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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Exércitos/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: major-alvega em Maio 31, 2008, 12:02:45 pm
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criei este tópico para se falar sobre este veiculo militar, uma pergunta, o exército português ainda utiliza este veículo??
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criei este tópico para se falar sobre este veiculo militar, uma pergunta, o exército português ainda utiliza este veículo??
A Panhard EBR foi retirada nos anos de 1980, substituída pelas Saladin britânicas e, hoje, pode-se considerar que as Cadillac Gage V-150 são a sua substituta. Foi, por exemplo, empregue em Angola, pelos Dragões de Angola.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
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O que é que achas? :arrow: http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/T ... nn=53&p=77 (http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/TER.aspx?nn=53&p=77)
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criei este tópico para se falar sobre este veiculo militar, uma pergunta, o exército português ainda utiliza este veículo??
Utiliza para isto:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi279.photobucket.com%2Falbums%2Fkk144%2FHSMW%2FCavalaria%2FHPIM3156.jpg&hash=323d2e49b0c7706f76b1498a730fcb93)
museu, mas entre a EBR e a v-150 tivemos a Saladin.
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mas porque é que não se faz um museu para estas viaturas militares???
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mas porque é que não se faz um museu para estas viaturas militares???
Se calhar é porque já há...
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.exercito.pt%2Fportal%2Fexercito%2F_specific%2Fpublic%2Fueo%2FMusMilCoimbra%2FP%C3%A1tio.jpg&hash=622f2f26876d483690117e7bffd63f0e)
Museu Militar de Coimbra
Morada
Largo da Rainha Santa SANTA CLARA
3040-041 COIMBRA
Portugal
Telefone 1 239441721
Telef Militar 435871
E-Mail musmilcoimbra@mail.exercito.pt
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mas porque é que não se faz um museu para estas viaturas militares???
Se calhar é porque já há...
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.exercito.pt%2Fportal%2Fexercito%2F_specific%2Fpublic%2Fueo%2FMusMilCoimbra%2FP%C3%A1tio.jpg&hash=622f2f26876d483690117e7bffd63f0e)
Museu Militar de Coimbra
Morada
Largo da Rainha Santa SANTA CLARA
3040-041 COIMBRA
Portugal
Telefone 1 239441721
Telef Militar 435871
E-Mail musmilcoimbra@mail.exercito.pt
obridado mais uma vez Pereira Marques, mas não acha que se devia construir um local coberto, nesse museu, para colocar essas viaturas militares???
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Se nem há (verbas para) parques cobertos para todas as viaturas operacionais :roll:
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Muitas encontram-se pelas várias unidades do a enfeitar os jardins e as paradas.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi279.photobucket.com%2Falbums%2Fkk144%2FHSMW%2FCavalaria%2FHPIM3157.jpg&hash=2daa1aedcf1831df2da57f44e017dc7f)
Panhard ETT
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mas na minha opinião, peso que se devia, pelo menos por a trabalhar estes veiculos, pelo menos uma a duas vezes por mes, não acham???
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Parq quê??? Se nunca mais vão ser utilizados qual a necessidade de os pôr a funcionar??? O reduzido número de viaturas que estão no museu é suficiente para preservar um pouco da história das Panhard EBR durante o tempo que estiveram ao serviço de Portugal....
É preferível investir esse dinheiro em garantir a operacionalidade das viaturas em serviço para evitar que muitas delas estejam paradas por falta de manutenção que é o que se está a passar. E se possível comprar novos meios.
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mas na minha opinião, peso que se devia, pelo menos por a trabalhar estes veiculos, pelo menos uma a duas vezes por mes, não acham???
Já viu o preço da gasolina!!!!
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Problema: Nós temos a tradição de construir para nunca manter e ficar até cair.
Mas de facto, manter pelo menos um veículo operacional e em condições de andar pelos seu prórios meios é uma dor de cabeça.
Muitos componentes envelhecem, e não há possibilidade de recuperação.
O que se pode fazer, é para colocar um destes veículos a andar, para por exemplo reconstituições históricas, é mudar-lhe o motor, mas nesse caso perde o valor histórico.
O problema que temos com esses carros é o mesmo de muitos museus ao ar livre do mundo.
A inclemência dos elementos.
Depois também se fica com a impressão de que esse museu parece mais um depósito de ferro velho que outra coisa qualquer.
Colocar os veículos num pavilhão também é possível, mas nesse caso eles normalmente ficam estacionados ao lado uns dos outros de tal forma que não se consegue tirar um foto em condições sem ter que apanhar o resto do museu na foto.
Há mais que um museu de veículos em Portugal e as peças (porque é de peças de museu que falamos) encontram-se em diferentes estados de conservação.
Mas confesso que nem sei que existem tintas que pudessem resolver o problema de os carros enferrujarem.
É uma pena, mas tanto enferrujam os nossos Panhard como os Panther PzKpfw-V que os ingleses têm nos museus deles.
Provavelmente lá, pintam-nos mais vezes...
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mas na minha opinião, peso que se devia, pelo menos por a trabalhar estes veiculos, pelo menos uma a duas vezes por mes, não acham???
As boas intenções não bastam. :wink: No caso da minha página, encontraria lá uma reportagem sobre Saumur:
http://pedromonteiro-photography.blogsp ... aumur.html (http://pedromonteiro-photography.blogspot.com/2007/06/muse-des-blindes-de-saumur.html)
The museum has more than 850 vehicles, a third of which work and 200 on permanent display. Usually, an exhibition with the working vehicles is organized in July. You may find that a vehicle referred in the website or here isn't occupying its designated spot because many of the vehicles are moved from time to time for maintenance.
Mas, também, sobre as colecções de blindados do Museu Militar de Coimbra e da Escola Prática de Cavalaria em Abrantes:
http://pedromonteiro-photography.blogsp ... seums.html (http://pedromonteiro-photography.blogspot.com/2007/06/military-museums.html)
http://pedromonteiro-photography.blogsp ... laria.html (http://pedromonteiro-photography.blogspot.com/2008/03/escola-prtica-de-cavalaria.html)
Em termos nacionais, existem outros pontos onde estão colecções de blindados, designadamente no Museu Militar do Porto e no antigo Regimento de Cavalaria nº 4 no Campo Militar de Santa Margarida. Pelas viaturas em exposição, o pólo de Coimbra e do Porto do Museu Militar são os mais interessantes.
No caso das viaturas de Abrantes, as mesmas foram pintadas e encontram-se em boas condições, pelo menos externamente.
Quanto ao lugar coberto, seria o ideal. Saumur mostra que se pode conseguir um espaço funcional coberto. Contudo, isso exige dinheiro. E, sejamos honestos, há outras prioridades.
Basta pensar que a política até hoje - e a criação de um pólo em Elvas indica que é para continuar - é de espalhar o espólio pelo país.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
PS- Como vejo que gosta destes assuntos dos blindados e sua preservação, sugiro que esteja atento à Revista 4x4 e aum trabalho sobre a Comando Mk III, o único projecto de um blindado integralmente desenhado em Portugal:
http://pedromonteiro-photography.blogsp ... oured.html (http://pedromonteiro-photography.blogspot.com/2008/05/prototype-of-portuguese-armoured.html)
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PS- Como vejo que gosta destes assuntos dos blindados e sua preservação, sugiro que esteja atento à Revista 4x4 e aum trabalho sobre a Comando Mk III, o único projecto de um blindado integralmente desenhado em Portugal:
http://pedromonteiro-photography.blogsp ... oured.html (http://pedromonteiro-photography.blogspot.com/2008/05/prototype-of-portuguese-armoured.html)
Já agora também fico à espera, porque sempre pensei que o BRAVIA Comando Mk. III fosse uma cópia/adaptação da Shorland, à semelhança do que aconteceu com o Chaimite/V-100 Commando.
De relembrar que os Shorland (e não os BRAVIA Comando) foram substituidos na GNR pelos IVECO VM90 Protetto.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg390.imageshack.us%2Fimg390%2F5342%2Flrport029xe.jpg&hash=79979fd6b556ab16d91ca85919d74d2f)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg155.imageshack.us%2Fimg155%2F8782%2Fshorlandls8.jpg&hash=b8cf0e0e319d80564e4f4cc5e3891c71)
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Oxente :conf:
Na GNR ?
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É o que lhe chamam aqui no forumdefesa e noutros sites, incluindo um do Exército...
http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q= ... a=N&tab=iw (http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=VM90%20Protetto&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=iw)
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Compreendo.
A minha dúvida vem de ter recebido os dados deste veículo que vão aparecer numa ficha do areamilitar que vai sair no dia 7, e o nome que lhe foi dado foi o de IVECO-Terrier 4x4.
Pelo que entendo, a diferença, é que VM-90 é o nome que os italianos dão ao veículo não blindado. O VM-90 é uma espécie de UNIMOG italiano.
Uma empresa italiana chamada Boneschi que deixou de operar no ramo, «carroçou» esse modelo. Pelos dados que tenho disponíveis, a seguir a blindagem do «Terrier 4x4» é de origem alemã.
Aliás, isso explicaria o facto de no Iraque os italianos terem dito que a GNR estava melhor equipada que eles, embora a base dos veículos fosse na realidade a mesma.
Eu, após o que o Pereira Marques escreveu, fiquei na dúvida sobre se a GNR teria recebido algum VM-90, porque a GNR recebeu veículos da IVECO não blindados.
Cumprimentos
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isto é que portugal deveria ter, museus cobertos para os veículos blindados não operacionais!!!
a foto é num museu em frança!!!
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.hodgenet.co.uk%2FZtum-Setum%2FPictures%2FMisc%2FSaumur%2FFS%2Fac2.jpg&hash=ce20fec9bd3ac252778a66db92b1fd6f)
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Já agora também fico à espera, porque sempre pensei que o BRAVIA Comando Mk. III fosse uma cópia/adaptação da Shorland, à semelhança do que aconteceu com o Chaimite/V-100 Commando.
Confesso que também eu. Agora, nas investigações para o trabalho, acabei por encontrar o único protótipo construído guardado lado-a-lado com uma Shorland Mk III. Naturalmente, fiz a comparação entre ambas - que refiro no trabalho. As minhas conclusões é que, embora a configuração seja a mesma, os projectos apresentam bastantes diferenças, com vantagem para o projecto português (e.g., dimensões, peso, capacidade para armamento, transporte, visibilidade, etc.).
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
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Salvo erro, a designação é VM-40 Protetto, mas terei que verificar os meus apontamentos.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
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Pelo que sei, essa designação é a designação não oficial dos italianos.
Ou seja, como é idêntico ao VM-40 (aliás baseado nele) , os militares italianos para identificaram a diferença, chamaram-lhe o VM-40 protegido, ou VM-40 blindado.
Mas ao que parece essa designação nunca foi oficial.
O veículo foi designado MAV-5 e produzido pela Carrozzeria Boneschi SpA, empresa que entretanto passou a ser parte de um outro grupo italiano e deixou o negócio. Quando a GNR adquiriu os veículos, a Boneschi já não estava no negocio, pelo que ou os veículos da GNR foram dos últimos da Boneschi ou então já são dos que têm carroçaria alemã. A configuração da tampa do motor dos veículos da GNR parece implicar que se trata da blindagem alemã, mas mesmo veículos italianos se encontram com essa configuração.
Se mais alguém tiver algum dado adicional sobre esta questão, agradece-se a correcção...
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No site da GNR já encontrei a designação "IVECO 40.12 WM/P"
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(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi279.photobucket.com%2Falbums%2Fkk144%2FHSMW%2FCavalaria%2FHPIM3149.jpg&hash=e093377213a5c1aa471c6422f8ff64cd)
A sucessora. Por muitos esquecida.
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Saladin com canhão de 75 mm?
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Saladin com canhão de 75 mm?
de 76 mm
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Outra "relíquia" do mesmo museu.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi279.photobucket.com%2Falbums%2Fkk144%2FHSMW%2FCavalaria%2FHPIM3166.jpg&hash=35bacc28ca508258890bc52ed369249d)
Bren Gun Carrier
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Bren Gun Carrier. Wasp era a versão lança-chamas
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Bren Gun Carrier. Wasp era a versão lança-chamas :oops:
Foi uma semana longa, 10 de Junho em Viana e 2 testes...
Não é fácil :D
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(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi279.photobucket.com%2Falbums%2Fkk144%2FHSMW%2FCavalaria%2FHPIM3158.jpg&hash=4180361e09a470b962ec50318409d8e8)
Aproveito este tópico para pôr mais umas reliquias da época.
Sherman
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já houve quem dissese que os veiculos blindados, ["antigos" e que já não
são usados e que estão a decorar as paradas]não são pintados, está errado, tenho a prova de que esses veículos de tempos a tempos são pintados e fazem mais umas tretitas para estarem de boa aparencia(no interior já não sei) já presenciei uma vez até um soldado a limpar um carro de combate em frente ao Regimento de lanceiros 2, aqueles que estão á entrada, mas a limpar ali como se estivesse a limpar o carro dele!!!
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Panhard EBR do Museu Militar de Coimbra (tiradas hoje).
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi265.photobucket.com%2Falbums%2Fii233%2FAngusTSC%2FMusMil%2520Coimbra%25201%2FPanhard_EBR.jpg&hash=0c05f4f0286f78635cae42738d85d889)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi265.photobucket.com%2Falbums%2Fii233%2FAngusTSC%2FMusMil%2520Coimbra%25202%2FPanhardEBR_3.jpg&hash=93368552700be717dd19e66f5f5304ab)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi265.photobucket.com%2Falbums%2Fii233%2FAngusTSC%2FMusMil%2520Coimbra%25202%2FPanhardEBR_2.jpg&hash=a1bb5518887918abdf4f95500fc26d15)
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Panhard EBR do Museu Militar de Coimbra (tiradas hoje).
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi265.photobucket.com%2Falbums%2Fii233%2FAngusTSC%2FMusMil%2520Coimbra%25201%2FPanhard_EBR.jpg&hash=0c05f4f0286f78635cae42738d85d889)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi265.photobucket.com%2Falbums%2Fii233%2FAngusTSC%2FMusMil%2520Coimbra%25202%2FPanhardEBR_3.jpg&hash=93368552700be717dd19e66f5f5304ab)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi265.photobucket.com%2Falbums%2Fii233%2FAngusTSC%2FMusMil%2520Coimbra%25202%2FPanhardEBR_2.jpg&hash=a1bb5518887918abdf4f95500fc26d15)
como é possivel num museu não pintarem as viaturas?? se até nos regimentos pintam!!
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É possível sendo.
Nas unidades militares que têm peças na porta de armas, não se pode deixar enferrujar, porque é o próprio comando da unidade que é posto em causa. Já num «museu» as coisas são diferentes.
Pessoalmente, parece-me que esse «museu» não passa de uma espécie de ferro-velho.
Teriamos que ver que orçamento têm para saber porque os veículos estão naquele estado.
E lembro que isto não é apenas uma questão de pintura, mas sim de tratamento. Só pintura não resolve nada.
Cumprimentos
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Pessoalmente, parece-me que esse «museu» não passa de uma espécie de ferro-velho.
Teriamos que ver que orçamento têm para saber porque os veículos estão naquele estado.
E lembro que isto não é apenas uma questão de pintura, mas sim de tratamento. Só pintura não resolve nada.
Cumprimentos
Tudo o que se encontra exposto nas salas interiores (armamento ligeiro de diversas épocas, equipamento, fardas, ...) está impecável; quanto ao pátio exterior, onde estão expostas as viaturas e peças de artilharia, só posso - infelizmente - concordar. É de facto pouco mais do que ferro velho; a única viatura que se encontra em boas condições é o Saladin (provavelmente pela simples razão que é a mais recente).
No que toca ao orçamento, não faço ideia dos números, mas deve ser muito baixo. Ou pelo menos, é a justificação que encontro para explicar a quase ausência de manutenção.
Ainda que se essas peças estivessem no meu jardim, imagino que não me custaria grande coisa - tanto em tempo como em dinheiro - mantê-las pelo menos limpas. A falta de interesse demonstrada pela maioria dos visitantes também não ajuda, penso eu.
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acham que vale a pena mandar um email para o museu a incentivar a pintura e uma pequena manutenção a estas viaturas blindadas??
cumprimentos
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Um incentivo não pinta veículos.
Mande-lhes dinheiro e tinta...
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Bom mas também estarem a tirar a ferrugem toda, pintá-los, voltar as por as luzes de combate, lubrificá-los, reparar os interiores... para quê? para os manterem no exterior aos elementos (sol e chuva) ao fim de um ano voltavam ao mesmo. Não existindo condições para os ter abrigados (tipo um pavilhão) não compensa recuperá-los. E o investimento em infra-estruturas não seria assim tão pequeno, logo se já falta dinheiro para o que está operacional funcionar em pleno...
Não é caso único, no Pólo de Sintra do Museu do Ar, umas máquinas que lá estão já mereciam um facelift, mas não há depois hangar para os resguardar, além de que a recuperação mesmo só para exposição estática não fica nada barata.
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Boas
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi283.photobucket.com%2Falbums%2Fkk306%2Fnelhenr%2FIMGP0098.jpg&hash=b77df79ada1a1eefa6c55860e20a68db)
M-5A1 no Museu dos Combatentes, em Lx
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Lembro que foram os únicos carros de combate portugueses a entrar em combate, apresentando melhor desempenho que as mais modernas EBR ( off-topic)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi283.photobucket.com%2Falbums%2Fkk306%2Fnelhenr%2FIMGP0097.jpg&hash=64bca356388b5016ead3ce316ab2f332)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi283.photobucket.com%2Falbums%2Fkk306%2Fnelhenr%2FDSC02174.jpg&hash=37b12dc3642b4f1700b75067afff2e71)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi283.photobucket.com%2Falbums%2Fkk306%2Fnelhenr%2FIMGP0099.jpg&hash=a64b66b9d4685c7b33470b36584bbef6)
algumas fotos
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Há entretanto outra coisa a considerar no que respeita às Panhard. É o problema da qualidade de construção e do metal francês.
De resto, todos os museus ao ar livre têm o mesmo problema e o nosso clima até nem é dos piores. Mas enquanto há veículos que aguentam bastante bem ao ar livre, há outros que nem tanto. Neste caso é aconselhavel um tratamento adequado, com a remoção da tinta, a aplicação de uma camada protectora e a pintura por cima.
As unidades que têm carros de combate na porta de armas (para dar um exemplo) utilizam normalmente a mesma tinta utilizada para pintar os veículos e os custos de o fazer são relativamente reduzidos.
É no entanto uma pena que não seja possível preservar melhor estes veículos e que se multipliquem pequenos museus.
Pessoalmente acho que Santarém era o melhor lugar para ter um museu deste tipo, embora Coimbra também não seja mau quanto a localização.
Mas um museu de carros deste tipo, precisa de bastante espaço. Amontoar os veículos acaba por não ser a melhor opção.
Cumprimentos.