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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Exércitos/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: Duarte em Maio 03, 2007, 04:21:15 am

Título: Modernização dos M113
Enviado por: Duarte em Maio 03, 2007, 04:21:15 am
Está previsto a modernização a alguns M-113 na LPM. Quais as opções? Encontrei esta dos M113 Australianos..

http://www.tenix.com/Main.asp?ID=437

http://www.tenix.com/PDFLibrary/137.pdf

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.tenix.com%2FImageLibrary%2F569l.jpg&hash=1df475b28d720cfe978f2b4499997c2c)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.tenix.com%2FImageLibrary%2F571l.jpg&hash=f98e8ccc41ab02189b76155d587cc305)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.tenix.com%2FImageLibrary%2F570l.jpg&hash=7701b598213824e89273bb4901c6571a)
Título:
Enviado por: Duarte em Maio 03, 2007, 04:48:40 am
OS EUA irão modernizar 500 M113 para emprego no Iraque..

http://rfdesign.com/military_defense_electronics/news/contract_upgrades_carriers/
Título:
Enviado por: Mar Verde em Maio 03, 2007, 10:22:53 am
A Jordânia tb os está a modernizar:

Citar
Jordan Refurbs its M-113 Fleet

March 11, 2007:

Jordan, with the help of American parts and Jordanian contractors, is in the midst of refurbishing about a thousand of its M113 APCs (Armored Personnel Carriers.) These 1960s era vehicles are getting new engines, and upgrades or replacements on all other mechanical parts. The work is being done in Jordan and is costing about $150,000 per vehicle. There is no change to the armor (which can stop rifle bullets and shell fragments) or weapons (usually a 7.62mm or 12.7mm machine-gun), but there is a new paint job, with a new paint job and camouflage pattern.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.defenseindustrydaily.com%2Fimages%2FLAND_M113A1s_Jordan_Hyperstealth_Camo_lg.jpg&hash=9e059912e3921b3b257b49fa60d4e57e)

The vehicles can also be quickly fitted with slat armor (as is used on U.S. Strykers) , to protect them from RPGs.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.defenseindustrydaily.com%2Fimages%2FLAND_M113A3_Modified_in_Iraq_lg.jpg&hash=018291804c0142eaca1946cb29ce2d75)

But normally, the slat armor is not carried.
Título:
Enviado por: zecouves em Maio 03, 2007, 11:15:57 am
Alguem tem fotos das primeirissimas versões de M 113?

Desde já obrigado.
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Maio 03, 2007, 03:46:46 pm
Com tantos AIFV/YPR-765 disponivéis no mercado de 2.ª mão, não sei se não seria mais rápido/barato comprar em 2.ª mão do que modernizar os M-113 portugueses (vide "novela" dos F-16 MLU).

http://en.wikipedia.org/wiki/AIFV (http://en.wikipedia.org/wiki/AIFV)
Título:
Enviado por: Johnnie em Maio 03, 2007, 09:23:30 pm
Mas para os M-113 já tens um grande stock de peças disponiveis
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Maio 03, 2007, 09:31:52 pm
Citação de: "Johnnie"
Mas para os M-113 já tens um grande stock de peças disponiveis


E um AIFV/YPR-765 não é um M-113 modernizado? c34x
Título:
Enviado por: Johnnie em Maio 03, 2007, 09:43:53 pm
Uma evolução do M-113 sim, mas parece-me que por cá o que se pretende é ter algumas viaturas operacionais e com uns upgradezitos e o resto da frota disponivel para canibalizar, tudo sem gastar muitos recursos
Título:
Enviado por: Nuno Calhau em Maio 05, 2007, 06:24:02 pm
Pelo que li, a modernização será feita nas OGMT.  Mas o Pereira Marques tem razão, vamos ver se não é mais um MLU!
Título:
Enviado por: SSK em Julho 16, 2007, 05:42:11 pm
Citar
IMI Introduces the "Urban Fighter" Upgraded M-113

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.defense-update.com%2Fimages_new%2Furban_fighter.jpg&hash=03612c9c4971bb254d25cddd7cae74f0)
IMI is introducing the new "Urban Fighter" - better protected than a MRAP, it costs one tenth of the price and can be produced from raedy-made kits within few days...


IMI – Land Systems Division (Slavin) has completed the development of the "Urban-Fighter", an up-armored and improved M-113 Armored Personnel Carrier. The vehicle is optimized for Missions Others Than War and Low Intensity Conflict (LIC), particularly in urban environment. The Urban-Fighter is considered to augment and replace IDF unprotected or less protected vehicles currently operating in counter-insurgency operations in the West Bank.

By the end of June 2007 IMI delivered the Urban-Fighter’s prototype to the IDF for testing. IMI expects the IDF to decide on potential procurements after the tests completion. Unlike other M-113’s up-armoring projects, the ‘"Urban-Fighter"’ required only minor automotive upgrade, which further contributes to its cost effectiveness. In fact, converting a plain M -113 into a fully equipped Urban Fighter is expected to cost about 10 percent of the cost of a Mine Resistant Ambush Protected (MRAP) currently produced for the US Army and Marines. The vehicle’s protection was enhanced to stop heavy machine guns, shrapnel and most types of Improvised Explosive Devices (IED)s utilizing the Iron Wall technology armor suite developed by IMI, providing bulletproof protection, as well as counter IED / Explosively Formed Projectiles (EFP) protection. In addition, the Urban-Fighter uses improved slat armor, protecting it from attacks by RPGs.

The new vehicle offers features hitherto unavailable to APCs, including armored transparent side windows, offering unobstructed visibility upwards and sideways. 360 degrees observation and firing capability is provided for the commander and another crewmember by a raised cupola fitted with transparent armor. Firing ports are imparted for warfighters in the front, sides and rear. The fighting compartment was has also been redesigned with the addition of blast-protected seats, improving the survivability of the crew to attacks by mines and IEDs. The vehicle can carry eight fully loaded troops and a driver.

The driver’s position was greatly improved, compared to conventional M-113s and is now fitted with two windows and side and rear looking video cameras eliminating the ‘blind areas’ that necessitated direction by the commander. The new driver’s compartment ensures good visibility under most driving conditions, for safe driving on roads, dust roads and cross country. The current configuration retains the ‘steering sticks’ however the vehicle can be installed with an optional steering wheel to further simplify driving.

IMI's Land Systems Division is Israel's leading armor systems house, developing and producing advanced protection systems for heavy, medium and light vehicle applications. Among the company's current programs is the designing and production of the special armor elements used on the Merkava tank, the development and production of the modernized Turkish M-60 tank and the design and production of protection suites for the IDF's new armored infantry fighting vehicle (Namer).
Título:
Enviado por: PETERALM em Setembro 27, 2007, 12:27:51 pm
:?

ATé,
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Setembro 27, 2007, 12:38:02 pm
7ª?! O M-113 não tem tantas gerações/versões.
Título:
Enviado por: LM em Setembro 27, 2007, 12:55:03 pm
Espero que ajude ao tópico (Origem (http://http))

Citar
Full details of the Australian M113AS3/4 upgrade program can be found here:

http://www.tenix.com/Main.asp?ID=437 (http://www.tenix.com/Main.asp?ID=437)

and also here: http://www.tenix.com/PDFLibrary/137.pdf (http://www.tenix.com/PDFLibrary/137.pdf)

The aim of the project is to upgrade the mobility, protection and firepower of our existing M113A1's, which are unbelievably obsolete. 350 of these vehicles are to be procured and will equip the 1st Brigade (Mechanised) primarily 5/7 RAR, 1 Armoured Regt, 1 CER, 8/12 Mdm Regt and (eventually) 3RAR when it converts to mech. The M113 is and will always remain an APC, which is what Government has told Army, Army wants...

The upgrade basically entails stretching the vehicle by approx 70cms via a "plug" being inserted after the base vehicle is "chopped in half" an extra road wheel is then added along with the necessary extra suspension components (Torsion bars). This will provide the basis for the A4 variant which is the "troop" carrier variant.

A3 variants will undergo the remainder of the upgrade which provides additional armour protection through the use of "applique" armour, spall liners, the removal of the fuel tanks from inside the vehicle, to "outside" the main armour (and which also frees up significant space within the vehicle) additional "belly armour" (for mine protection) a new engine, transmission/final drive, suspension and braking system, a new 1 man turret with a new fire control system including passive day/night sensors and the existing 0.50cal QCB machine gun and a "ready 200 round bin" for this gun.

The vehicle will then be capable of carrying 10 troops in the rear of the vehicle, plus the crew commander and the driver. It is being given a baseline armour protection against 12.7mm/14.5mm AP ammunition. An additional "heavy" modular armour kit is also being provided to provide protection against light anti-armour weapons and light cannon rounds. As such it has a considerable higher level of protection than that provided by Bushmaster or ASLAV.

The mobility is also being upgraded with a much more powerful yet more fuel efficient engine (Australian M113's came with a Diesel engine in the 60's, we NEVER had the petrol engined variant). The problems encountered so far have included the engine overheating, the braking system failing entirely and the turret not working as advertised.

The engine problem has been overcome only through de-rating the engine and fitting larger radiator's, hoses and a greater cooling fluid reserve. The braking issue has not been resolved to the best of my knowledge. The turret may never be fixed.

The issues mainly have arisen from trying to "take the chassis too far". The weight of the baseline vehicle is now up to 18 tons, the additional modular armour kit adds further undisclosed weight to the vehicle. The cooling and braking systems have not been able to cope sufficiently with the additional weight and the additional engine power (and subsequent heat generated) needed to move the hefty weight.

On top of which the firepower of the upgraded version will actually be less than that now (as the 0.30cal machine gun is being deleted). The Tenix designed turret cannot have another weapon system added as it wasn't designed for it from the start and the ammunition supply is less. The fire control system is better (as there is NONE now) but the weapon is not stabilised and never will be with this system and overall firepower has obviously gone backwards.

My preference if this vehicle HAS to be used and the unresolved issues can be sorted quickly and cheaply would be for the rubbish Tenix turret to be junked and a remote weapon system to be fitted. This would require additional investment but should reduce overall weight, but would add significantly to the firepower that could be operated by this vehicle.

Alternatively a single man turret designed for the 25mm Bushmaster cannon should be purchased and fitted.

If the issues could be resolved and a 25mm cannon fitted, I think Army might actually become interested in it...

--//--

Now does this mean the M113AS4 is a piece of shit? Nope it’s actually a very good vehicle and exactly what we need in Iraq at the moment to face the EFP IEDs. The M113AS4 actually has the highest level of protection than any non-tank vehicle in the Army. It has the original aluminium armour which is actually superior by weight to steel against small arms and kinetic energy threat (like EFPs and arty splinters used in IEDs) and an extra layer of the latest ballistic steel. Plus a spall curtain that utilises stored cargo as an extra layer of protection (in effect the crew and passengers sit inside a large Kevlar type tent inside the vehicle with all cargo, components and armour outside of them. Also the M113AS4 has the weight margin to unbolt those ballistic steel plates and add several tonnes of ERA – giving them as much protection as the much lauded M2A3 ‘Bradley’ IFV.

The only problem is they are stuck in production mire thanks to this brakes so they can’t be in the field proving themselves.
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Título:
Enviado por: PETERALM em Setembro 27, 2007, 12:57:00 pm
Não sei quem poderia ter essa informação, mas lembra-me bem, e até fiquei espanto quando o sargento instrutor disse que os M113 portugueses pertenciam a 2da geração enquanto os americanos ja usavam uma sexta geração de blindados. Tambem não sei se os americanos usam a Browning que nos usavamos nos nossos M's ?

ATé,
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Setembro 27, 2007, 02:11:25 pm
http://en.wikipedia.org/wiki/M-113 (http://en.wikipedia.org/wiki/M-113)
Título:
Enviado por: Luso em Setembro 27, 2007, 07:18:26 pm
A ideia do Pereira Marques merece ser discutida com mais seriedade, face à experiência do passado. Ele tem razão no que diz.
Mas já agora - e tendo-se optado pelo 30x173mm para o Pandur, porque não umas torres destas, equipadas com canhão Mauser RMK 30 ?

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.army-technology.com%2Fcontractor_images%2Fmauser%2Fmauser2.jpg&hash=25be3ad330133c5491395c6ead7ba186)

A torre CROWS, por seu turno, e apesar de montar uma arma muito menos potente, tem demonstrado capacidades notáveis como conseguir proezas de sniper.

"The weapon station is guided by a laser rangefinder and ballistic computer pre-programmed with the flight characteristics of every ammunition type," Mr. Coppinger said. "The result is an incredibly accurate firing solution, even when the vehicle is on the move. A gunner only needs to put the crosshairs on target, tag it with the laser rangefinder, accept the firing solution and the computer adjusts the aim point automatically.

"CROWS allows a team to have 'first shot on target' accuracy well before a team is close enough to be in danger," he said. "One of the crews I trained in Iraq later told me they used a .50 cal M2 to kill an insurgent with just a single shot taken at 2,300 meters. They hit him in the head from 1.4 miles away with the first round."

http://www.af.mil/news/story.asp?id=123069265 (http://www.af.mil/news/story.asp?id=123069265)
Título:
Enviado por: antoninho em Setembro 27, 2007, 09:51:05 pm
Já agora....umas ""italianas""

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi61.photobucket.com%2Falbums%2Fh52%2Fantoninho1%2FScheda83.jpg&hash=abffe05b802c429e008807a5392fc598)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi61.photobucket.com%2Falbums%2Fh52%2Fantoninho1%2Fvcc1.jpg&hash=79836a031f6a9534b5388f8be7f2f4b9)

Esta ultima seria a meu ver uma modernização a considerar..
Título:
Enviado por: acpool em Outubro 07, 2007, 05:20:10 pm
variantes do m113

Tow missile,USA
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.armyrecognition.com%2FAmerique_du_nord%2FEtats_Unis%2Fvehicules_missiles%2FM901%2FM901_TOW_Anti-tank_armored_Vehicle_USA_05.jpg&hash=1c9e7b10885224d2c46717bac3cc4fa0)

M113 Medium Reconnaissance Vehicle in the Puckapunyal Army Camp, Victoria, Australia.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2Fthumb%2Ff%2Ffa%2FPuckapunyal-M113-MRV-1-1.jpg%2F769px-Puckapunyal-M113-MRV-1-1.jpg&hash=5f400e7bdd148fd9a504160e1f5268f3)

The M113 Ultra OWS
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fen%2F6%2F63%2FM113ows.jpg&hash=86743c3e4a9d3d97d2e62b8a9ee2f762)

A maioria das variantes do m113 deram origem a novas versões deste veiculo inicialmente pelas versões M113A1(1964), M113A2(1979), M113A3(1987)
Posteriormente cada pais criou as suas variantes do m113
http://en.wikipedia.org/wiki/M113_Armored_Personnel_Carrier_variants


(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fen%2Fthumb%2Fd%2Fd1%2F070319-A-5144A-002.jpg%2F800px-070319-A-5144A-002.jpg&hash=e92fa1571b9860d022064bd7c162d38a)
iraq
Título:
Enviado por: markseia em Outubro 10, 2007, 09:54:56 am
Sr Zé das Couves, se quer ver as primeiríssimas versões dos M113 "in loco" basta ir á EPI ou a Sta Margarida ve-los. São os M113 A1 e A2, que de uns para os outros diferem apenas na suspensão... e talvez nem note a diferença!!
Título:
Enviado por: zecouves em Outubro 10, 2007, 11:01:01 am
Citação de: "markseia"
Sr Zé das Couves, se quer ver as primeiríssimas versões dos M113 "in loco" basta ir á EPI ou a Sta Margarida ve-los. São os M113 A1 e A2, que de uns para os outros diferem apenas na suspensão... e talvez nem note a diferença!!


Viva markseia é bom verificar que voltaste ao nosso forum!

Quanto à tua dica: de facto essa já eu sabia porque até tenho algum tempo de utilizador dessas mesmas viaturas, bem como das do 1º BIMec (não do 2ºBIMec), do tempo em que só era BIMec.

De facto eu expliquei-me mal no meu já longinquo pedido de 3 de Maio, porque o que queria era fotos dos T113 que foram os protótipos da geração de veiculos M113. Já me fartei de procurar e nada  :(

Um bem-haja para ti!
Título:
Enviado por: markseia em Outubro 10, 2007, 11:29:46 am
ZeCouves meu caro amigo desconhecido... obrigado pelas boas vindas.. tal como você, sou também desse tempo... só-BImec
Andei por lá 5 anos... 1995-2000 e disso de M113 percebia a "pótes".. agora já só puxando pela memoria é que posso esclarecer algumas duvidas. Mas é nostálgico rever fotos desses bichinhos de lagartas que deixaram saudades. No "meu tempo" de BIMec, onde aprendi a ser Sargento, ir pro mato era o dia-a-dia das secções de atiradores. Noites e noites passadas no mato, embarcar-desembarcar, atascar-desatascar, dar instrução, formar condutores VBTP, comer (...7 anos depois e ainda tenho, tal como o tirei, o meu cunhete com tudo o que é da praxe... fogão... café.. chocolate.. whisky..amendoins...carta topográfica, escalimetro, lanterna, canivete), dormir (dentro e debaixo do M), assaltar, mudar lagartas, formar colunas, ser flecha do batalhão... e da brigada (eu tinha estatuto!!!), mas o pior era mesmo: lavar e preparar para revista!!! Bons tempos que já lá vão...
Título:
Enviado por: markseia em Outubro 10, 2007, 11:35:58 am
Os T113 foram os primórdios dos M. apenas lhes foi mudado o compartimento do motor com o alargamento do mesmo e a criação de uma porta a esse compartimento mais acessível, e a colocação de uma roda tensora das lagartas na traseira e claro está o aumento do trilho de lagartas que passou pra os 53 elos, tudo o resto foi mantido.
Título:
Enviado por: ShadIntel em Outubro 10, 2007, 11:46:12 am
Citar
De facto eu expliquei-me mal no meu já longinquo pedido de 3 de Maio, porque o que queria era fotos dos T113 que foram os protótipos da geração de veiculos M113. Já me fartei de procurar e nada  


Não sei se ajuda porque as fotografias são de fraca qualidade, mas são as únicas que tenho.

T113E1 (versão de alumínio)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg186.imageshack.us%2Fimg186%2F9794%2Ft113e1alu1956pv2.jpg&hash=d97a94f624e1480c7a2cb7c0b3daba31)

T113E2 (versão de alumínio)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg186.imageshack.us%2Fimg186%2F1184%2Ft113e2alu1958pn4.jpg&hash=bebca6b508904c35567de32d8ed4a79d)

T117 (versão de aço)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg186.imageshack.us%2Fimg186%2F2679%2Ft117steellate50sjm5.jpg&hash=96549ddbb62f52b4f4528c9c32d9cc12)
Título:
Enviado por: zecouves em Outubro 10, 2007, 02:01:44 pm
Brilhante!!

Obrigado Markseia e ShadIntel. :?:
Título:
Enviado por: ShadIntel em Outubro 10, 2007, 04:40:15 pm
As fotografias vêm da Net, mas não me lembro precisamente do site. Podes tentar o seguinte, é muito provável que seja esse, embora tenha mudado bastante desde a última vez que o visitei:

http://www.jedsite.info/content/jed1.html (http://www.jedsite.info/content/jed1.html)
Título: Modernização dos m113
Enviado por: sivispacem em Outubro 13, 2007, 09:06:36 am
e aqui vos deixo uma proposta da Rafael que encontrei há dias

http://www.deagel.com/library/M113-outf ... 00180.aspx (http://www.deagel.com/library/M113-outfitted-with-Rafaels-add-on-armor-and-mini-samson-weapon-station_m02006120900180.aspx)
Título: Re: Modernização dos m113
Enviado por: zecouves em Outubro 13, 2007, 07:21:53 pm
Citação de: "sivispacem"
e aqui vos deixo uma proposta da Rafael que encontrei há dias

http://www.deagel.com/library/M113-outf ... 00180.aspx (http://www.deagel.com/library/M113-outfitted-with-Rafaels-add-on-armor-and-mini-samson-weapon-station_m02006120900180.aspx)


O M113 é uma maravilha ... é intemporal... baralha e toca a dar. O que é bom é bom.

Em termos de longevidade e qualidade comparo o M113 com a Browning 12.7 mm.

Alguem tem fotos dos up-grades israelitas? Lembro-me de ter visto fotos durante os graneis habituais em Gaza e noutros locais ...
Título: Re: Modernização dos m113
Enviado por: Jorge Pereira em Outubro 13, 2007, 08:31:07 pm
Citação de: "zecouves"
Citação de: "sivispacem"
e aqui vos deixo uma proposta da Rafael que encontrei há dias

http://www.deagel.com/library/M113-outf ... 00180.aspx (http://www.deagel.com/library/M113-outfitted-with-Rafaels-add-on-armor-and-mini-samson-weapon-station_m02006120900180.aspx)

O M113 é uma maravilha ... é intemporal... baralha e toca a dar. O que é bom é bom.

Em termos de longevidade e qualidade comparo o M113 com a Browning 12.7 mm.

Alguem tem fotos dos up-grades israelitas? Lembro-me de ter visto fotos durante os graneis habituais em Gaza e noutros locais ...

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.defense-update.com%2Fimages%2FM113-View-03.jpg&hash=92a35d15ca14c3423014d4f742c29246)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.defense-update.com%2Fimages%2Fl-vas-2.jpg&hash=a3835d8805f29c436bf19754970d3a74)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.defense-update.com%2Fimages%2Fl-vas-new.jpg&hash=333ff3141a86dd8eba79b47f858309b0)


Citar
M-113 Upgrading & Modernization Program

Israel Military Industries

A different approach was implemented by the IDF with the preparation of the M-113 APC to engage in low intensity conflict. The current vehicle is fitted with surrounding mesh armor and an elevated fighting compartment, installed on the top of the existing fighting compartment. The IDF plans to introduce an improved and light weight protection suite for the M-113, currently under development by IMI and RAFAEL.

The improved modernized M113 will receive the engine designed for the A3 version (275 hp) a new steering wheel and torsion bars that will add to the weight carrying capability of the vehicle. The additional weight of the new suite will total 3.25 tons, and include full protection against multiple hits of heavy automatic, improvised explosive devices (IED) and RPGs. as well as improved floor protection. The hybrid ballistic technology contains a special energetic solution enabling a significant weight reduction together with an increase in crew safety and its surroundings by eliminating the risk of sympathetic detonation. The add-armor uses thick, field replaceable units which can be safely handled and stored. The vehicle will also be fitted with a remote controlled weapon station that will improve both observation and weapons operation capability behind under protection. IMI has unveiled its own design of te remote control station.
 
Fonte (http://http)

Título:
Enviado por: zecouves em Outubro 14, 2007, 10:06:32 am
Obrigado ... mas umas em acção ... tou a pedir muito ???
Título:
Enviado por: acpool em Outubro 14, 2007, 05:57:04 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.armyrecognition.com%2FNews%2Fdecember_2003%2Fimages%2FIsrael_Tank_03.jpg&hash=a697918a1cf091cb9171bd38d0243d85)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.armyrecognition.com%2FNews%2Fdecember_2003%2Fimages%2FIsrael_Tank_01.jpg&hash=91e95f16f0a1415b61d9cd235c8a3933)(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fsabbah.biz%2Fmt%2Fwp-content%2Fisrael_tank_gaza_june_2006_01.jpg&hash=9bd6cadb29891e4b19e06ff2dabbc88e)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.chinadaily.com.cn%2Fen%2Fdoc%2F2003-09%2F20%2Fxinsrc_18d5978beb6e11d795100004230fa5ee_tank.jpg&hash=4c6fd28a605289e25d47f14ed2957a73)(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.armyrecognition.com%2Fmoyen_orient%2FIsrael%2Fvehicules_legers%2FM113%2FM113_Israeli_News_02.jpg&hash=f6d025b0b4a92ffc932ff6d1ebfdf278)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.armyrecognition.com%2FNews%2Fjanuary_2004%2Fimages%2FM113_Armoured_Personnel_carrier_Israel_01.jpg&hash=c96f40264c51c2c5391fa04742b204f5)(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.worldnetdaily.com%2Fimages2%2Fmudpull.jpg&hash=fdace9b6057d938582d0f33454a5da64)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.worldnetdaily.com%2Fimages2%2Fidf113.jpg&hash=4cd66d9a675d3b73cac03c084ea86592)
Título:
Enviado por: markseia em Outubro 15, 2007, 03:02:00 pm
As primeiras 4 fotos não sao M113, são "pumas" Israelitas. Ou mais especificamente uns Merkava Achzarit. O ultimo sim é um M113 Z-2 (família Zelda modelo 2) muito espectacular...
Nos por cá é M113 A1, A2, 579, 548, 577, 106, 901 o 730 e não me recordo de mais nenhum... pelo menos, do que conheci na BMI
Título:
Enviado por: nelson38899 em Outubro 17, 2007, 10:52:56 am
boas

Quando á um ano atrás, passei duas semanas na escola práctica de infantaria, tive o prazer de andar num M113, e nessa altura um soldado que conduzia ou que fazia a manutenção dos M113, disse-me que Portugal tinha comprado M113 há holanda, e que eles tinha feito a revisão desses blindados  na base da escola prática, sendo assim penso que a modernização dos M113, não é mais que apenas uma compra desses blindados à holanda e respectiva revisão.

Ps. cuidado com os olhos de gato desses blindados :wink:
 
Cump.
Título:
Enviado por: Tino em Outubro 27, 2007, 02:58:25 pm
Eu também fui condutor M113 (bons tempos) e posso-vos garantir que é uma experiência muito interessante.

No meu tempo tive a instrução de especialidade no 2º Bimec (fiz a recruta em Beja). Depois fui para o EAC do RC4. Foi só mudar-me do meio da recta de Sta. Margarida para o fim da recta antes da igreja.
Isso foi na 2ª metade de 2000 se não estou enganado.

O exército devia fazer como os russos.
Oferecer uns passeios pagos a turistas. Não em Mig 29 mas sim neste caso em M113. É claro que os preços não seriam baixos mas seria uma fonte de receitas abrir uma "secção turistica" nos nossos 3 ramos das froças armadas. Penso sinceramente que no meio de tanta asneira que se tem feito essa não seria das piores... :)