ForumDefesa.com
Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: Leonidas em Março 26, 2006, 06:32:05 pm
-
Saudações guerreiras
Ora bem, convém começar já a reflectir num eventual substituto dos aviões de treino que temos por aí aos montes na FAP.
Na sequência de um assunto discutido (*) noutro tópico deste fórum, sugiro então que dêem uma olhadela para esta ave e digam de vossa justiça. Se poderá corresponder aos interesses da FAP na questão do treino básico?
Meus amigos, apresento-vos o JAVELIN.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg58.imageshack.us%2Fimg58%2F7531%2Fjavelinv8kk.jpg&hash=1b6d16f8b65e672377155aee8586bb61)(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg489.imageshack.us%2Fimg489%2F2556%2Fjavelinii5ug.jpg&hash=4e91ab0d1589b767c2411094716e9598)
Espreitem lá para dentro: http://www.airtouring.com/ATGAircraft/ATGAircraft.htm
Interessante? Muito ou pouco? Mandem umas bocas.
(*) http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=2253&start=150
Fica aqui esta imagem que se assemelha um pouco a um F-14 Tomcat:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg143.imageshack.us%2Fimg143%2F9753%2Fjaveliniii8ne.jpg&hash=0bf777bac998b3c9f800464fe7e3545d)
Cumprimentos
-
Ate parece ser um bom aviao de treino.
Cumprimentos
-
Qual o preço?
Quais as contrapartidas?
Podem efectuar missões de ataque?
Qual o seu custo operacional?
Onde é que estão os Euros?
Fim de (ex)citação:
-
Acho que o melhor a fazer é un concurso para substituição dos Alpha Jet, as empresas apresentam a sua mercadoria e que vença o melhor acordo (pode não ser o melhor avião mas se fizer o serviço dele depois temos que ver o preço, contrapartidas,etc). :lol: :lol: :lol:
http://www.airforce-technology.com/proj ... g_Aircraft (http://www.airforce-technology.com/projects/#Training_Aircraft)
-
Acho que o melhor a fazer é un concurso para substituição dos Alpha Jet, as empresas apresentam a sua mercadoria e que vença o melhor acordo (pode não ser o melhor avião mas se fizer o serviço dele depois temos que ver o preço, contrapartidas,etc). :lol: :lol: :lol:
http://www.airforce-technology.com/proj ... g_Aircraft (http://www.airforce-technology.com/projects/#Training_Aircraft)
Hihihi, um concurso em que entrasse o Javelin (AFT (http://http), WP (http://http)), o T-50 Golden Eagle (ATF (http://http), WP (http://http)) e o Aermacchi M-346 (ATF (http://http), WP (http://http)). :?
Cumprimentos,
-
Fica aqui esta imagem que se assemelha um pouco a um F-14 Tomcat:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg143.imageshack.us%2Fimg143%2F9753%2Fjaveliniii8ne.jpg&hash=0bf777bac998b3c9f800464fe7e3545d)
Bem onde uns veem um F-14, eu vejo mais um F-5
Cumprimentos
BPM
-
Não estou a ver para quê a função de ataque ao solo numa aeronave deste género para além de instrução de voo e de combate, para já na FAP quando tinhamos duas esquadras de Alpha Jet (103 de instrução e 301 de ataque ao solo) uma tinha essa vertente de combate mas, muito recentemente, a esquadra 301 (ataque ao solo) foi transferida de Beja para Monte Real e está actualmente a ser equipada com F-16 MLU enquanto todos os Alpha Jet são operados só pela esquadra 103 de instrução.
Esse género de aeronaves só entraria em combate num caso de extrema emergência como sermos invadidos, é lento, tem um raio de acção pequeno, e leva pouco armamento quando comparado com um F-16.
De certeza que qualquer intervenção de combate aérea em que Portugal intervenha será com a presença de F-16s e não de um avião de instrução armado.
-
Eu preferia o Aermacchi M-346
Esta foto mostra a razão dessa preferencia
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fphotos.airliners.net%2Fphotos%2Fmiddle%2F5%2F6%2F7%2F0863765.jpg&hash=728bf1836fa3f66a147c87da53e1345b)
-
Leonidas:
Qual deles estás a referir, os da imagem são os mk10, o mk20 não será melhor, com os israelitas a investir não deve ser assim tão fraco pois não?
-
Bem onde uns veem um F-14, eu vejo mais um F-5
Cumprimentos
BPM
Pois eu só vejo um jacto civíl, feito para quem tem dinheiro e quer voar num jacto a imitar os militares. Sem a mínima utilização para a FAP a não ser para levar os generais a passear...
-
Eu preferia o Aermacchi M-346
Esta foto mostra a razão dessa preferencia
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fphotos.airliners.net%2Fphotos%2Fmiddle%2F5%2F6%2F7%2F0863765.jpg&hash=728bf1836fa3f66a147c87da53e1345b)
Qual é a razão afinal???
Não estou a ver nada aí que indique que o M-346 seja melhor jacto de instrução que outros que existem no mercado.... talvez seja por ser amarelo.......
-
Capacidade de armamento meu caro...
O Javelin penso que vai so servir para treino.
-
No caso de a FAP optar pelo Javelin, fazia um grande mau negocio. Esta aeronave se bem que muito bonita é fabricada na sua versão civil (transpote de gente com dinheiro a mais) pela ATG, no entanto eles fizeram uma parceria com a Israelita IAI para desenvolver uma versao de treino sem capacidade de transportar qualquer sistema de armas. Como disse, o Javelin é nas fotografias e ao vivo uma aeronave muito linda mas observando com atenção em frente do mesmo, nota-se que se trata de uma aeronave com muitas fragilidades e limitações.
-
Capacidade de armamento meu caro...
O Javelin penso que vai so servir para treino.
Eu não disse que o Javelin era melhor que o M-346, mas tava apenas a querer referir-me que não é por um avião estar "armado até aos dentes" que faz dele o melhor, só no aspecto aeronautico também interessa a velocidade, alcance, tecto, manobrabilidade, etc.
No aspecto de instrução que vai ser a sua principal função também interessa saber se é o melhor avião para o serviço, quais os sistemas que possui ou que pode vir a ter (radar de tiro por exemplo), qual o armamento que pode levar. etc, de modo a que a instrução seja o mais real e actual possivel de modo que um piloto ao pilotar um F-16 já se encontre minimamente à vontade, se bem que os primeiros voos no F-16 são sempre num bilugar como é lógico.
No aspecto ecónomico também vai interessar (não para a FAP mas para o governo sim), porque vão de certeza escolher o melhor acordo, com melhores contrapartidas, ou o preço mais razoável na sua compra e na sua manutenção.
(Por exemplo no concurso para substituir as Chaimites do Exército o Piranha III era sem margem para dúvidas o melhor veículo mas acabamos por ficar com os Pandur II).
-
A FAP já teve um excelente avião de treino (para mim um do melhores) e que abandonou em meia duzia de anos por não ter qualquer artilharia, apesar de nos estados unidos continuarem com ele e ser modernizado.
Perguntem aos pilotos da FAP que tiveram a sorte de andar nele e logo saberão aquilom que eu digo .
o javelin é muitissimo inferior ao outro avião.
T 38 TALON lembram-se ?
http://www.af.mil/factsheets/factsheet.asp?fsID=126 (http://www.af.mil/factsheets/factsheet.asp?fsID=126)
http://www.warbirdalley.com/t38.htm (http://www.warbirdalley.com/t38.htm)
http://www.is.northropgrumman.com/produ ... 8/t38.html (http://www.is.northropgrumman.com/products/usaf_products/t38/t38.html)
-
A FAP já teve um excelente avião de treino (para mim um do melhores) e que abandonou em meia duzia de anos por não ter qualquer artilharia, apesar de nos estados unidos continuarem com ele e ser modernizado.
Perguntem aos pilotos da FAP que tiveram a sorte de andar nele e logo saberão aquilom que eu digo .
o javelin é muitissimo inferior ao outro avião.
T 38 TALON lembram-se ?
http://www.af.mil/factsheets/factsheet.asp?fsID=126 (http://www.af.mil/factsheets/factsheet.asp?fsID=126)
http://www.warbirdalley.com/t38.htm (http://www.warbirdalley.com/t38.htm)
http://www.is.northropgrumman.com/produ ... 8/t38.html (http://www.is.northropgrumman.com/products/usaf_products/t38/t38.html)
Comcordo com a excelente qualidade do T-38 que é alias um dos mais bonitos aviões que já estiveram ao serviço da FAP, a sua rápida ascenção e queda nada tiveram a ver com ele propriamente dito, foi antes uma série de acontecimentos que levaram a que tal acontecesse.
Quando se adquiriu o t-38 tinha-se também como projecto adquirir F-5s para esquadras operacionais.
Por fim o F-5 não veio para Portugal porque tinha muito pouca autonomia (nem sei se conseguia chegar aos Açores) e uma capacidade de armamento muito reduzida, sendo nessa época (finais dos anos 70) a maior ameaça para Portugal a presença de navios soviéticos no Atlantico, achou-se melhor ter um avião mais lento e menos manobrável do que o F-5 mas com um maior alcance e com uma maior capacidade de armas e por isso foi escolhido o A-7P Corsair.
Quando os Alemães sairam da Base Aérea de Beja deixaram-nos uns 50 Alpha Jets, por isso com a presença dos Alpha Jet e a não compra de F-5s levou a que os T-38 deixassem de ser úteis.
(Mas concordo que se por acaso ainda se encontrassem ao serviço da FAP bastaria fazer um upgrade.
http://www.airforce-technology.com/projects/t-38/ (http://www.airforce-technology.com/projects/t-38/))
-
Saudações guerreiras.
Epá tanta boca. :D
Ora bem, não sei se repararam, mas o objetivo era dar um pouco de continuidade ao raciocínio entre origens civis ou militares do avião que se discute noutro tópico já especificado. Pena não me ter lembrado deste avião há mais tempo, pois tem esta particularidade na sua origem e aquilo que também pretende ser na área militar, ou seja, se alguma vez este avião for utilizado por uma força aérea, a sua origem está no mercado civil e não militar. Não sei muito mais que vocês (peço desculpa se estarei a decepcionar alguém). Mas vai daí e pode-se também matar dois coelhos de uma só cajadada. Foi por isso que o meti ao barulho aqui no fórum.
(Apenas manifesto publicamente a minha inveja por quem tem posses para comprar um pópó como este, mas que não faz o meu género. Confesso que se eu tivesse dinheiro assim, ó … assim… resmas dele, eu escolheria um Mig-21. Gosto bastante dos clássicos da guerra fria. Talvez seja mais barato.)
Não sei qual é a necessidade ou qual será a necessidade da FAP daqui a uns anitos, para substituir a sua frota de Ajet e/ou outros. Penso que ainda é muito cedo para fazer qualquer tipo de escolhas, não só porque existem muitas outras prioridades, mas também porque a frota existente ainda tem que se aguentar bem das “canetas” por mais uma década, no mínimo.
Olho-o somente como outra proposta interessante, nesta área. Não sei até que ponto a sua origem civil pode ser benéfica no treino de pilotos. Poderá haver alguma vantagem no seu preço. Talvez ser mais em conta, por comparação com uma aeronave pensada para satisfazer os requisitos puros de treino militar, mas para isso é preciso conhecer valores (pelos menos). Coisa que ainda nem piu...
A aeronave tem menos de um ano de existência e penso que ainda nem sequer vendeu uma única unidade no mercado civil. Coisa que não perde é um evento aeronáutico para promover a sua venda Não sendo nenhum especialista na matéria, não acredito que possa servir como avião de treino avançado como dizem. Acredito sim, que possa ser uma proposta a considerar para o treino básico.
Penso que se o avião for um sucesso comercial no mercado civil, quem sabem se no do militar possa vir a repetir-se. Não será de espantar que isso possa acontecer com uma operação de markting nada de especial, mas muito eficaz. Ou seja os camones (USAF/Navy/Marines/Army) comprarem uns poucos (mesmo sem necessidade) e dizerem que são bons (e serem, por ex.) e depois é só esperar as restantes encomendas.
Em relação ao T-38 Talon, sem dúvida que foi o melhor avião de treino que Portugal poderia ter. Para mim bate a concorrência, mesmo hoje em dia. Neste momento só são utilizados pelos EUA e Singapura. Este último comprou 30 aviões em 1999, se não me falha a memória.
Cumprimentos
-
Saudações guerreiras
Coloco aqui algumas coisas que falharam antes. Julguei que tinha tranferido tudo, mas como últimamente ando sempre em contra relógio. por isso...
Bem onde uns veem um F-14, eu vejo mais um F-5
Disse um F-14 como também podia dizer um Mig-29 UBT. Tudo por causa da parte da frente (que a acho desproporciona)l em relação ao resto do avião.
Qual deles estás a referir, os da imagem são os mk10, o mk20 não será melhor, com os israelitas a investir não deve ser assim tão fraco pois não?
Será sempre á versão Mk 20 que está já preparada para o treino. A grande diferença deverá ser só a nível de aviónicos, rádios e mais um ou outro sensor especifico. Os motores até são mais potentes e tudo. Para a versão Mk. 30 o motor ainda não está definido.
Como disse, o Javelin é nas fotografias e ao vivo uma aeronave muito linda mas observando com atenção em frente do mesmo, nota-se que se trata de uma aeronave com muitas fragilidades e limitações.
Como referi antes, o avião ainda só está em fase de promoção. O facto de proporem uma versão de treino militar, para mim é um golpe de mestre. Penso tratar-se de uma revolução até , dado até ao momento ninguém ter feito o mesmo. Se algum dia alguma força aérea o compar e se descobrir que é válido, julgo estarmos perante um outro best-seller.
Capacidade de armamento meu caro...
Não há nenhuma referencia para armamento, pelo menos, até agora. Talvez só para a versão MK.30.
Aviation Technology Group
Javelin–Englewood, Colo.-based Aviation Technology Group (ATG) in August selected Albuquerque, N.M., as the manufacturing site for the two-seat twinjet Javelin, which might or might not use Williams FJ33 engines (engine selection is now listed as “to be announced”).
This site selection followed the approval by the New Mexico Investment Council of a “significant investment” in ATG earlier this year. Details of the agreement are being finalized. The start-up airplane manufacturer is planning a 100,000-sq-ft facility at Albuquerque Double Eagle II Airport, although operations might begin at a 10,000-sq-ft facility at Albuquerque International Airport.
ATG expects to fly the airplane before the end of this year, with FAA certification following in early 2007. Preliminary specifications of the 5,500-pound-mtow jet include a 530-knot cruise speed, 900-nm NBAA IFR range, an Mmo of Mach 0.975 and a balanced field length of 3,900 feet. ATG claims it holds “letters of intent” for more than 150 copies of the $2.5 million very light jet..
http://www.avtechgroup.com/
Está um video do voo inaugural.
Javelin MK-10 Specifications
Dimensions:
• Length 36 ft
• Wing Span 23.25 ft
• Height 10.5 ft
Capacities:
• Max Fuel 280 gal
• Max Baggage 200 lb
Performance:
• Certified Ceiling 45,000 ft
• Cabin Pressure Diff. 8.3 psid
• High Speed Cruise 0.90 Mach
• Stall Speed, (w/ Flaps) 101 knots
• Endurance 3.5 hrs at 0.80 Mach
• Rate of Climb (250 KIAS) 10,000 fpm
• IFR Range (with NBAA reserves) 1,220 nm (0.80 Mach)
• Structural Limits (at gross weight) +6g/-3g
Cumprimentos
-
Saudações guerreiras
Segundo estimativas que foram feitas uns anos antes do avião existir, o custo por hora de voo era de 407.12 U$Dólares ou 0.78 U$Dólares por milha sendo o motor do avião o FJ33-4, o avião atingindo uma velocidade de ponta de 0.96 Mach e tendo um raio de ação de 1500 milhas naúticas.
Cumprimentos
-
Eu, por mim, mantenho-me na minha:
Portugal tem uma Força Aérea de ataque e superamcia muito pequena para se dar ao luxo de ter uma esqudra dedicada para treino avançado, e gastar milhões em treinadores avançados.
Mais valia que se comprassem aviões de ataque ao solo (os eternos AMX) e que servissem para treinamento avançado, constituido -se numa esquadra 815 ou 20 unidades).
Ou uma terceira esquadra de F-16 que servisse para esse efeito, e que em caso e urgência e necessidade, fossem rapidamente convertidos para aviões militares que contribuissem para a defesa do território, ou afirmação de soberania.
-
Desculpa dizerte uma coisa mas esse javelin não passa de um mero projeto da eads-casa na fase inicial e te garanto que o nosso alphajet o põe a um canto quer em velocidade quer em computador de tiro quer em consumo raio de acção, o alpha tem provas dadas no mundo pois muitas potencias o usam na preparação de seus pilotos e não se esqueça que o computador de tiro é superior a alguns caças mais afamados caso do F-16A etc...O ALPHAJET É um avião superior por exemplo ao Bae Hawk,Aero L-39 Albatros, ao espanhol AVIOJET AO AEROMACHI ENFIM SÓ ULTRAPASSADO PELO MITSUBISHI T-2 E SÓ É ULTRAPASSADO PELA VELOCIDADE ISTO DENTRO DOS AVIOES DE TREINO....UM PEQUENO Á PARTE O MIRAGE 2000 PARA MIM SERIA O MAIS INDICADO PARA UMA POSSIVEL SUSTITUIÇÃO É UMA AERONAVE EM TUDO PARECIDA AO NOSSO F-16 E EM CERTOS PONTOS MUITO SUPERIOR AO NOSSO FALCÃO...
-
Desculpa dizerte uma coisa mas esse javelin não passa de um mero projeto da eads-casa na fase inicial e te garanto que o nosso alphajet o põe a um canto quer em velocidade quer em computador de tiro quer em consumo raio de acção, o alpha tem provas dadas no mundo pois muitas potencias o usam na preparação de seus pilotos e não se esqueça que o computador de tiro é superior a alguns caças mais afamados caso do F-16A etc...O ALPHAJET É um avião superior por exemplo ao Bae Hawk,Aero L-39 Albatros, ao espanhol AVIOJET AO AEROMACHI ENFIM SÓ ULTRAPASSADO PELO MITSUBISHI T-2 E SÓ É ULTRAPASSADO PELA VELOCIDADE ISTO DENTRO DOS AVIOES DE TREINO....UM PEQUENO Á PARTE O MIRAGE 2000 PARA MIM SERIA O MAIS INDICADO PARA UMA POSSIVEL SUSTITUIÇÃO É UMA AERONAVE EM TUDO PARECIDA AO NOSSO F-16 E EM CERTOS PONTOS MUITO SUPERIOR AO NOSSO FALCÃO...
Todos tem direito à sua opinião mas pensava que o Javelin era americano.
http://www.airforce-technology.com/projects/javelin/ (http://www.airforce-technology.com/projects/javelin/)
-
Desculpa dizerte uma coisa mas esse javelin não passa de um mero projeto da eads-casa na fase inicial e te garanto que o nosso alphajet o põe a um canto quer em velocidade quer em computador de tiro quer em consumo raio de acção, o alpha tem provas dadas no mundo pois muitas potencias o usam na preparação de seus pilotos e não se esqueça que o computador de tiro é superior a alguns caças mais afamados caso do F-16A etc...O ALPHAJET É um avião superior por exemplo ao Bae Hawk,Aero L-39 Albatros, ao espanhol AVIOJET AO AEROMACHI ENFIM SÓ ULTRAPASSADO PELO MITSUBISHI T-2 E SÓ É ULTRAPASSADO PELA VELOCIDADE ISTO DENTRO DOS AVIOES DE TREINO....UM PEQUENO Á PARTE O MIRAGE 2000 PARA MIM SERIA O MAIS INDICADO PARA UMA POSSIVEL SUSTITUIÇÃO É UMA AERONAVE EM TUDO PARECIDA AO NOSSO F-16 E EM CERTOS PONTOS MUITO SUPERIOR AO NOSSO FALCÃO...
Todos tem direito à sua opinião mas pensava que o Javelin era americano.
http://www.airforce-technology.com/projects/javelin/ (http://www.airforce-technology.com/projects/javelin/)
x2!
(tanta gritaria...faz-me lembrar a música dos Cebola Mole...Fado "TRAS O MEU PRATO DE TISCAS...O PRATO DE TISCAS!!"
)
Mesmo que o Alphajet seja mais rápido, que eu tenho as minhas dúvidas, tratasse de aviões já com alguma idade e software inferior a esses novos aviões.