ForumDefesa.com
Outras Temáticas de Defesa => Área Livre-Outras Temáticas de Defesa => Tópico iniciado por: Adamastor em Novembro 06, 2007, 03:09:04 pm
-
Terrorismo: Homem de origem magrebina detido no Porto
Lisboa, 06 Nov (Lusa) - Um homem de origem magrebina foi hoje detido no Porto por suspeita de terrorismo internacional, imigração ilegal e contrabando, no âmbito da operação antiterrorista desencadeada hoje em Itália, anunciou a Polícia Judiciária.
O suspeito foi detido às 09:00 e deverá ser ouvido, hoje ou quarta-feira, no Tribunal da Relação do Porto para primeiro interrogatório judicial, esclareceram, em conferência de imprensa, o coordenador da Direcção Central de Combate ao Banditismo (DCCB), Luís Neves, e dois directores nacionais adjuntos da Directoria da PJ de Lisboa, Baltasar Pinto e Ferreira Leite.
O indivíduo foi detido no âmbito da operação antiterrorista desencadeada na madrugada de hoje em Itália e que envolveu ainda a França e o Reino Unido.
Luís Neves explicou que a operação teve a colaboração "dos vários serviços de segurança" e ocorreu no seguimento de um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades italianas.
Sem querer adiantar a nacionalidade do suspeito nem a idade, o coordenador da DCCB referiu que este "está há três anos em Portugal e tem documentos que lhe permitem estar no espaço Shenghen".
Luís Neves referiu ainda que a operação "foi marcada à última hora" e que durante a sua preparação as autoridades portuguesas "mantiveram vários encontros operacionais".
Entretanto, o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, tinha já confirmado que um dos indivíduos procurados, no âmbito da operação antiterrorista lançada em Itália, era referenciado em Portugal.
Falando no Porto, à margem do primeiro exercício de equipas de intervenção rápida nas fronteiras, que decorreu hoje de manhã no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, o ministro escusou-se a adiantar mais pormenores sobre aquela operação.
A operação visa cerca de 20 pessoas acusadas de terrorismo internacional, tendo sido levada a cabo no norte de Itália, Portugal, França e Reino Unido, referiu um canal italiano de televisão.
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/6ao ... oOu1Q.html (http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/6aoXyheFObdb%2FGxlyoOu1Q.html)
-
Argelino extraditado
O argelino Samir Boussa, detido a 6 de Novembro no Porto por suspeita de terrorismo internacional, imigração ilegal e contrabando, foi extraditado para Itália, foi ontem divulgado.
Samir, de 35 anos, estava em Portugal há três anos, exercendo a profissão de barbeiro na cidade do Porto.
Correio da Manhã