A2 como o 2º ou 3º já não me lembro
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Se este tópico não for apagado, aqui fica a minha lista de top 10, em termos de carros de combate:
1º - Leo IIA6 (alemão) - feabilidade, menor custo de manutenção
2º - Merkava IV (isrealita) - sobrevivência
3º - Abrams M1A2 (americano) - poderio militar
4º - T90 (russo) - feito para destruir o Abrams
5º - challenger II (Ingles) - boa capacidade mas caro
6º - Leclerc (francês) - boa capacidade mas tem o problema a mesma pessoa tem que fazer muitas coisas ao mesmo tempo
7º - Ariete (italiano) - bom projeto
8º - T80 (Russo) - boa capacidade mas projecto antigo
9º - Arjun (Indiano) - usa componentes alemães
10º - type 99 (chines) - não acho nada de especial
mais tarde se ninguem puser as caracteristicas destes carros de combate, ou tópico não for apagado, aprofundo mais a minha explicações
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Para mim o TOP TEN dos CC é a seguinte:
1º Leo II A6 (Alemanha);
2º M1A2 Abrans (E.U.A);
3º Merkava IV (Israel);
4º T-95 (Rússia);
5º T-12UM1 (Rússia);
6º Challenger 2 (Reino Unido);
7º Leclerc (França);
8º T-90 (Rússia);
9º Ariete (Itália);
10º M-60 120S (E.U.A.)
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Relativamente a dados comparativos entre os dois principais CC mundiais o Leo II A6 e o M1A2 Abrans, o Leo II leva vantajem relativamente ao Abrans nos seguintes sistemas:
- Alcance máximo da sua arma principal 6,5km contra os 5,5km do Abrans;
- Maior velocidade do Leo II com uma velocidade máxima de 72km contra os 67km do Abrans;
- Maior mobilidade do Leo II face ao Abrans;
O Leo 2 perde na minha opinião para o Abrans na:
- blindagem;
- sistemas electrónicos de combate.
Em todo o caso o Leo II no campo de batalha leva vantagem.
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O Leopard-2A6 tem a vantagem porque tem uma peça principal L/55 mais longa que o derivado do L/44 utilizado pelo Abrams.
O Abrams, em principio, se for dos Estados Unidos tem a vantagem de melhor informação táctica.
Só a última versão do Abrams M1-A2 se pode comparar com o Leopard-2A6.
A blindagem dos Leopard suecos também os coloca num lugar de destaque, mas no caso dos suecos eles utilizam o canhão mais velho L/44 e não o L/55.
A principal diferença, como é óbvio, reside no facto de uma peça mais longa, conseguir imprimir maior velocidade ao projéctil e por isso atingir alvos a maior distância.
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E o consumo, o consumo!
Um Leopard2 tem maior alcance no combustível interno e consome metade de um M1A2.
Mesmo quando estamos a falar de um conflito tão assimétrico como EUA vs Iraque, a dificuldade de reabastecer os tanques é um factor importante.
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Relativamente a dados comparativos entre os dois principais CC mundiais o Leo II A6 e o M1A2 Abrans, o Leo II leva vantajem relativamente ao Abrans nos seguintes sistemas:
- Alcance máximo da sua arma principal 6,5km contra os 5,5km do Abrans;
- Maior velocidade do Leo II com uma velocidade máxima de 72km contra os 67km do Abrans;
- Maior mobilidade do Leo II face ao Abrans;
O Leo 2 perde na minha opinião para o Abrans na:
- blindagem;
- sistemas electrónicos de combate.
Em todo o caso o Leo II no campo de batalha leva vantagem.
Hay versiones del Leo 2 mas blindadas que las normales. Aunque pierden algo de autonomia.
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Um factor preponderante que não dava mais classificação ao M1A2 no documentário que ví foi o facto de ser movido a jacto o que aquecia muito mais o que para misseis guiados por calor eram mais facilmente identificaveis
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Um factor preponderante que não dava mais classificação ao M1A2 no documentário que ví foi o facto de ser movido a jacto o que aquecia muito mais o que para misseis guiados por calor eram mais facilmente identificaveis
Não é movido a jacto, ele tem é um motor a turbina, tal com os jactos é verdade, mas também como o muitos aviões de carga e muitos helicopteros, não é algo exclusivo dos jactos.
Mas é devido a esse motor a turbina que ele tem o consumo de combustivel tão alto.
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Graças ao facto de ter uma turbina de helicoptero e não um motor a gasóleo, o Abrams tem uma velocidade instantanea brutal, o reverso disso é o consumo.
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não sei qual dos dois tanques é mais poderoso, mas acho o leopard 2A6 tem um aspecto melhor que o Abrams.
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A melhor compra de sempre que se realizou em Portugal comparativamente falando a par dos novos submarinos e dos Merlin,
Exército: CC topo de gama mundial o melhor do mundo;
Marinha: U209PN o melhor submarino convencional do mundo;
Força Aérea: Merlin o melhor helicoptero de transporte do mundo.
Nem tudo parece tão mal, mas é preciso continuar e investir na modernização, mais vale pouco e do melhor, do que muito e antiquado.
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A melhor compra de sempre que se realizou em Portugal comparativamente falando a par dos novos submarinos e dos Merlin,
Exército: CC topo de gama mundial o melhor do mundo;
Verdade, pelo menos um CC dos mais modernos do mundo.
Marinha: U209PN o melhor submarino convencional do mundo;
Vamos ver é se não têm problemas como os Gregos.
Força Aérea: Merlin o melhor helicoptero de transporte do mundo.
Metade da frota está no chão por falta de peças.
Não te preocupes, só estou a fazer o papel de advogado do diabo.
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Graças ao facto de ter uma turbina de helicoptero e não um motor a gasóleo, o Abrams tem uma velocidade instantanea brutal, o reverso disso é o consumo.
Err..
Já vi várias vezes essa afirmação. Mas a única prova que dão têm a ver o elevado binário e a curva de binário das turbinas face à de um motor a diesel.
Ora, é verdade que as turbinas têm uma curva de binário muito robusta mas o comportamento do veículo também depende da transmissão. E a transmissão de um Leopard 2 não é uma caixa de velocidades como de um carro ou camião.
É uma transmissão infinitamente variável hidrostática/hidrodinâmica (Renk HSLW 354)
Em principio, as características da transmissão são muito mais importante que a curva de binário do motor (se a transmissão fosse ideal, a curva de binário do motor seria irrelevante e o motor poderia trabalhar sempre no regime de máxima eficiência/potência).
Do que me é dado a ver em vídeos, a aceleração do Leopard2 e do M1A2 são semelhantes.
Se alguém quiser fazer um drag race e cronometrar, era fixe.
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não sei qual dos dois tanques é mais poderoso, mas acho o leopard 2A6 tem um aspecto melhor que o Abrams.
Isto também não é um desfile de moda.
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Lo cierto en todo este tema es que resulta dificil,definir cual es el mejor o peor ..pero lo cierto es que la unica vez en que se han enfrentado,el Leopard ha resultado ganador :wink: ,les digo que fue en las pruebas de seleccion del carro de combate que equiparia a las Fuerzas Armadas Suecas :D ,ahora ya podemos sacar conclusiones yy discutir con datos relativamente fiables.
SALUDOS!!
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Um excelente post AMRAAM, adorei o texto e dá para tirar algumas conclusões.
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São dados bastante elucidativos.
Acresce referir que os suecos são bastante rigorosos nas suas escolhas.
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Excelente AMRRAM,é de facto muito bom o texto, muito elucidativo.
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Gracias por los comentarios.. :D .Asi que nada..solo decir que Portugal,va a contar con los mejores medios acorazados existentes a dia de hoy en el campo militar para equipar a sus fuerzas mecanizadas y acorazadas
.La unico que quizas veo negativo,es el numero de carros que habeis comprado,ya que 37 parece que se quedan un tanto escasos,pero bueno como bien he leido a varios compañeros del foro por aqui,es mejor poder tener a 37 carros modernos y listos para utilizar en cualquier momento,que tener mas y tener dificultades en cuanto a mantenimiento,disponibilidad y demas..por problemas economicos.
SALUDOS!!
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Um excelente post AMRAAM, adorei o texto e dá para tirar algumas conclusões.
X2
Obrigado AMRAAM.
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O AMRAAM tem razão.
O A6 é uma máquina fantástica e visto por muitos como o melhor carro de combate do mundo. O Abrams, se bem que um bom carro, não é tão poderoso como o pintam, creio. Embora de frente seja quase impenetrável, tem uma traseira frágil (e eu digo, demasiado frágil, embora muito disto se tenha resolvido no M1A2) e os motores de turbina tendem a sobreaquecer.
Claro que em combate de carros, não queria ter nem um nem outro pela frente, sobretudo se tivessem tripulações experimentadas e eu tripulasse um T-72
(e não esqueçamos que os T-72 modernizados também possuem algumas surpresas)
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http://razonyfuerza.mforos.com/549910/3797749-tanques-leopard-i-y-ii-en-el-ejercito-de-chile/
Eso es un "copy and paste" de esta página: http://www.casusbelli.com.ar/tierra/dv-tanques02.htm (http://www.casusbelli.com.ar/tierra/dv-tanques02.htm) 
Una fotografía de otras pruevas pero esta vez en Grecia y también gano el Leopard 2.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg135.imageshack.us%2Fimg135%2F2829%2F6tanksingreecel6wnvn3.jpg&hash=ba9e79c489d7a60178ac34b68fe6204e)
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http://razonyfuerza.mforos.com/549910/3797749-tanques-leopard-i-y-ii-en-el-ejercito-de-chile/
Eso es un "copy and paste" de esta página: http://www.casusbelli.com.ar/tierra/dv-tanques02.htm (http://www.casusbelli.com.ar/tierra/dv-tanques02.htm) :wink:
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The Top 10 Best Tank in the World
http://www.youtube.com/watch?v=nO5X_xTR ... re=related (http://www.youtube.com/watch?v=nO5X_xTR6k0&feature=related)
Eu concordp em parte com o video!
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Talvez o Merkava merecesse estar melhor classificado, digo eu!
Por falar em Merkava, encontrei na net esta foto curiosa…mas que grande tombo!
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg501.imageshack.us%2Fimg501%2F3950%2Fmerkavams1.jpg&hash=5726430eee9849d6f5ea4855b2cb0429) (http://http)
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O Merkava está ao nível dos melhores carros de combate, mas evidentemente como qualquer carro de combate pesado, ele dá-se mal em ambientes urbanos ou em cenários onde haja pouca mobilidade.
O Merkava-IV, ao contrário dos anteriores Merkava, tem uma mobilidade excelente. Só não é o melhor (a meu ver) porque ele tem uma peça principal inferior, mais uma vez, ao Leopard-2A6.
A peça do Merkava-IV é derivada da do Abrams, que por sua vez, é uma produção sob licença da peça principal do Leopard-II (L44).
Depois há os sistemas passivos de defesa, que tornarão o Merkava mais eficiente. Além disso tudo, ele continua a ter a vantagem de poder transportar um grupo de três militares e poder ser utilizado para evacuação de emergência debaixo de fogo, como aconteceu em 2006.
cumprimentos