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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Forças Aéreas/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: dremanu em Maio 16, 2004, 11:15:15 pm
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Senão me engano são Cobras....
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fdunyaturk.com%2Ftr14%2FYuzbasi_Volkan_Yuksel_IMG_1840ns.jpg&hash=78a5fbeff5011dd698de7f589901ebaa)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fdunyaturk.com%2Ftr14%2FYuzbasi_Volkan_Yuksel_IMG_1845ns.jpg&hash=bfac5d2e82a10fc0230cd0f776d4deef)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fdunyaturk.com%2Ftr14%2FYuzbasi_Volkan_Yuksel_IMG_1852ns.jpg&hash=3379c5b74e9e3cda5512e1de756a83c9)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fdunyaturk.com%2Ftr14%2FYuzbasi_Volkan_Yuksel_IMG_1811ns.jpg&hash=605a48e88ca45cc19c37da372387b3c4)
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Sim parecem ser Cobras mas não sei a versão alguem sabe?
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AH-1 S/P ( os P podiam lançar TOWs), Cobras da 1ª geração.
Bastante antiquados pelos padrões de hoje.
Ao princípio pensei que eram AH-1W ( a Turquia também os usa), mas o desenho rectangular da carlinga não deixa margem para dúvidas.
Cumptos
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dremanu:
Tenha por favor em atenção os tamanhos das imagens.
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Xi tá ali uma vaca!
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Também não entendi muito bem a vaca.
Será uma vaca da Força Aérea Turca ? :twisted:
PS: De facto Dremanu, s continuar assim, você vai obrigar-me a comprar um monitor adicional para por ao lado deste
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Não faço de propósito em relação às fotos, simplesmente é tamanho que elas têm no site de onde vêm.
Em relação às vaquinhas, boa ideia PT! :D :D
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Quanto à vaca, se olharem bem estão uns helicopteros a voar acima das árvores ao fundo...
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Vocês brincam, mas já foram dezenas as aterragens abortadas nas Lajes devido à presença de um animal rominante - vaca.
8)
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Ricardo Nunes: sao acidentes de percurso! :lol:
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A vaca como meio de guerra, por exemplo a vaca kamikaze introduzia-se umas bombas no interior da vaca e usava-se ela como "cavalo de Tróia". :lol:
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Talvez a vaca simbolizasse um tanque grego e os Cobra estivessem em manobras de treino
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A vaca como meio de guerra, por exemplo a vaca kamikaze
É pá... Não dê ideias á Al Qaeda...
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Vocês brincam, mas já foram dezenas as aterragens abortadas nas Lajes devido à presença de um animal rominante - vaca.
Houve uma altura em que aquilo era conhecido entre os açorianos como o Aero-Vacas
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Ena... o rumo que isto tomou... só porque na noite que postei aquilo da vaca tinha bebido um copito
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E que tal uma versão MBT da vaca, punha-se umas placas de protecção e um canhão entre os corn.. e ficava o M1AV Vaca. :lol:
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Vcs são tão maldosos, coitadinhas das vaquinhas so querem comer relva e viverem tranquilamente, e vcs já estam a pensar em transformar as coitadinhas em AMD.
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Mudando de assunto:
Fico com inveja destes Turcos, até aqueles gajos têm hélis de ataque. Onde estam os nossos? Tb não sei se precisamos de alguns, pelo menos no momento. O que acham?
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Eu acho que a partir do momento em que tivermos o GALE operacional deviasse começar a pensar logo nesta aquisição, não é preciso que sejam os melhores nem novos, para começar uns de 2ª mão chegavam.
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Caro Dremanu pode ir pôr a sua opinião ao thread "GALE", na secção dos Exércitos. Isso já começou a ser debatido por lá...
Já agora, o seu novo avatar está excelente!
Cumptos
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E a versão anti-tanque da vaca podia ser o COW(vaca)-V em vez do TOW.
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Se já viram o Kung Pow, já devem estar conscientes do instinto assassino de uma vaca. É muito potencial escondido.
Um aparte, na idade medieval, era pratica comum usar vacas e corpos de doentes como arremesso nos Trebuchets contra fortalezas sitiadas de modo a desmoralizar os inimigos.
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Sim, cadáveres com varíola, rubéola, peste negra, etc.
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Catapultas e vacas nos tempos medievais:
http://www.mwscomp.com/movies/grail/grail-08.htm (http://www.mwscomp.com/movies/grail/grail-08.htm)

FRENCH GUARD:
You don't frighten us, English pig-dogs! Go and boil your bottom, sons of a silly person. I blow my nose at you, so-called Arthur King, you and all your silly English k-nnnnniggets. Thpppppt! Thppt! Thppt!
GALAHAD:
What a strange person.
ARTHUR:
Now look here, my good man--
FRENCH GUARD:
I don't wanna talk to you no more, you empty headed animal food trough wiper! I fart in your general direction! Your mother was a hamster and your father smelt of elderberries!
GALAHAD:
Is there someone else up there we could talk to?
FRENCH GUARD:
No. Now, go away, or I shall taunt you a second time-a!
[sniff]
ARTHUR:
Now, this is your last chance. I've been more than reasonable.
FRENCH GUARD:
(Fetchez la vache.)
OTHER FRENCH GUARD:
Quoi?
FRENCH GUARD:
(Fetchez la vache!)
[mooo]
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We are the knights that never say ni!
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Quer dizer que a vaca pode ser uma boa arma biológica.
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"And the Lord spake, saying, 'First shalt thou take out the Holy Pin. Then, shalt thou count to three. No more. No less. Three shalt be the number thou shalt count, and the number of the counting shall be three. Four shalt thou not count, nor either count thou two, excepting that thou then proceed to three. Five is right out. Once the number three, being the third number, be reached, then, lobbest thou thy Holy Hand Grenade of Antioch towards thy foe, who, being naughty in My sight, shall snuff it.'
"
só falta o Amen
:lol: :lol:
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Perdoem-me, mas me parece que a decisão sobre os helis turcos sequer saiu ainda. Os americanos se recusaram à permitir a construção sob-licensa na Turquia, ao que a concorrência foi reaberta...
Nesse caso, esses helis sequer são turcos... Afinal de contas, a versão que participava da concorrência ou era W ou era Z...
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Perdoem-me, mas me parece que a decisão sobre os helis turcos sequer saiu ainda. Os americanos se recusaram à permitir a construção sob-licensa na Turquia, ao que a concorrência foi reaberta...
Nesse caso, esses helis sequer são turcos... Afinal de contas, a versão que participava da concorrência ou era W ou era Z...
Errado caro amigo.
O exército turco já opera uma pequena frota de AH-1.
Se bem que não estou 100% seguro da versão, de tarde porderei dar-lhe mais pormenores, visto que agora são 0630 da manhã, e estou com um pouco de pressa!
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O Ricardo tem razão FinkenHeinle - os turcos operam actualmente 30 AH-1P Cobra e 12 AH-1W.
Quanto ao concurso (creio que era para 145 aeronaves) os dois principais concorrentes são o Kamov Ka-50-2 e o AH-1Z. Chegou a correr o boato de que o héli russo tinha sido escolhido, mas ainda não foi nada confirmado.
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Uma noticia sobre a compra dos AH-1W para a Turquia:
Bell near deal with Turkey
Firm would co-produce 50 helicopters worth about $2 billion
WASHINGTON – Bell Helicopter Textron Inc. of Fort Worth may be near success in a long quest to sell $2 billion worth of attack helicopters to Turkey, that nation's ambassador to Washington said Tuesday.
"It's probably close to a final decision," ambassador Osman Faruk Logoglu said of the proposed helicopter deal, which Bell has been working on since 1996.
"I know Textron is pursuing this matter very closely," Mr. Logoglu said at a breakfast with Pentagon reporters.
The proposed deal was once justified partly because of the threat posed to Turkey by Saddam Hussein's Iraq, whose armies had large numbers of tanks, which the helicopters are designed to attack.
But while that threat has been removed, Mr. Logoglu said Turkey "lives in a very difficult neighborhood" and spends "a lot of money on our national defense." Turkey's neighbors include Syria and Iran.
Bell recently made a final offer to Turkey to co-produce 50 AH-1 Cobra attack helicopters for $2 billion and is awaiting Ankara's decision, confirmed company spokesman Bob Leder in Fort Worth.
"We expect a decision by the end of the year," Mr. Leder said.
Most of the work would be done in Turkey under license, so the deal would create few if any jobs in Bell's Fort Worth and Amarillo facilities, Mr. Leder acknowledged.
An apparent breakthrough occurred in September, when retired Marine Corps Gen. Terry Dake, senior vice president of Bell's government business unit, went to Turkey as part of an American-Turkish Council delegation led by retired Air Force Gen. Brent Scowcroft.
Mr. Scowcroft, national security adviser in the first Bush administration, is a longtime paid consultant to Textron, Mr. Leder said.
Turkey selected Bell three years ago after a four-year competition, choosing a modified version of its AH-1W Cobra labeled the KingCobra. The gunship would be similar to Bell's newer AH-1Z SuperCobra, which the company is to manufacture for the Marine Corps.
The original plan was for Turkey to buy 145 aircraft for $3.5 billion, but the country's tumultuous politics and its economic problems have prevented the deal from coming to fruition.
The chief of Turkey's general staff, Gen. Hilmi Ozkok, is to get a briefing on the new offer Friday, and Bell hopes for a contract signing before the end of the year.
Bell has already completed specifications and licensing agreements with Turkish Aerospace Industries, which would build the helicopters at a factory outside Ankara, Mr. Leder said.
Once the contract is signed, the State Department must approve it and notify Congress. Lawmakers could reject it by a majority vote of both chambers, but would have only 15 days to do so because Turkey is a NATO ally.
Despite tensions that arose when Turkey's parliament declined to let U.S. troops invade Iraq from Turkish territory, the administration is expected to support the deal.
"Turkey and the United States are still NATO allies and friends, and while we seem to be sailing through some white water together right now, I believe both nations believe it is individually in their national interest to maintain a friendly relationship," said Air Force Lt. Gen. Tome Walters, director of the Defense Security Cooperation Agency, the Pentagon's foreign military sales arm.
The gunship contract is expected to face opposition on Capitol Hill among supporters of Turkey's perennial foe, Greece, and other members who sympathize with the Kurds of Turkey and Iraq.
Turkey's military has been battling Kurdish militants in southern Turkey for years, and opponents of the helicopter deal have contended that the machines would be used to repress the minority group.
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Nesta página aparece o nº hélis do Exército turco (2002):
http://www.aeroflight.co.uk/waf/turk/turkaf3.htm (http://www.aeroflight.co.uk/waf/turk/turkaf3.htm)
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Epah tenho uma pergunta para fazer a já algum tempo. Vi na Euronews imagens de um desfile miltitar no Irão e qual não é o meu espanto e vejo nos céus alguns AH-1. O Irão tem AH-1 ? :shock: :D :D
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Epah tenho uma pergunta para fazer a já algum tempo. Vi na Euronews imagens de um desfile miltitar no Irão e qual não é o meu espanto e vejo nos céus alguns AH-1. O Irão tem AH-1 ? :shock:
E o país é inimigo dos EUA imaginam se não fosse!!!
Os AH-1 Iranianos remontam ao tempo do Xá do Irão deposta na revolução fundamentalista de 1979. O Xá sempre foi um dos maiores aliados dos EUA e com o seu apoio tornou o Irão um dos países árabes mais bem armados da altura. Entre as compras para além dos AH-1, contava-se o F-14, C-130 e planos para a aquisição de 180 F-16´s.
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E cerca de 100 Phantoms e mais ainda F-5s...
Fora as literalmente centenas de tanques M-60 e Chieftain, dos mais avançados que o Ocidente tinha para fornecer na altura.
E o Irão tb não usava a G-3 ?
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É possivel já que a Turquia também usava(ou usa)
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Obrigado por respoderem á minha duvida.
Já agora onde é que os Iranianos arranjam peças de substituição ?! porque das duas uma ou já desenvolveram as suas industrias ou então arranjam por intermedio de outros países
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Li á algum tempo que os F-14 estavam a ficar paralisados devido á falta de peças para substituição... mas não sei como é que isso está agora.
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Hoje em dia no Irão muito se deve à improvisação e criação de peças próprias. Tem-se conseguido manter algumas aeronaves a voar deste modo aliado a alguma canibalização de outras.
Contudo durante os anos 80 é sabido que incluído no escândalo de tráfego de armas para o Irão pelos EUA estavam incluídas algumas peças de aeronautica.
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Pois, eu não sou grande perito nisto, mas também me parece que se a Turquia se fiar nestas aeronaves está "feita ao bife" num conflito com a Grécia.
O que vale é que as relações entre os dois estados têm vindo a melhorar nos últimos 5 anos, e nada faz prever um agravamento.
A Turquia tenderá a entrar mais cedo ou mais tarde na União Europeia, e nessa altura a sua cooperação militar com Israel passará à história.
Claro que a Turquia, por via da guerra fria já teve mais importância estratégica que tem hoje.
Os EUA estão a expandir-se por quase toda a Ásia Central, e agora no Iraque, pelo que o papel da Turquia como "ponta de lança" americana na Ásia diminuiu.
À Turquia resta escolher a opção europeia.
A bola está nas suas mãos.
Assim o queiram.
Quanto à vaca, se calhar aquilo é o campo de tiro deles e no fim, com o que sobrar fazem um barbeque :lol: :lol:
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Hoje em dia no Irão muito se deve à improvisação e criação de peças próprias. Tem-se conseguido manter algumas aeronaves a voar deste modo aliado a alguma canibalização de outras.
Contudo durante os anos 80 é sabido que incluído no escândalo de tráfego de armas para o Irão pelos EUA estavam incluídas algumas peças de aeronautica.
Li algures, não sei se foi numa AFM, ou outra similar, que os engenheiros iranianos tinham conseguido fazer reverse engineer de diversos componentes do F-14 Tomcat, os reactores e inclusivé falava-se nos misseis Phoenix.
Além disso, o Irão produz alguns helicópteros domésticamente, réplica dos americanos, dos quais também fez reverse engineer.
Se tudo isto é verdade ou não, não sei, mas foio que apareceu em revistas da especialidade em 2003.
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Já aqui foi referido por alguns colegas que a estrutura dos equipamentos iranianos era americana, do tempo do Xá.
No início da guerra entre o Irão e o Iraque, a aparente superioridade iraniana, ao repelir os ataques deveu-se à superioridade do armamento iraniano (estamos em 1980/1982), para além de algum voluntarismo dos guerreiros islamistas fanatizados pelo pós-revolução que se atiravam contra os tanques de Saddam sem medo de morrer.
Depois, houve o escândalo Irão/Contras, em que se soube que os EUA estavam a vender armas e sobresselentes ao Irão e com esse dinheiro alguns círculos do Pentágono e da CIA constituíam um "saco azul" para financiar as guerrilha dos "contras" contra o regime dos sandinistas na Nicarágua.
É provável que secretamente o Irão tenha continuado a recceber muito discretamente algum apoio americano e até se diz que israelita, mas isso é entrar no domínio da especulação (o que é certo é que que a partir de certa altura o Irão conseguiu acalmar o Hezbollah libanês nos seus ataques ao norte de Israel 8) .
De qualquer modo parece que mais recentemente o Irão se tem aproximado em termos militares da Rússia e a sua aproximação à UE deixa antever um futuro mais risonho, já que o Iraque parece condenado a ser um protectorado americano.
Para além de alguma cooperação militar entre o Irão e a China, só permitida polo degelo entre a Rússia e a China, após o fim da URSS, e até necessária estratégicamente, dada a crescente influência americana na Ásia central.
Ou seja, em 24 anos, as relações geo-estratégicas na região inverteram-se completamente.
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Depois, houve o escândalo Irão/Contras, em que se soube que os EUA estavam a vender armas e sobresselentes ao Irão e com esse dinheiro alguns círculos do Pentágono e da CIA constituíam um "saco azul" para financiar as guerrilha dos "contras" contra o regime dos sandinistas na Nicarágua.
É provável que secretamente o Irão tenha continuado a recceber muito discretamente algum apoio americano e até se diz que israelita, mas isso é entrar no domínio da especulação
Talvez se escreva um dia a história da contribuição portuguesa nestes negócios... :roll:
De resto, o esforço que os Iranianos têm desenvolvido para manter o seu equipamento é notável. Tanto quanto se sabe, conseguiram fazer "reverse engeneering" em vários componentes dos Tomcat, fabricando-lhes peças de substituição, e adaptaram-lhes mesmo algumas armas russas e de fabrico doméstico; e passa-se o mesmo com os hélis, com os carros de combate, e muitos outros tipos de armamento...
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JNSA:
Tem toda a razão.
E acho que a actividade que houve nessa altura no porto de Setúbal, e segundo consta, nos "mentideros" em Leixões, parece que não foi própriamente devido à importação de trigo dos EUA para as nossas panificadoras. 8)
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E acho que a actividade que houve nessa altura no porto de Setúbal, e segundo consta, nos "mentideros" em Leixões, parece que não foi própriamente devido à importação de trigo dos EUA para as nossas panificadoras.
Era trigo, era... Trigo G3 - com "extra-ferro", porque os militares iranianos precisavam de se alimentar bem... 8) :lol:
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No início da guerra entre o Irão e o Iraque, a aparente superioridade iraniana, ao repelir os ataques deveu-se à superioridade do armamento iraniano (estamos em 1980/1982), para além de algum voluntarismo dos guerreiros islamistas fanatizados pelo pós-revolução que se atiravam contra os tanques de Saddam sem medo de morrer.
Por acaso a marcha geral da guerra foi mais ou menos ao contrário 8) O Iraque atacou, alcançando algumas vitórias estrondosas, devido à desorganização completa do exército Iraniano ( as purgas à la Estaline do Ayatollah teve os seus efeitos). A guerra só não acabou aí devido ao desempenho impecável da Força Aérea Iraniana ( sózinha destruiu brigadas e divisões inteiras), e às tristemente célebre "tácticas" de vagas humanas.
É um facto que Israel "ajudou" ( + vendeu armamento) durante o conflicto. Por exemplo, alguns dos tanques Tiran ( T-55 capturados pelos israelitas) foram lá parar...
Sobre os Tomcat: julgo que não efectuaram "reverse engineering" dos Pheonix, mas sim adaptaram aos F-14 vários tipos de SAMs, como por exemplo o HAWK americano!
Efectivamente, eles têm versões desenvolvidas a partir do AH-1 Cobra:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.aml.yorku.ca%2F%7Ego_right%2F08-2004%2F7.jpg&hash=f3084bf52901001e1ba733a1b5cd63f6)
e até do F-5 Freedom Fighter.
Se alguém tiver muito interesse neste tópico, o acig.org é local onde existe mais informação disponível.
Por exemplo este pequeno resumo:
http://www.acig.org/artman/publish/article_219.shtml
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Há até uma foto (seria da AFM?) de um F-14 com um SAM (Hawk) instalado na fuselagem. Será que funciona mesmo, ou é só propaganda?
Eis um site bastante interessanet sobre a Força Aérea Iraniana no tempo do Xá: http://www.iiaf.net/index.html (http://www.iiaf.net/index.html)
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Parece que funciona mesmo...
http://www.acig.org/forum/viewtopic.php?t=1594
(é preciso registar-se, mas vale a pena)
Resumindo, em meados dos anos 80 os Iranianos assustaram-se com o ritmo a que gastavam os seus Pheonix e iniciaram este programa de emergência. Parece que efectivamente conseguiram pôr o sistema a funcionar, mas entretanto a guerra tinha acabado e os stocks de Pheonix ainda eram razoáveis ( pensem só na quantidade de armamento que o Xá comprou
).