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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Exército Português => Tópico iniciado por: Pedro Monteiro em Junho 29, 2006, 07:36:21 pm
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Passou desperbecido, mas a edição d'hoje do Diário de Notícias revela declarações do CEME à Comissão Parlamentar de Defesa sobre a LPM onde se justifca a opção por 37 carros de combate Leopard II A6:
a) a necessidade de ter meios para participar em cenários de "alta intensidade";
b) o facto claro de que os actuais M60 já "não têm modernização possível.
Creio que isto encerra a especulação. Pelo menos, por agora, existe uma intenção firme por parte de Portugal para a aquisição de tais sistemas de armas.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
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Amigos, confirmação para mim é quando vir o primeiro tanque Leopardo IIA6 a ser entregue. É que mesmo que se assine quer o que seja ou que se pague logo pode vir muito bem o governo a seguir e cancelar a compra.
Enquanto isso, continua-se a discussão (http://http).
Cumprimentos,
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Amigos, confirmação para mim é quando vir o primeiro tanque Leopardo IIA6 a ser entregue. É que mesmo que se assine quer o que seja ou que se pague logo pode vir muito bem o governo a seguir e cancelar a compra.
Enquanto isso, continua-se a discussão (http://http).
Cumprimentos,
Eu acho que ignora a importância crucial do que o Diário de Notícias noticiou: esta é a primeira vez que a nível oficial se fala dos Leopard 2 e, neste caso, refere-se mesmo um número específico e versão concreta. Para mim, este é o aspecto mais importante até agora noticiado sobre os Leopard 2. O resto é especulação. Estas declarações do CEME não o foram.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
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..Porreiro...mas o número será insuficiente..
Segundo dados de 2003, tinhamos 101 M-60...(73 defesa, 19 reforço geral, 9 treino)..
Ok, atribuindo mesmo assim o treino e o "reforço" (é o mesmo que reserva?)...passaremos de 73 para 37.
Decerto que isto terá impacto organizacional no Grupo de CC..
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Se a frota de Leopard 2 A6 tiver uma operacionalidade de 60-75%, provavelmente, haverá mais carros de combate operacionais que actualmente. Pelo menos, há uns não havia sequer tripulações suficientes para todos os M60 do RC4.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
..Porreiro...mas o número será insuficiente..
Segundo dados de 2003, tinhamos 101 M-60...(73 defesa, 19 reforço geral, 9 treino)..
Ok, atribuindo mesmo assim o treino e o "reforço" (é o mesmo que reserva?)...passaremos de 73 para 37.
Decerto que isto terá impacto organizacional no Grupo de CC..
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Bom, mais vale 37 CC válidos que nada...
Parece ser uma boa notícia.
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Um Regimento Carros Combate, em França é constituido por 40 Tanques Leclerc, assim distribuidos:
3 Esquadrões de Carros, cada com 12 Leclerc + 1 Leclerc de Comando(capitão)
Esquadrao Comando Servicios com 1 Leclerc para o Coronel.
No Reino Unido, a British Armya utiliza igualmente Regimentos de Tanques com 40 Unidades.
Portanto creio que o GCC, fique no futuro organizado em :
3 Esquadrões de carros com 12 LeopardII= 36 ?
Fica 1 LeopardII para a EPC?
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A noticia, naturalmente não surpreende.
Todas as contas e calculos apontavam claramente para o facto de Portugal estar a negociar com a Holanda a aquisição de carros de combate
E era óbvio que não havia Leopard-IIA5 na Holanda.
Portanto só restavam os Leopard-IIA6.
O numero de 37 é muito superior ao que tinha sido refereido inicialmente.
O objectivo é constituir uma força que permita a Portugal enviar carros para um ambiente de alta intensidade.
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Ou o GCC passará a contar com apenas 2 esquadrões, ou então a EPC pedirá "emprestado" os Leo quando precisar de formar tripulantes para eles ( como número operacional também não é alto, não acredito que seja necessário estar constantemente a formá-los), ou até a instrução poderá ser dada directamente na unidade operacional.
Não sei até que ponto estas últimas especulações minhas farão sentido, alguém mais dentro das coisas que comente...
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A EPC fica agora em Abrantes! (ao lado de Santa Margarida )
Penso que a instrução de aplicação deve ser ministrada dentro do proprio GCC, sendo apenas a EPC a instrução téorica e fisica....
Com 3 Esquadrões poderemos sempre ter 1 operacional, 1 em instrução e 1 em manutenção reparação
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Porreiro vamos ter 37 destes
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.army-technology.com%2Fprojects%2Fleopard%2Fimages%2Fleopard2tank-14.jpg&hash=4cff584fdea801218e6cab4086000bfa)
(mesmo achando poucos)
Sera que tambem vamos comprar estes?
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fen%2Ff%2Ff7%2FLeopard2trainer.jpg&hash=f75e2cdb6a49fb9c80402e053891fc4b)
Leopard 2 trainer
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fen%2Fe%2Fe7%2FPanzerschnellbruecke2.jpg&hash=c67c7c5eecd63ea88ba04531907347dc)
Panzerschnellbruecke 2
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2Fthumb%2F9%2F90%2FBergepanzer_Bueffel.jpg%2F800px-Bergepanzer_Bueffel.jpg&hash=c0834f4ecd8a2d6c6cdd8168dba1617f)
BergePanzer 3 Buffel
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Melhor que o DN é o DR
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg189.imageshack.us%2Fimg189%2F4778%2Fsemttulo3ms.jpg&hash=acae2a5dbcfe9636b1c46de5e939c135)
Fonte: http://dre.pt/pdfgratis2s/2006/06/2S124A0000S00.pdf (http://dre.pt/pdfgratis2s/2006/06/2S124A0000S00.pdf)
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Mesmo que o grau de operacionalidade venha a ser superior que o existente actualmente, considero o número em questão (37) insuficiente.
No entanto não deixa de ser uma boa notícia por 2 razões:
-Permite familiarizar o exército com um carro de combate de primeira linha em termos tecnológicos.
-Acaba de uma vez por todas com os rumores e “tentações” de acabar com este sistema de armas em Portugal.
O número poderá, contudo, aumentar no futuro.
Esperemos é que isto se confirme e não se fique pelas intenções, embora considere que comece a bater tudo certo; Fragatas KD, tanques Leopard…
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Esperemos é que isto se confirme e não se fique pelas intenções, embora considere que comece a bater tudo certo; Fragatas KD, tanques Leopard…
c34x
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Esperemos é que isto se confirme e não se fique pelas intenções, embora considere que comece a bater tudo certo; Fragatas KD, tanques Leopard…
c34x
Eu proponho uma festa. :jok:
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Afinal o homem quando escreveu o artigo não estava a falar por falar mas com os olhos bem abertos e a solução que ele apresentava se calhar é a que vai prevalecer...
http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=3745 (http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=3745)
e as noticias de se adquirir um carro de combate tambem não era treta por este caminho aí vêm as karel...
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E se viessem uns Apaches….pagava eu tudo.ufx29
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E se viessem uns Apaches….pagava eu tudo.ufx29
Amigo Jorge pagava os apaches ou a festa...
:toto: :toto: :toto:
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37 Leopard-IIA6............pouco????
Penso até que este valor é aproximadamente o ideal para as missões do exercito actualmente.........
Se também estivessem incluidos no negócio uns 20 Gepard ( PRTL 35 mm GWI, versão holandesa ), era bestial...... :banana: :G-Ok:
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Querem lá ver que temos um multimilionário aqui...
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E se viessem uns Apaches….pagava eu tudo.ufx29
Amigo Jorge pagava os apaches ou a festa...
:toto: :toto: :toto: :D
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Já agora, a Holanda não estava também a alienar Patriots?
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Se também estivessem incluidos no negócio uns 10 Gepard ( PRTL 35 mm GWI, versão holandesa ), era bestial...... 
http://www.forumdefesa.com/forum/viewto ... 7&start=15 (http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=3777&start=15)
E que tal uns Gepard alemães?
Eles voltam a usar a base de Beja, e nós recebemos uns bichos desses..
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Se também estivessem incluidos no negócio uns 10 Gepard ( PRTL 35 mm GWI, versão holandesa ), era bestial...... :?: :wink:
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Não era má ideia.Caro Jorge Pereira tem razão, nunca se sabe se este numero poderá ir a aumentar.
Agora davam jeito uns Apaches.
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E eles, vão em cantigas :?:
Então se ofereceram uns 43 à Romenia...não haveria espaço negocial para trocar o uso de Beja por alguns deles?
Eu penso que sim...simplesmente as nossas chefias aparentam não ver estas oportunidades de mercado...
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Pois eu prefiro esperar sentado para ver a chegada dos 37 Leopard-IIA6.
Pelo que se tem visto anteriormente, quando os ditos chegarem, já devem estar a precisar de um "upgrade".
Desculpem-me o meu pessimismo, mas é a realidade.
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Já agora, e não pondo em causa as competencias do Oficial da Arma de Artilharia que está a coordenar o programa de transferencia, não seria mais lógico ser um Oficial de Cavalaria?
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Ele não vai fazer nenhuma análise técnica ou comandar uma unidade, por isso será uma pessoa a quem eventualmente seja reconhecida capacidade para desempenhar a tarefa.
Em alguns casos são preferidos oficiais com caracteristicas especificas como por exemplo o conhecimento ou do país ou da língua.
Nãome parece que seja problematico.
Cumprimentos
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Eu acho que ignora a importância crucial do que o Diário de Notícias noticiou: esta é a primeira vez que a nível oficial se fala dos Leopard 2 e, neste caso, refere-se mesmo um número específico e versão concreta. Para mim, este é o aspecto mais importante até agora noticiado sobre os Leopard 2. O resto é especulação. Estas declarações do CEME não o foram.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
Melhor que o DN é o DR
http://img189.imageshack.us/img189/4778/semttulo3ms.jpg
Fonte: http://dre.pt/pdfgratis2s/2006/06/2S124A0000S00.pdf (http://dre.pt/pdfgratis2s/2006/06/2S124A0000S00.pdf)
Sim ignorei essa importância. Mas mesmo sendo alguém a nível oficial citado ao falar dos Leopard 2, ou mesmo até o DR mencionando os CC, não é para mim uma confirmação que eles venham mesmo. Mas pronto, isto também já não interessa muito.
Quanto ao número ser insuficiente, também concordo. Mas visto que são Leopard II é melhor 37 Leopard do que uns cem M-60.
Eu até diria que com isto do desenvolvimento dos Leopard II PSO e da produção dos actuais Leopard II E talvez tivéssemos a oportunidade de comprar mais alguns Leopard II A6 à Alemanha e Espanha(?). Mas visto que provavelmente os Leopard II A6 vão ser comprados como contrapartida da compra das fragatas Karel Doorman (http://http) é mais provável que o governo esteja só a aproveitar a oportunidade (e bem) e no futuro nunca mais se interessar em carros de combate.
Cumprimentos,
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Como referi não quis, não quero, por em causa as competencias do Oficial nomeado.
Pergunto eu, este tipo de aquisição não deve estar inscrita na revista LPM?
Se sim, nada como aguardar pela publicação.
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Esperar para ver,mas se sim entao e uma grande noticia.
Cumprimentos
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Unas fotografias del Leopard 2A6NL
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg297.imageshack.us%2Fimg297%2F7285%2Fnormalimg00703sb.jpg&hash=fd2e669aaca9b84acdb3cf17515d33b0)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg235.imageshack.us%2Fimg235%2F630%2F79gc.jpg&hash=eea06c590f1ed8fcda33b983a450b8a0)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg235.imageshack.us%2Fimg235%2F1566%2F57aq1.jpg&hash=7c2c2902af9a81b6d645cda4876c5e7b)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg504.imageshack.us%2Fimg504%2F6619%2Forangeguar100pa.jpg&hash=2756e21bad9e8be3dcdfd7931e5290cc)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg504.imageshack.us%2Fimg504%2F7783%2F95xs.jpg&hash=c82ab8c107904272fa4b8423ddeb3a2b)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg196.imageshack.us%2Fimg196%2F4079%2Fleopard2a6544pj.jpg&hash=a6c69c34be776362420d871ec78a17a8)
Saludos
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:?:
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Penso que abaixo das 50 unidades é pouco.
Mas enfim, quem não tem cão caça com Leopard
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..é pouco, mas concordo que 37 é melhor que 101 M-60 podres...
..e a malta a falar mal do M-60 que avariou...deviam era fazer um altar para ele...se houver um encadeamento entre estes dois acontecimentos :twisted:
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..é pouco, mas concordo que 37 é melhor que 101 M-60 podres...
..e a malta a falar mal do M-60 que avariou...deviam era fazer um altar para ele...se houver um encadeamento entre estes dois acontecimentos :twisted:
Este pessoal... :lol:
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Passou desperbecido, mas a edição d'hoje do Diário de Notícias
Pode indicar-me a secção do jornal onde isso está? Já o vasculhei todo e não encontro
Obrigado
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Passou desperbecido, mas a edição d'hoje do Diário de Notícias
Pode indicar-me a secção do jornal onde isso está? Já o vasculhei todo e não encontro
Obrigado
Esqueça, já vi. Economia...
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Vejam o Diário da República que Mestre Pereira Marques "lincou".
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"Scanei" as duas páginas, assim não é necessário descarregar o diário todo.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg222.imageshack.us%2Fimg222%2F1034%2F662bl.th.jpg&hash=27ded812462203ac4aece4af1dade2c4) (http://http)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg230.imageshack.us%2Fimg230%2F3162%2F6662ge.th.jpg&hash=b7c68038caf3fe1c7986ce7a34229ecc) (http://http)
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Concordo que 37 LeopardA6, serão melhores que os M60...podres.
Mas contudo falta saber o estado operacional em que se encontram os Leopards, que virão para Portugal.
Espero que venham em melhor estado que os M60, que é para daqui a uns anos não andarmos novamente com os mesmos problemas
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Você tocou na questão que realmente deve preocupar.
Não creio que os carros holandeses estejam em mau estado. Para serem Leopard-2A6, isso quer dizer que foram modernizados em 2001, ou seja, são carros que foram à revisão geral e modernização no máximo há 5 anos atrás.
O problema, é a complexidade da transição e a complexidade inerente à manutenção de veículos blindados que são de uma geração diferente da dos M-60A3.
Desde ferramentas até ao reforço do chão dos parques de viaturas, pode ser necessário fazer alterações em quase tudo.
O problema é se o exército tem capacidade para o fazer.
Não basta afirmar que sim, é necessário prova-lo.
Temos infelizmente a demonstrada incapacidade da Força Aérea no caso dos MLU ou da marinha no caso dos NPO, para saber que não basta querer e dizer que somos capazes, é necessário provar.
Nem a Força Aérea nem a Marinha conseguiram nota positiva nos testes a sério.
Passará o Exército ?
Esperemos que sim.
cumprimentos
-
(...)
Quanto ao número ser insuficiente, também concordo. Mas visto que são Leopard II é melhor 37 Leopard do que uns cem M-60.
Eu até diria que com isto do desenvolvimento dos Leopard II PSO e da produção dos actuais Leopard II E talvez tivéssemos a oportunidade de comprar mais alguns Leopard II A6 à Alemanha e Espanha(?). Mas visto que provavelmente os Leopard II A6 vão ser comprados como contrapartida da compra das fragatas Karel Doorman (http://http) é mais provável que o governo esteja só a aproveitar a oportunidade (e bem) e no futuro nunca mais se interessar em carros de combate.
Cumprimentos,
:shock: Vc quer dizer que o pacote das KDs inclui os Leopard?
As KD só virão porque os Leo foram comprados , é isso :oops: Peço desculpa, hoje tou um bocado loiro...foi do choque...
-
(...)
Quanto ao número ser insuficiente, também concordo. Mas visto que são Leopard II é melhor 37 Leopard do que uns cem M-60.
Eu até diria que com isto do desenvolvimento dos Leopard II PSO e da produção dos actuais Leopard II E talvez tivéssemos a oportunidade de comprar mais alguns Leopard II A6 à Alemanha e Espanha(?). Mas visto que provavelmente os Leopard II A6 vão ser comprados como contrapartida da compra das fragatas Karel Doorman (http://http) é mais provável que o governo esteja só a aproveitar a oportunidade (e bem) e no futuro nunca mais se interessar em carros de combate.
Cumprimentos,
:shock: Vc quer dizer que o pacote das KDs inclui os Leopard?
As KD só virão porque os Leo foram comprados , é isso :oops: Peço desculpa, hoje tou um bocado loiro...foi do choque...
Não, o que eu quero dizer é precisamente o contrário. Peço desculpa pela confusão.
Como os Leopard II A6 (em teoria) só virão caso as KD sejam compradas (http://http), é provável que o governo depois não queira mais saber do assunto e não se interesse em comprar mais carros de combate para reforçar esses 37 Leopard II.
Já agora, alguém fará ideia de como será feita a manutenção dos Leopard, a nível de peças extras, quero eu dizer. É que os Leopard II A6 costumam vir com uma garantia da fábrica, mas também é provável que nós não tenhamos direito a esta.
Cumprimentos,
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Bom...então se assim fôr, e dado já vir o anúncio em DR, virá também brevemente em DR o anúncio das KD????
Já agora, não era preciso o PR promulgar a LPM primeiro???
Obrigado e Cumprimentos.
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Bom...então se assim fôr, e dado já vir o anúncio em DR, virá também brevemente em DR o anúncio das KD???? :?:
O que foi publicado no Dr de ontem, foi a constituição de uma comissão para coordenar o programa de transferencia dos Leopard.
Ainda não está nada confirmado, e no meu entender este tipo de transferencia deve constar na LPM.
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Um brinde...
video do Leopard..
http://www.youtube.com/watch?v=PpXhGVRusRI&eurl= (http://www.youtube.com/watch?v=PpXhGVRusRI&eurl=)
http://www.youtube.com/watch?v=KxdEtyxa ... ed&search= (http://www.youtube.com/watch?v=KxdEtyxa7Ao&mode=related&search=)
http://www.youtube.com/watch?v=6JxuUbca ... ed&search= (http://www.youtube.com/watch?v=6JxuUbcaQHQ&mode=related&search=) (Leo2A5)
A máquina que vem para Portugal..
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Excelente noticia, supongo que esos futuros Leo II conviviran con los M60 supervivientes ¿no?
Por otra parte el precio esta fijado?
deben de rondar por los 8 mill € una fortuna.
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Old,
quase de certeza que os M60 vão passar à reserva, ou seja, na prática nunca mais vão ser utilizados.
Esse preço é o de um Leo2A6E ou HN (espanhóis ou gregos) que
.são mais avançados que os Leo2A6 originais alemães ou holandeses
(que são apenas A5 com a peça L55)
.são modelos novos de fábrica
.incluem a montagem local, o que encarece sempre os custos finais
Portanto, o preço destes tanques em 2a mão deve ser significativamente mais baixo.
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Enhorabuena por los bichos, ya era hora de que Portugal tuviera una fuerza de blindados digna del país.
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O problema, é a complexidade da transição e a complexidade inerente à manutenção de veículos blindados que são de uma geração diferente da dos M-60A3.
Desde ferramentas até ao reforço do chão dos parques de viaturas, pode ser necessário fazer alterações em quase tudo.
O problema é se o exército tem capacidade para o fazer.
Não basta afirmar que sim, é necessário prova-lo.
Temos infelizmente a demonstrada incapacidade da Força Aérea no caso dos MLU ou da marinha no caso dos NPO, para saber que não basta querer e dizer que somos capazes, é necessário provar.
Nem a Força Aérea nem a Marinha conseguiram nota positiva nos testes a sério.
Passará o Exército ?
Esperemos que sim.
cumprimentos
Para mim é só uma questão de meios/recursos com que se queira dotar o exército para enfrentar esse desafio. Não somos menos capazes que ninguém.
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Minha alma está parva :shock: :D
Promovam o bendito homem que se lembrou de pôr o M60 parado, ahh, já me esquecia, foi uma avaria "acidental" :roll:
O Papatango colocou o dedo na ferida, será que o Exercito está preparado para aqueles bichos?- Vamos ser optimistas :wink:
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Desculpem-me estar armado em Velho do Restelo, mas onde é que viram a confirmação da vinda dos Leopard para Portugal?
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Saudações guerreiras
Temos infelizmente a demonstrada incapacidade da Força Aérea no caso dos MLU...
PapaTango, acho que não é bem assim como pinta. Não acho que o FAP tenha a ver ou não com o falhanço do programa MLU. O MLU não é um falhanço, mas sim os seus objetivos em termos quantitativos para a concretização total do programa dentro dos prazos normais. Não está e nunca esteve em causa a competencia técnica da FAP, como também nunca esteve em causa, a competencia técnica no passado em programas de elevada complexidade para um país que ainda estava mais carente em termos de massa cinzenta. O MLU da maneira como se fez só foi realizado em Portugal. Se dependesse somente da FAP não duvido que estaria a decorrer normalmente. O que estragou tudo foi a dilatação do prazo para entrega de aeronaves até 2010 nada mais. Nos NPO aí é capaz de ter razão, mas também é preferivel deixar acentar a poeira.
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Bem, também não posso deixar de estar contente, por esta noticia inesperada. Hoje quando a vi não quis acreditar. Sem preceber nada do asunto, acho que 37 unidade são manifestamente insuficientes em relação a umas boas centenas de Espanha. Se tivessemos aís umas 130 unidades, seria demasiado?
Agora é que os M-60 vão passar a deitar ainda mais fumo... depois de serem atingidos por um obus dos Leopard :D
Cumprimentos
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S. Tomé,... S. Tomééééé...., oh S. Tomé,....S. Tomééééé.....
... :?
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Relativamente à capacidade ou à falta dela, eu lembro que não estou a colocar em causa a qualidade técnica das equipas que têm por missão modernizar os aviões.
Todos nós sabemos como é que funcionam as coisas no funcionalismo público e mesmo nas empresas privadas.
Quando há um pequeno grupo de pessoas a fazer uma tarefa de maior responsabilidade, a norma é que os "outros" os sobrecarreguem com todo o serviço.
E não há milagres ! ! !
A única forma que existe para analisar a qualidade e capacidade de um grupo, uma empresa ou de uma instituição, é analisar os resultados.
São a única forma de verificar o sucesso ou a falta dele:
E a verdade é que dos 40 F-16 A/B que Portugal comprou, metade novos e metade usados, apenas quatro são capazes de cumprir uma missão de combate (em teoria)
Quatro, 1+1+1+1. Não são precisos todos os dedos da mão para os contar 10% do total.
Essa é a realidade da Força Aérea: Quatro aviões de combate operacionais (e isto a acreditar nos planespotters, essa raça odiada pelos militares, sempre disposta a revelar os terríveis segredos do país).
Claro que oficialmente nada se sabe, e está tudo envolvido no mais comprometedor dos silêncios.
Nós que pagamos, não sabemos o que se passa, e portanto podemos até concluir que o nosso dinheiro foi gasto e desbaratado, porque ninguém presta contas.
Mas a palavra fracasso, insiste em não abandonar o processo.
Não adianta, como já vimos, fazer grandes e bombásticas declarações e profissões e afirmações de Fé nas nossas capacidades.
As nossas capacidades não se mostram nos discursos, mostram-se nos resultados, e os resultados até ao momento, são uma porcaria.
Não é possível concluir nada de forma diferente, quando se chega à conclusão qie até vamos vender aviões que nem sairam dos caixotes.
Mas evidentemente, garanto a todos os presentes, que cada repartição, cada capelinha tem já o seu dossier completo e documentado, para se defender e apresentar todas as desculpas para justificar a incompetência.
TODOS eles serão seguramente capazes de apontar o dedo aos outros, afirmando como uma criança na escola, assustada com a professora, e que aponta para outra criança do outro lado da sala, com um comprometedor "foi ele sô psora", para tentar livrar-se de um puxão de orelhas.
É assim que funciona a máquina da Administração Pública. E as Forças Armadas, a acreditar em todas as notícias conhecidas parece que se transformaram em mais uma repartição pública, onde ainda por cima - sob a alegação de segredo militar, se torna mais facil esconder a incompetência.
A «desculpa» é uma instituição, num país de brandos costumes, onde todos desculpam todos, onde uma palmadinha nas costas resolve um problema e onde o tradicional "deixa lá... acontece aos melhores." se tornou numa frase emblemática para desculpar o desleixo.
Por tudo isto, é perfeitamente legitimo alertar para esta possibilidade.
Há razões claras e objectivas, para termos este tipo de preocupações.
Isto tudo, independentemente daqueles que conseguem manter ainda parcialmente operacional o edificio. Quer o da Administração Pública, quer o militar. Por esses e por causa desses também temos que ser capazes de identificar os problemas, sem correr o risco de sermos injustos para com aqueles que apesar de tudo não desistem de ser competentes.
Quando tivermos formas de premiar a competência e punir o desleixo dentro da Administração Pública e naturalmente também nas Forças Armadas, deixará de haver razões para estes comentários.
Cumprimentos
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Eu que sou funcionário poúblico subscrevo inteiramente os comentários do Papatango. Se eu sou visto como "demasiado crítico" ou "demasiado péssimista", é porque sei que as coisas são piores do que as pessoas que estão de fora sabem. E eu ainda admito que estou longe de saber tudo, portanto...
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El primer video es de Leopard 2A4 Alemanes
El segundo del Strv 122 Suecos
El tercero del Leopard 2A5 Alemán. Siendo mostradas todas sus características en ingles eso si.
Si se compra el carro de combate este juego eso si en versión Militar como el de estas fotos del ET español para entrenamiento de tripulaciones. Steel Beasts Network Professional Edition
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.brigadacastillejos.org%2F01.%2520ACTIVIDADES%2F04.ano%25202006%2F04.steel%2520beasts%2Finstructor.jpg&hash=25a2597b466e38f30e234c1f9e826638)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.brigadacastillejos.org%2F01.%2520ACTIVIDADES%2F04.ano%25202006%2F04.steel%2520beasts%2Ftirador%2520leopardo.jpg&hash=27b700e50aa3a20e022824e272e628a4)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.brigadacastillejos.org%2F01.%2520ACTIVIDADES%2F04.ano%25202006%2F04.steel%2520beasts%2Fcarro.jpg&hash=f6637d7e0f56cd884976374a4a5a78dd)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.brigadacastillejos.org%2F01.%2520ACTIVIDADES%2F04.ano%25202006%2F04.steel%2520beasts%2Fescotilla%2520jc.jpg&hash=7496aedc3fb34e853bbb250203dd26f2)
Un video del juego
http://www.youtube.com/watch?v=1s06NFgH ... ch=leopard (http://www.youtube.com/watch?v=1s06NFgH6qw&search=leopard)
Saludos
Saludos
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Leopards II, Pandurs.... ¿No podriamos empezar a hablar de un rearme portugués?
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Leopards II, Pandurs.... ¿No podriamos empezar a hablar de un rearme portugués? :D :D :D :D
Declaro desde já que assim que os Leo chegarem, agarro num deles avanço sobre a Ribera del Duero, conquisto uma quinta com um bom vinhedo, conquisto uma Espanhola bonita e declaro a minha rendição INCONDICIONAL 
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Editado
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Para conquistar una española igual no te hace falta un Leopard. Ayer por Madrid asistí al desfile del día del Orgullo ***. La verdad, como decía mi novia, ya todos los hombres guapos son gays. :wink:
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
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No era más que una broma, no creo que nadie se sintiera ofendido fuera cual fuese su tendencia.
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No era más que una broma, no creo que nadie se sintiera ofendido fuera cual fuese su tendencia.
Não está em causa a minha tendência (pelo menos, era o que eu pensava
). O que fiz foi uma mera chamada de atenção para o facto de estarmo-nos a afastar do tópico de debate.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
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Portugal
2006-07-03 - 00:00:00
Defesa: Portugal compra carros de combate à Holanda
37 tanques a caminho
O Exército português vai comprar à Holanda 37 carros de combate Leopard 2A6, um dos mais modernos e eficazes equipamentos do género actualmente ao serviço de diversas forças armadas europeias.
Estes tanques com 62 toneladas e uma peça de 120 mm deverão substituir os cerca de 100 M-60A3 presentemente em utilização na Brigada Mecanizada, já com várias dezenas de anos e sem modernização possível.
A vinda dos Leopard 2A6 está já prevista na revisão da Lei de Programação Militar que aguarda aprovação – está a ser discutida na especialidade – e é justificada, segundo adiantaram ao CM fontes do Exército, com a “necessidade de ter equipamento adequado para a participação em cenários de grande intensidade”, como Iraque ou Afeganistão, entre outros.
O grande trunfo deste carro de combate é a blindagem de terceira geração – uma liga de materiais compostos que lhe permite ser um dos mais protegidos tanques do Mundo. A versão que deverá equipar o Exército tem um canhão L55 de 120 mm de alma lisa, com um grande alcance e capaz de disparar munições perfurantes ou explosivas.
Ainda não se sabe quando os tanques em segunda mão – embora estejam em perfeitas condições, já que foram modernizados em 2001 – vindos da Holanda possam chegar, nem o seu custo previsto é por enquanto divulgado.
Entretanto, o Exército terá de adaptar a sua estrutura e a qualificação do pessoal para poder lidar com estes carros de combate, dos mais evoluídos do Mundo. Trata-se do tanque com maior mobilidade, capacidade de fogo e blindagem que o Exército já operou.
O Ministério da Defesa já nomeou um coordenador do programa de transferência dos Leopard 2A6 da Holanda para Portugal. Trata-se do coronel de Infantaria Frederico Rovisco Duarte, que chefiará uma equipa técnica com seis oficiais.
APOSTA CLARA NOS BLINDADOS DE RODAS
Com a eventual entrada ao serviço dos Leopard 2A6, o número de tanques ao serviço do Exército deverá diminuir dos actuais 100 M-60A3 para os 37 Leopard previstos. Tal confirma a aposta do Governo nos carros blindados de rodas em detrimento dos de lagartas – mais rápidos e adequados para as missões actualmente realizadas pelo Exército. O Grupo de Carros de Combate (GCC) deverá ficar organizado em três esquadrões de 12 Leopard 2A6 cada – a instrução prática deverá passar a ser feita no próprio GCC, ficando a Escola Prática de Cavalaria com a teórica. O Leopard 2 é um projecto alemão e será o primeiro tanque não americano a equipar o Exército nos últimos 60 anos.
NEGÓCIOS DA DEFESA
IGUAIS
O Leopard 2A6, que deverá equipar o Exército, pode ser considerado o melhor e mais sofisticado carro de combate do Mundo, estando ao nível do Abrahams americano e do Leclerc de origem francesa.
FRAGATAS
Portugal poderá vir a alargar as suas compras militares à Holanda. Fala-se da aquisição àquele país de duas fragatas multiusos ‘Karel Doorman’ – com ‘helis’ – que virão substituir as da classe ‘João Belo’.
SUCESSO
Alemanha (com 225 unidades), Grécia (com 170), Holanda (180) e Espanha (219) são os países que já têm ao serviço ou encomendados carros de combate Leopard 2A6 iguais aos que Portugal quer.
Sérgio A. Vitorino
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp? ... l=10&p=200 (http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=207181&idselect=10&idCanal=10&p=200)
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Sera que os helis vem tambem?
Cumprimentos
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A vinda de 37 LeoIIA6 foi confirmada hoje (3 de Julho) no Canal 1 da RTP, às 08h50.
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A notícia tem algumas falhas...
Tipo...M-60 sem modernização possivel?? Que os mandem a Israel, que quando voltarem estão como novos..
..Sabra
E a lista de países que usa o Leo está claramente incompleta, visto que o rei dos LEOs é o que a Suécia tem. A Dinamarca também os têm, e talvez outros paises também.
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E uma boa noticia o unico problema e que sao poucos.
Cumprimentos
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- Mendes
Então é os "celebres" carros de combate Styer cuja montagem em Portugal fica mais cara que vindo já montados da Áustria?!Os caças F16 la continuam encaixotados a aguardar que o preço do up grade baixe!Estes blindados daqui 10 anos aparecem ai pelas sucatas.Numa altura destas o governo ainda se permite a esbanjar dinheiro em coisas superfulas destas.Aumenta-se os impostos/contribuições para isto!..
- Luis Justo
Parabéns ao Eng. Socrates! É com investimentos produtivos deste tipo que Portugal vai sair da crise económica! Vai ser com a produtividade destes tanques que a balança comercial vai equilibrar. Vai ser com estes tanques que o sr. vai cumprir a promessa de baixar o desemprego e criar 150 mil postos de trabalho. Portugal no seu melhor!
- NR
Desculpem a minha ignorância mas, para que diabo queremos nós 37 TANQUES??!! Vamos invadir alguma coisa?? Será pra lavrar terras no Alentejo??? Ou apenas pra passear ao fim de semana junto à praia???
- LSantos
Ainda gostava de saber para que servem os tanques!? Será que vamos entrar em guerra? As fragatas vá que não vá pelo menos poderão servir para salvamento no mar, para patrulhar a zona económica exclusiva! agora os tanques... por amor ao nosso dinheirinho não façam isso! Será que com tanques os nossos governantes vão abdicar dos carros/guarda-costas e passar andar de tanque? assim concordo. Seixal
- Questão de matemática
Da Espanha e da Alemanha, não falo. Mas a Grécia (há pouco ainda eram mais falidos que nós) com 170 tanques e a Holanda( não são falidos mas são mais pequenos que nós) com 180, e nós com 37 que substituem 100...Bem sei que o exército já só serve para fazer fretes à ONU, mas de qualquer forma...Cada vez mais fracos.
Como sempre os habituais comentários.
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A notícia tem algumas falhas...
E a lista de países que usa o Leo está claramente incompleta, visto que o rei dos LEOs é o que a Suécia tem. A Dinamarca também os têm, e talvez outros paises também.
La lista hace relación a los Leopard 2A6:
Alemanha (com 225 unidades), Grécia (com 170), Holanda (180) e Espanha (219) são os países que já têm ao serviço ou encomendados carros de combate Leopard 2A6 iguais aos que Portugal quer.
Los Strv 122 Suecos son de la versión A5 con mayor blindaje al igual que los de Dinamarca deberían de llamarse o denominarse Leopard 2A5EX.
Por lo tanto todos los A6 reflejados en el periódico son correctos a excepción de Alemania que modernizo 15 Leopard 2A6M de sus 125 Leopard 2A5. Pensando en modernizarlos todos los A5 a ese estándar o al PSO. La errata esta en Alemania: 225 Leopard 2A6 mas 15 Leopard 2A6M.
Saludos
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La lista hace relación a los Leopard 2A6
Verdade
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Os Leo 2A6 gregos e espanhóis são diferentes dos holandeses e alemães, nomeadamente blindagem extra, (ao nível do Strv 122?). Acho que também têm sensores e um sistema de controlo de tiro mais evoluído.
Enquanto que os modelos holandeses e alemães são Leo2A5 com a peça L55.
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Uma excelente notícia, mas acho o número de 37 inadequado. Mesmo para manter os pel. Cc a 4, faltam mais 3 para os comandantes de Esq. ..
3 x 13 (4 por Pel. CC e 1 para o Comado do ECC), mais um para o Comando do GCC, seriam 40. Mais uns 3-4 para reserva e instrução.
Deveriam ser pelo menos 40.
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Duarte, hoje em dia os escalões de comando pouco combatem, por isso uma simples viatura de comando blindada é suficiente.
Hoje em dia os Esquadrões devem ser assim constituidos:
3 pelotões de combate com 4 Tanques cada
1 pelotão atiradores mecanizados com 4 M113
1 pelotão de reconhecimento(eclairage a francesa) com 6 viaturas ligeiras
1 pelotão de comando com 2 M577/M113 PC
a missão do peletao de reconhecimento, com viaturas ligeiras tipo hummer ou VBL, deve ser de informar o comando da companhia para evitar qualquer emboscada sobre os tanques, podendo nesse caso o capitão fazer actuar os atiradores com o apoio dos LeoII, etc..etc....
No mesmo as Companhias Mecanizadas dos BIMec, devem ser assim:
3 pelotões atiradores mecanizados com 4 Pandurs
1 pelotão anti carro com 3 Pandurs AntiTanque
1 pelotão morteiros com 3 Pandurs Morteiros
1 pelotão comando com 3 Pandurs PC
BRIGADA MECANIZADA=
Grupo Carros Combate ( 3 esquadrões Tanques+ ECS)
1°BIMec( 3 companhias mecanizadas+CCS)
2°BIMec( 3 companhias mecanizadas+CCS)
Grupo Artilharia com 18 obuseiros M109(3 batarias+BCS)
Batalhao Logistico
Esquadrão Reconhecimento com Pandurs torre de 25 mm
Companhia Engenharia
Bataria AntiAéréa com 18 Chaparral e no futuro Avenger
Companhia Transmissões
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Que tipo de missões farão os Leo II? Ficará tudo na mesma como com os M60 em que só saiam de Santa Margarida para exercicios ou desfiles ou iremos poder ve-los em missões no estrangeiro?
Suponho que caso forem para missões que não irá todo o Grupo de Carros de Combate, talvez enviar 1 esquadrão não seja ilusão da minha parte, e como agora as regras mandam que carros de combate sejam protegidos por infantaria e vice-versa possivelmente irão anexados a algum BIMEC... gostava que algum intentido da arma blindada desse alguns pormenos das possiveis aplicações do Leo por Portugal.
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Em pratica:
Um Esquadrão de Tanques, pode cobrir um espaço de 3 Kilometros, ficando por exemplo 1 pelotão que este nunca deve ser distribuido por cada kilometro, o pelotão de atiradore e comando fica atraz destes 3, devendo apenas o peletao de reconhecimento fazer busca nos eixos de infiltração das unidades para informar o capitão.
Portanto um Grupo, cobre um espaço de 10 KM e Uma Brigada 30 KM em teoria, claro.
Em regra geral costuma-se constituir Tasks Forces Mixtas com 1 Esquadrão de Tanques e Duas companhias de atiradores mecanizados e a Companhia de Comando e Servicios.
Normalmente as companhias de atiradores estão na 1°linha, ficando os Tanques para o choc final....ou então os Tanques a frente e as companhias de atiradores a limpar o terreno...isto depende da situação tactica etc....
Portanto no nosso caso seria possível constituir 3 grupos de combate(tasks force) cada um com 1 Esquadrão de 12 Tanques LeoII e Duas Comanhias Mecanizadas +CCS.
Assim Podemos ter em PERMANENCIA, 1 Grupo de Combate em missões no exterior ficando DOIS Grupos em Portugal para a rotatividade e em caso de emergencia reforçar...
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Olá a todos
A aquisição de um carro de combate moderno como o Leopard 2 pelo nosso exército é um passo importante para continuarmos a ter um grupo de carros de combate credível. Com o Leopard 2 será finalmente possível o nosso empenhamento em missões internacionais com um veículo moderno e de primeira linha. Além disso, é em termos históricos uma aquisição notável. Desde os anos 50, que não tínhamos um carro de combate de primeira linha em comparação com os exércitos mais avançados.
Por outro lado, a sua introdução no nosso exército vai permitir a redução progressiva dos M60A3 (completamente ultrapassados) e também um salto qualitativo a todos os níveis desde a doutrina até à garantia de sobrevivência no campo de batalha. A política deverá ser no sentido de termos o M60 completamente substituído até 2015. Vamos ver se conseguimos fazer isso.
E já agora mais uma pequena achega. Embora este número de carros chegue para o GCC para BMI é de admitir a aquisição de mais Leopard, dado que a substituição completa dos M60 implica um número á volta de 70-80 CC.
Um abraço
Zé
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A aquisição de um carro de combate moderno como o Leopard 2 pelo nosso exército é um passo importante para continuarmos a ter um grupo de carros de combate credível. Com o Leopard 2 será finalmente possível o nosso empenhamento em missões internacionais com um veículo moderno e de primeira linha.
En misiones internacionales no suelen desplegarse MBT pesados, si no carros de combate de ruedas tipo Centauro o IFVs mas ligeros y aerotrasnportables o vehiculos blindados ligeros tipo Pandur o VEC .
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Olá Old
Isso depende obviamente do tipo de missão. Em operações de Paz já foram aplicados carros de combate. Dou-te um exemplo prático. A Alemanha já teve o Leopard 2 no exterior, se não me falha a memória no Kosovo.
Portanto, o uso de veículos leves pode ser relevante numa primeira fase de intervenção, mas na 2ª fase de implementação de forças no terreno é perfeitamente possível o uso de carros de combate como o Leopard 2.
Já agora reparem que na descrição que o Miguel fez da BMI (muito bem feita). Temos finalmente meios modernos de combate com a chegada dos Leopard 2 e dos Pandur. Portanto, estamos neste momento a assistir a uma viragem histórica no equipamento desta unidade.
Um abraço
Zé
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Já agora reparem que na descrição que o Miguel fez da BMI (muito bem feita). Temos finalmente meios modernos de combate com a chegada dos Leopard 2 e dos Pandur. Portanto, estamos neste momento a assistir a uma viragem histórica no equipamento desta unidade.
Não é bem assim : http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=4082&start=15
Os Pandur não vão para a BMI ( e ainda bem).
PS: também houve Leopards dinamarqueses e holandeses na Bósnia.
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Duas notas:
a) as VBR Pandur II vão, sobretudo, equipar a BrigInt (a Brigada Mecanizada não recebe, à partida, as VBR Pandur II e, em estudos anteriores, caso recebecesse, o número de VBR disparava para as sete centenas), esta é uma informação confirmada como se pode ler no discurso do CEME no dia desta Grande Unidade;
b) os belgas também já usaram os seus Leopard 1 nos Balcãs e, que me lembre, os britânicos usaram o Chalenger.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
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Os franceses também usaram os Leclerc nos Balcãs. Alias, lembro-me de ver uma foto numa revista da especialidade com a legenda seguinte: "50 toneladas de diplomacia"
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Os franceses também usaram os Leclerc nos Balcãs. Alias, lembro-me de ver uma foto numa revista da especialidade com a legenda seguinte: "50 toneladas de diplomacia" :lol:
O uso de carros de combate nos Balcãs tem, sobretudo, um efeito psicológico: na população onde actuam (mostram poder e capacidade de resposta) e nas donde vêm (justificam um investimento).
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
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Caros amigos
Creio que na verdade num prazo muito curto teremos apenas 2 Brigadas:
A Brigada Mecanizada com a organização atraz referida, e
a Brigada Reacção Rapida com:
3 Batalhões de Paras e Comandos
Grupo Artilharia com os 18 Obuseiros
EREC com VBL/MILAN
CENg
BAA
CTM
BAAT
Teremos no fundo um Exército a Inglesa, com 1 Brigada Ligeira Intervenção Rapida e 1 Brigada de Combate Pesada
A British Army tem 1 Divisão Blindada e 1 Divisão Ligeira Rapida....
Portanto a nova Brigada Intervenção devera ser extinta :wink: os actuais 260 serão suficientes para equipar a Brigada Mecanizada.
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Portanto a nova Brigada Intervenção devera ser extinta :lol:
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
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Portanto Pedro Monteiro, nao precisamos de 700 blindados sobre rodas
os actuais 260 serão suficientes para equipar a Brigada Mecanizada.
Eu nunca disse que precisávamos. Melhor que isso: eu citei um estudo que o Ministério da Defesa referiu no press-release da aquisição das VBR Pandur II. Gostava, honestamente, de o ver citar um estudo que defenda o que acabou de dizer acima. Prefiro confiar nesses estudos que dão, aliás, a Brigada de Intervenção como válida e necessária. Tanto que o Exército lhe atribui agora uma unidade de artilharia com meios relativamente modernos e se planeia a dotação da BrigInt com meios blindados numa aproximação a um modelo de uma brigada motorizada.
O Exército já definiu as suas necessidade:
a) uma força ligeira para intervenção rápida;
b) uma força média;
c) uma força pesada para conflitos de alta intensidade.
E o Miguel diz que o Exército vai extinguir a Brigada de Intervenção? Com que base?
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
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E o Miguel diz que o Exército vai extinguir a Brigada de Intervenção? Com que base?
Cumprimentos,
Pedro eu estava a dizer a minha opinião, e de certo a melhor, porque não creio que teremos a capacidade de manter em permanencia as 3 Brigadas a 100%...
Estamos num forum, visto por muita malta, portanto pode ser que algumas minhas ideias podem servir de base para algo.... :D (ver as OHP e o RI10 em vez de AMSJ)
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Se é assim, acho que vou ter que te montar uma emboscada...
Miguel, eu acho que duas brigadas já nem para as missões de paz servia. Era de todo insuficiente. Vê-lá como os 2 BIParas vão ser usados, uma vais para a Bósnia e o outro (só um companhia de atiradores) vai para o Afeganistão. E se acontece-se alguma urgência? Sei que temos os Fuzos, mas nunca podemos nos fiar, pode acontecer algum cenário em que seja necessário uma inserção aero-transportada...
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PS: também houve Leopards dinamarqueses e holandeses na Bósnia.
E um CC dinamarquês (chamavam-lhes os Dragões Brancos devido à pintura camuflada para a neve) chegou a entrar em combate contra sérvios, com tiros de peça e tudo.
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Olá a todos
Em relação aos restantes veículos da BMI não estive a confirmar a questão dos Pandur (erro meu) acreditando na informação postada pelo Miguel. Pelos vistos não é confirmada. Sendo assim retiro o que disse.
No entanto, acho que é de prever que os M113 sejam substituidos no futuro, agora não sei que opção será tomada.
No entanto, saliento mais uma vez o salto que damos com o Leopard 2. Aliás o artigo que saiu no Jornal do Exército citado noutro tópico mostra bem como há muito tempo não temos um CC de primeira linha.
Outra questão interessante passa pelo seguinte: Calculo que os 3 esquadrões do GCC da BMI tenham para aí uns 40 M60. Estou certo ou errado nesta minha suposição?
Se assim é isto quer dizer que existem M60 noutras forças de cavalaria. Alguém sabe alguma coisa disto?
Quanto ao emprego de CC em operações de paz é perfeitamente natural. Obrigado pelas achegas.
Um abraço
Zé
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Destribuição dos M60, retirado do anuário estatistico de 2003
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg459.imageshack.us%2Fimg459%2F2904%2Fclipimage0027fz.th.gif&hash=29e1ce147824f2df4e5fc0c4ee722496) (http://http)
Sei, e posso garantir que no último fim-de-semana, vi dois estacionados no parque de sucata da EPSM, BSM.
E quando as viaturas estão ai parqueadas, só têm um destino, SUCATA.
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Nos corredores da NATO, sabe-se que os Pandurs vão substituir os M113 e as Chaimites!
Não digo mais nada!
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E um CC dinamarquês (chamavam-lhes os Dragões Brancos devido à pintura camuflada para a neve) chegou a entrar em combate contra sérvios, com tiros de peça e tudo.
Alguém tem fotos de tal esquema?
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
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Nos corredores da NATO, sabe-se que os Pandurs vão substituir os M113 e as Chaimites!
Não digo mais nada!
Dê-me, então, provas que as Pandur II irão também para a Brigada Mecanizada. Garanto-lhe que no Exército (e, sobretudo, na BrigMec) há muito oficial que percebe os inconvenientes tácticos de operar lagartas e rodas numa mesma unidade militar (e se tem dúvidas sobre este ponto sugiro-lhe que leia uma das várias mensagens onde já referi o facto). O que acredito é que face à vinda dos Pandur II, os M113 não serão modernizados porque não faz mais sentido o seu uso em missões no exterior (pelo menos, no nível risco que temos encontrado). Agora, ver a total substituição dos M113 pelos Pandur II, não acredito...
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
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E um CC dinamarquês (chamavam-lhes os Dragões Brancos devido à pintura camuflada para a neve) chegou a entrar em combate contra sérvios, com tiros de peça e tudo.
Alguém tem fotos de tal esquema?
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
http://www.milhist.dk/post45/boellebank ... ank_uk.htm (http://www.milhist.dk/post45/boellebank/boellebank_uk.htm)
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Nos corredores da NATO, sabe-se que os Pandurs vão substituir os M113 e as Chaimites!
Não digo mais nada!
Em tudo o que vi na tv e jornais sempre falou em substituir as Chaimites pelos Pandur, nunca se falou nos M113.. só se é algum plano secreto :G-Kill:
:Esmagar:
O Leopard 2... ainda estou a pensar nele
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E um CC dinamarquês (chamavam-lhes os Dragões Brancos devido à pintura camuflada para a neve) chegou a entrar em combate contra sérvios, com tiros de peça e tudo.
Alguém tem fotos de tal esquema?
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
http://www.milhist.dk/post45/boellebank ... ank_uk.htm (http://www.milhist.dk/post45/boellebank/boellebank_uk.htm)
Obrigado!
Pelo que percebi não se trata de um esquema para a neve mas sim do esquema habitual dos veículos militares que integram as missões das Nações Unidas. Como o caso dos nossos HMMWV aquando da missão de Timor-Leste.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
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E um CC dinamarquês (chamavam-lhes os Dragões Brancos devido à pintura camuflada para a neve) chegou a entrar em combate contra sérvios, com tiros de peça e tudo.
Alguém tem fotos de tal esquema?
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
http://www.milhist.dk/post45/boellebank ... ank_uk.htm (http://www.milhist.dk/post45/boellebank/boellebank_uk.htm)
Dragões Brancos :lol:
Para não falar das restantes viaturas que pintámos de branco, para serviço da UN.
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Provavelmente esta informação não é novidade para ninguém mas aqui fica.
http://64.26.50.215/armorsite/leo2.htm (http://64.26.50.215/armorsite/leo2.htm)
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E um CC dinamarquês (chamavam-lhes os Dragões Brancos devido à pintura camuflada para a neve) chegou a entrar em combate contra sérvios, com tiros de peça e tudo.
Alguém tem fotos de tal esquema?
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
http://www.milhist.dk/post45/boellebank ... ank_uk.htm (http://www.milhist.dk/post45/boellebank/boellebank_uk.htm)
Bem agora percebo o porquê da pintura branca.
Ao principio pensava que era para uma melhor camuflagem mas afinal é por estarem ao serviço da ONU... os blindados suécos que foram para a Libéria também iam pintados de branco e não me venham dizer que lá neva 
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg96.imageshack.us%2Fimg96%2F5379%2F408077074775566ne7jw.jpg&hash=2bb85a56b1a013fcd79591303eb1e019) (http://http)
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Fui lento a responder :evil:
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Julgo que não se anda por aqui pela velocidade a colocar respostas, mas sim pela informação transmitida pelas mesmas.
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Julgo que não se anda por aqui pela velocidade a colocar respostas, mas sim pela informação transmitida pelas mesmas.
Tem toda a razão caro Ricardo...
... maldita ADSL
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Pedro Monteiro
Se raparar nos meus posts anteriores, podera verificar que ao lado dos Pandurs vai sempre existir um pequeno parque de M113 Modernizados ao Lado do LeopardsII no GCC e no GAC para apoio geral.
Aquilo que defendo é que a BriMec vai voltar a ser uma Brigada Mista como antigamente
com Largatas e Rodas!
No passado anos 80 a BMI era composta por:
1°BIMotorizado, infantaria transportada por camiões
2°BIMoto
BIMec com os 100 M113 disponiveis na altura
GCC com 23 M48A5 e 27 M47 e 11 M24 de reserva
GAC com 6 M109 e 12 M113 porta morteiros 107mm
etc...
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Pedro Monteiro
Se raparar nos meus posts anteriores, podera verificar que ao lado dos Pandurs vai sempre existir um pequeno parque de M113 Modernizados ao Lado do LeopardsII no GCC e no GAC para apoio geral.
Aquilo que defendo é que a BriMec vai voltar a ser uma Brigada Mista como antigamente
com Largatas e Rodas!
No passado anos 80 a BMI era composta por:
1°BIMotorizado, infantaria transportada por camiões
2°BIMoto
BIMec com os 100 M113 disponiveis na altura
GCC com 23 M48A5 e 27 M47 e 11 M24 de reserva
GAC com 6 M109 e 12 M113 porta morteiros 107mm
etc...
Há uns seis anos, falou-se na possibilidade do 2º BIMec adoptar veículos de rodas. Agora, na altura, a opção foi descartada pelos mesmos motivos que apontei anteriormente. Tenho dúvidas que haja esse tipo de alteração. Primeiro, porque não beneficia a logística. Segundo, porque os M113 permitem uma intervenção (limitada, é certo) em cenários como o do Kosovo.
Tacticamente, como já argumentei em vários momentos, é um erro uma unidade mista (com rodas e lagartas) deslocar-se conjuntamente: diferentes velocidades, capacidades no terreno, protecção e capacidade de fogo. E a logística?, perguntará. Unidade que, naturalmente, segue na retaguarda e, portanto, não está tanto limitada na questão da mobilidade. É impossível (num cenário de alta intensidade real com lama, chuva, relevo irregular, vegetação densa, terrenos instáveis...), creia-me, fazer deslocar uma unidade com Leopard 2 A6 e Pandur II. Só se um deles se atrasar (e olhe que não é o Pandur II)...
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
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Isso então implica a aquisição de um veículo de combate de infantaria (esteira) para apoio. Não se vai enviar os Leos e deixá-los à sua sorte...
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Daí a necessidade de uns IFV...Puma, CV90, Bradley, Marder..e outros..
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Isso então implica a aquisição de um veículo de combate de infantaria (esteira) para apoio. Não se vai enviar os Leos e deixá-los à sua sorte...
Ou seja: "IFV português - Marder ? (http://http)".
Cumprimentos,
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Repito: o que é velho sai caro.
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Saudações guerreiras
Para quando a sua chegada em concreto? Alguém sabe alguma data?
Já que nunca viríamos a ter 200 unidades MBT em Portugal, então qual o nº “ideal” ter para não comprometer?
Ó Luso acha que um leopardo sozinho será animal para ter medo?
PapaTango, continuemos aqui a cena sobre o F-16:
http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=1533 (http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=1533)
Cumprimentos
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Épa, não me sai da cabeça o Achzarit..........
Qual a viabilidade em enviar alguns M-60 A3TTS para Israel, para uma modificação tipo o IFV israelita..........e hipoteticamente quanto nos iria custar :?:
Os foristas com alguns conhecimentos técnicos que digam de sua justiça.......
http://en.wikipedia.org/wiki/IDF_Achzarit (http://en.wikipedia.org/wiki/IDF_Achzarit)
http://www.israeli-weapons.com/weapons/ ... zarit.html (http://www.israeli-weapons.com/weapons/vehicles/armored_personnel_carriers/achzarit/Achzarit.html)
Daí a necessidade de uns IFV...Puma, CV90, Bradley, Marder..e outros..
Não esquecer o Ascod Pizarro/SPz Ulan que numa hipotética aquisição estaria melhor colocado no concurso ( vide C295/C27J)
Outra proposta seria modernizar os M-113 para os padrões Zelda 2 ou L-VAS, ambos israelitas, e montar-lhes uma ORCWS 30mm ou outro armamento
www.israeli-weapons.com/weapons/vehicle ... /M-113.htm (http://www.israeli-weapons.com/weapons/vehicles/armored_personnel_carriers/m-113/M-113.htm)
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Pedro Monteiro
Se raparar nos meus posts anteriores, podera verificar que ao lado dos Pandurs vai sempre existir um pequeno parque de M113 Modernizados ao Lado do LeopardsII no GCC e no GAC para apoio geral.
Aquilo que defendo é que a BriMec vai voltar a ser uma Brigada Mista como antigamente
com Largatas e Rodas!
No passado anos 80 a BMI era composta por:
1°BIMotorizado, infantaria transportada por camiões
2°BIMoto
BIMec com os 100 M113 disponiveis na altura
GCC com 23 M48A5 e 27 M47 e 11 M24 de reserva
GAC com 6 M109 e 12 M113 porta morteiros 107mm
etc...
Miguel,
A BMI apenas teve M47 no anos 70, quando foi inicialmente criada: o GCC tinha um ECC com M-48A5 e outro com M-47. Esta situação durou poucos anos e já nos anos 80 o GCC era todo equipado com M-48A5. Os M-24 acho que deixaram de ser usados nos anos 70- também.
O GAC da BMI tinha os 6 M-109 e 18 M-101A1, nunca usou morteiros, estes serviam nos Pel. Mort. do ERec, BIMec, etc..
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Hay cosas que van a tener que empezar a estudiar como la contratación de motores "MTU MB 873 Ka-501" suplementarios para los carros de combate y el recuperador los M-88 no podrán realizar dicha función a pleno rendimiento. Deberán de contratar un mínimo de tres Bergepanzer 3 "Buffel" el recuperador de Leopard 2.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fidd00hqz.eresmas.net%2Fbufalo02.jpg&hash=1552a3c9dfbe9fdcaba7188c816be468)
Saludos
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Hay cosas que van a tener que empezar a estudiar como la contratación de motores "MTU MB 873 Ka-501" suplementarios para los carros de combate y el recuperador los M-88 no podrán realizar dicha función a pleno rendimiento. Deberán de contratar un mínimo de tres Bergepanzer 3 "Buffel" el recuperador de Leopard 2.
Saludos
Dado que o M88 partilha muitos componentes com o M60 e a BrigMec apenas dispõe de cinco veículos, penso que, pelo menos a curto prazo, talvez se possa continuar a operar os mesmos (sobretudo, usando as sobresselentes que os M60 a abater fornecerão). Penso, contudo, que o M88 não tem uma capacidade de elevação (peso) igual ao Buffel - ainda que seja seguramente suficiente para, por exemplo, fazer a mudança do motor do Leopard 2 A6.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
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[
Obrigado!
Pelo que percebi não se trata de um esquema para a neve mas sim do esquema habitual dos veículos militares que integram as missões das Nações Unidas. Como o caso dos nossos HMMWV aquando da missão de Timor-Leste.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
Tem razão, erro meu
Tacticamente, como já argumentei em vários momentos, é um erro uma unidade mista (com rodas e lagartas) deslocar-se conjuntamente: diferentes velocidades, capacidades no terreno, protecção e capacidade de fogo. E a logística?, perguntará. Unidade que, naturalmente, segue na retaguarda e, portanto, não está tanto limitada na questão da mobilidade. É impossível (num cenário de alta intensidade real com lama, chuva, relevo irregular, vegetação densa, terrenos instáveis...), creia-me, fazer deslocar uma unidade com Leopard 2 A6 e Pandur II. Só se um deles se atrasar (e olhe que não é o Pandur II)...
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
Concordo. As lagartas devem ser deixadas para unidades pesadas (leia-se CC e M113); as rodas devem equipar unidades ligeiras. Ambas têm vantagens e inconvenientes: as lagartas podem passar qualquer tipo de terreno. Mas já viram o trabalho que dá só para fazer a manutenção a uma lagarta? Basta o IN atirar com uma granada lá para dentro para o veículo ficar imobilizado. E um veículo imobilizado é um veículo marcado - um veículo marcado é um veículo morto.
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Mas já viram o trabalho que dá só para fazer a manutenção a uma lagarta? Basta o IN atirar com uma granada lá para dentro para o veículo ficar imobilizado. E um veículo imobilizado é um veículo marcado - um veículo marcado é um veículo morto.
Não há, de facto, soluções perfeitas. Note-se que a mesma granada imobilizaria um blindado de rodas pois destruir-lhe-ia a(s) roda(s). Curiosamente, alguns novos projectos de blindados de lagartas já não usam lagartas metálicas. O que reduz em muito o peso dos veículos.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
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Pedro hoje em dia os pneus podem, encaixar varios disparos diretos de munições de pequeno calibre e estilhaços de artilharia etc...
E mesmo com 4 pneus rebentados o VBR ainda pode andar
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Pedro hoje em dia os pneus podem, encaixar varios disparos diretos de munições de pequeno calibre e estilhaços de artilharia etc...
E mesmo com 4 pneus rebentados o VBR ainda pode andar :?
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
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Duarte Mendonça:
A BMI apenas teve M47 no anos 70
Os M47 vieram no início dos anos 50 (1953, se não me engano) para equipar a então Divisão Nun'Álvares (antecessora da 1ªBMI/BMI/BM). E na altura eram muitíssimo bons...
JQT
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Olá a todos
Já agora continuando nos M60 e nos Leopard 2 o anuário estatístico de 2003 dava conta de 67 CC na BMI. Suponho que grande parte deles senão mesmo a totalidade estaria no GCC da BMI, portanto, se o referido grupo tem 3 esquadrões isto significa 22 CC por esquadrão. Não sei se o meu raciocínio está correcto?
Ora sendo assim, o número de Leopard 2 é de facto baixo. Portanto, fica a pergunta ou o GCC vai continuar a operar os M60 em conjunto com os Leopard 2, ou número de CC por esquadrão vai baixar, ou então as minhas contas estão mal e agradeço que me apontem a falha no raciocínio?
Um abraço
Zé
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Duarte Mendonça:
A BMI apenas teve M47 no anos 70
Os M47 vieram no início dos anos 50 (1953, se não me engano) para equipar a então Divisão Nun'Álvares (antecessora da 1ªBMI/BMI/BM). E na altura eram muitíssimo bons...
JQT
Eu sei, os M-24 também equipavam o ERec Divisionário.
Quando a BMI foi consitiuida, em 1976/7 se não me engano, vieram 23 M-48A5, estes equiparam um ECC e o ERec. Até a chegada de mais M-48A5, existiu um ECC com M-47.
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Olá a todos
Já agora continuando nos M60 e nos Leopard 2 o anuário estatístico de 2003 dava conta de 67 CC na BMI. Suponho que grande parte deles senão mesmo a totalidade estaria no GCC da BMI, portanto, se o referido grupo tem 3 esquadrões isto significa 22 CC por esquadrão. Não sei se o meu raciocínio está correcto?
Ora sendo assim, o número de Leopard 2 é de facto baixo. Portanto, fica a pergunta ou o GCC vai continuar a operar os M60 em conjunto com os Leopard 2, ou número de CC por esquadrão vai baixar, ou então as minhas contas estão mal e agradeço que me apontem a falha no raciocínio?
Um abraço
Zé
Os 67 M-60 equipam o GCC (inicialmente 3 x 17 CC (PelCC a 5 CC, mais dois no pel. Comando). Agora os Pel. CC são de 4, portanto 14 x3 = 42, mais 3 no Comando do GCC, embora o 5o CC ainda existe em teoria)
o ERec passou de 6 para 9 cc M-60, 3 por Pel. rec.
Isto dá 63 cc ao todo. Os restantes 4 devem ser de reserva.
Julgo que existiam (existam) uns vinte e poucos para equipar o GRec do ICE, unidade a levantar por mobilização pelo RC4, com um ERec e um ECC.
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Os holandeses têm 70 leopard 2a6 à venda.
Conformément à la promesse dans le leeswijzer du budget de royaume 2006,
être à partir le budget 2007 les données d'une meilleure façon présentée,
plus d'information correcte est fournit au sujet des performances réalisées
et des moyens consacrés.
10 L'affirmation de cela la vente peut-elle de defensiematerieel
excédentaire selon le plan se déroule il est étayé avec les chiffres qui
sont aussi à retrouver dans les pièces eerdere ?
Vis-à-vis rebondir sur dans le Prinsjesdagbrief de 2003 (le kamerstuk 29.200 X comme
mentionné matériellement n 4) du 16 septembre 2003 peut être remarqué lui le suivant :
- Deux frégates de l (avec le renvoi à la lettre d'arrière-saison 2002, au kamerstuk
28.600 X n 10) et deux Mfregatten :
A vendu au Chili en 2004 (kamerstuk 29.800 X n 3).
- Dix P-3C Orions :
Huit avions ont vendu lettre de chambre 29.800 X à l'Allemagne en 2004 (n 50).
Deux appareils (plus trois P-3C Orions plutôt rebondis sur) ont vendu lettre de chambre
au Portugal en 2005 (La lettre de chambre 29.800 X N 65).
- Deux bateaux de lutte de Alkmaar-klasse
(avec le renvoi vers La lettre d'arrière-saison 2002) :
A vendu à la Lettonie (rebondis sur plus trois plutôt bateaux de lutte du Alkmaarklasse)
en 2005 (kamerstuk 29.800 X n 113).
-70 Leopard 2A6 tanks : N'a pas encore vendu.
- MLRS complet (avec le renvoi à la lettre d'arrière-saison 2002) :
A vendu à la Finlande en 2006 (rapport annuel 2005, le kamerstuk 30.550 X, n 1).
- Dix-huit PzH2000-pantserhouwitsers : N'a pas encore vendu.
-60 Prtl-systemen (Cheetah) : N'a pas encore vendu
-29 F-16A/B MLU
ix-huit appareils ont été vendus au Chili en 2005
(kamerstuk 22.054 n. 98).
- Six Apache-gevechtshelikopters :
Un sert en remplacement ont perdu l'appareil allé.
Autres les cinq hélicoptères n'ont pas encore été vendus.
- HAWK PIP III-systemen :
A vendu à la Roumanie en 2004 (lettre de chambre 29.800 X n 65).
Dans l'étude de marine 2005 (kamerstuk 30.300 X n 9) du 14 octobre 2005
l'état mentionné que fête Mfregatten on été rebondi sur. Il a entre-temps été vendu
deux de ces frégates à la Belgique.
Aussi, 431 YPR's a été vendu à l'Égypte (kamerstuk 29.800 X n 65).
texto retirado de um doc. holandês
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- Dix-huit PzH2000-pantserhouwitsers : N'a pas encore vendu.
18 PZH2000??? Podiamos aproveitar.... ficava a BM muito bem equipada, mandava-se a sucata dos 109A5 para derreter. Uma joia.
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- Dix-huit PzH2000-pantserhouwitsers : N'a pas encore vendu.
18 PZH2000??? Podiamos aproveitar.... ficava a BM muito bem equipada, mandava-se a sucata dos 109A5 para derreter. Uma joia.
Então a "sucata" não era os M-109A2 :?: Os M-109A5 não foram recebidos recentemente :?:
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18 PZH2000??? Podiamos aproveitar.... ficava a BM muito bem equipada, mandava-se a sucata dos 109A5 para derreter. Uma joia.
Sucata????
Nem por isso. Os PZH2000 são melhores, mas isso não torna os M-109 em sucata...pelo menos a versão A5...se fosse as primeiras versões talvez..
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Um pacote adicional seria uns 15 Phz2000, 2 Baterias Hawk, 11 Apaches.
Mas falta dinheiro..
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Um pacote adicional seria uns 15 Phz2000, 2 Baterias Hawk, 11 Apaches.
Mas falta dinheiro..
15 não Typhonman... 18 mesmo, cada BBF tem 6 Obuses, cada GAC tem 3 BBF... 3x6=18...
Sucata????
Nem por isso. Os PZH2000 são melhores, mas isso não torna os M-109 em sucata...pelo menos a versão A5...se fosse as primeiras versões talvez..
Marauder... Acredite... eu sei o que digo... SUCATA.
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Marauder... Acredite... eu sei o que digo... SUCATA.
Então mete pena...andar a receber material em 2002 e em 2005 ser já sucata..
Sei que a versão A6 Paladin é melhor, e que muito melhor é o PHZ2000, mas pensava que os nossos A5 não estavam assim tão maus, visto que ainda só tem 4 anos no exercito português ( e X no exército americano..pois..)
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Alguem tem umas fotos das baterias hawk?
Cumprimentos
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Alguem tem umas fotos das baterias hawk?
Cumprimentos
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.stripes.com%2Fphotoday%2F101103.jpg&hash=4457a0d29bbb7b762332211b5db0f3bc)
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Isso seria uma boa compra e ja agora quanto e que poderia custar essas baterias a Portugal?
Caro Helder obrigado pela foto.
Cumprimentos
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Só fui ao google e escrevi "Hawk Battery", também queria ver como são
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Mas mesmo assim tenho que agradecer.
Cumprimentos
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Eramos para ter Hawks no início da década de 1990. Agora, seria desperdiçar recursos. Na defesa aérea, penso que é uma área onde não basta ter para manter know-how.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
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parte de uma entrevista do mdn holandês onde dá a conhecer que um país da nato quer duas karel... mais á frente comenta ter uma carta de intenção assinada para 37 leo 2a6
Comme le ministre dit à juste titre, il s'agit des contratsles gouvernements.
les schémas de paiement sont correspondus le plus souvent.
le montant total est alors étalé au sujet d'un nombre d'ans.
- Effectivement nos successeurs font leur avantage. Si nous ce lui-même n'est pas,
doivent nous sommes reconnaissants que l'organisation peut faire son avantage.
En effet, ceci produit l'argent supplémentaire et peut nous d'autres choses acheter.
Je suis aussi non-peureux pour l'avenir. Nous avons à savoir une lettre
ou intent clos avec un pays d'OTAN en matière de la vente de deux restés M-fregatten.
J'ai uniquement convenu avec ce pays que d'abord la procédure interne doit être
achevée, avant que je puisse apporter ceci vers à l'extérieur.Dans les pièces,
ne pas se trouve que nous avec la Jordanie une lettre ou intent eu signé pour
la vente de onze F16's. viens moi sur totalement F16's cette excédentaire ont
été de 29. Il a été vendu toute F16's ! Qui ceci a eu il y a deux, il y
a trois ans attendent Avec un pays, qui je ne peux pas faire aussi avoués, j'ai
une lettre ou intent signé pour 37 Leopard 2 A6-tanks. J'attends que me ceci pour
les vacances parlementaires connues peuvent faire. Aussi avec un pays il y a une
disposition faits pour la vente de quatre fokker F60's. je peux tellement encore
paire continuer. je donne l'organisation à cela qui lui sur nous le département
occupe matériellement de la vente, sur la vapeur est plein.
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Qual a fonte dessa notícia?
Poderia arranjar um endereço para a notícia se possível? (De modo a poder servir de fonte para quem quiser escrever um artigo sobre essa entrevista.)
Cumprimentos,
-
http://en.wikipedia.org/wiki/MIM-23_Hawk
Users
Albania, Bahrain, Belgium, Denmark, Egypt, France, Germany, Greece, Indonesia, Iran, Iraq, Israel, Italy, Japan, Jordan, South Korea, Kuwait, the Netherlands, Norway, Portugal, Romania, Saudi Arabia, Singapore, Spain, Sweden, Taiwan, USA and UAE.
Phase II Indonesia. Belgium, Denmark, France, Germany, Greece, Italy, Netherlands and USA have implemented Phase 1 and Phase 2 improvements.
Phase III Egypt, Greece, Israel, Italy, Saudi Arabia, Singapore, Spain, Sweden, Taiwan, the US Marine Corps, and UAE.
Porque será que nos mostram como tendo Baterias Hawk :?:
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Porque será que nos mostram como tendo Baterias Hawk :?:
É um erro antigo que já tem gerado algumas confusões e debates.
Ocorre o seguinte: durante a década de 90, tentou-se a aquisição de mísseis Hawk como contrapartida pela utilização das Lajes por forças militares norte-americanas. Na altura, alguns sectores do Exército criticaram a possível aquisição visto tratar-se de um modelo, a seu ver, já obsoleto. Os EUA pretendiam o fornecimento do MIM Hawk, Portugal preferia o IMPROVED Hawk. Entretanto, Portugal recebeu o sistema Chaparral para defesa aérea a curta distância e baixa altitude, contudo, os Hawk nunca vieram.
Então, porque se afirma que os temos? Bem, a Jane's também afirma(va) que as Baptista Andrade estavam armadas com mísseis anti-navio Exocet...
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
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Já nos anos 80 falava-se em Hawk. Para defender a BA4 nos Açores.
Aliás a 1a LPM (1986-7?) previa equipamento para uma Companhia de Comandos, e um BI de reforço (RIPorto?) pre-posicionados nos Açores.
Mais equipamento para um BI (RIQueluz) e 1 Bat Cmds para reforço da Madeira.
Os boatos de Hawk já existem há vinte anos, não é de estranhar..
Na ilha Terceira, existiam bunkers construidos na II GM no interior da ilha, para defesa aérea da BA4. Sempre houve boatos de que existiam armas armazenadas (até nucleares, dos EU) nestes bunkers.. Já os vi em pessoa, embora não entrei, pareceiam abondonados.. Acho que a ideia era basear os Hawk neste complexo. Nunca aconteceu, tanto quanto sei.
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É um erro antigo que já tem gerado algumas confusões e debates.
Ocorre o seguinte: durante a década de 90, tentou-se a aquisição de mísseis Hawk como contrapartida pela utilização das Lajes por forças militares norte-americanas. Na altura, alguns sectores do Exército criticaram a possível aquisição visto tratar-se de um modelo, a seu ver, já obsoleto. Os EUA pretendiam o fornecimento do MIM Hawk, Portugal preferia o IMPROVED Hawk. Entretanto, Portugal recebeu o sistema Chaparral para defesa aérea a curta distância e baixa altitude, contudo, os Hawk nunca vieram.
Então, porque se afirma que os temos? Bem, a Jane's também afirma(va) que as Baptista Andrade estavam armadas com mísseis anti-navio Exocet...
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
Sendo assim removi Portugal da lista.
Cumprimentos,
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Queriamos os IMPROVED, so nos queriam dar os MIM.. No fim ficamos sem nada..