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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Exército Português => Tópico iniciado por: Asa em Junho 03, 2007, 05:24:37 pm
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Gostaria de saber mais sobre a utilizaçao destes veiculos no exercito portugues,se alguem me pudesse ajudar, agradecia!
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Olá
Estas viaturas foram distribuídas aos Esquadrões de Reconhecimento da Guiné, Angola e Moçambique, por terem sido especialmente adquiridas, em 1965, para fazer face à Guerra do Ultramar dado estarem preparadas para a guerra contra guerrilha.
Na Escola Pratica de Cavalaria existia um pelotão para instrução e as unidades mobilizadoras eram o Regimento de Cavalaria n.º 6 e o n.º 7. Com a viatura Chaimite, constituíam os Esquadrões e Pelotões designados AML/Chaimite. Em Moçambique e em Angola existiam vários AML emprestados ou cedidos pela República da África do Sul.
Nos Dragões de Angola foram feitos vários testes que culminaram com a substituição do motor e caixa de velocidades originais por motores e caixas Opel existentes no mercado. Estas e outras alterações foram introduzidas nas AML, construídas sob licença, pela Àfrica do Sul.
Um abraço,
Nuno Silva
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Quando é que foram adoptadas as CHAIMITE?
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A vetusta Chaimite é quase tão velha como eu, entrou ao serviço em 1967
Encontra aqui mais info:
http://areamilitar.net/DIRECTORIO/ter.aspx?NN=9
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Olá,
Os EUA desenvolveram durante a década de 60 uma série de veículos sobre rodas para transporte de tropas e missões de apoio. Em Portugal foi fabricada uma versão nacional, a Chaimite, pela Bravia. O modelo fabricado em Portugal possui algumas semelhanças com o veículo blindado 4x4, de origem norte-americana, Cadillac Gage Commando.
Este veículo tem um total de nove versões. Entre elas, o V-700 com mísseis anti-tanque Hot ou Swingfire, o V-400 com torre equipada com um canhão de 90mm e a versão porta-morteiros (V-600) que pode ser equipada com morteiros de 120 mm e 81 mm.
A versão de transporte (V-200) foi usada na Guerra Colonial (Guiné) e mais recentemente equipou também as forças portuguesas nos Balcãs. Nos Balcãs devido às condições climatéricas adversas foi incorporado um pára-brisas no lugar do condutor para o proteger do frio que se faz sentir nesta região durante o Inverno.
Os veículos receberam uma remotorização na década de 80. Actualmente o exército português opera as versões V-200 e V-600, que estão atribuídas aos ERec da BAI e da BLI e a outras unidades do Corpo do Exército.
Outros cinco países adquiriram este veículo à Bravia, e no total foram produzidos mais de 400 veículos, tendo apenas sido adquiridos perto de 80 por Portugal, operados quer pelo exército, quer pelos fuzileiros, embora estes últimos já não os usem. Os restantes foram adquiridos pelas Filipinas (20 veículos), Líbano (30 para a polícia), Peru (40 veículos para os fuzileiros), Líbia e Malásia.
Um abraço,
Nuno Silva
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Obrigado pelas informacoes ,mas quantas unidades teve o exercito portugues?
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Obrigado pelas informacoes ,mas quantas unidades teve o exercito portugues?
cerca de 80
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hummm... julgo que o Asa se referia ao número de AMLs...
Cumprimentos
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Mas Foram 80 unidades ao todo?
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hummm... julgo que o Asa se referia ao número de AMLs...
Cumprimentos
Realmente o tópico é sobre as AML, mas a pergunta em relação `as Chaimites induziu-me em erro..
Quantos foram as AML não sei bem, julgo que até recebemos muitas construídas na África do Sul, para ulitização no Ultramar. A army-guide.com indica 40 para Portugal.
http://army-guide.com/eng/product.php?prodID=937
mas outra fonte indica 55
http://lcweb2.loc.gov/frd/cs/portugal/pt_appen.html
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Tivemos um total de 63 AML60 entre 1975 e 1999
Ao nivel das EBR75 o seu numero era de 43.
Lista de material em 1989:
23 M48A5
27 M47
11 M24
120 M113/M557
43 EBR75
63 AML60
36 Ferrret
120 Chaimites
45 Tow/Milan/SS11
24 obuseiros 140mm
36 obuseiros 105mm M101
12 Blowpipe AA
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Eu também já vi mencionado o número de 56 AML-60. Em 1993 ainda estavam 16 AML na reserva. Estas variações devem-se com certeza ao abate de viaturas ao longo dos anos, talvez algumas ficaram em África. Sei que com a descolonização muito material foi generosamente oferecido aos novos regimes marxistas de Angola e Moçambique (aviões DO-27, Lanchas de desembarque e de fiscalização, etc..)
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Duarte
Nao foram oferecidas! foram abandonadas como os nossos mortos.
Deixe as politiquices.
Seja pragmatico que lhe fica muito melhor
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Politiquices? Eu estou a falar de material miltar e vem com esta dos mortos.. :x E nem vale a pena falar dos soldados africanos que se baterem ao nosso lado. Estes também foram abandonados, e sabemos o que lhes aconteceu.
mas isto não tem nada a ver com AMLs...
Seja pragmatico que lhe fica muito melhor
Quantas vezes esta frase terá sido usada numa ditadura para tentar calar um opositor invconveniente?
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Viva a todos:
No total foram reebidas 63 viaturas AML 60, a partir de 1965. A designação correcta para estas viaturas é AML "Panhard" 4,8 ton. 4x4 6cm. Acho que o sistema de 60 mm era bastante curioso... não passava de um morteiro, aplicado a uma viatura blindada.
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Miguel,
Alguns reparos..
Tivemos um total de 63 AML60 entre 1975 e 1999
Ao nivel das EBR75 o seu numero era de 43.
Lista de material em 1989:
23 M48A5 Acho que em 1989 já tinhamos muitos mais, cerca de 80?
27 M47 e
11 M24 Estes já estavam a servir de alvo em Sta. Maragarida por esta altura
120 M113/M557
43 EBR75
63 AML60
36 Ferrret
120 Chaimites Julgo que ao todo eram 80 e poucos. Qual é a fonte? Sempre vi o número de 80 +/- mencionado, em todas as fontes..
45 Tow/Milan/SS11
24 obuseiros 140mm Estes também já estavam retirados em 1989. Form substituídos pelos M-114
36 obuseiros 105mm M101 Segundo uma revista da Artilharia dos anos 80, tínhamos mais de 220 obuses de 105mm, a maioria em depósito, claro.
12 Blowpipe AA