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Economia => Portugal => Tópico iniciado por: Tiger22 em Abril 19, 2006, 10:26:56 pm
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Eis o novo modelo desenvolvido pelo Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEDP) da Maia em parceria com a Pininfarina.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.rol.ru%2Fpictures%2Fmisc%2Fconsnews%2Fpinin-1.jpg&hash=eb21da3ed462f39acd95b30a0a07128d)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.carjoy.nl%2FMatrapics%2Fenjoy5a.jpg&hash=410dd59a22fb48ee887dc450d88ebbd1)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fe-carzone.com%2Fpininfarina%2Fenjoy_2003%2Fenjoy.jpg&hash=e8a1affc8825faa7f48a59aa67654e58)
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pena que não tenha pernas para andar...
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"]pena que não tenha pernas para andar...
Quem é que disse? c34x
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Eu não quero ser chato mas...
Aonde está o vidro da frente?
De certeza que deve ser porreiro a malta ir a conduzir na A1 e de repente leva com 1 insecto no olho...ou tão a tencionar fazer a malta usar capacetes tipo mota?
Cumprimentos...
Mas que é lindo ...é!!
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Tem vidro sim
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.tucarro.com.co%2Fsin-comentarios%2Fpininfarina-enjoy%2Flat.jpg&hash=fe81bef99e0ddb8f17de98774114e5ec)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.autocentre.ua%2Fac%2F03%2F13%2Fimages%2F02%2FGeneva-10.jpg&hash=f887df4d6a3b3a1318eb3a0457ac7107)
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Tem vidro sim
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.tucarro.com.co%2Fsin-comentarios%2Fpininfarina-enjoy%2Flat.jpg&hash=fe81bef99e0ddb8f17de98774114e5ec)
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Epá...a não ser que aquela amostra de vidro vá para cima estilo vidro eléctrico, ...hum...as nossas cabeças não são assim tão pequenas...
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É o carro do povo do século XXI?
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.dooffy.com%2F0_pictures%2F2_dooffy_wallpapers%2Fdooffy_cars_wall_015%2F2_1024%2F145_dooffy_tuning_vw_beatle_1024.jpg&hash=b20305d13a4eb9a3e509c49cb9a5b5c9)
Acho que não vai ser para as massas
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fgeo.ya.com%2Ftravelimages%2Fegypt68.jpg&hash=cad0e9bdb303e0faa2f2ee5bfa2f724f)
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Tem vidro sim :mrgreen:
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Engraçado o pormenor de podermos destapar as rodas da frente, retirando as peças da carroçaria, fica mais F-1 style ;D
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Tem pintarola!
Mas ainda gostaria mais de os ver também a desenvolver motores mais económicos, híbridos, eléctricos, etc.
A necessidade está aí. Se temos capacidade industrial para produzir TUDO porque não ganhar a dianteira com novas soluções motrizes?
Desejo o maior sucesso!
Já agora, quem viu o último 60 Minutos na SIC Notícias que apreesentava um reportagem sobre a crise na GM?
Os designers da GM estão mesmo cristalizados no tempo. O que está a acontecer à indústria americana que parece não conseguir inovar nem criar produtos competitivos como dantes?
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volto a dizer, prototipos são mto bons, e é BEM GIRO o carro o problema é que não tens fabricas em PT para construirem este carro, caso tivesses o investimento é MTO grande. Como tal só estou a ver fazerem-se prototipos em "garagens caseiras" que eventualmente nem homologados para a estrada estarão.
Sem duvida que era uma EXELENTE aposta, carros nivelados para classes sociais media alta, se tiverem boa qualidade só € em caixa...o problema é começar.
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Tem pintarola!
Mas ainda gostaria mais de os ver também a desenvolver motores mais económicos, híbridos, eléctricos, etc.
A necessidade está aí. Se temos capacidade industrial para produzir TUDO porque não ganhar a dianteira com novas soluções motrizes?
Desejo o maior sucesso!
Já agora, quem viu o último 60 Minutos na SIC Notícias que apreesentava um reportagem sobre a crise na GM?
Os designers da GM estão mesmo cristalizados no tempo. O que está a acontecer à indústria americana que parece não conseguir inovar nem criar produtos competitivos como dantes?
Verdade, mas acho que já começam a dar a volta ao problema, nessa edição do 60 Minutos não viram aquele último carro que eles (a GM) apresentaram e que recebeu uma óptima aprovação por parte do público?
"]volto a dizer, prototipos são mto bons, e é BEM GIRO o carro o problema é que não tens fabricas em PT para construirem este carro, caso tivesses o investimento é MTO grande. Como tal só estou a ver fazerem-se prototipos em "garagens caseiras" que eventualmente nem homologados para a estrada estarão.
Sem duvida que era uma EXELENTE aposta, carros nivelados para classes sociais media alta, se tiverem boa qualidade só € em caixa...o problema é começar.
Temos a AutoEuropa.
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A auto europa produz em serie exclusivamente para uma marca (ou grupo vag leia-se) e se vires bem está a todo o gaz.
Duvido mto que a vw/vag aceitasse que se produzisse um carro que enventualmente seria concorrente na sua fabrica..alias acho inaceitavel, só se o carro fosse da vw e ai deixava de ser Portugues.
Para alem que estando a autoeuropa assim "por um fio" apos 2009 com novos modelos e afins não convem fazer grandes ondas.
Sinceramente acho muito dificil. A unica fabrica que vejo é a da opel azambuja...mesmo assim a fabrica não é portuguesa nem as maquinas e a propria adaptação para um carro destes seria bastante dispendiosa...para mais Será que o carro realmente iria vender BEM?
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Nesta altura há que apostar em motores com consumos drásticamente reduzidos e com mecânica muito confiável e simples (que não necessitasse de uma rede de representantes muito extensa. Estou confiante que uma empresa nova mas mais pequena era capaz de dar lições aos maiores e mais pesados.
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Sem duvida, mas uma coisa é fazer um carro, o chassi, a carroceria suspensão etc etc. Outra é desenvolver um motor a partir do zero, claro que temos tecnologia para tal, só que ai levava-nos a outra fabrica só para construir motores.
A unica hipotese que eu vejo é fazer tudo em portugal, mas usando um motor de outra marca, claro está nunca seria a mesma coisa que que ter um home-made, mas reduziria ENORMEMENTE os custos de desenvolvimento e produção.
Depois volto a frizar, quem diz que um eventual carro venderia? È preciso ter muita coisa pronta antes de mete-lo fora do papel.
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Se isto e verdade e um grande carro.
Cumprimentos
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Ou fazer o motor, tal como o Luso tem insistido, e outras marcas que o comprassem. Hoje em dia marcas como por exemplo a Opel (também do grupo GM por acaso), põe nos seus carros motores da ISUZU e Fiat... não se restringem a um fabricante...
Acho que seria possível dedicarmos esforços de pesquisa e indústria para a criação de um motor altamente eficiente e híbrido...
Veja-se as grandes marcas de hoje em dia... Renault, Porsche, etc... no ínicio produziam motores, que até foram utilizados em Tanques de guerra... convenhamos que é a parte mais preciosa do carro, o resto hoje em dia é uma questão de design... não reinventemos a roda...
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Este projecto tem tudo para andar para a frente.
Projecto Pininfarina vai ser reformulado
O Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel (CEIIA) vai reformular o projecto P3, que previa a construção de um automóvel citadino em parceria com a empresa italiana Pininfarina. O CEIIA integrou o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEDP), que pertencia à Agência Portuguesa de Inovação, para ultrapassar os problemas de não elegibilidade do CEDP para o projecto de criação de uma plataforma de desenvolvimento tecnológico para o automóvel no Norte de Portugal/Galiza. A reformulação do P3 surge da necessidade de o adaptar ao novo contexto da indústria automóvel. A nova gestão, dirigida por Aloísio Leão, dará prioridade ao reforço e promoção de parcerias com entidades internacionais e à ligação com os construtores automóveis instalados em Portugal, as empresas de componentes e a rede de estúdios de design associada às universidades.
fonte:Diario de Noticias.
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Aqui vai novas noticias sobre este projecto:
10 milhões investidos em "cluster automóvel" da Maia
Ministro da Economia experimenta o primeiro "protótipo automóvel" resultante da parceria entre engenheiros nacionais e empresas estrangeiras de renome.
Foi hoje, terça-feira, oficialmente apresentado o Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA), um centro de engenharia que visa o desenvolvimento de produtos de valor acrescentado para o sector automóvel. O futuro "cluster automóvel" vai ficar sedeado na Maia.
Depois de um investimento de 10 milhões de euros, os fundadores do CEIIA têm esperança de ver o seu investimento compensado em poucos anos. Este "cluster" tem um capital privado de 54% e 46% de capital público.
A cerimónia de apresentação do CEIIA contou com a presença do ministro da economia, Manuel Pinho (na foto). Para o ministro, este é "um projecto verdadeiramente inovador e exemplo de como o Plano Tecnológico já está a dar os seus frutos".
"O Plano Tecnológico é uma estratégia deste governo. Queremos abrir os horizontes de Portugal e colocá-lo na rota empresarial dos maiores investidores mundiais. O Plano Tecnológico não é um mero enunciado de intenções, é uma atitude voltada para a inovação", ilustrou o ministro Manuel Pinho.
O CEIIA promete uma nova estratégia empresarial para o sector automóvel. O processo inicia-se com a produção de componentes de baixo valor acrescentado e segue um ciclo orientado pela concepção, desenvolvimento e produção de módulos e sistemas.
Os projectos deste novo centro de engenharia resultam da parceria entre empresas nacionais e internacionais que incluem instituições de ensino como a Universidade do Minho (UM), a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e o Instituto Superior Técnico (IST).
"Projectar Portugal no mundo da indústria automóvel"
Os objectivos principais deste centro são a valorização empresarial da tecnologia concebida e desenvolvida no nosso país, a atracção para Portugal de novos projectos no sector automóvel, a promoção de programas de doutoramento e mestrado voltados para a ciência e inovação e o estímulo à participação de quadros das empresas em actividades de investigação e desenvolvimento (I&D).
Manuel Pinho explicou que "o CEIIA vai servir para afirmar Portugal a nível da indústria automóvel mundial. Os protocolos assinados hoje servem para assinalar a intenção deste Governo abrir as portas e estar receptivo aos investimentos e ideias de empresas internacionais competitivas e com provas dadas no mercado mundial".
O CEIIA conta com a parceria de empresas de renome internacional no campo automóvel, produção de materiais e orientação de projectos. Os principais parceiros do "cluster" da Maia são a Pininfarina, uma empresa que prima pela "coerência da sua estratégia produtiva", pelo "crescimento acentuado" e pela "estabilidade e perspectivas de desenvolvimento na indústria automóvel", e o Centro Tecnológico de Automoción da Galiza (CTAG). A parceria com o CTAG tem a intenção de "promover o desenvolvimento da plataforma tecnológica Norte de Portugal/Galiza".
No decorrer da cerimónia, foram assinados dois protocolos. Um entre o CEIIA e a Pininfarina, representada pelo seu presidente Sérgio Pininfarina (na foto), e outro entre a Autoeuropa e as instituições de ensino que integram a Rede de Excelência para o Desenvolvimento da Indústria Automóvel em Portugal (REDIA).
O CEIIA já está a trabalhar em pleno desde Setembro de 2005 e conta com uma carteira de quase 30 clientes nacionais e estrangeiros. Em 2005, o centro tinha como colaboradores cerca de 20 engenheiros, número que se prevê que aumente para 50 até 2007.
Durante a apresentação oficial, o ministro da Economia pode ver e sentar-se ao volante do novo "Enjoy", um veículo de produção da Pininfarina, projectado e concebido parcialmente por engenheiros do CEIIA.
Texto e fotos: Paula Teixeira
Cumprimentos
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É verdade, mas, continuando pessimista relativamente ao desenvolvimento do projecto PininFarina, estou optimista relativo ao futuro desse centro de excelência..resultante da seguinte notícia..
Centro de Engenharia vai desenvolver novo Volkswagen
O recém-inaugurado centro terá um papel activo no desenvolvimento do novo Volkswagen, a ser fabricado em Portugal.
O novo desportivo da Volkswagen a ser produzido no Verão do próximo ano, vai ser desenvolvido pelo Centro de Engenharia (CE) do Centro de Excelência para a inovação da Indústria Automóvel (CEIIA), lançado ontem na Maia. O anúncio foi feito por Emílio Sáenz, director-geral da Autoeuropa, na cerimónia que assinalou o arranque oficial do centro.
O Director-Geral da fábrica de Palmela acrescentou que iria convidar os quadros da Alemanha, a deslocarem-se a Portugal de modo a conhecerem aquele centro de excelência. «Portugal tem flexibilidade e fornecedores excelentes. Faltava dar este passo em frente, o de sermos capazes de desenvolver novos produtos e implementá-los rapidamente e com sucesso» - afirmou Saénz.
de:
http://www.autohoje.com/noticias.aspx?ct=380a708e (http://www.autohoje.com/noticias.aspx?ct=380a708e)
Aparentemente o resultado desse centro terá "saída" no mercado automóvel, com suas ideias a serem aproveitadas, pelo menos pela Volkswagen e seu carro desportivo.
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A propósito do motor deixo-vos um site que considero muito interessante:
http://freeenergynews.com/ (http://freeenergynews.com/)
Vejam o joe cell. E comentem, por favor.
Um dos nossos amigos colocou uma montagem de carocha "tuninguezado" como carro do povo. Pois bem: uma mecânica simples e robusta (e sem muitos tró-ló-lós) e um motor super-eficiente venderia como pãezinhos quentes. E a quem mais interessa um produtos destes?
A nós, portugueses!
Ou conversões para os motores existentes.
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Aparentemente é um bom projecto para um motor inovador sem dúvida.
Existem muitos por aí.
Ontem um amigo meu falou-me do Think na Noruega, um carro eléctrico. Sim, nesta altura as vendas devem estar mais fortes que nunca na Noruega.
Notícia muito estranha, mas proveniente dos EUA não espanta ninguém..
http://www.aftenposten.no/english/local ... 855194.ece (http://www.aftenposten.no/english/local/article855194.ece)
Que belo parzinho de lobby que fazem...petrolíferas e produtoras de carros..especialmente americanas..
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A Ford também vai ter um lindo fim, vai...
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A Ford também vai ter um lindo fim, vai...
Olha que a GM também não anda melhor...
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A propósito do motor deixo-vos um site que considero muito interessante:
http://freeenergynews.com/ (http://freeenergynews.com/)
Vejam o joe cell. E comentem, por favor.
Um dos nossos amigos colocou uma montagem de carocha "tuninguezado" como carro do povo. Pois bem: uma mecânica simples e robusta (e sem muitos tró-ló-lós) e um motor super-eficiente venderia como pãezinhos quentes. E a quem mais interessa um produtos destes?
A nós, portugueses!
Ou conversões para os motores existentes.
http://educate-yourself.org/fe/fejoewatercell.shtml (http://educate-yourself.org/fe/fejoewatercell.shtml)
(...)Hydrogen Fuel Cell?
No. This was my initial thinking when I first heard about Joe's cell, but Joe's Energy Cell taps into a much greater energy source. It's called Orgone energy, a term coined by Wilhelm Reich. Joe's Cell, however, can produce hydrogen gas and could be used as a hydrogen fuel cell if certain "alignments" are made. The Orgone energy is pulled out of the surrounding atmospheric fluroplasmic environment or Ether. Orthodox scientists have been strenuously denying the existence of the ether (also spelled aether, or aeither) for the better part of the 20th century. Important 19th and early 20th century scientists including Nikola Tesla, Lord Kelvin, James Clerk Maxwell, and Baron Carl Von Reichenbach all adhered to a firm belief in the existence of the ether, but were shouted down by supporters of Einstein's theories after the turn of the century. It's not a coincidence that the debunking of the ether theory was being promoted at the same time that the John D. Rockefeller and J. P. Morgan energy empires were rising in the opening decades of this century
(Today, it is clear why the ether theory was so vigorously and thoroughly debunked by academicians in the first half of this century. They were getting their marching orders from the hidden hand of the Illuminati, which included the above mentioned Rockefeller and Morgan families. The Illuminati had infiltrated the highest ranks of academia in the United States in the opening decades of the current century through the efforts of Fabian Socialists. The suppression of information concerning ether-born energies continues to this very day)
Mas quem era o tal Wilhelm Reich?
http://members.dslextreme.com/users/rogermw/Reich/ (http://members.dslextreme.com/users/rogermw/Reich/)
Wilhelm Reich (1898-1957) is one of the most colorful characters ever to tackle the mysteries of the universe. He was charismatic, strong-willed, well-read, imaginative, and unflinchingly devoted to his ideals. And he was also, beyond doubt, a crackpot.
Dito isto, gostava de ver uma das tais Joe Cell a funcionar.
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Dito isto, gostava de ver uma das tais Joe Cell a funcionar.
Também eu!
Este é um campo onde abundam sabidolas e vigaristas mas...