ForumDefesa.com

Geopolítica-Geoestratégia-Política de Defesa => Portugal => Tópico iniciado por: typhonman em Maio 17, 2008, 02:25:10 am

Título: Vigilância do nosso mar por potência Estrangeira
Enviado por: typhonman em Maio 17, 2008, 02:25:10 am
http://www.areamilitar.net/noticias/not ... ?nrnot=562 (http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?nrnot=562)

Dá que pensar.. :roll:
Título:
Enviado por: pedro em Maio 17, 2008, 12:56:26 pm
Isto é uma vergonha.
Os militares estao a espera de que para dizer ao governo que este projecto é um perigo para a soberania nacional. :evil:
Raio nao foram eles que juraram defender a patria.
Este pais vai pelo pior caminho possivel e ninguem tem o valor de fazer nada.
Cumprimentos
Título:
Enviado por: SSK em Maio 17, 2008, 01:25:08 pm
São coisas que já existem a bordo dos navios que integram as forças da NATO!!!

O papão Espanha não existe!!! Pelo menos a este nível, ao nível militar, ao contrário do nível económico em que estamos a ser papados e aí os militares nada podem fazer meu caro Pedro. Se tem dúvidas do juramento e qualidades dos mesmos porque não veio para as Forças Armadas? Assim poderia influenciar os outros com todos esses seus nobres valores... e já agora aprender alguma coisa de geopolítica e táctica militar!
Título:
Enviado por: zocuni em Maio 17, 2008, 01:25:49 pm
Tudo bem,

Me parece uma notícia surrealista.Espero ter lido mal e interpretado pior.Irei investigar.

Abs,
Título:
Enviado por: nelson38899 em Maio 17, 2008, 01:29:05 pm
Os militares portugueses não teêm culpa nenhuma, pois não são eles que mandam no dinheiro. Projectos como os espanhois estão a desenvolver ao nivel da defesa e de outros projectos civis, deve-se ao facto de eles e isto é uma teoria minha terem aprendido com a nossa revolução, ou seja, em quanto em Portugal se destruía a nossa economia, pois se "dizia a terra a quem a trabalha", os espanhois fizeram uma transição mais suave e ajudou a sua economia, outra das coisas deve-se ao facto de os espanhois apostarem nos seus recursos humanos próprios para desenvolvimento do país, Em quanto em Portugal dizia-se que o que vem de fora é que é bom, e só tendo apostado na nossa população muito recentemente para tentar fazer o que os espanhois fazem há muito tempo. Por isso é que na minha opinião a culpa disto não é dos militares mas sim de quem governou ou queria governar.
Título:
Enviado por: pedro em Maio 17, 2008, 01:55:56 pm
Ok entao meu caro SSK então porque que o pais esta com esta??
A culpa é de quem?
Nao é dos portugueses porque so escolheram governos da treta.
Quanto aos militares é o de sempre nao dizem nada e nos vamos perdendo poderio militar,Falta de visao e valor das altas esferas. :wink:
Eu nao duvido dos nossos militares eu duvido é das altas esferas.
Portugal dorme sobre corrupçao, olhe exemplo Apito dourado.
Nos precisamos e de gente de valor neste Pais nao é do Socrates.
Cumprimentos esta é a minha opniao. :wink:
Título:
Enviado por: SSK em Maio 17, 2008, 02:04:21 pm
Citação de: "pedro"
Ok entao meu caro SSK então porque que o pais esta com esta??
A culpa é de quem?
Nao é dos portugueses porque so escolheram governos da treta.
Quanto aos militares é o de sempre nao dizem nada e nos vamos perdendo poderio militar,Falta de visao e valor das altas esferas. :wink:
Eu nao duvido dos nossos militares eu duvido é das altas esferas.
Portugal dorme sobre corrupçao, olhe exemplo Apito dourado.
Nos precisamos e de gente de valor neste Pais nao é do Socrates.
Cumprimentos esta é a minha opniao. :wink:


Já que sabe tanto o que faz aí por fora??? Volte para este para a nossa Pátria e brinde-nos com a sua sabedoria e inteligência...
Título:
Enviado por: papatango em Maio 17, 2008, 02:48:28 pm
Citar
O papão Espanha não existe!!! Pelo menos a este nível, ao nível militar, ao contrário do nível económico em que estamos a ser papados e aí os militares nada podem fazer meu caro Pedro.
O problema não é o «papão» que existe apenas na cabeça daqueles que não leem os factos correctamente.
O problema não é o papão, mas sim a continua e imparável tomada do Atlântico pela marinha espanhola.

Em África, também achávamos que as nossas possessões estavam protegidas pelos nossos direitos históricos e achávamos que os ingleses eram uma protecção.

Na realidade, quando menos esperávamos, vieram-nos dizer que como não tínhamos capacidade para controlar tão vastos territórios deveríamos cede-los aos britânicos e aos alemães.

As nossas aguas terroriais e Zona Economica Exclusiva não são eternas. Uma pequena alteração nas leis internacionais, e perderemos qualquer capacidade de controlo e propriedade das mesmas (plataforma continental)  se se confirmar a nossa incapacidade para controlar esse mesmo mar.

Este sistema espanhol, é apenas mais uma afirmação do grande Reich castelhano.

O Senegal, Cabo Verde e a Mauritania praticamente não têm marinha. Curiosamente, o único país africano na área, que tem algo parecido com uma marinha - Marrocos - recusou fazer parte do negócio, porque achou que ele colocava a sua soberania nacional em causa.

A interferência espanhola é considerada ameaça à soberania em Marrocos, mas em Portugal parece que o Diktat do Reich não é problema.

O nosso probema não é uma invasão espanhola. O nosso problema é o facto de estarmos a caminhar para uma situação em que deixamos «De Facto» de possuir qualquer capacidade de decisão e acção sobre as águas territoriais e a ZEE.

Um governo que manda as mulheres parir a Espanha, mais tarde ou mais cedo, desarmará o exército, porque fica mais barato contratar os espanhóis para fazer o serviço.
Título:
Enviado por: zocuni em Maio 17, 2008, 03:24:22 pm
Tudo bem,

Meus senhores o assunto é por demais grave e inflamado por natureza.Não entendo como o governo espanhol decide sobre que sistemas de vigilância vai colocar na nossa ZEE,onde existe jurisdição e respaldo em organismos internacionais.Existem regras,ainda não virou bagunça.Por muito ruins que nossos governantes sejam dúvido que fiquem de braços cruzados perante tal cenário de clara violação de nosso espaço marítimo e aéreo.Ainda não estamos no fim do mundo.
Será que essa notícia está bem colocada.Pelo que tinha lido,a situação era algo distinta dessa noticiada e coloco a notícia,inclusive do portal do governo.Será que não estamos confundindo os factos,estou colocando uma posição mais moderada para não levantar uma confusão desenfreada e alucinada.Aguardemos.


       
 
Ligação entre os sistemas de Controlo de Navios e de Vigilância da Costa


2008-04-17
Intervenção do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna na assinatura do protocolo entre a Guarda Nacional Republicana  e o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos para gestão da interligação entre o Sistema de Controlo de Navios (VTS) e o Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo da Costa (Sivicc) portuguesa, em Lisboa

Tem plena justificação esta cerimónia pública, com a qual quisemos sublinhar que daremos hoje mais um passo importante na excelente cooperação entre o Ministério da Administração Interna e o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações no tocante ao planeamento e execução dos sistemas de vigilância da costa portuguesa VTS e Sivicc.

Agradeço com prazer à Senhor Secretária de Estado dos Transportes o empenhamento na aposta comum que decidimos fazer, invertendo uma linha de rumo que levava a que os dois projectos fossem pilotados de costas voltadas.

Recusámo-nos a reeditar a fórmula que leva ao desperdício e à sangria de recursos. Estando em causa sistemas com objectivos diferenciados — um para a segurança do tráfego marítimo (VTS) e o outro para a segurança interna e aduaneira (Sivicc) — tratámos de pôr as competências das estruturas que tutelamos ao serviço de uma tarefa aliciante: identificar áreas onde se fosse possível e vantajosa a partilha de meios e o intercâmbio de serviços.

O Protocolo cuja leitura testemunhámos no histórico enquadramento do Quartel do Carmo é a prova irrefutável de que o esforço produziu frutos concretos e valeu a pena.

Gostaria de agradecer a todas e todos os que, pelo estudo minucioso e pela discussão de todos os pormenores, tornaram possível a definição das cláusulas que vão governar as próximas fases do nosso trabalho conjunto.

Quero igualmente manifestar o firme empenhamento do Ministério da Administração Interna no impulsionamento do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo da Costa Portuguesa, cuja gestão será assegurada pela Unidade de Controlo Costeiro da GNR.

Como é público, está em curso o procedimento tendente à adjudicação de uma proposta para o fornecimento e instalação do Sivicc, nos termos estabelecidos no respectivo Caderno de Encargos e Especificações Técnicas.

Exigiu um formidável trabalho técnico e organizativo a elaboração desses requisitos do Projecto. Durante anos, o Sivicc foi um Santo Graal da vigilância costeira, uma boa ideia vestida com um acrónimo feliz, parada à espera de planeamento e desprovida de orçamento. Agora o planeamento foi feito e a Lei de Programação dos Investimentos das Forças de Segurança veio assegurar o suporte financeiro do Projecto, que tem um custo cifrado entre 25 e 30 milhões de euros.

Dito assim parece simples, mas não foi, nem julgo que o venha a ser.

Congratulo-me, no entanto, com os preciosos ensinamentos destes meses de trabalho.

Em primeiro lugar, fizemos bem em não ceder à forte tentação de fazer sucessivos e dispendiosos remendos ao sistema existente. Esta opção do Governo torna ainda mais louvável o esforço desenvolvido nestes meses pela Guarda. Só em 2007, a Brigada Fiscal executou uma média diária de 1120 acções em terra e no mar, que implicaram um esforço exercido sobretudo no período nocturno e do qual resultaram apreensões de mais de 10 toneladas de droga. No 1.º trimestre de 2008, detectou já 7469 infracções e apreendeu mercadoria no valor de 5 870 101,72 euros.

Em segundo lugar, não se faz um Sivicc como quem compra um carro ou um bilhete de avião.

Por isso o procedimento respeitante ao Sivicc foi cuidadosamente preparado, por uma estrutura multidisciplinar, que estudou e fixou os requisitos técnicos e elaborou o caderno de encargos, envolvendo representantes de vários serviços. O trabalho necessário foi elaborado, de forma gradual e modular, com elevada interactividade e mercê do contributo de várias entidades: GNR, SEF, Ministério da Defesa e IPTM, sob coordenação do MAI.

Em terceiro lugar, não poderíamos deixar de ter o máximo cuidado no cumprimento das leis da contratação pública. E valeu a pena tê-lo.

A metodologia adoptada visou propiciar maior imunidade a pressões, ao mesmo tempo que assegurou a troca de informações sobre matérias de elevada tecnicidade em que o mercado oferece uma grande diversidade de soluções. Essa diversidade levou-nos a fazer um Regulamento que assegurou a interacção entre a entidade adjudicante e os potenciais intervenientes empresariais, por forma a garantir que o Caderno de Encargos fosse o mais perfeito possível. Aplicámos ainda o princípio segundo o qual todas as empresas que o solicitassem teriam, em condições de igualdade, acesso a instalações da GNR para poderem preparar e apresentar as suas propostas. Finalmente, e pela mesma razão, todas as empresas que o requereram fizeram apresentações, em condições de igualdade e sem exclusões, no Ministério da Administração Interna ou no terreno, para poderem demonstrar as respectivas soluções técnicas.

A complexidade da elaboração das especificações de um Sistema que não estava planeado nem poderia ser «chave na mão» não permitiu cumprir o calendário que, a priori, fora encarado e que levou, em certo momento, a admitir publicamente a possibilidade de iniciar, ainda no final de 2007, o processo de instalação do Sistema. Mas nem estivemos parados, nem foi pouco o que se conseguiu, com destaque para a sinergia garantida pelo Protocolo hoje assinado e homologado.

Três notas finais, em nome da transparência, sobre o estado do procedimento referente ao Sivicc.

1 - As empresas que participam no procedimento em curso são as seguintes: 1 - Thales; 2 - Indra; 3 - Globaleda/Empordef; 4 - Selex; 5 - Advanced Resources/Telcabo/Amper; 6 - Atlas/Critical/No Limits.

Sublinho que foram convidadas todas as empresas que tendo apresentado ao MAI manifestações de interesse, comprovadamente - pelo critério do conhecimento do mercado - apresentavam elevadas garantias de estarem em condições de apresentar propostas solidamente fundamentadas, credíveis e exequíveis.

2 - A Comissão de Supervisão e Consulta para adjudicação da proposta tem a seguinte composição: Dr. João Carlos Silva - que preside, Eng. Carlos Machado (DGIE), Eng. Carlos Gonçalves (SEF), Eng. Rui Moreso Guerra (IPTM), Ten. Cor. Carlos Leal (GNR), Major Silva Guerreiro (GNR-BF), Cap. Frag. Ramalho Silva (MDN), Dr. Nuno Pintão (DGIE - Suplente), Major Costa Rebelo (GNR -Suplente).

A Comissão tem ainda os seguintes consultores: Cor. António Porfírio (GNR), Prof. Antunes Ferreira (CISED), Eng. Ricardo Spínola (CISED), Dra. Paula Faustino (Sérvulo Correia & Associados).

3 - Finalmente, quanto ao calendário:

- Espera-se o primeiro relatório preliminar da Comissão até à segunda semana de Maio, seguindo-se a audição prévia e a selecção das propostas que passarão à fase de negociação.

- A fase de negociação deverá decorrer nos meses de Julho, Agosto e Setembro.

- Assim sendo, a proposta de decisão final para adjudicação poderá ser apresentada ao Governo durante o mês de Outubro.

O Sivicc nascerá e com ele passaremos a ter, ao lado do excelente VTS, uma segunda preciosa ferramenta de reforço da vigilância da costa portuguesa.






 
 
 Governo da República Portuguesa - Centro de Gestão da Rede Informática do Governo
Título:
Enviado por: papatango em Maio 17, 2008, 04:02:12 pm
Citar
Meus senhores o assunto é por demais grave e inflamado por natureza.Não entendo como o governo espanhol decide sobre que sistemas de vigilância vai colocar na nossa ZEE,onde existe jurisdição e respaldo em organismos internacionais.Existem regras,ainda não virou bagunça.Por muito ruins que nossos governantes sejam dúvido que fiquem de braços cruzados perante tal cenário de clara violação de nosso espaço marítimo e aéreo.


Zocuni -> Os espanhóis não vão colocar nada nas nossas águas, o que vão ter é acesso a toda a informação sobre o que se passa nelas.
Visto isoladamente este passo não tem consequências imediatas.

Mas por alguma razão Marrocos não quis dar aos espanhóis um olhar mais sobre as suas águas e o que se passa nelas, ainda que isso de pouco adiante.

Não há com este tipo de sistemas um problema imediato e direto de ameaça à soberania nacional. O problema é mais complexo, e prende-se com a nossa aceitação de uma posição de total dependência e subserviência relativamente aos espanhóis.

Uma das razões que explica a nossa existência como estado independente, é exactamente essa afirmação contra a Espanha. Quando deixármos de afirmar essa nossa idêntidade própria, não adianta mais existir país nenhum, porque mesmo que nós digamos que existimos, como não temos forma de o demonstrar, acabaremos por ser vistos como uma província.

Existir também existe o País Basco ou a Catalunha, mas não têm qualquer possibilidade de influenciar directamente o que se passa nas suas águas e é por isso que Madrid deixou que o desastre do Prestige atingisse o ponto de catástrofe que atingiu.

A Galiza não tinha meios para fazer nada. Estava condicionada pelo governo de Madrid e quem pagou a incompetência e o desleixo quer do governo de Madrid quer do antigo ministo Nazista Fraga Iribarne foi a costa galega.
Título:
Enviado por: PedroM em Maio 17, 2008, 04:11:43 pm
Parece-me que há aqui confusão entre a "estrada da Beira" com a "beira da estrada".

1º Apesar do título do artigo o sistema não se destina a controlar a ZEE portuguesa, mas sim o tráfico de droga e principalmente, a a imigração ilegal. Este problema já atormenta Espanha há muitos anos e contudo SÓ agora avançam para esta solução. Se o mesmo problema ocorresse em Portugal há tanto tempo sem que o(s) governo(s) tomassem uma medida idêntica, certamente que haveria muita gente a dizer que os políticos queriam vender Portugal...

2º A imigração ilegal não vem do norte, França, Reino Unido ou Irlanda, vem do sul e assim é inevitável que o sistema de vigilância cubra PARTE da ZEE portuguesa, aquela que está na rota utilizada pelas redes de imigração ilegal.

3º A Espanha tem toda a legitimidade para implementar um sistema destes, não militar, embora possa ser usado também para esses fins, já que é o maior alvo das referidas redes de imigração ilegal. Por ano chegam à Espanha continental e Canárias milhares de ilegais e muitos mais o tentam fazer.

4º Marrocos obviamente não quer fazer parte desta solução. Afinal de contas fazem isso sim é parte do problema, dado que é de lá que partem a maior parte dos ilegais que procuram chegar  ao sul da Europa e mais em particular a Espanha. Para além disso têm ainda pendente com os espanhóis a questão de Ceuta e Mellilla. Contudo o facto de não fazerem parte do sistema não implica, obviamente, que as suas águas territoriais não sejam vigiadas pelo mesmo, o que acontece é que não vão fazer parte da rede de informação que vai alimentar o sistema.

5º Portugal não sentiu ainda a pressão da imigração ilegal por via marítima. Cá nos há-de chegar mas até agora temos sido praticamente espectadores nesta questão. Isso explica em parte a inexistência de um sistema análogo ao que Espanha encomendou.

6º Contudo creio que Portugal não está parado nesta matéria. Os NPO previstos e o sistema de vigilância costeira que está a ser instalado têm precisamente como objectivo principal o combate ao tráfico de droga e imigração ilegal e o controlo da nossa ZEE.

7º Quanto à obtenção de informações via satélite, rastreio das potenciais ameças e controlo dos movimentos das mesmas, o nosso país poderá em parte fazê-lo dentro de alguns anos sem que seja necessário dispender fortunas com a criação e lançamento de satélites para esse fim. É bom lembrar que a partir de 2012 deverá entrar em exploração o sistema Galileo, o sistema europeu de navegação por satélite, o que nos permitirá ter alguma capacidade nesta matéria se Portugal assim o entender.

8º No mundo de hoje muitas ameaças são globais e a imigração clandestina está nesta categoria. Não é só uma ameaça para Espanha, Portugal ou Itália, é uma ameça para toda a Europa. Isto quer dizer que se Portugal não lidar convenientemente com este problema, se não controlar convenientemente a sua ZEE, porque não quer ou porque não pode, outros o farão em seu lugar. Se os NPO e os NCP não vierem, se o sistema de radar para controlo costeiro não for totalmente instalado ou não for eficiente e se futuramente não contarmos com alguma capacidade de satélite para vigiarmos a nossa ZEE, não nos podemos queixar quando outros o fizerem por nós.
Título:
Enviado por: papatango em Maio 17, 2008, 04:36:58 pm
Citar
1º Apesar do título do artigo o sistema não se destina a controlar a ZEE portuguesa, mas sim o tráfico de droga e principalmente, a a imigração ilegal.


Se amanhã os espanhóis criarem um sistema de vigilância das estradas, com câmaras de video ligadas à central em Madrid para encontrar «etarras», também será para lutar contra o terrorismo.
Devemos instalar essas câmaras em Portugal ?

O problema não seria o facto de elas serem utilizadas na luta contra o terrorismo, mas sim a aceitação de que os espanhóis podem utilizar o nosso território para resolver os problemas deles.

E uma questão de soberania nacional, que é um problema com a Espanha, único país que ainda hoje explica aos seus estudantes que Portugal não tem o direito de existir, quando recusa aceitar a ideia de que a Espanha é um país nascido a partir de 1715.

O «Spanische Reich» está aí, com toda a sua força e utilizando o sistema que sempre utilizou em séculos e séculos de história: A mentira a persuação, e a corrupção.
Os espanhóis sempre foram dissimulados, mentirosos e traidores.
Nunca, em nenhuma situação da história os espanhóis deixaram de trair a nossa confiança.

Esquecendo as lições da História, estamos mais uma vez a abrir as portas a quem provou mil vezes não ser digno disso.
Título:
Enviado por: garrulo em Maio 17, 2008, 06:11:32 pm
Os espanhóis sempre foram dissimulados, mentirosos e traidores.  

        Papatongo.
Título:
Enviado por: pedro em Maio 17, 2008, 07:00:03 pm
Esta nos meus planos quando acabar os meus estudos no futuro.
Caro Papatango voce tem em parte razao.
Caro garrulo eu nao tenho nada contra Espanha ao o vosso controlo da imigraçao ilegal.
Eu sou contra o controlo das aguas portuguesas no continente e na Madeira.
Eles tem que controlar é a costa africana Marrocos,Mauritania,Cabo verde e a costa Espanhola.
Cumprimentos
Título:
Enviado por: zocuni em Maio 17, 2008, 07:29:27 pm
Citação de: "papatango"
Citar
Meus senhores o assunto é por demais grave e inflamado por natureza.Não entendo como o governo espanhol decide sobre que sistemas de vigilância vai colocar na nossa ZEE,onde existe jurisdição e respaldo em organismos internacionais.Existem regras,ainda não virou bagunça.Por muito ruins que nossos governantes sejam dúvido que fiquem de braços cruzados perante tal cenário de clara violação de nosso espaço marítimo e aéreo.

Zocuni -> Os espanhóis não vão colocar nada nas nossas águas, o que vão ter é acesso a toda a informação sobre o que se passa nelas.
Visto isoladamente este passo não tem consequências imediatas.

Mas por alguma razão Marrocos não quis dar aos espanhóis um olhar mais sobre as suas águas e o que se passa nelas, ainda que isso de pouco adiante.

Não há com este tipo de sistemas um problema imediato e direto de ameaça à soberania nacional. O problema é mais complexo, e prende-se com a nossa aceitação de uma posição de total dependência e subserviência relativamente aos espanhóis.

Uma das razões que explica a nossa existência como estado independente, é exactamente essa afirmação contra a Espanha. Quando deixármos de afirmar essa nossa idêntidade própria, não adianta mais existir país nenhum, porque mesmo que nós digamos que existimos, como não temos forma de o demonstrar, acabaremos por ser vistos como uma província.

Existir também existe o País Basco ou a Catalunha, mas não têm qualquer possibilidade de influenciar directamente o que se passa nas suas águas e é por isso que Madrid deixou que o desastre do Prestige atingisse o ponto de catástrofe que atingiu.

A Galiza não tinha meios para fazer nada. Estava condicionada pelo governo de Madrid e quem pagou a incompetência e o desleixo quer do governo de Madrid quer do antigo ministo Nazista Fraga Iribarne foi a costa galega.


Papatango,

Sabe muito bem de minhas colocações anti-espanholistas,se nunca assumi agora me revelo,mas também não vamos ver chifres em cabeça de cavalo.
Confesso que fiquei muito apreensivo com a notícia.
Temos é de cuidar o que é nosso,aquanto á invasão de emigrantes vindos dessa área para a Espanha,não é de todo problema nosso.
Quero ver é nosso arquipélago da Madeira bem vigilantes e com meios de dissuasão.
Desculpe se fui algo brusco,mas como bem escreveu nossa identidade e independência passa por essa soberania de Espanha,que também não temos que a toda hora mencionar.
Nossos governos e nossos militares apesar dos poucos recursos saberão acorrer a qualquer eventualidade,nossa história secular o comprova e em situações muito mais desvantajosas para nós.Não vamos fazer uma tempestade num copo de água.Serenidade e caldos de galinha.

Abraços,
Título:
Enviado por: Lancero em Maio 17, 2008, 08:35:06 pm
Espanhóis, britânicos, irlandeses, franceses, holandeses, italianos e portugueses já sabem todo o tráfego que passa pelo Atlântico Norte através do Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics, sedeado em Lisboa.
Título:
Enviado por: papatango em Maio 17, 2008, 09:11:33 pm
Citar
Nossos governos e nossos militares apesar dos poucos recursos saberão acorrer a qualquer eventualidade,nossa história secular o comprova e em situações muito mais desvantajosas para nós.Não vamos fazer uma tempestade num copo de água.Serenidade e caldos de galinha.


zocuni -> O problema, deve ser visto no contexto das lutas pelo poder dentro da União Europeia. A Espanha tem interesse em criar sistemas que justifiquem a sua afirmação como potência absolutamente dominante no Atlântico oriental, desde o sul de França até Cabo Verde.

Essa é a área que os americanos lhes deram desde os anos 50.
É evidente que não temos possibilidade de concorrer com os espanhóis no que respeita ao controlo de uma área do oceano, mas este sistema é mais um sistema que de forma aparentemente inóqua, ajuda a criar a ideia do dominio espanhol, que justifica que no futuro deixe sequer de ser necessário consultar o governo de Lisboa, quando for necessário efectuar exploração no fundo do mar para tentar encontrar petróleo na nossa ZEE.

É o problema de sempre entre os países pequenos e os países grandes. Como no caso de África, em que se dizia que Portugal era um país muito pequeno para ter tanto território, hoje afirma-se em Bruxelas à boca pequena, que Portugal é demasiado pequeno para tanto mar.

A História voltará a repetir-se !

E já nada ou quase nada nos resta para entregar, para pagar o nosso direito de existir.
Título:
Enviado por: zocuni em Maio 17, 2008, 09:23:50 pm
Citação de: "Lancero"
Espanhóis, britânicos, irlandeses, franceses, holandeses, italianos e portugueses já sabem todo o tráfego que passa pelo Atlântico Norte através do Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics, sedeado em Lisboa.


Obrigado,Lancero

Era isso que eu sabia.

Abs,
Título:
Enviado por: zocuni em Maio 17, 2008, 09:32:18 pm
Citação de: "papatango"
zocuni -> O problema, deve ser visto no contexto das lutas pelo poder dentro da União Europeia. A Espanha tem interesse em criar sistemas que justifiquem a sua afirmação como potência absolutamente dominante no Atlântico oriental, desde o sul de França até Cabo Verde.

Essa é a área que os americanos lhes deram desde os anos 50.
É evidente que não temos possibilidade de concorrer com os espanhóis no que respeita ao controlo de uma área do oceano, mas este sistema é mais um sistema que de forma aparentemente inóqua, ajuda a criar a ideia do dominio espanhol, que justifica que no futuro deixe sequer de ser necessário consultar o governo de Lisboa, quando for necessário efectuar exploração no fundo do mar para tentar encontrar petróleo na nossa ZEE.

É o problema de sempre entre os países pequenos e os países grandes. Como no caso de África, em que se dizia que Portugal era um país muito pequeno para ter tanto território, hoje afirma-se em Bruxelas à boca pequena, que Portugal é demasiado pequeno para tanto mar.

A História voltará a repetir-se !

E já nada ou quase nada nos resta para entregar, para pagar o nosso direito de existir.


Papatango,

Entendi sua colocação em todo seu contexto.Portugal e seus governantes devem assumir de uma vez por todas nossa vertente marítima,até porque temos mar.Quanto á posição dos EUA,não creio que queiram errumar atritos com Portugal ,até por causa das Lajes,no fundo somos mais úteis para os norte-americanos que a Espanha.
Quanto aos EUA,armarem a Espanha não penso de todo corresponder á realidade,mais não temos mais equipamento norte-americano por não ser desejo de nossos governantes e de nossas chefias militares.Geográficamente,valemos ouro para todo o mundo.
Desculpe levei a notícia a sério demais.

Abs,
Título:
Enviado por: sierra002 em Maio 23, 2008, 03:39:58 pm
Como español he de reconocer que este foro me sube la autoestima.

Lo que en los periodicos de España o de Europa no aparece más que en un rincón como una noticia que habla de que la policía española se ha dotado de un medio tecnológico al alcance de cualquier país europeo para luchar contra la inmigración ilegal, se transforma en este foro en una vuelta del imperio español.

Este es al parecer el comienzo en firme de una estrategia de control de todo el Atlántico sur desde Francia hasta poco menos que el golfo de Guinea por parte de la formidable flota española, gracias a su control total del espacio y subyugando a Portugal y demás naciones ribereñas. De ser todo cierto, dentro de poco la Armada Española volverá a intentar la invasión en Inglaterra para ajustar cuentas. El imperio vuele :p
Título:
Enviado por: ferrol em Maio 23, 2008, 07:36:51 pm
Bueno, e xa que os que tiñan que mentir xa mentiron, imos agora a colocar información ó respecto:
http://www.indra.es/servlet/ContentServer?pagename=IndraES/SalaPrensa_FA/DetalleEstructuraSalaPrensa&cid=1210154121126&pid=1087577300501&Language=es_ES
Citar
Indra, la multinacional de TI número 1 en España y una de las principales de Europa, se ha adjudicado un contrato con el Ministerio del Interior para llevar a cabo el proyecto de despliegue del sistema Sea Horse Network, basado en una red de comunicaciones vía satélite que permitirá el control e intercambio seguro de información sobre inmigración ilegal y tráfico de drogas en los países del Atlántico Sur, en concreto España, Portugal, Mauritania, Senegal y Cabo Verde. El proyecto tiene un importe de 1,8 millones de euros y un plazo de ejecución de un año.[...]

Indra desarrollará Sea Horse para la Guardia Civil en España y para los cuerpos policiales equivalentes de los restantes países implicados en el proyecto. La red permitirá el control e intercambio seguro de información sobre inmigración irregular y el tráfico de drogas en los países del Atlántico Sur. El dispositivo técnico estará integrado por un conjunto de centros nacionales instalados en cada uno de los países participantes y un nodo de coordinación principal que se ubicará en Gran Canaria. Todos estos centros estarán comunicados entre sí mediante una red de comunicaciones seguras vía satélite, capaz de transmitir cualquier tipo de información de voz y datos en tiempo real sobre flujos de inmigración, localización de embarcaciones sospechosas, coordinación de operaciones de salvamento e intercepción de embarcaciones ilegales.

Os centros nacionais, coordenados desde Canarias, recibirán a mesma información, que será utilizada pola Guardia Civil para deter inmigrantes ou traficantes de drogas.

É unha nova función policial que paga España e que, por tanto, España xestiona.
Título:
Enviado por: zocuni em Maio 23, 2008, 08:35:30 pm
Citação de: "sierra002"
Como español he de reconocer que este foro me sube la autoestima.

Lo que en los periodicos de España o de Europa no aparece más que en un rincón como una noticia que habla de que la policía española se ha dotado de un medio tecnológico al alcance de cualquier país europeo para luchar contra la inmigración ilegal, se transforma en este foro en una vuelta del imperio español.


Se ficou melindrado o problema é exclusivamente seu.Podem usar seus radares onde quiserem menos em águas e dominios terrotoriais lusitanos.Aí já a questão é com nós e temos toda a razão de achar invasão de nossa territorialidade.
Fiscalizem direito o que é vosso que nós o faremos dentro do possivel com o que é nosso ou não,emboara o problema seja nosso.

Abraços,
Título:
Enviado por: old em Maio 24, 2008, 10:54:23 am
Citação de: "zocuni"
Citação de: "sierra002"

Se ficou melindrado o problema é exclusivamente seu.Podem usar seus radares onde quiserem menos em águas e dominios terrotoriais lusitanos.Aí já a questão é com nós e temos toda a razão de achar invasão de nossa territorialidade.
Fiscalizem direito o que é vosso que nós o faremos dentro do possivel com o que é nosso ou não,emboara o problema seja nosso.

Abraços,


Esto es irreal.

Usted cree que los Radares Italianos Argelinos o Franceses no monitorizan territorio Español y viceversa ?  :roll:

Pues si. Lo que nos faltaba es que tuvieramos que construir radares de corto alcance para no molestar al vecino..

En fin.
Título:
Enviado por: Daniel em Maio 24, 2008, 12:57:40 pm
old
Citar
Pues si. Lo que nos faltaba es que tuvieramos que construir radares de corto alcance para no molestar al vecino..


A arrogancia que lhes é caracteristica, haja paciencia. :roll:
Título:
Enviado por: Kawa em Maio 25, 2008, 02:49:29 am
Citação de: "Daniel"
old
Citar
Pues si. Lo que nos faltaba es que tuvieramos que construir radares de corto alcance para no molestar al vecino..

A arrogancia que lhes é caracteristica, haja paciencia. :wink:
Título:
Enviado por: ferrol em Maio 26, 2008, 09:34:25 am
Citação de: "zocuni"
Podem usar seus radares onde quiserem menos em águas e dominios terrotoriais lusitanos.Aí já a questão é com nós e temos toda a razão de achar invasão de nossa territorialidade.
¿Con qué "nós"?"Nós" non é o goberno portugués, que firmóu e participa nesta operación, "nós" non é a policía portuguesa, que tamén participa e proporciona medios navais e aéreos, "nós" non é a clase política, que non se opón a tal operación de control naval, "nós" non son os foristas deste foro, que hai bastantes que están dacordo, tal e como lemos, así que, me temo "nós", é vostede, e os de sempre tentando prender, outra vez, a chama do odio e a envexa.

Así, estamos fartos de ler fíos neste foro onde se pon de manifesto a falta de control de Portugal das súas propias augas territoriais, que a menudo son traspasadas por pescadores ilegáis, por derrames de fuel, por traficantes que desembarcan a droga nas súas costas...e cando alguén se propón solucionalo, ou tentar solucionalo, e por riba vostedes non corren con case nengún gasto, se protesta por unha suposta "cedencia de soberanía", falsa porque a policía portuguesa tamén está metida no cerne da operación.

Polo que podemos deducir que parte dos portugueses deste foro prefiren un mar portugués anárquico e sen lei antes que un controlado pola policía. O cal só pode beneficiar a delincuentes...

Pero en fin, nada que non teñamos lido a cotío neste foro... :oops:
Título:
Enviado por: P44 em Maio 26, 2008, 12:02:38 pm
Citação de: "old"
Citação de: "zocuni"
Citação de: "sierra002"

Se ficou melindrado o problema é exclusivamente seu.Podem usar seus radares onde quiserem menos em águas e dominios terrotoriais lusitanos.Aí já a questão é com nós e temos toda a razão de achar invasão de nossa territorialidade.
Fiscalizem direito o que é vosso que nós o faremos dentro do possivel com o que é nosso ou não,emboara o problema seja nosso.

Abraços,

Esto es irreal.

Usted cree que los Radares Italianos Argelinos o Franceses no monitorizan territorio Español y viceversa ?
 :mrgreen:

Até parece que os radares de QUALQUER PAÍS chegam á fronteira e deixam de "ver"

 :lol:  :lol:
Título:
Enviado por: Falcão em Maio 26, 2008, 03:48:29 pm
Citação de: "ferrol"
Citação de: "zocuni"
Podem usar seus radares onde quiserem menos em águas e dominios terrotoriais lusitanos.Aí já a questão é com nós e temos toda a razão de achar invasão de nossa territorialidade.
¿Con qué "nós"?"Nós" non é o goberno portugués, que firmóu e participa nesta operación, "nós" non é a policía portuguesa, que tamén participa e proporciona medios navais e aéreos, "nós" non é a clase política, que non se opón a tal operación de control naval, "nós" non son os foristas deste foro, que hai bastantes que están dacordo, tal e como lemos, así que, me temo "nós", é vostede, e os de sempre tentando prender, outra vez, a chama do odio e a envexa.

Así, estamos fartos de ler fíos neste foro onde se pon de manifesto a falta de control de Portugal das súas propias augas territoriais, que a menudo son traspasadas por pescadores ilegáis, por derrames de fuel, por traficantes que desembarcan a droga nas súas costas...e cando alguén se propón solucionalo, ou tentar solucionalo, e por riba vostedes non corren con case nengún gasto, se protesta por unha suposta "cedencia de soberanía", falsa porque a policía portuguesa tamén está metida no cerne da operación.

Polo que podemos deducir que parte dos portugueses deste foro prefiren un mar portugués anárquico e sen lei antes que un controlado pola policía. O cal só pode beneficiar a delincuentes...

Pero en fin, nada que non teñamos lido a cotío neste foro... :oops:


Tem 24 horas para se retractar destas barbaridades que acabou de escrever.
Título:
Enviado por: garrulo em Maio 26, 2008, 08:17:30 pm
Falcao, de verdad cree que esas palabras necesitan retractarse?.

Ecuanimidad señor.
Título:
Enviado por: papatango em Maio 26, 2008, 08:34:57 pm
Essas palavras, segundo a lei portuguesa - no caso do Sr. Ferrol não ser um estrangeiro protegido pelo anonimato - Seriam razão para processo judícial por injurias.
Citar
Artigo 181.º

Injúrias

1 - Quem injuriar outra pessoa, imputando-lhe factos, mesmo sob a forma de suspeita, ou dirigindo-lhe palavras, ofensivos da sua honra ou consideração, é punido com pena de prisão até 3 meses ou com pena de multa até 120 dias.


Os proprietários deste espaço, bem como as pessoas responsáveis pela sua manutenção ou mesmo os moderadores, são neste caso as vítimas.
Título:
Enviado por: garrulo em Maio 26, 2008, 08:54:27 pm
Vamos a los tribunales papatango, mi nombre es Daniel Alcusa Belsue y mi DNI 19820177. Vivo en Murcia- ESPAÑA.

Me reafirmo en lo dicho por Ferrol, espero que me lleves ante la justicia.
Si no lo haces tú o te retractas , lo haré yo.
Te doy también 24 horas.
Título:
Enviado por: Daniel em Maio 26, 2008, 08:55:53 pm
ferrol escreveu:
Citar
Polo que podemos deducir que parte dos portugueses deste foro prefiren un mar portugués anárquico e sen lei antes que un controlado pola policía. O cal só pode beneficiar a delincuentes...

Pero en fin, nada que non teñamos lido a cotío neste foro...  Xa sabemos que neste foro se fai apoloxía do terrorismo, e agora, ademáis, se fomenta o contrabando...(como diría forges) ssstupendo...


Bom é de ficar no minimo c34x
Título:
Enviado por: Daniel em Maio 26, 2008, 09:02:10 pm
garrulo
Citar
Vamos a los tribunales papatango, mi nombre es Daniel Alcusa Belsue y mi DNI 19820177. Vivo en Murcia- ESPAÑA.

Me reafirmo en lo dicho por Ferrol, espero que me lleves ante la justicia.
Si no lo haces tú o te retractas , lo haré yo.


Primeiro meu caro o assunto não contigo, segundo não precisamos de Dons Quisotes por aqui, eu não te levava a tribunal pois é gastar dinheiro com alguem que não merece, mas que te expulsava deste forum la isso não tanhas duvidas, vc gozam de muito liberdade por estes lados o qual tem que terminar isto aqui não a casa da joana, respeito a Portugal e aos Portugueses percebeu c34x
Título:
Enviado por: Miguel em Maio 26, 2008, 09:02:50 pm
Calma

moderaçao por favor
Título:
Enviado por: papatango em Maio 26, 2008, 09:42:01 pm
Citação de: "garrulo"
Vamos a los tribunales papatango, mi nombre es Daniel Alcusa Belsue y mi DNI 19820177. Vivo en Murcia- ESPAÑA.

Me reafirmo en lo dicho por Ferrol, espero que me lleves ante la justicia.
Si no lo haces tú o te retractas , lo haré yo.
Te doy también 24 horas.



No entanto, se você reafirma as palavras do Ferrol, naturalmente incorre no mesmo tipo de crime.

Além do mais, vindo de alguém que inscreve na sua assinatura o "grito de guerra" do grupo terrorista que tomou o poder em Espanha depois da guerra de 1936-1939, o seu posicionamento pode ser interpretado pela moderação e pela administração do Fórum como apologia do Nazismo e do Fascismo, as quais são proíbidas pela lei portuguesa e além do mais violam o espírito do disposto no Art. 46º da Constituição da República Portuguesa.

Para que este fórum esteja em conformidade com as leis da República, parece ser aconselhável a remoção da sua inscrição e a de outros que insistam em violar de forma grosseira não só a Lei, como as regras do fórum e as regras minimamente aceitáveis de convivência entre pessoas.

Pessoas que além do anteriormente exposto ainda por cima criticam a interminável paciência que a moderação e administração do fórum, têm tido com os próprios autores dos delitos.
Título:
Enviado por: garrulo em Maio 26, 2008, 09:45:35 pm
Efectivamente, esto solo se resuelve en los Tribunales portugueses.

Yo digo ARRIBA ESPAÑA, POR QUE QUIERO A MI PATRIA BIEN ALTA, ¿ENTENDIDO?
Título:
Enviado por: Miguel em Maio 26, 2008, 09:50:32 pm
Garrulo :arrow:  Se Espanha vigia as aguas portuguesas, e porque portugal deixou de as vigiar porque nao podia ou nao quer, porque prefer investir em futebol ou tretas...

Temos a maior ZEE da UE é NUNCA investimos a serio nesse capital, veja apenas a novela dos NPO.
Título:
Enviado por: garrulo em Maio 26, 2008, 09:52:58 pm
VIVA PORTUGAL Y ESPAÑA EN PAZ Y PROSPERIDAD, MIGUEL.
Título:
Enviado por: Daniel em Maio 26, 2008, 09:55:58 pm
Citar
Garrulo  Viva Espana e Portugal em paz e prosperos


Caro Miguel e com todo o respeito, mas qual viva a espanha, mas por que razão, VIVA PORTUGAL PATRIA IMORTAL assim sim agora viva espanha o catano. c34x
Título:
Enviado por: papatango em Maio 26, 2008, 09:56:04 pm
Miguel -> A questão já não tem a ver nem com água nem com vinho, mas sim com a apologia do terrorismo do Garrulo, ao assinar todos os posts com o grito de guerra da organização terrorista Falange, e do utilizador Ferrol ao insultar e injuriar os membros do Fórum.

Este tipo de gente não pode partilhar o mesmo espaço que pessoas honestas.
Título:
Enviado por: Daniel em Maio 26, 2008, 09:58:59 pm
papatango
Citar
Miguel -> A questão já não tem a ver nem com água nem com vinho, mas sim com a apologia do terrorismo do Garrulo, ao assinar todos os posts com o grito de guerra da organização terrorista Falange, e do utilizador Ferrol ao insultar e injuriar os membros do Fórum.

Este tipo de gente não pode partilhar o mesmo espaço que pessoas honestas.


Mas caro papatango só é pena que só fica no falar, a moderação deve punir esse tipo de pessoas e sem piedade. c34x
Título:
Enviado por: Miguel em Maio 26, 2008, 09:58:59 pm
Papatango :roll:  com assinaturas piores. :roll:

Espanha é neste momento uma grande potencia, claro que é normal um simples cidadao ter orgulho na sua patria?
Título:
Enviado por: garrulo em Maio 26, 2008, 09:59:23 pm
Efectivamente, si este es un foro de personas honestas tu no puedes estar.

Tienes 24  horas antes de que este foro este ante la justicia portuguesa.
Título:
Enviado por: Daniel em Maio 26, 2008, 10:01:50 pm
Miguel
Citar
Espanha é neste momento uma grnade potencia, claro que é normal um simples cidadao ter orgulho na sua patria?


Caro Miguel grande potencia, só se for a fazer paelhas. :D  c34x
Título:
Enviado por: Menacho em Maio 26, 2008, 10:02:38 pm
Supongo que entre esas personas honestas no tendras la poca verguenza de incluirte tu, verdad ¿Papatango?

Si tuvieras un mínimo de catadura moral, no dirias de la Falange que fue un grupo terrorista, ni llamarias nazista a Franco, puedes mentir, que es lo que sueles hacer, pero no creas que engañas a nadie.....

Y por cierto, según su absurda argumentación, reclamaran a EEUU que apague inmediatamente todos sus satélites de observación, ya que interfieren en su ZEE, asi como al Google Earth, que se inmiscuye en su territorio.............y al turista que hace una foto del puente en Lisboa............. :roll:

Seriedad señores, de Ud, Papatango, no lo espero, pero de los demás si.
Título:
Enviado por: papatango em Maio 26, 2008, 10:06:44 pm
Depreendo portanto que o Menacho também defende o nazismo e a organização terrorista «Falange» ?

Confirme por favor...
Título:
Enviado por: Daniel em Maio 26, 2008, 10:10:58 pm
Menacho
Citar
Seriedad señores, de Ud, Papatango, no lo espero, pero de los demás si.

Meu caro se quer ser respeitado desse ao respeito, vc as vezes parece uma criacinha desmamada.

garrulo
Citar
Tienes 24 horas antes de que este foro este ante la justicia portuguesa.


Eu pergunto o que vem a ser isto :lol:  outra nós portugueses escrevermos o que vcs muitas das vezes aqui escrevem em foruns espanhóis já estamos fora a muito não tanha duvida, a paciência tem limites meu caro. c34x
Título:
Enviado por: Miguel em Maio 26, 2008, 10:15:03 pm
uma rodada de cervejas para todos :G-beer2:

bom calma pessoal
Título:
Enviado por: Daniel em Maio 26, 2008, 10:18:17 pm
Miguel
Citar
Papatango  Se Espanha vigia as aguas portuguesas, e porque portugal deixou de as vigiar porque nao podia ou nao quer, porque prefer investir em futebol ou tretas...


Caro Miguel mais uma vez as vezes fico  c34x
Título:
Enviado por: Miguel em Maio 26, 2008, 10:22:19 pm
Daniel,

Portugal autorizou que Espanha vigia suas aguas! Assunto arrumado!!

Que culpa teem os foristas espanhois??

A culpa e de quem nos governa ou nossa porque nao fazemos nada?

Pessoalmente deixei de votar execpto nas ultimas para o presidente da republica.

Se em vez de construir 10 estadios de futebol novinhos e aeroportos gigantes sem avioes quando deixarem de voar com o petroleo caro, o governo tivesse invetido numa politica do mar de defesa talvez seria diferente? nao axa?
Título:
Enviado por: pmdavila em Maio 26, 2008, 10:41:03 pm
Calma, minha gente. Isto está a ir por caminhos que não dignificam em nada este fórum nem os seus participantes.

Pensem antes de falar.

Caro Daniel, com o devido respeito, não meta mais achas para a fogueira. Contribua para o serenar dos ânimos, não para os incendiar mais.

Caro ferrol, o que disse foi levado a mal no seio dos utilizadores portugueses deste fórum. Um pedido de desculpas não lhe ficava mal.

Quanto às outras partes envolvidas, recatem-se um pouco. Os insultos têm ido nos dois sentidos. Falo apenas como observador.

Peço desculpa por estar a intervir sem ser chamado, mas alguém tem que parar com esta pouca vergonha. Comportem-se como adultos que são e dêem-se ao respeito.
Título:
Enviado por: Daniel em Maio 26, 2008, 10:45:50 pm
Miguel
Citar
Que culpa teem os foristas espanhois??


Mas que é que falou em culpa :lol:  c34x
Título:
Enviado por: papatango em Maio 26, 2008, 10:52:47 pm
Citação de: "papatango"
A mensagem seguinte foi publicada em duplicado.
Aparentemente o autor apagou o duplicado ao mesmo tempo que eu, pelo que as duas mensagens desapareceram.

Volto a colocar o texto:


hornblower disse ->

Esta noticia que no tiene absolutamente nada de extraño, ni de malo , ya que las amenazas del narcotráfico y la inmigración ilegal que afecten a España lo harán de forma indirecta a Portugal , por ser países limítrofes dentro de un espacio europeo sin fronteras,............... se transforma como siempre, en un rancio alegato contra España que no sé si nace de la frustración personal de algunos, o del tener muy poco que hacer...... Rolling Eyes

En cuanto a los leguleyos-pasantes de segunda que quieren procesar a mis queridos compatriotas y amigos, garrulo y Menacho,.... a poco que en Portugal los jueces tengan algo que hacer, una querella basada en semejante dislates no va a provocar más que carcajadas en sus Señorías.

Por favor, que no nos abandone el reconfortante amparo de la inteligencia y el cálido abrazo de la razón... que es lo que nos distinguen de los primates Exclamation

Difícilmente se puede considerar a la Falange Española como una organización terrorista porque era un partido político legal en su día, extremista pero partido político al fin y al cabo, que a día de hoy sigue siendo legal en España bajo alguna de las muchas formas que ha terminado adoptando pues están enfrentados entre ellos.

Del mismo modo que aquí es legal el Partido Comunista de España(PCE) o el sindicato anarquista de la CNT o el PNV....... por más que en la Guerra Civil tuvieron bajo sus ordenes a sus propias milicias fuertemente armadas. Exclamation

Decir que eso es constitutivo de delito sería equiparable a acusar a los foristas portugueses de racistas Shocked por el mero hecho por ejemplo de reivindicar la memoria de los bravos "combatentes do ultramar" ya que estaban al servicio de una potencia colonial,........ y el colonialismo, por definición es fundamentalmente racista Shocked ya que se basa en la superioridad de unos pueblos sobre otros que no son capaces de garantizar su propia gobernación......que cosas tan absurdas se me ocurren ¿verdad?.....pues lo que yo he leído en los últimos mensajes produce el mismo bochorno.
Por favor seamos serios.

Decía mi difunta abuela que "patadas de burro no llegan al cielo"...así que no le daré mayor importancia a esta sarta de sandeces y seguiré teniendo al ciudadano portugués medio en la misma consideración que lo he tenido siempre, culto y educado.

Cumprimentos senhores
Título:
Enviado por: Daniel em Maio 26, 2008, 10:53:53 pm
pmdavila
Citar
Caro Daniel, com o devido respeito, não meta mais achas para a fogueira. Contribua para o serenar dos ânimos, não para os incendiar mais.


Meu caro aqui ninguem está a meter mais achas para a fogueira, simplemente e como vc falou e muito bem, não ficava nada mal um pedido de desculpas ao caro ferrol, e creio que isso era o que o caro falcão ensinuou, mas o que passa tem de vir mais alguem se meter onde não é chamado, depois causa estes momentos menos apeticiveis. c34x
Título:
Enviado por: papatango em Maio 26, 2008, 11:03:39 pm
hornblower ->
A lei portuguesa considera como inimputaveis os menores de idade e aqueles que não estão no uso pleno das suas faculdades mentais, pelo que de qualquer forma o garrulo dificilmente poderia ser condenado.

==

Quanto às interpretações, elas são as que são.

No seu país, a Falange pode ser permitida e legal, mas em Portugal não o seria. O facto de um partido político ser permitido num país, não impede que noutro ele seja considerado terrorista.

Em Portugal, a lei permitiria ilegalizar a Falange e todas as organizaçõs afins.

Em Espanha, a lei pode até legalizar a Falange, a ETA, ou a Alianza Popular, a mim pouco me importa.

Mas quando os utilizadores espanhóis escrevem neste fórum devem entender que estão num fórum de outro país, onde as regras do outro país são aplicadas.

O "Arriba España", é alias não só uma afirmação fascista, como é além do mais um insulto à própria Espanha de hoje.

É terrorista aquele que utilza ou utilizou metodos que implicaram a utilização do terror para conseguir os seus objectivos.
Deste ponto de vista, a Falange é muito mas muito mais terrorista que a ETA.

Se o Estado Espanhol, permite organizações que são as herdeiras directas do franquismo e defendem o regime animalesco de Fraanco, esse é um problema dos espanhóis.

MAS PELA ENÉSIMA VEZ: Este não é um fórum espanhol!
Se os espanhóis não gostam do que aqui se diz e se não gostam das nossas regras têm bom remédio.

Direita volver, em frente, Marche!
Título:
Enviado por: manuel liste em Maio 27, 2008, 08:24:16 am
Citação de: "Miguel"
Daniel,

Portugal autorizou que Espanha vigia suas aguas! Assunto arrumado!!

Que culpa teem os foristas espanhois??


A notícia é que Espanha vai pagar um sistema de comunicação via satélite que será utilizado também por seus paises vizinhos para lutar contra o narcotráfico e a imigração. Nem uma palavra sobre que Espanha vigiará a ZEE portuguesa, coisa que nem lhe corresponde nem lhe interessa, nem patrulhas, nem radares.

Depois alguém pode escrever num blog como Area Militar que há uma invasão espanhola da ZEE portuguesa, ou que Espanha vai invadir Madeira. Eu me assombro de que esse blog possa ser considerada uma fonte de informação séria por alguém. Não têm outras fontes de informação em português sobre defesa que não sejam os agressivos escritos de Papatango e amigos?

Espanha já deteve navios com droga na ZEE portuguesa, qual é o problema?. Se portugal faz o mesmo na ZEE espanhola terei que lhes felicitar pelo sucesso.

A ZEE dá um aproveitamento econômico dos recursos do mar, mas não outorga um título de propriedade do mar. Numa ZEE se pode viajar livremente, podem-se deter navios que transportem drogas ou se dediquem ao tráfico humano, não há norma internacional que o impeça, nem é adequado que exista. Não confundam a ZEE com as águas territoriais, por favor.
Título:
Enviado por: nelson38899 em Maio 27, 2008, 09:12:32 am
Citar
Madrid dá como certo - mas Lisboa não confirma. O ministério espanhol do Interior está a montar um sistema de vigilância das fronteiras marítimas da Península Ibérica, com recurso a um satélite já a operar, o Spainsat, que prevê um centro de operações em Lisboa (o comando central seria em Las Palmas, ilhas Canárias).

Contudo, confrontado ontem pelo DN com esta intenção espanhola, avançada no diário espanhol El País, o ministério da Administração Interna (MAI) avançou oficialmente, através de Susana Dutra, assessora de imprensa, que "é prematuro e especulativo falar sobre quaisquer novas formas de cooperação" nesta matéria entre os dois países. "Não foi dado conhecimento ao ministério da Administração Interna do sistema que referem", disse a mesma fonte. A qual salientou, no entanto, que "Portugal tem mantido uma boa cooperação com Espanha no que diz respeito à luta contra a imigração ilegal e o tráfico de pessoas e está disponível para aprofundar essa luta, tendo em conta que está em causa um fenómeno criminal que põe em causa direitos humanos fundamentais e cria dramas humanitários devastadores".

O projecto espanhol, designado Sea Horse Network, (Rede Cavalo Marinho), visa o combate à imigração ilegal e aos vários tráficos (drogas, pessoas). O sistema prevê especificamente um centro de informações a erguer em Lisboa e ainda outros em três países africanos que já se associaram ao projecto: dois na Mauritânia (Nuabibú e Nuakchot), um no Senegal (Dakar) e ainda outro na Cidade da Praia (Cabo Verde). O Spainsat, um satélite de 3,7 toneladas, já está estacionado (fixo) a 36 mil quilómetros de altitude.

O sistema, conforme o explicado ontem pelo El País, tenta conjugar tecnologia de ponta com recolha de informações no terreno, ou seja, com a mais tradicional espionagem. Cada "posto" da rede deverá ter ao seu serviço agentes da "secreta" espanhola, que darão conta ao comando de Las Palmas de informações relevantes sobre imigração ilegal.

O diário espanhol deu um exemplo: o centro da Praia (Cabo Verde) detecta um barco suspeito que acaba de passar junto ao arquipélago em direcção a norte. Identifica para o comando de Las Palmas a embarcação e o sítio de origem (por exemplo: Guiné-Bissau). Las Palmas informa o centro de Dakar para que este ponha em campo os agentes da "secreta" espanhola em Bissau.

Daí em diante, o navio em causa, se for confirmadamente suspeito, será seguido sempre de perto pelo Spainsat, até que se aproxime da costa ibérica. Aqui entrará em funcionamento o SIVE (Sistema Integral de Vigilância Exterior), uma rede de estações costeiras de vigilância em Espanha, equipada com radares, câmeras de vídeo e sistemas de visão nocturna.|
http://dn.sapo.pt/2008/05/27/nacional/satelite_espanhol_vigia_a_costa_port.html

Só espero que o que vem na noticia se concretize, ou seja, espanha disponibilize todas as informações, mantendo o satélite parado
Título:
Enviado por: ferrol em Maio 27, 2008, 09:50:40 am
Citação de: "Falcão"
Tem 24 horas para se retractar destas barbaridades que acabou de escrever.
¿Barbaridades?¿Realmente cre vostede que eu escribo barbaridades?Permítame corrixilo. Eu fago descripcións do que aquí acontece.
Esto foi escrito por lusitanus o día 30 de Xaneiro deste ano.
Citação de: "lusitanus"
Isto me revolta tanto,que eu já criei odio a Espanha,e qq dia me junto á ETA,apoiando os.
Esto, no méu país e media ducia máis de Europa, pode ser considerado apoloxía do terrorismo, cousa que xa foi adevertida por min e outros españois cando iso sucedéu. ¿U-la rectificación de lusitanus?¿Onde está? Se o "señor" lusitanus escribe estas cousas, que sí son barbaridades e ninguén o advirte, entón temos que, ademáis, os que soportan este tipo de declaracións se convirten en cómplices delas, xa que os moderadores e administradorers do foro proporcionan un apoio necesario para que elas poidan ser lidas.

E se o administrador apoia estas declaracións, xa que non as corta e son publicadas no séu foro, pódese chegar á conclusión de que o administrador esá dacordo con elas. Consecuentemente este foro apoia a filoterroristas que defenden o asasinato de xente inocente en España.

Citação de: "papatango"
Essas palavras, segundo a lei portuguesa - no caso do Sr. Ferrol não ser um estrangeiro protegido pelo anonimato - Seriam razão para processo judícial por injurias.
Como pode vostede ler máis arriba, o bípedo lusitanus apoiou ó terrorismo etarra neste foro e vostedes non fixeron nada para evitalo, polo tanto considero que o que eu fixen deste foro é unha simple descripción do que podemos ler nel, é dicir, un apoio a ETA.

Por outra banda, a lei portuguesa neste caso ten pouco que dicir respecto ó que está escrito nel, posto que este foro non está en servidores portugueses.

Así que, se alguén se molesta porque este foro sexa descrito como de apoio a ETA ou filoterrorista xa sabe o que ten que facer.

Citação de: "papatango"
Para que este fórum esteja em conformidade com as leis da República, parece ser aconselhável a remoção da sua inscrição e a de outros que insistam em violar de forma grosseira não só a Lei, como as regras do fórum e as regras minimamente aceitáveis de convivência entre pessoas.
1º .- Aquí se violan constantemente as leis da República Portuguesa cando se alentan asonadas militares, cando se insulta sistemáticamente a quen non pensa como os moderadores, cando se menospreza ás mulleres, etc, etc, etc.
2º.- A lei portuguesa non se aplica en servidores dos EE.UU, que é onde ten este foro a súa alta.
3º.- As normas deste foro son sistemáticamente obviadas polos propios moderadores e administrador, tal e como foi advertido abundantemente por moitos usuarios del.

Citação de: "papatango"
e do utilizador Ferrol ao insultar e injuriar os membros do Fórum.
O utilizador ferrol non insulta ou inxuria ós membros do foro. O utilizador ferrol está describindo a actitude dos moderadores e do administrador

O utilizador ferrol, que ten boas amistades entre os foristas, sabe distinguir perfectamente entre unha persoa e un animal. E neste foro hai moitas persoas e algúns animáis, que son cos que o utilizador ferrol non está dacordo.

O utilizador ferrol non insulta a Portugal cando denuncia as parcialidades deste foro, nin insulta a Portugal cando describe as actitudes filoterroristas dalgúns foristas. Ningún destes elementos representa a Portugal, e o só feito de que sexan portugueses debería producir entre os portugueses de ben un firme rexeitamento.

P.D: A modo de advertencia, e como estamos xa acostumados á censura das mensaxes incómodas, advírtese a quen poida interesar que esta mensaxe está sendo enviada simultáneamente via mp a varios participantes deste foro.
Título:
Enviado por: legionario em Maio 27, 2008, 11:22:28 am
Proponho um duelo...

os ofendidos escolhem as armas  ;)
Título:
Enviado por: Falcão em Maio 27, 2008, 11:30:46 am
Citação de: "ferrol"
Citação de: "Falcão"
Tem 24 horas para se retractar destas barbaridades que acabou de escrever.
¿Barbaridades?¿Realmente cre vostede que eu escribo barbaridades?Permítame corrixilo. Eu fago descripcións do que aquí acontece.
Esto foi escrito por lusitanus o día 30 de Xaneiro deste ano.
Citação de: "lusitanus"
Isto me revolta tanto,que eu já criei odio a Espanha,e qq dia me junto á ETA,apoiando os.
Esto, no méu país e media ducia máis de Europa, pode ser considerado apoloxía do terrorismo, cousa que xa foi adevertida por min e outros españois cando iso sucedéu. ¿U-la rectificación de lusitanus?¿Onde está? Se o "señor" lusitanus escribe estas cousas, que sí son barbaridades e ninguén o advirte, entón temos que, ademáis, os que soportan este tipo de declaracións se convirten en cómplices delas, xa que os moderadores e administradorers do foro proporcionan un apoio necesario para que elas poidan ser lidas.

E se o administrador apoia estas declaracións, xa que non as corta e son publicadas no séu foro, pódese chegar á conclusión de que o administrador esá dacordo con elas. Consecuentemente este foro apoia a filoterroristas que defenden o asasinato de xente inocente en España.

Citação de: "papatango"
Essas palavras, segundo a lei portuguesa - no caso do Sr. Ferrol não ser um estrangeiro protegido pelo anonimato - Seriam razão para processo judícial por injurias.
Como pode vostede ler máis arriba, o bípedo lusitanus apoiou ó terrorismo etarra neste foro e vostedes non fixeron nada para evitalo, polo tanto considero que o que eu fixen deste foro é unha simple descripción do que podemos ler nel, é dicir, un apoio a ETA.

Por outra banda, a lei portuguesa neste caso ten pouco que dicir respecto ó que está escrito nel, posto que este foro non está en servidores portugueses.

Así que, se alguén se molesta porque este foro sexa descrito como de apoio a ETA ou filoterrorista xa sabe o que ten que facer.

Citação de: "papatango"
Para que este fórum esteja em conformidade com as leis da República, parece ser aconselhável a remoção da sua inscrição e a de outros que insistam em violar de forma grosseira não só a Lei, como as regras do fórum e as regras minimamente aceitáveis de convivência entre pessoas.
1º .- Aquí se violan constantemente as leis da República Portuguesa cando se alentan asonadas militares, cando se insulta sistemáticamente a quen non pensa como os moderadores, cando se menospreza ás mulleres, etc, etc, etc.
2º.- A lei portuguesa non se aplica en servidores dos EE.UU, que é onde ten este foro a súa alta.
3º.- As normas deste foro son sistemáticamente obviadas polos propios moderadores e administrador, tal e como foi advertido abundantemente por moitos usuarios del.

Citação de: "papatango"
e do utilizador Ferrol ao insultar e injuriar os membros do Fórum.
O utilizador ferrol non insulta ou inxuria ós membros do foro. O utilizador ferrol está describindo a actitude dos moderadores e do administrador

O utilizador ferrol, que ten boas amistades entre os foristas, sabe distinguir perfectamente entre unha persoa e un animal. E neste foro hai moitas persoas e algúns animáis, que son cos que o utilizador ferrol non está dacordo.

O utilizador ferrol non insulta a Portugal cando denuncia as parcialidades deste foro, nin insulta a Portugal cando describe as actitudes filoterroristas dalgúns foristas. Ningún destes elementos representa a Portugal, e o só feito de que sexan portugueses debería producir entre os portugueses de ben un firme rexeitamento.

P.D: A modo de advertencia, e como estamos xa acostumados á censura das mensaxes incómodas, advírtese a quen poida interesar que esta mensaxe está sendo enviada simultáneamente via mp a varios participantes deste foro.


O ferrol com esta sua declaração vem reafirmar uma vez mais aquilo que de facto é e nunca deixou de ser: um provocador e um mentiroso que tudo tem feito para tentar desacreditar e desestabilizar este fórum e seus participantes.

Se o ferrol fosse sério, mencionaria as intervenções de advertência que a moderação e administração fez ao utilizador que proferiu os comentários que menciona. Mas como não é uma pessoa séria nem está de boa fé, não o fez.

O seu único problema é não suportar a diferença de opinião, nem respeitá-la. Neste fórum tivemos muita, mas mesmo muita paciência consigo, mas tudo tem limites.

Dado que não tem sequer a dignidade de nos deixar em paz pela sua própria iniciativa, seremos nós forçados a tal pelo bem deste fórum e pelo respeito que nos merecem os seus utilizadores.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Maio 27, 2008, 11:34:30 am
A isto é que eu chamo fazer uma tempestade num copo de água...
Título:
Enviado por: papatango em Maio 27, 2008, 01:21:41 pm
Citar
Depois alguém pode escrever num blog como Area Militar que há uma invasão espanhola da ZEE portuguesa, ou que Espanha vai invadir Madeira. Eu me assombro de que esse blog possa ser considerada uma fonte de informação séria por alguém. Não têm outras fontes de informação em português sobre defesa que não sejam os agressivos escritos de Papatango e amigos?


Bom Sr. Manuel Liste, como esta também me diz directamente respeito, acredito que devo responder-lhe.

Em primeiro lugar, o areamilitar.net não é um Weblog, termo que é muitas vezes utilizado para desprestigiar as fontes de informação que tentam ser independentes.

No areamilitar.net, que pode ser tudo menos um blog, a notícia foi publicada no dia 16 de MAIO de 2008, ou seja, dez dias antes de aparecer no El Pais.

O areamilitar.net, também tem lugar para artigos de opinião, mas a NOTÍCIA publicada naquele site não é uma opinião mas um FACTO ! ! !

Mais informo, que a razão que levou à sua publicação, foi o facto de Marrocos ter decidido não participar, porque  considerou o sistema como uma ameaça à sua segurança nacional.

Sendo o site areamilitar.net dedicado a questões militares e de geoestratégia, o facto de um país considerar o sistema Sea Horse uma ameaça É NOTÍCIA, e seria notícia em EM QUALQUER SITE DO MUNDO que trate destes temas.

Parece além do mais, que o próprio governo português tem dúvidas sobre o sistema, como se viu pela notícia publicada na imprensa generalista.

Eu posso ter uma opinião sobre uma coisa, mas os factos são os factos.
As interpretações que as pessoas possam fazer deles é outra coisa e aí estamos num país livre, onde as pessoas têm direito à opinião.

Não compete à secção de notícias do site areamilitar.net comentar as notícias, a não ser quando são publicadas na secção apropriada, onde é claramente referido que se trata de uma opinião, onde se afirma que se trata de opiniões dos autores.

Numa notícia, podem no entanto ser feitas perguntas, levantadas questões e estabelecidas relações com outros factos conhecidos, que facilitam ao utilizador o formar de uma opinião.

É além do mais, garantido o Direito de Resposta a quem se sentir incomodado com as afirmações e existe mesmo uma caixa para comentários.
Mais democrático, mais aberto, mais leal e mais verdadeiro para com as pessoas que frequentam o site é dificil...

Compreendo no entanto o desconcerto e o mal-estar.
Informações lógicas, coerentes, fundamentadas e que podem mostrar uma imagem menos positiva (ainda que absolutamente verdadeira) da Espanha são uma chatice.

Pode sempre fazer o que fizeram os seus antepassados, ignore-nos. Ponha a cabeça debaixo da terra e finja que não existimos.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: tyr em Maio 27, 2008, 01:51:28 pm
porque é que eu como portugues num forum portugues, sou insultado com uma lingua que tenho que me esforçar por decifrar????? (se me querem chamar nomes que o façam numa lingua que todos deste forum percebam facilmente).
Título:
Enviado por: manuel liste em Maio 27, 2008, 02:34:42 pm
Citação de: "papatango"
 No areamilitar.net, que pode ser tudo menos um blog, a notícia foi publicada no dia 16 de MAIO de 2008, ou seja, dez dias antes de aparecer no El Pais.

Essa notícia foi publicada pela imprensa nao especializada, eu a copiei para comentá-la no Foro Defesa Brasil o 9 de maio. Pode ver-se no seguinte link:

http://defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?f=4&t=12870&p=4762421#p4762421

Citar
O areamilitar.net, também tem lugar para artigos de opinião, mas a NOTÍCIA publicada naquele site não é uma opinião mas um FACTO ! ! !

Não é um fato, é um fato interpretado pelo autor do texto (suponho que você mesmo). É a realidade filtrada por seu ponto de vista, claramente hostil a tudo o que vinga de Espanha, seja bom ou mau.

É um sistema de comunicação via satélite, nada mais

Você tem liberdade para publicar o que queira em seu blog, eu não se a nego. Mas me surpreende que os colegas do forum aceitem seus escritos e suas opiniões como fatos, sem revisá-los por fontes sérias (o lamento, mas acho que você não é uma fonte fiável de informação)

Citar
Não compete à secção de notícias do site areamilitar.net comentar as notícias, a não ser quando são publicadas na secção apropriada, onde é claramente referido que se trata de uma opinião, onde se afirma que se trata de opiniões dos autores.

Suspeito que isso não é do tudo verdadeiro, eu creio que mistura informação com opinião. Inclusive creio que retorce a informação até que a informação coincide com sua opinião.
Mas repito que eu não vejo nada mau em isso, só me surpreende que alguém aceite como informação neutra algo que não o é.

Citar
Compreendo no entanto o desconcerto e o mal-estar.
Informações lógicas, coerentes, fundamentadas e que podem mostrar uma imagem menos positiva (ainda que absolutamente verdadeira) da Espanha são uma chatice.

Você não tem capacidade para que eu me moleste. Inclusive alabo o fato de que você tente proporcionar informação sobre defesa em português, pois parece que não há muitos meios especializados no tema em sua língua. Tem mérito. É uma pena que você contamine seu blog com opiniões pessoais, completamente extremistas e cadudas, que não refletem as verdadeiras relações entre Portugal e Espanha, que são excelentes como todo mundo sabe.

Citar
Pode sempre fazer o que fizeram os seus antepassados, ignore-nos. Ponha a cabeça debaixo da terra e finja que não existimos.

Lhe agradaria, estou seguro. Mas agora estamos no século XXI, e ambos paises somos sócios, aliados e temos umas relações excelentes a todos os níveis. Estou feliz por isso, suponho que você não. Lamento-o mas tenho que o dizer: você não pertence a este século

Citar
Cumprimentos


Saludos
Título:
Enviado por: papatango em Maio 27, 2008, 03:20:41 pm
Citar
Não é um fato, é um fato interpretado pelo autor do texto (suponho que você mesmo). É a realidade filtrada por seu ponto de vista, claramente hostil a tudo o que vinga de Espanha, seja bom ou mau.


É uma opinião muito interessante, mas é apenas a sua opinião, inquinada pelo seu preconceito, que é aliás conhecido.

Se quer saber, a notícia é ainda mais antiga que 9 de Maio, e a sua data não tem relevância, a não ser perante as publicações mais recentes.

Ou seja: Os espanhóis afirmaram uma coisa, e agora o governo português veio afirmar que afinal era mentira. Portanto, a notícia do areamilitar.net está neste momento desactualizada, porque parece que não é exactamente assim.

Mas, estando no entanto desactualizada, a afirmação do areamilitar está correcta. A preocupação parece que afinal existe, mesmo no ministério responsável.

Portanto, mais uma vez, a verdade é a que é.
O que acontece, é que a acção espanhola, parece ter desagradado a Marrocos e também Portugal parece estar a esperar para ver...

Aquilo que pode ser uma grosseira violação dos direitos dos países vizinhos, passa em Espanha com um acto cândido e abençoado pelos deuses levado a cabo pela santa e sagrada Espanha terra de alvas e puras ninfas e deusas da paz onde se só pensa no bem para todos...

Esse é o seu problema e também o dos seus congéneres.

Você parte do principio de que a imprensa espanhola diz a verdade e nem sequer coloca em causa que ela possa estar a veicular o que convêm às autoridades espanholas, taxando automaticamente os outros de mentirosos.

É a arrogância espanhola no melhor dos seus melhores. Conseguem ser arrogantes, mesmo sem perceberem isso.

Como se diz em português...

What else is new ?
Título:
Enviado por: manuel liste em Maio 27, 2008, 05:25:27 pm
Citação de: "papatango"
Citar
Não é um fato, é um fato interpretado pelo autor do texto (suponho que você mesmo). É a realidade filtrada por seu ponto de vista, claramente hostil a tudo o que vinga de Espanha, seja bom ou mau.

É uma opinião muito interessante, mas é apenas a sua opinião, inquinada pelo seu preconceito, que é aliás conhecido.


A súa opiniao também é apenas a súa opiniao, nao temos que discordar nisso

Meu preconceito é que não tenho preconceitos contra Portugal, país sócio e amigo. Não pretendo aniquilar a ninguém desde internet, não sou censor, nem quero destruir Portugal, país ao que desejo o melhor. Posso suportar esse preconceito
Título:
Enviado por: Daniel em Maio 27, 2008, 05:36:39 pm
manuel liste
Citar
nem quero destruir Portugal, país ao que desejo o melhor. Posso suportar esse preconceito
 
 


Aqui ninguem quer destruir a espanha, o problema é que pela parte de alguns foristas espanholes, o não aceitarem com agrado, aquilo que é escrito neste forum, vem sempre rejeitar seja qual for a notícia, chamaria a atenção para o seguinte, devem se lembrar acima de tudo que este forum é portugues, pois em foruns espanhois dizem mal de portugal e não é pouco, a diferença é que tem 1 portugues que partecipa nesse forum, e sem liberdade de se defender, o que aqui não é o vosso caso, agora como já disse tudo tem limites, e acho que vcs gozam de muita liberdade, outra se não gostam teem bom remedio não entrem no forum assunto resolvido, pois coração que não ve é coração que não sinte, agora todas a vezes que se escreve algo menos bom para com a espanha, vem logo alguem causar problemas já cansa. c34x
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Maio 27, 2008, 05:53:00 pm
Por favor, expliquem aqui ao rapaz EXACTAMENTE o que consiste o Sea Horse Network, é que uns dizem uma coisa outros dizem outra e assim eu não me entendo. :?
Título:
Enviado por: Daniel em Maio 27, 2008, 06:14:12 pm
Cabeça de Martelo
Citar
Por favor, expliquem aqui ao rapaz EXACTAMENTE o que consiste o Sea Horse Network, é que uns dizem uma coisa outros dizem outra e assim eu não me entendo.


Qual rapaz meu caro  :roll:  c34x
Título:
Enviado por: nelson38899 em Maio 27, 2008, 06:16:12 pm
boas

Segundo parece sea horse é um satélite de vigilância espanhol que se encontra por cima da península ibérica a cerca de 36 000 Km, que segundo eles é para detectar as barcaças de imigrantes e os navios que traficam droga. A parte da network, é a rede que vai receber segundo os espanhóis, a informação do satélite, tipo imagens e vídeos.
Título:
Enviado por: nonameboy em Maio 27, 2008, 06:33:24 pm
Peço desculpa a todos os moderadores mas se nao mando este desabafo morro!

Cada vez gosto mais de espanhois... :x

Gostam de vir provocar... detras de uma secretaria... :evil:
Título:
Enviado por: manuel liste em Maio 27, 2008, 08:59:57 pm
Citação de: "nelson38899"
boas

Segundo parece sea horse é um satélite de vigilância espanhol que se encontra por cima da península ibérica a cerca de 36 000 Km, que segundo eles é para detectar as barcaças de imigrantes e os navios que traficam droga. A parte da network, é a rede que vai receber segundo os espanhóis, a informação do satélite, tipo imagens e vídeos.

Não. Sea Horse Network é uma rede de comunicações seguras via satélite entre as polícias de fronteiras de Espanha e de outros paises interessados no sistema. Para isso empregarão um satélite militar de comunicações espanhol, o Spainsat:

http://www.hispasat.com/Detail.aspx?SectionsId=100&lang=es

Citar
Con este satélite, HISDESAT SERVICIOS ESTRATÉGICOS completa el programa avanzado de comunicaciones gubernamentales para el Ministerio de Defensa español y para otros gobiernos de países aliados y amigos[/b]


A detecção dos tráficos ilegais se faz por outros meios, vigilância com navíos patrulha, radares de costa, aviões etc

Sea Horse Network servirá às autoridades dos paises implicados para trocar informação de forma rápida e segura, aumentando sua eficácia. Se uma embarcação ilegal é detectada por um avião espanhol enquanto se dirige à costa de Portugal, o sistema de comunicação deveria avisar de forma imediata às autoridades portuguesas

A notícia real é a contratação da empresa Indra para o desenvolvimento de parte do sistema terrestre de comunicações, mais nada

www.indra.es/servlet/ContentServer? (http://http)

Esta é a realidade. O artigo de Papatango em Areamilitar é a ficção
Título:
Enviado por: manuel liste em Maio 27, 2008, 09:15:16 pm
Citação de: "Daniel"
manuel liste
Citar
nem quero destruir Portugal, país ao que desejo o melhor. Posso suportar esse preconceito
 
 

Aqui ninguem quer destruir a espanha, o problema é que pela parte de alguns foristas espanholes, o não aceitarem com agrado, aquilo que é escrito neste forum, vem sempre rejeitar seja qual for a notícia, chamaria a atenção para o seguinte, devem se lembrar acima de tudo que este forum é portugues, pois em foruns espanhois dizem mal de portugal e não é pouco, a diferença é que tem 1 portugues que partecipa nesse forum, e sem liberdade de se defender, o que aqui não é o vosso caso, agora como já disse tudo tem limites, e acho que vcs gozam de muita liberdade, outra se não gostam teem bom remedio não entrem no forum assunto resolvido, pois coração que não ve é coração que não sinte, agora todas a vezes que se escreve algo menos bom para com a espanha, vem logo alguem causar problemas já cansa. c34x


O que façam outros foristas espanhóis neste foro ou o que se faça em outros foros não é assunto meu. Por que tem que ser assunto meu?
Título:
Enviado por: Miguel em Maio 27, 2008, 09:24:30 pm
Tanto Portugal como Espanha esta a ser vigiado por outras potencias.

Se Espanha desenvolve essas capacidades, PARABEMS.

Quanto a Portugal, em vez de investir em FUTEBOIS que invista no que realmente é necessario pelo bem da naçao.

Dentro de algums dias vai começar o Euro :lol:
Título:
Enviado por: papatango em Maio 27, 2008, 09:36:54 pm
Qual é a parte que é ficção ?

Citar
Espanha encomenda sistema que vai controlar ZEE portuguesa
INDRA produzirá sistema de vigilância marítima
16.05.2008

O governo da Espanha encomendou à empresa espanhola INDRA o desenvolvimento de um sistema de vigilância que utilizará o recurso a comunicações por satélite e que se destina a garantir a capacidade de vigilância sobre as águas territoriais e a Zona Económica Exclusiva tanto de Portugal como de outros países da faixa atlântica que se prolonga até à Guiné-Bissau.

Além das águas territoriais e da ZEE portuguesa, a Espanha efectuará também o controlo sobre as águas da Mauritânia, Senegal e Cabo Verde.

O projecto, conhecido como Sea-Horse não é controlado directamente pelos militares espanhóis e destina-se alegadamente a permitir a luta contra a emigração clandestina. Será coordenado pela Guarda Civil espanhola, entidade que só depende do ministério espanhol da defesa em caso de guerra.

Trata-se de uma rede de comunicações, que utilizará o recurso à comunicação por satélite. As comunicações serão encriptadas e enviadas para Espanha, de onde se coordenará a operação e acção contra imigrantes ilegais.
Este tipo de sistema, que contará não apenas com pontos de recolha de dados em terra como também estará instalado a bordo de navios, é imune à tentativa por parte de organismos ilegais de captar as informações dos navios de patrulha.

Sabendo da presença dos navios de patrulha e interceptando as suas comunicações, os traficantes de droga e de imigrantes, podem coordenar melhor as suas operações, efectuando as travessias quando estão seguros de que as costas estão livres.

Num tom mais claro a área controlada pela marinha e pela Guarda Civil espanhola
Para os combater, o sistema Sea-Horse, funcionará como um sistema integrado de gestão de dados num campo de batalha. Os utilizadores do sistema, introduzem informações, e automaticamente esses dados ficam disponíveis em consolas localizadas quer em terra quer a bordo de navios, e ficam disponíveis para todos os utilizadores.

Uma potencial ameaça pode ser referenciada na Mauritânia, e posteriormente seguida. Ao dispor deste tipo de recurso, as patrulhas marítimas terão acesso a informação online que pode permitir detectar os tráficos ilegais com muito maior facilidade.
Além do «input» de dados manual, resultado da observação visual, o sistema também utilizará sinais automáticos emitidos por outros sistemas de apoio à vigilância marítima, integrando-os numa só plataforma.

Porém, o sistema e as implicações da sua utilização, são de molde a que Marrocos se tenha recusado a participar, por considerar que as características do sistema proposto seriam uma ameaça para a sua segurança nacional.
A capacidade que o sistema tem para permitir a localização e identificação de embarcações e o facto de a Espanha poder beneficiar militarmente do sistema em caso de necessidade, deverão ser as principais razões para Marrocos ter recusado participar no projecto.

Desde os anos 60 a marinha espanhola tem desenvolvido gigantescos esforços para se afirmar como a potência dominante no sector sul do Atlântico Norte, controlando as águas de Espanha, Portugal e da costa africana.

O domínio espanhol foi maciçamente financiado desde os tempos do ditador nazista Francisco Franco, por dinheiro dos Estados Unidos que apoiaram quer financeiramente quer do ponto de vista técnico a marinha espanhola.
Desde os anos 60, praticamente todos os principais navios espanhóis são ou projectos norte-americanos ou projectos derivados deles.

A decisão norte-americana de apoiar o desenvolvimento do poderio naval espanhol, ocorreu depois de Portugal durante os anos 50 e 60 ter demonstrado não ter capacidade nem intenção de controlar as suas próprias águas, desviando recursos para as guerras em África.


Sendo um sistema controlado pelos espanhóis, ele terá evidentemente uma função de afirmação dos direitos espanhóis sobre as nossas águas.

Aliás, coisa que os espanhóis não têm nenhum pudor em esconder nem tiveram alguma vez.

O sistema em si, não tem nada de mau.

É mais ou menos como se os espanhóis montassem em Portugal um sistema nas nossas auto-estradas, ligado a um satélite deles, que permite apanhar criminosos.

Como são boas pessoas e una anjos, os espanhóis permitem que nós tenhamos acesso aos dados que eles consideraram que nós devemos ver.

Se por acaso acharem que não é conveniente, encriptam a comunicação com outros códigos e nós ficamos a chuchar no dedo.

É provavelmente por isso que em Portugal se tratam estes casos com alguma cautela, porque é preciso que fiquem salvaguardados os nossos direitos.

Os espanhóis nunca fazem nada de graça, e nunca foram conhecidos pela sua honestidade. Por isso há que desconfiar. A desconfiança é a única defesa.
Os Marroquinos por alguma razão ficaram de fora.
Se os marroquinos têm razão para não gostarem de um sistema espanhol nas águas deles, nós seremos menos que eles ? ? ?
Título:
Enviado por: Miguel em Maio 27, 2008, 09:59:21 pm
E se abdicamos da nossa ZEE ??

Nem sequer consiguimos por umas traineiras como uma peça do museu no mar, e procuramos vender F16 que nos foram cedidos.Etc Etc....
Título:
Enviado por: papatango em Maio 27, 2008, 10:08:53 pm
Nesse caso, como também não conseguimos colocar tanques a funcionar em condições, e temos uma Força Aérea com seis aviões, também deveriamos entregar todo o  país ao estrangeiro.

podíamos fazer como os belgas, que leiloaram a Bélgica no e-Bay
Título:
Enviado por: nelson38899 em Maio 27, 2008, 10:12:45 pm
Citação de: "manuel liste"
Citação de: "nelson38899"
boas

Segundo parece sea horse é um satélite de vigilância espanhol que se encontra por cima da península ibérica a cerca de 36 000 Km, que segundo eles é para detectar as barcaças de imigrantes e os navios que traficam droga. A parte da network, é a rede que vai receber segundo os espanhóis, a informação do satélite, tipo imagens e vídeos.

Não. Sea Horse Network é uma rede de comunicações seguras via satélite entre as polícias de fronteiras de Espanha e de outros paises interessados no sistema. Para isso empregarão um satélite militar de comunicações espanhol, o Spainsat:

http://www.hispasat.com/Detail.aspx?SectionsId=100&lang=es


Citar
Con este satélite, HISDESAT SERVICIOS ESTRATÉGICOS completa el programa avanzado de comunicaciones gubernamentales para el Ministerio de Defensa español y para otros gobiernos de países aliados y amigos[/b]

A detecção dos tráficos ilegais se faz por outros meios, vigilância com navíos patrulha, radares de costa, aviões etc

Sea Horse Network servirá às autoridades dos paises implicados para trocar informação de forma rápida e segura, aumentando sua eficácia. Se uma embarcação ilegal é detectada por um avião espanhol enquanto se dirige à costa de Portugal, o sistema de comunicação deveria avisar de forma imediata às autoridades portuguesas

A notícia real é a contratação da empresa Indra para o desenvolvimento de parte do sistema terrestre de comunicações, mais nada

www.indra.es/servlet/ContentServer? (http://http)

Esta é a realidade. O artigo de Papatango em Areamilitar é a ficção

Nisso tem toda a razão, mas a minha afirmação baseou-se na notícia que um jornal português publicou hoje, por isso peço desculpa por ter induzido em erro os forista. Mas por outro lado o site da idra mostra uma coisa interessante:


Citar
El sistema Sea Horse Network se integrará con sistemas externos de información como el sistema de vigilancia marítima SIVE, o los sistemas de identificación automática marítima (AIS), permitiendo la visualización geográfica de las amenazas en tiempo real.

e

Citar
La experiencia de Indra en la implementación de sistemas de vigilancia de fronteras, como el sistema SIVE, y sistemas de comunicaciones vía satélite han sido fundamentales para el desarrollo del sistema Sea Horse Network


agora diga-me se o sistema é ou não para controlar fronteiras
Título:
Enviado por: Daniel em Maio 27, 2008, 10:55:50 pm
Miguel
Citar
Quanto a Portugal, em vez de investir em FUTEBOIS que invista no que realmente é necessario pelo bem da naçao.

Citar
Nem sequer consiguimos por umas traineiras como uma peça do museu no mar, e procuramos vender F16 que nos foram cedidos.Etc Etc....


Caro miguel, com todo o respeito, o seu discurso é sempre o mesmo, por favor não seja mau pra si mesmo, porque na realidade não estamos assim como vc diz estamos no caminho certo, os NPO mais tarde ou mais cedo terão a navegar e muita gente vai ficar supreza c34x
Título:
Enviado por: manuel liste em Maio 27, 2008, 10:58:02 pm
Citação de: "nelson38899"
 
Nisso tem toda a razão, mas a minha afirmação baseou-se na notícia que um jornal português publicou hoje, por isso peço desculpa por ter induzido em erro os forista. Mas por outro lado o site da idra mostra uma coisa interessante:


Citar
El sistema Sea Horse Network se integrará con sistemas externos de información como el sistema de vigilancia marítima SIVE, o los sistemas de identificación automática marítima (AIS), permitiendo la visualización geográfica de las amenazas en tiempo real.

e

Citar
La experiencia de Indra en la implementación de sistemas de vigilancia de fronteras, como el sistema SIVE, y sistemas de comunicaciones vía satélite han sido fundamentales para el desarrollo del sistema Sea Horse Network

agora diga-me se o sistema é ou não para controlar fronteiras


O sistema SIVE vigia as costas do Mediterrâneo espanhol e Canárias desde terra. Está composto de radares e sistemas ópticos, operados pela Guardia civil, destinados principalmente à luta contra a imigração ilegal. Qual é sua relação com a suposta vontade espanhola de controlar a ZEE portuguesa? Ninguém o sabe, exceto Papatango e Deus

O fundo do assunto não é controlar nenhuma ZEE, senão lutar contra o tráfico de pessoas e de drogas entre o África Occidental e Europa. É um problema realmente grave do que os espanhóis são muito conscientes. Durante os últimos anos morreram milhares de pessoas tentando atingir em botes as costas espanholas e as autoridades tiveram que fazer algo ao respecto

Sabem que há aviões que aterrizam em Espanha carregados com drogas procedentes do Norte de África? É o mesmo sistema que utilizam os narcos mexicanos para cruzar aos EUA

Se vocês em Portugal não se inteiraram da gravidade do problema, deveriam começar a fazê-lo, porque se as costas espanholas estão vigiadas e as portuguesas não, adivinhem para onde se dirigirão os navios e aviões que traficam com pessoas ou com drogas. Portugal e Espanha têm uma ampla cooperação contra o narcotráfico, problema importante em ambos paises. O sistema Sea Horse deveria melhorar a comunicação e fazer essa luta mais eficaz.

Esses são os objetivos, não a vigilância dos poucos peixes da ZEE portuguesa. Aqui a ninguém interessa a ZEE portuguesa, nem estamos dispostos a pôr um só euro para controlá-la. Já custa bastante controlar nossas costas como para querer controlar as de Portugal. Nao, obrigado

O senhor Papatango crê que vive numa ilha afastada do mundo, e cuja única ameaça é Espanha e os "malvados espanhóis". Mas o Portugal real tem outras ameaças, não são pequenas e podem ser piores se não  luta contra elas de todas as maneiras eficazes. Não o digo eu, não o diz Espanha. Dí-lo a União Européia, que está agora pagando a vigilância de navíos patrulha europeus ante as costas de África Ocidental, porque Espanha não tem bastantes para vigiar uma costa tão extensa. E não estão aí para vigiar os peixes da ZEE portuguesa.

Há uma boa razão para que Marrocos não esteja interessada em colaborar: Marrocos é a origem principal do tráfico ilegal de pessoas e de drogas entre África e a União Européia, ali vive muita gente desses tráficos, até níveis altos da administração do país. Portugal não é Marrocos, nem creio que lhe convenha parecer-se a Marrocos. Portugal está na mesma equipe de Espanha, que é o da UE e o das democracias ocidentais, onde se luta contra os tráficos ilegais. Ou não?
Título:
Enviado por: Daniel em Maio 27, 2008, 11:04:04 pm
manuel liste
Citar
não a vigilância dos poucos peixes da ZEE portuguesa. Aqui a ninguém interessa a ZEE portuguesa, nem estamos dispostos a pôr um só euro para controlá-la. Já custa bastante controlar nossas costas como para querer controlar as de Portugal. Nao, obrigado


Meu caro, por favor, demagogía.  c34x
Título:
Enviado por: papatango em Maio 27, 2008, 11:11:06 pm
Citar
Há uma boa razão para que Marrocos não esteja interessada em colaborar: Marrocos é a origem principal do tráfico ilegal de pessoas e de drogas entre África e a União Européia, ali vive muita gente desses tráficos, até níveis altos da administração do país. Portugal não é Marrocos, nem creio que lhe convenha parecer-se a Marrocos. Portugal está na mesma equipe de Espanha, que é o da UE e o das democracias ocidentais, onde se luta contra os tráficos ilegais. Ou não?


Os tráficos ilegais, são sustentados pelas Máfias que recebem os imigrantes.
As quais não estão exactamente em Marrocos. Os marroquinos acham que não devem confiar nos espanhóis, por alguma razão será...

De qualquer forma essa nem sequer é a questão. A questão é se os espanhois passam ou não passam a controlar águas e áreas sobre as quais têm pretensões mas que não lhe pertencem.

E sejam quais forem essas pretensões, isso não lhe dá o direito de colocar o trabalho dos outros em causa, ainda mais quando se trata apenas de informação.
Título:
Enviado por: Lancero em Maio 27, 2008, 11:20:15 pm
Este texto de Nuno Rogeiro [revista Sábado, n.º212, 21 Maio 2008] poderia ser colocado em pelo menos cinco tópicos do Fórum Defesa. Faço-o aqui porque este parece estar a ter muita saída  :mrgreen:
Na minha opinião, uma análise clara e consisa.

Citar
Aos bons amigos

Várias personalidades do Estado, do regime e do Governo de Espanha declararam, recentemente, que as relações com Portugal "são melhores do que nunca".
É uma verdade. Mas com segundos sentidos.
Ninguém de bom senso pode negar que Portugal precisa de se organizar, com Espanha, em muitas alíneas da vida comum. Ocorrem logo as questões da segurança, das emergências, das ligações rodoviárias, dos canais diplomáticos, dos recursos naturais. E há, claramente, várias ocasiões em que a entrada de empresas espanholas no mercado português, e portuguesas no mercado espanhol, são naturais e benéficas.
Não há ainda, desde o fim da "Guerra das Laranjas", e sobretudo desde 1945, qualquer contencioso militar ou territorial, se exceptuarmos a questão de Olivença. Por um lado, esta não é uma bizarria de doidos, mas um problema de direito internacional. Por outro, não é uma grande questão, mas um detalhe simbólico: ninguém na Primeira República, ou no Estado Novo, propôs a resolução pelo sangue ou pela espada, o que é significativo.
Mas dito isto, não se pode ignorar que existe, em certa Espanha, um problema para Portugal.
É evidente que, nalguns meios cuturais de Madrid, incluindo aqueles que promovem os currículos escolares, existe um "complexo português". Muitas gerações espanholas estudaram a história universal, induzidas no erro que a independência portuguesa começou em 1640 e não a meio do século XII. E muitos aprenderam que essa independência (não Restauração) só foi possível, porque o império espanhol teve de optar, e precisou de esmagar, no ovo, a insurreição na Catalunha.
A história lusitana surge assim desfocada e diminuída: esfumam-se a revolução nacional que leva a Aljubarrota, a divisão geopolítica das Tordesilhas, a via diferente nos Descobrimentos, o Renascimento português, a ausência de feudalismo, o destino próprio face ao Norte de África. Alguns "teóricos" chegam a sugerir que a Al-Qaeda ameaça igualmente Portugal e Espanha, por causa do "passado comum".
Essa desfocagem e diminuição possuem consequências: Portugal surge como uma Nação pouco sedimentada, algo artificial, baptizada pela desorganização, e por uma certa excentricidade. Para muitos espanhóis de boa-fé, Lisboa só tomou o rumo com os fundos comunitários, e depende deles para se manter a ordem.
Quando o vice-presidente da Catalunha, Josep Luís Carod Rovira, explica que uma certa Espanha neoimperial nunca se reconsiliou com a ideia de um Portugal independente, limita-se a frisar uma evidência. Quando 25 mil pessoas protestam, em Santiago de Compostela, contra a misteriosa "proibição" de emissão televisiva em português, ou quando clamam pelo reconheciento do galego como "português internacional", causam ondas.
Claro que não se pode confundir o problema espanhol em lidar com a sua identidade em desagregação, com a necessidade de continuarmos bons amigos.
Mas nenhuma boa amizade resiste à estupidez de uma das partes. Não sejamos nós os idiotas da aldeia.
Título:
Enviado por: tyr em Maio 27, 2008, 11:20:32 pm
que este sistema traz claras vantagens para portugal é obvio, o receio é a má utilização destas ferramentas por exemplo para espionagem industrial (por exemplo via de imagens satelite identificar padrões de empresas (ou clientes) que possam ser estudados em proveito de empresas espanholas).
a invasão militar de Portugal, pelo menos nos proximos 20 anos é obviamente irreal, mas a guerra economica (que espanha esta claramente a ganhar pois a economia espanhola tem blindagens contra o controlo de capitais estrangeiros ao contrario da actual economia portuguesa e consequentemente a capacidade das companhias espanholas vingarem cá é muito maior que as empresas lusas vingarem ai) esta neste preciso momento a decorrer.
Título:
Enviado por: Jorge Pereira em Maio 28, 2008, 04:50:59 am
A versão espanhola do funcionamento do sistema:

Citar
REPORTAJE: Los problemas de los inmigrantes

Pesca de 'sin papeles' vía satélite

Interior teje una red informática con Portugal y tres países africanos para cruzar datos de espías y de radares

TOMÁS BÁRBULO - Mdrid - 26/05/2008
Ahora mismo, sobre nuestras cabezas, a 36.000 kilómetros de altura, hay un satélite espía que pesa 3,7 toneladas. Se llama Spainsat, y es propiedad del Ministerio de Defensa. Antes de finales de año, ayudará al Gobierno a blindar las costas frente a traficantes de drogas e inmigrantes irregulares.
El satélite es el corazón de una red de información cifrada que teje el Ministerio del Interior y que incluirá a Portugal y a tres países de África occidental. El proyecto, denominado Sea Horse Network, está siendo desarrollado por la empresa Indra, primera multinacional electrónica española.
En esencia, se trata de crear una gran intranet internacional, invulnerable a los espías. A través de antenas especiales apuntadas hacia el Spainsat (que se halla en órbita geoestacionaria; esto es: siempre sobre el mismo punto de la Tierra), enlazará permanentemente siete centros de información.El centro de mando estará ubicado en Las Palmas; será una versión más desarrollada del que ahora coordina las operaciones de vigilancia en el Atlántico. En previsión de un hipotético fallo, habrá otro centro, "de respaldo", en Madrid. Y serán construidos cinco centros más en Portugal (Lisboa), Mauritania (Nuadibú y Nuakchot), Senegal (Dakar) y Cabo Verde (Praia). Todos ellos quedarán integrados en una gigantesca intranet "segura" (esto es: supuestamente invulnerable a las interceptaciones). Según fuentes españolas, Marruecos ha rechazado formar parte de la red.
Cada una de las estaciones estará equipada con dos consolas de operaciones. En ellas trabajarán agentes locales y españoles, que, a través del satélite, enviarán al centro de mando de Las Palmas la información cifrada recogida de dos fuentes: los numerosos espías del CNI desplegados en África durante los últimos años y el Sistema de Identificación Automática (AIS son sus siglas en inglés).
Los agentes secretos proporcionan información y fotografías sobre operaciones sospechosas. En cuanto al AIS, es un sistema estandarizado por la Organización Marítima Internacional y funciona en el mar de forma similar a como lo hacen en el cielo los controles de navegación aérea: todas las embarcaciones de más de 500 toneladas están obligadas a llevar un equipo de comunicaciones por radio y, a través de él, deben responder a las preguntas de las autoridades responsables de las aguas que estén navegando: nombre del barco, bandera, carga, tripulación, puerto de salida, puerto de destino...
En Las Palmas, todos esos datos son cruzados con los que proporcionan los servicios secretos y el Sistema Integral de Vigilancia Exterior (SIVE). El SIVE es una combinación de estaciones costeras dotadas con radares y cámaras de vídeo, térmicas y de visión nocturna.

La primera de las estaciones del SIVE fue instalada en 2001 en el Campo de Gibraltar, en donde entonces desembarcaban impunemente cada día decenas de inmigrantes marroquíes sin papeles. Tuvo tanto éxito en la detección de las pateras que, siete años después, ya funcionan 30: 19 de ellas cubren la costa desde Ayamonte hasta el límite de Almería con Murcia, 10 lo hacen desde las Canarias occidentales (Gran Canaria, Fuerteventura y Lanzarote) y una más desde Ceuta. A lo largo de este año, Interior levantará nuevas estaciones en Tenerife, Hierro, Gomera, Murcia, Alicante, Valencia e Ibiza.
Las cámaras de esas torres de vigilancia tienen un alcance de entre 15 y 20 kilómetros. Pero sus radares van más allá: son capaces de detectar una pequeña patera de madera a 20 kilómetros, una lancha neumática a 34 kilómetros y un carguero a 130 kilómetros. Esta última distancia, por ejemplo, es superior a la que existe entre las ciudades de Madrid y Ávila.
Tal vez un ejemplo pueda ilustrar mejor el funcionamiento del nuevo entramado Sea Horse Network. El centro de Praia, en Cabo Verde, alerta al mando de Las Palmas (siempre a través del satélite) acerca de un barco sospechoso que acaba de pasar junto al archipiélago con rumbo norte. Informa del nombre del barco, de su bandera y del lugar del que supuestamente procede, Guinea-Bissau. El centro de mando de Las Palmas pone esa información a disposición del centro de Dakar, que alerta a los agentes del CNI en Guinea-Bissau. Éstos rastrean entre los buques que han abandonado el puerto de Bissau en las fechas señaladas y no hallan ninguno que se corresponda con las características de la nave sospechosa. Remiten su información a Dakar, que la envía a Las Palmas. A partir de ese momento, los guardias civiles que operan con los radares del SIVE rastrean en sus pantallas la nave sospechosa para interceptarla antes de que alcance la costa. El mecanismo de la red ha encendido la alerta para frustrar las intenciones de un barco negrero o de una operación de tráfico de drogas.


Exposto isto, fico com algumas dúvidas preocupantes:

Na estação sedeada em Portugal irão estar agentes espanhóis como refere o texto acima?

Se assim for, estes podem eventualmente enviar toda a informação que quiserem de tudo aquilo que se passa na nossa ZEE para a sede do comando do sistema em Las Palmas ou eventualmente para Madrid. Isto sempre e quando os nossos sistemas VTS e Sivicc façam parte desta rede.

Assim sendo, surge uma pergunta inevitável:

Os nossos sistemas VTS e Sivicc fazem parte desta rede?


Mesmo sem agentes espanhóis cá, pode o sistema enviar essa informação de forma autónoma e sem controlo português para o centro de comando em Las Palmas ou Madrid?

Muitas dúvidas que devem ser cabalmente esclarecidas.
Título:
Enviado por: manuel liste em Maio 28, 2008, 08:12:36 am
Citação de: "Jorge Pereira"
 Exposto isto, fico com algumas dúvidas preocupantes:

Na estação sedeada em Portugal irão estar agentes espanhóis como refere o texto acima?

Se assim for, estes podem eventualmente enviar toda a informação que quiserem de tudo aquilo que se passa na nossa ZEE para a sede do comando do sistema em Las Palmas ou eventualmente para Madrid. Isto sempre e quando os nossos sistemas VTS e Sivicc façam parte desta rede.

Assim sendo, surge uma pergunta inevitável:

Os nossos sistemas VTS e Sivicc fazem parte desta rede?


Mesmo sem agentes espanhóis cá, pode o sistema enviar essa informação de forma autónoma e sem controlo português para o centro de comando em Las Palmas ou Madrid?

Muitas dúvidas que devem ser cabalmente esclarecidas.


Essas perguntas deveriam ser esclarecidas pelas autoridades portuguesas, que são as competentes na matéria. Os espanhóis não vão dizer a vocês o que têm que fazer em Lisboa, ou como têm que colaborar na luta contra os tráficos ilegais. Devem ser as autoridades portuguesas quem valorizem o novo sistema, se lhes interessa tomá-lo para melhorar o controle dos tráficos ilegais, ou não, em todo ou parte.

O texto que você inseriu confirma minhas opiniões, graças por pô-lo
Título:
Enviado por: manuel liste em Maio 28, 2008, 08:21:35 am
Citação de: "tyr"
que este sistema traz claras vantagens para portugal é obvio, o receio é a má utilização destas ferramentas por exemplo para espionagem industrial (por exemplo via de imagens satelite identificar padrões de empresas (ou clientes) que possam ser estudados em proveito de empresas espanholas).
a invasão militar de Portugal, pelo menos nos proximos 20 anos é obviamente irreal, mas a guerra economica (que espanha esta claramente a ganhar pois a economia espanhola tem blindagens contra o controlo de capitais estrangeiros ao contrario da actual economia portuguesa e consequentemente a capacidade das companhias espanholas vingarem cá é muito maior que as empresas lusas vingarem ai) esta neste preciso momento a decorrer.


É um satélite de comunicações, não de vigilância. Não tem radar nem equipes ópticas, assim que não tem capacidade para fazer espionagem. Cada hora sobrevoam Portugal (e Espanha) vários satélites de vigilância e ninguém se escandaliza por isso

Portugal não é a URSS, e há formas mais singelas e eficazes de fazer espionagem que mediante um caro satélite  :wink:
Título:
Enviado por: Lancero em Maio 28, 2008, 10:40:20 am
Citação de: "manuel liste"
Essas perguntas deveriam ser esclarecidas pelas autoridades portuguesas, que são as competentes na matéria. Os espanhóis não vão dizer a vocês o que têm que fazer em Lisboa, ou como têm que colaborar na luta contra os tráficos ilegais. Devem ser as autoridades portuguesas quem valorizem o novo sistema, se lhes interessa tomá-lo para melhorar o controle dos tráficos ilegais, ou não, em todo ou parte.

Certo então. Mas parece ser o que está a acontecer (segundo bold) Poderiam ter começado por informar o nosso Governo, antes de vender o peixe nos jornais.


Citar
Migrações/Mediterrâneo: Portugal desconhece sistema vigilância espanhol, mas está "aberto" para cooperação    

   Évora, 27 Mai (Lusa) - O ministro da Administração Interna disse hoje  que Portugal "está aberto" ao desenvolvimento de projectos de cooperação  com Espanha para combater a imigração ilegal, mas afirmou desconhecer o  sistema espanhol de vigilância das fronteiras marítimas na Península Ibérica.  

 

   Na edição de hoje, o Diário de Notícias, citando o jornal espanhol El  Pais, refere que o Ministério do Interior de Espanha está a montar um sistema  de vigilância das fronteiras marítimas com vista ao combate da imigração  ilegal e do tráfico de droga.  

 

   Segundo o jornal, o sistema espanhol prevê especificamente um centro  de informação a erguer em Lisboa e ainda outros em três países africanos  que já se associaram ao projecto.  

 

   Em conferência de imprensa, no final da VI Conferência sobre Migrações  no Mediterrâneo Ocidental, que decorreu em Évora, Rui Pereira disse aos  jornalistas que "o Ministério da Administração Interna não tem conhecimento  desse projecto" e que "não estão em curso quaisquer negociações".  

 

   No entanto, salientou que Portugal "está disponível para combater a  imigração ilegal" e "aberto" para desenvolver "novos projectos de cooperação  que envolvam as novas tecnologias".  

 

   Em declarações à Agência Lusa à margem da conferencia, o ministro do  Trabalho e da Imigração espanhol, Celestino Corbacho, afirmou que o projecto  está a ser desenvolvido pelo Ministério do Interior, mas garantiu que Espanha  está empenhada no combate à imigração ilegal e mantêm cooperação com vários  países, incluindo Portugal.  
Título:
Enviado por: legionario em Maio 28, 2008, 11:25:18 am
...nao acho bem é expulsar os espanhois do forum, como propunha alguem :)
Título:
Enviado por: typhonman em Maio 28, 2008, 11:32:07 am
Portugal ao menos está aberto a todas as formas de cooperação com tudo e todos, mesmo com países que durante a história nos invadiram de 200 em 200 anos.Mas alguem se fia da boa vontade de Espanha?
Título:
Enviado por: Kawa em Maio 28, 2008, 11:38:31 pm
Citação de: "Typhonman"
Portugal ao menos está aberto a todas as formas de cooperação com tudo e todos, mesmo com países que durante a história nos invadiram de 200 em 200 anos.Mas alguem se fia da boa vontade de Espanha?


Nos poderíamos dizer o mesmo de un país que non soe cumplir a palabra que dá a España señor Typhonman ¿ou xa esquenceu vocé o muito que durou a sua palabra de pechar os portos ós ingleses despois de Badajoz? :roll:

En cuanto á expulsion de Ferrol só serveu para que o administrador do foro e algun moderador se retratasen, sobre todo cuando Ferrol demostrou que o que ele disse era certo e que aqui se tinha justificado o terrorismo con o caso de Lusitanus.

Pero non se preocupen que se algo se esta a ver é que a hipocresía é algo que se da muito bem en este foro por parte de alguns portugueses.
Título:
Enviado por: papatango em Maio 29, 2008, 12:20:39 am
Bom, vamo-nos abster de considerações adicionais.
O descadastramento do Ferrol, é um caso encerrado e perfeitamente justificado.
Justificado por uma tentativa iniqua de amedrontar e insultar as pessoas que participam neste fórum.

Ninguém tem o direito de entrar na casa dos outros para os insultar.
Independentemente disso, mantivemos o Ferrol aguardando que moderasse os seus insultos. Foram concedidos ao Ferrol, direitos que a gestão do Fórum não concedeu a anteriores participantes portugueses.

Quanto às questiúnculas pessoais, notar que onde elas se transformam em trocas de galhardetes sem sentido, os comentários poderão ser removidos.
Não se trata de censura, mas sim de organização. Creio que todos compreenderão.
Título:
Enviado por: Kawa em Maio 29, 2008, 01:07:46 am
Citação de: "papatango"
Bom, vamo-nos abster de considerações adicionais.
O descadastramento do Ferrol, é um caso encerrado e perfeitamente justificado.
Justificado por uma tentativa iniqua de amedrontar e insultar as pessoas que participam neste fórum.


¿Asustar? ¿Insultar? ¿Esta seguro de que vocé lee este foro? Se é vocé un dos que máis insultan, e logo falan de mentir :roll:
Título:
Enviado por: oultimoespiao em Maio 29, 2008, 03:15:47 am
Achei errado expulsar o ferrol

Ha bem piores que nada passa, deixa o forum com hipocrisia no ar!
Título:
Enviado por: Duarte em Maio 29, 2008, 05:18:37 am
Citação de: "oultimoespiao"
Achei errado expulsar o ferrol

Ha bem piores que nada passa, deixa o forum com hipocrisia no ar!


Subscrevo.
 Ataques ad homimem duma "nojência" ímpar têm passado aqui, despercebidos. Mas enfim...  :roll:
Título:
Enviado por: old em Maio 29, 2008, 11:17:07 am
Han expulsado a Ferrol del foro  :shock: ?
Título:
Enviado por: AMRAAM em Maio 29, 2008, 12:30:43 pm
Citação de: "old"
Han expulsado a Ferrol del foro  :( .Sinceramente,me llevo una decepcion con este foro(y eso,que hace tiempo ya alguien me aviso de que algo asi podria pasar  ),bueno mejor dicho con algunas personas de este foro(sobre todo con algun que otro moderador),ya que no es correcto generalizar,ya que aqui hay gente que merece la pena,pero me da la sensacion que aqui no se mide con el mismo "rasero"a todo el mundo,sobre todo si esa persona y forista es española.
Si encuantran algo punible en mi mensaje,ahora,pues si quieren me banean a mi tambien,y asi hacemos una limpieza de españoles en el foro,que nunca viene mal ¿verdad? :evil:
AMARGOS SALUDOS!!! :down:
Título:
Enviado por: Tiger22 em Maio 29, 2008, 01:54:31 pm
Espanha é exemplo de quê?

O crescimento espanhol foi todo sustentado na construção civil que por sua vez foi alimentado pela lavagem de dinheiro. 23% das casas em Espanha nos últimos 10 anos foram pagas em dinheiro. :roll:

A mama acabou, basta ver os últimos relatórios. A Espanha voltará ao seu devido lugar. A sobranceria em breve dará lugar ao desespero. Infelizmente para eles. Tenho um amigo espanhol, só a título de exemplo, na Andaluzia, que ganha mais ou menos 1300 euros mensais. Comprou um apartamento por 200.000 euros! Apartamento minúsculo pelo que paga 970 euros mensais. :shock:  Até aqui tudo bem, ou melhor, menos mal. O pior de tudo, é que esse mesmo apartamento vale agora 140, 150 mil euros! :roll:  :shock:  E não é um caso isolado, é a situação dramática da esmagadora maioria dos espanhóis que compraram casa.

E ainda me vêm falar da Espanha :roll:
Título:
Enviado por: papatango em Maio 29, 2008, 02:56:37 pm
Citação de: "oultimoespiao"
Achei errado expulsar o ferrol

Ha bem piores que nada passa, deixa o forum com hipocrisia no ar!


Devemos ter em atenção os antecedentes. A expulsão - absolutamente justificada - do Ferrol, deveu-se não apenas ao facto de ter proferido mais um insulto e uma ofensa às pessoas responsáveis por este fórum, mas acima de tudo, pelo facto de este tipo de insultos se ter repetido pelo menos pela terceira vez.

O participante Ferrol, já incorreu neste Fórum em práticas que não são aceites pela administração do fórum nem pelos moderadores, tendo sido por diversas vezes avisado, nomeadamente tendo sido suspenso.

A expulsão, é por isso resultado da acumulação de invenções, mentiras, distorções e práticas continuadas destinadas a insultar os participantes do forum e a descredibilizar as suas opiniões, como os famosos «enlaces» da wikipedia, retirados completamente do contexto.

A gota de água, foi a afirmação de que este fórum era um fórum de terroristas e apoiantes do terrorismo.

O participante Ferrol foi convidado a remover as afirmações insultuosas mais uma vez, e mais uma vez teria sido «relevado» se tivesse tido a honestidade de reconhecer que todas as pessoas que neste forum fizeram apologia de terrorismos ou nazismos ou outro tipo de ismois, foram ou advertidas publicamente ou mesmo expulsas.

Mas de forma arrogante e insultuosa, e demonstrando absoluta Má Fé, o participante insistiu nos seus insultos.

Ocorre, que tando as pessoas da administração do fórum como os moderadores, também são gente, e chega a um ponto em que até um santo perde a paciência.

Se estivessemos num fórum espanhol, o Ferrol tinha sido definitivamente expulso há anos atrás. Como isso não acontece, foram-lhe dadas inumeras oportunidades para continuar a participar evitando problemas.

Este fórum, tem bastantes pessoas inscritas, e o numero de expulsos é relativamente reduzido, exactamente porque ninguém neste fórum gosta de expulsar pessoas por mau comportamento.

Mas demais é demais.

Chega a um ponto em que a paciência se esgota.

Prossigamos pois, com a discussão do tema
Título:
Enviado por: garrulo em Maio 29, 2008, 03:12:27 pm
Garrulo sigue activo en el foro,de todas formas gracias por el interés.
Título:
Enviado por: Kawa em Maio 29, 2008, 03:27:48 pm
¿Por que borro mi respuesta a Tiger Papatango? ¿Que pasa ya volvemos a la censura?
Título:
Enviado por: old em Maio 29, 2008, 03:32:31 pm
Citação de: "Tiger22"
Espanha é exemplo de quê?

O crescimento espanhol foi todo sustentado na construção civil que por sua vez foi alimentado pela lavagem de dinheiro. 23% das casas em Espanha nos últimos 10 anos foram pagas em dinheiro. :roll:

A mama acabou, basta ver os últimos relatórios. A Espanha voltará ao seu devido lugar. A sobranceria em breve dará lugar ao desespero. Infelizmente para eles. Tenho um amigo espanhol, só a título de exemplo, na Andaluzia, que ganha mais ou menos 1300 euros mensais. Comprou um apartamento por 200.000 euros! Apartamento minúsculo pelo que paga 970 euros mensais. :shock:  Até aqui tudo bem, ou melhor, menos mal. O pior de tudo, é que esse mesmo apartamento vale agora 140, 150 mil euros! :roll:  :shock:  E não é um caso isolado, é a situação dramática da esmagadora maioria dos espanhóis que compraram casa.

E ainda me vêm falar da Espanha :roll:


Ejemplo para todos?

Venga caballero. Deje de escribir chorradas.

España a logrado un nivel de desarrollo muy superior, tanto que supera a Italia en PIB per capita. Y el PIB total bruto a Canada. Ambos del G8..

Se llevan decadas de fuerte crecimiento sostenido.

Ya ve usted que ejemplo tan malo..

Al margen de la construccion hay sectores de mucho mas peso. Industria Turismo, Tecnologia, Energia etc etc etc

La Burbuja inmobiliaria estaba cantado que iba a estallar. No eran normales los precios de la vivienda y el mercadose tiene que reajustar.
 Y por si eso fuera poco el precio del petroleo esta por las nubes. Pero en todo el mundo. De echo creo que en España es de la UE donde mas barato es..

Y aqui a diferencia de en UK no ha quebrado ningun banco, por ejemplo.

Y ademas ahora en Junio nos viene una paga extra de 400 euros a cargo del estado a todos los trabajadores!! (Promesas de ZP)

Ahora digame que ejemplo puede dar Portugal
Título:
Enviado por: Kawa em Maio 29, 2008, 03:41:54 pm
Está claro Old, el de como tirar por el retrete abajo las ayudas que recibió de la UE, mientras otros las supimos aprovechar para mejorar el país ellos las usaron para, ellos sabrán para que las usaron :roll:
Título:
Enviado por: Lancero em Maio 29, 2008, 03:48:34 pm
Citação de: "Kawa"
Está claro Old, el de como tirar por el retrete abajo las ayudas que recibió de la UE, mientras otros las supimos aprovechar para mejorar el país ellos las usaron para, ellos sabrán para que las usaron :roll:


O Kawa já veio a Portugal? Onde esteve?
Título:
Enviado por: AMRAAM em Maio 29, 2008, 03:49:17 pm
Para tiger 22:
Citar
Espanha é exemplo de quê?
Pues como todos,en este pais tenemos defectos,pero tambien virtudes.Asi en respuesta a tu comentario te digo que tenemos varios casos,en donde tomar a España como ejmplo:
 :wink: )
 :arrow: España ejemplo de como capear la crisis, dice el Financial Times(ni mas ni menos que el financial times)
http://www.radiocable.com/espana-ejemplo-de-como-capear-la-crisis-dice-el-financial-times.html
 :arrow: España,ejemplo del matrimonio homosexual para argentina.
http://anodis.com/nota/9148.asp
 :arrow: La Comisión Europea presenta como ejemplo la política española de integración
http://www.aulaintercultural.org/breve.php3?id_breve=1086
 :arrow: FMI: España, ejemplo para la UE(Año 2003)
http://www.libertaddigital.es/index.php?action=desaopi&cpn=1620(Este   apartado lo he puesto aqui,porque tiene,que ver con la economia,la vivienda y sobre lo que tu has dicho en el mensaje.)
Efectivamente,España,en los ultimos años ha abusado de la construccion de viviendas y de las especulacion con las mismas ,sistema ademas convertido en  uno de los metodos principales en los que basar su crecimiento economico.Esto tiene su repercusion negativa,evidentemente,ya que en periodos de crisis como el actual,España,economicamente se va a resentir mas que otros paises como,por ejemplo ,el mismo Portugal.La gran diferencia esta,en que todos estos años,la especulacion inmobiliaria como causa fundamental,ha contribuido a un gran desarrollo economico y sobre todo a nivel general en el pais,lo que ha hecho que en los ultimos años ,España se modernice mucho y sobre todo,que se contribuya a acercarse un poco mas a los datos de convergencia con Europa,como por ejemplo en el pib per capita.
------------------------------------------------------------------------------------

España supera a Italia en PIB per cápita....   

Cinco Días / MADRID (18-12-2007)

España avanza en el proceso de convergencia con la Unión Europea. El Producto Interior Bruto por habitante creció en 2006, hasta situarse en 22.152 euros y superar en cinco puntos la media de los 27 países de la Unión Europa. Es el avance más fuerte de este indicador en doce años, según apuntan fuentes de Economía, lo que ha permitido a España colocarse por encima de Italia (el PIB por habitante italiano queda en 21.730 euros). El Ejecutivo calcula que la renta por habitante podría llegar este año a 23.000 euros, lo que supondría un aumento de 848 euros respecto a la media de 2006.

Sin embargo, España se encuentra aún lejos (a cinco puntos) de la media de los socios de la zona euro, que registra un nivel de 110 puntos sobre la media comunitaria

http://www.cincodias.com/articulo/economia/Espana/supera/Italia/PIB/per/capita/cdscdi/20071218cdscdieco_5/Tes/
-------------------------------------------------------------------------------------
Toda esta situacion de bonanza economica,durante estos años no solo ha permitido mantener todos estos años un deficit publico 0,sino que ademas ha habido un gran superavit ,por ejemplo el año pasado en la Seguridad social(14.104,69 millones EUROS).
-------------------------------------------------------------------------------------
La Seguridad Social cerró 2007 con un superávit de 14.104,69 millones
http://www.finanzas.com/noticias/finanzas.php?url=/noticias-empleo/seguridad-social-cerro-2007_200801231334.html
-------------------------------------------------------------------------------------
Con estos datos en las cuentas publicas,podemos mantener cierta seguridad durante los proximos años de vacas flacas,en donde nos tendremos que apretar el cinturon,presupuestariamente hablando.Toda esta situacion del "BOOM inmobiliario",al final,aunque nos hace ser mas sensibles que otras economias al mismo,tambien nos ha permitido poder ahorrar bastante dinero durante los años precedentes ,lo que nos hace estar en una situacion mejor preparada que otros paises para poder afrontarla.
SALUDOS!!
Título:
Enviado por: AMRAAM em Maio 29, 2008, 03:55:09 pm
Citação de: "garrulo"
Garrulo sigue activo en el foro,de todas formas gracias por el interés.

Me alegro que asi sea,ya que cuando he visto hoy tu mensaje privado,pense que era demasiado tarde.  :wink:
Título:
Enviado por: papatango em Maio 29, 2008, 04:27:06 pm
TEMA:  Vigilância do mar por potência estrangeira
================================

As mensagens extemporâneas e que nada têm e ver com o tema poderão ser apagadas.
Solicita-se que não se desvirtuem continuamente os tópicos

Quem insiste em ir à farmácia para comprar botões, acabará por ser posto na rua pelo farmacêutico.
Por favor, vamos ter alguma organização e método.

Aconselho os participantes espanhois a refrearem a sua tradicional impulsividade...
recomenda-se Xanax.
Título:
Enviado por: legionario em Maio 29, 2008, 04:33:50 pm
retomando o topico :

aquelas lanchas rapidas (ditas, "lanchas voadoras") que a nossa Marinha confiscou aos traficantes espanhois, foram postas ao serviço das nossas autoridades para vigilancia das nossas aguas ?
Título:
Enviado por: nelson38899 em Maio 29, 2008, 05:00:45 pm
Sim, se procurar na net lancha voadora, vai encontrar noticias sobre a entrega dessas á GNR
Título:
Enviado por: zocuni em Maio 29, 2008, 11:31:29 pm
Tudo bem,

Andei lendo este fórum,pois devido a um problema de internet estive impossibilitado de acessar de Domingo até agora,infelizmente acontecem estes problemas.Lamento bastante.

Abraços,