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Economia => Portugal => Tópico iniciado por: Marauder em Maio 16, 2006, 09:48:48 pm

Título: Portugal e Espanha vão investir 150 milhões em Elvas/Badajoz
Enviado por: Marauder em Maio 16, 2006, 09:48:48 pm
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Portugal e Espanha vão investir 150 milhões
Plataforma logística Elvas/Badajoz terá características um terminal intermodal ferro-rodoviário e outro ferroviário e será dotada de serviços de apoio a empresas e veículos



Portugal e Espanha vão investir perto de 150 milhões de euros nas infra-estruturas da plataforma logística Elvas/Badajoz, anunciaram hoje os dois governos ibéricos.

Em reunião hoje realizada em Lisboa, o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, e a ministra da Habitação de Espanha, Maria Antónia Trujillo, que tutela o Urbanismo, acordaram a criação de um grupo de trabalho conjunto que irá definir, até final deste ano, as funções e o modelo de gestão da futura plataforma.

Segundo a ministra espanhola, o orçamento para a aquisição de terrenos para instalação da plataforma, entre 200 e 300 hectares, e urbanização dos mesmos, é da ordem dos 90 milhões de euros.

Da parte portuguesa, afirmou o ministro Mário Lino, serão investidos cerca de 60 milhões de euros no desenvolvimento de infra-estruturas numa zona 40 hectares no Caia.

O ministro afirmou que para já "não há calendário" para o início do funcionamento da plataforma, apenas urgência no início do grupo de trabalho misto.

"Há todas as condições para, até ao final do ano, termos definido o plano director - que é preciso para projectos de engenharia, de acessibilidade, de fornecimento água - e o modelo de gestão", afirmou Mário Lino à imprensa, à saída da reunião no Ministério das Obras Públicas.

O modelo de gestão, adiantou, poderá passar por "concessões de funcionalidades ou espaços" a privados dos dois países, "participações de entidades privadas na empresa que vai gerir" em Portugal e Espanha ou mesmo por "uma empresa única para gerir com portugueses e espanhóis".

Esta "holding que faça a gestão conjunta", adiantou, passaria pela criação de uma participada pela empresa espanhola gestora de plataformas, que já existe, e uma a criar em Portugal, com participação dos portos de Sines, Lisboa e Setúbal, da Refer e da Câmara de Elvas.

Lino deixou ainda em aberto a possibilidade de associação a Espanha nos três outros projectos de plataformas logísticas apresentados na semana passada - Chaves, Valença e Guarda.

Em Elvas/Badajoz, "vamos trabalhar em conjunto, e nas outras [plataformas] a perspectiva é a mesma, procuraremos tirar partido de uma intervenção conjunta, se ela for possível e se for do interesse dos dois países. É desejável que haja uma coordenação e não um antagonismo", disse.

Mas, referiu, Portugal "não vai deixar de fazer" as plataformas projectadas se não houver associação, uma vez que estas "correspondem a necessidades nacionais".

Segundo Lino, Elvas/Badajoz é a primeira plataforma conjunta a arrancar porque se conjuga com o projecto de alta- velocidade ferroviária, e porque é aquele cujos trabalhos "estão mais maduros".

A plataforma irá situar-se na zona de confluência de importantes eixos rodoviários (A6, entre Elvas e Marateca, e a espanhola A5) e ferroviários (com a ligação a Sines para transportes de mercadorias e a linha de alta velocidade Lisboa/Madrid.

Terá características multifuncionais, com um terminal intermodal ferro-rodoviário e outro ferroviário, sendo dotada de serviços de apoio a empresas e veículos.

Segundo o documento Portugal Logístico, da Secretaria de Estado dos Transportes, a plataforma permitirá dinamizar a actividade económica da região do Alentejo, captando investimento português e espanhol e facilitando a distribuição de produtos.

Por outro lado, potenciará a ligação da Extremadura espanhola aos portos portugueses, em particular o de Sines, através da linha ferroviária para mercadorias Sines/Elvas- Badajoz, cuja conclusão está prevista para 2012.


de:
http://jn.sapo.pt/2006/05/16/ultimas/Po ... estir.html (http://jn.sapo.pt/2006/05/16/ultimas/Portugal_e_Espanha_v_o_investir.html)

Pois, como já tinha afirmado no passado, nem tudo vai morto a nível do melhoramento das infra-estruturas logísticas/ferroviárias nacionais.

De um lado Sines, do outro, Elvaz/Badajoz e por aí além. Sim, tal como no passado muita mercadoria para a Rodésia passava pela Beira, o mesmo poderá acontecer com Portugal e Extremadura, Madrid..etc..pelo menos era bom..