ForumDefesa.com
Outras Temáticas de Defesa => Área Livre-Outras Temáticas de Defesa => Tópico iniciado por: TOMKAT em Julho 13, 2006, 03:31:11 am
-
Lisboa recebe a Regata dos Grande Veleiros
Lisboa foi a cidade escolhida para, em Julho próximo, acolher as comemorações do 50º aniversário da Regata dos Grandes Veleiros, a Tall Ships' Races, uma das mais importantes regatas mundiais. Na apresentação do evento, que decorreu dia 26 de Abril, a bordo do navio escola “Sagres”, Carmona Rodrigues reafirmou: ”Quero devolver o rio à cidade, sem perder o porto e a sua actividade”, acentuando o empenho da Câmara em “transformar o estuário do Tejo num palco de eventos e prática de desportos náuticos".
O 50º Aniversário da Regata dos Grandes Veleiros, Tall Ships’ Races, vai ser comemorado em Lisboa entre os dias 20 e 23 de Julho culminando com um grandioso desfile naval no Tejo, em frente à Torre de Belém, no último dia.
....
São esperados 100 veleiros, mais de 3000 tripulantes, um milhão de visitantes
O Tall Ships’ Races realizou-se pela primeira vez em 1956, entre Torbay, ao Sul da Inglaterra, e Lisboa, por iniciativa de um grupo de entusiastas da vela, entre os quais o português Teotónio Pereira, então Embaixador de Portugal no Reino Unido. A regata teve desde logo como objectivo primeiro formar a juventude através da prática de um desporto que assenta nos valores do trabalho de equipa, da solidariedade e da amizade entre os países. Motivo pelo qual, a entidade que organiza, a Sail Training International, foi já nomeada para Nobel da Paz.
Para a comemoração dos 50 anos desta regata oceânica, a organização decidiu reeditar o percurso original, e escolheu Lisboa como palco de chegada e dos festejos a ela associados. Assim, a capital portuguesa vai receber perto de 100 veleiros, distribuídos por quatro classes, e cerca de 3000 tripulantes, sendo que mais de metade, de acordo com as regras da organização, têm entre 15 e 25 anos. São esperados cerca de um milhão de visitantes de várias partes do mundo.
A regata terá início com a concentração dos veleiros em St. Malo (França), de 6 a 9 de Julho, de onde sairão para a linha de partida em Torbay, à semelhança do que aconteceu há 50 anos. Prevê-se, graças aos ventos de Norte favoráveis, que a partir de 15 de Julho a frota de veleiros participantes comece a dar entrada no Porto de Lisboa.
Desde 1956, Lisboa já foi escala obrigatória das Regatas dos Grandes Veleiros em 1964, 1982, 1992 e 1998, por ocasião da Expo. Até há bem pouco tempo eram conhecidas como “Regatas Cutty Sark”. Nesta edição de bodas de ouro, estarão presentes, a convite da organização, muitos dos 1059 tripulantes que participaram na primeira prova em 1956.
Portugal estará representado com três embarcações – o “Sagres”, o “Creoula” e a caravela “Vera Cruz” da Aporvela, associação membro fundador da Sail Training International e responsável pelo evento no nosso país.
Os veleiros participantes são todos da Europa, exceptuando um do Uruguai. Inglaterra lidera a lista de embarcações inscritas, com 17 navios (incluindo o conhecido Lord Nelson, o maior veleiro de todos) e Portugal está em segundo lugar na lista de participações.
http://www.cm-lisboa.pt/?id_item=11698&id_categoria=11
A programação do evento aqui...
http://www.tallshipslisboa.com/Default.aspx?tabid=55
"A partir de 15 de Julho de 2006, mas principalmente de 20 a 23 de Julho, a Doca de Alcântara, ao receber esta Regata, vai tornar-se num amplo local de animação constante, proporcionando diversão, cultura e História, através do intenso contacto com as coisas do mar e as actividades náutico-marítimas, na realização de um dos maiores eventos náuticos do mundo".
Vai ser um fim de semana a não perder para os apaixonados pelas coisas do mar,.... e não só... 
Mas a animação começa mais a norte pois antes de chegarem a Lisboa haverá uma escala em Ílhavo.
A cidade de Ílhavo foi escolhida para escala única da regata internacional comemorativa dos 500 anos da cidade do Funchal.
É a primeira localidade em Portugal continental, com excepção do Porto e Lisboa, a entrar na rota dos grandes veleiros.
Ílhavo quer atrair para Portugal regatas da Sail Training International (STI), a principal organizadora mundial de provas de grandes veleiros.
O desenvolvimento do recreio náutico é um das prioridades turísticas do concelho, historicamente muito ligado ao mar por força da pesca.
Depois de várias candidaturas, o município foi escolhido para escala única da regata comemorativa dos 500 anos da cidade do Funchal, na Madeira, que terá lugar em Setembro de 2008.
A prova destinada a veleiros sairá do sul da Grã-Bretanha com paragem em Ílhavo, onde terão lugar uma série de eventos festivos.
"Conseguir uma regata destas é um trabalho incrível, em termos de visitas dos responsáveis da STI", afirmou Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo.
O porto de Aveiro fornece condições consideradas muito satisfatórias para a escala de grandes veleiros, o que pesou na decisão dos organizadores.
http://www.rr.pt/noticia.asp?idnoticia=168081
-
Até que em enfim que se começa a falar nisto. Eu vou ajudar na Organização