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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Marinha Portuguesa => Tópico iniciado por: tgcastilho em Junho 05, 2007, 02:53:56 pm
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Boas
Em 2001 eu entrei na BNL e lembro-me de ver muitos barcos ancorados a cair(mais parecia aquelas bases navais da antiga uniao sovietica).
Alguem sabe se a situaçao ainda se mantem assim??
desde ja agradecido.
Cumps
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Para já bem vindo ao FD.
Em resposta à sua pergunta, digo-lhe que não havia em 2001 "barcos ancorados" mas sim navios atracados.
Em 2007 a situação já não é a mesma, pois existem o dobro dos navios dessa altura. No entanta esses navios são os que foram desarmados e abatidos ao efectivo, e aguardam a venda para sucata ou que se lhes tirem peças para os navios iguais que ainda navegam.
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Alguns dos que viu em 2001 também já seguiram para alhos vedros para a sucata.
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Sucata?!
Então mas os materiais que constituem as carcaças não pode ser vendido e reciclado e daí resultar novas receitas?
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Cabecinhas escreveu:
Sucata?!
Então mas os materiais que constituem as carcaças não pode ser vendido e reciclado e daí resultar novas receitas?
Pois meu caro, sucata é isso mesmo. As chapas desmontadas seguem depois para siderurgias, o cobre é reciclado etc...
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Peço desculpa é que vejo uma sucata como o que infelizmente se vê por aí, carcaças de automóveis deixados a apodrecer à espera que alguém faça alguma coisa deles. Neste caso imaginei que ficassem ali à espera que simplesmente apodrecessem, como aconteceu na praia do Rosarinho à uns largos anos com dois batelões senão estou em erro.
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Era possível alguém arranjar fotos aéreas da BNL.
Obrigado
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PN 84 escreveu:
Era possível alguém arranjar fotos aéreas da BNL.
Obrigado
Pode encontrar no Google Earth. É só procurar Almada-Portugal.
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Pode encontrar no Google Earth. É só procurar Almada-Portugal.
Obrigado pela dica, mas não era a fotos via satelite que eu me estava a referir.
São fotos p.e. deste tipo:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg413.imageshack.us%2Fimg413%2F9480%2Falfeitepj8.jpg&hash=f40556cd96e70ce4b8a4951d53f3eb75) (http://http)
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vamos ver o que se arranja...
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vamos ver o que se arranja...
Obrigado SSK
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A única coisa que tenho são estas fotos, sempre é história. Não sei as datas mas certamente são dos anos 80. Espero que goste...
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg401.imageshack.us%2Fimg401%2F9123%2Fd0607qj3.th.jpg&hash=0b316e9d5e859a87a628bd42603fc351) (http://http)(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg413.imageshack.us%2Fimg413%2F2524%2Fd0606tr0.th.jpg&hash=001a77e5eba31464e047554e00e36abf) (http://http)(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg401.imageshack.us%2Fimg401%2F7001%2Fd0605wr8.th.jpg&hash=3be6b5484e19854968f8287c4aa86288) (http://http)(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg256.imageshack.us%2Fimg256%2F2909%2Fd0604ft1.th.jpg&hash=79167b30763c3b9f4895d32534d5af09) (http://http)(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg520.imageshack.us%2Fimg520%2F1395%2Fd0602fp4.th.jpg&hash=be993d24fd1de5e4e7da3d89b99df576) (http://http)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg510.imageshack.us%2Fimg510%2F8131%2Fd0603wn2.th.jpg&hash=17c613d48f614316ee0b7f492f8f3f4e) (http://http)(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg260.imageshack.us%2Fimg260%2F9227%2Fd0601dp1.th.jpg&hash=c36951728ca5ecea538a14e3aab04a56) (http://http)(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg252.imageshack.us%2Fimg252%2F5003%2Fd0600uc4.th.jpg&hash=671017bd35df6177583e65e918a723f4) (http://http)(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg509.imageshack.us%2Fimg509%2F259%2Fd0599ub0.th.jpg&hash=c7a1ed8e14b951fb48fa6e58a58aa5af) (http://http)
Já agora fica também uma carta (desactualizada) da BNL
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg526.imageshack.us%2Fimg526%2F7641%2Fim000056lz8.th.jpg&hash=049b736cafaead8f721cff0a15634caf) (http://http)
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Obrigado SSK, as fotos são excelentes
, era este tipo de fotos que eu andava à procura.
Resta-me agradecer-lhe a gentileza, e já agora, e uma vez que faço colecção de fotos sobre a Armada Portuguesa, se porventura estiver interessado em alguma foto em especial, e eu a tiver, terei todo o gosto em ajudar.
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As que mais me interessam são as de submarinos, mas já tenho muitas...
Obrigado na mesma pela atenção
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As imagens estão porreiras!
Qual será o futuro da BNL? Está alguma coisa já estruturada, ou é uma incógnita?
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Pelo que me lembro as fotos do SSK são de meados da década de 80 quando já decorriam as obras de ampliação da Base, veem-se bem as terraplanagens e há um edificio em construção.
Os pontões ainda são os antigos, só davam para um navio de cada lado, depois foram destruidos e os novos têm pelo menos o dobro do comprimento.
Ainda não existia o pontão exterior novo onde costuma estar o Bérrio.
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(...)
Já agora fica também uma carta (desactualizada) da BNL
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg526.imageshack.us%2Fimg526%2F7641%2Fim000056lz8.th.jpg&hash=049b736cafaead8f721cff0a15634caf) (http://http)
Caro SSK,
Mas tanto quanto me apercebo esta não é a "configuração" actual da BNL, pelo menos no que toca aos pontões?
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As únicas obras que parece estar agendadas são as que estão envolvidadas nas contrapartidas da aquisição dos submarinos novos. Os edifícios pertencentes à Esquadrilha de Submarinos vão ser demolidos e construídos outros novos, o canal do alfeite e a base vão ser dragados, quanto ao cais para os futuros submarinos não sei se vai sofrer alteração.
Mas julgo que a sua pergunta é relativamente a toda a base, se muda ou não de local, certo?
Quanto a isso, nos tempos que correm é tão difícil justificar a aquisição de meios quanto mais uma Base Naval nova. Possivelmente seria sensato muda-la de local e para onde? Não será fácil a decisão! Seria quase tão complicada como a Ota/Alcochete/etc...
Mas julgo que seria interessante os participantes do forum expressarem a sua opinião...
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Caro SSK,
Mas tanto quanto me apercebo esta não é a "configuração" actual da BNL, pelo menos no que toca aos pontões?
Exactamente a configuração da base sim, a carta em si é que não está.
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Bom, se calhar o cabeça não está a par mas as obras que foram efectuadas no final da década de 80, principios da década de 90 foram de grande vulto, ampliou-se a base e os cais de acostamento datam todos dessa altura.
(Até aí a BNL era precisamente como tinha sido construida inicialmente)
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Na verdade não tinha conhecimento dessas obras. Eu falei sobre futuras renovações por causa da vinda de novos navios e subs para a Marinha de Guerra Portuguesa, neste caso o SSK já respondeu:
As únicas obras que parece estar agendadas são as que estão envolvidadas nas contrapartidas da aquisição dos submarinos novos. Os edifícios pertencentes à Esquadrilha de Submarinos vão ser demolidos e construídos outros novos, o canal do alfeite e a base vão ser dragados, quanto ao cais para os futuros submarinos não sei se vai sofrer alteração.
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P 44 escreveu:
Pelo que me lembro as fotos do SSK são de meados da década de 80 quando já decorriam as obras de ampliação da Base, veem-se bem as terraplanagens e há um edificio em construção.
Os pontões ainda são os antigos, só davam para um navio de cada lado, depois foram destruidos e os novos têm pelo menos o dobro do comprimento.
Ainda não existia o pontão exterior novo onde costuma estar o Bérrio.
Precisamente. As fotos foram tiradas por altura de 1985, já que foi nessa altura que as companhias de navegação faliram, e numa das fotos vê-se o Mar da Palha cheio de navios mercantes. Foi aí o cemitério da nossa marinha mercante.
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pois Luis, penso que te referes a esta foto?
http://img401.imageshack.us/img401/7001/d0605wr8.jpg (http://img401.imageshack.us/img401/7001/d0605wr8.jpg)
Do lado esquerdo dá para ver o "novo" pontão a ser construido
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P 44 escreveu:
pois Luis, penso que te referes a esta foto?
http://img401.imageshack.us/img401/7001/d0605wr8.jpg (http://img401.imageshack.us/img401/7001/d0605wr8.jpg)
Essa mesma.
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Fotos à parte, consideram que a Base Naval está bem colocada a nível estratégico?
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SSK escreveu:
Fotos à parte, consideram que a Base Naval está bem colocada a nível estratégico?
Se o provável inimigo vier do lado do mar sem porta aviões, mísseis de cruzeiro ou BVR ou GBUs está.
Em questão de espaço, cada vez sobra mais.
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Fotos à parte, consideram que a Base Naval está bem colocada a nível estratégico?
Um gigantesco e puro NÃO.
De um ponto de vista convencional, a BNL...bem basta só minar a zona entre-torres que se imobiliza todos os navios que estiverem na base.
Do ponto de vista das mais prováveis ameaças (terrorismo - a convencional não é de certeza) a situação também não é famosa - só o número de embarcações pequenas que cruza o Mar da Palha todos os dias...
Alternativas para o Alfeite: costa alentejana e/ou Algarve - o Alentejo não está a ficar desertificado? Era uma boa medida mandar para lá a base. Além de que ficava mais perto para as fiscalizações de imigração e drogas, etc.
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Yosi escreveu:
De um ponto de vista convencional, a BNL...bem basta só minar a zona entre-torres que se imobiliza todos os navios que estiverem na base.
O maior problema não é a base ou a sua localização, pois uma estructura fixa e sem defesa é sempre vulnerável. No caso de minarem o canal de acesso ao Tejo, o problema não era os nossos agoratrês navios de combate ficarem parados. Assim estavam seguros, e não iam fazer nada para o mar. O maior problema era a interrupção do movimento de carga de e para Lisboa. Daí a minha teima em termos draga-minas.
Alternativas para o Alfeite: costa alentejana e/ou Algarve - o Alentejo não está a ficar desertificado? Era uma boa medida mandar para lá a base.
O Algarve é quase tão vulnerável como o Tejo, com a agravante de estar muito mais perto dos possiveis pontos de inserção terrorista, e não só.
Além de que ficava mais perto para as fiscalizações de imigração e drogas, etc.
Para isso já temos meios(lanchas) e instalações em Portimão, e mesmo assim são roubados pelos traficantes.
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Yosi escreveu:
De um ponto de vista convencional, a BNL...bem basta só minar a zona entre-torres que se imobiliza todos os navios que estiverem na base.
O maior problema não é a base ou a sua localização, pois uma estructura fixa e sem defesa é sempre vulnerável. No caso de minarem o canal de acesso ao Tejo, o problema não era os nossos agoratrês navios de combate ficarem parados. Assim estavam seguros, e não iam fazer nada para o mar. O maior problema era a interrupção do movimento de carga de e para Lisboa. Daí a minha teima em termos draga-minas.
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Já somos 2
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Mas Portugal nao tem Caça-Minas?
:shock: :shock: :shock: :shock:
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Mas Portugal nao tem Caça-Minas?
:shock: :shock: :shock: :shock:
nem caça nem draga nem nada, o ultimo foi abatido no inicio dos anos 90
Chegámos a ter Draga-minas oceânicos provenientes dos EUA, os ultimos a serem destruidos/aniquilados foram 4 da classe São Roque baseados na Classe "Ton" Inglesa :roll:
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Mas Portugal nao tem Caça-Minas?
:shock: :shock: :shock: :shock:
nem caça nem draga nem nada, o ultimo foi abatido no inicio dos anos 90
Chegámos a ter Draga-minas oceânicos provenientes dos EUA, os ultimos a serem destruidos/aniquilados foram 4 da classe São Roque baseados na Classe "Ton" Inglesa :roll: 
Por acaso nao tem umas fotos da classe sao roque??
Cumprimentos
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Aqui vai uma do NRP Ribeira Grande, classe São Roque.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg158.imageshack.us%2Fimg158%2F7272%2Fnrpribeiragrande1984hx5.jpg&hash=752bfdebd897e79848a1c03635a29788) (http://http)
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E que tal proceder ao afundamento dos navios abatidos ao activo para recifes artificiais, após respectiva limpeza.
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E que tal proceder ao afundamento dos navios abatidos ao activo para recifes artificiais, após respectiva limpeza.
A minha ignorância permite-me perguntar para que serviria uma acção dessas?
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Nos Açores, de vez em quando efectua-se afundamentos de embarcações para que seja possível a fixação de flora e fauna marinha junto à costa. Isto sucede-se sempre junto à costa e da zona menos "batida" de mar.
Na nossa costa, continental, decerto que também é possível efectuar este tipo de acções. Mas, do conhecimento que eu tenho da morfologia da nossa costa continental não me parece que ganhassemos muito com isto. A nossa costa é muito espraiada, mais ou menos até às 20 milhas (nuns locais mais noutros menos), só a partir daí é que se começa a ter profundidades parecidas com as que existem nos Açores logo às 3milhas. É por isso que nos Açores se efectuam os afundamentos e cá nem por isso, por cá os peixinhos e as algas têm muito espaço para se fixarem.
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Também servia para turismo sub-aquático. Não imaginam a quantidade de pessoas que vai ao mar vermelho por causa disso!
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Alguém sabe em quanto ficaria o custo da respectiva limpeza?
Cumprimentos,
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Penso que no total iria ser um valor na ordem dos 100.000€.
Que com patrocinios se arranja.
Existem casos destes pelo mundo inteiro.
Nos EUA foram afundados varios navios sendo o ultimo o porta aviões Oriskany afundado no golfo do México em frente a Pensacola.
Este afundamento foi e todo o trabalho foi coordenado e feito com o patrocinio da USNavy, que se prepara para novos projectos.
Existe tbem um projecto em França para afundar o porta aviões Clemencau na zona de Marselha.
Para se ter uma ideia o Spigel Grove afundado nas Keys na Florida rendeu nos primeiros anos 400.0USD.
Para além do turismo subaquatico existem também resultados em relação aos recursos marinhos.
Com o projecto de recifes artificiais as capturas de lagosta no estado de Nova Jersey aumentou substancialmente.
Em Portugal as autorizações a pedir a todos os organismos e mais algum são tantas e tão demoradas que demovem qualquer um.
ppa
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O que vai safando os mergulhadores em Portugal é a zona de Sesimbra que tem imensos navios naufragados. Mas seria espectacular a todos os níveis termos uma corveta ou uma fragata afundado num sitio ideal para a prática do mergulho, devidamente tratada.
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O que vai safando os mergulhadores em Portugal é a zona de Sesimbra que tem imensos navios naufragados. Mas seria espectacular a todos os níveis termos uma corveta ou uma fragata afundado num sitio ideal para a prática do mergulho, devidamente tratada.
Tudo bem,Cabeça
De que tipo?Como seria essa corveta ou fragata?
Abraços,
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Zocuni escreveu:
Tudo bem,Cabeça
De que tipo?Como seria essa corveta ou fragata?
A corveta ou fragata seria uma das restantes J. Belo (1) ou as Baptista de Andrade/João Coutinho. O Cabeça de Martelo referia-se a trata-las. mas era retirar todos os materiais tóxicos ou poluentes.
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Zocuni escreveu:
Tudo bem,Cabeça
De que tipo?Como seria essa corveta ou fragata?
A corveta ou fragata seria uma das restantes J. Belo (1) ou as Baptista de Andrade/João Coutinho. O Cabeça de Martelo referia-se a trata-las. mas era retirar todos os materiais tóxicos ou poluentes.
Tudo bem,Luis Filipe Silva
Sim entendi o conceito.Não duvidando,só não entendi no que isso acrescentaria ao treino de nossos mergulhadores,realmente não captei a mensagem.Seria uma mais valia?
Abraços,
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Acho que a proposta se refere a mergulho desportivo/recreativo...
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Exacto PereiraMarques!
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Entendido.Muito obrigado.
Abraços,
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Seria algo assim:
http://video.google.com/videoplay?docid ... 7575&hl=en (http://video.google.com/videoplay?docid=7254356154312127575&hl=en)
Isto é nas Berlengas.
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Tudo bem,
Muito bons esses videos,com óptima trilha sonora.Também vi e gostei muito do Berlengas 06,Sapho.É sem dúvida uma vertente mais de mergulho recreativo e desportivo.Interessante essa vertente,até para desenvolvimento do turismo local.
Abraços,
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foto da BNL (agradecimentos ao amigo JLRC que deu a conhecer o blog)
http://bp0.blogger.com/_DI32I-OBRuM/R2W ... oa+01w.jpg (http://bp0.blogger.com/_DI32I-OBRuM/R2WjCWIQ9DI/AAAAAAAAAMg/s9ZEVi2O9T8/s1600-h/Lisboa+01w.jpg)
The "Ponte 25 de Abril" seen shortly after taking off from Lisbon (LPPT) bound to São Paulo (SBGR) in A340-300 CS-TOA.
http://www.picsfromtheoffice.blogspot.com/ (http://www.picsfromtheoffice.blogspot.com/)