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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: TaGOs em Janeiro 24, 2006, 09:33:47 pm

Título: Casa C-212B-2/E2 Aviocar
Enviado por: TaGOs em Janeiro 24, 2006, 09:33:47 pm
Boas.

Encontrei estas fotos no site airliners.net.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimages.airliners.net%2Fphotos%2Fmiddle%2F7%2F5%2F6%2F993657.jpg&hash=cff29dbacf930a1470015bd4f324ab69)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimages.airliners.net%2Fphotos%2Fmiddle%2F2%2F1%2F4%2F709412.jpg&hash=fd99b2aec98d6089c6d34a3912ce771d)


Alguem me sabe dizer o que é aquilo na cauda?


Cumprimentos
Título:
Enviado por: luis filipe silva em Janeiro 24, 2006, 09:54:46 pm
É um MAD detector de anomalias magnéticas.
Título:
Enviado por: TaGOs em Janeiro 24, 2006, 10:03:58 pm
Para que isso serve? O C-295 Tambem vai fazer isso?
Título:
Enviado por: Charlie Jaguar em Janeiro 25, 2006, 01:40:25 am
É o Aviocar "16524" de pesquisa geofísica, pertencente à Esq. 401 "Cientistas".

O espigão presente na cauda é, de facto, um Detector de Anomalias Magnéticas ou MAD (Magnetic Anomaly Detector). O MAD é usado para detectar as diferenças existentes no campo magnético da Terra, quer essas diferenças sejam naturais ou causadas pelo Homem. Este sensor funciona como uma espécie de detector de metais; sobre terra pode pesquisar o solo em busca de formações minerais, lençóis de água, etc, através da alteração que estes elementos produzem no campo magnético.

No entanto, o MAD é geralmente associado às aeronaves de luta anti-submarina, isto porque o casco metálico do submersível perturba e interfere no campo magnético natural da Terra. Daí que em quase todas os aviões de ASW se note a presença do "MAD boom" na cauda, uma localização onde a radiação eléctrica produzida pelos equipamentos a bordo da aeronave é menor tornando, por conseguinte, a detecção de anomalias mais eficaz e o risco de auto-interferências menos acentuado.

O campo magnético da Terra produz um constante ruído de fundo, se assim se pode chamar. O MAD permite ao avião alinhar-se com esse mesmo ruído. Qualquer perturbação no mesmo é indício da presença de algo que está a alterar o campo magnético. Numa aeronave ASW, por exemplo, é necessário estar muito próximo do alvo para que ocorra a sua identificação através da mudança que causa a nível magnético.

Em relação à questão se o C-295 também será equipado com um MAD, há a hipótese de os dois aparelhos destinados a vigilância marítima poderem dispôr deste sensor até porque se encontra dentro das capacidades da aeronave mas ainda é cedo para haverem mais dados concretos a esse respeito.
Título:
Enviado por: Lightning em Fevereiro 25, 2006, 12:02:41 am
Essa avião ainda voa mas o equipamento tá obsoleto e já n esta montado no avião.
Título:
Enviado por: Lightning em Fevereiro 25, 2006, 12:05:27 am
Quanto ao C295 acho k só virá em versão transporte tactico, fotografia aérea e vigilancia maritima, mas quando eles chegarem logo se verá.
e quanto à guerra electronica, e à instrução de navegadores, era tudo versões do velhinho C212 sabem algo sobre s o C295 tb terá... acho k n.