ForumDefesa.com
Forças Armadas e Sistemas de Armas => Exército Português => Tópico iniciado por: Jorge Pereira em Fevereiro 07, 2007, 11:56:42 pm
-
The latest wheeled armored vehicle from Panhard is the VBR, an all-protected high mobility platform. This vehicle is a 10 ton class 4x4 wheeled APC with a combat weight of 7.5 tons, and a payload of 2.2 ton payload capability. The VBR is well protected against small arms, anti-tank mines and CBR threats. The vehicle will be equipped with an overhead remote control weapon station. It can be equipped with a variety of weapon systems, including a 40mm automatic gun or multi-purpose/air-defense missile turret. Panhard expects VBR to address the requirements of the French Army for a future close-contact battle. Also in development is the AVXL, a fully protected command vehicle, which can be configured to carry up to eight fully equipped troops.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.panhard.fr%2Ffrancais%2Fgalerie%2Fimg%2FVBR%2FVBR_01.jpg&hash=f9c004b82eb8c666afda9835e4e0dd2c)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.panhard.fr%2Ffrancais%2Fgalerie%2Fimg%2FVBR%2FVBR_02.jpg&hash=90c8d0ef64284d7dbe7640813c16b457)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.panhard.fr%2Ffrancais%2Fgalerie%2Fimg%2FVBR%2FVBR_03.jpg&hash=6ad0fe86e4b9acebe17f61e6536e6578)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.panhard.fr%2Ffrancais%2Fgalerie%2Fimg%2FVBR%2FVBR_04.jpg&hash=1885841aeb421c29486dda6775ba8cf1)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.panhard.fr%2Ffrancais%2Fgalerie%2Fimg%2FVBR%2FVBR_05.jpg&hash=17b2c1c3bc1bc8220ecc7bd37a05606e)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.panhard.fr%2Ffrancais%2Fgalerie%2Fimg%2FVBR%2FVBR_06.jpg&hash=27914413ddfbe3b543d6b2a4b349f983)
-
quanto é que custa ?
parece uma opção mais interessante que o humvee blindado
-
Pelas fotos, uma vez que se trata de um Panhard VBR acrescentado, creio que o veículo terá perdido uma das características mais interessantes, o facto de ser anfíbio.
Ele tem a vantagem de ter a parte inferior blindada, e com um melhor perfil, para resistir a bombas e minas.
No entanto, tem o mesmo problema (embora em grau menor) que o HUMMER. Ele é um pouco baixo demais para a função que hoje é mais comum entre as forças de paz.
A patrulha armada.
Ele pode ser melhor que o HUMMER, mas pelas dimensões e fotos não me parece que possa competir com os veículos de transporte mais pesados.
Cumprimentos
-
Saudações guerreiras
Por acaso também acho que é um veículo muito interessante.
PapaTango, a citação diz que tem valências na questão das minas. Já agora, uma ideia que tive mesmo ao virar da esquina quando me dirigia para o fórum, e talvez um pouco á tuga: uma subida no curso das suspensões pode ser uma solução desde que seja mais eficaz. Mas é lógico que não pode competir com outros veículos maiores, mas isso tyambém dependerá da "massa" que cada um tem, mas sem dúvida que é uma excelente alternativa aos Hummer que temos em algures. Já agora, podem ser comparados ás Iveco que comprámos par o Iraque?
Este tipo de veículo têm ar condicionado?
Cumprimentos
-
parece ser uma melhor solução que o hummer blindado, melhor resistência e ied´s e minas
o hummer será sempre um jeep ao qual foi colocado blindagem, outros veículos foram desenvolvidos de raiz
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.armyrecognition.com%2Feurope%2FFrance%2Fvehicules_a_roues%2FPanhard%2FVBR%2FVBR_Panhard_Wheeled_Armoured_Vehicle_France_09.jpg&hash=f90a3dc5b9c4f145150ba7289373e7a1)
mais fotos: http://www.armyrecognition.com/europe/F ... iption.htm (http://www.armyrecognition.com/europe/France/vehicules_a_roues/Panhard/VBR/VBR_Panhard_France_description.htm)
se quisermos uma solução mais pesada, e logo mais cara, existem várias opções:
Dingo (max. 8 pessoas)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F193.158.125.14%2Fgb%2Fprodukte%2Fdingo2.jpg&hash=0dd9ac13d2e785e2363e4e81597349b5)
http://www.kmweg.com/gb/frame.php?page=30 (http://www.kmweg.com/gb/frame.php?page=30)
Oryx
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Foryx.armour.co.za%2Fimages%2Foryx.jpg&hash=ea3ee9e7f20f7ee587fae00842e82d81)
http://oryx.armour.co.za/index.shtm (http://oryx.armour.co.za/index.shtm)
Springbuck
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fspringbuck.armour.co.za%2Fimages%2Fspringbuck2.jpg&hash=d0f6ef7374758f2ab54c4f6546e3d260)
http://springbuck.armour.co.za/index.shtm (http://springbuck.armour.co.za/index.shtm)
-
Um Hummer é muito maior que um «Jipe» e foi igualmente construido de raiz.
Se o Hummer não fosse uma ideia boa, não seria tõa copiado. Quase toda os países que têm industria militar têm um Hummer "lookalike".
Outra coisa é a função inicial do veículo. O Hummer não foi pensado para ser um veículo de patrulha, para as actuais condições da luta contra movimentos terroristas, que colocam bombas e minas na beira das estradas para destruir ou fazer capotar os veículos.
Para essa função, provavelmente o VBR também não será o mais adequado.
Veja o recente caso dos veículos PUMA dos italianos (http://http) que também optaram por alterar os seus veículos, porque um dos problemas que têm é o facto de serem muito baixos e por isso não serem capazes de deflectir as forças de uma explosão.
O problema é tão grave, que até um tanque Merkava tem este problema.
Conseguiram provocar explosões tão fortes que fizeram voar um Merkava, sem conseguir furar a blindagem.
O DINGO alemão, é mais alto, e parece ser "chato" em baixo, mas é muito mais alto em relação ao solo.
Creio por isso que este tipo de veículo é o adequado para operações como a do Afeganistão.
Cumprimentos
-
o HMMWV (High-Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle) como o próprio nome indica é um veiculo de rodas ligeiro de grande mobilidade e multi funções
a sua função foi substituir o "jeep" (M718A1) e as sua diferentes aplicações (bem como alguns outros modelos): transporte(de homens e carga) ambulância, suporte de armamento...etc
não foi, como bem indicou " pensado para ser um veículo de patrulha, para as actuais condições da luta contra movimentos terroristas, que colocam bombas e minas na beira das estradas", daí eu ter dito que não tinha sido desenhado de raiz, o que aconteceu foi que, mediante esta nova realidade, desenvolveram-se kits de blindagem para aplicar no veiculo para colmar esta lacuna, nem sempre com resultados ideias, como já referido por limitações estruturais: " um dos problemas que têm é o facto de serem muito baixos e por isso não serem capazes de deflectir as forças de uma explosão"
há que acrescentar todas as implicações do excesso de peso da blindagem nas suspensões, transmissão, direcção, manobralidade...
relatos que tem implicações sérias no "centro de gravidade" do veiculo
segundo sei Portugal adquiriu uns 20 HMMWV (qd foi para Timor) o que na minha opinião não terá sido uma mt boa ideia:
como veiculo ligeiro de transporte:
o veiculo tem dimensões exageradas (em Timor foi um problema nos trilhos, algumas unidades americanas usam o Land Rover ou o Mercedes G Wagon pq não entra num heli de transporte )
consumo de combustível tb exagerado
preço levado (ouvi falar em 100.000 $ por unidade )
creio que tb teve problemas em atravessar obstáculos como pequenos riachos ( se bem q pelos vistos a versão comprada era pra o deserto )
como veiculo de patrulha:
apresenta as limitações já apontadas
os que estão a ser usados no Afeganistão (versão espanhola blindada) são "alugados" ou vamos ficar com eles?
os próprios americanos procuram já um novo veiculo:
U.S. military vehicles' past, present and future:
The jeep
First used during World War II; entered into service in 1941
Could be adapted to pump air or water, haul a half-ton or cross water up to 40 inches deep
Used for reconnaissance and cross-country travel
Name is believed to be an abbreviation of "general purpose" vehicle
The Humvee
Short for High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle, or HMMWV
Entered into service in 1985
Capable of supporting payloads up to 5,300 pounds, depending on model
Can be transported by and dropped from aircraft
Can be configured to carry troops, arms or shelter
The future
Military leaders are looking for a Humvee replacement that includes:
More protection for troops
A stronger suspension that can bear the weight of armor
Better mileage
Improved onboard power to handle an expanding array of electronics
Sources: National Museum of the U.S. Air Force, GlobalSecurity.org and USA TODAY research
ULTRA AP
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg255.echo.cx%2Fimg255%2F3236%2Fbigvehicleone4aw.jpg&hash=c9163de377e2aa4840f186f0d9843a11)
MXT-MVA (Armored)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.internationaldelivers.com%2Fassets%2Fmilitarybusiness%2FMXT_MVA_header.jpg&hash=9033b5fba2fe44696f33a34ab9cba431)
os ingleses também têm o mesmo problema: o Land Rover Wolf (versão militar) é um bom veiculo ligeiro mas a versão blindada tb apresenta falhas:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fnewsimg.bbc.co.uk%2Fmedia%2Fimages%2F41828000%2Fgif%2F_41828034_rg31_snatch416x152.gif&hash=a3870c7f4cff5975dc44b36475042b61)
Name: Snatch Land Rover
Defences: Armour to protect against explosions and ballistics; roadside bomb detectors
Strengths: Quick land transport for up to six troops
Weaknesses: Questions over level of protection offered
Cost: Approximately £50,000
alternativa considerada
Name: RG-31 - made by OMC
Defences: All-steel armoured hull protects against mines and small arms fire
Strengths: V-shaped underside pushes blast outwards
Weaknesses: Questions over mobility and maintenance
Cost: Approximately £250,000
Um veiculo que já está ser usado pelos Americanos ( e tb vai ser pelos ingleses) é o Cougar:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.defense-update.com%2Fimages%2Fcougar1.jpg&hash=29c3b383ee63fe3696e826dc214f7000)
Cougar is a multi-purpose, 12 ton mine protected armored patrol vehicle. The design uses a monocoque, bulletproof and blast-proof capsule fitted with transparent armored glass, which protects the driver and crew from small arms fire, mine blasts and IED. Typical roles for the vehicle are armored, mine protected troop transport for security, stability and peacekeeping missions, protected weapons platform, law enforcement special response vehicle, counter IED an EOD / Range Clearance vehicle. The vehicle can accommodate 10 passengers in a 4x4 configuration and 16 passengers in a 6x6 configuration
todos os modelos em: http://www.forceprotection.net/ (http://www.forceprotection.net/)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.defense-update.com%2Fimages%2Fcougar-blast.jpg&hash=a2744d0450adf46ebc7fc961b41d0a46)
Above: A USMC Cougar operated by an EOD team seen after suffering mine damage in Iraq, April 2006. The crew survived the blast with minor injury.
-
Boas temos de volta o nosso forum.
A Turquia ha uns anos desenvolveu um veiculo nao sei se chegou a ser usado pelo exercito Turco baseado no bvl que se chamava puma se nao me engano e era muito parecido com o este Panhard vi isso numa soldiers raid ja ha uns 2/3 anos
e curiosamente na FAM deste mes tem lá uma pagina de uma empresa Indonesia com propostas de veiculos ligeiros one aparece um muito parecido com o panhard tambem se tiver tempo faço um scan das fotos e posto aqui.
-
616.000 mil dólares a unidade
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.protectedvehicles.com%2FPhotos%2FGolan_Web_600W.jpg&hash=2d6c8e4fbac86326428062c2172a7a56)
The 15 ton vehicle is designed to carry 10 fully equipped troops, providing effective protection from small arms, mines and IEDs, as well as RPG threats.
http://www.defense-update.com/products/g/golan.htm (http://www.defense-update.com/products/g/golan.htm)
US Marines select Rafael’s Golan armored vehicle
The Marines will initially buy 60 Golans for $37 million for use in Iraq and Afghanistan.
Amnon Barzilai 26 Feb 07 14:28
The US Marine Corps has selected the Golan multi-purpose modular armored vehicle made by Rafael Armament Development Authority Ltd. and PVI of the US for use in Iraq and Afghanistan. The Marines will initially buy 60 Golans for $37 million.
The Golan is a new wheeled armored car for transporting troops and other uses, such as a command vehicle, ambulance or intelligence gathering. The vehicle’s mix of reactive modular armor tiles and passive modular armor can handle a broad range of threats, such as roadside bombs, RPGs and other anti-armor ordnance found in Iraq and Afghanistan.
Several months ago, the Marines sought to buy 4,000 armored vehicles, and published a request for proposals for a vehicle capable of meeting the threats faced by forces in the field.
Rafael said that the contract was an extraordinary achievement for Israel’s defense industry in general and for Rafael in particular, especially given the competition and protection specifications made by the Marines. The company said it hoped that the Golan would soon enter service with the IDF.
-
Parece-me uma viatura interessante, e nós até já temos "escola" com esse tipo de viaturas de assalto.
Para mim os Hummer são mais viaturas tácticas para patrulha, que estes BVR franceses.
Acho que independentemente do que venha a ser o futuro nas aquisições deste tipo de viaturas para o nosso Exército, acho que se deveria sobretudo apostar na uniformidade da frota, que actualmete me parece dispersa por muitas tipologias distintas.
-
Para o colega Dero, não terá havido uma troca de ""bicho turco""????
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi61.photobucket.com%2Falbums%2Fh52%2Fantoninho1%2Fcobra_00.jpg&hash=28d8363963494ced76b1e5ce9239707f)
http://www.otokar.com.tr/tr/urunler/p_g ... =0&urun=24 (http://www.otokar.com.tr/tr/urunler/p_gallery.aspx?tip=0&urun=24)
quanto ao indonésio....
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi61.photobucket.com%2Falbums%2Fh52%2Fantoninho1%2Fkomandop2.jpg&hash=07ef24c16464e07a754aab70020e66e5)
http://www.sse-armored.com/mil/?page=komando (http://www.sse-armored.com/mil/?page=komando)
-
É, o de cima é turco.
E já agora como curiosidade sabiam que a policia turca tem APC's Chaimite?
Só há dias é que os vi na TV.
-
Caro Antoninho,
muito obrigado pelas fotos era mesmo esse o veiculo que me referia e como disse e muito bem troquei o nome ao "bicho" nao e puma mas sim cobra mas como ja foi ha muito tempo que li esse artigo nao me lembrava mas acertpu em cheio era esses mesmo que falava, nao sei se nao era uma boa soluçao para Portugal um destes veiculos e sendo dos paises que sao talvez houvesse uma licença para os produzir cá, mas essas questoes deixo para os entendidos pois em termos tecnicos nao os conheço dai nao me alargar mais.
Obrigado mais uma vez
-
Ja que se esta a falar de veiculos blindados de alta mobilidade, alguem me pode esplicar porque 'e que foi tão caro a transformacão do HMMWV para veiculos blindados (cerca de € 500.000 A UNIDADE) penso que esse dinheiro dava para um veiculo novo, (tipo cougar ou RG-31 ) de caracteristicas superiores e ainda sobrava dinheiro.
Parece-me um negocio sem sentido, pagar mais por um veiculo pior :?:
-
Ja que se esta a falar de veiculos blindados de alta mobilidade, alguem me pode esplicar porque 'e que foi tão caro a transformacão do HMMWV para veiculos blindados (cerca de € 500.000 A UNIDADE) penso que esse dinheiro dava para um veiculo novo, (tipo cougar ou RG-31 ) de caracteristicas superiores e ainda sobrava dinheiro.
Parece-me um negocio sem sentido, pagar mais por um veiculo pior :?:
no inicio do tópico já tinha feito essa observação:
há que acrescentar todas as implicações do excesso de peso da blindagem nas suspensões, transmissão, direcção, manobralidade...
relatos que tem implicações sérias no "centro de gravidade" do veiculo
segundo sei Portugal adquiriu uns 20 HMMWV (qd foi para Timor) o que na minha opinião não terá sido uma mt boa ideia:
como veiculo ligeiro de transporte:
o veiculo tem dimensões exageradas (em Timor foi um problema nos trilhos, algumas unidades americanas usam o Land Rover ou o Mercedes G Wagon pq não entra num heli de transporte )
consumo de combustível tb exagerado
preço levado (ouvi falar em 100.000 $ por unidade )
creio que tb teve problemas em atravessar obstáculos como pequenos riachos ( se bem q pelos vistos a versão comprada era pra o deserto )
como veiculo de patrulha:
apresenta as limitações já apontadas
os que estão a ser usados no Afeganistão (versão espanhola blindada) são "alugados" ou vamos ficar com eles?
1) na versão "simples", porquê gastar 100.000 euros num jeep ?
2) na versão "blindada", pelo mesmo preço, existem melhores alternativas ( o Dingo tb creio que fica por 500.000 /unidade)
-
Volkswagen "Frettchen"
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fmultimedia.api.no%2Fwww.finnmarkdagblad.no%2Farchive%2F01105%2F150834-EN_Volkswag_1105536g.jpg&hash=0aeba79240577136f2ab7f338adc485d)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fmultimedia.api.no%2Fwww.finnmarkdagblad.no%2Farchive%2F01105%2F093902-EN_VW_Touar_1105531g.jpg&hash=edf7ecd7dab6b297020ebb7d7c2ccbe2)
-
Isso não é um Touareg?
-
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg84.imageshack.us%2Fimg84%2F3897%2F32264316zu6.jpg&hash=98bbc93671e9e2f0b1bedb5cb2f494af)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg84.imageshack.us%2Fimg84%2F6971%2F32264308yk4.jpg&hash=c0dcc67c692192ccfd6c0b2cf7cc94b2)
This undated photo released by Oshkosh Truck shows a mine-resistant ambush-protected vehicle. The Oshkosh-based company is one of five in the U.S. and Canada that is making the trucks for the military. The military originally ordered 4,100 of the vehicles but raised its request to 6,738 in mid-February after seeing how well the trucks protected occupants.
Oshkosh Truck Signs Agreement with ADI Limited of Australia to Offer Bushmaster(R) Armored Vehicles in North America
OSHKOSH, Wis., Mar 06, 2006 (BUSINESS WIRE) -- Oshkosh Truck Corporation (NYSE:OSK), a leading manufacturer of specialty trucks and truck bodies, announced today that it has added an armored vehicle to its stable of combat-proven military trucks. Under a licensing agreement with the vehicle's developer, ADI Limited of Australia, Oshkosh Truck will market, manufacture and support the Bushmaster armored vehicle for North American customers as well as countries eligible for Foreign Military Sales. Senior executives from both companies signed the agreement at a ceremony held at the Australian Embassy, on Friday, Feb. 24.
The Bushmaster was originally developed by ADI, in conjunction with the Australian Defence Force. The vehicle is mine-blast resistant due to its v-shaped hull, and its armor provides IED and ballistic protection to its occupants. The vehicle's mission profile requires it to travel long distances over rough terrain and deliver its occupants to their destination as safely and comfortably as possible, making them more effective in a tactical environment. There are currently over 100 Bushmaster vehicles in service with the Australian Defence Forces, with a number of the vehicles deployed with Australian units in support of Operation Iraqi Freedom. An additional 200 vehicles are under contract and scheduled for production at ADI's Bendigo (Australia) facility.
"The Bushmaster provides Oshkosh Truck with an even greater ability to support our customer through a wider spectrum of conflict", said John Stoddart, Oshkosh's executive vice president and president, defense. "As threats and the nature of conflict have evolved, the need for vehicles offering greater safety has grown. This vehicle can meet that need by not only improving troop safety, but delivering the level of performance the military expects from an Oshkosh vehicle."
Oshkosh plans to manufacture Bushmaster vehicles at its defense manufacturing facility in Oshkosh, Wisconsin, and can support significant volumes of Bushmaster vehicle production if required. ADI's Bendigo facility will work in conjunction with Oshkosh Truck to support any increase in demand.
Steps are also being taken to integrate components currently used on Oshkosh Truck's fleet of military logistics vehicles. This will increase parts commonality between the Bushmaster and vehicles currently used by the U.S. military, making it easier and less expensive for the U.S. military to supply logistics to a Bushmaster fleet. Oshkosh Truck is already providing logistics support to the Australian Bushmaster fleet in Iraq and Afghanistan through its global parts and service network.
Oshkosh Truck Corporation (NYSE:OSK) is a leading manufacturer of specialty trucks and truck bodies for the defense, fire and emergency, concrete placement and refuse hauling markets. Oshkosh Truck is a Fortune 1000 company with products marketed under the Oshkosh(R), Pierce(R), McNeilus(R), Medtec(TM), Geesink(R), Norba(R), Jerr-Dan(R), CON-E-CO(R) and London(R) brand names. The company is headquartered in Oshkosh, Wis., and had annual sales of $2.96 billion in fiscal 2005. To learn more about Oshkosh Truck Corporation, visit its web site at www.oshkoshtruckcorporation.com (http://www.oshkoshtruckcorporation.com)
Forward-Looking Statements
his press release contains statements that the company believes are "forward-looking statements" within the meaning of the U.S. Private Securities Litigation Reform Act of 1995. All statements other than statements of historical fact, including statements regarding the company's future financial position, business strategy, targets, projected sales, costs, earnings, capital spending and debt levels, and plans and objectives of management for future operations, are forward-looking statements. When used in this press release, words such as the company "expects," "intends," "estimates," "anticipates," or "believes" and similar expressions are generally intended to identify forward-looking statements. These forward-looking statements are not guarantees of future performance and are subject to risks, uncertainties, assumptions and other factors, some of which are beyond the company's control, that could cause actual results to differ materially from those expressed or implied by such forward-looking statements. These factors include, without limitation, risks related to reductions in government expenditures, the uncertainty of government contracts and the possibility that expected cost savings will not be achieved nor future plans realized. Additional information concerning these and other factors is contained in the company's filings with the Securities and Exchange Commission.
SOURCE (http://http): Oshkosh Truck Corporation
O Bushmaster (http://http)
-
realmente parece um touareg mesmo.
li na FAM que a fabriquipa tem a licença para fabricar o Pandur II 6x6 e ulan (pizarro) como ja referiram aqui no forum, então poderao fabricar dois modelos do Pandur o 6x6 e o 8x8 e curioso tambem referiram no mesmo artigo que eles iam participar no desenvolvimento de um veiculo 4 x 4 ligeiro (nao recordo se blindado ou nao mas penso que sim) para exportação, alguem sabe mais sobre isto? La diz que foi o administrador da empresa que referiu isso.
Obrigado
-
realmente parece um touareg mesmo.
li na FAM que a fabriquipa tem a licença para fabricar o Pandur II 6x6 e ulan (pizarro) como ja referiram aqui no forum, então poderao fabricar dois modelos do Pandur o 6x6 e o 8x8 e curioso tambem referiram no mesmo artigo que eles iam participar no desenvolvimento de um veiculo 4 x 4 ligeiro (nao recordo se blindado ou nao mas penso que sim) para exportação, alguem sabe mais sobre isto? La diz que foi o administrador da empresa que referiu isso.
Obrigado
As informações foram-me fornecidas em Outubro de 2006 em conversa com o Sr. Francisco Pita, sócio-gerente da Fabrequipa. Há, de facto, a ideia de vir a participar num projecto para o desenvolvimento de um blindado com tracção às quatro rodas, blindado esse que, segundo o próprio, seria mais ligeiro que a Panhard VBL (portanto, algo na linha do VAMTAC, uma viatura táctica com blindagem).
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
-
Sr. Pedro,
nao me diga que é voce o correspondente Portugues da FAM
-
Sr. Pedro,
nao me diga que é voce o correspondente Portugues da FAM
Precisamente. Pedro Monteiro, como indicado na revista.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
-
Então tenho de lhe dar os parabens pelos artigos que tem aparecido desde que compro a revista
-
parece que a Venezuela está a considerar a compra:
IGUANA FV4
http://www.sabiex.com/iguana/design.html (http://www.sabiex.com/iguana/design.html)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.sabiex.com%2Figuana%2Fimages%2Fdesign%2Fdesign_image.jpg&hash=aaa92c8973a246609dc4bc6561653b46)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.sabiex.com%2Figuana%2Fimages%2Fdesign%2Fcad.jpg&hash=d48ea218d5c80d39011b204091e4e5da)
url: http://www.defesanet.com.br/zz/al_ve_afv.htm (http://www.defesanet.com.br/zz/al_ve_afv.htm)