ForumDefesa.com
Economia => Portugal => Tópico iniciado por: Marauder em Agosto 01, 2006, 03:18:58 pm
-
CGD prepara venda da Compal
A CGD e a Sumolis estão a ultimar negociações para vender 80% da Compal à família Eusébio, noticia o Diário Económico indicando que a posição do grupo estatal na Inbepor vale, no mínimo, 285 milhões de euros.
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) e a Sumolis estão prestes a fechar as negociações com vista à aquisição, por parte do grupo de bebidas, dos 80% que o grupo estatal conserva na Inbepor, subsidiária criada entre ambos para parquear a Compal.
A posição da Caixa é detida através da Caixa Desenvolvimento. Por sua vez a Inbepor é a entidade criada pela CGD e pela Sumolis para parquear os activos adquiridos à Nutrinveste, anterior proprietária da Compal.
O valor estimado pelo jornal (285 milhões) deduz ao montante da aquisição (426 milhões de euros), os 70 milhões por que terá, entretanto, sido vendida a Nutricafés (outra parte dos activos comprados à Nutrinveste) à Explorer Investments.
Referindo possíveis interessados, o jornal nota que a Central de Cervejas e a Unicer «nunca escamotearam que mantinham interesse na Compal».
01-08-2006 9:10:18
de:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5 ... news=70098 (http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5Fdigital/news.asp?section_id=6&id_news=70098)
Umas negociatas estranhas...e o estado português metido ao barulho (através da CGD)...sim, porque o classificar a aquisição da Compal pela CGD de "interesse nacional" é algo esquisito. Para além que com o valor que essa operação foi feita, será muito difícil à CGD realizar mais-valias com a operação. Esquisito..
-
De qualquer forma, a Compal é uma empresa inovadora penso eu e que
têm uma gama de productos bem aceites pelo o marcado. Aliás, no ano
passado (só se foi em 2004), comprou a "Um Bongo" a Nestlé. Além
disso, a Frize (concelho de Vila Flor, districto de Bragança
) também
pertence a Compal ...
Penso que a Compal é empresa portuguesa exemplar.
-
eu tambem principalmente o compal de pessego.
Cumprimentos