ForumDefesa.com
Geopolítica-Geoestratégia-Política de Defesa => Portugal => Tópico iniciado por: SSK em Dezembro 21, 2007, 11:57:37 pm
-
Está bastante interessante mas algo comprida.
http://www.xmp.com.pt/espacialnews/aid=769.phtml
-
Uma entrevista muito interessante para quem se interessa por estas coisas da Geopolítica, mas acho que faltou falar mais sobre a Índia e África, onde vai haver muitos investimentos portuguêses nos próximos anos.
Os EUA sem dúvida vão continuar a ser a potência dominante nas próximas décadas apesar do rombo que está a ser o Iraque e do renascimento de uma Rússia militarmente forte e a roçar o autoritarismo na sua politica interna.
Quanto a China, não concordo com o Tessaleno que afirma que a situação na Formosa não possa vir a explodir, porque com os lideres daquele regime tudo é possivel, e se houver conflicto torna-se tudo mais complicado, Taiwan esta a investir muito na defesa e possui misseis que podem alcançar Shangai, o que a acontecer seria um duro golpe para a economia chinesa e global.
Tessaleno não falou numa coisa importante, Portugal está de novo a olhar para o mar e para os seus valiosos recursos marinhos, sendo 11 por cento do nosso PIB, e ainda pode aumentar mais se houver petróleo e gás em quantidades razoaveis para a sua exploração. Mas atencão os lucros provenientes dessa exploração, Portugal não poderá cair no mesmo erro que aconteceu durante a expansão ultramarina, não gastar em coisas fúteis mas sim investindo na ciência, na agricultura, nas energias renováveis e sobretudo diminuir as importações e aumentar as exportações.
-
Tudo bem,
Gostei particularmente do conceito de "geometria variável".Realmente a entrevista é muito longa e perde a qualidade com isso.
Abraços,
-
Isso sim é que era bem aproveitado.
Cumprimentos
-
Um pequeno país à beira plantado...
-
...vai para 5 séculos que não temos rumo definido...e parece que é para continuar...