ForumDefesa.com
Forças de Segurança e Policiais de Elite => Forças de Segurança => Tópico iniciado por: emarques em Maio 03, 2006, 03:52:26 am
-
Qual é a espingarda de um soldado da GNR? Eu sempre achei (se é que pensei nisso) que era a G-3, mas alguém me disse que a arma padrão é a Kar98. O que me pareceu estranho.
----------
E já agora, porque é que as unidades territoriais da GNR são a 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Brigadas? Que aconteceu à 1ª?
-
de todo o conhecimento que eu tenho... é a G3 e a arma pessoal... a valter... mas como anda em remodelaçao.. nao digo nada... que fale algum intendido... (gnr)
-
Boas!
Já cá venho há uns tempos, contudo, só agora me registei e para responder a este tópico...
Na GNR, não há arma que se possa considerar atribuída, tanto às praças como sargentos ou oficiais.
A G3, a velhinha, entre outras, é a mais usada no patrulhamento, tal como a Walther P38. E é correcto, estão a ser substituídas, a pouco e pouco, foram e são boas, contudo estão e são obsoletas para o serviço!
A reliquia Mauser Kar 98, esteve bons e longos anos a uso no patrulhamento da Guarda, actualmente é unicamente usada como emblemática (se é que é o termo mais correcto!) em ordem unida nas formaturas, comemorações, compromisso de honra, funerais, etc.
Usam-na, e só no atrás mencionado, tanto as praças como os sargentos de infantaria, os militares de cavalaria e os oficiais, espada.
Cumprimentos!
-
Não esquecer igualmente as pistolas-metralhadora FAMAE SAF.
-
Obrigado pelas respostas.
-
Mais duas armas usadas pela GNR.
A MSG 90 e a a MG 4.
-
Ontem, quando ia para Lisboa, cerca da 8.30h no IC-19 cruzei-me com uma ccoluna da GNR composta pelos blindados IVECO que estiveram no Iraque, e que têm estado atribuidos do Reg. de Cavalaria da instituição.
Essa ida das viaturas para a Escola Prática da GNR, em Queluz trerá algo a ver com a muito provavel partida da Companhia da GNR para Timor?
Se se essa companhia partir, será que usarão esa viaturas lá?
Se assim é, e como as viaturas só podem ir de navio, chagarão lá daqui a um mês.
A menos que Portugal volte a fretar um Ant-124 de novo.
Algum do colegas sabe de algo relativo a esta movimentação dessas viaturas?
-
No Jornal da Tarde da RTP1 disseram que a preparação da força da GNR a enviar para Timor levaria 30 dias, estava com esperança que fosse um engano....
-
Isso sou eu a especular, mas se o teatro estiver "quente" provavelmente recorrerão a esse agrupamentio, ou constituem uma Companhia com um grau de preparação parecido.
Se entretanto a coisa arrefecer por lá, pode ser que os elementos que para lá vão sejam mais para manutenção da ordem pública e dar instrução ao que tiver sobrado da polícia timorense.
-
E nesse caso será também o Agrupamento Alfa que esteve no Iraque, a unidade eleita para "marchar" para Timor :D :?
Cumprimentos
B. Pereira Marques
-
Por acaso os "caramelos" da GNR têm lá escrito na página "Agrupamento Alfa"...
-
Na escola da GNR que foi objecto de recente reportagem, viam-se os instruendos a manipular K98k contrato de 1941. E pareciam-me bem estimadas.
E ainda bem: podem valer mais de €700 em bom estado.
(agora lá vai um espertalhaço vender mais umas toneladas de "sucata")
-
Não é que tenha a certeza porque so os vi ao longe mas parece me que a GNR em Timor usa o G-36 mas vou tentar confirmar se possivel com fotos, já o GOE parece que usa a MP 5
-
Não é que tenha a certeza porque so os vi ao longe mas parece me que a GNR em Timor usa o G-36 mas vou tentar confirmar se possivel com fotos, já o GOE parece que usa a MP 5
E a fantástica FN P90 belga............
-
Boas a GNR em Timor esta com a G-36C e com a G-36K
Abraços
-
Hoje acompanhei um amigo à sua última morada. Como GNR, teve direito a guarda de honra, armada. Reparei que estavam munidos com a Espingarda M904/39. Portanto, é correcto afirmar-se que essa arma tem mais de 100 anos de uso oficial pelo Estado Português.