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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: MaisAlto em Maio 22, 2007, 09:42:12 pm

Título: F-16 em Lisboa
Enviado por: MaisAlto em Maio 22, 2007, 09:42:12 pm
Para quem puder assistir, amanhã, quarta feira dia 23, pelas 0930, dois F-16 vão aterrar pela 1ª. vez em Lisboa, com aproximação pela 2ª. Circular. Saída pelas 1230, com subida na vertical...
Recomenda-se aos spotters a zona junto à bomba da Repsol.
Título:
Enviado por: typhonman em Maio 22, 2007, 10:44:52 pm
Devido a um concurso da SIC em que um vencedor tem direito a uma viagem em F16B, vamos todos concorrer. :wink:
Título:
Enviado por: FAP em Maio 23, 2007, 01:49:37 pm
Dia 23MAI07, 15H00 programa CONTACTO da SIC, transmissão em directo
da conferencia de imprensa no AT1 sobre o dia da Força Aérea e o passatempo FAP/SIC  :!:
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Maio 23, 2007, 02:25:56 pm
Vai haver alguma aeronave da FAP no dia da unidade - ETP?
Título:
Enviado por: FAP em Maio 23, 2007, 03:16:35 pm
ETP - Escola de Tropas Paraquedistas? sucessora da BETP?
Em que dia se realiza esse evento?
De facto não sei, suponho que para as largadas que se realizarão nesse dia teremos aeronaves presentes.
Saudações aeronáuticas
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Maio 23, 2007, 05:14:21 pm
http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=5341 (http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=5341)
Título:
Enviado por: Menacho em Maio 27, 2007, 09:39:53 am
Imagen de dois de suas F-16 en Lisboa........ :wink:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.aviationcorner.net%2Fphotos%2Favc_00022800.jpg&hash=255b1f4bff9b5c98a1fbac2f4ec11137)

Jabreu
Título:
Enviado por: Ricardo em Maio 28, 2007, 05:48:40 pm
Citação de: "Menacho"
Imagen de dois de suas F-16 en Lisboa........ :wink:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.aviationcorner.net%2Fphotos%2Favc_00022800.jpg&hash=255b1f4bff9b5c98a1fbac2f4ec11137)

Jabreu


Qual míssil que se encontra na parte mais interior da asa?
Título:
Enviado por: Lancero em Maio 28, 2007, 05:58:45 pm
Essa foto até pode ter sido tirada em Lisboa numa qualquer outra altura, mas não foram essas as aeronaves do evento. O prazer coube à 15119 e 15112.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Maio 28, 2007, 05:59:02 pm
AGM-65 Maverick.
Título:
Enviado por: Bravo Two Zero em Maio 28, 2007, 06:00:33 pm
Acho que é um AGM-65 Maverick.......
Título:
Enviado por: Get_It em Maio 28, 2007, 06:04:28 pm
Citação de: "Ricardo"
Qual míssil que se encontra na parte mais interior da asa?

Parece ser o AGM-65 Maverick (http://http).

Cumprimentos,
PS/EDIT: Oops. Não tinha notado que o Cabeça de Martelo e o Bravo Two Zero já tinham respondido.

PS2: Já agora aproveito para fazer uma pergunta, na FAP só os F-16 é que utilizam o míssil Maverick? Cumprimentos,
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Maio 28, 2007, 06:13:14 pm
Que eu saiba, sim. Não estou a ver o Alfa Jet a poder disparar o Maverik.  :wink:
Título:
Enviado por: Bravo Two Zero em Maio 28, 2007, 06:13:59 pm
Citação de: "Get_It"
Citação de: "Ricardo"
Qual míssil que se encontra na parte mais interior da asa?
Parece ser o AGM-65 Maverick (http://http).

Cumprimentos,
PS/EDIT: Oops. Não tinha notado que o Cabeça de Martelo e o Bravo Two Zero já tinham respondido.

PS2: Já agora aproveito para fazer uma pergunta, na FAP só os F-16 é que utilizam o míssil Maverick? Cumprimentos,


Os SLUF's não os utilizaram ?
Título:
Enviado por: Get_It em Maio 28, 2007, 06:23:29 pm
Citação de: "Bravo Two Zero"
Os SLUF's não os utilizaram ?

Não sei, mas talvez. Mas a minha questão tem a ver mais com as aeronaves que ainda se encontram operacionais. Vi na Wikipédia que os P-3 Orion têm essa capacidade, e fiquei curioso se os nossos também têm, e se sim, será que já alguma efectuaram algum exercício com eles?

Cumprimentos,
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Maio 28, 2007, 06:28:48 pm
Os A-7 P foram os primeiros aparelhos da FAP a usar os Maverik.
Nunca vi os nossos Orion a usar Maverik, mas isso não quer dizer que não possam usar.
Título:
Enviado por: Lancero em Maio 28, 2007, 06:50:49 pm
Citar
P3 CUP+

O meio que mais se enquadrou nas novas exigências da guerra assimétrica foi inquestionavelmente o Maritime Patrol Aircraft (MPA), pois através de programas intermédios de modernização, vimo-lo aumentar, consideravelmente, as suas capacidades naturais e, consequentemente, passar a operar, para além do seu ambiente tradicional—o mar, em missões sobre terra.

Perseguindo este desidrato, o programa português de modernização do P3, designado por CUP+, consiste em adicionar capacidades, oriundas dos requisitos operacionais nacionais, ao programa CUP holandês. O programa CUP constituiu-se como a adaptação aos requisitos operacionais holandeses, dos programas intermédios da marinha dos EUA: AIP (ASuW Improvement Program) e BMUP (Block Modification Upgrade Program).

Assim, e numa perspectiva da salvaguarda dos Interesses Nacionais Permanentes e Actuais, quer em operações estritamente Nacionais quer integrado em Forças Multinacionais, onde o enfoque é colocado nas capacidades de C4ISTAR, Interoperabilidade, Guerra Centrada em Rede e Recolha e Disseminação de Informação, fazendo uso de um sistema de arquitectura aberto e de tecnologia de última geração COTS (Commercial Off-The-Shelf) e GOTS (Government Off-The-Shelf), o programa de modernização do MPA português consiste em melhoramentos ao nível dos subsistemas associados ao C4ISTAR. Melhoramentos ao nível do sistema de armamento através da modernização do subsistema de controlo do míssil Harpoon (HACLCS) e da introdução da capacidade de utilização do míssil Maverick, para além da introdução dos sistemas de sobrevivência, nomeadamente MWS13 e CMDS,14 controlados por um sistema de guerra electrónico EWS,15 farão do MMA16 P-3 CUP+ o “ABCCC17 de Portugal”.


A Transformação
na Força Aérea
Portuguesa*
Tenente-Coronel PILAV Sérgio Roberto Leite da Costa Pereira,
 (http://http)
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Maio 28, 2007, 07:02:51 pm
Um artigo muito interessante e informativo.  :wink:
Título:
Enviado por: p_shadow em Maio 29, 2007, 05:22:44 am
Infelizmente, a dotação de Maverick nos P-3 (ainda) não passa de uma intenção.


Cumptos
Título:
Enviado por: Ricardo em Maio 30, 2007, 04:35:58 pm
The AGM-65 Maverick is an air-to-ground tactical missile (AGM) designed for close air support. It is effective against a wide range of tactical targets, including armor, air defenses, ships, ground transportation, and fuel storage facilities.

A capacidade deste míssil de afundar ou danificar gravemente um navio é avultada ou reduzida?

E a nível de conseguir "penetrar" as defesas anti-míssil, tipo ECM, sistemas vulcan ou similares?
Título:
Enviado por: Johnnie em Maio 30, 2007, 07:28:04 pm
Algum colega me consegue explicar qual a vantagem de utilizar Mavericks em vez de Harpoons contra um navio???  :roll:
Título:
Enviado por: typhonman em Maio 30, 2007, 07:47:52 pm
Para atacar navios mais pequenos ou fazer apoio a tropas no solo, penso que deveriamos adquirir o SLAM-ER um missil stand-off para fazer ataques em profundidade.
Título:
Enviado por: MaisAlto em Maio 30, 2007, 07:58:55 pm
Citação de: "Johnnie"
Algum colega me consegue explicar qual a vantagem de utilizar Mavericks em vez de Harpoons contra um navio???  :roll:


Um Maverick é mmuuiittoo mais barato que que um Harpoon...regra de ouro, para um alvo barato, munições baratas, ou seja, destruir alvos com o menor custo possível.
Título:
Enviado por: typhonman em Maio 30, 2007, 08:24:51 pm
Exactamente.
Título:
Enviado por: ricardo_m em Maio 31, 2007, 01:58:51 am
humm... contra navios? ..Então e em relação a um torpedo? Também fica mais barato?

Desculpem a minha ignorancia, mas sinceramente parece-me um bocado estranho ver um p3 a fazer ataque a alvos terrestres com um maverick...
Título:
Enviado por: typhonman em Maio 31, 2007, 01:26:06 pm
Os P3C da Usnavy já fizeram ataques contra centros de comando na Sérvia usando misseis stand-off, não sei se já usaram AGM65 em algum conflito.
Título:
Enviado por: Lancero em Maio 31, 2007, 07:45:29 pm
Eu bem que os ouvi...

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Defesa: F-16 fizeram hoje treinos sobre Lisboa, Falcon transportava chefe da Força Aérea    

   Lisboa, 31 Mai (Lusa) - Dois caças F-16, da Força Aérea Portuguesa,  fizeram hoje à tarde um treino de intercepção de um avião e de escolta a  chefes de Estado, acompanhando um Falcon 50 até ao aeroporto da Portela,  em Lisboa.  

   O porta-voz da FAP, Paulo Gonçalves, disse à Agência Lusa que, para  os pilotos, o exercício começou como se fosse um alerta "a sério" de um  avião, a voar sobre o Atlântico, que "se dirigia, sem identificação, ao  aeroporto da Portela", e que teria que ser interceptado.  

   Só depois de estarem no ar as tripulações dos dois caças foram informadas  que se tratava de um exercício e que, a bordo do jacto que normalmente transporta  o Presidente, o primeiro-ministro ou governantes, viajava o Chefe do Estado-Maior  da Força Aérea (CEMFA), o general Luís Araújo, em regresso de uma visita  aos Açores.  

   Segundo o porta-voz da FAP, anualmente os F-16 "fazem mais de vinte  missões", devidamente armados, de intercepção a aviões comerciais que "voam  ou sem identificação, sem plano de voo ou fora de rota", e que se revelam  "falsos alarmes".  

   Na prática, são aviões em situação similar à dos aviões utilizados no  atentado contra as Torres Gémeas, em Nova Iorque, em 2001.  

   Paulo Gonçalves explicou que, para manter certificações e qualificações",  os pilotos da FAP têm que fazer um determinado tipo de voos e missões, em  que se inclui a aproximação a Lisboa e o treino de intercepção a aeronaves.  

   A escolta de chefes de Estado, que protocolarmente é destinada apenas  a Presidentes da República e Reis, é um desses treinos que, quando se efectuam  sobre a capital, a Força Aérea escolhe horários que não causem "situações  de comoção" na população.  
Título:
Enviado por: Sintra em Junho 01, 2007, 03:51:44 am
Citação de: "Typhonman"
Para atacar navios mais pequenos ou fazer apoio a tropas no solo, penso que deveriamos adquirir o SLAM-ER um missil stand-off para fazer ataques em profundidade.


 :shock:

 Estamos a falar de uma arma com um alcance equivalente a um Storm Shadow ou a um LFK TAURUS...
 Entre os 250 e os 300 km´s.
Título:
Enviado por: typhonman em Junho 01, 2007, 03:10:11 pm
Sim eu sei, ainda a pouco tempo os noruegueses referiram a possibilidade de equiparem os seus P3 com uma arma do genero.
Título:
Enviado por: Jorge Pereira em Junho 01, 2007, 03:28:53 pm
Citar
Dois caças F16 da Força Aérea Portuguesa fizeram ontem à tarde um treino de intercepção de um avião e de escolta a chefes de Estado, acompanhando um Falcon 50 até ao aeroporto da Portela, em Lisboa.
 
Os pilotos só souberam que se tratava de um exercício depois de estarem no ar.
Título:
Enviado por: Lancero em Junho 01, 2007, 04:22:39 pm
Já que se falou de P3 e bombas neste tópico,

Citar
LOCKHEED MARTIN SUCCESSFULLY DEMONSTRATES HIGH ALTITUDE LAUNCH CAPABILITY FOR MK-54 TORPEDOES
ORLANDO, FLORIDA, May 29, 2007 --

Lockheed Martin [NYSE: LMT] successfully demonstrated its High Altitude ASW Weapons Concept (HAAWC) from a P-3 aircraft recently.

HAAWC employs the Lockheed Martin LongShot® Wing Adapter Kit to allow the launch of torpedoes from high altitudes and long standoff ranges, allowing P-3 aircrews to remain beyond the reach of enemy air defenses. Additionally, the maneuverability of the concept allows for off-axis launch of torpedoes at potential undersea targets preventing the need for the aircraft to maneuver.

In this single point concept demonstration, conducted at the Atlantic Undersea Test and Evaluation Center (AUTEC) in the Bahamas, the MK-54 torpedo was launched from the internal weapons bay of the P-3 aircraft flying above 8,000 feet. After executing a turn at a pre-determined way point, the HAAWC-equipped torpedo navigated via GPS to its normal launch altitude close to the surface. Once at the desired release point, the LongShot wings self-jettisoned, allowing water entry of the Mk-54. The test torpedo was a fully functional MK-54 exercise torpedo, with an exercise section replacing the warhead.

“The significance of this capability to the Navy is that it will enable the crew to launch from high altitudes, enhancing the survivability of both the aircrew and aircraft by providing safe standoff,” said Alan Jackson, director of the HAAWC program at Lockheed Martin Missiles and Fire Control. “Without HAAWC, P-3s must descend to a low altitude to deliver the torpedo. The HAAWC concept improves the delivery accuracy and shortens the engagement time of the MK-54.”

In addition, HAAWC will reduce stress on the Maritime Patrol aircraft by allowing it to stay at altitude to launch HAAWC-equipped torpedoes. This will assist in reducing fatigue on those aircraft currently in U.S. Navy service as well as future Navy aircraft.

The U.S. Navy awarded Lockheed Martin the $3 million HAAWC contract in June 2006. The successful test leads to a U.S. Navy decision on proceeding with System Design and Development of the HAAWC system.

The LongShot is a low-cost, self-contained wing adaptor kit that provides range extension and autonomous guidance to a family of existing air-to-surface munitions, including sea mines, gravity bombs, laser-guided bombs and tactical munitions dispensers. No aircraft modification is required to deploy a LongShot equipped munition. The system is completely self-contained, including a flight control computer, a GPS-based navigation system and power sources and does not require an electrical interface with the aircraft.


Fonte (http://http)