ForumDefesa.com

Forças de Segurança e Policiais de Elite => Forças de Segurança => Tópico iniciado por: Punr em Fevereiro 29, 2008, 11:11:24 am

Título: GNR
Enviado por: Punr em Fevereiro 29, 2008, 11:11:24 am
Que acham da ideia de se ministrar o curso de operações irregulares a um militar da GNR (Postos Territoriais/rural)...

Afinal de contas quem melhor do que eles conhece o território nacional?
Título: Re: GNR
Enviado por: nosso cabo em Fevereiro 29, 2008, 12:10:56 pm
Citação de: "Punr"
Que acham da ideia de se ministrar o curso de operações irregulares a um militar da GNR (Postos Territoriais/rural)...


RURAL?????????
Dos 278 concelhos do continente apenas cerca de uma dezena são policiados em exclusivvo pela PSP, cerca de 70 são partilhados e, os restantes, cerca de 200 são policiados em exclusivo pela GNR, incluindo cidades "cobiçadas" pela PSP (Albufeira, Loulé, Águeda, Fafe, Penafiel, Felgueiras... ) que são muito maiores que outras policiadas pela PSP (Lamego, Gouveia, Elvas, P. Lima, Moura). Isto para não falar de Fátima, ou Monte Gordo, ou de Sintra, ou da Moita, ou da C. da Caparica. Só por que passaram para a ZA da GNR já são aldeias?
E o SEPNA? E a Cavalaria? E a UNT? E a UAF? e UCC?
Qaundo é que se convencem que a GNR é a verdadeira "Polícia Nacional".
Abraços.
Título: Re: GNR
Enviado por: foxtrotvictor em Fevereiro 29, 2008, 01:06:31 pm
Citação de: "paulo pinto"
Qaundo é que se convencem que a GNR é a verdadeira "Polícia Nacional".
Abraços.


Agora só lhe falta começar a policiar.
Título: Re: GNR
Enviado por: nosso cabo em Fevereiro 29, 2008, 01:33:13 pm
Citação de: "foxtrotvictor"

Agora só lhe falta começar a policiar.

 PSP? SEF? PJ? Militar da FA?
Título:
Enviado por: brunodomingues em Fevereiro 29, 2008, 01:59:38 pm
"Policia Nacional", essa existe em muitos paises não em Portugal, em Portugal existem várias Forças de Segurança como deve saber, as quais merecem toda a consideração e RESPEITO pois TODAS têm o seu valor.

O Sr. Paulo Pinto se pertence ou aspira pertencer á Força de Segurança Guarda Nacional Republicana, deveria ter a formação e a dignidade de não tecer esses comentários desprestigiantes para as outras Forças, ou será que é o faz tudo lá da terra?

Em relação ao termo "rural" normalmente aplicado á GNR, não vejo onde está a questão se até o MAI o utiliza , se as populações o utilizam, só o Sr. Paulo Pinto é que ve desprestigio em Servir numa área rural?

A existencia conjunta da GNR da PSP, obedece a questões muito dferentes do ser Policia rural ou urbana, mas sim á necessidade de Portugal possuir uma Força de Segurança Militarizada, tanto por necessidades internas como para compromissos Internacionais, até porque a tendencia internacional é a da existencia de uma unica Policia de cariz civil com todas as valencias das Forças que até ai existiam.

Por isto tudo, comentários do tipo "A minha Policia é melhor que a tua!" só ficam mal a quem se quer responsavel e consciente.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: nosso cabo em Fevereiro 29, 2008, 02:55:07 pm
"" "Policia Nacional", essa existe em muitos paises não em Portugal, em Portugal existem várias Forças de Segurança como deve saber, as quais merecem toda a consideração e RESPEITO pois TODAS têm o seu valor. ""
Paulo Pinto (PP) Já reparou que polícia nacional está entre ()? O que eu queria dizer é qua GNR dadas as suas competências; territoriais e/ou especiais tem competência/jurisdição em todo o TN.

"... deveria ter a formação e a dignidade de não tecer esses comentários desprestigiantes para as outras Forças, ou será que é o faz tudo lá da terra? "
PP Onde é que eu fiz cometários desprestigiantes para outras Forças? E só faço aquilo que posso e sei.

"Em relação ao termo "rural" normalmente aplicado á GNR, não vejo onde está a questão se até o MAI o utiliza , se as populações o utilizam, só o Sr. Paulo Pinto é que ve desprestigio em Servir numa área rural? "
 PP "...Tendo em conta a natureza de ambas as forças como polícias integrais de âmbito nacional...  RCM 44/2007 http://dre.pt/pdf1sdip/2007/03/05500/16421646.PDF (http://dre.pt/pdf1sdip/2007/03/05500/16421646.PDF)
Quanto a servir numa área rural; com muito gosto pois vivo e trabalho numa zona rural.

"Por isto tudo, comentários do tipo "A minha Policia é melhor que a tua!" só ficam mal a quem se quer responsavel e consciente."
PP Cada macaco no seu galho

Para terminar, e evitar mais algum mal entendido, eu só fiz um comentário para demonstrar que a GNR é uma FS de âmbito nacional, embora a sua missão geral se desenvolva maioritariamente em zonas rurais e rururbanas/suburbanas. Mas, a GNR também tem várias zonas urbanas na sua ZA.
 Comps.
Título:
Enviado por: Punr em Março 03, 2008, 06:56:18 pm
Se calhar não formulei bem a pergunta...

É sabido que a GNR tanto faz zonas urbanas como rurais e não está em causa o desprestígio de policiar qualquer das áreas...

A pergunta era se acham que uma vez que a zona rural pertence à GNR, se seria pertinente que alguns militares tirassem o curso de Operações Irregulares...

Este curso é ministrado no CTOE em Lamego e consiste em dotar os formandos em capacidades de formar uma resistência em caso de invasão externa...
Título:
Enviado por: Trafaria em Março 03, 2008, 07:07:32 pm
Saber nao ocupa lugar.
No entanto acho haver instrução e formação mais importantes e actualizações de conhecimentos bem mais pertinentes e uteis tendo em conta a sua função.

Trafaria.
Título: Re: GNR
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 04, 2023, 11:06:51 am
Curso de Formação Inicial Conjunta


Título: Re: GNR
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 08, 2023, 12:05:39 pm
Cavalo Hilário


Título: Re: GNR
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 20, 2023, 12:14:05 pm
Volta a Portugal em bicicleta 2023


Título: Re: GNR
Enviado por: Get_It em Agosto 22, 2023, 09:29:08 am
Estão escolhidos os dois novos generais para comandar a GNR. Exército sai de cena
(18 de Agosto de 2023)
Citação de: Valentina Marcelino / DN
Cento e doze anos desde a criação da GNR até 2023, para, pela primeira vez, generais da própria Guarda ascenderem ao topo da hierarquia.

A enorme responsabilidade caberá a Rui Ribeiro Veloso e a Paulo Silvério, que vão ser o comandante-geral e o segundo comandante-geral (sem o respectivamente porque as nomeações não estão oficializadas).

Certo é que ambos foram promovidos nesta quarta-feira ao mais alto posto de tenente-general, em decreto assinado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sob proposta do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

Veloso e Silvério esperam há 27 anos, desde que acabaram o curso na Academia Militar, para fazer história e efectivar que Portugal deixe de ser o único país europeu em que uma força de segurança é comandada por oficiais do Exército.

Santos Correia, o actual comandante-geral, fechará a porta de vez ao Exército, quando entregar a chave do quartel-general do Carmo a Veloso e Silvério.

Santos Correia, que José Luís Carneiro tinha nomeado a prazo, em Novembro do ano passado, sabendo que teria de sair do posto em Setembro deste ano por atingir o limite de idade (62 anos), é já o único general do Exército na GNR.

Já começou a passar as pastas a Ribeiro Veloso, que está nomeado segundo-comandante. Paulo Silvério, por seu turno, foi nomeado agora inspector-geral da GNR e pode depois subir a número dois. Ambos os postos só podem ser ocupados por tenentes-generais.

A tomada de posse poderá ocorrer logo na primeira semana de Setembro e este será também um momento especial para o primeiro-ministro, António Costa.

É da sua autoria, quando ocupou a pasta da Administração Interna, a primeira alteração ao estatuto da GNR que permitiria aos oficiais chegarem a generais e receber o testemunho do Exército.

Mas o então Presidente da República, Cavaco Silva, vetou a alteração em 2006, considerando que podia «afectar negativamente a estabilidade e a coesão da instituição militar».

Cerca de dez anos depois, em 2017, a então ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, fez uma nova tentativa. Mas, desta vez, piorou a situação, introduzindo a ideia de uma espécie de "generais simplex", permitindo que os coronéis de carreira da GNR, sem a licenciatura na Academia Militar, pudessem também ascender ao generalato.

Não só quase criou uma revolta entre os oficiais da Academia, a esmagadora maioria dos comandantes da Guarda - que, de repente, viram a sua progressão em causa - como foi também vetada, desta vez por Marcelo Rebelo de Sousa.

É desde 2017, porém, que foram criadas as condições estatutárias para os oficiais da Academia assumirem a liderança. Embora, para alguns, possa ter demorado demasiado tempo, esse tempo chegou.

César Nogueira, que preside à associação socioprofissional mais representativa da GNR e defende há anos que devem ser os oficiais da casa a comandar esta força de segurança - e talvez porque esse é um desejo mesmo muito forte -, ainda vê com algum cepticismo que este momento histórico tenha lugar agora.

«Não acredito que sejam já nomeados. O estatuto da GNR prevê que possa ser suspensa a passagem à reserva e que o actual comandante-geral possa fazer os três anos da comissão de serviço», assevera.

Considera esta transição, que tem sido uma «bandeira» da Associação de Profissionais da Guarda (APG), de «extrema importância» e que «só peca por tardia».

«A diferença é que os oficiais da casa sabem bem o que é uma força de segurança, foram formados e treinados para isso. Os generais do Exército, por muito mérito que reconhecemos a alguns, não têm esta formação policial. Por muito que tentem vestir a camisola, há sempre uma parte que ainda está do outro lado», assinala.

Os novos tenentes-generais da GNR «não têm desculpas para errar», sublinha. «A APG estará atenta para ajudar, como sempre, mas também para apontar os erros», resume César Nogueira.

[continua]
Fonte: https://www.dn.pt/politica/estao-escolhidos-os-dois-novos-generais-para-comandar-a-gnr-exercito-sai-de-cena-16873924.html (https://www.dn.pt/politica/estao-escolhidos-os-dois-novos-generais-para-comandar-a-gnr-exercito-sai-de-cena-16873924.html)

Menos uma chafarica, mais uma quinta. Com esta alteração deveremos ver cair alguns obstáculos para a GNR adquirir novas capacidades e mais peso político para apoiar essas alterações.

Cumprimentos,
Título: Re: GNR
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 22, 2023, 12:47:08 pm
Dupla detida em flagrante pela GNR


Título: Re: GNR
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 23, 2023, 04:30:04 pm
(https://images4.imagebam.com/e8/41/c0/MENY07I_o.png)
Título: Re: GNR
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 24, 2023, 12:14:05 pm
Porque a música é a forma mais bonita de aproximar as pessoas!


Título: Re: GNR
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 11, 2023, 01:58:01 pm
Título: Re: GNR
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 26, 2023, 03:15:27 pm
A Guarda(r) além-fronteiras


Título: Re: GNR
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 03, 2023, 01:12:03 pm
Entrega de Espadas 2023


Título: Re: GNR
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 15, 2023, 08:32:38 pm
(https://images4.imagebam.com/c1/7e/eb/MEPIDIK_o.jpg)
Título: Re: GNR
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 25, 2023, 01:50:03 pm
Militares da GNR feridos em perseguição


Título: Re: GNR
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 02, 2023, 12:30:12 pm
GNR no combate a crimes ambientais


Título: Re: GNR
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 02, 2023, 06:17:03 pm
Cuide de quem cuidou de si | Operação Censos Sénior 2023


Título: Re: GNR
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 12, 2023, 04:48:45 pm
(https://images4.imagebam.com/79/1f/38/MEQ35Z6_o.jpeg)
Título: Re: GNR
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 14, 2023, 08:58:38 am
(https://images4.imagebam.com/0b/98/8c/MEQ5GWD_o.jpeg)
Título: Re: GNR
Enviado por: ZADOK em Novembro 16, 2023, 02:46:14 pm
Curso de Formação Inicial Conjunta



Tomara houvesse mais formações conjuntas! Muito interessante. Conheço algum GC que se vê lá.
Título: Re: GNR
Enviado por: Lusitano89 em Dezembro 16, 2023, 06:37:05 pm
MEGA OPERAÇÃO DA GNR NO COMBATE AO TRÁFICO DE DROGA


Título: Re: GNR
Enviado por: Lusitano89 em Dezembro 22, 2023, 09:03:36 pm
Operação de Natal da GNR


Título: Re: GNR
Enviado por: Lusitano89 em Fevereiro 17, 2024, 06:40:04 pm
EQUIPAS DA GNR REAGEM A ASSALTO A UMA RESIDÊNCIA


Título: Re: GNR
Enviado por: Malagueta em Março 20, 2024, 09:38:52 am
Empresa de Viana do Castelo entrega quatro navios de três milhões à GNR

As quatro embarcações, avaliadas em três milhões, estão equipadas com três motores de 300 cavalos (cv), podendo atingir os 48 nós [cerca de 90 quilómetros por hora] de velocidade máxima”.
Aempresa Navallethes, com estaleiro numa zona empresarial de Viana do Castelo, vai entregar na quarta-feira à GNR quatro embarcações rápidas insubmersíveis para controlo e vigilância, orçadas em mais de três milhões de euros.

Em declarações esta terça-feira à agência Lusa, o administrador da empresa de construção naval, instalada na zona empresarial da Praia Norte, Francisco Portela Rosa, adiantou que as quatro embarcações ‘Coast Patrol Boats’ (CPB) “são as primeiras produzidas para a GNR e estão equipadas com alta tecnologia de ponta”.


Com 13 metros de comprimento e 3,65 metros de boca, as quatro embarcações estão equipadas com três motores de 300 cavalos (cv), podendo atingir os 48 nós [cerca de 90 quilómetros por hora] de velocidade máxima”, e foram adquiridas ao abrigo do Fundo para a Segurança Interna (FSI). A cerimónia de entrega das embarcações está marcada para as 11:00 no pontão exterior da marina de Viana do Castelo.

Segundo Francisco Portela Rosa, o investimento total da GNR, de 3.043.344,12 euros, “capacita a força militarizada para uma melhor proteção da frente atlântica do país”. O administrador da Navallethes referiu que a empresa, “com cerca 40 trabalhadores, entre postos de trabalho diretos e indiretos, está atualmente a construir seis embarcações de recreio, tendo faturado, em 2023, mais de quatro milhões de euros”.

O responsável queixou-se do assoreamento no estaleiro da Navallethes, junto à praia do Coral, adiantando que se a situação não for resolvida o futuro da empresa de construção naval “poderá estar em risco”. Francisco Portela Rosa explicou que o assoreamento agravou-se com a construção de um molhe junto à lota de Viana do Castelo. “O molhe foi construído em 2013 e no final de 2015 o estaleiro já estava com problemas de assoreamento, que atualmente não me tem permitido trabalhar convenientemente, pondo em risco o futuro do estaleiro”, disse.

O administrador explicou que “o assoreamento impede a Navallethes de construir navios de grandes dimensões e, sobretudo, de contratar reparações, um segmento importante para a atividade da empresa”. “As reparações deixam mais algum dinheiro ao estaleiro. É um trabalho permanente. A necessidade de manutenção de navios é constante. Já as construções é quando aparecem. É uma luta bem mais difícil de conseguir encomendas de construção de barcos. Não estou a ver como é que as coisas se vão resolver”, afirmou.

Segundo Francisco Portela Rosa, a empresa “perdeu todas as vistorias obrigatórias ou reparações aos barcos de pesca de cerco de Matosinhos”. “Perdemos todo esse mercado. Os barcos de pesca, sobretudo os palanques, com comprimento a partir dos 18 aos mais de 40 metros, têm ido para Espanha fazer reparações e vistorias. Tenho falado com toda a gente. Já lá levei [ao estaleiro] ministros, secretários de Estado, mas não há ninguém que resolva o problema que está a comprometer a atividade do único estaleiro do Alto Minho com capacidade para encalhar embarcações até 200 toneladas”, frisou.

O responsável adiantou que a empresa tem encaixado “um prejuízo muito grande” com o assoreamento do estaleiro e manifestou-se preocupado “que a mão de obra, praticamente toda da zona de Viana do Castelo, possa estar em risco


Título: Re: GNR
Enviado por: Lusitano89 em Maio 03, 2024, 01:00:05 pm
10 detidos na Operação "Moto" da GNR


Título: Re: GNR
Enviado por: nelson38899 em Maio 19, 2024, 11:48:40 pm
Muito interessante as capacidades da GNR

https://sicnoticias.pt/programas/leste-oeste/2024-05-19-video-leste-oeste-nada-de-pausas-sobre-a-corrupcao-776a0a41 (https://sicnoticias.pt/programas/leste-oeste/2024-05-19-video-leste-oeste-nada-de-pausas-sobre-a-corrupcao-776a0a41)
Título: Re: GNR
Enviado por: Lusitano89 em Junho 23, 2024, 05:20:48 pm
(https://images4.imagebam.com/cb/14/5d/MEU9BUF_o.jpeg)
Título: Re: GNR
Enviado por: PTWolf em Junho 23, 2024, 08:05:00 pm
(https://images4.imagebam.com/cb/14/5d/MEU9BUF_o.jpeg)

Eletricos?!  :o
Título: Re: GNR
Enviado por: yuwanko em Julho 12, 2024, 12:54:28 pm
Alguém sabe como está o concurso dos novos veículos? Já se conhecem os vencedores há tanto tempo....
Título: Re: GNR
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 05, 2024, 06:05:02 pm
(https://images4.imagebam.com/d6/3f/0d/MEWEKOF_o.jpg)
Título: Re: GNR
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 25, 2024, 02:47:07 pm
GNR sinaliza idosos em situação de vulnerabilidade


Título: Re: GNR
Enviado por: Lusitano89 em Dezembro 16, 2024, 03:03:53 pm
Militares da GNR suspeitos de peculato


Título: Re: GNR
Enviado por: yuwanko em Dezembro 18, 2024, 09:29:01 am
https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/gnr-recebe-veiculos-e-equipamentos-num-valor-de-cerca-de-10-milhoes-de-euros
Título: Re: GNR
Enviado por: Lusitano89 em Março 27, 2025, 02:00:05 pm
Mundo Melhor -  Incêndio deflagra em casa e idosa é resgatada pela GNR


Título: Re: GNR
Enviado por: goldfinger em Março 30, 2025, 11:44:27 am
Simulacro de persecución en territorio español


Citar
Este pasado miércoles, la Guardia Civil de Badajoz y la Guarda Nacional Republicana del Comando Territorial de Évora, han realizado un simulacro coordinado de cómo actuar ante la comisión de un delito transfronterizo entre ambos Cuerpos policiales.

Se trata de una “persecución en caliente” con inicio en territorio portugués y detención en España. Todo ello, dentro del “Plan de Seguridad Transfronteriza con GNR”, donde se pretende establecer un sistema de indicadores para medir la eficiencia del servicio prestado en el ámbito de la seguridad transfronteriza.

Esta cooperación entre cuerpos policiales, se realizó en base a los acuerdos bilaterales y protocolos aprobados entre el Reino de España y la República de Portugal, tras la comisión de un hecho delictivo flagrante de gravedad.

El simulacro consistió en un supuesto en el que tres individuos con armas atracan una sucursal bancaria en la localidad de Mourao (Portugal). Instantes después, agentes de la GNR localizan el vehículo en el que los autores se han dado a la fuga y se inicia la persecución.

Una vez participa la información la Sala de Situación de Évora al Centro de Coordinación Policial Aduanera (CCPA) de Caya y esta a su vez al Centro Operativo Complejo (COC) de Comandancia de la Guardia Civil en Badajoz -ya que van en dirección territorio español-, se establecen dispositivos de patrullas en servicio en puntos estratégicos con el objetivo de interceptar al vehículo y detener a los ocupantes.

En la huida hacia España perseguidos por patrullas policiales portuguesas, recorren vías de comunicación hasta el municipio pacense de Villanueva del Fresno, hasta adentrarse en el término de Oliva de la Frontera, siendo finalmente interceptado el vehículo y retenidos sus ocupantes por agentes de la GNR a la altura del cruce de carreteras EX-112 con BA-102 (España), inmediatamente se personan patrullas de Guardia Civil activadas, quienes, tras identificar y verificar que la persecución se ajusta a la ley, detienen a los tres individuos.

Los detenidos fueron trasladados hasta dependencias oficiales más cercana, siendo esta el Puesto de Oliva de la Frontera, al objeto de esclarecimiento de los hechos e instrucción de las correspondientes diligencias policiales.

El objetivo del desarrollo de este dispositivo de servicio específico, que garantice una adecuada realización, es evaluar, mantener entrenadas y en alerta a todas las Unidades y personas responsables de la gestión ante una situación real para acometer este tipo de incidencia, todo ello en el ámbito de cooperación policial, actuación estrictamente policial. Comprobar la familiarización y concienciación del personal involucrado, así como encontrar las posibles áreas de mejora existentes en aplicación de la normativa europea.

Con ello, se pretende redundar en la mejora y actualización de los procedimientos de coordinación y actuación operativa conjunta y reforzar la cooperación policial operativa entre las autoridades policiales de ambos países.

Título: Re: GNR
Enviado por: goldfinger em Maio 05, 2025, 12:11:25 pm
Sob escolta da GNR, 95 viaturas militares espanholas atravessam Alentejo

(https://nortealentejo.pt/wp-content/uploads/2025/05/Coluna-militar-.png)

Citar
De acordo com informações recolhidas pelo Linhas de Elvas junto do Comando Territorial da GNR de Évora, 95 viaturas que compõem uma coluna militar espanhola estão a ser escoltadas pela Guarda Nacional Republicana até Santa Margarida.

As viaturas do país vizinho entraram em Portugal na fronteira do Caia, na manhã deste domingo, 4 de Maio, e vão participar no Exercício internacional Orion 25 que testa em Santa Margarida operações no âmbito da NATO internacional.

A coluna militar oriunda de Espanha está a ser acompanhada por três patrulhas da Brigada de Trânsito da GNR de Évora, que garante a segurança e o ordenamento das 95 viaturas e a inerente fiscalização rodoviária.

Durante duas semanas, o Campo Militar de Santa Margarida recebe o maior exercício anual conduzido pelo Exército português, que envolve cerca de 1.400 participantes.

Engloba um exercício de transmissões e treino cruzado de operações, culminando com uma acção de fogos reais.

Mais de 1.400 militares oriundos de quatro países da NATO vão estar envolvidos a partir desta segunda-feira, dia 5, no campo do concelho de Constância, no Orion25, o maior exercício anual conduzido pelo Exército português.

“O Exercício Orion24 é o principal exercício tático programado pelo Exército Português e liderado pelo Comando da Componente Terrestre, e faz parte do Programa de Treino e Exercícios Militares da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)”, envolvendo militares do Exército, mas também da Força Aérea Portuguesa e de algumas Nações Aliadas.

O exercício, que vai decorrer sob um cenário de intervenção ao abrigo do artigo 5º [do Tratado do Atlântico Norte], com prática de “coordenação” e “interoperabilidade com países aliados”, envolve carro de combate e treino conjunto com fogos reais no Campo Militar de Santa Margarida, no distrito de Santarém, com forças militares de quatro países da NATO, a par de observadores norte-americanos.

O Orion25, segundo o Exército, “centra-se num exercício de prontidão, onde o Comando das Forças Terrestres fornece a estrutura de Comando e Controlo para o planeamento das forças e a execução descentralizada”, em exercício que envolve cerca de 1.400 participantes, também de França e Itália.

O Orion25 culminará com um exercício multinacional com fogos reais envolvendo viaturas blindadas e tiros de carros de combate e de metralhadoras pesadas.

No Artigo 5.º do Tratado do Atlântico Norte, que vincula as partes envolvidas, pode ler-se que “um ataque armado contra uma ou várias delas na Europa ou na América do Norte será considerado um ataque a todas, e, consequentemente, concordam em que, se um tal ataque armado se verificar, cada uma, no exercício do direito de legítima defesa, individual ou coletiva, reconhecido pelo artigo 51.° da Carta das Nações Unidas, prestará assistência à Parte ou Partes assim atacadas, praticando sem demora, individualmente e de acordo com as restantes Partes, a ação que considerar necessária, inclusive o emprego da força armada, para restaurar e garantir a segurança na região do Atlântico Norte”.

A fase final de execução do Orion24 será dedicada à execução de fogos reais, cuja finalidade é a “sincronização do fogo, o movimento e manobra tática das forças terrestres, num exercício caracterizado pela sua matriz combinada e onde as múltiplas capacidades e valências do Exército português vão treinar de forma conjunta com militares de Exércitos de países aliados”.

Vídeo:

https://www.facebook.com/GymnoB/videos/549405798222488/ (https://www.facebook.com/GymnoB/videos/549405798222488/)