ForumDefesa.com
Outras Temáticas de Defesa => Área Livre-Outras Temáticas de Defesa => Tópico iniciado por: Jorge Pereira em Dezembro 06, 2006, 03:15:53 pm
-
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) apresentou, ontem, um novo supercomputador que será disponibilizado a toda comunidade científica o "Milipeia". Depois de já ter outro supercomputador, o "Centopeia", a Universidade de Coimbra dispõe agora de uma máquina capaz de fornecer informação preciosa a quem lida com questões científicas, como os métodos numéricos para computação paralela, a física das partículas, a biologia computacional, a simulação de nano-estruturas e a astrofísica computacional.
Instalado no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, esta máquina é o maior sistema computacional destinado ao cálculo científico instalado em Portugal. Com este computador melhoram as condições para a investigação e a eventual colaboração com empresas de alta tecnologias.
Perante o reitor da Universidade, Seabra Santos, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, o docente Carlos Fiolhais considerou que quem tiver problemas para resolver, pode recorrer a este super-computador, que também pode ser um precioso auxiliar para as escolas, já que "vai ligar o Mocho à Milipeia".
O "Mocho" é um projecto científico dedicado aos mais novos, e também aos seus professores, com um portal na internet - www.mocho.pt (http://www.mocho.pt). Ontem, foi também apresentado o "Pio do Mocho", uma publicação que visa reforçar este projecto de dinamização das questões científicas, sobretudo junto dos jovens.
O reitor Seabra Santos acentuou a intenção da Universidade de Coimbra de continuar a apostar, cada vez mais, na Ciência, pois aí reside "a base do nosso desenvolvimento, criando novas ideias, novas empresas". Referiu que a "importância do Departamento de Física da FCTUC não se mede pelo número de estudantes", mas também por acções como esta, que apostam na investigação científica, mas também na formação científica dos jovens. Seabra Santos garantiu que é relevante "transformar a Universidade numa Universidade de futuro". Apesar da Universidade de Coimbra estar, agora, divida em três pólos, o reitor considera que tem uma "comunidade coesa".
Mariano Gago acentuou o "âmbito nacional" deste projecto, como um novo "centro de recursos", o que vai implicar um desafio para o futuro com o possível surgimento de outros centros. Um desafio que o ministro acolhe e para o qual admite a necessidade de uma resposta adequada.
Fonte (http://http)
-
Uma boa noticia para a ciencia portuguesa.
Cumprimentos
-
"Supercomputador" é um termo muito errado...
-
"Supercomputador" é um termo muito errado... 
Bom, se tivermos em consideração que o Milipeia tem um desempenho de 1,5 TeraFlops sustentados (o que o torna no mais poderoso do país) eu até compreendo o termo utilizado pelo jornalista.
Só a título de curiosidade, o mais rápido do mundo tem um desempenho de 207,3 TeraFlops ( www.top500.org (http://www.top500.org) ).
-
O meu dá uma coça nessa coisa. Essa treta nem pa jogar tétris dá
-
komet, é um deste que tem?
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg471.imageshack.us%2Fimg471%2F1364%2F280pxzxspectrum48ksr1.jpg&hash=972e1a29d36b774e3d22d709b9501482)
-
outros tempos! E que gozo dava... fitinha magnética...
-
Se for como o Centopeia, e acredito que sim, então é um cluster de server, isto é vários/muitos processadores em paralelo. Muito diferente no seu funcionamento de um verdadeiro "supercomputador" como um Cray ( não quer dizer que seja melhor ou pior ). Certamente que alguém na UC podia explicar esta diferença à jornalista...