ForumDefesa.com
Outras Temáticas de Defesa => Área Livre-Outras Temáticas de Defesa => Tópico iniciado por: Jorge Pereira em Junho 01, 2007, 02:57:03 pm
-
No próximo ano lectivo meio milhão de portugueses (estudantes, professores e trabalhadores em formação) terão a garantia de acesso a um computador, bem como à internet de banda larga, a preços reduzidos. A promessa foi ontem dada pelo primeiro-ministro no debate mensal agendado sob o tema ‘Acesso às Tecnologias de Informação e Competitividade’.
Sócrates anunciou aquele que denominou de “um dos programas mais ambiciosos do Plano Tecnológico” que pretende “garantir a todos os portugueses o acesso aos benefícios da sociedade de informação”. Graças a esta medida, a partir de Setembro todos os estudantes inscritos no 10.º ano terão acesso a um computador e à ligação em banda larga, cujo preço será estabelecido em função do rendimento do agregado familiar. Segundo Sócrates, o projecto permitirá que nos próximos três anos sejam abrangidos 240 mil estudantes, divididos em três escalões.
O primeiro abrange alunos beneficiários da Acção Social Escola, para os quais o computador portátil será fornecido sem pagamento inicial e a banda larga custará cinco euros por mês durante três anos. O segundo escalão, que se dirige a alunos de agregados familiares com baixos rendimentos, prevê a entrega do portátil sem pagamento inicial e mensalidade será de 15 euros. Os restantes alunos terão acesso a um portátil por 150 euros e pagarão pela internet banda larga menos cinco euros do que os preços do mercado.
A medida estende-se também a professores do Básico e Secundário e a pessoas inscritas no Programa Novas Oportunidades.
O novo aeroporto de Lisboa foi o segundo tema do debate e motivou uma troca acesa de palavras entre Sócrates e o líder do PSD. “Se fosse possível manter a Portela essa era desejavelmente a solução. O problema é que isso não é possível”, disse Sócrates, invocando as conclusões de especialistas.
Numa das intervenções do PCP, o líder, Jerónimo de Sousa, questionou Sócrates sobre se “o Governo vai avançar com uma nova contribuição compulsiva, um novo imposto” na Saúde e retirar as taxas de isenção às crianças”. O primeiro-ministro respondeu; “Não, não. Isso não está nas intenções do Governo, não o vamos fazer”, chocando assim com as palavras do ministro Correia de Campos, que há cerca de duas semanas apontou para a possibilidade de acabar a isenção de taxas moderadoras para todas as crianças até aos 12 anos.
Fonte (http://http)
A ver vamos...
-
A industria dos jogos de computador vai florescer.
Eu gostaria de primeiro ver um computador por aluno nas salas de aula onde se ensinassem os alunos a utilizar computadores.
Gostaria de ver aulas de informática onde houvesse um computador por aluno, e aulas cientificas onde também se utilizassem computadores de forma criativa em vez de os utilizar para processar texto para o prof. ver.
Posso estar enganado e posso estar a ver fantasmas. Ninguém é tão a favor da educação em massa da população portuguesa (o nosso principal problema em termos competitivos) apenas acho que isto é fruta demais e que se está a construir pelo telhado...
-
A industria dos jogos de computador vai florescer.
Em Portugal? Duas palavras para si: pirataria informática. 
Adiante.. acho que é capaz de ser uma boa iniciativa.
Mais que uma matéria que se ensina na escola, a informática é uma ferramenta cada vez mais do dia a dia e os estudantes que não têm posses para ter um PC em casa estão em vantagem relativamente aos outros.
Quanto aos computadores na sala de aula devo dizer que sou bastante céptico quando ao seu valor como ferramente pedagógica para a maioria das disciplinas.
-
Quanto aos computadores na sala de aula devo dizer que sou bastante céptico quando ao seu valor como ferramente pedagógica para a maioria das disciplinas.
Confirmo.
Computadores só para aprender competências "técnicas": Office, SPSS, Autocad, CNC´s etc.
Pude comparar formações feitas "à unha" e "à digital" e a "à unha" ganha invariávelmente, não só na competência mas também na maturidade e no sentido prático.
Só os parolos (segundo Pessoa) e os sabidolas bem falantes é que alinham logo nas facilidades.
Nos EUA já se está a dar por isso (lá começam as modernices e lá começam por acabar).
-
Primeiros computadores e net de preço reduzido entregues hoje (http://http)
O Governo entrega esta terça-feira os primeiros computadores no âmbito do programa de acesso às tecnologias de informação, que prevê o acesso a um computador e à Internet de banda larga a preços reduzidos para mais de 500 mil portugueses.
-
Computadores vão mudar método de ensino
Um computador para cada aluno. Uma sala cheia de portáteis e uma aula dada com recurso às novas tecnologias. É este o futuro que o primeiro-ministro quer alcançar. Os computadores e a Internet a preços baixos são o passo estrutural para a «mudança no método de ensino», afirmou Sócrates, esta manhã, na Escola Secundária Eça de Queirós, nos Olivais, em Lisboa.
Na assinatura do protocolo que estabelece as linhas mestras do programa, José Sócrates afirmou que o Governo quer «vulgarizar o uso do computador» passando a ser um «material didáctico» como «os livros» e os cadernos. Os portáteis para todos os alunos vão contribuir para a «mudança no método de ensino».
Para o primeiro-ministro o programa de acesso a computadores e Internet de banda larga a preços reduzidos «é o mais ambicioso do Plano Tecnológico». Sócrates justificou a escolha do grupo alvo que vai beneficiar dos descontos. «A nossa aposta neste grupo é uma aposta nos instrumentos da mudança».
O chefe do Executivo garantiu que este é apenas o «primeiro passo» e que «há ainda muito a fazer», nomeadamente, na produção de conteúdos e caso hajam bons resultados com este «primeiro passo» é possível, por exemplo, um protocolo com empresas para a adesão mais rápida à banda larga.
Sócrates salientou ainda a parceria com o sector privado. «Pela primeira vez não há acções dispersas e incoerentes» e há uma sintonia entre o mercado e o Estado «que aponta o caminho e estabelece o ritmo».
O primeiro-ministro, ao lado dos ministros do Trabalho, Obras Públicas, Educação e dos principais parceiros, e perante um grupo de alunos explicou a importância do projecto a nível nacional. No entanto, no final recusou-se responder aos jornalistas, nomeadamente se os alunos que reprovam perdem direito ao computador e à Internet a preços baixos.
A adesão ao programa começa já esta segunda-feira. O universo potencial de aderentes ronda os 640 mil cidadãos, esclareceu o ministro Mário Lino.
-
"Excelente iniciativa", diz Microsoft
O presidente da Microsoft Europa, Médio Oriente e África, Neil Holloway, classificou hoje de "excelente iniciativa" o programa governamental de acesso a preços reduzidos a computadores e Internet de banda larga para meio milhão de portugueses.
Na semana passada o primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou um programa para garantir a meio milhão de pessoas - estudantes, professores e trabalhadores em formação - o acesso a preços reduzidos a um computador e à Internet de alta velocidade.
A Microsoft Portugal "irá fornecer software (Windows Vista e Office 2007, de última geração) para os computadores a baixo custo que o Governo irá disponibilizar", disse a empresa.
Neil Holloway sublinhou que o programa é "absolutamente uma excelente iniciativa".
Holloway adiantou que tem viajado por vários países europeus e nunca viu um Governo "tão empenhado" no mercado das tecnologias, na aposta na área da inovação e do aumento das competências tecnológicas dos cidadãos como o português.
"Não vi outros governantes a apostar nestas oportunidades", acrescentou o presidente da Microsoft, referindo que a aposta em garantir o acesso a computadores e à Internet em banda larga a preços baixos vai começar a manifestar os seus resultados dentro de 18 a 20 meses".
"Quando estas pessoas (meio milhão) passarem a ter acesso à Internet de banda larga, entre os quais estudantes e professores, vai-se a assistir a uma maior utilização das tecnologias, o que se reflectirá numa maior confiança e numa maior responsabilidade" no desempenho dos seus papéis, disse Neil Holloway.
O programa, apresentado hoje oficialmente pelo Governo, será financiado pelos operadores móveis, no âmbito dos compromissos assumidos pela TMN, Vodafone Portugal e Optimus para a Sociedade da Informação, aquando da atribuição das licenças da terceira geração móvel. Inclui as iniciativas denominadas: e.escola, e.professor, e e.oportunidades.
05-06-2007 09:02
fonte: http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida ... rosoft.htm (http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/20070605+Excelente+iniciativa+diz+Microsoft.htm)
Quem vai sair mesmo a ganhar com isto vai ser a Microsoft.
Cumprimentos,
-
Computadores a 150 euros e montados em Portugal
O Governo assinou ontem protocolos com as operadoras PT, Vodafone e Sonaecom, cujas contrapartidas financiarão o programa de acesso a computadores e Internet a preços reduzidos aos estudantes do secundário, docentes e formandos do programa Novas Oportunidades. Alunos, pais e professores devem olhar para o computador "como um material didáctico tão banal quanto os livros".
"Quem questiona a importância da banda larga não conhece o mundo. É um serviço público tão importante quanto foi o telefone ou a luz eléctrica há um século", defendeu o primeiro-ministro. Na cerimónia, na escola secundária Eça de Queirós, em Lisboa, José Sócrates disse que a generalização do acesso à Internet resulta "na democratização do conhecimento, autonomia individual, desenvolvimento económico e aumento da competitividade".
José Sócrates sublinhou que este é o "programa mais ambicioso e importante do Plano Tecnológico" e que o próximo alvo serão as empresas, que poderão vir a beneficiar de condições vantajosas para o acesso à novas tecnologias.
Para já, são três os programas O "e-escola" começa a 15 de Setembro e dirige-se a 240 mil alunos que se inscrevam no 10º ano nos próximos três anos - para os inscritos na Acção Social Escolar o pacote inclui um portátil e uma mensalidade de cinco euros pelo acesso à banda Larga, os que tiverem um rendimento familiar reduzido pagarão 15 euros de mensalidade e os restantes uma entrada inicial de 150 euros pelo portátil e uma taxa mensal inferior cinco euros às ofertas de mercado das operadoras. Regras idênticas, aliás, para os 150 mil docentes que poderão aceder ao programa "e-professor". Os formandos do "Novas Oportunidades" terão de pagar, além da entrada de 150 euros, uma mensalidade de 15 euros pelo acesso à banda larga. As informações estão disponíveis na Internet no endereço: www.eescola.net (http://www.eescola.net).
Computadores nacionais
Os computadores disponibilizados custariam, a preços de mercado, cerca de 800 euros. As características técnicas finais "ainda não estão definidas a 100%", explicou ao JN Luís Cabrita, presidente do Conselho de Administração da "Prológica", uma das empresas portuguesas responsáveis pela montagem e assistência técnica. "Não há o critério da poupança", explicou, ao garantir computadores "já com uma capacidade invejável" e aptos a "aproveitar as potencialidades multimédia" do "Windows Vista", o sistema operativo a instalar, e do "Office 2007", que a "Microsoft" fornece ao Governo a 10% do valor de mercado, que ronda os 600 euros.
Jorge Sá Couto, presidente da "JP Sá Couto/Tsunami", salientou "a importância da industria nacional, neste caso de computadores, estar directamente envolvida neste projecto" em sistema de parceria. "O objectivo é fornecer máquinas montadas em Portugal ou com supervisão de empresas portuguesas, mas isso dependerá da urgência da entrega e da quantidade pedida", acrescentou Luís Cabrita, da "Prológica".
Hardware mínimo
Processador Intel 1 Ghz
Memória RAM de 1 GB
Disco rígido de 60 GB
Gravador de CD
Leitor de DVD
Software de base
Windows Vista Home Premium
MS Producer
Microsoft Reader
Microsoft Movie Maker
Windows Live Messenger
Curriculum Literacia Digital
Office 2007, incluindo Word, Excel e Power Point
JN (http://http)
Estou com uma leve impressão que o meu O está a crescer de dia para dia
-
Windows Vista com Processador Intel 1 Ghz e Memória RAM de 1 GB só me dá vontade de rir.
Windows Vista no mínimo 2 GB de Ram e um processador com 4 núcleos se for intel ou 2 se for AMD e mesmo assim tem muito que se lhe diga
-
Windows Vista com Processador Intel 1 Ghz e Memória RAM de 1 GB só me dá vontade de rir.
Windows Vista no mínimo 2 GB de Ram e um processador com 4 núcleos se for intel ou 2 se for AMD e mesmo assim tem muito que se lhe diga
E falar, e especialmente maldizer, quando não se sabe do que se fala também me dá imensa vontade de rir.
-
Windows Vista com Processador Intel 1 Ghz e Memória RAM de 1 GB só me dá vontade de rir.
O XP a 1GHz engasga-se quanto mais o Vista
-
Windows Vista com Processador Intel 1 Ghz e Memória RAM de 1 GB só me dá vontade de rir.
O XP a 1GHz engasga-se quanto mais o Vista
-
O XP a 1GHz engasga-se quanto mais o Vista
lol?! o xp ate a 500mhz com 64mb corria...
-
lol?! o xp ate a 500mhz com 64mb corria...
Mete-lhe um MatLab e um Netbeans a funcionar ao mesmo tempo...
-
lol?! o xp ate a 500mhz com 64mb corria...
Mete-lhe um MatLab e um Netbeans a funcionar ao mesmo tempo...
e vais correr matlab num portatil? Alias o que eu tou mesmo a ver os putos do 10º ano a precisar e de matlab e cad...
alem disso se um dc 1.8ghz não corre vista então n sei o que corre... ja agora meter itanium's 2 nos portateis... enfim so para dizer mal...
PS- reparei agora no teu comentário anterior, então para o vista precisas de um dual core se for AMD e um QUAD core se for intel?! lol, de que planeta vieste marte?! dizer que o vista precisa de no mínimo 4 core e simplesmente ridículo...
O mais curioso e que ainda outro dia meto o vista a funcionar num celeron single core 3ghz e com 512mb de ram, e não "engasgou"... enfim...
-
PS- reparei agora no teu comentário anterior, então para o vista precisas de um dual core se for AMD e um QUAD core se for intel?! lol, de que planeta vieste marte?!
Do que presenciei em portáteis dos meus colegas de univ, que tinham centrinos 1.6, 1.8, 2.0 foi que quando se meti algo mais que uma simples folha de cálculo ou editor de texto. Só dava vontade de bater no portátil!!!
Tanto que o povo todo andou para "trás" e re-instalou o XP.
de que planeta vieste marte?!
Vim de Portugal , mais própriamente de Macau, que fica no planta Terra
-
PS- reparei agora no teu comentário anterior, então para o vista precisas de um dual core se for AMD e um QUAD core se for intel?! lol, de que planeta vieste marte?!
Do que presenciei em portáteis dos meus colegas de univ, que tinham centrinos 1.6, 1.8, 2.0 foi que quando se meti algo mais que uma simples folha de cálculo ou editor de texto. Só dava vontade de bater no portátil!!!
Tanto que o povo todo andou para "trás" e re-instalou o XP.
de que planeta vieste marte?!
Vim de Portugal , mais própriamente de Macau, que fica no planta Terra
ok agora um core 2 duo 1.8 é um mau cpu...lol isto esta cada vez melhor, se o vista tem bugs e defeitos toda a gente sabe agora não culpem o hardware, tomara a mim ter um portatil desses...
-
core 2 duo 1.8 é um mau cpu
Mas quem disse que o CPU é mau! Eu só disse que o Vista é que é uma m"#$ que devia ser substituido pelo XP
-
core 2 duo 1.8 é um mau cpu
Mas quem disse que o CPU é mau! Eu só disse que o Vista é que é uma m"#$ que devia ser substituido pelo XP
Nem por isso em janeiro ja sai o sp1 que resolve a maioria dos bugs de kk forma o vista e bem melhor que o xp.
-
Um dos PC's que utilizo tem um processador Athlon a 1.25Ghz, 512Mb de RAM e utiliza o Vista.
É mais lento que com o XP (o Vista foi instalado para ver se valia a pena) mas não é assim tão mais lento.
Na realidade, a conclusão retirada é a mesma que quase toda a gente já retirou. O Vista não apresenta grandes vantagens.
Ninguém é obrigado a utilizar o o Vista e quem o tem pode voltar a instalar as versões mais antigas do XP.
A mim, que sou da velha guarda, este Vista faz-me lembrar o aparecimento do Windows 3.1 no inicio dos anos 90, que corria em cima do MS-DOS (ainda tenho um disco com o MS-DOS 5.0 instalado
).
Ou seja: É a mesma coisa só que fica mais bonitinho...
Os PC's do programa são perfeitamente adequados, mesmo para ocrrer o Windows VISTA.
As aplicações que se espera serem utilizadas são as do Office da Microsoft e qualquer software produtivo.
Se não dão para jogar jogos - e provavelmente não dão - melhor assim.
Normalmente as queixas contra o VISTA, relativamente a lentidão e a bugs, têm a ver com incompatibilidades de jogos de computador que exigem muito das respectivas máquinas.
Cumprimentos
-
Isto de "inovações inuteis" lembra-me uma piada de Alentejanos:
“Numa reunião da Cooperativa Alentejana:
-Compadre, este ano vamos comprar uma máquina nova para apanhar azeitonas; que faz tudo sozinha, ela recolhe as azeitonas das árvores, separa as folhas e ramos partidos e até retira os caroços. Vamos aumentar a nossa produtividade e poupar muita mão-de-obra.
- Isso parece realmente muito bom compadre, mas diga-me lá compadre essa máquina também faz "alfinetes de peito"*?
- "Alfinetes de peito"*? Ah ! Isso nãoooo.
- Antão deixe-se lá dessas modernices compadre e mande vir as senhoras do ano passado!”
* Uso de um eufemismo.
-
Um dos PC's que utilizo tem um processador Athlon a 1.25Ghz, 512Mb de RAM e utiliza o Vista.
É mais lento que com o XP (o Vista foi instalado para ver se valia a pena) mas não é assim tão mais lento.
Na realidade, a conclusão retirada é a mesma que quase toda a gente já retirou. O Vista não apresenta grandes vantagens.
Ninguém é obrigado a utilizar o o Vista e quem o tem pode voltar a instalar as versões mais antigas do XP.
A mim, que sou da velha guarda, este Vista faz-me lembrar o aparecimento do Windows 3.1 no inicio dos anos 90, que corria em cima do MS-DOS (ainda tenho um disco com o MS-DOS 5.0 instalado
).
Ou seja: É a mesma coisa só que fica mais bonitinho...
Os PC's do programa são perfeitamente adequados, mesmo para ocrrer o Windows VISTA.
As aplicações que se espera serem utilizadas são as do Office da Microsoft e qualquer software produtivo.
Se não dão para jogar jogos - e provavelmente não dão - melhor assim.
Normalmente as queixas contra o VISTA, relativamente a lentidão e a bugs, têm a ver com incompatibilidades de jogos de computador que exigem muito das respectivas máquinas.
Cumprimentos
O vista teve um pouco de azar, foi lançado muito rápido, ainda com muitos bugs, e não inclui inovações que realmente iam fazer dele um bom SO, como o novo FS. De resto, sim é um pouco mais pesado que o xp, mas basta desligar o aero e mais umas coisitas e ja fica mais leve, os bugs tb são devido a imaturidade do SO que em breve se vao resolver, Outra coisa que vejo muita gente queixa-se e da quantidade de RAM que o SO gasta, isto não poderia estar mais errado, o VISTA gere a ram muito melhor que qualquer outro sistema da familia windows (a excepção talvez do do 2003), ora se temos 2gb disponíveis porque raio haveremos de gastar apensa 512mb e deixar os outros inutilizados e estar sempre a aceder ao disco? Era isto que acontecia antes, com o vista quanto mais memoria temos mais memoria gasta o vista simplesmente pelo facto de se a tem disponível, vai usa-la e assim poupar o disco de inúmeros acessos I/O e da sua lentidão. Ok, e agora vêm-me dizer que o OSX da apple ou o linux fazem o memso e são mais estáveis que o vista, pois bem, mas qui quantos de nos esta disposto a dar 2000€ por um mac para usar o osx? ou quem é que esta para ter o trabalho de ter que abrir a shell e fazer sudos sempre que quiser fazer kk coisa no linux? E afinal quem é que sabe trabalhar com linux ou osx tão bem como usa windows?
-
Isto de "inovações inuteis" lembra-me uma piada de Alentejanos:
“Numa reunião da Cooperativa Alentejana:
-Compadre, este ano vamos comprar uma máquina nova para apanhar azeitonas; que faz tudo sozinha, ela recolhe as azeitonas das árvores, separa as folhas e ramos partidos e até retira os caroços. Vamos aumentar a nossa produtividade e poupar muita mão-de-obra.
- Isso parece realmente muito bom compadre, mas diga-me lá compadre essa máquina também faz "alfinetes de peito"*?
- "Alfinetes de peito"*? Ah ! Isso nãoooo.
- Antão deixe-se lá dessas modernices compadre e mande vir as senhoras do ano passado!”
* Uso de um eufemismo.
Boa tarde!
Realmente nunca tinha lido o eufemismo "alfinetes de peito"
, acho uma expressão curiosa.
Cumprimentos! E boas férias para os que as tiverem, que eu este ano vou manter-me por LX (até que nem é mau de todo em Agosto)
-
http://www.youtube.com/watch?v=xC5uEe5OzNQ
Para os que ainda acreditam no vista...
-
Ok, e agora vêm-me dizer que o OSX da apple ou o linux fazem o memso e são mais estáveis que o vista, pois bem, mas qui quantos de nos esta disposto a dar 2000€ por um mac para usar o osx?
O Macbook custa ~1000€ no site da Apple Portugal. E quantos portáteis de 1000€ há por aí com um Core 2 Duo a 2.0 GHz, tal como este ?
-
para desmistificar esta campanha de propaganda governamental, fiquem a saber os custos reais dos "computadores a 150 €"::::
Aqui:
http://fliscorno.blogspot.com/search/label/eescola (http://fliscorno.blogspot.com/search/label/eescola)
Segunda-feira, 17 de Setembro de 2007
Os portáteis dos 150: conclusão
Categorias: educação, eescola
Feitas todas e mais algumas comparações, o que dizer enfim deste programa dos portáteis?
A leitura que faço da situação é que se procurou apresentar um número bombástico que causasse grande impacto na opinião pública. Só assim se percebem certas opções de compromisso como a opção pela Internet móvel quando esta ainda é pouco fiável; como ter-se optado pelas velocidades mais baixas da Internet móvel; ou como a inclusão dum custo escondido, o contrato de fidelização.
Tecnicamente, os portáteis disponíveis correspondem aos de entrada de gama, o que nem outra coisa seria de esperar, atendendo ao patamar de custo que se pretende atingir. Dêem-se as voltas que se der, o valor dum portátil destes rondará os 500 euros, eventualmente chegando aos 600 e isto para preços de compra individual. A maquina governativa encontram-se em campanha para fazer passar a mensagem de que o valor de mercado é superior a 700 euros. Mesmo aceitando este valor, para aqueles que têm um contrato de fidelização de 36 meses, o valor pago no fim será superior.
Há ainda a questão destes portáteis terem a Internet móvel incluída neste preço. Para um número considerável de pessoas a qualidade do serviço prestado será muito baixa devido à fraca cobertura de sinal. Além disso as velocidades máximas oferecidas são ridículas. Com tanto marketing político à volta do assunto e com as consequentes expectativas criadas, há-de haver desapontamento q.b. por aí. Lembram-se do WAP?
Sinceramente, esta situação parece aquela em que os operadores turísticos ofereciam por 600 euros viagem+hotel+pensão completa em Porto Galínhas, Brasil, mas chegada a hora de comprar descobriam-se mais uns detalhes (custos!) que não haviam sido anunciados!
Considero a ideia boa mas foi toldada pelos objectivos de propaganda. Em termos de resultados de adesão a esta campanha, certamente que uma atitude de honestidade total não produziria resultados inferiores. Agora em termos de parangonas noticiosas...
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ffarm2.static.flickr.com%2F1262%2F1385094889_d144c6f69f_o.gif&hash=edcca2e0c635dffc3d00846b8b3b0a19)(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ffarm2.static.flickr.com%2F1258%2F1393835886_f29dfabbac_o.jpg&hash=eaf0796cd3d1d3db178ba55595eca89f)