ForumDefesa.com
Outras Temáticas de Defesa => Área Livre-Outras Temáticas de Defesa => Tópico iniciado por: pablinho em Março 06, 2007, 03:03:41 pm
-
Se tivesedes que elixir unha comunidade limitrofe con Portugal para quedarvola... ¿Cal elixiriades?
-
Eu só tenho amigos de verdade na Catalunha...
-
Se tedes tempo, gustariame que expoñerades as vosas razóns, e por favor, atendede a motivos como os lazos culturais, a sua xente ou historicos, e non simplemente territorisais, non elixades unha por a sua economia, ou pola sua extension..
-
Olivença!
-
Então devias votar Extremadura...
-
Para dizer a verdade, tanto galegos com os habitantes fronteiriços da Extremadura e Andaluzia parecem mais portugueses que espanhóis. Mas escolhia a Galiza, pois até a linguagem parece português.
-
Boas,
Também me identificaria mais com os galegos por terem uma língua muito
parecida com o português. Agora pessoalmente, não tenho problema nenhum
com os restantes espanhóis.
-
- Portugaliza!
-
Vexo que a miña terra vai gañando por goleada...
-
Eu não ia em companheirismos culturais/linguísticos/históricos.
Se me fosse dado a escolher, queria o arquipélago das Canárias para extender a nossa ZEE a valores absurdos
.
Assim sendo, não voto em nenhuma das hipóteses colocadas.
-
Pablinho, ninguém fica com ninguém. Todos ficam com todos.
-
Bom...
Estremadura: Já temos uma, e a única vantagem era comprar caramelos em Portugal em vez de ir a Espanha.
Castela: Nem dada :shock: ( :mrgreen:
Portanto, sobre a Galiza.
-
O unico território que verdadeiramente me interessa é Olivença
Extremadura, já pertenceu á Lusitânia, mas tem um problema insoluvel, fala castelhano, portanto nunca seria admissivel a sua incorporação em Portugal, apenas que pode aspirar a uma relação de amizade com Portugal, apesar de tudo, e pondo de parte a questão de Olivença, é a região fronteiriça que gosto mais a seguir á Galiza.
Andaluzia, esta região pouco tem a ver com Portugal, além disso fala castelhano, apenas pode aspirar a uma relação de amizade com Portugal, é a terceira região fronteiriça que gosto mais.
Galiza é a região que tem mais afinidade com Portugal até agora, tem o galego (o não adulterado) que é uma língua semelhante ao português, mas neste momento segue o caminho das castelhenização, estando o galego fora das elites, comunicação social e imprensa escrita, o galego definha lentamente, além disso a língua original galega está já muito abastardada com castelhanismos, ou seja a galiza só tem lugar junto com Portugal se falar galego, a falar unicamente castelhano, Não!
castela é para mim a região mais infame do planeta terra, é dificil ter qualquer tipo de relação com esta região, somente o estritamente necessário.
Resumindo junto com Portugal só tem lugar uma região que fale galaico português (Olivença é uma excepção), o castelhano nunca seria língua oficial em Portugal, para a Galiza ser incorporada em Portugal, teria de ser feito um referendo em Portugal e na Galiza, e só depois perante resposta afirmativa de Portugal e Galiza, se daria a união.
-
Galiza é a região que tem mais afinidade com Portugal até agora, tem o galego (o não adulterado) que é uma língua semelhante ao português, mas neste momento segue o caminho das castelhenização, estando o galego fora das elites, comunicação social e imprensa escrita,
O problema non é que esta fora das élites simplemente o que pasa é que a gran masa popular prefire falar castelan e reserva o galego para o ambiente familiar, amigos, etc
Pasa outro tanto co eusquera
-
Pasa outro tanto co eusquera
Não concordo.
Os Bascos procuram, na sua generalidade, cada vez mais as suas raízes e tradições e para Espanha actual - infelizmente - elas não passam por aí. Daí a razão do problema basco com o qual Madrid, nem no tempo do franquismo e também agora, não sabe lidar. É por isso que as coisas estão como estão.
O eusquera é ensinado nas escolas bascas, faz parte do dia-a-dia, procuram falar com todos mesmo com os estrangeiros ( e eu que o diga ) e, não sei se já reparou, na maior parte das localidades bascas que têm as placas indicativas aos automobilistas em basco e castelhano alguém " faz o favor " de pintar as placas em castelhano e deixar só em basco. Daí que Vitória é apenas Gasteiz, Bilbao é Bilbo, San Sebastian é Donostia, etç..
Veja o caso da polícia basca? é suficiente? como se o nome não bastasse até a boina é parte da tradição.
Por isso, não concordo com esta afirmação:
simplemente o que pasa é que a gran masa popular prefire falar castelan e reserva o galego para o ambiente familiar, amigos, etc
Cumprimentos
-
Bom...
Estremadura: Já temos uma, e a única vantagem era comprar caramelos em Portugal em vez de ir a Espanha.
Castela: Nem dada :shock: ( :mrgreen:
Portanto, sobre a Galiza. c34x
-
Se eu já não tivesse comprometido ia experimentar o sabor das extremeñas...mas como a minha Maria não ia achar graça, acho melhor não! :lol:
-
O eusquera é ensinado nas escolas bascas,
O galego tamén, por lei.
procuram falar com todos mesmo com os estrangeiros
Non concordo, todos os estudios indican que o euskera perden falantes, se encontro algun link subireino.
na maior parte das localidades bascas que têm as placas indicativas aos automobilistas em basco e castelhano
En galicia tamén, xunto co nome dos pobos, concellos... , por lei.
e pintar as placas em castelhano e deixar só em basco
Si sempre hay uns cantos estupidos en todo-los lados, en Galicia tamén.
Que o vasco perde falantes é un dato irrevocable.
como se o nome não bastasse até a boina é parte da tradição.
Por certo o problema vasco esta solucionado en parte nestes ultimos tempos, non así o de ETA que non representas aos vascos en absoluto.