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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Exércitos/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: Instrutor em Maio 15, 2008, 10:31:00 am
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Recentemente veio a público a intenção do Governo de Timor criar uma força de defesa contanto com os tres ramos das Forças Armadas e com mais de 3000 homens. Esta notícia parece ter incomodado a Austrália que pensava que iria abusar deste pequeno país como fez a Indonésia durante tantos anos. O que eu proponho aqui era se os camaradas estavam de acordo a um possível acordo de defesa e cooperação militar entre Portugal e Timor, desta forma com a vinda de nosvos equipamentos militares para as nossas Forças Armadas, poderiamos ceder algumas unidades para Timor. Por exemplo:
- Com a chegada dos 260 Pandur II ao nosso exército, vamos praticamente por de lado mais de 50 Chaimites V-200, e se desses 260 Pandur cerca de 33 vierem com a torre de 105mm vamos tambem por de lado cerca de 15 Chaimites V-150 com torrem de 90mm. O que fazer com este material? Na minha opinião deveriamos ceder cerca de 20 Chaimites V-200 e cerca de 10 Chaimites V-150 devidamente operacionais para as Forças de Defesa de Timor ficando as restantes unidades para as nossas Forças de Segurança nomeadamente a GNR.
- Com a chegada dos Leopardos a Portugal o que fazer com os mais de 70 M60 A3, na minha opinião deveriamos ceder cerca de 30 CC M60 e ficariamos com mais de 40 CC M-60 para uma reserva de Guerra.
No que respeita a Força Aérea vamos receber a curto prazo os 12 C-295M, poderiamos ceder algumas aeronaves Aviocar-100 para Timor, os mesmo se passa com os Aluette III, com a chegada dos novos Helis.
Na Marinha poderiamos ceder duas ou tres corvetas com a chegada dos novos Patrulhoes, mais algumas unidades de Patrulhas Costeiros da classe Cacine que em breve serao substituidos por outros mais modernos.
Isto tudo com as devidas contrapartidas em petroleo e gas natural, sendo os militares de Timor devidamente treinados e equipados por Portugal.
O que acham desta ideia?
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O que temos que fazer é o que temos feito até agora. Treinamos, equipamos e apoiamos. CC, Chaimites? Nem pensar, as Chaimites foram demasiado utilizadas e já têm demasiados anos para serem um solução credivel. CC para um país tão pequeno e montanhoso? Não acho uma solução viável.
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Se nem os Humvee se mostraram adequados ao terreno...
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M-60 em Timor :roll:
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Tenho a solução, quando passar estes momentos de tensão em Timor, em vez de enviarmos mais militares da GNR, manda-mos para la um regimento de engenharia. No prazo de um ano temos Timor com auto-estradas
problema resolvido em termos de espaço para os M60 e Chaimites se manobrarem.
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Eu quero é espantar de la os chupistas dos australianos que querem sugar a todo o custo o petróleo de timor sem dar nada em troca. Portugal andou desde 1975 nas Nações Unidas a fazer força para os Indonésios saíssem de la, para agora aparecerem estes aproveitadores para roubar o que Timor tem de melhor.... nem que mande-mos para la as Fragatas Bartolomeu Dias e os SUB agora esses bonecos dos australianos nao podem sugar Timor.
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So uma pergunta Instrutor voce quer parar a Australia com o que??? :wink:
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Não é para a Australia meu amigo, é para Timor, podiamos enviar um Regimento de Engenharia, e uma Fragata como ainda nao dispomos de das Bartolomeu vamos com uma das Vasco da Gama, se o Governo de Timor nos solicitar temos de agir rapidamente, não podemos cometer erros grosseiros do passado, e deixar ao abandono um país irmao. Agora não podemos permitir é que a Austrália roube o petroleo e o gas a Timor.
Ja não seria a primeira vez que dispunhamos de uma Fragata em Timor para garantir a segurança das águas timorenses, o mesmo se passa com Cabo Verde, não mantemos uma aeronave Aviocar e também ja lá tivemos um P3P a patrulhar as águas territoriais?? Podiamos fazer o mesmo com Timor, fazer missoes rotativas de 4 meses entre as 3 Vasco da Gama.
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Meu caro amigo os timorenses é que querem a Australia la.
Se isso fosse solicitado a resposta seria pensada visto que nos nao temos uma marinha para andar a fazer patrulha em timor tinhamos que ter mais meios e isso é quase impossivel infelizmente.
Cumprimentos
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Meu caro amigo os timorenses é que querem a Australia la.
Se isso fosse solicitado a resposta seria pensada visto que nos nao temos uma marinha para andar a fazer patrulha em timor tinhamos que ter mais meios e isso é quase impossivel infelizmente.
Cumprimentos
quase impossivel tambem não, portugal, em termos militares até está a subir na minha consideração, desde que adquiriu os pandur e os leopard!!!
isto pode parecer parvo, mas não me levem a mal, portugal não poderia fazer uma especie de check up geral ás chaimites, e arranjar e substituir o que está mau(avarias ou qualquer problema) e mandar umas chaimites para timor???
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Não se pode mandar M-60 para Timor porque como nao há tanques do lado ocidental, a ilha afunda-se do lado oriental com o peso.
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Não faz mal, manda-se para o outro lado da ilha o politicos necessários, para equilibrar o peso e assim a ilha não se afunda! c34x
Opinião pessoal, Portugal devia era dar ou vender a preços convidativos um aviocar, para transportar tropas, alguns dos patrulhas da classe zaire para patrulhar as aguas deles e alguns dos canhões para as tropas.
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Não é para a Australia meu amigo, é para Timor, podiamos enviar um Regimento de Engenharia, e uma Fragata como ainda nao dispomos de das Bartolomeu vamos com uma das Vasco da Gama, se o Governo de Timor nos solicitar temos de agir rapidamente, não podemos cometer erros grosseiros do passado, e deixar ao abandono um país irmao. Agora não podemos permitir é que a Austrália roube o petroleo e o gas a Timor.
Ja não seria a primeira vez que dispunhamos de uma Fragata em Timor para garantir a segurança das águas timorenses, o mesmo se passa com Cabo Verde, não mantemos uma aeronave Aviocar e também ja lá tivemos um P3P a patrulhar as águas territoriais?? Podiamos fazer o mesmo com Timor, fazer missoes rotativas de 4 meses entre as 3 Vasco da Gama.
Instrutor uma pequena correcção em relação ao destacamento de CASA C212 Aviocar não era em Cabo Verde era em S. Tomé. Ah e sim era porque já terminou este ano, não me pergunte porquê
Quase de certeza que Timor não vai querer as dores de cabeça que nós já temos com a cadeia logística de todos esses meios. Além de que se Portugal acenasse com esses equipamentos (bastante usados e desgastados), a Austrália acenaria concerteza com material bem mais moderno.
Quanto ao agir rapidamente... como não estamos perto, a Austrália também nesse ponto ganha vantagem.
Claro está que com os compromissos com a NATO e os meios humanos e materiais que temos disponíveis não temos a capacidade de acudir em todas as frentes.
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É melhor desenvolvermos é uma bomba Antónia para acabar com eles
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Caros amigos, esta é a minha opinião pessoal, agora também nao podemos cometer os erros do passado, isto que fique bem assente, Portugal esta a tentar ajudar Timor como um país irmão que somos, agora se eles preferirem mais tarde a Austrália, que fiquem com eles, que se desenrrasquem depois e que Portugal lave as suas maozinhas e saia de la de consciencia tranquila, agora enquanto isto não acontece e enquanto tivermos la os homens da GNR que valem mais os 240 que la temos do que os 1000 ou 1000 e tal australianos, a garantirem a tranquiliadade do Senhor Presidente de Timor e de todos os membros do Governo, bem podemos entao ajuda-los militarmente:
- Cediamos alguns Aviocar conforme fossem chegando os C-295M;
- Treinavos e dava-mos formação ao futuro exército de Timor;
- Podiamos dar algumas corvetas aquando da chegada dos Patrulhoes e alguns patrulhas da classe cacine.
- Modernizavamos devidamente as Chaimites que a verdade é esta não estao assimmm tao mas, bem nos serviram na Bósnia e no Kosovo e um bom trabalho la desenvolvemos, e podiamos ceder algumas a Timor, bem como os V-150 que estao em muito boas condiçoes e relativamente bem modernos, quando chegassem os Pandur II.
Se alguns dos especialistas pensao que o M-60 não se adqua às necessidades de Timor, o que diria se estivessem estacionados 3 ou 4 M60 no Palacio Presidencial quando os rebeldes tentaram matar o Presidente. Os timorenses se forem inteligentes não se vao aliar em demasia aos Australianos, pois se assim for quando derem por ela estao novamente anexados a outro país. E se assim for e por culpa deles próprios que Portugal dê um murro na mesa e que diga o futuro a eles pertencem fizeram a sua escolha agora que se amanhem.
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Instrutor:
1 - Nós não podemos vender M-60.
2 - Não existem carros de combate pesados na Indonésia.
3 - Portugal há dois anos atrás deu espectáculo, quando os M-60 avariaram no meio de uma parada militar.
4 - Timor não tem meios para manter esses veículos.
5 - A presença de carros de combate pesados em qualquer lugar, apenas gera instabilidade e medo nas pessoas.
Nós já fizemos bastante por Timor, mas quem fez de facto o que era necessário, ou seja, enviar tropas para Timor quando a situação estava mais complicada foram os australianos.
Quando os portugas lá chegaram já os australianos estavam a mandar parte dos seus contingentes embora. E isto tem muito mais a ver com a distância que com outra coisa qualquer. Há que ser minimamente realista.
Nós não temos fragatas Vasco da Gama que cheguem para missões nas águas portuguesas e na NATO, quanto mais para mandar para um território do outro lado do mundo.
Já lá esteve uma e depois foi substituida por uma das antigas João Belo.
Algumas das corvetas portuguesas navegam porque são mantidas a bastante custo em Portugal, muitas vezes com «desenrascanços». Timor não tem capacidade nem para manter nem reparar um barco de pesca.
Quando há problemas, a solução é normalmente a Austrália, mas o mercado australiano não é assim tão grande, e o resultado é que para manter veículos e armamentos mais antigos acaba por ser necessário ficar à espera que seja Portugal a resolver o problema.
Faria muito mais sentido comprar alguns patrulhas em segunda mão à China por exemplo, que estar a mandar velharias desde Portugal, que naquelas paragens são difíceis quando não impossíveis de reparar.
Os Chaimites não têm reparação viável. De nada servem e são inferiores a camiões blindados que os americanos estão neste momento a utilizar.
Reparação viável, quer dizer uma reparação cujo custo em peças e mão de obra seja inferior ao preço de um veículo equivalente, novo ou em segunda mão mas melhor estado.
A Malásia que lhes ofereça veículos Condor. Compraram mais de 400 (nós temos uma dezena).
Cumprimentos
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Muito de acordo papatango, é a minha vontade a falar, de ver um Portugal a mandar no mundo com fazia à cerca de 500 anos.
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Temos que ser mais criticos para com a nossa História.
Há 500 anos Portugal não mandava no mundo
O que estabeleceu foi o completo domínio marítimo de um oceano, nas costas da que era a região mais rica do mundo e obteve os lucros que esse domínio lhe proporcionou.
Há 500 anos, nós estaríamos muito mais para Suiça que para Estados Unidos.
Portugal foi, isso podemos afirma-lo, o país mais rico do mundo durante um periodo do século XV. Mas essa riqueza também era aparente, porque por um lado não controlámos a dívida externa e por outro lado não controlámos uma coisa que ainda hoje nos aflige: Não controlámos o deficit.
Não controlando as contas públicas, pode-se viver das aparências e do crédito que os outros nos dão durante algum tempo, enquanto não se apercebem dos erros que cometemos.
Quando quem nos empresta dinheiro percebe que estamos a gasta-lo onde não devemos, fecha a torneira e não empresta mais. E só então percebemos que quando se gasta mais que o que se tem, acaba-se por entrar em decadência.
Infelizmente não aprendemos as lições da História...
...Provavelmente porque não nos damos ao trabalho de a estudar.
Prossigamos com o tema de Timor
Cumprimentos
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Caro papatango é a tradição, para as coisas más a tradição continua o mesmo que era...
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Nos ja fizemos muito.
Agora a nossa obrigaçao e cuidar de Portugal e levar Portugal ao top mundial.
Cumprimentos
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Nos ja fizemos muito.
Agora a nossa obrigaçao e cuidar de Portugal e levar Portugal ao top mundial.
Cumprimentos
Estamos no top em muita coisa já, é só ouvir as notícias todos os dias
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Instrutor:
1 - Nós não podemos vender M-60.
2 - Não existem carros de combate pesados na Indonésia.
3 - Portugal há dois anos atrás deu espectáculo, quando os M-60 avariaram no meio de uma parada militar.
4 - Timor não tem meios para manter esses veículos.
5 - A presença de carros de combate pesados em qualquer lugar, apenas gera instabilidade e medo nas pessoas.
Nós já fizemos bastante por Timor, mas quem fez de facto o que era necessário, ou seja, enviar tropas para Timor quando a situação estava mais complicada foram os australianos.
Quando os portugas lá chegaram já os australianos estavam a mandar parte dos seus contingentes embora. E isto tem muito mais a ver com a distância que com outra coisa qualquer. Há que ser minimamente realista.
Nós não temos fragatas Vasco da Gama que cheguem para missões nas águas portuguesas e na NATO, quanto mais para mandar para um território do outro lado do mundo.
Já lá esteve uma e depois foi substituida por uma das antigas João Belo.
Algumas das corvetas portuguesas navegam porque são mantidas a bastante custo em Portugal, muitas vezes com «desenrascanços». Timor não tem capacidade nem para manter nem reparar um barco de pesca.
Quando há problemas, a solução é normalmente a Austrália, mas o mercado australiano não é assim tão grande, e o resultado é que para manter veículos e armamentos mais antigos acaba por ser necessário ficar à espera que seja Portugal a resolver o problema.
Faria muito mais sentido comprar alguns patrulhas em segunda mão à China por exemplo, que estar a mandar velharias desde Portugal, que naquelas paragens são difíceis quando não impossíveis de reparar.
Os Chaimites não têm reparação viável. De nada servem e são inferiores a camiões blindados que os americanos estão neste momento a utilizar.
Reparação viável, quer dizer uma reparação cujo custo em peças e mão de obra seja inferior ao preço de um veículo equivalente, novo ou em segunda mão mas melhor estado.
A Malásia que lhes ofereça veículos Condor. Compraram mais de 400 (nós temos uma dezena).
Cumprimentos
eu não estou muito dentro do preço de reparação de uma chaimite, nem peças, poderia-me dar um exemplo????
cumprimentos.
ps: e como é isso dos camioes americanos serem melhor que as chaimites?
e porque não podemos vender m-60???
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Sim Komet mas nao é na economia.
Cumprimentos
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Instrutor:
1 - Nós não podemos vender M-60.
2 - Não existem carros de combate pesados na Indonésia.
3 - Portugal há dois anos atrás deu espectáculo, quando os M-60 avariaram no meio de uma parada militar.
4 - Timor não tem meios para manter esses veículos.
5 - A presença de carros de combate pesados em qualquer lugar, apenas gera instabilidade e medo nas pessoas.
Nós já fizemos bastante por Timor, mas quem fez de facto o que era necessário, ou seja, enviar tropas para Timor quando a situação estava mais complicada foram os australianos.
Quando os portugas lá chegaram já os australianos estavam a mandar parte dos seus contingentes embora. E isto tem muito mais a ver com a distância que com outra coisa qualquer. Há que ser minimamente realista.
Nós não temos fragatas Vasco da Gama que cheguem para missões nas águas portuguesas e na NATO, quanto mais para mandar para um território do outro lado do mundo.
Já lá esteve uma e depois foi substituida por uma das antigas João Belo.
Algumas das corvetas portuguesas navegam porque são mantidas a bastante custo em Portugal, muitas vezes com «desenrascanços». Timor não tem capacidade nem para manter nem reparar um barco de pesca.
Quando há problemas, a solução é normalmente a Austrália, mas o mercado australiano não é assim tão grande, e o resultado é que para manter veículos e armamentos mais antigos acaba por ser necessário ficar à espera que seja Portugal a resolver o problema.
Faria muito mais sentido comprar alguns patrulhas em segunda mão à China por exemplo, que estar a mandar velharias desde Portugal, que naquelas paragens são difíceis quando não impossíveis de reparar.
Os Chaimites não têm reparação viável. De nada servem e são inferiores a camiões blindados que os americanos estão neste momento a utilizar.
Reparação viável, quer dizer uma reparação cujo custo em peças e mão de obra seja inferior ao preço de um veículo equivalente, novo ou em segunda mão mas melhor estado.
A Malásia que lhes ofereça veículos Condor. Compraram mais de 400 (nós temos uma dezena).
Cumprimentos
eu não estou muito dentro do preço de reparação de uma chaimite, nem peças, poderia-me dar um exemplo????
cumprimentos.
ps: e como é isso dos camioes americanos serem melhor que as chaimites?
e porque não podemos vender m-60???
Major-alvega, os valores para a logística para as Chaimites não é propriamente o orçamento e tabela de preços de uma normal viatura na oficina XPTO.
Não deve existir muita informação por aí dado esta carecer de alguma confidencialidade. Afinal estamos a falar de meios de defesa.
Os M-60 ATTS foram fornecidos em 2ª mão, pelo Exército norte-americano na Europa, ao abrigo do MDAAP - Mutual Defense Assistance Act .
Era mais barato do que enviá-los de volta aos EUA para sucata
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isto é um pouco off topic, mas quantos leopard 2 tem o exercito portugues
neste momento???
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isto é um pouco off topic, mas quantos leopard 2 tem o exercito portugues
neste momento???
0 (ZERO).
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eu não estou muito dentro do preço de reparação de uma chaimite, nem peças, poderia-me dar um exemplo????
cumprimentos.
ps: e como é isso dos camioes americanos serem melhor que as chaimites?
O exemplo mais simples, é comparar o Chaimite com um veículo da época do Chaimite (alias mais recente que o Chaimite).
O que você propõe é reparar e modernizar veículos que são contemporâneos disto:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.classicclube.com%2Fc_venda%2Ffotos%2Fanva1664.jpg&hash=e20b1241550ee1069534bc4bcc6b2094)
É absurdo pensar que é possível manter uma frota destes veículos. Não só existe o normal desgaste do material, como os veículos se tornam inuteis
Os camiões blindados dos americanos como os MRAP-I são feitos para resistir a disparos que um Chaimite não consegue deter.
Veículo CAIMAN da BAE Systems (http://http)
Aliás, por isso mesmo, os equivalentes mais modernos dos Chaimite (ou dos V-150, para ser mais correto) foram considerados inadequados.
M-1117, um primo afastado do CHAIMITE, considerado inadequado para MRAP (http://http)
Como já foi dito, a venda dos M-60 só é possível com autorização dos Estados Unidos. Nós não podemos vender material que nos foi dado para uma função defensiva na Europa.
Uma modernização dos M-60 para um padrão moderno (M-60/2000 ou M-60/Sabra-2) custa um minimo de dois milhões de Euros por unidade e nós não temos capacidade técnica para o fazer.
M-60 SABRA (http://http)
M-60 120S (http://http)
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Espectáculo :roll: c34x .
As necessidades actuais exigem veículos muito mais blindados/pesados e com maior mobilidade Todo-o-Terreno dada por sistemas 6X6 e, principalmente, 8X8, por oposição a 4X4 da Chaimite...para não falar noutras questões...como capacidade de transporte de tropas, conforto interior, etc., etc.
Em relação à questão do fabrico, a maior parte dos Pandur II vão ser feitos em Portugal, com incorporação de componentes nacionais que pode chegar a 80% no caso da versão-base.
Caro "major-alvega" correndo o risco de ser repetitivo, aconselho a pesquisar longamente o presente fórum porque ai encontrará resposta às suas perguntas sobre os Leopard e os Pandur.
PS: Olhe que o Chaimite não é uma "maravilha" nacional, não passa de uma cópia ligeiramente alterada do veículo V-100/150 Commando norte-americano :arrow: http://forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?p=108279 (http://forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?p=108279)
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claro que sem a eloquência do Papatango
Eloquência, eue :mrgreen:
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Naziiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...não esquecer!
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Epah... Nazi não ... :mrgreen:
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pronto já percebi que os chaimite estão destinados á reforma.
ou então, para a policia municipal ou ASAE!!! LOL
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No caso de Timor, nao seria melhor uma "super-gendarmeria", uma força do estilo da nossa Guarda com vectores navais e aereos ligeiros?
Penso que alguns patrulhas rapidos e alguns meios aereos ligeiros seriam suficientes para Timor, quer para as missoes de soberania quer para missoes de socorro e assistência.
Em terra, uma pequena força bem treinada e equipada de nivel batalhao satisfaria plenamente às necessidades desse pequeno pais.
De qualquer das maneiras, Timor nao se pode abstrair do seu contexto regional, em que os vizinhos mais importantes sao a Indonesia e a Australia...e Timor, SO pode ser amigo deles.
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(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi201.photobucket.com%2Falbums%2Faa310%2Fbz6568%2Fnightshift%2FNS-2%2F20091001adf8144078_142.jpg&hash=6244aa601335376b1c9ae4f40ea9ad84)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi201.photobucket.com%2Falbums%2Faa310%2Fbz6568%2Fnightshift%2FNS-2%2F20091001adf8144078_148.jpg&hash=d7d51fd6d13055991b07c3c5f4872060)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi201.photobucket.com%2Falbums%2Faa310%2Fbz6568%2Fnightshift%2FNS-2%2F20091001adf8144078_151.jpg&hash=a1f1c538fc3cf29ee144dff39fa4cb20)
East Timor Defence Force personnel during traininig missions in Urban Operations. (defence.gov.au)
fonte:
bz6568
Nightshift
http://www.militaryphotos.net/forums/sh ... 995&page=2 (http://www.militaryphotos.net/forums/showthread.php?t=166995&page=2)
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No caso de Timor, nao seria melhor uma "super-gendarmeria", uma força do estilo da nossa Guarda com vectores navais e aereos ligeiros?
Penso que alguns patrulhas rapidos e alguns meios aereos ligeiros seriam suficientes para Timor, quer para as missoes de soberania quer para missoes de socorro e assistência.
Em terra, uma pequena força bem treinada e equipada de nivel batalhao satisfaria plenamente às necessidades desse pequeno pais.
De qualquer das maneiras, Timor nao se pode abstrair do seu contexto regional, em que os vizinhos mais importantes sao a Indonesia e a Australia...e Timor, SO pode ser amigo deles.
concordo plenamente com o Legionario as Forças Armadas Timor Leste deverão ter as características de uma "Gendarmeria". A Nível de meios aéreos o Pais precisará mais de helicópteros do que aviões devido á falta de pistas de aterragem no pais.
A nível de embarcações Timor seria um bom cliente para os patrulhões que estamos a construir para a Marinha Portuguesa, 3 unidades já seriam o suficiente para responder as necessidades de Timor Leste.
Mas para tudo existe um grande problema falta de DINHEIRO.
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Os "patrulhões" (NPO) foram feitos para operar no Atlântico Norte e com uma autonomia (n.º de dias de navegação sem reabastecer) razoável devido à configuração do nosso país e à dimensão da ZEE. Para operar no Pacífico/Índico podem muito bem ser usado navios com menor dimensão, tonelagem e tripulação...e menor custo, factor muito importante para Timor. Neste sentido, o que faria sentido era às LFC e não os NPO...De qualquer maneira, algumas publicações internacionais têm noticiado a aquisição por parte de Timor de dois Navios-Patrulha novos de fabrico chinês.