ForumDefesa.com

Forças Armadas e Sistemas de Armas => Forças Aéreas/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: Marauder em Março 23, 2006, 09:48:53 pm

Título: Chinook é caso enterrado, que venha o HTH..
Enviado por: Marauder em Março 23, 2006, 09:48:53 pm
Caros colegas, para quem fala do Chinook para as forças armadas portuguesas (para colmatar necessidade de helicópteros pesados) eu vos trago este projecto europeu..Heavy Transport Helicopter (HTH)

http://www.flightglobal.com/Articles/20 ... ylift.html (http://www.flightglobal.com/Articles/2006/03/21/Navigation/177/205507/Franco-German+joint+request+bolsters+Eurocopters+hopes+for+a+new+heavylift.html)

  A lógica é....quando este projecto já se tiver materializado e equipado uma boa parte das FA europeias, nessa altura devemos ter dinheiro para compras  :wink:
Título:
Enviado por: Lightning em Março 23, 2006, 09:57:28 pm
Esse hélicoptero além da cauda estranha parece um CH-53
Título: Re: Chinook é caso enterrado, que venha o HTH..
Enviado por: Azraael em Março 23, 2006, 10:34:31 pm
Citação de: "Marauder"
eu vos trago este projecto europeu..Heavy Transport Helicopter (HTH)


Deixa-me adivinhar... Portugal nao tem absolutamente nada a ver com o desenvolvimento desse helicoptero...
 :shock:
Título: Re: Chinook é caso enterrado, que venha o HTH..
Enviado por: Marauder em Março 23, 2006, 10:42:01 pm
Citação de: "Azraael"
Citação de: "Marauder"
eu vos trago este projecto europeu..Heavy Transport Helicopter (HTH)

Deixa-me adivinhar... Portugal nao tem absolutamente nada a ver com o desenvolvimento desse helicoptero...
 :D ..
Título:
Enviado por: pedro em Março 23, 2006, 10:47:54 pm
Talvez seja uma boa ideia mas sera que a dinheiro em Portugal para um projecto desses?
Cumprimentos :lol:
Título:
Enviado por: Nuno Bento em Março 23, 2006, 11:40:09 pm
A mim quer me parecer que de momento com a vinda do eh-101 já dispomos de uma capacidade minima de transporte de carga por helicoptero, pelo que a aquisição de um helicoptero deste porte não é prioritaria, havendo outras necessidades mais urgentes.
Título:
Enviado por: radar2 em Março 24, 2006, 07:48:16 am
Otra imagen

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.flug-revue.rotor.com%2FFRTypen%2FFotos%2Feurocopt%2FHTHArt.JPG&hash=3884942a4112236fced56de6003bd007)
Título:
Enviado por: Marauder em Março 24, 2006, 11:31:25 am
Citação de: "nuno bento"
A mim quer me parecer que de momento com a vinda do eh-101 já dispomos de uma capacidade minima de transporte de carga por helicoptero, pelo que a aquisição de um helicoptero deste porte não é prioritaria, havendo outras necessidades mais urgentes.


Concordo plenamente, tanto que ainda lhe digo mais, helicopteros pesados não fazem parte dos planos portugueses por agora. Talvez no futuro..

Tanta coisa que realmente faz falta...comprar helicopteros pesados seria apenas um capricho para a força aérea neste momento..
Título:
Enviado por: Lightning em Março 24, 2006, 06:58:25 pm
Pois cncordo com quem acha que este projecto é muito bonitinho mas não é para nós.
A nivel de aviação já vamos ter que substituir a curtomédio prazo os Alouette III e os Alpha Jet, temos o projecto(pesadelo) do F-16 MLU que anda aos solavancos e daqui a uns 1015 anos vamos ter que substituir os C-130.

No caso deste hélicoptero gostava que me dissessem o que é que este faz que o EH101 não consiga, mesmo que haja alguma coisa que não consiga ser transportada no seu interior pode sempre ser pendurada em carga suspensa, mas calculo que a tonelagem que o EH101 possa transportar seja inferior a este HTH, mas será que fará uma diferença assim tão grande para ser necessário compra-lo???

Concordava mais (se fosse necessário) em comprar mais EH101 em relação a comprar este....
Título:
Enviado por: radar2 em Março 25, 2006, 12:08:17 am
Eurocopter HTH

General (Allgemeine Angaben)
Crew (Besatzung): 2
Passengers (Passagiere): 70 soldiers

Power plant (Antrieb): 3 x turboshafts
Power (Leistung): 3 x 5000 kW

--------------------------------------------------------------------------------

Dimensions (Abmessungen)
Cabin length (Kabinenlänge): at least 10 m
Cabin width (Kabinenbreite): at least 3 m
Cabin height (Kabinenhöhe): at least 1,6 m

--------------------------------------------------------------------------------

Weights (Massen)
Payload (Nutzlast): around 10 tons in the cabin
Max. take-off weight (Max. Startmasse): up to 40 tons

--------------------------------------------------------------------------------

Performance (Flugleistungen)
Top speed (Höchstgeschwindigkeit): 300 km/h
Range (Reichweite): up to 1200 km or 5000 km with air-to-air refuelling
Título:
Enviado por: Marauder em Março 25, 2006, 12:29:46 pm
Aparentemente o Chinnok vende-se hoje em dia por 15 milhões de euros.

"The twin-engine helicopter is priced at an estimate of 15 million U.S. dollars." em
http://news.xinhuanet.com/english/2006- ... 336773.htm (http://news.xinhuanet.com/english/2006-03/23/content_4336773.htm)

  Alguém pode dizer quanto é o custo unitário de cada EH-101? E se não é pedir muito, do NH-90...para efeitos comparativos a nível de preço, bitte :roll:
Título: EH101 da FAP
Enviado por: Lightning em Março 25, 2006, 12:31:01 pm
tripulação:
versão SAR» 2 pilotos, 1 operador de sistemas, 1 recuperador-salvador
(numa missão de transporte táctico penso que seja necessário apenas os 2 pilotos)

Passageiros: 30 em transporte geral
                   35 em transporte táctico


Engine Rating (3 x RTM322)
 
Take Off power (5 min) 3 x 1688 kW 3 x 2263 SHP
Maximum continuous power 3 x 1391 kW 3 x 1866 SHP
O.E.I. Max contingency (30 min) 2 x 1688 kW 2 x 2263 SHP


dimensões internas não consegui adquirir mas sei de testemunhos que dá para estar de pé lá dentro por isso é uns 1.70m de altura+-.


Weights
 
Max take Off (int./ loads) 14600 kg 32187 lb
Max take Off (ext./ loads) 14600 kg 32187 lb

Weights (Military Utility version)
 
Max take Off (ext./ loads) 15600 kg 34392 lb


Performances:

Cruise speed 280 km/h
Autonomia maxima........... 08H30

Como esse HTH ainda é um projecto vai acabar por sofrer algumas alterações, o que me supreende é as 40 toneladas de capacidade :shock:

Em tudo o resto 2 ou 3 EH101 fazem o que ele faz e possuem maior autonomia.
Título:
Enviado por: Shar[K] em Março 25, 2006, 05:59:08 pm
O EH 101 merlin custa 80M $.
http://www.deagel.com/pandora/eh101-mer ... 48001.aspx (http://www.deagel.com/pandora/eh101-merlin_pm00148001.aspx)

O NH90 so vejo a 36M $
http://www.deagel.com/pandora/nh90-tth_pm00133001.aspx (http://www.deagel.com/pandora/nh90-tth_pm00133001.aspx)

O chinnok versão E custa  13.5M $
http://www.deagel.com/pandora/nh90-tth_pm00133001.aspx (http://www.deagel.com/pandora/nh90-tth_pm00133001.aspx)
e a versão F, com cockpit digital, possibilidade de reabastecimento em voo mais propria para operações especiais custa 36M $

Eu acho é incrivel o custo dos EH 101 :shock:
Título:
Enviado por: Spectral em Março 25, 2006, 06:24:01 pm
Os números que tenho são um pouco diferentes diferentes. Por exemplo, esse preço tão baixo do Chinook deve-se certamente  a serem aparelhos para o US Army, que devido a já terem muitos aparelhos ao serviço e com a cadeia logística montada ficam muito mais baratos.


-CH-47D Chinook: 43.36mn>59.5mn( UK ) + 37.25mn( Egypt ) + 33.33mn( Taiwan )

-EH-101 : 27mn€ DEnmark (SAR + tactical); 26mn€ Portugal (CSAR);

 -EH101 Merlin Naval: 63mn(UK)
-EH101 Merlin Tactical: 42mn( UK)


-NH-90 NFH: 30mn(various countries)
-NH-90 TTH: 40.19mn(Greece paid)
-NH-90 MRH-90 : 58mn (Australia)
Título:
Enviado por: Lightning em Março 26, 2006, 03:56:04 am
Citação de: "Spectral"
Os números que tenho são um pouco diferentes diferentes. Por exemplo, esse preço tão baixo do Chinook deve-se certamente  a serem aparelhos para o US Army, que devido a já terem muitos aparelhos ao serviço e com a cadeia logística montada ficam muito mais baratos.


-CH-47D Chinook: 43.36mn>59.5mn( UK ) + 37.25mn( Egypt ) + 33.33mn( Taiwan )

-EH-101 : 27mn€ DEnmark (SAR + tactical); 26mn€ Portugal (CSAR);

 -EH101 Merlin Naval: 63mn(UK)
-EH101 Merlin Tactical: 42mn( UK)


-NH-90 NFH: 30mn(various countries)
-NH-90 TTH: 40.19mn(Greece paid)
-NH-90 MRH-90 : 58mn (Australia)


Só um pequeno pormenor, eu não sei o valor exacto do custo dos nossos EH101 mas sei que os 4 CSAR são a variante mais cara, os outros 8 são mais baratos.
Título:
Enviado por: Marauder em Março 26, 2006, 12:32:41 pm
Thanks Shar[k] e Spectral...realmente ao olhar para o preço ajuda a perceber mais o porqué que chamam o EH-101 do Rolls-Royce dos Helicóperos....realmente tem um preço caro....esperemos que se traduza na qualidade e no bom serviço no futuro na FAP.
Título:
Enviado por: Lightning em Março 26, 2006, 01:00:06 pm
Mas a FAP tem o EH101 porque foi esta aeronave com ganhou o concurso de substituição do Puma, não foi o capricho de nenhum senhor general.

E qual o preço do H-92 ou do Cougar?
Esses hélicopteros é que deviam estar aí visto terem sido os concorrentes directos ao EH101 nesse concurso, e de certeza que o valor do custo de cada um foi tido em conta.
Título:
Enviado por: Shar[K] em Março 26, 2006, 01:17:05 pm
Os H-92 assumo que seja uma variante deste S-92
Assim sendo http://www.deagel.com/pandora/s-92_pm00280002.aspx (http://www.deagel.com/pandora/s-92_pm00280002.aspx)
17M$
Título:
Enviado por: José Matos em Março 26, 2006, 01:47:41 pm
Olá a todos

O EH-101 cumpre bem a função de heli pesado para a FAP. A sua escolha foi a melhor que a FAP podia ter feito no âmbito das missões SAR, que é a sua principal função.

Por outro lado, Portugal vai ter a partir 2008/09 o NH-90 no Gale, o que aumentará a capacidade helitransportada das FAs. Portanto, não é necessário mais nenhum heli. Também se prevê para breve a subsituição dos AL III da FAP.

Um abraço

Título:
Enviado por: Shar[K] em Março 26, 2006, 02:50:22 pm
http://www.deagel.com/pandora/nh90-nfh_pm00133002.aspx (http://www.deagel.com/pandora/nh90-nfh_pm00133002.aspx)

Aqui diz que Portugal comprou 10 existe confirmação?
Diz tb que entramos na construção deles em 2001, diz tambem que são 36m$ cada um... :shock: mas isto agora já n se fazem coisas baratas lol

Já agora desculpem a pergunta basica mas o que é o Gale?
Título:
Enviado por: Lightning em Março 26, 2006, 02:58:44 pm
Citação de: "Shar[K
"]http://www.deagel.com/pandora/nh90-nfh_pm00133002.aspx

Aqui diz que Portugal comprou 10 existe confirmação?
Diz tb que entramos na construção deles em 2001, diz tambem que são 36m$ cada um... :shock: mas isto agora já n se fazem coisas baratas lol

Já agora desculpem a pergunta basica mas o que é o Gale?


Grupo de
Aviação
Ligeira do
Exército
Título:
Enviado por: Leonidas em Março 26, 2006, 05:43:27 pm
Saudações guerreiras

Caro Spectral, já agora atualize a sua base de dados com os seguintes valores para as versões civis dos hélis que poderão, eventualmente, interessar a Portugal para comparar com as versão militares. Estes preços já têm dois anos. Valores em U$Dólares.

AgustaWestland EH-101 – 18 milhões  

Eurocopter EC-120 – 1.2 milhões  

Eurocopter EC-130B4 – 2.1 milhões

Eurocopter AS 350B3 (monomotor) Esquilo – 1.8 milhões

Eurocopter AS 355N (bimotor) Esquilo BI – 2.6 milhões

Eurocopter AS 332L1 Super Puma – 16.3 milhões
 
Agusta A109 Power – 3.5 milhões

Agusta A119 Koala – 2 milhões

Sikorsky S-92 Helibus – 15 milhões

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Spectral em Março 28, 2006, 10:32:51 pm
Obrigado Leonidas, já os adicionei :roll:
Título:
Enviado por: Lightning em Março 29, 2006, 10:11:31 pm
Citação de: "Spectral"
Obrigado Leonidas, já os adicionei :roll:


Para já o NH90 ainda não é nada certo, até pode acontecer que o substituto do ALIII venha primeiro que o NH90.... se vier.

É uma questão de prioridades, talvez os ALIII não tenham tido o gasto dos Pumas apesar de terem mais uns 10 anos que eles, ou talvez a sua manutenção estivesse a ficar muito dispendiosa, não sei.
Título:
Enviado por: Marauder em Novembro 01, 2006, 04:05:36 pm
Citar
China e Eurocopter vão produzir nova aeronave pesada

A Eurocopter, o maior construtor mundial de helicópteros, e o único
produtor daqueles aparelhos no continente chinês anunciaram progressos no desenvolvimento de uma aeronave pesada que deverá fazer o voo de estreia em 2009.


Numa conferência de imprensa conjunta da Eurocopter e da China Aviation Industry Corporation (AVIC) II em Zhuhai, o administrador da empresa chinesa, Zhong Hongbiao, disse que o programa Z15 ou EC 175 foi projectado pela Harbin Aviation Industry Group, filiada da AVIC II, e pela Eurocopter, baseado no principio de «partilha de risco, investimento, investigação e desenvolvimento, lucros e mercado».

As duas companhias vão, em conjunto, desenhar, desenvolver e construir o helicóptero de seis toneladas com duas linhas de montagem separadas em França e na China.

O vice-presidente da Eurocopter, Norbert Ducrot, salientou ser a primeira vez que a companhia europeia está a assinar uma cooperação com uma empresa chinesa no desenvolvimento de uma nova aeronave.

O mesmo responsável acrescentou que uma equipa de engenheiros, composta por franceses e chineses, está já a trabalhar em França no desenho do novo helicóptero, cuja produção deverá ter início após a obtenção da certificação aeronáutica europeia em 2011 ou 2012.

O helicóptero, desenhado para transporte de curta distância, patrulha costeira e busca e salvamento, preenche o vazio entre o Dauphin de cinco toneladas e o Super Puma de dez toneladas existindo por isso, segundo Ducrot, grandes perspectivas de mercado.

Até 2032, as duas empresas esperam vender cerca de 800 unidades do novo projecto, incluindo 400 aparelhos para o continente chinês.

O projecto foi lançado em Dezembro de 2005 durante a visita do primeiro -ministro chinês Wen Jiabao a França.

A Harbin Aviation Industry Group tem vindo a cooperar com a Eurocopter desde os anos 80 quando a companhia chinesa iniciou a produção dos helicópteros Z9 e Z8, depois de comprar as patentes de produção do Dauphin e do Super Frelon à Eurocopter.

A China produz também helicópteros ligeiros denominados EC 120 em cooperação com a Europa e com Singapura e já vendeu 400 unidades em todo o mundo.

A Eurocopter, que detém uma quota de mercado de 50% nas aeronaves civis da China, é o maior construtor mundial daquele tipo de aparelhos e vendeu 401 unidades dos seus vários modelos ao longo de 2005.

Diário Digital / Lusa

01-11-2006 12:01:00


de:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5 ... news=73404 (http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5Fdigital/news.asp?section_id=6&id_news=73404)

Penso que estão a falar do HTH..