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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Forças Aéreas/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: ThunderHawk em Janeiro 19, 2006, 04:57:43 pm

Título: Piloto + óculos?
Enviado por: ThunderHawk em Janeiro 19, 2006, 04:57:43 pm
Uso óculos principalmente quando estou a estudar ou no computador, ou seja, quando tenho que estar sempre a olhar para um lugar fixo por longos períodos de tempo. Gostaria de saber que se poderei vir a ser PILAV ou PIL... quer na FAP quer no exército.

Olho direito:

CIL:
Diop. +0.50
eixo 180º

Olho esquerdo:

ESF: -0.50

CIL:
Diop. +1.0
Eixo 180º
Título:
Enviado por: Nuno Bento em Janeiro 20, 2006, 03:15:35 pm
Caro  ThunderHawk os Médicos da Base do Lumiar são implacaveis nos exames á vista dos candidatos a pilotos militares, tudo o que é menos de 100% é imediatamente reprovado nos teste.
Sei por expriencia propria.
Título:
Enviado por: ThunderHawk em Janeiro 20, 2006, 03:41:42 pm
Ok, obrigado na mesma.
Título:
Enviado por: Duarte em Janeiro 20, 2006, 11:56:47 pm
De facto quando concorri a FAP em 1987 fiquei automaticamente excluido de ser piloto miliciano por utilizar óculos. Talvez cirurgia por laser? Não sei se tamb´m exclui um candidato..
Título:
Enviado por: komet em Janeiro 20, 2006, 01:30:22 pm
Chegou-me aos ouvidos que mesmo pessoal que foi operado a laser está condicionado por exemplo, na utilização de equipamento de visão nocturna, devido à maior sensibilidade à luz, não sei se isso se aplica aos aparelhos mais modernos, muito menos à nossa Força Aérea.

Cumprimentos.
Título:
Enviado por: ThunderHawk em Janeiro 20, 2006, 08:41:00 pm
E para piloto do exército ou da marinha? Tambem têm as mesmas restrições quanto à visão?
Título:
Enviado por: Nuno Bento em Janeiro 25, 2006, 06:28:59 am
Em relação á cirurgia o que posso dizer é que estão excluidos os candidatos que tenham feito cirurgias nos ultimos 2 anos (como é que eles comprovem isso eu não sei)
Título:
Enviado por: Nuno Bento em Janeiro 25, 2006, 06:29:26 am
Em relação á cirurgia o que posso dizer é que estão excluidos os candidatos que tenham feito cirurgias nos ultimos 2 anos (como é que eles comprovem isso eu não sei)
Título:
Enviado por: typhonman em Janeiro 25, 2006, 02:24:04 pm
Eu não entrei em PILAV por excesso de altura. :P
Título:
Enviado por: NotePad em Janeiro 25, 2006, 06:47:08 pm
...
Título:
Enviado por: ThunderHawk em Janeiro 31, 2006, 09:46:21 am
E navegador? Tipo aquele que vai atrás em caças, lol. Tambem é preciso ter boa visão (não usar óculos)?
Título:
Enviado por: superbuzzmetal em Janeiro 31, 2006, 07:12:26 pm
Curso de navegador também é exigida visão a 100% agora quanto à cirugia a laser penso que se não lhes contares eles não tem meio de saber  :evil: mas posso estar errado...
Título:
Enviado por: Yosy em Janeiro 31, 2006, 07:38:37 pm
E já pensaste em controlador aéreo? Não é bem a mesma coisa, eu sei  :wink:
Título:
Enviado por: ThunderHawk em Janeiro 31, 2006, 07:43:06 pm
Eu queria tar no avião (caças preferencialmente)... controlador é só em terra...
Título:
Enviado por: Get_It em Janeiro 31, 2006, 08:35:51 pm
O único problema com a cirugia a laser não era o facto de eles não permitirem pessoas no qual foram feitas operações à menos de um ano?
Se for realmente este o caso, faça a cirugia e passado um ano volte a tentar.

Cumprimentos,
Título:
Enviado por: Nuno Bento em Fevereiro 01, 2006, 12:04:39 am
Quanto á cirurgia a laser penso que os exames para piloto são tão rigorosos que eles vão acabar por descobrir se é factor impeditivo ou não isso já não sei o melhor mesmo será telefonar para o centro de recrutamento da FAP no Lumiar e perguntar as condições de acesso.
Quanto ao pessoal de terra tambem tem exames á vista não são é tão rigorosos mas um  minimo de visão tem de se ter.
Título:
Enviado por: fish em Fevereiro 13, 2006, 11:06:02 pm
É verdade, os testes para entrada na FAP são rigorosos especialmente para os pilotos, navegadores e controladores, os restantes os exames não são tão rigorosos podes usar oculos mas com estes têns de ver muito bem.
Título:
Enviado por: Lightning em Fevereiro 24, 2006, 05:11:06 pm
Os navegadores n voam em caças, quase todos os caças são monolugar e os que são bilugar é pk são pra instrução e não pk necessitam de navegador, que eu saiba as aeronaves que usam navegadores é o C-130, o P-3, penso k o Aviocar também pode ou n levar dependendo da missão e da configuração porque nem todos eles tem as bancadas tacticas dos navegadores.
Título:
Enviado por: AlfaRacing em Março 22, 2006, 09:23:25 pm
Recuperando este tópico, eu só uso óculos quando estou a ler ou no pc, de resto não preciso, embora das últimas vezes que fui ao oftalmologista ele me ter dito que eu tenho um pouco de astigmatismo mas é mesmo muito pouco (valores não sei de cor) e disse-me também que os valores se tem mantido, portanto a stuação não piorou. Mas eu vejo bem, quer ao longe quer ao perto. A minha questão é se acham que vale a pena concorrer à AFA pois custa-me um bocado a crer que todos os candidatos que entrar tenham mesmo a visão a 10%, ou seja, as dioptrias mesmo a 0.00000000. Não haverá tolerância até um certo valor?
Título:
Enviado por: Miguel em Março 22, 2006, 09:29:18 pm
Alfa Racing

Se nao conseguires entrar como piloto, existe centenas de unidades que te podem acolher...

Cada unidade é importante, e precisamos de todas as especialidades.

Força,  max1x1
Título:
Enviado por: Lightning em Março 22, 2006, 10:20:10 pm
Citação de: "AlfaRacing"
Recuperando este tópico, eu só uso óculos quando estou a ler ou no pc, de resto não preciso, embora das últimas vezes que fui ao oftalmologista ele me ter dito que eu tenho um pouco de astigmatismo mas é mesmo muito pouco (valores não sei de cor) e disse-me também que os valores se tem mantido, portanto a stuação não piorou. Mas eu vejo bem, quer ao longe quer ao perto. A minha questão é se acham que vale a pena concorrer à AFA pois custa-me um bocado a crer que todos os candidatos que entrar tenham mesmo a visão a 10%, ou seja, as dioptrias mesmo a 0.00000000. Não haverá tolerância até um certo valor?


não quero dar um mau ambiente mas eu também concorri à AFA e chumbei na especialidade de Pilav.
Antes dos testes médicos tens passar nos testes psicotécnicos e depois dos médicos tens outros como por exemplo os físicos e o de adaptação ao voo e todos são de caracter eliminatório e no fim poe todos os candidatos que ficaram aptos por ordem de notas (incluindo notas escolares) e só os melhor 30 (acho que é +- o nº de vagas) é que entram (e nem todos acabam o curso).
Passei nos teste psicotécnicos que aviso já são de ficar com a cabeça virada ao avesso :(  é a vida.

Quando diz 10% quer dizer 100% suponho.
Bem foi o que me disseram, ou então tavam a despachar-me :evil:
Título:
Enviado por: ThunderHawk em Abril 06, 2006, 07:56:45 pm
E para piloto da marinha, tambem são os mesmos requesitos em termos de visão?
Título:
Enviado por: Lightning em Abril 07, 2006, 07:47:28 pm
Citação de: "ThunderHawk"
E para piloto da marinha, tambem são os mesmos requesitos em termos de visão?


Os requesitos não sei mas os pilotos que servem na Marinha tiram o curso na FAP e acho muito provável que os testes de selecção sejam identicos, na Marinha não existe especialidade de Aviação Naval, os pilotos da Marinha são oficiais de uma outra especialidade que vão tirar esse curso à FAP.
Título:
Enviado por: ThunderHawk em Abril 07, 2006, 09:18:54 pm
Os pilotos normalmente são oficias que tiram o curso de Marinha na Escola Naval e que escolhem os helicopteros para especialização. Foi por isso que perguntei se para a Marinha os requesitos de visão serem iguais. Bem sei que tiram o curso de pilotagem na FAP mas é a Marinha que impõe as regras e requesitos neste caso, penso eu. Alguem que tenha a certeza acerca deste assunto?
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Abril 08, 2006, 06:12:53 pm
Citação de: "ThunderHawk"
Os pilotos normalmente são oficias que tiram o curso de Marinha na Escola Naval e que escolhem os helicopteros para especialização. Foi por isso que perguntei se para a Marinha os requesitos de visão serem iguais. Bem sei que tiram o curso de pilotagem na FAP mas é a Marinha que impõe as regras e requesitos neste caso, penso eu. Alguem que tenha a certeza acerca deste assunto?


Os requesitos são os mesmos dos pilotos da FAP, sendo os testes efectuados exactamente os mesmos.

Cumprimentos,
Título:
Enviado por: ThunderHawk em Abril 08, 2006, 06:16:38 pm
Ok, obrigado
Título:
Enviado por: ThunderHawk em Abril 11, 2006, 03:59:24 pm
Tive a ver o site da academia da força aérea, média de 105,0 para o ultimo piloto aviador que entrou em 2005!!!???? Bem, os testes devem arrasar com muitos candidatos mesmo.
Título:
Enviado por: Lightning em Abril 11, 2006, 06:58:57 pm
Citação de: "ThunderHawk"
Tive a ver o site da academia da força aérea, média de 105,0 para o ultimo piloto aviador que entrou em 2005!!!???? Bem, os testes devem arrasar com muitos candidatos mesmo.


Isso é a média de entrada na AFA ou a média com que acabaram o curso, é que muitos, mas mesmo muitos não acabam o curso.
Título:
Enviado por: ThunderHawk em Abril 11, 2006, 07:03:58 pm
É a média de entrada, e isto é o que me deixa admirado...
Título:
Enviado por: Lightning em Abril 11, 2006, 07:12:15 pm
Citação de: "ThunderHawk"
É a média de entrada, e isto é o que me deixa admirado...


Então é porque as provas de admissão são muito dificeis.
É que a média escolar é o último factor de decisão para entrar na AFA, primeiro há que ter o mínimo para concorrer que penso que seja 9,5 nas disciplinas especificas, depois há que passar uma série de examos psicotécnicos, médicos, físicos, e outros sendo todos eles eliminatórios e só por fim quem ficar apto é que é colocado por notas escolares para o caso de haver mais candidatos do que vagas.
Título:
Enviado por: ThunderHawk em Abril 11, 2006, 07:33:29 pm
Depois não se admirem de eles não acabarem o curso, com notas baixas pouco melhor se vai conseguir fazer num curso puxado como é o de PILAV....
Título:
Enviado por: Orion em Abril 11, 2006, 08:37:14 pm
Quando eu fui fazer testes ao lumiar para praça/regime contrato estava la um grupo para PILs. Dos 12 que la estavam, no final dos psicotecnicos (que sao os primeiros testes) so restaram 2...
Título:
Enviado por: Lightning em Abril 13, 2006, 12:55:46 pm
Citação de: "ThunderHawk"
Depois não se admirem de eles não acabarem o curso, com notas baixas pouco melhor se vai conseguir fazer num curso puxado como é o de PILAV....


Então o que pretende que se faça?
Diminui-se o rigor dos testes de admissão para piloto para que os "crâneos" entrem na AFA?
Título:
Enviado por: ThunderHawk em Abril 13, 2006, 01:13:22 pm
Nem oito nem oitenta. Não quero que se faça de PILAV como medicina mas tambem não acho correcto entrar uma pessoa com média de 10,5 e que se calhar nunca teve disciplinas como fisica ou outras dado a que apenas o agrupamento de humanidades é o único que não tem matemática quando o curso de PILAV é muito exigente, se calhar deviam apostar um bocadinho mais na capacidade intelectual, digo eu.
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Abril 13, 2006, 01:37:02 pm
A perspectiva da FAP é que as notas baixas podem ser recuperadas com mais estudo, a falta de visão ou audição é que não pode ser recuperada...

Se forem ao site da Academia Militar veêm que as médias de entrada também andam à volta dos 11/12 valores...

Cumprimentos
B. Pereira Marques
Título:
Enviado por: superbuzzmetal em Abril 13, 2006, 02:51:23 pm
A média tal como nos cursos normais depende da nota do ultimo colocado num determinado curso.
Quanto ao método de avaliação não concordo contigo ThunderHawk, conheço casos de pessoas com excelentes notas que foram para medicina e desistiram passados alguns anos por não terem a componente psicológica e outros de pessoas cujas notas não eram das melhores mas tornaram-se excelentes médicos.
 Se um individuo tem excelentes notas mas não possui a componente fisica e psicológica achas que vai ser um bom piloto ?
Título:
Enviado por: AlfaRacing em Abril 13, 2006, 10:06:34 pm
Essas notas podem resultar também da baixa motivação no ensino secundário e isso altera-se ao entrar para a Academia, digo eu.
Título:
Enviado por: ThunderHawk em Abril 13, 2006, 10:42:20 pm
Não foi bem isso que quis dizer superbuzzmetal, só achei curioso por ser um dos cursos mais exigentes e ter uma média baixa mas se calhar é como dizem, já que o regime é de internato os estudos com 100% certeza devem melhorar imenso. Nesse aspecto concordo contigo alfa racing, a motivação no ensino secundário é extremamente baixa, pelo menos em escolas públicas que é o meu caso.
Título:
Enviado por: AlfaRacing em Abril 13, 2006, 11:54:16 pm
Citação de: "ThunderHawk"
Não foi bem isso que quis dizer superbuzzmetal, só achei curioso por ser um dos cursos mais exigentes e ter uma média baixa mas se calhar é como dizem, já que o regime é de internato os estudos com 100% certeza devem melhorar imenso. Nesse aspecto concordo contigo alfa racing, a motivação no ensino secundário é extremamente baixa, pelo menos em escolas públicas que é o meu caso.


E o meu...