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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: TaGOs em Janeiro 24, 2006, 09:33:47 pm
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Boas.
Encontrei estas fotos no site airliners.net.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimages.airliners.net%2Fphotos%2Fmiddle%2F7%2F5%2F6%2F993657.jpg&hash=cff29dbacf930a1470015bd4f324ab69)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimages.airliners.net%2Fphotos%2Fmiddle%2F2%2F1%2F4%2F709412.jpg&hash=fd99b2aec98d6089c6d34a3912ce771d)
Alguem me sabe dizer o que é aquilo na cauda?
Cumprimentos
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É um MAD detector de anomalias magnéticas.
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Para que isso serve? O C-295 Tambem vai fazer isso?
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É o Aviocar "16524" de pesquisa geofísica, pertencente à Esq. 401 "Cientistas".
O espigão presente na cauda é, de facto, um Detector de Anomalias Magnéticas ou MAD (Magnetic Anomaly Detector). O MAD é usado para detectar as diferenças existentes no campo magnético da Terra, quer essas diferenças sejam naturais ou causadas pelo Homem. Este sensor funciona como uma espécie de detector de metais; sobre terra pode pesquisar o solo em busca de formações minerais, lençóis de água, etc, através da alteração que estes elementos produzem no campo magnético.
No entanto, o MAD é geralmente associado às aeronaves de luta anti-submarina, isto porque o casco metálico do submersível perturba e interfere no campo magnético natural da Terra. Daí que em quase todas os aviões de ASW se note a presença do "MAD boom" na cauda, uma localização onde a radiação eléctrica produzida pelos equipamentos a bordo da aeronave é menor tornando, por conseguinte, a detecção de anomalias mais eficaz e o risco de auto-interferências menos acentuado.
O campo magnético da Terra produz um constante ruído de fundo, se assim se pode chamar. O MAD permite ao avião alinhar-se com esse mesmo ruído. Qualquer perturbação no mesmo é indício da presença de algo que está a alterar o campo magnético. Numa aeronave ASW, por exemplo, é necessário estar muito próximo do alvo para que ocorra a sua identificação através da mudança que causa a nível magnético.
Em relação à questão se o C-295 também será equipado com um MAD, há a hipótese de os dois aparelhos destinados a vigilância marítima poderem dispôr deste sensor até porque se encontra dentro das capacidades da aeronave mas ainda é cedo para haverem mais dados concretos a esse respeito.
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Essa avião ainda voa mas o equipamento tá obsoleto e já n esta montado no avião.
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Quanto ao C295 acho k só virá em versão transporte tactico, fotografia aérea e vigilancia maritima, mas quando eles chegarem logo se verá.
e quanto à guerra electronica, e à instrução de navegadores, era tudo versões do velhinho C212 sabem algo sobre s o C295 tb terá... acho k n.