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Outras Temáticas de Defesa => Área Livre-Outras Temáticas de Defesa => Tópico iniciado por: P44 em Fevereiro 26, 2008, 04:22:03 pm
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Ron Dennis de saída da McLaren
MARCA ALEMÃ INDIGNADA COM O SUCEDIDO EM 2007
Ron Dennis está de saída da direcção da McLaren Mercedes e consequentemente da Fórmula 1. Segundo noticia o diário espanhol “Marca”, a decisão está tomada e será tornada pública num comunicado a emitir antes do início do Mundial a 16 de Março, na Austrália, primeiro pelo próprio Ron Dennis e depois pela escuderia.
Esta resolução parece ter sido forçada pela Mercedes que se mostra indignada com o que tem sucedido na equipa, nomeadamente no que respeita ao caso de "espionagem" à Ferrari.
Embora Ron Dennis possa assumir novo cargo no organigrama da escuderia, este será sem real capacidade de decisão. Acabou-se a era em que o dirigente decidia tudo na equipa, já que não irá aos grandes prémios, não contratará pilotos nem negociará patrocínios.
Acabará assim uma história de 28 anos em comum, nos quais Dennis ameaçou o poderio da Ferrari e colocou a equipa no mapa do automobilismo mundial.
Data: Terca-feira, 26 Fevereiro de 2008 - 14:53
www.record.pt (http://www.record.pt)
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E lá foi o título para o Hamilton.
O "rapaz" mereceu, se bem que preferia um homem da Ferrari a ganhar o título. O Massa fez o que lhe competia hoje. Ganhou, mas não foi suficiente.
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Um final de corrida (e Campeonato!) como há muito não se via :shock:
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De facto, não é todos os dias que se vê um campeonato de F1 decidido na última volta do ano!
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Foi mais mas na ULTIMA CURVA
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ffotos.subefotos.com%2Fa984babe3db3feffe4e295c5e18197cfo.gif&hash=70e015da4fc476a01bb625b0812f2e8f)
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Foi mais mas na ULTIMA CURVA
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ffotos.subefotos.com%2Fa984babe3db3feffe4e295c5e18197cfo.gif&hash=70e015da4fc476a01bb625b0812f2e8f)
:rir: :rir: :jok: :jok:
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Bem parece-me a mim que este ano, o Jason Buton nao está a dar qualquer oportunidade aos outros pilotos, pelo menos neste inicio de F1
onde estão a Mercedes e a Ferrari????:)
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Bem parece-me a mim que este ano, o Jason Buton nao está a dar qualquer oportunidade aos outros pilotos, pelo menos neste inicio de F1
onde estão a Mercedes e a Ferrari????:) :lol:
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Jenson Button, meus senhores.
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sim, eu sei que o motor do carro do Jason Button é Mercedes.
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Jenson Button, meus senhores. :wink: .
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Passam-se hoje 15 anos da morte de Ayrton Senna... ainda parece que foi ontem. E digam o que disserem, a F1 nunca mais foi a mesma. :arrow: http://dn.sapo.pt/desporto/motores/inte ... id=1215659 (http://dn.sapo.pt/desporto/motores/interior.aspx?content_id=1215659)[/quote]
Piloto morreu há 15 anos
Senna: recitais, excessos e rivalidades de um campeão
Hoje
Ayrton Senna, um católico fervoroso que dizia estar mais próximo de Deus quando pilotava, morreu faz sexta-feira 15 anos, após aumentar para 65 o seu recorde de "pole positions" e quando comandava mais um Grande Prémio de Fórmula 1.
Fórmula 1: Ayrton
*** Emídio Simões, Agência Lusa ***
O comando era a única posição que admitia para si, o que o fez cometer vários exageros nas pistas e lhe criou inimizades no "paddock" - falecido aos 36 anos em 01 de Maio de 1994 em Imola, no Grande Prémio de São Marino, Senna não deixava ninguém indiferente: ou se amava, ou se odiava.
Entre os seus maiores ódios de estimação contavam-se o também brasileiro e triplo campeão do Mundo Nélson Piquet e o francês e tetracampeão mundial Alain Prost, com o qual teve uma rivalidade encarniçada, iniciada nos dois anos em que tiveram de se suportar mutuamente na McLaren-Honda.
Ao longo dos 13 anos em que correu em monolugares, Senna conquistou fama de ser um exímio afinador, um piloto metódico, persistente e perfeccionista, que sabia como poucos relatar aos mecânicos o que sentia ao volante.
Era claramente o melhor de todos em qualificação e piso molhado, mas pecava pela sua obsessão pela vitória, que por vezes o levava a exagerar em pista ou a utilizar uma certa baixa política no "paddock".
Exemplo disso foi o que aconteceu em 1993, quando percebeu que precisava de um lugar na Williams-Renault para voltar a ser campeão do Mundo - após ter sido em 1988, 1990 e 1991 com a McLaren -, o que ditou o afastamento de Prost da equipa de Frank Williams.
Os adeptos da Fórmula 1 ainda hoje recordam três dos seus vários recitais à chuva, nos Grandes Prémios do Mónaco de 1984, de Portugal de 1985 e da Europa de 1993, em Donington Park, Inglaterra.
No ano da sua estreia, foi segundo no principado com um Toleman-Hart, atrás de Prost, sob um dilúvio que obrigou a corrida a ser dada por terminada a meio, enquanto no Estoril obteve a primeira vitória na Fórmula 1, com um Lotus-Renault, e deixou todos os outros a pelo menos uma volta.
Em Donington Park efectuou aquela que ainda hoje muitos consideram a melhor primeira volta da história da Fórmula 1: após largar da quarta posição da grelha e perder um lugar na partida, ao ser bloqueado pelo alemão Michael Schumacher, ultrapassou cinco adversários numa pista completamente alagada e concluiu a primeira volta já no comando.
Parecia que Senna corria ao Sol enquanto todos os outros lutavam contra condições extremamente adversas. A primeira volta foi de sonho, mas o brasileiro continuou a aula nas seguintes, passando na meta pela segunda vez com 4,2 segundos de vantagem, para aumentá-la para 6,7 na seguinte... até consumar a vitória de forma clara.
Mas também foi protagonista de outras corridas lembradas pelas piores razões, como os Grandes Prémios do Japão de 1989 e 1990, nos quais a sua guerra particular com Prost terminou com ambos fora de pista, sendo os títulos mundiais atribuídos primeiro ao francês e depois ao brasileiro.
Em 1989 foi desclassificado por ter sido auxiliado a regressar à pista após o acidente com Prost, que terá sido facilitado pelo francês, e depois foi castigado por comportamento perigoso em corrida.
Foi então que as relações com o presidente da Federação Internacional do Automóvel (FIA) da época, Jean-Marie Ballestre, atingiram o ponto de ruptura, com Senna a ameaçar com o abandono e a acusar o dirigente francês de querer beneficiar o compatriota Prost, ainda seu companheiro de equipa na McLaren-Honda.
No ano seguinte, Senna e Prost, este agora na Ferrari, também chegaram ao Japão numa situação em que quem ganhasse o último Grande Prémio da temporada seria campeão, mas desta vez a vantagem era do brasileiro, que conquistaria o título se nenhum dos dois terminasse a corrida de Suzuka.
E foi o que aconteceu: ao perder uma polémica acerca do local da "pole position", Senna avisou Prost de que devia ter cuidado na primeira travagem e o certo é que ambos ficaram na escapatória da primeira curva, após o sul-americano ter tentado colocar o seu McLaren-Honda onde não cabia.
Além de ser um desportista de culto no Brasil - o seu funeral foi acompanhado por mais de um milhão de pessoas nas ruas de São Paulo -, Senna tinha uma legião de adeptos em todo o Mundo, principalmente no Japão e em Portugal.
A sua relação com Portugal era de tal forma próxima que, apesar de residir no Mónaco, passava muito tempo na casa que possuía na Quinta do Lago, no Algarve, e à data da morte era o sócio número 13.123 do Belenenses, com as quotas em dia.
Agora é recordado em circuitos do Mundo inteiro, nos quais foram edificados monumentos em sua homenagem ou baptizadas curvas com o seu nome, como aconteceu com a parabólica de acesso à recta da meta no Autódromo do Estoril.
Com o abandono de Prost, no final de 1993, e a morte de Senna, na terceira prova do ano seguinte, a Fórmula 1 perdeu muita da sua magia e ficou sem qualquer campeão mundial no pelotão até Michael Schumacher conquistar o seu primeiro título, em 1994, e começar a assumir a condição de herdeiro do "Professor" e do "Mágico".
ESI.
Lusa
http://dn.sapo.pt/desporto/motores/inte ... id=1215936 (http://dn.sapo.pt/desporto/motores/interior.aspx?content_id=1215936)
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Felipe Massa sofre violento acidente e falha corrida de domingo
15h03m
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O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, tem um forte hematoma na parte superior de um olho e irá falhar domingo o Grande Prémio da Hungria em Fórmula 1, anunciou a escuderia italiana. Veja o vídeo
Massa sofreu hoje, sábado, um acidente na sessão de qualificação para a corrida de domingo, depois de um objecto embater no seu capacete, levando o piloto a perder consciência e a embater nas barreiras de protecção no circuito.
O brasileiro foi conduzido para o centro hospitalar da pista e depois disso para o Hospital de Budapeste, a pouco mais de 20 quilómetros do circuito de Hungaroring, para se sujeitar a mais testes médicos.
Já consciente e estável, o piloto brasileiro, de 28 anos, estava, no entanto, agitado e apresentava um corte na cabeça, segundo disse à televisão Globo o seu compatriota Rubens Barrichello.
Com o impacto do objecto, que se terá soltado do Brawn-Mercedes de Barrichello, Massa perdeu a consciência e embateu a grande velocidade na barreira de pneus, numa das zonas mais rápidas do circuito de Hungaroring.
Antes do acidente o piloto brasileiro registava o terceiro melhor tempo das qualificações, que viriam a ser ganhas pelo espanhol Fernando Alonso (Renault), o qual partirá do primeiro lugar da grelha de partida.
http://www.youtube.com/watch?v=0uyws6y0fvY
http://www.youtube.com/watch?v=l3iHhCJMIhw
http://www.youtube.com/watch?v=tVqSEXTfh2w
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fjn.sapo.pt%2Fcommon%2Fimages%2Fjn_logo.png&hash=dcc3ba503a5c410106d8e223b0c65c96)
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Felipe Massa terá que ser operado, diz a Ferrari
O piloto brasileiro Felipe Massa (Ferrari) vai mesmo ter de ser operado depois do acidente de hoje na qualificação para o Grande Prémio da Hungria de Fórmula 1, após ter perdido a consciência e se ter despistado no circuito de Hungaroring.
Massa foi atingido por um objecto que se soltou do Brawn-Mercedes de Rubens Barrichello e perdeu a consciência num momento em que passava num ponto rápido do circuito, embatendo com violência numa barreira de pneus de protecção.
Inicialmente foi indicado que o piloto tinha um hematoma na parte superior do olho, depois de Massa ser conduzido ao hospital e já consciente, mas agora surge a informação, através da própria Ferrari, de que o brasileiro terá que ser operado a uma lesão no osso supraorbitral esquerdo, por cima do olho.
«Um exame médico exaustivo revelou um golpe na frente, uma lesão óssea supraorbitral e uma comoção cerebral, sendo necessária uma operação, razão pela qual Felipe Massa permanecerá sobre observação na unidade de cuidados intensivos», refere o comunicado da Ferrari.
Massa teve uma primeira assistência ainda no centro hospitalar da pista de Hungaroring, mas foi transferido de helicóptero para o Hospital de Budapeste, a 20 quilómetros do circuito.
Lusa
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Felipe Massa foi operado e está bem após grave acidente na Hungria
26 de Julho de 2009, 00:01
O brasileiro Felipe Massa, que sofreu um grave acidente este sábado em Budapeste durante o Grande Prémio da Hungria de Fórmula 1, foi submetido a uma cirurgia para a remoção de fragmentos ósseos da face.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimgs.sapo.pt%2Fgfx%2F477550.gif&hash=833bda8ba037974dfd738630c3c1095c)
Felipe Massa está bem, mas vai ficar algum tempo em observação no hospital AEK da capital húngara, para onde foi transportado de helicóptero após o acidente, pelo que vai falhar a corrida de domingo.
Durante a operação, que foi bem sucedida, a Ferrari publicou um comunicado confirmando que o brasileiro estava bem. "Ele estava consciente quando chegou ao hospital", afirmou. "Um exame médico revelou um corte na testa, uma lesão na parte esquerda do crânio e uma comoção cerebral", disse a equipa.
Felipe Massa foi "levado para o hospital com uma fractura do crânio, tendo sido submetido a uma cirurgia de uma hora. De momento está anestesiado (...), em coma induzido, devendo despertar domingo", explicou o médico Peter Bazso acrescentando que o piloto sofreu danos cerebrais leves.
"A operação foi um sucesso e o Felipe vai ficar agora em observação nos Cuidados Intensivos", declarou a equipa italiana, confirmando que devido à gravidade do acidente, o brasileiro não disputará o GP da Hungria. A equipa prometeu mais informações sobre o piloto para amanhã de manhã.
O acidente aconteceu no circuito de Hungaroring durante a segunda volta da classificação. Antes da quarta curva, Massa foi atingido na cabeça por uma mola de um amortecedor procedente da Brawn GP do seu compatriota Rubens Barrichello.
O piloto perdeu o controlo do carro e saiu da pista em alta velocidade, batendo de frente numa barreira de protecção de pneus.
A frente do Ferrari ficou completamente destruída e o capacete de Massa chocou violentamente com o volante na hora do impacte. O piloto ficou desmaiado enquanto duas ambulâncias chegavam rapidamente ao local.
Dez minutos depois do acidente, Massa ainda estava dentro do veículo. De acordo com Barrichello, ele estava "consciente" e "muito agitado" no Centro Médico da pista de Hungaroring, para onde foi levado antes de ser levado de helicóptero para o hospital AEK de Budapeste.
Ainda segundo Rubinho, Massa tinha um corte na testa. Imagens mostraram o brasileiro a ser removido de maca com as mãos na cabeça. Fotos tiradas em Hungaroring confirmaram que Massa sofreu um corte profundo no supercílio do olho esquerdo quando o capacete foi atingido pela peça do Brawn GP de Barrichello.
A terceira sessão da classificação chegou a ser suspensa cerca de 30 minutos depois do acidente. Com um tempo de 1:21.569, o espanhol Fernando Alonso, da Renault, acabou ganhar a pole position, superando Sebastian Vettel e Mark Webber, ambos da Red Bull. Lewis Hamilton, da McLaren, vai sair da quarta posição.
Barrichello vai sair do 12º lugar, e Nelsinho Piquet, companheiro de Alonso na Renault, do 14º.
SAPO/AFP
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimgs.sapo.pt%2Fimages%2FNOTICIAS2008%2Fbarra%2Flogo_sapo.gif&hash=b772fee9947870bdb1e356b6b0271a59)
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Felipe Massa em coma induzido por mais 48 horas
Piloto brasileiro despistou-se, após ter sido atingido por uma peça do carro de Barricello. Médicos falam em "danos cerebrais muito sérios"
O piloto brasileiro Filipe Massa vai ficar em coma induzido por mais 48 horas no hospital militar de Budapeste para onde foi transportado após acidente ocorrido durante o grande prémio da Hungria.
Os exames médicos revelaram uma fractura do crânio mas sem lesões neurológicas. Segundo fontes do hospital, as próximas 48 horas serão críticas.
O piloto sofreu um corte sobre a arcada esquerda, uma lesão na parte esquerda do crânio e uma comoção cerebral.
Neste momento, Felipe Massa permanece nos cuidados intensivos do hospital e sob vigilância médica em estado considerado muito grave.
O neurologista do hospital acredita que serão necessários mais alguns dias para se poder perceber a extensão da lesão e não está fora de hipótese uma segunda operação.
A família do piloto partiu de São Paulo para Budapeste para se inteirar da situação.
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Notícias
Álvaro Parente e a GP2 em 'banho-maria'
Cerca de uma semana depois de surgirem notícias que davam conta da possibilidade do lugar de Parente na Virgin poder estar em risco, porque o Turismo de Portugal ainda não deu as necessárias garantias à Virgin Racing, o tempo passa e a presença do piloto português numa equipa de ponta da GP2 começa a estar em risco.
A sua ligação à Virgin não parece vir a sofrer com estas 'indefinições', mas a qualquer momento, os responsáveis da Racing Engeneering podem querer definir os seus projectos e deixar de fora o piloto português. Se bem que Parente não esteja directamente ligado ao Turismo de Portugal, pois o seu contrato com a Virgin não o obriga a contribuir para o orçamento da equipa, o piloto do Porto está já a pagar, por tabela, pelo comportamento irresponsável daquela entidade.
Os testes no simulador foram adiados sem nova data marcada e o programa de ensaios em pista com um Super Aguri SA108 também está em dúvida. Quanto à participação na GP2 com a Racing Engineering, não se registaram progressos nos últimos dias. A Virgin já não confia em ninguém e até resolver o diferendo com o Turismo de Portugal o mais natural é que a situação de Álvaro Parente se mantenha em banho-maria.
Correndo o risco, é claro, de ver outro piloto ficar com o lugar na equipa de Alfonso de Orleans, no que seria um rude golpe para as suas aspirações em 2010. Resta esperar que o Turismo de Portugal honre os seus compromissos para que a carreira de Parente não sofra um contratempo importante e para que a imagem do nosso pais não saia lesada neste infeliz episódio.
Virgin conta com Parente
A vontade dos responsáveis da equipa inglesa em contar com o piloto português nos próximos anos mantém-se, mas em causa está a forma como o Turismo de Portugal se está a comportar com a equipa de Sir Richard Branson, que para além de ter repercussões a nível legal também está a minar a confiança depositada no piloto portuense.
Sem que exista um contrato formal assinado entre as duas partes, a Virgin Racing tem nas mãos diversos documentos provenientes do Turismo de Portugal que prefiguram um compromisso entre as duas partes. Por isso, em caso de não cumprimento do que estava acordado por parte daquele instituto do Estado os ingleses pensam ter base legal suficiente para intentar uma acção contra o Turismo de Portugal, que terá péssimas consequências para a imagem do nosso pais a nível internacional.
Como já foi noticiado, o Turismo de Portugal comprometera-se a patrocinar a equipa Virgin de F1 em dois milhões de euros - independentemente da presença de Álvaro Parente na escuderia - num acordo que previa uma colaboração mais ampla com todo o grupo de Branson. Mas desde a apresentação oficial da equipa em Londres, os responsáveis pelo Turismo de Portugal têm evitado o contacto com Alex Tai ou Jim Wright, adiando sucessivamente a assinatura do contrato.
Fonte bem colocada na Virgin deu-nos conta da péssima impressão que as entidades portuguesas estão a deixar na equipa e em todo o grupo Virgin, "pois pensávamos estar a tratar com gente respeitável e estamos a encontrar uma situação que nem nos passava pela cabeça e com que nunca nos deparamos ao tratar com países europeus." O resto dos comentários não cabem numa revista lida por jovens dos oito aos oitenta anos...
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stor ... ries/80501 (http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/80501)